SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 19 de maio de 2018

Serrinha: Botafogo e Bahia brigam por vaga na semifinal do Campeonato dos Enferrujados

Na manhã deste domingo (20), vai ser realizada a sexta e última rodada da fase de classificação do Grupo A do Campeonato dos Enferrujados Sênior da Arena Pedrão, no Alto da Bandeira, em Serrinha.

Às 8h tem Botafogo x Ypiranga-Ba e às 9h jogam Palmeiras x Bahia.

O Palmeiras já está classificado, com 13 pontos ganhos, Bahia tem 8, Botafogo soma 7 pontos e Ypiranga-Ba tem 2 e não almeja mais nada na competição.

Porém, tanto Palmeiras, quanto Ypiranga vão tentar dificultar, ao máximo, as vidas dos seus adversários. O Palmeiras está classificado, mas tem uma equipe de muita qualidade e não vai querer perder. O Ypiranga, mesmo sem chances, mas é um time que tem qualidade, apesar de não ter acertado na competição e vai querer se despedir com honra.

Caso o Ypiranga vença o Botafogo, o Bahia entra em campo contra o Palmeiras já classificado. Em caso de empate ou vitória do Botafogo força o Bahia a, no mínimo, empatar.

Esta rodada é um prenúncio de dois grandes jogos e quem for à Arena Pedrão no Alto da Bandeira na manhã deste domingo vai poder acompanhar de perto.

Por Cival Anjos

Retirolândia e Sertanejo empatam na primeira partida da final do Sub-15

Na tarde deste sábado (19) foi realizada a primeira partida da final da Copa Sisal Sub-15. Retirolândia e Sertanejo de Serrinha empataram por 0x0, no estádio Adalto Manoel da Cunha.

O jogo de volta está programado pela Liga Sisal para o próximo sábado, às 15:30, no campo da Sucam, em Serrinha, local onde a equipe treinada por Cristiano Oliveira e Neto Santana mandou todas as suas partidas.

No entanto, como está acontecendo o campeonato serrinhense nas tardes dos sábados está inviável consegui a ambulância e a presença da Guarda Municipal nesta partida de encerramento da competição. 

Com isso, a diretoria do Sertanejo vai tentar a mudança para o domingo (27) e o jogo do Sub-23 em  Pintadas ser antecipado para o sábado ou transferi para a quinta-feira, dia 31 (feriado nacional).

A diretoria e torcedores comemoraram o empate fora de casa, pois Retirolândia também é uma equipe de qualidade.

Por Cival Anjos/Foto: Liga Sisal

Mecânico é assassinado na zona rural de Araci

Um mecânico de motos foi executado no fim da manhã deste sábado, 19, quando trabalhava em sua oficina no Povoado de Lagoa do Boi, no município de Araci.
Segundo a Policia Militar, a informação chegou a 3ª Companhia por volta das 11h10 e em seguida uma guarnição se deslocou para o referido povoado onde constatou o fato e identificou a vítima como Joselito de Jesus Oliveira, 37 anos.
Populares informaram aos policiais que dois indivíduos a bordo de uma motocicleta preta, demais dados ignorados, atiraram na vítima que se encontrava de costas e seguiram em fuga por uma estrada vicinal no sentido Povoado de Barreira.
A guarnição realizou diligência no intuito de localizar os autores, mas sem êxito e comunicou o fato ao Departamento de Policia Técnica – DPT de Serrinha.
Do Portal Calila Notícias

Revista diz que Wagner recebeu propina na obra do Porto Sul

O ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), quem diria, foi parar na mais alta corte comercial da Inglaterra, a Queen’s Bench Division Commercial Court. É mais um capítulo da polêmica obra do Porto Sul, um complexo formado por porto e ferrovia, que está sendo construído em Ilhéus (BA), iniciado por Wagner e que prossegue no atual governo do também petista Rui Costa.
A obra vem sendo contestada por ambientalistas, pois desmatará 500 hectares de Mata Atlântica. Na corte inglesa, discute-se como, em um único dia, reverteu-se um parecer do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) que reprovava o empreendimento.
Existem veementes indícios de pagamento de propina tendo como endereço os aveludados bolsos do petista.
Porto Sul
O início da história do Porto Sul remete a 2007, quando o bilionário indiano Pramod Argawal resolveu desenvolver o projeto Pedra de Ferro, ou Porto Sul, para extrair minério de ferro no município de Caetité e levá-lo até Ilhéus, pela estrada de ferro. O objetivo da empresa privada seria alcançado com a ajuda de recursos públicos. O então governador da Bahia, Jaques Wagner, conseguiu que a obra fosse incluída no Plano de Aceleração e Crescimento (PAC).
Mas só os recursos públicos não eram suficientes. Era preciso vencer a burocracia que emperrava os planos do magnata indiano. Um deles era a recusa do Ibama em emitir a licença de instalação do porto. É aí que a resistência do Ibama é resolvida por um passe de mágica. No início do dia 19 de setembro de 2014, técnicos do Ibama negaram a autorização da licença de instalação da obra. No final desse mesmo dia, o consórcio conseguiu permissão dada de forma misteriosa pelo presidente do órgão na época, Volney Zanardi Junior.
Coronel Wagner
Para o diretor da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, Jaques Wagner agiu no episódio como um verdadeiro coronel no Sul da Bahia, para conseguir autorização para a obra. “Ele reclamava tanto de Antônio Carlos Magalhães que agiu de forma semelhante”, comparou, referindo-se ao ex-senador e coronel baiano, falecido em 2007.
Exatamente pelas suspeitas em torno da reviravolta no Ibama é que esse episódio foi parar na Corte inglesa. Sócia do indiano no Porto Sul, a Eurasian Natural Resources Corporation (ENRC) cogitava comprar a totalidade do empreendimento. Uma última parcela, de US$ 220 milhões, seria paga somente se Pramod Argawal conseguisse a licença do Ibama. Ele conseguiu, mas não evitou que o caso fosse parar na Justiça inglesa.
Denúncia
No dia 20 de fevereiro, na Queen’s Bench Division Commercial Court, os advogados da ENRC alegaram que não pagaram a parcela porque descobriram que a licença de instalação do Porto Sul foi conseguida com pagamento de propina. E um dos beneficiados seria Jaques Wagner.
Um fato que corrobora a suspeita é o número de contatos telefônicos entre o indiano e o ex-governador. Segundo os advogados, foram feitas quatro ligações para o telefone de Wagner às vésperas da saída da licença. Wagner defende-se das acusações. Nega qualquer vantagem pessoal. Em nota enviada por sua assessoria, ele afirma que “tanto o porto como a ferrovia são essenciais para o desenvolvimento da Bahia, do Nordeste e do Brasil”.
Na próxima terça-feira (22.05), representantes do Ibama terão reunião em Ilhéus com o Ministério Público Federal e integrantes da sociedade civil para tratar do caso. Este é mais um enredo obscuro que envolve o petista. Ele chegou a ser cotado para substituir Lula na disputa pela Presidência, mas até o PT já abandonou o barco do ex-governador. Antes solução, Jaques Wagner virou um porto de problemas. (Ary Filgueira e Tábata Viapiana / IstoÉ).
Do Portal Interior da Bahia

Imbróglio na sucessão: Candidatura Lula pode rachar o PT

A quem interessa a manutenção da candidatura de Lula à presidência da República? É uma questão cuja resposta pode levar o PT a uma divisão insanável, com governadores de um lado e parlamentares da legenda do outro. 
Aos primeiros, interessa sobretudo a costura de alianças e a formação de palanques que lhes garantam conforto na corrida eleitoral. Para tanto, precisam urgentemente da definição de um plano B caso Lula não seja candidato – e tudo indica que não será.
Aos parlamentares petistas, entretanto, é indiferente se Lula será ou não barrado pela Lei da Ficha Limpa, desde que possam tirar proveito de nacos do eleitorado que ainda tem simpatia pelo ex-presidente, preso em Curitiba há pouco mais de um mês, mas ainda líder nas pesquisas de intenção de voto segundo as principais sondagens feitas até aqui.
Na última semana, essas divergências internas no PT vêm se explicitando. A declaração do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), é apenas a mais eloquente delas – o petista disse que a insistência no nome de Lula seria “suicídio”. Hoje, o partido divide-se entre dois grupos: um pró-Lula, liderado pelo PT da Bahia. E outro pró-Ciro Gomes (PDT), encabeçado por Camilo. Nesse cabo de guerra, o PSB virou a noiva da vez: para onde pender o apoio da siga socialista, a tendência é que ali esteja o futuro petista. (Blog do Eliomar/ O Povo).
Do Portal Interior da Bahia

Homem é morto a tiros na porta de casa em distrito de Valente

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Luciano de Jesus Laureano, mais conhecido como ‘Desenho’, de 38 anos, foi morto a tiros na porta de casa, no distrito de Valilândia, município de Valente, na região sisaleira da Bahia, no início da madrugada deste sábado (19). 

De acordo com informações da Polícia Militar, populares relataram que por volta das 0h30 ouviram disparos de arma de fogo e em seguida encontraram o homem morto no meio da rua. 

O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Serrinha. Não há informações sobre autoria e motivação do crime. Ainda de acordo a polícia, Luciano era suspeito de envolvimento com drogas e roubos na região. O caso está sendo investigado pela delegacia da cidade.

Do Portal NS

Tabela do Sub 23 da Liga Sisal que começa dia 27


Com a finalidade de fomentar o esporte na região, a Liga Sisal dá o ponta pé para a Copa Sub 23.  Competição esta disputada por 07 seleções.


Com um formato diferente, a competição começa dia 27/05.

Tabela:

27/05 - Riachão do Jacuípe x Retirolândia
27/05 - Coité x Araci
27/05 - Pintadas x Sertanejo de Serrinha

03/06 - Retirolândia x Capela
03/06 - Sertanejo de Serrinha x Coité
03/06 - Araci x Pintadas

10/06 - Capela x Riachão do Jacuípe


Do Portal Liga Sisal

Serrinha: Agora o Cajueiro tem sua Feira Comunitária nas manhãs dos domingos das 7h às 11h

Teve início no último domingo, dia 13 de maio, a Feira Comunitária do povoado do Cajueiro em Serrinha, que fica na BA 411 Serrinha a Barrocas.

A feira tem como ideia principal a geração de renda e valorização dos produtos que a própria comunidade produz e foi idealizada pela Associação Comunitária do povoado e o vice-prefeito Berg da Aragom, que, inclusive fez a doação de 10 barracas que servem para expor os produtos. 

A Feira, aos domingos, das 7h às 11h da manhã, já é uma realidade e teve um grande sucesso já no primeiro dia de comercialização e promete aquecer o comercio da localidade do Cajueiro. Esta é a primeira feira do município em uma comunidade, pois até então só tinha feira no centro da cidade e serve de exemplo para outros povoados e bairros de Serrinha.

Berg da Aragom ficou muito feliz com o sucesso da feira, assim como a presidente da Associação, Neidinha e os demais membros e os comerciantes que tiveram a oportunidade de vender todos os seus produtos, como foi o caso da Dona Terezinha.

Os preços são convidativos, bem abaixo dos praticados na feira livre do centro de Serrinha, além da excelente qualidade.

Nas manhãs de todos os domingos visite o povoado do Cajueiro e faça suas compras e contribua com o desenvolvimento desta comunidade.




Por Cival Anjos 

Serrinha: Lívia Carvalho grava DVD gospel na noite deste sábado

Finalmente chegou o dia da tão badalada Live Show, quando Lívia Carvalho vai gravar o seu DVD. O evento será realizado no espaço Palmeira Hall, em frente à rodoviária de Serrinha, às 20h.

Caravanas de várias cidades da região já foram formadas para participar deste evento de adoração ao Deus Vivo, que contará também com a participação de Dupla Honra.

Esta será uma noite de sábado muito especial para o povo de Deus de Serrinha e região! Você não pode ficar de fora! 


Serrinha: Aline Alves, Jhonny Santos e convidados neste sábado no Bar Altas Horas (19h)

Na noite deste sábado (19), a partir das 19h, no Bar Altas Horas, na Praça Morena Bela, em frente ao Maná, vai ter a festa de lançamento do novo talento da música serrinhense que é a cantora e compositora Aline Alves, com sua linda e agradável voz. Junto com ela vai se apresentar o cantor sertanejo Jhonny Santos e os convidados: Isabela Reis e Natan Costa.

Os valores dos ingressos estão especiais. Individual apenas R$ 6,00 e a casadinha R$ 10,00. Esta é uma excelente opção para este sábado à noite!


Mais de 100 pessoas morrem após queda de avião em Havana

Um avião com 110 pessoas a bordo caiu durante a decolagem em Havana, nessa sexta-feira, 18. A aeronave, um Boeing 737, de 39 anos, era operado pela companhia estatal Cubana de Aviación. Pelo menos três pessoas sobreviveram, aponta a imprensa oficial do país.
Com destino para a cidade de Holguin, no leste do país, o Boeing caiu pouco depois do meio-dia, a uma curta distância do final da pista do Aeroporto Internacional Jose Marti. Os bombeiros correram para apagar as chamas.
Parentes dos passageiros foram levados para uma área privada no terminal para aguardar notícias de seus entes. “Minha filha tem 24 anos, meu Deus! Ela tem apenas 24 anos!” gritou Beatriz Pantoja, cuja filha, Letícia, estava no avião.
“A única coisa que ouvimos, quando estávamos no check-in foi uma explosão, as luzes se apagaram no aeroporto e vimos a fumaça preta subindo. Eles nos disseram que um avião havia caído”, disse o turista argentino Brian Horanbuena à AP.
A TV estatal afirmou que o jato subiu, rapidamente, para a direita após a decolagem. No momento do incidente, o tempo estava chuvosos no aeroporto, com ventos de aproximadamente 6 km/h.
Autoridades mexicanas disseram que o Boeing 737-201 foi construído em 1979 e alugado pela Cubana Aerolineas Damojh, uma pequena companhia que também recebe o nome de Global Air. Segundo o presidente Miguel Díaz-Canel, uma comissão especial foi formada para investigar a causa do acidente.
As autoridades afirmam que havia 104 passageiros e seis tripulantes no voo, operado pela companhia aérea estatal cubana.
Quatro sobreviventes foram levados para um hospital em Havana, e três permaneceram vivos até o meio da tarde, informou a diretora do hospital, Martinez Blanco, à TV estatal cubana. As reportagens da imprensa estatal pararam de falar sobre os mortos, mas não houve notícias de outros sobreviventes até a noite de sexta-feira.
No ano passado, um avião militar cubano caiu em uma encosta na província de Artemisa, no oeste do país, matando oito soldados. Em 2010, um voo da AeroCaribbean de Santiago para Havana caiu matando todas as 68 pessoas a bordo, incluindo 28 estrangeiros.
Cubana
A Cubana é famosa por atrasos e cancelamentos. Nos últimos meses, a companhia desativou muitos de seus aviões devido a problemas de manutenção, o que levou a empresa a contratar aeronaves fretadas de outras empresas.
Em abril, o diretor-geral da Cubana, o Capitão Hermes Hernandez Dumas, disse à imprensa estatal que voos domésticos da companhia transportaram 11.700 passageiros a mais do que o planejado entre janeiro e abril. (Agencia Estadão/ Foto: AFP).
        
Do Portal Interior da Bahia

Banco Central define regras para portabilidade de conta-salário

O Banco Central (BC) definiu, em circular publicada nesta quinta-feira (17), os procedimentos necessários para a realização da portabilidade salarial, que é quando um beneficiário de conta-salário pede transferência de recursos para outra conta bancária ou de serviços financeiros. 
A medida já havia sido aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CNM) em fevereiro, e entra em vigor a partir de julho. Antes, a transferência de recursos da conta-salário só poderia ser solicitada ao banco contratado pelo empregador para depósito do salário. Agora, a transferência pode ser realizada também pela instituição que vai receber o recurso, como no modelo de portabilidade telefônica.
Nas regras definidas pelo BC, a instituição financeira ou instituição de pagamento que irá receber os recursos transferidos da conta-salário precisará, além de obter manifestação da vontade do cliente, confirmar e garantir a sua identidade, a legitimidade da solicitação, bem como a autenticidade das informações exigidas.
Os detalhes da medida estão descritos na Circular nº 3.900. Além de contas bancárias, os clientes da conta-salário poderão transferir recursos para outras contas de pagamento, as de cartões pré-pago de empresas que não são bancos, como Nubank e Paypall, mesmo que a conta tenha saldo limitado a R$ 5 mil. Para a portabilidade salarial, poderão ser exigidos documentos que informem nome completo, nome completo da mãe, data de nascimento, CPF, endereço e telefone do cliente que será beneficiado com a migração dos recursos, além da identificação da empregadora.
Conta-salário
A conta-salário é uma conta aberta por iniciativa e solicitação do empregador, em nome do empregado, para efetuar o pagamento de salários, aposentadorias e similares. Apenas o empregador pode fazer depósitos, e o empregado conta com isenção de tarifas em relação a serviços como fornecimento de cartão magnético para movimentação, limite de cinco saques a cada crédito, duas consultas de saldo e dois extratos por mês, além da transferência gratuita para outras contas, que é justamente a portabilidade salarial.
Do Portal CN

Mototaxista aceita ajuda de estranho e tem moto roubada em Serrinha


Um mototaxista não consegue esquecer o ato de sacanagem que vivenciou na manhã de quinta-feira, 17, em Serrinha. Ele foi vítima de um roubo na Avenida Valdete Carneiro, no bairro da Vaquejada. 

Uma câmera de segurança registrou a ação do ladrão. A imagem mostra um homem montando em uma moto e, em seguida, praticando o roubo (veja imagem acima). O dono da moto aparece logo atrás de bermuda escura, camiseta amarela e boné branco.

O mototaxista contou que a moto quebrou por volta das 8h, nas proximidades do Colégio Educarte. Enquanto ele tentava ligar o veículo, um homem moreno, trajando bermuda cinza e camisa estampada, apareceu oferecendo ajudar. Acreditando, a vítima entregou a chave da moto ao suspeito. Após várias tentativas, o homem conseguiu dar partida e fugiu levando o veículo. A moto roubada foi uma Honda CG 125 FAN ES, placa OZU-3152.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Territorial. Quem tiver qualquer informação a respeito do veículo roubado, pode entrar em contato com o proprietário pelo telefone (75) 9 9214-7767.


Do Portal Clériston Silva

Orgulho! Atleta serrinhense é o melhor brasileiro no Campeonato Mundial de Trilha disputado na Espanha


O Campeonato Mundial de Trilha foi disputado no sábado, dia 12 de maio, em Castellón de la Plana, na Espanha. O Brasil participou da prova, com uma delegação de dez atletas, cinco no masculino e cinco no feminino.

A prova teve 85,3 km de distância, com 4.900m de desnível positivo e 3.690m de negativo. 

O serrinhense José Mirailton, "o atleta vaqueiro", como é chamado, foi o brasileiro mais bem colocado nesta edição da prova.

Mirailton, que foi para este evento representando a Seleção Brasileira, também ficou entre os quatro melhores da América do Sul que participaram e dentre todos os que disputaram o percurso, o serrinhense ficou com a 45ª posição.

Os brasileiros participantes foram: no masculino – José Mirailton Pereira Lima (de Serrinha-BA), Cleverson Luis Del Secchi (PR), Jovadir Júnior Acedo (SP), Francisco Rocha dos Santos (RJ) e Célio Augusto da Rosa (SP). 

No feminino – Cyntia Nara Moreira Terra (SP), Lara Gabriel Martins (GO), Maria Cecília Ramos Cruz (SC), Silvia Durigon (SC) e Manuela Portas Gonçalves Vilaseca (RJ). O treinador da Seleção foi José Virgínio de Morais (SP).

A competição, realizada pela Associação Internacional de Ultramaratonas (IAU) e pela Real Federação Espanhola de Atletismo (RFEA), reuniu cerca de 400 atletas de 48 países.

Está provado que Serrinha é um território muito fértil e "em se plantando tudo dá". O que falta há muito tempo é o devido apoio. Em todas as modalidades esportivas temos destaques. No futebol temos vários exemplos, nosso basquete já foi campeão, o boxe é forte,  no MMA atualmente temos dois grandes campeões, além de todas as outras modalidades que tem grandes destaques e conquistas por onde passam.

Por Cival Anjos/Fonte: Revista Contra Relógio

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Forró do Quilombo terá show de Riquelme Sanchez

O Forró do Quilombo 2018 será dia 16 de junho, a partir das 19 horas, no Espaço Caravelas, Mar Grande, Vera Cruz-BA. Este é um dos maiores eventos de Forró realizado na Ilha de Itaparica. 

Faz parte de uma das ações da Campanha Sede Própria, promovida pelo Instituto Quilombo Ilha, para captar recursos para a construção da sede do projeto. A programação fica por conta de Riquelme Sanchez, RK Ritmos, Forró da Ilha com Manoel do Acordeon, DJ Érico Reis e uma atração surpresa, que fará com que este seja o melhor São João da região. 

No repertório desta programação, músicas que  são hinos do povo nordestino, como as do Rei Luiz Gonzaga, exemplo de luta e garra. O que representa a equipe do Instituto que busca com todo afinco a construção da Sede do Projeto, que é uma forma de mantê-lo vivo. 

O Instituto tem contribuído, desde 2006, para a inclusão de mais de 500 jovens, negros, moradores da Ilha e de algumas cidades vizinhas no Ensino Superior. O projeto conta apenas com o apoio da Prefeitura Municipal de Vera Cruz – BA, através da Secretaria de Educação, e da Igreja Católica Coração de Jesus, que cede um espaço na Casa Paroquial para que as aulas sejam ministradas.  

Os ingressos antecipado para o forró podem ser adquiridos com os estudantes, professores e monitores, ou no próprio espaço onde são aplicadas as aulas, das 9 às 21 horas. Custando R$ 20,00 (vinte reais), valor unitário, primeiro lote até 10 de junho.

SERVIÇOS:
Forró do Quilombo
Data: 16 de junho de 2018
Local: Espaço Caravelas - Estrada da Rodagem, S/N, Mar Grande, Vera Cruz- BA, Ilha de Itaparica, ao lado da Caixa Econômica.
Horário: 19h às 1h
Entrada: 20 reais (valor unitário)
Produção: Instituto Quilombo Ilha

Programação:
Riquelme Sanchez
RK Ritmos
Forró da Ilha com Manoel do Acordeon
DJ Érico Reis
e um convidado especial.

Maia pode abrir mão de candidatura à Presidência para dar lugar a Josué Alencar

Maia pode abrir mão de candidatura à Presidência para dar lugar a Josué Alencar
Foto: Agência Câmara
O pré-candidato do DEM à Presidência da República, Rodrigo Maia, pode abrir mão de participar da disputa para colocar em seu lugar o empresário mineiro Josué Alencar (PR), filho do ex-vice-presidente da República José Alencar. 

O Bahia Notícias confirmou com uma fonte do centrão que as negociações estão sendo conduzidas pelo próprio Maia com o presidente nacional do PR, Valdemar da Costa Neto. 

Nesta sexta-feira (18), o jornal O Globo publicou que Josué, antes cotado para ser vice na candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e até por Ciro Gomes (PDT), está sendo cobiçado para encabeçar uma chapa apoiada pelo bloco DEM, PP, PRB e Solidariedade, já que seus candidatos à Presidência da República ainda não empolgaram nas pesquisas de intenções de voto. 

Ainda segundo a publicação, Valdemar se mostrou empolgado com a conversa e deixou claro que procura um outsider, capaz de empolgar o eleitorado e os partidos de centro. A avaliação é de que o próprio Geraldo Alckmin (PSDB), visto como uma possibilidade para estas siglas, não agrega, enquanto Ciro Gomes não é considerado alternativa. 

Do Portal Bahia Notícias/por Bruno Luiz

Neto diz que unidade na oposição não é oficial: 'Conversas dependem de condução do PSDB'

Neto diz que unidade na oposição não é oficial: 'Conversas dependem de condução do PSDB'
Foto: Guilherme Ferreira/ Bahia Notícias
O prefeito ACM Neto (DEM) afirmou nesta sexta-feira (18) que, apesar da confirmação feita pelo pré-candidato ao governo da Bahia João Gualberto (PSDB) (veja aqui), o entendimento de se lançar apenas um nome na disputa estadual ainda não foi oficializado. 

De acordo com ele, as conversas estão avançadas, mas dependem de acertos finais. “A minha esperança é que, até o fim da próxima semana, a gente possa anunciar um entendimento entre PSDB e DEM.. As conversas se avançaram muito nos últimos dias e estão se aproximando de ser oficial. Hoje, elas dependem muito mais da condução do PSDB, mas o espírito do PSDB e do deputado João Gualberto é absolutamente convergente com o nosso”, afirmou o prefeito, em entrevista coletiva durante a inauguração da estátua de João Ubaldo Ribeiro na praça Nossa Senhora da Luz, no bairro da Pituba. 

Ainda segundo Neto, o entendimento entre DEM e PSDB não tem ligação as negociações nacionais envolvendo as candidaturas de Rodrigo Maia (DEM) e Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República. 

Gualberto havia dito recentemente que, caso Maia abrisse mão de sua candidatura para apoiar Alckmin, ele poderia fazer o mesmo em favor de Zé Ronaldo (DEM) na Bahia. “É óbvio que, se houver aliança com o DEM e o PSDB aqui, qualquer que seja o formato dela, e se o DEM e o PSDB tiverem candidatos próprios à Presidência, nada mais natural que o palanque na Bahia seja de ambos. Isso é absolutamente natural, mas a aliança não Bahia não passa por discussão de entendimento nacional”, assegurou. 

Do Portal Bahia Notícias/por Guilherme Ferreira / Bruno Luiz

Guto Ferreira tenta buscar "equilíbrio" do time do Bahia em jogo contra o Palmeiras

No próximo sábado (19), o Bahia enfrenta a equipe do Palmeiras, no Allianz Parque, às 21h, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Guto Ferreira concedeu entrevista coletiva e comentou sobre o retorno do zagueiro Tiago.
"Passa por um todo. Passa pelo tempo parado do Tiago. A gente tem algumas preocupações, tem a decisão tomada, mas não vamos revelar. Importante que a coisa seja progressiva", explicou o treinador do Bahia.
Guto Ferreira também falou sobre as utilizações de jogadores que teoricamente vieram ao tricolor para reforçar o time sub-23.
"Acho que tanto o torcedor quanto a imprensa já perceberam que pra mim, logicamente, quanto mais consagrado melhor, quanto mais estruturado o jogador, melhor. Mas eu não me apego a isso, eu me apego a rendimento dentro de campo. Eles vão para os treinamentos e mostram serviço, enriquecem o seu repertório e tem a oportunidade dentro de campo. Mostrou, atendeu as necessidades do Bahia? Ótimo! É assim que entrou o Marco Antônio, Becão, Éverson, é assim que tem entrado o Flávio e com bom desempenho todos eles. O mais importante não é se é "fulano" ou "beltrano". O mais importante é aquele que traz progresso a equipe do Bahia" , afirmou Guto.
O comandando do time do Esquadrão também comentou sobre o próximo adversário.
"Quem tem muito poder de investimento tende a trazer as melhores condições de trabalho. Os melhores jogadores... Joga campeonatos que impulsionam você a estar num estágio à frente... Agora nós temos que buscar dentro das nossas limitações e das nossas virtudes, chegar o mais perto possível de um equilíbrio com eles. O futebol é um dos poucos esportes que permite que aqueles que teoricamente mais fracos, rivalizem e equilibrem com os mais fortes, através de estratégia, de disposição. É justamente isso que a gente precisa buscar".
Do Portal Galáticos Online/Foto: Felipe Oliveira / ECBahia

Ricardo David descarta vinda de Rodrigo Caetano para o Vitória; Denílson é punido

Após a demissão do diretor de futebol do Vitória, Erasmo Damiani, o nome de Rodrigo Caetano, ex-diretor de futebol do Flamengo, ganhou ainda mais força nos bastidores, porém, durante pronunciamento realizado na tarde desta sexta-feira (18), no Barradão, o presidente Ricardo David descartou a vinda de Rodrigo para o Leão.
"Conversamos ontem com Rodrigo Caetano e foi uma reunião definitiva. Rodrigo não vem por questões pessoais, além disso, ele disse que não é o momento de vim para o Vitória", disse David.
No mês passado, o dirigente fez uma visita ao Barradão e foi flagrado ao lado do presidente do Vitória, Ricardo David, do diretor de marketing, Anderson Nunes, além do auxiliar técnico Flávio Tanajura, mas segundo a diretoria aquela visita teria sido apenas uma cortesia entre amigos.
Outro assunto em pauta na tarde desta sexta, foi o ato de desrespeito cometido pelo atacante Denílson. Segundo a assessoria de imprensa do Rubro-Negro, o atleta não compareceu ao aeroporto e acabou de fora da delegação que seguiu viagem para São Luís-MA, onde enfrenta o Sampaio Corrêa, na quarta-feira (16), pela Copa do Nordeste. Ainda de acordo com o clube, a decisão de não embarcar foi do próprio atacante. O Leão considerou a atitude como indisciplina de Denílson.
De acordo com o presidente da agremiação, o atleta será multado em 25% do seu salário.
"Mesmo estando relacionado para ir ao jogo, não compareceu. Nós entendemos isso como um ato de insubordinação. Denílson será multado em 25% do seu salário pelo não cumprimento de suas obrigações", disse.
Do Portal Galáticos Online/Foto: Anderson Matos/Galáticos Online

Quase oito milhões de brasileiros não sacaram o PIS/Pasep

Quase oito milhões de brasileiros ainda não sacaram o PIS/Pasep a que têm direito. Desses, 7,3 milhões são pessoas com mais de 60 anos.
De acordo com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, R$ 16 bilhões estão disponíveis para os cotistas nas agências do Banco do Brasil e a da Caixa Econômica Federal.
Quem tem direito aos Pis/Pasep
Tem direito ao benefício o trabalhador cadastrado no Fundo entre 1971 até 4 de outubro de 1988 e que ainda não retirou o saldo total de cotas na conta individual de participação, homens e mulheres com mais de 60 anos, pessoas com doenças graves ou deficiência, militares da reserva, aposentados e herdeiros de beneficiários aposentados.
Como consultar
O trabalhador deve consultar os sites www.caixa.gov.br/cotapis (iniciativa privada) e www.bb.com.br/pasep (servidor público) para saber se tem direito a cota dos Pis/Pasep
Nas páginas é possível visualizar a data de início do pagamento e os canais disponíveis, além da melhor opção de pagamento.
Herdeiros
Beneficiários – na condição de herdeiros – devem comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica e do Banco Brasil portando o documento oficial de identificação e o documento que comprove a condição de herdeiro.
Para o saque é preciso uma procuração particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha o consentimento de poderes para a solicitação e retirada do benefício.
Como é feito o pagamento
No caso do PIS, os pagamentos de até R$ 1,5 mil podem ser realizados nos terminais de autoatendimento da Caixa. O trabalhador só precisa apresentar a Senha Cidadão.
O saque de valores de até R$ 3 mil também pode ser feito nos terminais de autoatendimento, porém, além da Senha Cidadão, é preciso levar o Cartão Cidadão.
Unidades lotéricas e Caixa Aqui são outras opções para a retirada do dinheiro. O trabalhador deve levar o Cartão Cidadão, Senha Cidadão e documento de identificação com foto.
Acima de R$ 3 mil, o saque só pode ser feito na agência, mediante a apresentação de documento oficial de identificação de foto.Já para retirar o Pasep, o trabalho deve comparecer a uma agência do Banco do Brasil, com um documento de identificação oficial com foto. Quem tiver até R$ 2,5 mil para sacar, tem a opção de fazer uma transferência bancária para outras instituições financeiras, sem nenhum custo, pela internet ou pelos terminais de autoatendimento.
Do Portal CN

Jutahy confirma chapa única entre José Ronaldo e João Gualberto: ‘É o melhor’

Pré-candidato ao Senado e político mais próximo ao deputado federal João Gualberto (PSDB), o deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB) confirmou que a decisão de chapa única para a corrida ao Palácio de Ondina está tomada.
“Chegamos à conclusão de que o melhor é ter única candidatura entre José Ronaldo e João Gualberto. Isso já está definido. Eu tenho absoluta convicção de que no máximo em uma semana teremos uma candidatura única do PSDB e do DEM”, afirmou Jutahy, na manhã desta sexta-feira (18).
O tucano definiu os fatores que levaram o partido a aceitar a proposição de unificação do DEM: aproximação entre o DEM e PSDB nacionalmente, melhor posicionamento para os deputados estaduais e federais do partido e um fortalecimento da candidatura dele para o Senado. Com relação a quem ficará à frente da chapa – Gualberto ou Ronaldo –, o deputado afirmou que a decisão será definida nessa semana.
“O fundamental era termos a decisão da unidade. Isso está tomada. Vamos ter um anúncio público de qual foi a decisão tomada. O primeiro passo foi decidir que será uma única candidatura. E temos dois nomes altamente qualificados que com certeza irão representar os desejos da Bahia”, defendeu.
Com relação à manutenção de sua candidatura ao Senado, Jutahy afirmou ter “satisfação” porque ambos os pré-candidatos defendeu seu nome ao Senado. “E a minha decisão está tomada. Sou candidato a Senador, seja com Gualberto ou com Ronaldo”, cravou. (Informações do Bahia notícias).
Do Portal Interior da Bahia

TCM multa prefeito de Euclides da Cunha por irregularidades no transporte escolar


O Tribunal de Contas dos Municípios multou nesta quinta-feira (17) o prefeito do município de Euclides da Cunha, Luciano Damasceno por irregularidades na contratação de transporte escolar no exercício de 2017. O relator, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, aplicou multa no valor de R$10 mil.

O processo foi movido por vereadores da cidade. Conforme a denúncia, houve uma elevação injustificada nos gastos em comparação com os anos anteriores, e uma contratação ilegal, de forma terceirizada, de motoristas para a prestação se serviços ao município. 

Segundo a relatoria, o gestor afrontou os princípios da economicidade e razoabilidade, já que a contratação, no total R$4.873.000,00 representou um acréscimo desproporcional aos gastos realizados pela prefeitura. Além disso, o município adquiriu mais de 40 ônibus próprios para a realização do transporte escolar, o que deveria reduzir tais despesas. A decisão cabe recurso. 


Do Portal Clériston Silva

PM baleado em Biritinga desperta do coma induzido e responde a estímulos


O soldado Natanagildo dos Santos Souza despertou após a redução dos remédios que o mantém sedado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Incar em Feira de Santana, nesta sexta-feira (18). Ele sofreu um tiro na cabeça, durante uma diligência na noite da última quarta-feira (16), em Biritinga, na microrregião de Serrinha.

De acordo com familiares, o PM ainda não abriu os olhos, mas responde a estímulos auditivos, fazendo sim ou não com sinais. Ele está entubado. O soldado também consegue mover os membros. Apesar da recuperação considerada boa, ainda não há previsão para suspensão da sedação, ocasião em que os médicos poderão avaliar possíveis reflexos do disparo na parte neurológica do PM. Natanagildo continua internado em estado grave, porém estável na UTI do hospital.

Entenda o caso - Segundo informações da Polícia Militar (PM), a vítima e outro agente realizavam uma diligência em um povoado da cidade, quando localizaram um homem que estava com mandado de prisão em aberto. O suspeito reagiu à presença dos militares e atirou.

"O policial estava em apoio a outro policial que saiu de serviço. Eles foram para um distrito próximo de Biritinga, detectaram a presença desse elemento que tinha mandando em aberto. Foram fazer a averiguação, o elemento reagiu atirando contra os policiais. Houve um revide. Infelizmente, o policial foi alvejado. Foi conduzido para o hospital e depois para Feira de Santana", detalha o comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), Luziel Andrade de Oliveira.

O PM é lotado no 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Serrinha, mas atua na cidade de Biritinga. A Polícia Militar informou que o autor do disparo que atingiu o policial também foi baleado nas nádegas e em uma das pernas. Ele conseguiu fugir, mas foi localizado após buscar atendimento médico no Hospital Municipal de Biritinga. Ele não corre risco de morte e, após alta médica, será encaminhado para o sistema prisional.


Do Portal CS