SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 9 de março de 2019

Domingo de futebol em Serrinha; BAVI e Corinthians x Santos

Na manhã deste domingo (10), na Arena Pedrão no Alto da Bandeira vai ser realizado o torneio dos Enferrujados Sênior e Super Sênior, a partir das 8h.

Também pela manhã, a partir das 8:30 tem o complemento da primeira rodada da Copa Master em vários campos pelo município de Serrinha.

Pela tarde, às 16h, tem a grande final no Cantinho entre Murici e Barreiro.

Às 16h tem a rodada completa do campeonato Baiano, com destaque para o BAVI na Arena Fonte Nova onde cerca de 30 mil ingressos já foram vendidos.

Às 16 horas tem Corinthians x Santos na Arena Corinthians "o Itaquerão", em São Paulo.

Por Cival Anjos

Coreia do Norte prepara disparo de míssil ou foguete, diz rádio americana

Analistas da CSIS entendem que a coreia do Norte está reconstruindo a base de mísseis de Sohae | Foto: CSIS / Beyond Parallel / DigitalGlobe 2019 / via Reuters
Analistas da CSIS entendem que a coreia do Norte está reconstruindo a base de mísseis de Sohae | Foto: CSIS / Beyond Parallel / DigitalGlobe 2019 / via Reuters
A Coreia do Norte pode estar preparando o disparo de um míssil ou foguete – afirmou a rádio pública americana NPR, apoiando-se em imagens de satélite de um complexo situado perto de Pyongyang. A NPR obteve o material da empresa DigitalGlobe. 

Nas imagens, aparece o complexo de Sanumdong. Elas foram tiradas antes da cúpula entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Hanói, no final de fevereiro. 

Em uma imagem de 22 de fevereiro, veem-se veículos e caminhões no local, assim como vagões e gruas, acrescentou a NPR. “Comparando tudo, parece muito com o que os norte-coreanos fazem quando constroem um foguete”, disse à NPR Jeffrey Lewis, especialista do Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury, em Monterrey. 

Em julho de 2018, o jornal “The Washington Post” afirmava que as agências americanas de Inteligência haviam detectado, com imagens de satélite, a construção de “um, talvez dois”, novos mísseis nesse complexo de pesquisa de Sanumdong. 

Na quinta-feira, com base em novas imagens, especialistas americanos informaram que o sítio de Sohae (ou Tongchang-ri), que inclui uma plataforma de lançamento e uma instalação para testes de motores de foguetes, foi rapidamente reconstruído e que, agora, “havia voltado a seu estado operacional normal”. Seu desmantelamento foi uma das poucas promessas concretas feitas aos Estados Unidos por Kim nos últimos meses. 

Na quarta-feira, quando especialistas dos think tanks Center for Strategic and International Studies e 38 North relataram que a reconstrução havia recomeçado, o presidente Donald Trump declarou que ficará “muito, muito decepcionado” com Kim Jong-un, se essas informações se confirmarem.

Do Portal NS/Fonte:France Presse

Coité: adolescente de 14 anos é apreendido com maconha e cocaína em garupa de mototáxi

Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM
Um adolescente de 14 anos foi apreendido na tarde deste sábado (9) com drogas no bairro Pampulha, em Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia. 

De acordo com a Polícia Militar, ele estava na garupa de um mototáxi. Após apresentar atitude suspeita ao avistar os militares que faziam patrulhamento pelo bairro, o menor foi abordado e flagrado com 5 pinos de cocaína e 20 porções de maconha, além da quantia de R$ 127, informou a PM. 

Ele foi encaminhado junto com os entorpecentes ao plantão regional da Polícia Civil em Riachão do Jacuípe. O mototaxista foi liberado.
Notícias de Santaluz

Homem de 30 anos é preso com drogas em Retirolândia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Flecson dos Santos Lima, o ‘Frek’, de 30 anos, foi preso por tráfico de drogas em Retirolândia, região sisaleira da Bahia, na tarde deste sábado (9). 

De acordo com a Polícia Militar, uma equipe do pelotão local fazia patrulhamento pelo bairro Aloísio Carneiro quando desconfiou do homem, que estava conduzindo uma motocicleta sem placa e abordou o suspeito. Durante revista pessoal, os policiais encontraram uma sacola contendo porções de maconha, informou a Polícia Militar.
Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação
Questionado, conforme a corporação, Flecson justificou aos policiais que estava levando a droga para Tarcísio Martins de Souza, residente na Travessa Mané Garrincha, que seria usuário. 

Tarcísio foi localizado e encaminhado junto com Flecson para o plantão regional da Polícia Civil em Riachão do Jacuípe, onde o caso foi registrado. A moto foi levada para o pátio da Delegacia Territorial de Retirolândia.
Notícias de Santaluz

Um dos esportes mais antigos do mundo, Tiro Esportivo busca crescer no cenário baiano

Um dos esportes mais antigos do mundo, Tiro Esportivo busca crescer no cenário baiano
Foto: Divulgação / Atiro
Um dos esportes olímpicos mais antigos do mundo, o Tiro Esportivo não é tão praticado no Brasil como o futebol e o vôlei, por exemplo. No entanto, após a medalha olímpica conquistada pelo brasileiro Felipe Wu em 2016 (relembre aqui) e a assinatura do decreto que facilita a posse de armas no Brasil (lembre aqui), houve um crescimento na procura (veja aqui), segundo o presidente da Associação Desportiva Atiro, Jodson Gomes.

"Foi muito forte [a procura]. Inclusive muitas pessoas não sabiam que existia uma regulamentação de uma prática de tiro formalmente. Não é simplesmente comprar uma arma e ir para o clube, tem que fornecer alguns documentos para dar entrada no CR do exército. Após isso a pessoa poderá praticar o curso e depois estará apto para comprar a arma. Para compra de arma não se exige curso de tiro, o que é exigido é capacidade técnica", explicou.

Jodson destacou que o crescimento também aconteceu com o público feminino: "A procura foi grande. Era difícil que mulheres participassem. Atualmente, atingimos 40% de público feminino em alguns cursos".

Ainda segundo Jodson, ele afirma que muitas pessoas procuraram a Atiro por conta do decreto, e o retorno tem sido satisfatório. Entretanto, ele explica que não é necessário ir para o clube aprender, mas sim apresentar a documentação técnica necessária ao exército.

Procura aumentou após Rio 2016 | Foto: Divulgação / Atiro
"Estamos aproveitando essa mídia que foi criada em relação ao decreto que deu ênfase. O exército tem melhorado e ajudado bastante a competição. Está tendo um retorno muito grande. Foi bastante impulsionador", salientou.

Assim como em 2016, Jodson aposta na Olimpíada de Tóquio, em 2020, para que mais baianos queiram praticar o Tiro Esportivo.

"Estamos contando com isso. A Olimpíada está chegando e, com isso, a modalidade irá aparecer mais na mídia. Acreditamos que a procura será intensa pelo nosso esporte”, analisou.

Fundada em 1991, a Atiro promove cursos e torneios para seus alunos, além de prepará-los para competições estaduais, regionais e nacionais. Como o Torneio de Tiro Rápido, marcado para este sábado (9), na Sede da Associação, no Rio Vermelho. Questionado sobre disputar certames fora do Brasil, Jodson lamenta a falta de apoio e investimento.

"No momento não temos como competir nas internacionais. É caro, tem que ter investimento ou conseguir patrocínio para isso. Foge da nossa esfera", afirmou. Jodson contou que, caso o competidor queira disputar, ele próprio deve se filiar à Federação Baiana de Tiro Esportivo (FBTE) e à Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), e conseguir um patrocínio para arcar com os custos.

Além de cursos, a Atiro promove torneios | Foto: Divulgação
Jodson ainda conta que outras dificuldades são encontradas no país: "Não temos fabricantes no Brasil para armas olímpicas. O aluno ou competidor terá que fazer importação do equipamento com o nome dele".

"Temos diversas modalidades, mais de 50 no nosso país. Temos armas no mercado como tiro ao prato, como também a Carabina. Ela custa cerca de R$ 2.000. Temos algumas modalidades a nível internacional, que precisam ser importadas. Isso é um custo elevado por conta dos impostos", completou.

O Tiro Esportivo é um esporte que exige muita concentração. De acordo com o presidente da Atiro, a disciplina é muito importante para o praticante.

"Ele deve ter um poder de capacidade de observação muito grande. Precisa ser calmo e tranquilo. Em seguida, vem o lado técnico, que é absorvido por instrutores. Exige muita disciplina, pois temos regras de seguranças rígidas", destacou.

Do Portal Bahia Notícias/por Gabriel Rios

Pela primeira vez na história, DEM tende a não ter candidato a prefeito de Feira de Santana

Pela primeira vez na história, DEM tende a não ter candidato a prefeito de Feira de Santana
Foto: Divulgação
Pela primeira vez na história, o DEM pode não ter candidato a prefeito de Feira de Santana, segundo maior colégio eleitoral da Bahia. Fundada no final da década de 1980 para que Sérgio Carneiro disputasse a prefeitura da cidade, a sigla, que era chamada de PFL até 2007, tende a apoiar a candidatura à reeleição de Colbert Martins (MDB) em 2020.

Colbert assumiu o Executivo feirense após José Ronaldo (DEM) deixar a titularidade para ser postulante ao governo da Bahia. O democrata feirense acabou derrotado pelo governador Rui Costa (PT), que foi reeleito. O apoio de Zé Ronaldo à reeleição de Colbert é visto como natural, apesar da aproximação do ex-prefeito com o PSL, que anunciou nesta quinta-feira (7) que terá candidato na cidade (veja aqui).

Em Feira de Santana, o DEM tem candidato desde 1988, quando Sérgio Carneiro competiu pelo posto, mas encerrou o pleito derrotado. Em 1992, ligado politicamente ao ex-governador Antônio Carlos Magalhães, José Falcão foi postulante da sigla na cidade. Ele romperia com ACM em 1996.

O então PFL amargaria outra derrota em 1996, com Josué da Silva Mello. Somente em 2000, com José Ronaldo, a sigla teria sucesso na cidade e, com ele, emplacaria cinco vitórias consecutivas. Em quatro, o próprio Zé Ronaldo estava na cabeça da chapa. Em 2008, foi Tarcízio Pimenta, que se elegeu com o apoio do ex-prefeito.

"Em Feira de Santana, nós temos um farol, com muita luz, que é José Ronaldo. O DEM pode não ter candidato. Não vamos impor um candidato, se tiver um aliado com chance de vitória. Então, depende da política local e quem vai comandar é José Ronaldo", declarou o presidente do DEM na Bahia, José Carlos Aleluia, em entrevista ao Bahia Notícias. 


Do Portal Bahia Notícias/por Rodrigo Daniel Silva

Governo prepara projeto para cobrar dívida com INSS

Governo prepara projeto para cobrar dívida com INSS
Foto: Reprodução / EBC
O governo Jair Bolsonaro (PSL) pretende encaminhar "nos próximos dias" projeto de lei que aperfeiçoa a cobrança da dívida ativa da União, afirmou o secretário da Previdência, Leonardo Rolim, nesta sexta-feira (8).Em palestra para o setor de previdência complementar e regimes próprios de Previdência, Rolim disse que "o foco é atacar os devedores, mas há muito mito sobre essa dívida".

Segundo Rolim, dos R$ 500 bilhões de dívida com a Previdência, há cerca de R$ 160 bilhões recuperáveis, mais cerca de R$ 60 bilhões já foram parcelados e estão sendo pagos. Restam cerca de R$ 100 bilhões, que serão alvo desse projeto do governo.

Rolim ressaltou, porém, que embora a cobrança seja um dos pilares da reforma Previdência, ela não é suficiente para conter o rombo do sistema previdenciário brasileiro. "Mesmo que toda a dívida fosse recuperável, não daria para cobrir nem dois anos de déficit, que já chega perto dos R$ 300 bilhões", afirmou o secretário.

A conta inclui tanto o regime geral quanto o regime próprio da União e os benefícios assistenciais. O secretário afirmou também que não há previsão de novos parcelamentos especiais para os devedores e que programas de Refis serão limitados a 60 meses.

O governo quer usar a cobrança da dívida como um exemplo de que a reforma combate privilégios e promove a igualdade. A intenção da equipe econômica com as mudanças nas aposentadorias e pensões é economizar R$ 1,1 trilhão em dez anos.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Bolsonaro sanciona lei que autoriza bloqueio de bens de investigados por terrorismo

Bolsonaro sanciona lei que autoriza bloqueio de bens de investigados por terrorismo
Foto: Agência Brasil
O projeto de lei que prevê o bloqueio de bens de pessoas alvo de investigações ou acusadas por atos terroristas, financiamento ou ações correlatas foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

O texto, proposto pelo próprio Executivo, foi aprovado pelo Congresso Nacional, mas os parlamentares acrescentaram um trecho que obrigava o Executivo a validar o bloqueio de bens. No entanto Bolsonaro vetou o trecho sob o argumento de que vai contra a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto tornou-se a Lei nº 13.810, que dispõe sobre o cumprimento de sanções impostas por resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Do Portal Bahia Notícias

Trump receberá Bolsonaro na próxima semana; Venezuela será um dos temas discutidos

Trump receberá Bolsonaro na próxima semana; Venezuela será um dos temas discutidos
Foto: Pexels/Creative Commons
O presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, vai receber o presidente brasileiro Jair Bolsonaro no dia 19 de março, segundo um comunicado divulgado nesta sexta-feira (8) pela Casa Branca. Os chefes de estado se reunirão no Salão Oval e participarão de um almoço.

A restauração da democracia na Venezuela será um dos temas discutidos entre Bolsonaro e Trump, segundo o comunicado. Eles ainda devem tratar de oportunidades de cooperação em defesa e políticas comerciais.

O convite para uma reunião com Trump foi feito no mês de novembro, logo após as eleições, através do assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, que esteve no Brasil e se reuniu com o então presidente eleito.

Do Portal Bahia Notícias

Previsão da OEA é de que mais de 5 milhões de venezuelanos saiam do país em 2019

Previsão da OEA é de que mais de 5 milhões de venezuelanos saiam do país em 2019
Foto: Divulgação
A previsão da Organização dos Estados Americanos (OEA) é de que mais de 5 milhões de venezuelanos saiam do país 2019. Fluxo migratório equivalente aos provocados por guerras como a da Síria e do Afeganistão, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (8) pela entidade.

"Sem nenhuma mudança significativa que possa reverter a crise econômica, política e social na Venezuela, o número total de imigrantes e refugiados poderá ficar em entre 5,39 e 5,75 milhões até o final de 2019", diz o relatório preliminar do grupo de trabalho da OEA com foco em migrantes e refugiados venezuelanos.

Se o fluxo migratório do país latino americano se manter como atualmente, o total de imigrantes e refugiados venezuelanos chegará a entre 7,5 e 8,2 milhões no final de 2020, segundo a Agência France Press.

"Os venezuelanos são a segunda população com mais refugiados no mundo, superados apenas pelos sírios, que estão em guerra há sete anos", disse Luis Almagro, criador do grupo especial da OEA.

Do Portal Bahia Notícias

Feira de Santana registra seis meses de reduções em mortes violentas

Feira de Santana registra seis meses de reduções em mortes violentas
Foto: Divulgação SSP
Ações conjuntas das polícias Militar e Civil resultaram nos últimos seis meses na queda de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) - homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte, no município de Feira de Santana. A cidade apresentou uma redução de 42,9% de mortes violentas, de setembro de 2018 a fevereiro de 2019, comparado ao mesmo período de 2017/2018.

Segundo o comandante do Policiamento na Região Leste, coronel PM Luziel Andrade, a atuação se intensificou nesse período com a 'Operação das Barreiras'. “Identificamos os pontos mais sensíveis, realizamos abordagens e com isso conseguimos fazer muitas apreensões de armas e drogas então, consequentemente, o resultado se mostrou na queda nos registros de crimes”, destacou.

O oficial ainda ressaltou a importância das ações de combate à poluição sonora. “Observamos que os locais e festas com paredões de som tinham uma incidência maior de mortes e de tráfico. Acredito que as operações realizadas nesse sentido também foram expressivas para o resultado”, afirmou.


Do Portal Bahia Notícias

Sem Dayane, marido dá posse a 11 presidentes de diretórios municipais do PSL

Sem Dayane, marido dá posse a 11 presidentes de diretórios municipais do PSL
Foto: Divulgação
O secretário-geral do PSL na Bahia, Alberto Pimentel, empossou, na manhã deste sábado (9), na sede do partido em Salvador, 11 presidentes de diretórios municipais da legenda. O ato visa realizar as articulações necessárias em vista das eleições de 2020, quando o PSL terá candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em inúmeras cidades do interior baiano.

Tomaram posse os presidentes dos diretórios municipais de Dias D’Ávila, Camaçari, Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Araci, Laje, Santa Cruz Cabrália, Lauro de Freitas, Campo Formoso e Santo Antônio de Jesus.

"Estamos trilhando um caminho de crescimento do PSL na Bahia, buscando ganhar musculatura para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nas eleições de 2020. O momento é propício, pois temos o presidente da República, Jair Bolsonaro, a maior bancada no Congresso Nacional e viremos fortes", disse Alberto Pimentel, marido da presidente estadual da sigla, a deputada federal Dayane Pimentel, que não compareceu devido a outros compromissos.

O partido deve ainda anunciar novas filiações e a criação de mais diretórios em março. "Efetivamos lideranças que estavam andando conosco desde as eleições e que agora poderão realizar um trabalho mais efetivo à frente do partido. Então nada melhor que nomear pessoas em quem confiamos", disse Pimentel.


Do Portal Bahia Notícias

Balsa bate em animal marinho no Japão; mais de 80 pessoas estão feridas

Balsa bate em animal marinho no Japão; mais de 80 pessoas estão feridas
Foto: EVN/Nippon hoso kyokai
Mais de 80 passageiros de uma balsa se feriram, alguns gravemente, após a embarcação onde estavam bater em um animal marinho, no Mar do Japão.

A embarcação, que viaja em alta velocidade, estava a caminho da Ilha de Sado, partindo do porto de Niigata, neste sábado (9).

Os responsáveis pela embarcação dizem que ela se chocou contra um objeto, deixando uma fenda de 15 centímetros na popa.

Havia 121 passageiros e quatro tripulantes a bordo naquele momento.


Do Portal Bahia Notícias

Vítima da tragédia de Brumadinho, baiano tem corpo identificado

Vítima da tragédia de Brumadinho, baiano tem corpo identificado
Foto: Arquivo Pessoal
O corpo de Ademário Bispo, de 51 anos, foi identificado na sexta-feira (8), mais um baiano que desapareceu na tragédia de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), onde uma barragem de rejeitos rompeu em 25 de janeiro e fez um mar de lama invadir parte da cidade.

De acordo com o filho de Ademário, Ismael Bispo, de 23 anos, o sepultamento do pai será realizado no domingo (10), na cidade de Mário Campos (MG).

Dos baianos que foram vítimas da tragédia de Brumadinho, cinco corpos já foram identificados e dois permanecem desaparecidos.


Do Portal Bahia Notícias

'Sou rico, aí vai morrer gente, a gente mata gente', diz deputado a policial

'Sou rico, aí vai morrer gente, a gente mata gente', diz deputado a policial
Foto: Blog do Fausto Macedo
Enquanto era detido nesta sexta-feira (8) por suposto desacato e lesão corporal, o deputado da Assembleia Legislativa do Maranhão Fábio Macedo (PDT-MA) disse a um policial: “Sou deputado, sou rico, aí vai morrer gente, a gente mata gente”.

De acordo com a coluna Fausto Macedo, do jornal Estadão, ele foi conduzido à Central de Flagrantes de Teresina após jogar um copo de vidro no rosto de um músico e de agredir um sargento da PM, segundo afirma a Polícia. 


O deputado foi a uma casa de shows em Teresina, e teria tentado tomar o microfone de um dos integrantes da banda Léo Cachorrão, que resistiu. Mais tarde, ele teria atirado o copo contra o músico. Ele foi gravado em áudio e vídeo enquanto era conduzido pela Polícia Militar. “Prenda! Prenda!”, gritava para os policiais. “Eu sou um homem do povo, só sirvo o povo, sou um deputado reeleito. Se vocês acham que eu fiz alguma coisa, então prenda”, ordena o deputado.

Após a ocorrência, foi liberado. Ele deve ser ouvido novamente pelo Ministério Público Estadual do Piauí e a ameaça será investigada.


Do Portal Bahia Notícias

Prefeito renuncia ao cargo em Aiquara (BA)

O prefeito de Aiquara (BA), Jositan Pimentel, renunciou ao cargo na noite desta sexta-feira (8). Conhecido como “Tam”, ele se despediu dos funcionários da prefeitura e avisou aos correligionários sobre a abdicação ao posto, decisão que havia sido comentada desde a semana passada.
De acordo com o Ipiaú Online, o prefeito ainda não assinou a documentação oficial sobre a renúncia, mas o seu vice, Delmar Ribeiro, está ciente e deverá assumir o cargo. Tam, que já foi vereador em Ipiaú, não informou o motivo da drástica decisão.
Do Portal CN/Fonte: Bocão News

Caixa aumenta valor de imóveis financiados pelo Minha Casa Minha Vida

As famílias de baixa renda de cidades de até 50 mil habitantes terão acesso a mais financiamentos do Minha Casa Minha Vida (MCMV). O banco aumentou o valor de imóveis financiados para as faixas 2 e 3 do programa habitacional. Paralelamente, a instituição elevou o valor do subsídio para a faixa 2 em cidades de até 20 mil habitantes.
O teto de imóveis para as faixas 2 e 3 do MCMV foi ampliado. Para as cidades de 20 mil a 50 mil habitantes, o valor máximo do imóvel a ser financiado passou de R$ 110 mil para R$ 145 mil no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo; de R$ 105 mil para R$ 140 mil no Sul, no Espírito Santo e em Minas Gerais; de R$ 105 mil para R$ 135 mil em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e de R$ 100 mil para R$ 130 mil no Norte e no Nordeste.
Nas cidades com menos de 20 mil habitantes, segundo a Agência Brasil, o teto do financiamento passou de R$ 95 mil em todas as regiões para os mesmos valores (escalonados por regiões) dos municípios com até 50 mil moradores.
O banco também aumentou o valor do subsídio para financiamentos da faixa 2 em cidades de até 20 mil habitantes. O subsídio passou de R$ 10.545 para R$ 11,6 mil para os mutuários com renda familiar bruta de até R$ 1,8 mil.
Do Portal CN/Fonte:Bahia.ba

Mulher é presa com 28 kg de maconha em ônibus; droga estava sendo levada para Feira de Santana

Foto: Divulgação/SSP
Foto: Divulgação/SSP
Uma mulher identificada como Valdilene dos Santos de Jesus, de 28 anos, foi presa por tráfico de drogas em Macururé, região norte da Bahia, na manhã desta sexta-feira (8). 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a droga estava distribuída em quatro mochilas encontradas dentro do compartimento de bagagens de um ônibus que faz a linha Abaré-Salvador durante abordagem feita por uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga. 

Segundo o comandante da unidade, major PM Adriano Souza Dias, a maconha vinha de Ibó, distrito de Abaré e seria levada para Feira de Santana. 

Valdilene foi encaminhada junto com a droga para a Delegacia Territorial de Chorrochó, onde foi autuada em flagrante por tráfico de drogas. A Polícia Civil tenta descobrir quem receberia a maconha em Feira de Santana.

Notícias de Santaluz

Primas de 2 e 12 anos morrem após serem atropeladas por carro na Bahia

Foto: Divulgação/Giro em Ipiaú
Foto: Divulgação/Giro em Ipiaú
Uma criança de 2 anos e uma adolescente de 12, que eram primas, morreram atropeladas por um carro, na tarde desta sexta-feira (8), na cidade de Itagibá, no sudoeste da Bahia. Conforme a Polícia Civil, uma outra menina, de 5 anos, ficou ferida e foi levada para uma unidade médica. 

Segundo informações da polícia, as vítimas foram identificadas como Ayala Lohana Lima, de 2 anos, e Cinde Lohana de Jesus Oliveira, de 12. Elas morreram na hora. De acordo com a Polícia Civil, a garotinha que sobreviveu, Ávila de Jesus Santos, de 5 anos, foi retirada da parte baixa do carro, socorrida e encaminhada para o Hospital Geral de Ipiaú. Não há informações sobre o estado de saúde dela. 

A polícia informou que Cinde Lohana foi atropelada após tentar salvar as outras duas crianças. O motorista se apresentou na delegacia após a tragédia e informou que a direção do veículo teria travado. Ele foi liberado após ser ouvido. 

Ainda de acordo com Polícia Civil, que os corpos das vítimas foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié.

Do Portal NS/Fonte: G1 BA

Governo pretende lançar aplicativos com botão de socorro para mulheres

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Aplicativos com foco na saúde da mulher estão sendo desenvolvidos pelo governo. Os softwares contarão com um botão de socorro para situações de emergência. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 

O Ministério da Saúde afirmou que as ferramentas vão trazer conteúdos referente à saúde das mulheres, incluindo prevenção, alimentação saudável, direitos, sexualidade e diversidade. 

Haverá ainda um espaço voltado à oferta de cuidado para mulheres em situação de violência. “São conteúdos que permitem que a mulher identifique os ciclos de violência, seus direitos, rede de serviços públicos (saúde, assistência social, justiça e segurança pública), formas de prevenção e como encontrar ajuda”, esclareceu a pasta. 

As mulheres que optarem por usar os aplicativos terão que fazer um cadastro com seus dados pessoais, o que permitirá que elas sejam encontradas em casos de emergência. 

Segundo a Folha de S. Paulo, o governo ainda não definiu se o alerta será emitido ao Disk Denúncia ou se gerará um alerta para a rede de proteção da mulher, a cargo de autoridades municipais ou estaduais.

Do Portal NS

sexta-feira, 8 de março de 2019

Em conversa com Zé Rafael, Bahia abre portas para retorno

Em conversa com Zé Rafael, Bahia abre portas para retorno
Foto: César Greco / Ag. Palmeiras / Divulgação
Depois de ser comprado pelo Palmeiras e deixar o Bahia, o meia Zé Rafael vem tendo pouco espaço no alviverde comandado por Luiz Felipe Scolari. Desde o início da temporada 2019, ele atuou em apenas uma partida, tendo apenas 62 minutos para mostrar o seu futebol. Com a pouca utilização, se iniciou uma forte especulação sobre o futuro do jogador.

Segundo apuração do Bahia Notícias, o Bahia e o jogador conversam diariamente pela relação que criaram nas duas temporadas em que Zé Rafael esteve no Fazendão. O clube deixa claro para Zé Rafael que ele pode voltar caso deseje. No entanto, uma vinda do atleta é considerada difícil e, no momento, não há uma negociação em aberto.

Pelo Bahia, Zé Rafael atuou em 127 partidas, tendo a Copa do Nordeste de 2017 e o Campeonato Baiano de 2018 como as principais conquistas. Ele foi vendido ao clube paulista por R$ 14,5 milhões. 

Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Bahia confirma lesão no joelho do volante Gregore

Bahia confirma lesão no joelho do volante Gregore
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia
O Bahia anunciou nesta sexta-feira (8) o resultado do exame de imagem do joelho direito do volante Gregore, que se machucou no jogo contra o Santa Cruz-RN na última quarta-feira (6). O resultado acusou uma lesão parcial do ligamento colateral medial.

De acordo com o clube, o jogador não irá passar por uma intervenção cirúrgica e irá realizar tratamento conservador na fisioterapia. Com a lesão, Gregore não irá jogar o Ba-Vi do próximo domingo (10), na Arena Fonte Nova, pela oitava rodada do Campeonato Baiano. A tendência é que Flávio seja o substituto.

Do Portal Bahia Notícias/por Ulisses Gama

Renda média dos homens é 26% maior do que salário das mulheres

Renda média dos homens é 26% maior do que salário das mulheres
Foto: Reprodução / medium.com/@blueprintforbetterbusiness
Não é novidade que a diferença salarial por questões de gênero é ainda vigente no mercado de trabalho e, dados do Estudo Especial sobre Diferenças no Rendimento do Trabalho de Mulheres e Homens nos Grupos Ocupacionais, comprovam isso. O levantamento mostra que a renda média de um trabalhador adulto do sexo masculino é 26% maior do que a de uma mulher na mesma faixa etária.

O estudo foi feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o rendimento médio das mulheres ocupadas com idade entre 25 e 49 anos foi de R$ 2.050, o que equivale a 79,5% da remuneração recebida pelos homens, que é de R$ 2.579.

Em algumas profissões, como Engenharia de Minas, homens recebem salário médio de R$ 11.922,40 contra uma remuneração média de R$ 5.000,00 das mulheres. Já em Engenharia Elétrica, enquanto homens recebem, em média, R$ 12.218,80, mulheres no mesmo cargo recebem R$ 4.000,00.

Neste contexto, em 2018, a população ocupada na faixa etária de 25 a 49 anos totalizava 56,4 milhões de pessoas no Brasil. Desse total, 54,7% são homens e 45,3%, mulheres.

Do Portal Bahia Notícias

Serra solicita a Paulo Guedes abertura de cálculos da reforma da Previdência

Serra solicita a Paulo Guedes abertura de cálculos da reforma da Previdência
Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado
O ex-senador José Serra (PSDB-SP) protocolou um requerimento ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele quer que o governo abra a "memória de cálculo", que é a discriminação detalhada da proposta de reforma da Previdência.

Segundo informações da Coluna do Estadão, o senador acredita que a divulgação desses dados vai agregar mais transparência ao debate. Atualmente, o governo aponta que há uma estimativa de economia de R$ 1,1 trilhão com a reforma. Porém, não explica como chegou a esse valor.

Quando o pedido for encaminhado, Guedes terá o prazo de 30 dias para responder. De acordo com a publicação, se o governo optar por uma negativa, a ação pode ser enquadrada como crime de responsabilidade fiscal, conforme o disposto na Constituição.

Do Portal Bahia Notícias

Justiça determina reintegração de Paulo Carneiro ao Conselho Deliberativo do Vitória

Justiça determina reintegração de Paulo Carneiro ao Conselho Deliberativo do Vitória
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Ex-presidente do Vitória, Paulo Carneiro será reintegrado ao Conselho Deliberativo da agremiação. A juíza Júnia Araújo Ribeiro Dias, da 14ª Vara de Relações de Consumo, determinou na última quinta-feira (7) o cumprimento de sentença proferida em novembro de 2016 para o retorno de Carneiro ao colegiado rubro-negro. No entanto, Paulo Catharino, ex-mandatário do Conselho, apresentou impugnações a execução do despacho. O clube tem um prazo de cinco dias para cumprir a decisão. 

“Determino ainda que no prazo de 05 (cinco) dias o Executado comprove nos autos o cumprimento da obrigação, sob pena de adoção das providências no âmbito cível destinadas a assegurar a efetividade da decisão, consoante previsto no art. 139, V do CPC, que autoriza a prática de TODAS as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para o cumprimento da ordem judicial, o que inclui ordens de restrição de atuação, tudo sem prejuízo das medidas criminais cabíveis”, diz trecho da sentença.

Paulo Carneiro foi expulso do Conselho Deliberativo do Vitória em março de 2009 por 151 votos a 1. Na ocasião, o colegiado rubro-negro entendeu que o dirigente “desabonou a moral e procedeu de forma que foi de encontro aos interesses do clube” ao ter aceitado uma proposta para trabalhar como diretor de futebol no arquirrival Bahia entre 2008 e 2009, e também por ter faltado a três reuniões do Conselho. Ele foi presidente do Leão entre 1991 e 2005.

Do Portal Bahia Notícias/por Glauber Guerra

Sobe para 193 o número de mortos identificados da tragédia de Brumadinho


Já são 193 os mortos identificados da tragédia de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (7) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Ainda de acordo com o órgão, 115 pessoas continuam desaparecidas.

No dia 25 de janeiro, a Barragem do Feijão, da Vale, se rompeu matando dezenas de pessoas e contaminando o Rio Paraopeba, um dos afluentes do São Francisco.
Buscas
Os bombeiros usam 70 máquinas, seis drones e seis cães nas buscas. De acordo com a corporação, 138 militares trabalham em 21 frentes de buscas. Não há prazo para que as operações sejam encerradas.
Números da tragédia
•193 mortos identificados (veja a lista)
•115 desaparecidos (veja a lista)
•395 localizados


Por G1 Minas — Belo Horizonte/Foto: Washington Alves/Reuters