SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 26 de janeiro de 2019

Baianos estão entre os desaparecidos na tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais



Segundo familiares, Alex Mário Moraes Bispo, 22 anos, Ademário Bispo, 51, Ednilson dos Santos Cruz e George Conceição de Oliveira, de idade não informada, trabalhavam em uma terceirizada da Vale, responsável pela barragem, e estavam na empresa no momento do ocorrido. 

Os nomes deles estão na lista de desaparecidos divulgada pela Vale, neste sábado (26). Os quatro são do município de Santo Amaro, no recôncavo baiano, e tinham deixado a cidade para trabalhar. 

Dois deles, Ademário e Alex Mário, são tio e sobrinho. Os dois trabalham como mecânicos de montagem na Vale e estavam na empresa há cerca de 6 meses. Por telefone, um dos filhos de Admário, e primo de Alex Mário, Natanael Bispo, 21 anos, contou que todos os quatro baianos desaparecidos moram em Mário Campos, município a cerca de 20 minutos de Brumadinho. Os quatro saíram na manhã de sexta para trabalhar e depois da tragédia não fizeram mais contato. Falei com ele [Ademário] 11h40. Ele estava no refeitório, almoçando. 

Quando fiquei sabendo da tragédia, por volta de 13h30, liguei para ele e não consegui mais falar. Não tenho notícia nenhuma, informação nenhuma. Natanael está em Brumadinho em busca de atualizações sobre o pai, o primo e os amigos deles. Até por volta das 17h20, nenhum dos quatro baianos tinha sido localizado. 

O jovem contou que Ademário mora há um ano e meio em Mário Campos, mas trabalha na Vale há cerca de 6 meses. O primo, Alex Mário, também mora na mesma rua que eles e trabalhava no local do acidente o mesmo tempo que o tio. 

Segundo Natanael, o pai tinha dito que não ia trabalhar na sexta, dia da tragédia, mas mudou de ideia após o amigo George, que também está desaparecido, oferecer uma carona. Ele não ia trabalhar, foi porque George foi de carro próprio, e não precisou ir no ônibus [da empresa] tão cedo. Ele disse que não queria ir trabalhar. Aflição também para a família dos baianos em Santo Amaro, cidade com cerca de 12 mil habitantes. 

A prefeitura do município divulgou uma nota na redes sociais se solidarizando com os familiares dos santamarenses. "A cidade está mobilizada nessa comoção. Uma cidade pequena, todo mundo uma grande família", disse a gestão municipal, por meio da assessoria. 

Ao G1, o filho mais velho de Ademário, Ismael Bispo, 23 anos, disse que a família está angustiada sem notícias dele, do sobrinho e dos amigos. "Minha mãe falou com ele [Ademário] ontem, 8h da manhã. Vi que o nome deles está na lista de desaparecidos, mas estamos sem notícias, no escuro", desabafou.

Do Portal Brumado Urgente

Riachão do Jacuípe: Reunião define regulamento da Copa Sisal Sub-15 - 2019

Sub 15 - edição 2019
Ano 2004, 2005 e 2006
Começa dia 02/03
Inscrições até dia 10/02, a confirmação se dá com o pagamento da inscrição R$ 300,00

Os jogos serão em rodada dupla em cada cidade.

O mandante indicará a  arbitragem dos dois jogos. A Liga Sisal passará uma ajuda de R$ 200,00 por rodada para o mandante.

São 4 jogos por equipe.
8 equipes dividida em dois grupos.
Um grupo enfrenta o outro.
Classifica os 4 melhores no geral.

A semifinal será entre os 4 melhores, com jogo único e rodada dupla com mando da equipe que fizer na primeira fase a melhor campanha.

Assim também como a final.
Jogo único no estadio da equipe de melhor campanha no geral.

Documentos: CPF (obrigatório) e RG ou atestado escolar.

Morre no Rio o deputado estadual e apresentador Wagner Montes

O deputado estadual (PRB-RJ) e apresentador Wagner Montes morreu neste sábado (26), no Rio, aos 64 anos. Ele estava internado há dois dias para tratar uma infecção urinária. 

Ele ganhou notoriedade após apresentar uma série de programas jornalísticos de cunho policial na Record e, recentemente, foi eleito deputado federal pelo Rio com 65.868 votos, mas ainda não havia tomado posse.

Wagner estava internado no hospital Barra D’Or e as causas de sua morte não foram divulgadas. Ele era casado com a também apresentadora Sonia Lima. Em novembro, ele havia sido hospitalizado após sofrer um infarto dentro de um avião que ia de Foz do Iguaçu ao Rio.
Natural de Duque de Caxias, o advogado, deputado e apresentador começou a carreira na comunicação em 1974, na rádio Tupi. Em 1981, ele sofreu um grave acidente de triciclo e precisou amputar a perna direita. 
Montes apresentou o programa “Aqui e Agora”, na extinta TV Tupi, em 1989, e atualmente apresentava o programa “Balanço Geral”. No ano passado, ficou afastado por cinco meses de suas atividades por conta de uma arritmia cardíaca em um voo. Ele chegou a ficar 48 dias internado e 37 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em abril de 2018, fez uma cirurgia para retirar dois cálculos renais, se afastando novamente de algumas atividades. (Informações da Folhapress / Foto: Instagram pessoal).
Do Portal Interior da Bahia

Sobe para 34 o número de mortos de tragédia em Brumadinho

Sobe para 34 o número de mortos de tragédia em Brumadinho
Foto: Reprodução / Globo
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais anunciou na tarde deste sábado (26) que o número de mortos devido ao rompimento da barragem em Brumadinho subiu para 34. A última atualização era de 11 mortes.

Também foi divulgado que há 81 pessoas desabrigadas e que 23 sobreviventes foram levados a hospitais.

De acordo com as Forças Integradas de Segurança de Minas Gerais, há 166 funcionários da Vale e 130 funcionários terceirizados desaparecidos. Até o momento foram encontradas 176 pessoas com vida.

Mais cedo, a Vale divulgou lista com mais de 400 desaparecidos.

A médica Marcelle Porto Cangussu continua sendo a única vítima que já teve o corpo reconhecido. Ela estava trabalhando no momento em que a barragem se rompeu.

Segundo Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e a e a Associação Mineira de Medicina do Trabalho (AMIMT), Marcelle obteve seu título de especialista em Medicina do Trabalho em 2015 e se dedicava à carreira na Vale.

A TRAGÉDIA

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu e ao menos outra transbordou nesta sexta-feira (25) em Brumadinho, cidade da Grande Belo Horizonte, liberando cerca de 13 milhões de m³ de rejeitos da produção de minério de ferro no rio Paraopeba, que passa pela região.

Os rejeitos atingiram um refeitório e um prédio administrativo da empresa, que ficaram soterrados pela lama. Eles ficam no interior do complexo da mina Córrego do Feijão, na zona rural de Brumadinho. A barragem B1, que se rompeu, é uma estrutura de porte médio para contenção de rejeitos e estava há três anos em processo de desativação.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Melhores momentos de Santa Cruz 1 x 3 Bahia pela Copa do Nordeste

           

Com dois gols de Gilberto, Bahia vence Santa Cruz fora de casa pela Copa do Nordeste

Após a sonora goleada aplicada sobre a Juazeirense, pelo Campeonato Baiano, o Bahia voltou a vencer, desta vez o Santa Cruz, em partida realizada na Arena Pernambuco, pela segunda rodada da Copa do Nordeste. 
Com dois gols de Gilberto e um contra (Marcos Martins), o time do técnico Enderson Moreira ganhou por 3 a 1. O gol do tricolor pernambucano foi marcado por Elias Carioca.
O JOGO
O duelo começou agitado e logo aos 9 minutos do primeiro tempo, Nino Paraíba recebe grande passe do atacante Artur, bate forte, porém o goleiro do Santa Cruz faz bela defesa. Mas foi aos 18 minutos que o placar foi aberto. Grande jogada do Bahia, começando com Artur que descolou ótimo passe para Nino Paraíba, este invade a grande área e cruza rasteiro para Moisés, mas o lateral Marcos Martis, do Santa Cruz, colocou a bola pra dentro e fez gol contra. Mas aos 36 minutos, Elias Carioca recebe passe por cima do atacante Jô, domina com o pé direito e chuta colocado com o esquerdo, de fora da área, marcando um golaço para o Santa Cruz. O primeiro tempo terminou empatado por 1 a 1.
Na segunda etapa o Tricolor voltou muito melhor em campo e logo no primeiro minuto, Moisés recebe passe de Artur, toca para Gilberto sozinho dentro da grande área e o camisa 9 do Bahia desempata o placar. Pouco tempo depois, logo aos nove minutos, Artur tenta chute de fora da área, a bola bate no volante do Santa Cruz e os zagueiros batem cabeça na área, deixando Gilberto dominar e chutar para o gol, marcando o terceiro gol do Tricolor de Aço.
FICHA TÉCNICA:
Santa Cruz x Bahia - 2ª rodada da Copa do Nordeste
Data: 26 de janeiro de 2019 (sábado)
Horário: 16h00 (de Salvador)
Local: Arena Pernambuco
Árbitro: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)
Auxiliares: Rondinelle dos Santos Tavares (AL) e Maxwell Rocha da Silva (AL)
Gols: Marcos, contra e Gilberto (2x) (Bahia); Elias Carioca (Santa Cruz)
Amarelos: Flávio, Guilherme e Artur (Bahia); Elias, Allan Dias (Santa Cruz)
Santa Cruz: Ricardo Ernesto; Marcos Martins, Vitão, Danny Morais e Raphael Soares; Charles, Augusto (Cesinha), Diego Lorenzi e Allan Dias; Jô (Luiz Felipe) e Elias Carioca (Sillas Gomes). Técnico: Leston Júnior
Bahia: Douglas; Nino, Jackson, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore, Flávio e Guilherme (Douglas); Artur (Shaylon), Rogério (Elber) e Gilberto. Técnico: Enderson Moreira
Do Portal Galáticos Online

Bolsonaro diz que número de mortos pode aumentar; Israel oferecerá ajuda para buscas

Bolsonaro diz que número de mortos pode aumentar; Israel oferecerá ajuda para buscas
Foto: Divulgação
Ao chegar ao Palácio da Alvorada em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que daqui para frente o trabalho é apenas de busca de desaparecidos e que o número de mortos em decorrência da tragédia em Brumadinho (MG) deve aumentar.

Foram tomadas todas as providências de imediato para aliviar a dor dos familiares. Daqui para frente o trabalho é a busca de desaparecidos, infelizmente pode aumentar muito o número de mortos", afirmou.

Em breve fala feita na porta do Alvorada, Bolsonaro disse ainda que ele receberia um telefonema do primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, que oferecerá ajuda no trabalho de buscas na região atingida.

"Vou receber agora o telefonema do senhor Binyamin Netanyahu, que estará oferecendo ajuda com tecnologia para buscar desaparecidos."

Questionado sobre se seria necessário mais fiscalização para evitar esse tipo de desastre, o presidente disse que "tudo é importante"

Bolsonaro sobrevoou na manhã deste sábado (26) a região de Brumadinho acompanhado de ministros de Estado.

"Por telefone o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahy, nos ofereceu ajuda para a busca de desaparecidos no desastre de Brumadinho/MG. Aceitamos e agradecemos mais essa tecnologia israelense a serviço da humanidade", escreveu o presidente no Twitter logo depois de chegar ao Alvorada.


Do Portal Bahia Notícias/por Talita Fernandes / Mariana Carneiro | Folhapress

Marcos Pontes vai a Israel para avaliar tecnologias de tratamento de água

Marcos Pontes vai a Israel para avaliar tecnologias de tratamento de água
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, viaja na próxima semana a Israel com uma equipe de técnicos para conhecer experiências do país na área e discutir parcerias. Segundo a Agência Brasil, um dos interesses é mapear iniciativas de reúso e dessalinização de água para avaliar possibilidades de adoção de tais técnicas no Brasil.

Pontes apresentou a jornalistas a missão, que contará também com integrantes de outros ministérios, como o das Relações Exteriores. “A missão tem finalidade técnica de verificar tecnologias e processos de como trabalham com inovações que nos sejam úteis para que possamos estreitar relações e trazer benefícios para o país”, explicou nesta sexta-feira (25), em Brasília.

O ministro justificou a missão pelo fato de Israel ocupar a 11ª colocação no ranking global de inovação, de ter eventos importantes na área (como a feira Cybertech) e pela experiência no reuso e dessalinização de água, fontes de 50% do consumo nacional. Na agenda estão previstas, além de reuniões com autoridades do governo israelense, visitas a estações de tratamento de água e a empresas com atuação na área.

Pontes informou que os projetos de reuso e dessalinização no Brasil serão coordenados pelo Instituto Nacional do Semi-árido. “Esses equipamentos podem ser de diferentes países. A gente vai procurar identificar onde essas tecnologias estão sendo desenvolvidas no planeta e promover a tecnologia brasileira”, disse o ministro. Um cadastro será aberto no ministério para que empresas brasileiras possam inscrever suas tecnologias para o tema.

Questionado por jornalistas sobre o porquê da ênfase em dessalinização sendo que a maior incidência da seca é no semi-árido, respondeu que as soluções serão implementadas de forma combinada, da transposição do São Francisco a projetos de dessalinização para áreas mais próximas do litoral ou envolvendo poços de pouca profundidade.

“Não se conseguiu até agora colocar sistema integrado para solucionar o problema de forma sustentável. Esse esforço com o Ministério do Desenvolvimento Regional, com a nossa participação, é para ajudar a solucionar o problema usando essas diversas fontes de água”, acrescentou.

Do Portal Bahia Notícias

Ministério da Saúde quer aumentar preços dos refrigerantes para 'frear' obesidade

Ministério da Saúde quer aumentar preços dos refrigerantes para 'frear' obesidade
Foto: Ilustrativa
Que refrigerantes e sucos de caixinha são ricos em açúcar não é novidade. Porém, o Ministério da Saúde pediu à Receita Federal um aumento no imposto para taxar estas bebidas doces com o objetivo de barrar o crescimento da obesidade no Brasil. De acordo com informações do UOL, A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que as bebidas fiquem 20% mais caras para desestimular seu consumo, associado também a outras doenças como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares e dentários - ou seja, se uma lata custar R$ 4, ela passaria a custar R$ 4,80.

Esse aumento poderia ser compensado com subsídios para compra de frutas e vegetais, reduzindo o custo destes alimentos entre 10% e 30% com o intuito de aumentar o consumo de produtos naturais em detrimento daqueles industrializados. “A diminuição do consumo de bebidas açucaradas significa uma menor ingestão de ‘açúcares livres’ e calorias no geral, uma melhor nutrição e menos pessoas sofrendo com sobrepeso, obesidade, diabetes e cárie dentária”, divulgou a OMS em nota. O estudo indica ainda que alguns grupos de pessoas responderiam melhor às mudanças de preços nos produtos e estariam mais dispostos a adequar sua alimentação. Entre eles estão pessoas com baixo rendimento, jovens e aqueles que consomem alimentos e bebidas pouco saudáveis com frequência.

A Coca-Cola, maior fabricante do país, é contra qualquer tipo de aumento de tributos e defende outras medidas para a redução da obesidade. Para a Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes), que representa os grandes produtores, "imposto não fabrica saúde". A Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil) é a favor da elevação dos tributos desde que o aumento seja igual para todos, inclusive os que não recebem incentivos fiscais regionais. Vale lembrar que a obesidade é causada por múltiplos fatores, inclusive genéticos, e que ser gordo não é sinônimo de estar doente. A pessoa acima do peso "padrão" pode apresentar regularidade em todas as taxas do organismo.

Do Portal Bahia Notícias

Vale divulga nomes de mais de 400 desaparecidos após tragédia em MG

Vale divulga nomes de mais de 400 desaparecidos após tragédia em MG
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de MG
A Vale divulgou, na manhã deste sábado (26), uma lista com 412 nomes de empregados e terceirizados que estão desaparecidos após o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), que aconteceu na tarde de sexta-feira (25).

Ao menos nove pessoas morreram e mais de 300 estão desaparecidas, segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. 

A Vale lamentou o rompimento e disse que "a prioridade máxima da empresa, neste momento, é apoiar nos resgates para ajudar a preservar e proteger a vida de empregados, próprios e terceiros, e das comunidades locais".

A pedido da Advocacia-Geral de Minas Gerais, o juiz plantonista do Tribunal de Justiça do estado determinou nesta sexta-feira (25) o bloqueio de R$ 1 bilhão das contas da Vale. 

A lista está disponível no site da mineradora (veja aqui). A Vale pede que, caso algum sobrevivente esteja na lista, entre em contato através do telefone 0800-821-5000.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

PF instaura inquérito para investigar rompimento de barragem em Brumadinho

PF instaura inquérito para investigar rompimento de barragem em Brumadinho
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de MG
A Polícia Federal instaurou neste sábado (26) um inquérito para investigar as causas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, o delegado Luiz Augusto Pessoa Nogueira informou que o objetivo da ação é não perder tempo e promover as diligências que seriam impossíveis posteriormente. "Queremos apurar o mais rápido possível a fim de apontar os responsáveis, caso existam, e a dimensão do dano ambiental", afirmou.

Do Portal Bahia Notícias

Após desastre em Brumadinho, Justiça determina bloqueio de R$ 1 bilhão da Vale

Após desastre em Brumadinho, Justiça determina bloqueio de R$ 1 bilhão da Vale
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de MG
A Justiça de Minas Gerais determinou, na noite desta sexta-feira (25), o bloqueio de R$ 1 bilhão em contas da Vale. A decisão vem após o rompimento de uma barragem da mineradora em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (veja aqui).

Segundo o G1, o bloqueio atende a um pedido do governo do estado para "imediato e efetivo amparo às vítimas e redução das consequências" do desastre. Em decisão liminar, o juiz Renan Chaves Carreira Machado determinou que o valor bloqueado seja transferido para uma conta judicial.

A mineradora também será obrigada a apresentar um relatório sobre as medidas de ajuda às vítimas em até 48 horas; estancar o vazamento da barragem em até cinco dias, como determina o protocolo para desastres; dar início à remoção do volume de lama lançado com o rompimento; elaborar um plano de recomposição da área afetada; entre outras medidas.

Do Portal Bahia Notícias

Sobe para 10 o número de mortos na tragédia em Brumadinho

Sobe para 10 o número de mortos na tragédia em Brumadinho
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros
Subiu para 10 o número de mortos no desastre do rompimento de uma barragem da mineradora Vale na região de Brumadinho (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, aproximadamente 300 pessoas estão desaparecidas e 190 foram resgatadas com vida na região.

De acordo com os bombeiros, de 100 a 150 pessoas estavam na área administrativa da Vale, que ficava nas proximidades da barragem que rompeu; cerca de 30 estavam na região da vila Vértico; aproximadamente 35 na pousada Nova Instância e de 100 a 140 estavam na região do Parque das Cachoeiras.

Uma barragem da Vale se rompeu nesta sexta-feira (25) em Brumadinho. Segundo o presidente da empresa, Fabio Schvartsman, o dano ambiental será muito menor que o de Mariana, mas a tragédia humana deverá ser maior.

O rompimento da barragem liberou 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos, que entraram no rio Paraopeba. A estimativa é a de que esse volume represente um quarto do que foi liberado no acidente com a barragem de Fundão, em Mariana, que pertencia à Samarco, empresa controlada pela Vale e pela BHP Billiton.

Na ocasião, em novembro de 2015, 19 pessoas morreram, e milhares foram atingidas pelos estragos do rastro de lama, que contaminou o rio Doce e chegou até o litoral do Espírito Santo, matando animais e prejudicando o abastecimento de água.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Governo de Minas Gerais determina suspensão de atividades da Vale em Brumadinho

Governo de Minas Gerais determina suspensão de atividades da Vale em Brumadinho
Foto: Polícia Militar de MG
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais determinou a suspensão imediata de todas as atividades da mineradora Vale na região de Brumadinho, onde uma barragem se rompeu no início da tarde de ontem (25). Segundo a Agência Brasil, o órgão informou, por meio de nota, que também determinou a abertura imediata de um canal onde houve acúmulo de sedimentos que interrompem o fluxo natural do curso d’água.

De acordo com o comunicado, foi determinado ainda o rebaixamento do nível do reservatório da barragem VI, que transbordou após o rompimento da barragem B1. Outra medida estabelecida pela secretaria foi o monitoramento da qualidade da água no Rio Paraopeba, que abastece a região. Também haverá monitoramento, em tempo integral, das estruturas remanescentes da barragem, com comunicação imediata ao centro de comando e equipes que estiverem em campo.

A secretaria informou que a barragem B1 começou a operar em meados dos anos 70 e estava licenciada. Desde 2015, o local não recebia mais rejeitos. De acordo com o governo estadual, a Vale solicitou licença ambiental para desativar a estrutura e o documento foi aprovado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental em dezembro de 2018, “seguindo todos ritos e procedimentos vigentes”.

“O órgão não autorizou a disposição de rejeitos, mas a retirada de todo material depositado e posterior recuperação ambiental da área”, destacou o comunicado. O volume de material disposto na barragem B1 era de aproximadamente 12 milhões de metros cúbicos de rejeito de minério de ferro.

A estrutura da barragem tinha área total de aproximadamente 27 hectares e 87 metros de altura. A competência para fiscalizar a segurança das barragens de mineração é da Agência Nacional de Mineração (ANM), conforme estabelecido na Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010). Ainda segundo a legislação, a responsabilidade pela operação adequada desse tipo de estrutura é do empreendedor.

Em nota, a ANM informou que a barragem B1 era uma estrutura destinada à contenção de rejeitos, de porte médio e que não apresentava pendências documentais. Em termos de segurança operacional, o local estava classificado na categoria de risco baixo e de dano potencial associado alto – em função de perdas de vidas humanas e dos impactos econômicos sociais e ambientais.

Do Portal Bahia Notícias

'Vamos resgatar somente corpos', diz Zema sobre tragédia em Brumadinho

'Vamos resgatar somente corpos', diz Zema sobre tragédia em Brumadinho
Foto: Omar Freire
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que são mínimas as chances de resgatar pessoas com vida da tragédia em Brumadinho (MG). Nesta sexta (25), o rompimento de uma barragem da mineradora Vale matou ao menos sete pessoas. Há mais de 150 desaparecidos.

"Vamos resgatar somente corpos", afirmou o governador em entrevista na faculdade Asas de Brumadinho, espécie de ponto de apoio das autoridades para definir ações relacionadas à tragédia.

Zema disse ter recebido propostas de outros estados e do governo federal para a operação. "Agradecemos muito, mas a nossa força-tarefa no momento é suficiente. Vamos precisar de ajuda provavelmente a partir de segunda-feira (28)."

Segundo o governador, além do resgate dos corpos, a preocupação é acompanhar o estado da barragem. "O vazamento até agora parece estável, caso não chova. Mas se chover pode se mover mais um pouco."

Zema diferenciou o caso de Brumadinho do de Mariana. Em 2015, o rompimento da barragem de Fundão matou 19 pessoas e espalhou rejeitos de minério por 650 km. O reservatório pertence à mineradora Samarco, de propriedade da Vale e da BHP Billiton.

"O vazamento tem uma característica diferente daquele que aconteceu em Mariana, que foram centenas de quilômetros. Este teve um maior número de vítimas, mas vai ficar territorialmente mais limitado", afirmou o governador.

Em rede social, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que lamenta o ocorrido. "Determinei o deslocamento dos ministros do Desenvolvimento Regional e Minas e Energia, bem como nosso Secretario Nacional de Defesa Civil para a Região", afirmou. "Nossa maior preocupação neste momento é atender eventuais vítimas desta grave tragédia."

Os recibos de ações da Vale negociados na Bolsa de Nova York caíram perto de 8% nesta tarde, reflexo do rompimento da barragem em Brumadinho. No Brasil, a Bolsa está fechada pelo feriado de aniversário de São Paulo.

O Instituto Inhotim, que fica em Brumadinho, foi esvaziado por medida de segurança e permanecerá fechado no fim de semana. O museu é um dos maiores centros de arte ao ar livre da América Latina.

O rompimento aconteceu na região do córrego do Feijão, na altura do km 50 da rodovia MG-040. A barragem, que estava inativa, armazenava 12,7 milhão de m³ de rejeito de mineração.


Do Portal Bahia Notícias/por Geórgea Choucair | Folhapress

Ricardo Ishmael acredita que aumento do 'JM' é resposta da Globo para priorizar o jornalismo

Ricardo Ishmael acredita que aumento do 'JM' é resposta da Globo para priorizar o jornalismo
Fotos: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias
Ao que parece, aquela antiga programação matutina da Globo - que a emissora justificava estar voltada especificamente para um público feminino e infantil, como a extinta "TV Globinho" - virou de fato coisa do passado. 

Prova disso é que nos últimos tempos, as crianças perderam seu espaço e o foco no jornalismo, inclusive através da programação local, vem ganhando mais tempo no ar. Esta semana, por exemplo, o “Jornal da Manhã” iniciou sua trajetória de duas horas de exibição (relembre aqui). O matinal agora é transmitido das 6h às 8h e, pelo menos nos primeiros dias, a audiência seguiu correspondendo.

É bem verdade que a atração comandada por Ricardo Ishmael e Thaic Carvalho já ficava em primeiro lugar na praça baiana, mas os números têm crescido ainda mais. “Isso vem ao encontro do que a gente já sabia: uma necessidade do público por maior conteúdo local, regional e estadual. É claro que queremos saber sobre os assuntos nacionais e internacionais e como impactam na nossa vida, mas vamos querer saber mais o que acontece no nosso quintal, na nossa região. Esse desejo por conteúdo local explica, de uma certa maneira, esse aumento nos números desde que o jornal passou a ter duas horas. É o termômetro que o caminho é esse”, vibrou Ishmael em visita ao Bahia Notícias.  

Historicamente, a Globo ficou conhecida por ter sua grade bem fechada e com horários determinados para as afiliadas. Sendo assim, uma atitude como essa de ceder espaço da programação nacional demonstra, no mínimo, um voto de confiança. “Isso parte de um alinhamento nacional que já vinha sendo discutido com a Rede Globo, partindo da percepção de que o público quer o conteúdo local. Já buscávamos isso. Essa mudança agora vem atender a essa busca. Vem dentro dessa lógica de entender que temos que ter mais espaço para o jornalismo. Reparem que a programação da Globo se fortalece mais com o jornalismo. É a consolidação de uma manhã voltada para o jornalismo”, atentou.
Questionado se tal “permissão” não veio por questão de competitividade entre as emissoras, especialmente aqui na Bahia, em que a “briga” pelo público de casa é forte, já que a TV Itapoan e até a TV Aratu conseguem liderar em determinados horários, Ricardo amenizou. “Acho que tem mais a ver com o fato de que o nosso público mudou. E se ele muda, nós mudamos também. Não queremos perder essas pessoas”, lembrou. Porém, admitiu: “É claro que temos uma concorrência mais próxima do que alguns anos. É natural. A gente busca informações de formas variadas. Sem falar que hoje o cidadão não necessariamente assiste, ele consome nas outras plataformas da gente, como o GloboPlay, portais de notícias. Ele continua com a gente. Contudo, acredito que com esse mais tempo, teremos um fortalecimento do local. O momento para mudança é agora”.

Além do tempo no ar, que o comunicador pontua como “a percepção que temos agora um desafio maior, uma responsabilidade maior de oferecer conteúdo ao nosso público”, o “Jornal da Manhã” ganhou também novos quadros. “Especificamente, temos algumas ações. Para para começar, criamos o ‘Repórter Turista’. A ideia é que nossos colegas circulem pelas regiões para trazer para aquelas pessoas que viajam um olhar diferenciado daquele lugar. Temos também o ‘Afro Job’, que é uma parceria com a turma do G1 Bahia. A ideia é que os repórteres tragam iniciativas de empreendedorismo da população negra, que estejam servindo de exemplo para outras pessoas. É importante pelo lugar de fala. Porque uma coisa sou eu, Ricardo, falar. Outra coisa é um repórter fazer alguém da comunidade falar de si, sabe? Estou muito feliz com esse quadro. Temos algumas inserções como acontece com o G1 em minuto também”, enumerou. Ricardo entrou para a equipe da TV Bahia em 2009 e no seguinte foi promovido a apresentador titular do "Jornal da Manhã". 

Do Portal Bahia Notícias/por Júnior Moreira Bordalo

Bahia tem 10 barragens com risco segundo agência; situação mais grave é em Araci

Um relatório divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) no final do ano passado apontou 45 barragens em todo Brasil com algum nível de preocupação. Destas, cinco estão em Minas Gerais e dez na Bahia – maior número em todo o país. 

Na lista, no entanto, não consta a barragem Mina do Feijão, em Brumadinho (Minas), que se rompeu na sexta-feira (25). O número de barragens vulneráveis no país subiu, em um ano, de 25 para 45. A Bahia é seguida por Alagoas (6) e Minas Gerais (5).
Reprodução/Correio24h
Reprodução/Correio24h
O balanço da ANA foi o segundo produzido após o desastre ambiental de Mariana, com o rompimento da barragem de Fundão, sob responsabilidade da mineradora Samarco, em novembro de 2015. 

Na Bahia, as estruturas com risco são: Afligidos (em São Gonçalo dos Campos), Apertado (Mucugê), Araci (na cidade de mesmo nome), Cipó (Mirante), Luiz Vieira (Rio de Contas), RS1 e RS2, em Camaçari, Tabua II (Ibiassucê), Zabumbão (Paramirim) e Pinhões (Juazeiro/Curaçá). 

A situação mais grave, segundo o relatório, é da Barragem de Araci, no município de mesmo nome, no Nordeste da Bahia. A barragem foi construída para represar as águas do Rio Pau-a-Pique e amenizar as dificuldades dos moradores da região no período de estiagem. O relatório aponta que a estrutura apresenta rachaduras no coroamento da barragem, indica um alerta e diz que o valor estimado para reforma seria de R$ 180 mil.
De acordo com o relatório, a situação mais grave é da barragem de Araci | Foto: Reprodução/Correio24h
De acordo com o relatório, a situação mais grave é da barragem de Araci | Foto: Reprodução/Correio24h
No estado, há 426 barragens registradas junto à ANA e, destas, 335 são fiscalizadas pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), ligado ao governo do estado. Mas, para fazer esse trabalho, o órgão conta com uma equipe de apenas seis fiscalizadores. Em nota, o governo da Bahia disse que foi o estado que mais cumpriu metas de fiscalização e vistoria de barragens e o único a atender integralmente ao que foi previsto e pactuado com a ANA.

“A Bahia é um dos poucos estados que tem informações, onde a população pode dormir tranquila porque os órgãos públicos estão atuando, fazendo o trabalho preventivo. Quando a gente indica que está em risco, a gente corre atrás e cobra a correção desses procedimentos”, disse o diretor de Águas do Inema, Eduardo Topázio, na ocasião.

Do Portal Notícias de Santaluz, com informações do Correio24h

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Serrinha: E a grama do estádio Marianão, nada!

A promessa foi remover o gramado do estádio Mariano Santana "Marianão" fazer a festa do São João e depois colocar uma drenagem e novo grama.

Promessa? Isso, promessa! Mas até o presente momento, não cumprida! Aliás, podemos acreditar em promessa de político? Às vezes sim e outras vezes, não!

Pela forma de administrar do atual prefeito de Serrinha não tem nenhuma condição de se acreditar.

Já são 7 meses sem a nossa praça esportiva. Será que a finalidade era mesmo retirar e colocar uma grama nova? Ou tem outros interesses por trás? Como por exemplo: usar como argumento para não colocar a seleção serrinhense, tri-campeã intermunicipal para disputar esta competição, o fato de ainda não está com o gramado novo? Ou não gastar para fazer o Campeonato Serrinhense? Como a liga assumiu o comando, será que o Serrinhense foi o Campeonato da Lixa?

Na noite desta sexta-feira (25), membros da oposição na cidade de Serrinha nos enviaram uma foto montagem da nossa bela praça esportiva com um grande público presente nas belas tardes de domingo.

E como diz a linda música de Roberto Carlos "Eu me lembro com saudade/O tempo que passou/O tempo passa tão depressa/Mas em mim deixou/Jovens tardes de domingo/Tantas alegrias/Velhos tempos/Belos dias...".

Será que por estes tempos ainda teremos belas tardes de domingo no Marianão? Sinceramente, não acredito! Ou que a gestão me prove o contrário, porque de promessa de político ao longo dos meus 51 anos de idade eu já estou cheio!

Por Cival Anjos

Mourão assumirá Presidência por 48 horas após cirurgia de Bolsonaro

Mourão assumirá Presidência por 48 horas após cirurgia de Bolsonaro
Foto: Romério Cunha / VPR
O general Hamilton Mourão assumirá a Presidência da República enquanto o presidente Jair Bolsonaro estiver em processo de cirurgia para retirada de uma bolsa de colostomia.

De acordo com o porta-voz do governo, general Otávio Rêgo Barros, o vice seguirá como interino nas primeiras 48 h após o procedimento, tempo considerado de extremo repouso pelos médicos.

Bolsonaro viaja a São Paulo na manhã de domingo (27) para ser submetido a exames pré-operatórios no hospital Albert Einstein.

Essa é a terceira cirurgia à qual ele é submetido desde que foi alvo de uma facada em setembro do ano passado, durante a campanha eleitoral.

A estimativa é de que ele permaneça dez dias na capital paulista, de onde vai dar continuidade aos despachos.

"Toda uma estrutura foi levada para prover o presidente da capacidade de estabelecer um governo efetivo e eficaz junto ao nosso país, à nossa sociedade", afirmou o porta-voz na tarde desta sexta-feira (25).

Devem acompanhar o presidente seus assessores mais próximos, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e o general Augusto Heleno, chefe do GSI.

A cirurgia é prevista para às 6h de segunda-feira (28).


Do Portal Bahia Notícias/por Talita Fernandes e Thiago Resende | Folhapress

Após prorrogar Sisu, MEC adia inscrições do ProUni e do Fies

Após prorrogar Sisu, MEC adia inscrições do ProUni e do Fies
Foto: Reprodução / EsBrasil
Após prorrogar o período de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) (leia aqui), o Ministério da Educação (MEC) decidiu também por mudar as datas de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As alterações foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (25).

Anteriormente marcada para o dia 29, as inscrições do ProUni serão iniciadas no dia 31. Os estudantes poderão se inscrever pela internet até o dia 3 de fevereiro e os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 6 de fevereiro, os da segunda chamada no dia 20 de fevereiro. Quanto ao Fies as inscrições ficarão abertas de 7 a 14 de fevereiro. O prazo anterior era de 5 a 12 de fevereiro.

Os candidatos pré-selecionados para o Financiamento Estudantil deverão acessar o FiesSeleção e complementar sua inscrição para contratação do financiamento no referido sistema, no período de 26 de fevereiro a 7 de março. A pré-seleção dos participantes da lista de espera será de 27 de fevereiro a 10 de abril.

Do Portal Bahia Notícias

'Desta vez é uma tragédia humana', afirma presidente da Vale sobre Brumadinho

'Desta vez é uma tragédia humana', afirma presidente da Vale sobre Brumadinho
Foto: Reprodução / YouTube
O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, concedeu entrevista e comparou o rompimento da barragem de Brumadinho com a tragédia de Mariana, que aconteceu há três anos. Segundo ele, os danos ambientais do acidente desta sexta-feira (25) devem ser menores. No entanto, o número de vítimas fatais deve ser maior. O governo de Minas Gerais já confirmou a morte de sete pessoas.

"Desta vez é uma tragédia humana. Porque estamos falando de uma quantidade grande de vítimas. Possivelmente, o dano ambiental é menor", comentou o presidente da Vale. Ele afirmou que pelo menos 300 funcionários estavam na empresa no momento do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. Ao menos 100 foram localizados e 200 seguem desaparecidos.

Schvartsman afirmou que a barragem não recebia rejeitos há três anos, o que reduz o dano ambiental em comparação com a de Mariana. Segundo o executivo, uma empresa alemã fez um relatório em setembro do último ano e considerou a barragem estável.

Perguntado se a Vale aprendeu com a tragédia de Mariana, o presidente disse que foram tomadas medidas para garantir a segurança e a estabilidade. "Como vou dizer que a gente aprendeu se acaba de acontecer um acidente desses? O que posso dizer foi o que a gente fez depois do acidente. Viramos todas as barragens do avesso e contratamos as melhores auditorias do mundo para verificar o estado de todas elas", afirmou.

Do Portal Bahia Notícias/

Trump e democratas chegam a acordo para por fim a paralisação nos EUA

Trump e democratas chegam a acordo para por fim a paralisação nos EUA
Foto: Shealah Craighead / White House
O presidente americano Donald Trump anunciou nesta sexta-feira (25) na Casa Branca que ele chegou a um acordo com a oposição democrata para por fim a paralisação que atinge o seu governo. 

Segundo a proposta de consenso, o governo federal receberá verbas para funcionar por três semanas.

Não está incluído no acordo, porém, os US$ 5,7 bilhões que Trump exige para construir um muro na fronteira com o México.

Em vez disso, uma comissão de senadores e deputados que vai reunir democratas e republicanos vai usar essas três semanas para negociar o aumento da segurança na fronteira, incluindo a construção da barreira na divisa, uma promessa de campanha do presidente. 

Caso o acordo seja confirmado nas votações na Câmara e no Senado, vai colocar fim na maior paralisação da histórcia americana, que entrou no 35º dia nesta sexta. Ela deixou 800 mil funcionários públicos sem receber, levando ao fechamento de parques nacionais e a atrasos em voos, entre outros problemas.


Do Portal Bahia Notícias/por Folhapress

Bolsonaro confirma sobrevoo em Brumadinho após rompimento de barragem

Bolsonaro confirma sobrevoo em Brumadinho após rompimento de barragem
Foto: Alan Santos / PR
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) confirmou nesta sexta-feira (25) que irá, no sábado (26), para Belo Horizonte acompanhar, de perto, as consequências do rompimento de uma barragem em Brumadinho, Região Metropolitana da capital mineira (veja aqui).

Um dia antes de dar entrada no Hospital Albert Einstein para fazer cirurgia que irá retirar sua bolsa de colostomia, o presidente vai decolar e sobrevoar, ao lado de ministros, o local do acidente. Em discurso, Bolsonaro pediu que escritórios para lidar com a crise, montados pelo governo de Minas Gerais e o governo Federal em Brasília, trabalhem em consonância. 

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está atualmente em deslocamento para a região do acidente. Com a abertura de um gabinete no local, Salles ficará responsável por centralizar informações sobre as atividades realizadas para amenizar a situação do município. 

Do Portal Bahia Notícias