SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 2 de março de 2019

Serrinha: Loja de variedades é arrombada; prejuízo chega a quase 7 mil

A loja GL Copiadora e Variedades em Serrinha foi arrombada na noite desta quinta-feira (28). Os ladrões levaram celulares, relógios, carregadores, fones de ouvidos, roteadores e outros objetos. 

Segundo o seu proprietário Gilmar Lima, o prejuízo chega na casa dos R$ 6.900,00 (seis mil e novecentos reais).

Ele está pedindo para quem perceber alguém em atitude suspeita vendendo estes objetos chamar a polícia e denunciar.

Por Cival Anjos

Detran flagra motorista alcoolizado dirigindo trio no Campo Grande

Detran flagra motorista alcoolizado dirigindo trio no Campo Grande
Foto: Divulgação / Detran-BA
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) flagrou um motorista alcoolizado conduzindo um trio elétrico no circuito Osmar (Campo Grande) neste sábado (2). De acordo com o órgão, Evandro Lessa Borges, 41, dirigia o trio Tchaco Jake e foi identificado que ele havia ingerido bebida alcóolica após ser feito o teste do bafômetro.

O Detran-BA ainda informou que o motorista também estava sem a carteira de habilitação e apresentou o documento de outra pessoa. Os agentes do Detran acionaram a Polícia Militar, que conduziu Borges à delegacia.

Do Portal Bahia Notícias

Mototaxista é preso por tráfico de drogas em Retirolândia

Foto: Divulgacão/Polícia Civil
Foto: Divulgacão/Polícia Civil
O mototaxista Sérgio Luiz da Silva Campos, conhecido também como ‘Cascata’, foi preso por tráfico de drogas no povoado Lagoa do Canto, zona rural de Retirolândia, região sisaleira da Bahia, na tarde deste sábado (2). 

De acordo com a Polícia Militar, ele foi abordado na localidade do lixão, por uma guarnição do pelotão local vinculado à 4ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão, após denúncia anônima.
Foto: Divulgação/PM
Foto: Divulgação/PM
Com o acusado, os militares apreenderam cerca de 150 gramas de maconha e uma balança de precisão, segundo a PM. Conforme a polícia, outros indivíduos estavam no local, mas fugiram antes da abordagem. Sérgio foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Conceição do Coité, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, informou a PM.
Notícias de Santaluz

International Board divulga alterações de regras no futebol; saiba mais

A International Board (IFAB), órgão responsável por rever as regras e pensar em melhorias para o funcionamento das partidas, anunciou neste sábado um pacote de novidades e mudanças de diretrizes para os jogos de futebol do mundo inteiro. 
As alterações divulgadas foram discutidas em um encontro da entidade em Aberdeen, na Escócia, e passarão a entrar em vigor a partir do dia 1º de junho, após o término da temporada europeia.
Uma das mudanças, que já poderão ser observadas na Copa América deste ano, é a revisão da interpretação dos lances nos quais um jogador se beneficie de um toque de mão para marcar um gol ou até mesmo para dar origem à jogada que resulta em gol. Mesmo que o contato não seja intencional, a instrução passa a ser que o árbitro marque a falta.
Outro aspecto abordado pelo relatório da IFAB explicita a obrigatoriedade do jogador sair pela linha de campo, seja lateral ou de fundo, no momento de ser substituído. O intuito é deixar o jogo mais dinâmico e coibir as ações de anti-jogo. Ainda em relação às linhas, agora não será mais necessário que a bola ultrapasse o limite da grande área na cobrança de tiro de meta ou de faltas dentro da área.
Uma novidade que promete causar polêmicas é a possibilidade agora dos membros da comissão técnica serem punidos com cartões amarelo e vermelho, tal qual os jogadores. Em relação ao árbitro, uma nova orientação é que o jogo seja paralisado nos momentos que a bola bata em seu corpo. Para reiniciar a partida, será utilizada a bola ao chão.
O órgão determinou também que agora o goleiro não mais precisará ficar com os dois pés na linha ao esperar a cobrança de pênalti; ficar com apenas um deles passará a ser tolerado. Essa alteração não deverá ter um impacto grande, já que costumeiramente os árbitros já costumavam permitir que os goleiros tirassem um dos pés da linha do gol.
Por fim, a IFAB também analisou a experiência do árbitro de vídeo até o momento no cenário internacional de futebol. Em relatório divulgado após o encontro, a entidade afirmou que "expressou sua satisfação com o impacto significante e o sucesso que o VAR teve". A maioria dos principais campeonatos pelo mundo já adotaram o árbitro de vídeo, assim como os torneios internacionais. A CBF já anunciou que, a partir deste ano, o Campeonato Brasileiro também terá VAR em todas as suas partidas. 
Do Portal Galáticos Online

Altos 0 x 5 Bahia - Gols e melhores momentos pela Copa do Nordeste

           

Em ritmo de carnaval, Bahia goleia o Altos-PI e assume a vice-liderança do grupo B da Copa do NE

De olho no G4 da Copa do Nordeste, o Bahia visitou o Altos-PI neste sábado (2), em Teresina. Melhor em campo durante os 90 minutos, o Tricolor bateu o time piauiense por 5 a 0. 
Os gols da partida foram marcados por Gilberto, duas vezes, Elber, Caíque e Shaylon. 
Com o resultado, o Bahia pulou para a vice-liderança do Grupo B do certame regional. O próximo compromisso do Esquadrão será contra o Santa Cruz, na quarta-feira de cinzas, pela Copa do Brasil.
O JOGO
O primeiro lance de perigo do jogo foi aos 22 minutos. Humberto tentou surpreender goleiro Douglas de longe, mas a bola foi para fora.
A resposta do Bahia veio aos 25. Após cruzamento de Élber pela direita, Gilberto se posicionou livre e mandou de letra, vencendo o gol de Fernando Henrique. 
Aos 41, Tiaguinho, lateral do Altos, tocou a bola com a mão após cabeçada de Gilberto. Na cobrança, o camisa 9 do Esquadrão deslocou Fernando Henrique e marcou seu segundo gol na partida.
Segundo tempo 
Aos 17, Gilberto recebeu na área e tentou, novamente, de letra. Dessa vez, goleiro Fernando defendeu.
O terceiro do Bahia saiu aos 18 minutos da segunda etapa. Elber deixou Dos Santos e Tiaguinho na saudade e ficou livre na pequena área para bater na saída de Fernando Henrique. 
Aos 25, Shaylon cobra escanteio direto para o gol de Fernando. O arqueiro do Altos defende, Gilberto pega o rebote e manda na pequena área, mas a defesa do Altos se livra do perigo. 
Três minutos depois, Shaylon deixa Caíque de cara. O atacante do Tricolor bateu na saída de Fernando Henrique e ampliou o marcador.
A resposta do Altos veio aos 32 minutos. Raphael Freitas finalizou bonito e tentou o ângulo. Douglas, bem colocado, fez a defesa. 
Aos 41, o Bahia sacramentou a goleada. Após bela troca de passes, Shaylon recebeu de Douglas, dribla o goleiro e colocou no fundo do gol. 
FICHA TÉCNICA:
Altos x Bahia- Copa do Nordeste
Data: 02 de março de 2019 (sábado)
Horário: 16h
Local: Estádio Albertão, em Teresina, Piauí.
Árbitro:  Leonilson Fernandes Trigueiro Filho.
Auxiliares: Flavio Gomes Barroca, Ricarle Gustavo Gonçalves Batista
e Luis Carlos de França Costa
Cartão amarelo: Tiaguinho, Júnior Paraíba (Altos-PI)
Gols: Gilberto (2x), Elber, Caíque e Shaylon (BAH)

ALTOS-PI: 
Fernando Henrique; Ademir (Barata), Leone, Ramon Baiano e Tiaguinho;
Dos Santos e Netinho (Wesley); Humberto (Júnior Paraíba), Éder Guerreiro, Raphael Freitas, Manoel. TÉCNICO: Maurílio Silva.
BAHIA: 
Douglas; Nino, Jackson, Lucas Fonseca e Moisés; Flávio e Douglas
Augusto; Ramires (Shaylon), Arthur Caíque (Iago) e Élber; Gilberto (Caíque). TÉCNICO: Enderson Moreira.
Do Portal Galáticos Online

Gilmar Mendes liga para Lula e os dois choram pela morte do neto do ex-presidente

Gilmar Mendes liga para Lula e os dois choram pela morte do neto do ex-presidente
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes ligou para o ex-presidente Lula, neste sábado (2), para prestar solidariedade pela morte do neto do petista, Arthur (7). 

Segundo a coluna de Mônica Bergamo, no telefonema o magistrado disse que ele e sua mulher, Guiomar, lamentavam muito a tragédia. "Estamos rezando por você. Que você tenha força", disse Gilmar. Ainda de acordo com a publicação, Lula agradeceu e começou a chorar, a ponto de não mais conseguir falar. O ministro também chorou e a conversa foi interrompida.


Um amigo do ex-presidente então tomou o telefone e concluiu a conversa com Gilmar, que mais cedo havia falado com Fábio Luís, um dos filhos do petista. "Nós que somos pais e avôs sabemos avaliar a dor desse momento", disse o magistrado, que pediu a ele que transmitisse seu abraço a Lula, em seu nome, caso não conseguisse entrar em contato diretamente.


Do Portal Bahia Notícias

Ex-presidente Lula retorna a Curitiba e volta para a carceragem da Polícia Federal

Ex-presidente Lula retorna a Curitiba e volta para a carceragem da Polícia Federal
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ex-presidente Lula voltou para a carceragem da Superintendência da Polícia Federal por volta das 15h45, deste sábado (2). De acordo com o G1, o avião que levava o político condenado pousou na capital paranaense por volta das 15h30 e logo em seguida ele foi levado de helicóptero até a prisão, onde está desde o dia 7 de abril de 2018.

Lula foi liberado pela Justiça para acompanhar o enterro de seu neto Arthur, que faleceu aos 7 anos vítima de meningite meningocócica (veja aqui). O velório foi realizado em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. 

Esta é a segunda vez que o político pede para comparecer a um enterro, já que no final do mês de janeiro o ex-presidente pediu autorização para estar no velório de seu irmão, pedido que não tinha sido autorizado pela Justiça (veja aqui).

Do Portal Bahia Notícias

Lula desaba ao saber da morte do neto e pede que PT não faça atos políticos

Lula desaba ao saber da morte do neto e pede que PT não faça atos políticos
Foto: Divulgação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desabou ao saber da morte do seu neto, Arthur, nesta sexta (1º), segundo a coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo.

De acordo com a publicação, o petista chorou aos soluços ao ouvir o relato da boca do chefe da custódia. Com a foto de Arthur que mantém na cela nas mãos, o ex-presidente repetia que a morte da criança contrariava a lógica da vida.

Arthur chegou a morar com o petista por um período e foi visitar o avô na cadeia por duas vezes. Segundo o jornal, Lula pediu que o PT desestimulasse atos políticos no velório do neto.


Do Portal Bahia Notícias

Neymar é flagrado aos beijos com baiana ex-The Voice em camarote de Salvador

Neymar é flagrado aos beijos com baiana ex-The Voice em camarote de Salvador
Foto: Reprodução / Revista Quem / Ricardo Cardoso / Ed.Globo
O jogador Neymar foi flagrado aos beijos com uma baiana na noite desta sexta-feira (1º), no Camarote Salvador. 

De passagem pela capital baiana para aproveitar o Carnaval, Neymar foi flagrado com a cantora ex-The Voice Rafaela Porto. A baiana que mora em Fortaleza (CE) e tem 19 anos é apontada como o mais novo  affair de Neymar. 

De acordo com a Gazetaweb, o jogador chegou ao Camarote Salvador acompanhado do pai e de amigos por volta das 22h. A atriz Bruna Marquezine, ex-namorada de Neymar, também participou do Carnaval de Salvador. A global passou boa parte do tempo no circuito durante passagem do trio da cantora Anitta.

Do Portal Bahia Notícias

Rui cancela agenda de Carnaval do sábado após acompanhar velório de neto de Lula

Rui cancela agenda de Carnaval do sábado após acompanhar velório de neto de Lula
Em 2018, Rui foi ao Ilê no sábado de Carnaval | Foto: Gilmar Castro / Ag Haack
O governador Rui Costa cancelou os compromissos programados para este sábado (2) no Carnaval de Salvador. Rui participou das últimas homenagens ao neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Arthur Araújo Lula da Silva (lembre aqui). O governador era esperado na tradicional saída do bloco Ilê Aiyê na Senzala do Barro Preto, na Liberdade.

Lula participou do velório do neto, que morreu aos 7 anos vítima de meningite meningocócica na manhã desta sexta-feira (1º) (lembre aqui). O ex-presidente foi autorizado pela Justiça para acompanhar a família nas despedidas do jovem Arthur.

A Secretaria Estadual de Comunicação não informou se Rui deve retomar a agenda de Carnaval neste domingo (3).

Do Portal Bahia Notícias

Bolsonaro altera trechos da Reforma Trabalhista sobre contribuição sindical

Bolsonaro altera trechos da Reforma Trabalhista sobre contribuição sindical
Foto: Divulgação
O presidente Jair Bolsonaro editou na sexta-feira (1º), a Medida Provisória 873/19, que altera a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) sobre pontos da contribuição sindical. A Medida foi publicada no mesmo dia, em edição extra do Diário Oficial da União. As alterações reforçam a desobrigação do pagamento de contribuição sindical, que já era prevista após a reforma trabalhista.

O texto anula a norma que fixa a obrigatoriedade do pagamento, mesmo que referendada por negociação coletiva ou assembleia geral. A contribuição dos empregados que autorizarem o recolhimento será feito por boleto bancário e não mais por desconto em folha. 

A Medida Provisória também altera trecho da Lei 8112/90, que regulamenta o regime jurídico de servidores públicos da União, revogando trecho que previa o desconto em folha da contribuição sindical.

Do Portal Bahia Notícias

Veja esta matéria do ano 2010: Lula veta projeto que incluía cinco vacinas no calendário da rede pública

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o projeto de lei que incluía outras cinco vacinas no calendário da rede pública de saúde. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (10) no "Diário Oficial da União". O projeto havia sido aprovado pelo Senado no dia 17 de novembro e previa a inclusão das vacinas contra hepatite A, meningocócica conjugada C, pneumocócica conjugada 7 valente, varicela e pneumococo.
De acordo com o governo, das cinco vacinas descritas no projeto de lei, três já estão contempladas no calendário de vacinação. Segundo o Planalto, a inclusão de novas vacinas poderia tornar “mais burocrática e demorada a adoção de novas tecnologias na área de prevenção de doenças, na qual o Brasil é mundialmente reconhecido”.
“O Brasil é o país que oferece gratuitamente o maior número de vacinas aos grupos populacionais alvo, estando disponíveis, atualmente, quarenta e três imunobiológicos. Tanto é assim, que das cinco vacinas descritas no projeto de lei, três já estão contempladas no calendário de vacinação. A pneumocócica conjugada sete valente já foi, inclusive, superada pela disponibilização de uma dez valente, que confere maior proteção", diz parte do texto publicado no "Diário Oficial da União".
O calendário de vacinação brasileiro é definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. O programa é constituído por 12 vacinas, aplicadas desde o nascimento até a terceira idade e distribuídos gratuitamente nos postos de vacinação da rede pública.
Do G1, em Brasília/ Em 10/12/2010

sexta-feira, 1 de março de 2019

Justiça libera carnaval na Sapucaí 1h30 antes de desfile começar

Justiça libera carnaval na Sapucaí 1h30 antes de desfile começar
Foto: Alexandre Macieira / Riotur
Às 21h desta sexta-feira (1º), a Justiça liberou os desfiles do Carnaval 2019 do Rio de Janeiro, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A festa estava ameaçada após o Ministério Público pedir a interdição do local por questão de segurança (veja aqui).

Segundo o G1, a Justiça só liberou os desfiles depois que o Corpo de Bombeiros fez uma vistoria emergencial e que representantes da Riotur e da Liesa assinaram um termo se responsabilizando pela segurança da festa. A partir das 22h30 desta sexta, acontecem as apresentações da Série A do Carnaval do Rio - quem vencer passará para o Grupo Especial.

Os Bombeiros estiveram na Sapucaí nesta manhã, mas a liberação oficial foi condicionada à assinatura do termo de responsabilidade. Apesar do laudo favorável, a corporação apontou algumas pendências de documentação legal do Sambódromo.

Do Portal Bahia Notícias 

Ministério Público e PF recomendam afastamento de diretoria da Vale

Ministério Público e PF recomendam afastamento de diretoria da Vale
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
As autoridades que trabalham na investigação da tragédia de Brumadinho recomendaram à Vale o “imediato afastamento” do diretor-presidente da mineradora, Fabio Scharvtsman, e outros quatro diretores, do “exercício de quaisquer funções e atividades nas empresas integrantes do grupo Vale S.A, proibindo seu acesso a quaisquer de seus prédios ou instalações”.

O documento, assinado por integrantes do Ministério Público Federal, do Ministério Público de Minas Gerais, e da Polícia Federal, pede ainda que a direção da empresa recomende aos empregados não compartilhar assuntos de “teor estritamente profissional” com as pessoas listadas no documento.

A recomendação vale para Fabio Schvartsman, presidente da Vale; Gerd Peter Poppinga, diretor-executivo de ferrosos e carvão; Lúcio Flavio Gallon Cavalli, diretor de planejamento; Silmar Magalhães Silva, diretor de operações do corredor Sudeste; além de outros três gerentes e dois técnicos.

O texto ainda solicita o afastamento de cinco técnicos e gerentes de atividades relacionadas à “gestão de risco e/ou monitoramento de segurança de barragens”.

“A partir da data da entrega desta recomendação, seus destinatários são considerados como pessoalmente cientes da situação ora exposta e, nesses termos, passíveis de responsabilização por quaisquer eventos que lhes forem imputáveis.”

O documento foi entregue em mãos aos advogados do conselho de administração da Vale no final da tarde desta sexta (1º). O MPF, o MPME e a PF dão 10 dias úteis para que a Vale informe se acatará ou não os pedidos. Se não aceitar as recomendações, os procuradores poderão pedir a prisão dos envolvidos.

A recomendação ocorre uma semana depois de gerentes e técnicos que estavam presos afirmarem em depoimento que diretores da Vale sabiam que havia problemas com a barragem do Córrego do Feijão, que se rompeu em janeiro. A informação de que o depoimento de um gerente levou a investigação à diretoria executiva da Vale foi revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, na terça (26).


Do Portal Bahia Notícias/por Julia Chaib | Folhapress

Feira: Moradores reclamam de falta de água há mais de 20 dias

Feira: Moradores reclamam de falta de água há mais de 20 dias
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade
Moradores de um bairro de Feira de Santana vivem há cerca de 20 dias sem água. Segundo o Acorda Cidade, eles disseram que já comunicaram o problema à Embasa, mas até agora não houve solução. 

O caso ocorre na comunidade Lagoa das Pedras, no bairro Aeroporto. Um morador, Israel Silva dos Santos, contou que a comunidade já ligou diversas vezes para a empresa de abastecimento que prometeu visita, mas até o momento não houve retorno.

O mesmo morador diz que mesmo sem água, a fatura da Embasa continua chegando. O residente declarou que cerca de 2 mil pessoas que moram na localidade estão afetadas. Para minimizar o contratempo, os moradores têm pedido água para vizinhos de outros bairros. 

Do Portal Bahia Notícias

Brasileira arranca boné de americano pró-Trump e corre risco de ser deportada dos EUA

Brasileira arranca boné de americano pró-Trump e corre risco de ser deportada dos EUA
Foto: Montagem / Falmouth Police Department
Uma brasileira chamada Rosiane Santos, de 41 anos, poderá ser deportada dos Estados Unidos após ser filmada arrancando um boné de uma americano em um restaurante mexicano. O ato teria sido provocado pelo fato do rapaz, de nome Bryton Turner, estar usando a peça bordada com o slogan “Make America Great Again”, utilizado na campanha do presidente Donald Trump. 

De acordo com o portal UOL, Rosiane, que estava visivelmente bêbada, foi presa por agressão e desordem e logo em seguida pagou fiança. Os atos teriam sido praticados não só dentro do estabelecimento, mas também do lado de fora, quando ela voltou a agredir e arrancar o boné do simpatizante republicano. 

Ela poderá ser expulsa dos Estados Unidos, já que ao ser presa foi constatado que ela vive no país com documentos ilegais. Segundo a advogada da brasileira, ela é casada com um cidadão americano e aguarda os trâmites para a liberação do green card, um documento que torna legal a sua morada no território. 

Aos policiais, Rosiane teria dito que não era correto terem permitido a entrada de um eleitor de Donald Trump em um restaurante mexicano, já que o presidente desde a sua campanha eleitoral tomou diversos posicionamentos de ataque ao México, como discursos xenófobos e a insistente campanha para a construção do muro na fronteira. 

Em entrevista ao jornal NBC News, Turner contou que a brasileira foi verbalmente agressiva a partir do momento em que ele entrou no estabelecimento. "Tudo o que eu disse foi: 'Eu posso usar este chapéu onde eu quiser. Esta é a América”, contou o americano.

Do Portal Bahia Notícias

Jovem é encontrado morto após ser sequestrado e obrigado a pilotar moto para bandidos em Araci

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um jovem de 20 anos foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (1) no povoado Tanque Cavado, zona rural do município de Araci, região sisaleira da Bahia. 

De acordo com a Polícia Militar, Aleilson Jesus dos Santos foi raptado por três homens que chegaram em duas motocicletas, por volta das 13h, e encontrado morto momentos depois. 

Conforme a PM, o pai do jovem contou que os indivíduos obrigaram a vítima a pilotar uma das motos até o local onde ocorreu o crime. Aleilson foi executado com vários tiros. 

O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha. Autoria e motivação do crime devem ser investigadas pela Polícia Civil de Araci.
Notícias de Santaluz

Homem morre em acidente envolvendo moto e carro na BA-120, entre Santaluz e Queimadas

Homem morreu em acidente entre moto e carro na BA-120, entre Santaluz e Queimadas | Foto: Notícias de Santaluz
Homem morreu em acidente entre moto e carro na BA-120, entre Santaluz e Queimadas | Foto: Notícias de Santaluz
O mecânico Balbino José Batista, de 59 anos, morreu em um acidente na noite desta sexta-feira (1) no trecho da rodovia BA-120 entre Santaluz e Queimadas, na região sisaleira da Bahia.

Segundo relatos de populares, a vítima estava em uma motocicleta que foi atingida por um veículo Palio Weekend Adventure, cor prata, com placa de Feira de Santana (BA).

O acidente ocorreu na altura do Haras Sena, por volta das 19h30. Os dois veículos seguiam sentido Queimadas.
Carro ficou com a frente danificada após atingir moto | Foto: Notícias de Santaluz
Carro ficou com a frente danificada após atingir moto | Foto: Notícias de Santaluz
Balbino quebrou perna, braço e morreu no local. Já o condutor do carro, que é representante comercial, mas ainda não identificado, sofreu ferimentos leves. Ele foi socorrido em uma ambulância e levado para o hospital da cidade. O estado de saúde dele é estável.
Homem morreu em acidente envolvendo moto e carro na BA-120, entre Santaluz e Queimadas | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Homem morreu em acidente envolvendo moto e carro na BA-120, entre Santaluz e Queimadas | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Uma guarnição da Polícia Rodoviaria Estadual foi acionada para registrar a ocorrência. Até a publicação desta matéria, o corpo estava no local, aguardando a remoção para o Departamento de Polícia Técnica de Serrinha.
Notícias de Santaluz

Bolsonaro fará viagens para Estados Unidos, Chile e Israel em março

Bolsonaro fará viagens para Estados Unidos, Chile e Israel em março
Bolsonaro em Davos, na Suíça | Imagem: NBR
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem viagens planejadas para os Estados Unidos, Chile e Israel em março. A informação foi divulgada pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, nesta sexta-feira (1º).

Segundo informações do G1, o chanceler divulgou as viagens após uma reunião com o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB). No encontro, os dois discutiram o próximo encontro da comissão Brasil-China, que é coordenada pelo general.

Mas por enquanto, há apenas previsões sobre as datas das viagens. É esperado que o encontro com o presidente americano, Donald Trump, ocorra entre os dias 17 e 19 de março. Sendo assim, a ida de Bolsonaro ao Chile deve ocorrer em seguida, entre os dias 21 e 23 deste mês. Já a viagem para Israel deve acontecer entre 31 de março e 4 de abril, de acordo com o jornal O Globo.

Do Portal Bahia Notícias

Flamengo chega a acordo de indenização com primeira família de vítima do incêndio

Flamengo chega a acordo de indenização com primeira família de vítima do incêndio
Incêndio no Ninho do Urubu matou 10 jovens | Foto: Agif / Folhapress
O Flamengo chegou a um acordo de indenização com a primeira família das 10 vítimas fatais do incêndio no centro de treinamento do Ninho do Urubu. A identidade e o valor acertado não foram revelados. O presidente do clube Rodolfo Landim, que pediu licença por 15 dias em viagem particular, fechou a negociação antes de deixar o Rio de Janeiro.

Após não chegar a um consenso sobre os valores das indenizações com o Ministério Público, o Flamengo partiu para as negociações individuais. As ajudas de custo mensais estão sendo fechadas como havia sugerido pelo MP, mas com prazos diferentes a partir de 10 anos. De acordo com o site "GloboEsporte.com", outras três famílias estão próximas de entrar em acordo com a diretoria do clube carioca. Porém, outras estão longe de um denominador comum.

No dia 8 de fevereiro o alojamento dos atletas das divisões de base do Flamengo pegou fogo. O incêndio acabou matando 10 jovens que foram: os goleiros Bernardo Pisetta e Christian Esmério; os zagueiros Arthur Vinicius e Pablo Henrique; o lateral Samuel Rosa; os volantes Jorge Eduardo e Rykelmo Viana; e os atacantes Athila Paixão, Gedson Santos e Vitor Isaías. Além disso, outros três feridos, Cauan Emanuel, Francisco Diogo e Jonathan Ventura, este último ainda segue internado.

Apesar de assumir a responsabilidade, o Flamengo não admitiu culpa no incêndio. O clube alega que os aparelhos de ar-condicionado, onde começou o fogo, possuíam disjuntores e atribuiu a pane elétrico aos fortes temporais que atingiram o Rio de Janeiro na época. Porém, o CT não tinha alvará do Corpo de Bombeiros para ter alojamento no local e nem o habite-se da prefeitura, que interditou o local na última terça (26).

Do Portal Bahia Notícias

'Vamos recuperar o tempo perdido', diz Elmar Nascimento sobre reforma da Previdência

'Vamos recuperar o tempo perdido', diz Elmar Nascimento sobre reforma da Previdência
Foto: Adriano Cardoso / Ag. Haack / Bahia Notícias
O deputado federal Elmar Nascimento (DEM) afirmou que a entrega do texto sobre a reforma da Previdência poderia ter sido feita com mais antecedência em relação ao recesso do Carnaval. “Deveria ter sido até antes, mas agora no Carnaval não anda muito as coisas. Logo depois do Carnaval vamos procurar recuperar o tempo perdido”, disse. 

Em cima do trio do cantor Bell Marques, o parlamentar aproveitou para destacar a importância que o músico tem para a festa popular baiana: “Um das coisas que mais gosto de nossa folia é poder ter a oportunidade de sair no trio aqui com Bell. É uma coisa fantástica, uma energia positiva e mostra tudo de bom que a Bahia tem”. 

Do Portal Bahia Notícias/por Lucas Arraz / Ian Meneses

Justiça concede liberdade temporária para Lula acompanhar enterro do neto

Justiça concede liberdade temporária para Lula acompanhar enterro do neto
Foto: Divulgação
A Justiça Federal autorizou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a deixar a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) para acompanhar o enterro do neto, Arthur Araújo Lula da Silva. O garoto de 7 anos morreu na manhã desta sexta-feira (1º) em decorrência de um quadro de meningite meningocócica (lembre aqui).

A defesa do ex-presidente se comprometeu a não divulgar qualquer informação relativa ao trajeto que será realizado até o local do sepultamento, que será informado “diretamente à autoridade policial”, de acordo com a Folha de S. Paulo. A militância acampada em Curitiba também decidiu não fazer atos em frente à Superintendência da PF, para evitar tensões como no pedido de liberdade temporária para que o petista acompanhasse o enterro do irmão, Genival Inácio da Silva, mais conhecido como Vavá.

Lula será transportado para São Paulo em um avião cedido pelo governador do Paraná, Ratinho Jr., a pedido de PF.

O processo para que o ex-presidente tenha acesso ao benefício previsto na Lei de Execução Penal, que estabelece a previsão de saída temporária de presos para velórios e enterros de familiares, incluindo descendentes, está sob sigilo e pode ser acompanhado apenas pela juíza Carolina Lebbos e alguns servidores da vara.

Do Portal Bahia Notícias

Jovem fica ferido em troca de tiros com a PM em Santaluz

Robison foi socorrido para o hospital de Santaluz, onde foi atendido e em seguida encaminhado para outra unidade | Foto: Notícias de Santaluz/ Arquivo
Robison foi socorrido para o hospital de Santaluz e em seguida encaminhado para outra unidade | Foto: Notícias de Santaluz/ Arquivo
Robison Gonsalves de Santana ficou ferido em uma troca de tiros com policiais militares em Santaluz, região sisaleira da Bahia, na tarde desta sexta-feira (1). Uma jovem identificada como Idaiane Santos de Jesus, de 18 anos, foi presa durante a ação. Ela vai ser encaminhada ao plantão regional da Polícia Civil em Riachão do Jacuípe. 

De acordo com informações preliminares, a situação aconteceu nas imediações da localidade conhecida como Açude Novo. Após prender a jovem com drogas, a polícia chegou ao local e, ao perceber a aproximação da viatura, Robison tentou fugir atirando contra os policiais, que revidaram e ele acabou sendo atingido por três disparos.

O acusado foi socorrido e levado para o hospital local, onde foi atendido e depois encaminhado em estado grave para outra unidade em Feira de Santana ou Salvador. A ação contou com a participação de policiais militares de Santaluz e Valente.

Robison já havia sido preso em 19 de setembro do ano passado, por envolvimento no assalto a duas estudantes próximo ao cemitério da cidade, poucos minutos após as vítimas terem saído de um cursinho preparatório. Outros dois suspeitos foram presos na ocasião.

Notícias de Santaluz

Terremoto de 7,3 graus atinge região turística do Peru

Terremoto de 7,3 graus atinge região turística do Peru
Foto: Divulgação
Um terremoto foi registrado no Nordeste do Peru, na região turística de Arequipa, por volta das 5h50 desta sexta-feira (1º). Segundo a Agência Brasil, os tremores foram sentidos em várias áreas.

O Centro Nacional de Sismologia informou que o terremoto foi de magnitude de 7,3 graus na escala Richter e de 7 graus no epicentro, a 223 quilômetros de Arequipa.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA) do Chile informou que não há alerta de tsunami para as costas chilenas, mas houve uma advertência preventiva.

Do Portal Bahia Notícias

Neto do ex-presidente Lula morre vítima de meningite em hospital de Santo André

Neto do ex-presidente Lula morre vítima de meningite em hospital de Santo André
Foto: Divulgação / Vigília Lula Livre
O neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, faleceu na manhã desta sexta-feira (1º) em Santo André, após dar entrada no Hospital Bartira com um quadro de febre alta. De acordo com informações do colunista Anselmo Góes, a criança foi diagnosticada com meningite meningocócica e não resistiu ao quadro infeccioso.

Arthur é filho de Marlene Araújo Lula da Silva e Sandro Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente e da ex-primeira-dama Marisa Letícia. A criança é o sexto neto de Lula e nasceu na época em que o ex-presidente fazia tratamento contra o câncer.

O petista está preso em Curitiba (PR) desde abril de 2018, cumprindo pena de 12 anos e um mês no processo do tríplex do Guarujá (SP). Por se tratar de um parente em primeiro grau, a defesa do ex-presidente deve pedir autorização para que Lula acompanhe o sepultamento do neto.

Do Portal Bahia Notícias

Leagold se posiciona sobre explosão que deixou 2 mortos em mina de ouro e diz que realiza investigação paralela

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Operários morreram após explosão em mina de ouro na Bahia | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Enquanto policiais civis da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), coordenados pelo delegado Mozart Cavalcanti, deram início a investigação para apurar as causas de uma explosão que deixou dois mortos e três feridos em uma mina de ouro na Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM), localizada no limite territorial entre os municípios de Barrocas e Teofilândia, região sisaleira da Bahia, na noite de quinta-feira (28), a mineradora Leagold, dona do empreendimento, deu início a suas investigações em paralelo, conforme determina seu Sistema de Gestão de Segurança.

Por meio de nota enviada ao Notícias de Santaluz na manhã desta sexta-feira (1), a empresa canadense informou que colabora com as autoridades policiais e que “está totalmente mobilizada para que o acidente seja investigado e esclarecido o mais breve possível”. A mineradora disse ainda que está dando todo o apoio aos envolvidos e familiares neste momento. Segundo a assessoria de comunicação da Leagold, cinco funcionários estavam na mina subterrânea no momento do acidente.

A empresa afirma que sua equipe de Brigada de Emergência prestou atendimento imediato aos envolvidos, que foram levados para hospitais da região. Entretanto, lamenta a mineradora, dois deles morreram. Os trabalhadores mortos foram identificados como Leomar Brito Cordeiro e Murilo Souza de Oliveira, ambos moradores da cidade de Serrinha, distante cerca de 22 quilômetros de Teofilândia. Os outros três funcionários foram atendidos e estão estáveis.

Segundo as primeiras informações apuradas pela Polícia Civil, a explosão ocorreu durante o terceiro turno de trabalho de operários da mina. No momento do acidente, era feito o carregamento de frente, termo utilizado para preparação do local de detonação de uma determinada área para retirada de minério. Contudo, segundo a polícia, houve uma explosão de dinamite não programada.

Confira a íntegra da nota enviada ao Notícias de Santaluz pela Leagold
Leagold e Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral (FBDM) lamentam profundamente informar a ocorrência de um acidente na mina subterrânea, na noite do dia 28/02/19, envolvendo explosivos.

Estavam nessa atividade cinco funcionários, que receberam atendimento imediato, prestado pela Brigada de Emergência da empresa, com subsequente transferência para hospitais. Infelizmente, dois deles vieram a falecer. Três funcionários foram atendidos e estão estáveis. A FBDM está dando todo o apoio aos envolvidos e familiares neste momento.

As autoridades policiais e instituições foram acionadas para avaliação da situação e a FBDM está totalmente mobilizada para que o acidente seja investigado e esclarecido o mais breve possível.

Ressaltamos que uma equipe da empresa também está investigando o ocorrido, conforme determina seu Sistema de Gestão de Segurança.

A Leagold, FBDM e seus funcionários prestam as mais sinceras condolências às famílias dos colegas vitimados pelo acidente.
Notícias de Santaluz