SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sexta-feira, 22 de março de 2019

Serrinha: Obras mal feitas e o povo sofre com os alagamentos

Aqui vai a minha solidariedade com todos os amigos e amigas serrinhenses que tiveram suas casas alagadas por causa das chuvas na noite desta sexta-feira (22).

Em todos os casos não só nestes do Condomínio Minha Casa Minha Vida (fotos), mas também em outros bairros da cidade de Serrinha, as alegações dos moradores são as obras mal feitas.

Vejam a situação e nem precisa falar mais nada, porque as imagens já dizem tudo:







Por Cival Anjos

Número de mortos em Brumadinho sobe para 210. Seguem desaparecidos 99


O Corpo de Bombeiros confirmou, na manhã desta quinta (21), que o número de mortes subiu para 210 pessoas. No total de 710 vítimas, foram localizadas 395 e 96 seguem desaparecidas. O rompimento da barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão completa nesta semana dois meses. 

Neste 56º dia, 150 bombeiros participam das buscas em 25 frentes de trabalho. Estão sendo usadas 103 máquinas, o helicóptero Arcanjo e dois drones. Cerca de 1,8 mil militares foram empenhados para as buscas, que também contam com auxílio de cães responsáveis por localizar cerca de 80% dos corpos ou restos mortais soterrados por milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério, informas responsáveis pelas buscas. 
Os militares exploram a área de descarte, barragem B6, ITM, pátio Sotreq, estacionamento/portaria, armazém, Parque da Cachoeira até o Rio Paraopeba. Equipes farão buscas a pé margeando o Rio Paraopeba e outros militares participam da abertura do canal remanso 1 e reconstrução da ponte. Os bombeiros informam que haverá intensificação das buscas no pátio de locomotivas em duas frentes.
Do Portal Estado de Minas/Foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA PRESS

Lama de rejeitos de Brumadinho já chega ao Rio São Francisco, diz estudo

Lama de rejeitos de Brumadinho já chega ao Rio São Francisco, diz estudo
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros
A lama da barragem da Vale que se rompeu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já contaminou o reservatório da Usina de Três Marias, no Rio São Francisco, na Região Central de Minas Gerais. A conclusão é resultado de um estudo realizado pela Organização Não Governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, que foi divulgado nesta sexta-feira (22).

Na análise, a ONG constatou que a água do trecho entre o reservatório de Retiro Baixo e o de Três Marias apresentou turbidez acima dos limites legais e concentrações elevadas de metais pesados, o que seria sinal da pluma de rejeitos.

Segundo o G1, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que faz a análise do estado, negou que os rejeitos contaminaram o reservatório de Três Marias. O órgão informou que os pontos de monitoramento não apontaram nenhum resultado que comprometesse a qualidade da água.

Do Portal Bahia Notícias

Passa de 500 o número de mortos por ciclone em Moçambique, Malawi e Zimbábue

Passa de 500 o número de mortos por ciclone em Moçambique, Malawi e Zimbábue
Foto: Reprodução / YouTube / TRT World
O número de mortos pelo ciclone Idai chegou a 557 nesta sexta-feira (22), conforme informações obtidas pela Associated Press. O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas indica que pelo menos 1,7 milhão de pessoas foram impactadas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 259 pessoas morreram em Moçambique e 56 no Malawi. Já o Ministério da Defesa do Zimbábue relata que 259 mortos no país.

Casos de cólera relatados na cidade portuária de Beira, onde 90% do território foi atingido pelo ciclone. A população local também enfrenta problemas por conta da falta de alimentos.

Do Portal Bahia Notícias

Mantida em cárcere privado por seis meses pelo namorado, jovem relata torturas sofridas

Mantida em cárcere privado por seis meses pelo namorado, jovem relata torturas sofridas
Foto: Evandro Veiga / Correio
A estudante Deisiane Souza Cerqueira, de 18 anos, foi mantida em cárcere privado pelo namorado por seis meses em Camaçari. Em entrevista ao jornal Correio, ela relata que sofreu constantes torturas no período, sendo agredida e ameaçada de morte diversas vezes.

Deisiane foi resgatada pelo pai na última terça-feira (19). Ele desconfiou que havia algo errado após ligar diversas vezes para a filha e o namorado dela, o tatuador Marcos Alexandre da Silva, 35 anos, inventar desculpas para não impedir o contato entre os dois por celular.

"Não sei o que houve com ele. Depois de dois meses de namoro, passou a me trancar dentro de casa, me espancar sem eu fazer nada. Ele deixava eu comer apenas uma vez por dia", disse Deisiane ao Correio. Encontrada pelo pai com o rosto desfigurado e cicatrizes no corpo, ela denunciou o caso na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Camaçari.

"Ele apagava o cigarro na minha nuca, no meu braço, no meu pescoço. Mordia as minhas costas todas. Já deu uma facada em minha perna. Queimava minhas pernas e braços com colher quente. Uma vez, atravessou a ponta de uma faca nos meus lábios. Me esmurrava do nada", contou a estudante.

Ela já conseguiu uma medida protetiva estabelecendo que Marcos não deve ficar a 300 metros de Deisiane e dos familiares dela. Ainda de acordo com o Correio, o advogado do tatuador foi à Deam e disse que seu cliente vai se apresentar à polícia, mas não definiu um prazo.

Do Portal Bahia Notícias

Portal Cival Anjos é bem acessado em Singapura

Ultimamente o Portal Cival Anjos tem sido bem acessado em Singapura. Gostaria de identificar os internautas que estão nos prestigiando. Você que acessa nos Estados Unidos e nos demais países também pode se identificar.

Mande seu e-mail para radialistacival@gmail.com e se identifique, por favor!

Temer fica em silêncio durante depoimento na superintendência da PF no Rio de Janeiro

Temer fica em silêncio durante depoimento na superintendência da PF no Rio de Janeiro
Foto: Beto Barata / PR
O ex-presidente Michel Temer permaneceu em silêncio durante audiência realizada nesta sexta-feira (22) na superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. De acordo com informações do jornal O Globo, ele sequer ficou diante dos procuradores.

João Batista Lima Filho, conhecido como coronel Lima, também permaneceu em silêncio. Já o ex-ministro Moreira Franco falou e negou o pedido e pagamento de propina. Ele e o coronel Lima voltaram à Unidade Prisional Especial da PM, em Niterói, onde estão presos, por volta de 16h. Temer permanece detido da superintendência da PF.

"Moreira Franco respondeu as nossas perguntas. Deu as suas versões dos fatos. Negou o pedido e o recebimento de propina e prestou alguns esclarecimentos. Um fato que ele reconheceu é que, de fato, Michel Temer disse a ele que Lima cuidava da Argeplan, era a pessoa que estava à frente da Argeplan", afirmou a procuradora Fabiana Schneider, integrante da força-tarefa da Lava-Jato no Rio de Janeiro.

Do Portal Bahia Notícias

Celular esquecido conectado à tomada em cadeira provoca incêndio em sala de prédio comercial em Cuiabá

Celular esquecido conectado à tomada em cadeira provocou incêndio em sala de prédio comercial em Cuiabá | Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso/
Celular esquecido conectado à tomada em cadeira provocou incêndio em sala de prédio comercial em Cuiabá | Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso/
Um pequeno incêndio na noite dessa quinta-feira (21) causou fumaça dentro de uma sala de um prédio comercial no Bairro Santa Rosa, em Cuiabá. Segundo o Corpo de Bombeiros, o principio de incêndio foi provocado possivelmente por um celular que foi esquecido carregando em cima de uma cadeira na sala. 

Não havia nenhuma pessoa no local e ninguém ficou ferido. O próprio sistema de prevenção de incêndios do edifício foi acionado e conteve o fogo. A situação ocorreu às 19h em uma sala do 15º andar no edifício Santa Rosa Tower. A sala pertence ao Hospital Santa Rosa. 

De acordo com os bombeiros, muita fumaça foi gerada por conta do princípio do incêndio. Os bombeiros abriram as janelas e se certificaram que não havia mais perigo no local. O Corpo de Bombeiros alerta para que as pessoas não coloquem celulares carregando e saiam dos ambientes em que estão. Também lembram que não é seguro deixar carregadores conectados à tomadas, mesmo que não estejam com celulares plugados. 

Em nota, o Grupo Santa Rosa afirmou que o pequeno incêndio ocorreu na sala de faturamento da instituição. “O incidente foi ocasionado pelo superaquecimento de um aparelho de celular conectado à tomada que foi esquecido sob uma cadeira após o horário de expediente. Automaticamente, o sistema de combate a incêndios foi acionado e conteve o fogo. Não ocorreram prejuízos materiais para a instituição”, finalizou a instituição.

Do Portal NS/Fonte: G1 MT

Queimadas: homem de 63 anos esfaqueia adolescente de 15 em praça pública e é agredido por populares

Homem foi agredido por populares após esfaquear adolescente em praça pública no centro de Queimadas | Foto: Divulgação/PM
Homem foi agredido por populares após esfaquear adolescente em praça pública no centro de Queimadas | Foto: Divulgação/PM
Um homem identificado como Cícero Marcondes da Silva, de 63 anos, foi agredido por populares após esfaquear um adolescente de 15 anos, na tarde desta sexta-feira (22), em Queimadas, na região sisaleira da Bahia. 

Segundo a Polícia Militar, a vítima fazia atividade escolar com amigos na Praça Xodó Bom quando foi agredida com uma faca do tipo peixeira pelo acusado, sem motivo aparente. Ainda de acordo com a polícia, Cícero foi detido e agredido pelos populares. Ele foi preso e encaminhado para o plantão regional da Polícia Civil na cidade de Senhor do Bonfim. 

O adolescente foi socorrido e levado para o hospital local, onde foi atendido e em seguida encaminhado em estado grave para outra unidade em Salvador, informou a PM.
Notícias de Santaluz

Aline Alves será uma das atrações do Vinho Fest em Coité


Previsão indica que Bahia pode ser atingida por ciclone neste fim de semana

Previsão indica que Bahia pode ser atingida por ciclone neste fim de semana
Foto: Divulgação
A Bahia pode ser atingida por um ciclone tropical neste fim de semana, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

De acordo com o órgão, são esperados ventos que podem chegar a mais de 100 km/h. Além disso, ondas de até quatro metros podem acontecer. O ciclone ainda está em formação e pode atingir cidades do sul da Bahia e o estado do Espírito Santo.

Segundo o Inmet, o ciclone pode ocorrer devido à formação de um sistema de pressão atmosférica de forte intensidade no litoral sul da Bahia e norte do Espírito Santo, bem como o aumento da temperatura das águas no Oceano Atlântico. Há possibilidade dessa baixa pressão transformar-se em um clicone, com grandes volumes de chuva e ventos moderados a fortes.


O Instituto vai continuar monitorando a situação. Ao G1, a Marinha alertou que recomenda que embarcações de pequeno porte e pescadores evitem navegar nesse período e que praticantes de esportes aquáticos não realizem as atividades no mar. Embarcações de médio e grande porte devem redobrar a atenção quanto ao material de resgate, condições dos motores, bombas de esgoto do porão, equipamentos de rádio e outros itens de segurança.

Do Portal Bahia Notícias

Ex-São Paulo, Roni treina no Bahia para se recondicionar fisicamente

Ex-São Paulo, Roni treina no Bahia para se recondicionar fisicamente
Foto: Marcelo Malaquias
Livre no mercado após encerrar o seu contrato com o São Paulo, o meia-atacante Roni, de 27 anos, ainda não tem um futuro definido. Pensando em buscar o condicionamento físico ideal para voltar a jogar, o atleta vem treinando com o Bahia nas últimas semanas. 

Segundo apuração da reportagem do Bahia Notícias, Roni tem propostas de clubes da Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, uma permanência no Esquadrão de Aço não é descartada. 

Roni já participou de alguns treinamentos sob o comando do técnico Enderson Moreira. Nesta sexta-feira (22), o atleta deve treinar com os jogadores que ficaram fora da relação da partida contra o Atlético de Alagoinhas, pela semifinal do Baianão.

Mogi Mirim, Goiás, Ceará, Ponte Preta, Belenenses (Portugal) e Adanaspor (Turquia) são alguns dos clubes que Roni acumula passagem. Em 2018, ele esteve com o São Bento na Série B. Confira o vídeo com os melhores momentos do jogador:



Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Temer vivia momentos de amargura antes de ser preso, diz coluna

Temer vivia momentos de amargura antes de ser preso, diz coluna
Foto: Divulgação
O presidente Michel Temer (MDB) vivia momentos de amargura antes de ser preso, de acordo com a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo. Relativamente isolado depois de deixar o cargo, o ex-presidente gastava parte do tempo devorando jornais. E reclamando que o atual governo e a mídia não davam a ele os devidos créditos pelo que considerava coisas boas que fez ao país.

O próprio ex-ministro Moreira Franco (MDB-RJ), que foi preso também na quinta (21), aconselhava Temer a relaxar mais. Dizia que ele tinha que virar a página e se desapegar do tempo em que foi presidente.

O ex-presidente estava também distante de alguns de seus melhores amigos, de quem se afastou quando comandava o país.


Do Portal Bahia Notícias

Araci: Jovem acusa erro médico em parto que deixou esposa em estado vegetativo

Araci: Jovem acusa erro médico em parto que deixou esposa em estado vegetativo
Foto: Reprodução / Facebook
Um jovem de 21 anos, morador de Araci, na região sisaleira, diz que a esposa, de 20 anos, entrou em estado vegetativo após problemas no parto realizado pelo hospital do município. A prefeitura local negou nesta quinta-feira (21) responsabilidade nas consequências do ocorrido. 

Ao G1, Gean Guimarães da Silva afirmou que a esposa, Mirene Santos da Silva, teve o útero retirado durante o parto do filho em julho do ano passado. Gean conta que os exames de pré-natal não detectaram nenhum problema com ela e o bebê e apontaram que a gravidez seria normal.

Após problemas no parto, a jovem foi encaminhada às pressas para o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana. O jovem afirmou que durante a viagem, a esposa perdeu muito sangue. Ele disse que a mulher piorou e ficou em estado vegetativo no HEC. Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disse que não pode falar sobre internações de pacientes por exigências do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Ministério Público do Estado (MP-BA).

PREFEITURA SE POSICIONA
Já a prefeitura usou o Facebook para se posicionar sobre o caso. Em comunicado, a gestão do Município declarou que o hospital municipal "não realizou o procedimento de retirada do útero da paciente, tendo se limitado a realizar o parto normal". Disse ainda que a "complicação que teria deixado a paciente em estado vegetativo não ocorreu durante o parto, nem no hospital de Araci".

A Prefeitura de Araci ainda diz que "em nenhum momento a família procurou a administração municipal para se queixar da conduta de profissionais ou do atendimento prestado, tendo tal fato surgido no mês de março de 2019, através das redes sociais e de publicações em sites de notícias locais".

Do Portal Bahia Notícias

Jornal diz que gigante da Itália está de olho em Ramires, do Bahia

O bom futebol apresentado por Eric Ramires, do Bahia, desde que surgiu na equipe titular no ano passado vem chamando atenção de clubes brasileiros e europeus. Segundo o jornal "La Gazzetta dello Sport", o Milan, que contratou recentemente o jovem Paquetá, do Flamengo, observa o camisa 10 do Tricolor.  
Com uma foto do meia, a publicação fala da projeção ofensiva e da contenção da joia do Bahia, que foi destaque no triunfo diante do Atlético de Alagoinhas na noite da última quinta-feira (21), na Arena Fonte Nova, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Baiano.
A publicação também diz que para o Milan tirar Ramires do Bahia seria preciso entrar em uma disputa com o Atlético de Madrid e o Arsenal, que vieram observar o jogador recentemente. 
Do Portal Galáticos Online

Homem é sequestrado e encontrado morto na zona rural de Araci


Um homem foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (22) na localidade conhecida como Estrada Velha do Tiracolo, em Araci, na microrregião de Serrinha. Segundo informações colhidas pela reportagem do Portal Cleriston Silva - PCS, Jandir Pereira de Jesus, de 35 anos, conhecido como "Xandy", foi sequestrado na tarde desta quinta-feira (21) no Centro da cidade.

A família de Jandir registrou boletim de ocorrência alegando que o rapaz foi sequestrado na área comercial e não foi mais visto. Ele dirigia um carro quando foi abordado por quatro criminosos armados e forçado a entrar em outro veículo.

Familiares e amigos fizeram buscas na zona rural do município durante toda a madrugada, sem sucesso. Já na manhã desta sexta-feira, por volta de 6h20, um homem que passava pelo local acabou encontrado o corpo da vítima. Ele chamou a polícia. A família de Jandir foi ao local e reconheceu o corpo dele.

A vítima foi retirada dessa área e levada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha. Ainda conforme informações levantadas pela reportagem, nenhuma pessoa foi presa ou identificada suspeita de cometer o crime. A investigação policial está em busca de câmeras de segurança de ruas próximas ao local do sequestro para saber se elas gravaram a ação dos assassinos.

O motivo do crime ainda é desconhecido e está sendo apurado. Há, no entanto, indícios de características de execução pois os criminosos fugiram sem levar nada da vítima. Moradores da cidade comentaram que Jandir teria envolvimento com agiotagem. (Fotos: repórter Reny Maia/PCS)




Do Portal Clériston Silva

‘Eu, no fundo, não gostaria de fazer a reforma da Previdência’, diz Bolsonaro

Foto: Alan Santos/PR
Foto: Alan Santos/PR
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) admitiu, nesta quinta-feira (22), que, “no fundo”, não gostaria de apresentar o projeto da reforma da Previdência, mas que sem a mudança nas aposentadorias o Brasil “vai parar”. 

“Eu, no fundo, não gostaria de fazer a reforma da Previdência, mas, se não fizesse, estaria agindo de forma irresponsável e, em 2021 ou 2022, o Brasil vai parar se não fizer essa reforma, infelizmente é isso”, afirmou, durante transmissão ao vivo nas redes sociais. 

Segundo a revista Veja, o presidente afirmou ainda o país está “quebrado” e lembrou que os problemas se refletem também para estados e municípios.

Do Portal NS

Jovem grávida é esfaqueada na Bahia e marido é preso como suspeito do crime

Hospital da Costa do Cacau fica em Ilhéus, no sul da Bahia | Foto: Clodoaldo Ribeiro/ Divulgação
Hospital da Costa do Cacau fica em Ilhéus, no sul da Bahia | Foto: Clodoaldo Ribeiro/ Divulgação
Uma jovem de 22 anos, que está grávida, ficou ferida após ser esfaqueada, na quinta-feira (21), no bairro Cidade Nova, em Canavieiras, no sul da Bahia. Conforme a Polícia Civil, o marido dela confessou o crime e foi preso. O bebê resistiu ao ataque. 

Segundo informações da polícia, a vítima foi atingida na barriga pelo marido porque ele não aceitava o fim do relacionamento do casal e descobriu que a vítima estava com outro homem. O suspeito também alegou que ingeriu bebidas alcoólicas. 

De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi socorrida para o Hospital Regional Costa do Cacau, localizado em Ilhéus. Não há informações sobre o estado de saúde dela, nem do bebê. 

A polícia informou que o suspeito já havia agredido a esposa outras vezes e chegou a ser preso em fevereiro, mas foi liberado após pagar fiança. O suspeito foi encaminhado para a delegacia da cidade e está à disposição da Justiça.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Celulares piratas serão bloqueados nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste a partir deste domingo

Anatel começa a bloquear celulares piratas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste no próximo domingo (24) | Foto: Divulgação
Anatel começa a bloquear celulares piratas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste no próximo domingo (24) | Foto: Divulgação
A Anatel irá bloquear a partir deste domingo (24) celulares piratas em quatro estados da região Norte (Amazonas, Roraima, Pará, Amapá); nove da região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia); e em dois estados da região Sudeste (Minas Gerais e São Paulo). 

Os dispositivos afetados são aqueles que não foram homologados pela Agência reguladora ou que têm o IMEI [número de identificação do aparelho] clonado, habilitados a partir de 7 de janeiro. A medida não afetará celulares importados, desde que estejam certificados por órgãos estrangeiros equivalentes à Agência Nacional de Telecomunicações. 

Dessa forma, smartphones de marcas conhecidas, como Xiaomi, Oppo, entre outras, não serão atingidos. A ação faz parte do projeto Celular Legal, da Anatel, que busca conter a venda de celulares irregulares e reduzir o número de roubos. 

Esta é a última etapa do programa Celular Legal, que já atingiu 244.217 dispositivos no país, e tem 15 estados brasileiros como alvo. Segundo a agência, é possível consultar a situação do dispositivo pelo site do projeto Celular Legal com o número do IMEI.

Do Portal NS/Fonte:TechTudo

Deputado propõe atendimento do Caps em domicílio na Bahia

Foto: StockSnap from Pixabay
Foto: StockSnap/Pixabay
O deputado Jacó (PT) sugeriu ao governador Rui Costa a implantação, por meio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), do atendimento em domicílio dos Centros de Atenção Psicossocial às famílias que têm pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental. 

“São pessoas que apresentam transtornos como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo e uso de substâncias psicoativas como álcool, cocaína, crack e outras drogas”, afirma o deputado. 

No documento protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o petista justificou que os transtornos que passam as famílias, em virtudes de reações ou situações que estão fora de controle, levam todos ao sofrimento, e nesse sentido, o atendimento domiciliar possibilitará melhores condições de tratamento e dignidade.
Notícias de Santaluz

STF fica em alerta com delação que pode atingir Luiz Fux por recebimento de propina

Foto: Gervásio Baptista/ SCO/ STF
Foto: Gervásio Baptista/ SCO/ STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) está em alerta com os rumores de que uma delação premiada pode atingir os ministros da mais alta Corte do país. A revista Veja revela na edição desta sexta-feira (22) a existência de um anexo na delação do empresário Jacob Barata, conhecido como “rei do ônibus” no Rio de Janeiro. 

Esse anexo indica que um ex-assessor do ministro Luiz Fux, teria recebido uma propina milionária para ajudar a influenciar uma decisão judicial. Na delação, Barata diz que em 2011 ouviu do presidente da Fretranspor, José Carlos Lavouras, que precisava repassar um dinheiro para um assessor do ministro. Lavouras mora em Portugal atualmente. 

O assessor de Fux, José Antônio Nicolao Salvador, foi demitido em 2016. Fux disse a revista que o assessor ostentava um padrão de vida superior ao que o salário permitia.

Do Portal NS

quinta-feira, 21 de março de 2019

Elmar defende que Congresso 'endureça' regras para aposentadoria dos militares

Elmar defende que Congresso 'endureça' regras para aposentadoria dos militares
Foto: Divulgação
Líder do DEM na Câmara dos Deputados, o baiano Elmar Nascimento defende que os militares contribuam de forma mais efetiva para o ajuste fiscal.

Para o democrata, a Casa "não pode tratá-los de forma seletiva"."Neste contexto, o papel do Congresso Nacional é o de endurecer as regras para aposentadoria dos militares e fazer o que o governo não teve coragem de fazer", afirmou o baiano.

O governo estima que a economia líquida deve superar R$ 10 bilhões no período de dez anos, com a reforma da Previdência dos militares (saiba mais aqui).


Do Portal Bahia Notícias

Professores da Uneb decretam estado de greve; aulas estão suspensas nesta sexta

Professores da Uneb decretam estado de greve; aulas estão suspensas nesta sexta
Foto: Reprodução / Google Street View
Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) declararam estado de greve nesta quinta-feira (21), após assembleia da categoria, que também aprovou a paralisação das atividades acadêmicas em todos os campi da Uneb, nesta sexta-feira (22).

A categoria vai participar de um protesto em Salvador, nesta sexta, a partir das 9h, na Rótula do Abacaxi. Nesta mesma hora e local está marcado o ato da Central Única dos Trabalhadores (CUT), intitulado como "Dia nacional de luta em defesa da Previdência" (leia aqui).

Segundo informações divulgadas pela Associação Docente da Uneb (Aduneb), durante toda a próxima semana acontecerão atividades de mobilização em todos os campi, com aulas públicas, panfletagem, reuniões nos departamentos, diálogos com estudantes e servidores técnicos. A próxima assembleia, que terá como pauta a deflagração da greve, foi agendada para o dia 4 de abril.

Do Portal Bahia Notícias

Serrinha: Campeonato dos Enferrujados Sênior começa no sábado dia 30/03

Está chegando a hora de começar as emoções de mais um Campeonato dos Enferrujados da Arena Pedrão no Alto da Bandeira, em Serrinha.

A competição terá 6 equipes do Sênior (de 48 a 54 anos) e 4 times do Super Sênior (a partir de 55 anos).

Terá um jogo do Sênior aos sábados, a partir das 16h e outro no domingo às 8:30 da manhã e as duas equipes que folgarem jogarão no sábado seguinte.

Já os jogos do Super Sênior serão todos aos domingos 7:30 da manhã. Apenas duas equipes jogarão e duas folgarão a cada final de semana.

Confrontos do Campeonato dos Enferrujados Sênior:
Sábado 30/03 
Às 16h
Botafogo x Ipiranga
Domingo 31/03, após o primeiro jogo que será do Super Sênior
Às 8:30 da manhã
Chapecoense x Vitória
Folgam os times do Palmeiras e do Bahia que jogarão no sábado seguinte
Sábado 06/04 
Às 16h
Palmeiras x Bahia

Primeira rodada Super Sênior 
Domingo dia 31/03
Às 7:30  da manhã
Ipiranga x Vitória
Domingo 07/04 
Às 7:30 da manhã

Bahia 3 x 0 Atlético-BA - Gols e melhores momentos - Campeonato Baiano

          

Bahia vence o Atlético e coloca um pé na final do Campeonato Baiano

Diante de mais de 15 mil torcedores, o Bahia deu um grande passo para decidir mais um título baiano. Nesta quinta-feira (21), o Tricolor venceu o Atlético de Alagoinhas, com tranquilidade, por 3 a 0, na Arena Fonte Nova, na partida de ida da semifinal do estadual.
Moisés, com um golaço, Ramires e Edcarlos, contra, marcaram os gols do triunfo, que deixou o time de Salvador em grande vantagem na disputa pela vaga na decisão. No jogo de volta, no dia 27 de março, em Alagoinhas, o Esquadrão poderá empatar e até perder por dois gols de diferença para se classificar à final.
Ao Carcará, resta um triunfo por quatro ou mais gols de diferença para avançar no tempo regulamentar. Já uma vitória do time de Alagoinhas por três gols de diferença leva a decisão da vaga para os pênaltis.
PRIMEIRO-TEMPO
O Bahia assustou logo aos três minutos. Arthur Caíke recebeu passe na área e chutou rasteiro. A bola desviou na zaga e passou muito perto do gol.
Pressionado no início, o Atlético só chegou ao ataque aos 16 minutos. Gabriel Esteves cobrou escanteio, Douglas desviou no susto e quase aceitou um gol olímpico.
Dois minutos depois, o Tricolor perdeu uma chance clara. Após chute prensado de Gilberto, a bola sobrou livre para Ramires, que tentou pegar sem deixar cair no gramado, errou e mandou longe do gol.
Já aos 36 minutos, o Esquadrão não desperdiçou. Depois de um rebote da zaga, Moisés acertou uma bomba do meio da rua. Diego ainda desviou, mas a bola entrou no ângulo.
Aos 46, o Bahia ainda perdeu uma chance de aumentar. Após passe de Élber, Gilberto recebeu livre na área, mas pegou mal e desperdiçou.
SEGUNDO-TEMPO
No segundo tempo, foi o Carcará quem chegou com perigo primeiro. Aos sete minutos, após cruzamento de Bremer, Peixoto desviou na área e Douglas fez grande defesa para evitar.
Mas, aos 14 minutos, o Bahia marcou o segundo, com ajuda do adversário. Após passe de Arthur Caíke, Élber chutou cruzado, Edcarlos desviou e acabou marcando contra. 
Aos 34, o Tricolor aumentou. Após cruzamento de Flávio da direita, o goleiro Diego falhou e Ramires aproveitou a sobra para empurrar a bola nas redes e dar números finais ao confronto.
Bahia 3 x 0 Atlético de Alagoinhas
Campeonato Baiano - semifinal (Ida)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 21 de março de 2019, às 19h15
Árbitro: Marielson Alves Silva. Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira, de Salvador e Edevan de Oliveira Pereira
Cartões amarelos: Gabriel Esteves, Iran, Peixoto (ATL); Elton, Ramires, Lucas Fonseca (BAH)
Gols: Moisés, Edcarlos-contra, Ramires (BAH)
Bahia
Douglas (Anderson); Flávio, Ernando, Lucas Fonseca e Moisés; Douglas e Elton; Ramires, Arthur Caíke e Élber (Artur); Gilberto (Fernandão). Técnico: Enderson Moreira.
Atlético de Alagoinhas
Diego; Edcarlos, Iran, Bremer e Vicente (Túlio); Azevedo, Leandro Sobral, Gabriel Esteves (Kel Baiano) e Patrick (Fausto); João Neto e Peixoto. Técnico: Arnaldo Lira.
Do Portal Galáticos Online

Jovem é presa após ser flagrada com porções de maconha e cocaína em Conceição do Coité

Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Gabriela Santos Oliveira, de 19 anos, foi presa nesta quinta-feira (21) por suspeita de tráfico de drogas no Conjunto Habitacional Mário da Caixa [Bairro das Casas Populares], em Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia. 

Segundo a Polícia Militar, foram encontradas com ela quatro porções de cocaína e três de maconha, além de seis pinos comumente usados para armazenar drogas. A jovem foi encaminhada à delegacia da cidade para os procedimentos cabíveis.
Notícias de Santaluz

‘A Justiça nasceu para todos e cada um que responda pelos seus atos’, diz Bolsonaro sobre Temer

Foto: Marcos Corrêa/PR
Foto: Marcos Corrêa/PR
Ao desembarcar em Santiago, no Chile, o presidente Jair Bolsonaro comentou nesta quinta-feira (21) a prisão do ex-presidente Michel Temer, dizendo que cada um deve responder pelos seus atos. O ex-presidente foi preso na manhã desta quinta, em São Paulo, pela força-tarefa da Lava Jato do Rio de Janeiro. 

Os agentes federais também prenderam o ex-ministro Moreira Franco e o coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo João Baptista Lima Filho, amigo pessoal de Temer. “A Justiça nasceu para todos e cada um que responda pelos seus atos”, declarou Bolsonaro em uma breve conversa com a imprensa no aeroporto da capital chilena. 

Segundo o atual presidente da República, “acordos políticos dizendo-se em nome da governabilidade” desencadearam as situações que culminaram na prisão de Temer e Moreira Franco. “Governabilidade você não faz com esse tipo de acordo, no meu entender. Você faz indicando pessoas sérias, competentes para integrar seu governo. É assim que fiz no meu governo, sem acordo político, respeitando a Câmara e o Senado brasileiro”, complementou. 

A prisão de Temer teve como base a delação do empresário José Antunes Sobrinho, dono da construtora Engevix. O delator disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina a pedido do coronel João Baptista Lima Filho, de Moreira Franco e com o conhecimento do ex-presidente da República. A Engevix fechou um contrato em um projeto de construção da usina nuclear de Angra 3, que ainda não foi concluída.

Do Portal NS/Fonte: G1

Prisão de Temer é tentativa da Lava Jato de ‘desviar a atenção’, diz Lula

Foto: Beto Barata/Presidência da República
Foto: Beto Barata/Presidência da República
Em sua conta no Twitter, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a prisão do ex-presidente Michel Temer é uma tentativa da Operação Lava Jato de “desviar a atenção do descrédito em que estava caindo e do fundo de 2,5 bilhões que negociaram com os EUA”. “A Força Tarefa não precisa de pirotecnia para sobreviver, precisa de sobriedade”, acrescentou. 

Em outra publicação, o petista disse que “instituições poderosas como o MP (Ministério Público) e a PF (Polícia Federal) não podem ficar fazendo espetáculo. Todo aquele que cometer um crime, se o crime for provado, tem que ser punido. Seja o Temer, ou o Lula. Seja o FHC ou o Bolsonaro. Ninguém pode ser preso sem o devido processo legal”. 

Também nesta quinta-feira, 21, o Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou, em nota assinada pela presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, e pelos líderes do PT na Câmara e no Senado, Paulo Pimenta e Humberto Costa, respectivamente, que “espera que as prisões de Michel Temer e de Moreira Franco, entre outros, tenham sido decretadas com base em fatos consistentes, respeitando o processo legal, e não apenas por especulações e delações sem provas”. 

O partido diz, ainda, que “é somente dentro da lei que se poderá fazer a verdadeira Justiça e punir quem cometeu crimes contra a população. Caso contrário, estaremos diante de mais um dos espetáculos pirotécnicos que a Lava Jato pratica sistematicamente, com objetivos políticos e seletivos”.

Do portal NS/Fonte: Veja