SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 12 de maio de 2018

PGJ recomenda que promotores intensifiquem fiscalização de gastos com festas juninas

A procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado recomendou aos promotores de Justiça que fiscalizem as despesas realizadas pelos municípios para organização e promoção das festas juninas e eventos similares, com o objetivo de verificar se há gastos “em desacordo com os princípios da legalidade, publicidade, impessoalidade, eficiência e moralidade administrativa”.
Segundo a recomendação, os promotores devem solicitar às Prefeituras informações, dados e documentos referentes aos festejos e checar a utilização de verbas de patrocínios destinadas por entes públicos ou empresas privadas.
Na recomendação, a PGJ afirma que a utilização de recursos públicos para festas juninas não pode prejudicar “o cumprimento de obrigações de maior relevância constitucional, a exemplo daquelas relativas à saúde, educação e ao saneamento básico”. Ela destaca que as políticas públicas devem ser priorizadas, principalmente diante de um cenário de “recessão econômica” que diminui a disponibilidade dos recursos.
Ediene Lousado lembra que a contratação de obras, bens e serviços deve ser, em regra, realizada por meio de licitação, sendo “excepcional” a dispensa do procedimento licitatório.
Do Portal CN/Fonte: MP

Polícia baiana já apreendeu em 2018 cerca de R$ 9 milhões em drogas⁩

Foto: Divulgação/SSP
Foto: Divulgação/SSP
A polícia baiana apreendeu entre janeiro e o início de maio deste ano 4,5 toneladas de maconha, 185 kg de cocaína e 150 kg de crack. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), a droga é avaliada em R$ 9 milhões. 

Blitze, averiguação de denúncia anônima, cumprimento de mandados de busca e apreensão, além de ações de inteligência resultaram, nos flagrantes dos entorpecentes. Entre as grandes apreensões, duas foram registradas nesta semana. 

Na cidade de Esplanada, a Coordenação de Operações Especiais (COE) e o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil localizaram 1,5 tonelada de maconha em uma plantação. “Utilizando drone confirmamos as informações de um colaborador e conseguimos esta grande derrubada”, destacou o coordenador da COE, delegado André Viana. 

Em outra região do estado, no município de Tucano, equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste da Polícia Militar abordaram dois veículos, na BR-324, e encontraram 430 kg de maconha prensada. 

“As Cipes foram criadas para combater as quadrilhas de roubo a banco e, não a toa, estamos no terceiro ano de redução, e as facções do tráfico (sic). Seguiremos fortalecendo as ações nas rodovias”, garantiu o comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel Humberto Sturaro.
Noticias de Santaluz

Caminhão invade casa em Conceição do Coité

Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Divulgação/PM
Um caminhão Mercedes-Benz L-1620 invadiu uma residência na tarde deste sábado (12) em Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. 

Segundo a Polícia Militar, o incidente ocorreu na localidade conhecida como Vila Senhora Santana, por volta das 14h, após o condutor, Luiz Alberto Matos de Almeida, de 35 anos, deixar o veículo ligado enquanto foi pagar uma conta numa oficina.
Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Divulgação/PM
Ainda de acordo com a corporação, o homem disse que só percebeu o ocorrido depois que foi avisado por populares. Por causa do incidente, um dos cômodos da residência foi destruído e parte da estrututa ficou comprometida. A PM esteve no local e registrou a ocorrência.
Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Divulgação/PM

Jovem é preso e adolescente de 13 anos apreendido após assaltarem mulher com arma de brinquedo em Araci

Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Joanderson Silva da Mata, o ‘Neném’, de 20 anos, foi preso e um adolescente, de 13 anos, apreendido após assaltarem uma mulher de 26 anos na manhã deste sábado (12), em Araci, na região sisaleira da Bahia. 

De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi assaltada quando estava na frente de casa, que fica na Rua Luiz Magno, região central da cidade, e teve o celular roubado pela dupla. Após ser acionada pela mulher, policiais da 3ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão fizeram rondas pela cidade e localizaram os acusados na rua Padre Florentino. Conforme a PM, a dupla foi reconhecida pela vítima. 

Com Joanderson, a polícia encontrou uma arma de brinquedo semelhante a uma pistola, além do celular da mulher. Eles foram encaminhados ao plantão da Polícia Civil em Serrinha, para adoção das medidas cabíveis.
Notícias de Santaluz

CIPE Nordeste evita saque de caminhão que tombou entre Serrinha e Santa Bárbara


Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE Nordeste) evitou, na noite de sexta-feira (11), o saque de um caminhão que tombou, na BR-116. Os militares afastaram pessoas que aproveitaram o acidente para tentar roubar caixas de calçados. 

A equipe foi informada sobre o caso, que ocorreu entres as cidades de Serrinha e Santa Bárbara. Chegando no KM 375 e percebendo a tentativa de roubo a guarnição agiu rápido e evitou que as caixas com calçados, da marca Olympikus, fossem levadas. A carga saiu de Fortaleza com destino a Vitória, no Espírito Santo.

"Infelizmente sempre que acidentes acontecem os oportunistas tentam levar vantagem. Importante que chegamos a tempo de evitar o crime", ressaltou o comandante da CIPE Nordeste, major Wellington Morais dos Santos. A guarnição permaneceu no local até a carga ser encaminhada com segurança.



Do Portal Clériston Silva

Polícia Civil prende traficante acusado de tentativa de homicídio em Serrinha


Com prisão preventiva decretada por tentativa de homicídio, o traficante Geovandson Lima Sena, de 25 anos, mais conhecido como “Negão do Lanche”, foi preso, nesta sexta-feira, 11, no bairro Rodoviária, por investigadores da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

A ação que resultou na prisão do traficante foi comandada pelos delegados Mozart Cavalcanti, coordenador da 15ª Coorpin/Serrinha, e Plinio Monteiro da Mota, plantonista da Delegacia Territorial, e contou com o apoio da Polícia Militar.

De acordo com a Polícia Civil, Geovandson é acusado de tentar matar Leonardo Ferreira dos Santos, de 20 anos. Motivado por uma dívida de drogas, o crime ocorreu no dia 21 de abril deste ano, no bairro da Urbis, em Serrinha.

A polícia informou que o acusado também é investigado por envolvimento em homicídios. Segundo o coordenador Mozart Cavalcanti, o traficante foi preso em sua residência, na Rua Álvaro Augusto, no momento em que se preparava para fugir.

Ainda segundo o coordenador, Geovandson também foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, depois de ser flagrado com um revólver calibre 38, municiado, 300 gramas de maconha e 110 pinos de cocaína, já encaminhadas para a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Durante o interrogatório, ele admitiu a venda de entorpecentes, bem como a tentativa de homicídio. O traficante será encaminhado para o sistema prisional e ficará à disposição da Justiça. As informações e fotos são do repórter Reny Maia / PCS.


Traficante foi flagrado com um revólver, 300 gramas de maconha e 110 pinos de cocaína

Do Portal Clériston Silva

Sertanejo vence e CSU goleia pelo serrinhense

Na tarde deste sábado (12) aconteceu mais uma rodada do Campeonato Serrinhense (de um mês). O Sertanejo bateu a Urbis por 2x1 e o CSU goleou a Vaquejada pelo placar de 4x1.

Os gols do Sertanejo, que é treinado pelo Professor Cris, foram de Jan e Lu. No jogo do CSU, o atacante barroquense Israel marcou 3 e o zagueiro araciense radicado em Coité, Murilo fez 1 para o time vencedor.

Classificação

A classificação deste grupo apresenta o CSU, com 6 pontos, Sertanejo Desportivo Social tem 4, Vaquejada 1 e a Urbis zero ponto.

Copa Sisal Sub-15

Pela Copa Sisal Sub-15, o Sertanejo joga na cidade de Capela do Alto Alegre, no distrito de Conceição, às 15:30, dente domingo, contra o Boa Semente de Capela, jogo de volta da fase semifinal.

No jogo de ida, aqui em Serrinha, no Campo da Sucam, o Sertanejo venceu de virada por 3x1 e deu um passo importante para a classificação. Retirolândia está aguardando o vencedor deste confronto para fazer a grande final da 2ª Copa Sisal, que é promovida pela Liga Sisal.

A delegação do Sertanejo viaja para Capela do Alto Alegre por volta das 12:20. Mesmo sem receber apoio do poder público, o time segue representando Serrinha em competições regionais.

Por Cival Anjos/Foto: Josenaldo Miranda


Serrinha: Povoado do Cajueiro vai estar em festa na manhã deste domingo

A manhã deste domingo (13) será de muita festa, animação, comercialização e música na comunidade do Cajueiro, em Serrinha onde acontecerá a Primeira Feira Comunitária.

O evento que vai ter início às 7:30, contará com grupos de capoeira, samba de roda, comercialização de produtos orgânicos que são produzidos pelos moradores da própria comunidade e muitas outras atividades importantes para os moradores desta localidade e visitantes.

Esta primeira feira que está sendo organizada pela Associação Comunitária do Cajueiro, tem apoio total do vice-prefeito do município de Serrinha, Berg da Aragom (DEM), que tem em sua bandeira a busca pela geração de emprego e renda para esta cidade.

Inclusive, o vice-prefeito Berg está convidando toda a comunidade serrinhense da zona rural e urbana para prestigiar este evento, neste domingo, a partir das 7:30 da manhã, no Cajueiro, na estrada Serrinha a Barrocas.

Uma grande comitiva seguirá com o vice-prefeito até o povoado do Cajueiro. Berg está muito feliz com a repercussão deste primeiro evento que terá início nesta comunidade, mas tende a se estender por todo o município, porque para o vice-prefeito é uma grande iniciativa para aquecer o comércio dentro dos próprios povoados e o pessoal da associação aguarda com muita ansiedade por este momento.

Por Cival Anjos

Jéssica Senra bate Zé Eduardo em primeira semana na TV Bahia

Jéssica Senra fez bonito em sua primeira semana a frente do Bahia Meio Dia. Aposta da TV Bahia para deslanchar no ranking de audiência contra a Record, a jornalista aparentemente cumpriu com seu papel e bateu a ex-casa na prévia da disputa pelas TVs ligadas da capital.
Com uma nova linguagem no jornal, a apresentadora, que perdeu na audiência por 0,1 ponto na estreia, foi bastante elogiada pelo público nas redes sociais, o que justifica os números e prévias divulgadas pelo Ibope dos dias seguintes.
Na terça-feira Jéssica conseguiu marcar 15,1 contra 13,5 de Zé Eduardo. Já na quarta o BMD marcou 13,6 contra 12,2. Quinta-feira o telejornal da TV Bahia bateu 14,3 contra 13,6 da Record, e para fechar a sexta-feira em alta Senra conseguiu marcar 14,2 contra 11,2. Lembrando que de quarta até sexta os números são prévias e podem sofrer alterações.
No total, a prévia da média semanal do Bahia Meio Dia após a sua reformulação conseguiu alcançar 14,4 contra 12,5 do Balanço Geral.
Além de um novo linguajar, Eurico Meira, novo diretor de jornalismo da TV Bahia desde a saída de Roberto Appel, conseguiu colocar mais repórteres na rua, como por exemplo Thaic Carvalho, que na estreia do novo BMD, levou para o público do telejornal informações sobre o tempo e o trânsito no meio do povo.
A quantidade de ao vivo no jornal é um dos pontos elogiados por quem vem acompanhando a estreia de Jéssica, junto a liberdade de Senra em conversar com o público e expressar sua opinião ao longo do programa. Outro ponto que vem chamando atenção é o horário do telejornal, que mudou de 12h00 para 11h50. Quem também resolveu começar um pouquinho mais cedo foi o Balanço Geral, antecipando a sua exibição para 11h50, pontualmente.
Mas há quem diga que a jornalista vem perdendo sua essência e que Jéssica não combina em nada com a proposta da TV Bahia. A competição está acirrada, e você, o que achou da primeira semana de Jéssica no Bahia Meio Dia? (Fonte: Bahia.Ba).
Do Portal Interior da Bahia

Ambulância pega fogo enquanto transportava paciente no norte da Bahia

Foto: Reprodução/Blog do Geraldo José
Foto: Reprodução/Blog do Geraldo José
Uma ambulância que saiu da cidade de Uauá com destino a Juazeiro, ambas cidades no norte da Bahia, pegou fogo nesta sexta-feira (11) quando transportava um paciente. O motorista e um acompanhante do paciente também estavam no veículo, mas todos conseguiram sair ilesos antes da ambulância ser tomada pelas chamas. O carro ficou destruído. 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Uauá, responsável pela ambulância, o incêndio ocorreu na BR-235, entre Uauá e o povoado de Caldeirão da Serra. Ainda não há detalhes de como o fogo começou. A secretaria disse ainda que o paciente, identificado como José Cordeiro de Sena, era levado de Uauá para Juazeiro para fazer uma consulta no Hospital Regional. 

A pasta informou foi feita a manutenção na frota de ambulâncias do município e que o veículo que pegou fogo tinha passado por revisão há 15 dias. O veículo será periciado nos próximos dias para que seja descoberta a causa do incêndio.

Do Portal NS/Fonte:TV São Francisco

Conta de água terá reajuste de 4,09% a partir de junho na Bahia, anuncia governo


O governo da Bahia anunciou que haverá reajuste tarifário de 4,09% no valor dos serviços de água e esgoto prestados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a partir de junho. O reajuste será publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (12).

Com isso, o valor da tarifa mínima residencial social passará de R$ 12,30 para R$ 12,80; a mínima residencial intermediária sobe de R$ 24,20 para R$ 25,20; e a mínima residencial normal aumenta de R$ 27,50 para R$ 28,60.

O reajuste anual, que segundo o governo visa recompor perdas inflacionárias dos custos de prestação dos serviços, foi autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), órgão responsável pela fiscalização do setor.

O percentual será aplicado de forma linear sobre as tarifas vigentes e passa a vigorar 30 dias depois da data de publicação do reajuste.

O governo informou que o reajuste, que está previsto em lei, tem correção anual e visa recompor a variação da inflação do período, corrigido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), e índices inflacionários variáveis ligados aos insumos da atividade da Embasa, a exemplo de energia elétrica, um dos principais custos operacionais da prestadora.

Em 2017, o reajuste na tarifa das contas de água e esgoto foi de 8,8% na Bahia.


Do Portal CS

sexta-feira, 11 de maio de 2018


Serrinha: Oposição questiona valor da obra do bairro da Santa

Na tarde desta sexta-feira (11), membros da oposição de Serrinha entraram em contato com o diretor do Portal Cival Anjos questionando os valores da obra de pavimentação das ruas do bairro da Santa.

Eles mostram que o valor da emenda de Moema Gramacho é de R$ 600.000,00 (Seiscentos mil reais).

De acordo com o valor descrito na placa que foi colocada na manhã desta sexta-feira no bairro, o investimento para a realização das obras é de R$ 399.921,29 (Trezentos e noventa e nove mil, novecentos e vinte e um reais e vinte e nove centavos)  e está prevista para terminar em 08/09/2018.

Este é um questionamento que, não só a oposição, mas toda a sociedade serrinhense precisa da resposta. O Portal está com o espaço reservado, de forma democrática, para a resposta do gestor do município, pois ele é quem administra a cidade.

Da redação.

Construção de instrumentos para a orquestra de sisal seguem a todo vapor


A primeira fase do projeto da orquestra Sisaleira está chegando a sua reta final. Estão sendo construídos nas oficinas de luteria das atividades do projeto Santo Antonio no Bairro Alto da Colina em Conceição do Coité, instrumentos como Violões, rabecas, cavaquinhos, ukulelês e violinhas, todos com a madeira do sisal, que farão parte da inovadora e sustentável orquestra. Esses instrumentos ganham forma pelas mãos do professor de Luteria Teo Nascimento, também vêm recebendo um toque especial da pirografia artística do jovem Artur Ariston.

O reaproveitamento dos resíduos da cadeia produtiva do sisal já é uma realidade no projeto O Som do Sisal, que agora tem um novo desafio de criar sua primeira orquestra. Para alcançar este objetivo estão acontecendo ações de cooperação, formação e intercâmbio cultural em dez municípios integrantes território do Sisal. As oficinas de iniciação musical estão sendo ministradas nas cidades de Conceição do Coité, Retirolândia e Valente, e os espetáculos ocorrerão em outras sete cidades como Santaluz, Serrinha, São Domingos, Ichu, Tucano, Teofilândia e Araci, esses municípios receberão ainda exposições fotográficas.

O projeto o Som do Sisal”, é um laboratório de investigação técnica e sonora da cultura sisaleira criado em pleno sertão baiano, no município de Conceição do Coité. Tudo começou em 2012, quando o coordenador artístico da Orquestra Santo Antônio, JosevaldoNim, convidou o estudante de luteria, Webson Santana, para construir instrumentos musicais com sisal, inspirados na violinha de Buriti que é encontrada do povoado de Mumbuca, Jalapão/TO.

A criação da primeira orquestra com instrumentos de sisal faz parte dos novos desafios que o grupo Som do Sisal busca. A última ação foi a sua primeira turnê internacional, devolvendo o sisal ao México em forma de música patrocinado pelo Fundo de Cultura, a partir do edital de Mobilidade Artística. (https://goo.gl/MXRicj).

O projeto recebeu prêmios de inovação e empreendedorismo (FAPESB 2015; LAUREATE BRASIL, 2016), e ganhou notoriedade através de reportagens nos programas Como Será? e Aprovado, na Rede Globo. (http://glo.bo/1AUb07I)

Os concertos musicais serão realizados em escolas públicas e espaços culturais de acesso gratuito ao público. O repertório musical é autoral e apresenta a cultura sisaleira nas composições, valorizando e difundindo a história do seu povo. Junto a realização de cada concerto, será montada uma exposição fotográfica que retrate a cultura, a paisagem e a vida do homem sisaleiro. O primeiro concerto já está programado para acontecer no município de Tucano, dia 24 de Maio, na Escola Gildásio Penedo.

O projeto Orquestra Sisaleira tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretarias da Fazenda e de Cultura da Bahia.






Nova Empresa em Coité abre projeção de vagas para cerca de 600 empregos; faça aqui sua inscrição; E em Serrinha nada!

A Hamilton Rios Indústria Comércio e Exportação Ltda em sua nova fábrica às margens da Rodovia BA 411, km 8, trecho Coité-Salgadália, está iniciando recrutamento de pessoal para uma projeção de aproximadamente 600 vagas para as seguintes funções:
  • Auxiliar de produção – projeção de vagas  – 200
  • Operador Polivalente – projeção de vagas  – 300
  • Operador de caldeira – projeção de vagas  – 03
  • Eletricista – projeção de vagas – 03
  • Mecânico – projeção de vagas – 10
  • Torneiro – projeção de vagas  – 02
  • Frezador – projeção de vagas –  01
  • Soldador – projeção de vagas – 01
  • Químico com experiência em tinturaria  – projeção de vagas  – 01
  • Técnico de segurança do trabalho – projeção de vagas  – 01
  • Inspetor de qualidade – projeção de vagas – 02
  • Planejador e controlador de produção em tecelagem – projeção de vagas – 02
  • Supervisor de produção – projeção de vagas – 05
  • Auxiliar administrativo – projeção de vagas – 05
  • Auxiliar de serviços gerais – projeção de vagas – 50
  • Revisoras de sisal – projeção de vagas 40
  • Costureiras – projeção de vagas – 15
Os interessados deverão ter idade igual ou superior a 18 anos e deverão se dirigir a fabrica, munido de cópia de documento de identidade, CPF e carteira de trabalho, nos dias 14 de maio (segunda-feira), 16 de maio quarta-feira e 18 de maio (sexta-feira) das 08h às 11h.
O atendimento será feito na portaria da fábrica e por ordem de chegada.


A entrega dos documentos é pessoal, ou seja, o interessado deverá comparecer ao local, não será aceito entrega de documentos e inscrição de terceiros.  Não haverá prorrogação de prazo
Do Portal CN
Da redação do PCA: Enquanto isso, em Serrinha não implanta nenhuma indústria para gerar emprego para este povo. Quem queria vir não recebeu nenhum apoio ou incentivo para se instalar neste município e melhorar os índices econômicos. Tudo é querer! Tudo é uma questão de boa vontade!

Santaluz: mulher é vítima de ‘saidinha bancária’ e perde quase R$ 6,5 mil

Foto: ilustração
Foto: ilustração
Uma mulher foi vítima do golpe conhecido como ‘saidinha bancária’ e teve R$ 6,4 mil furtados em Santaluz, região sisaleira da Bahia, no final da manhã desta sexta-feira (11). 

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima, que trabalha no escritório de uma batedeira de sisal, sacou a quantia – na conta da empresa – em uma agência do Bradesco, no Centro da cidade, por volta das 11h30, e foi abordada por um casal quando estava saindo do banco. 

Segundo a polícia, a vítima contou que o golpe teve início quando o homem deixou um cartão cair no chão e ela o devolveu. Aparentemente agradecido, o casal disse que iria recompensá-la com um par de sandálias. Juntos, os três foram até uma loja, onde um dos suspeitos pediu a vítima para segurar sua bolsa enquanto ela escolhia o calçado. 

Em seguida os criminosos deixaram o local levando a bolsa com documentos pessoais da mulher, cartões bancários e a quantia de R$ 6 mil pertencente à empresa, além de cerca de R$ 400 da vítima. A Polícia Militar foi acionada e fez rondas pela cidade, mas não localizou os suspeitos. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil local.
Notícias de Santaluz

Grande Final do terceiro Campeonato Master no Tomba


Grande Show no Bar Altas Horas, com Aline Alves, Jhonny Santos e convidados


Universidade para Todos - UPT


O Projeto Universidade para Todos, criado pelo governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 9.149, de 23 de julho de 2004 e o Decreto nº 17.610, de 18 de maio de 2017, é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as Universidades Estaduais (Uneb, Uefs, Uesb, Uesc). Trata-se de uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à Educação Superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual.
 
Em 2018, serão disponibilizadas 14.000 vagas em cerca de 176 municípios do Estado da Bahia, com 237 locais de funcionamento. O curso será presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, tendo como objetivo consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos pelos alunos, preparando-os para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior.
 
Além das aulas regulares serão realizados projetos complementares como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional. O Projeto oferecerá também material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas. 
 
>> Poderá concorrer a uma vaga o candidato que:
  • Estiver matriculado em 2018 no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes; tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia, o Ensino Fundamental II - 5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes - e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou modalidades correspondentes;
     
  • Estiver matriculado em 2018 no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes; tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia o Ensino Fundamental II;
     
  • For egresso do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia; tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia o Ensino Fundamental II. 

>> Calendário

ATIVIDADE
INÍCIO
TÉRMINO
Período de inscrição
16 de maio de 2018
23 de maio de 2018
Divulgação do resultado no Portal da Educação
30 de maio de 2018
-
Período de matrícula
05 de junho de 2018
08 de junho de 2018
No local e turno que o aluno
optou para cursar
Início das aulas
05 de junho de 2018
14 de dezembro de 2018

Inscrições - De 16 a 23 de maio acontece às inscrições para alunos do Pré Vestibular Universidade para Todos (UpT), pelo site!

Ministério da Saúde confirma duas mortes por sarampo no país

Ministério da Saúde confirma duas mortes por sarampo no país
Foto: Shutterstock
O Brasil registrou duas mortes de sarampo até 30 de abril, ambas no estado de Roraima. De acordo com o Ministério da Saúde, a evolução para óbito aconteceu devido a comorbidades, ou seja, alguma debilidade por outra doença. 

A pasta informou ainda que o país tem 103 casos confirmados, em Roraima (81) e no Amazonas (22). Outras 289 notificações ainda estão em investigação. O Brasil recebeu, em 2016, um certificado de que o sarampo havia sido eliminado. No entanto, o aumento de casos preocupa as autoridades. 

O Ministério da Saúde afirmou que concentra seus esforços na manutenção do certificado de eliminação, com ações de vigilância epidemiológica, laboratórios e estratégias de imunização. Entre janeiro e abril, foram enviadas 737,9 mil doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para os dois estados atingidos pela doença.

Do Portal Bahia Notícias

Promotoria denuncia Haddad por caixa 2 de R$ 2,6 milhões

Promotoria denuncia Haddad por caixa 2 de R$ 2,6 milhões
Foto: Divulgação
O promotor eleitoral Luiz Henrique Dal Poz denunciou nesta quinta-feira, 10, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) por crime eleitoral no âmbito da Operação Cifra Oculta. A acusação atribui ao petista caixa 2 de R$ 2,6 milhões, via UTC Engenharia, na campanha de 2012, que o elegeu. 

A promotoria acusa outras quatro pessoas na mesma denúncia: o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o então responsável pela contabilidade da campanha, Francisco Macena, e os empresários e donos de gráficas Francisco Carlos de Souza e Ronaldo Cândido. 

A denúncia foi entregue à Primeira Zona Eleitoral, por violação ao artigo 350 do Código Eleitoral - sanção de até cinco anos de reclusão. O promotor imputa a Haddad falsidade ideológica e conteúdo falso na prestação de contas de 2012. "Haddad omitiu informações, bem como inseriu dados inexatos, que não correspondem à realidade", disse Dal Poz. "Ele (Haddad) deixou de contabilizar valores, bem como se utilizou de notas inidôneas para justificar despesas". 

Os valores teriam sido repassados pela UTC diretamente às gráficas de Francisco Carlos de Souza, ex-deputado estadual e líder sindical conhecido no PT como "Chico Gordo". Ele admitiu que recebeu os pagamentos, mas disse que não eram destinados à campanha de Haddad, mas a outros candidatos petistas cujos nomes não revelou à Polícia Federal. 

A denúncia narra que R$ 3 milhões teriam sido negociados com o empresário Ricardo Pessoa, da UTCa, e depois repactuados para R$ 2,6 milhões. Haddad qualificou a denúncia como um "absurdo". 

Segundo ele, "ficou mais do que provado que os pagamentos referentes a serviços gráficos não correspondiam" à sua campanha. "Lamentamos que investigação do caso tenha sido feita de forma enviesada e negligente e que o promotor tenha apresentado denúncia sem qualquer fundamento nas provas dos autos", disseram os advogados Pierpaolo Bottini e Leandro Raca, que representam o ex-prefeito. As defesas dos outros acusados não foram localizadas até a publicação desta matéria.

Do Portal Bahia Notícias/por Luiz Vassallo e Fausto Macedo | Estadão Conteúdo

TRE emite certidão para quem perdeu prazo de regularização do título de eleitor

A Justiça Eleitoral encerrou, em todo país, o prazo para regularização do título. Com isso, eleitores em situação irregular que deixaram de comparecer aos postos ou cartórios até quarta-feira (9) não poderão participar das Eleições Gerais 2018, além de estarem sujeitos a outras diversas consequências previstas pelo Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965). Pensando nesses cidadãos, a Ouvidoria do TRE baiano explica o que poderá ser feito até a reabertura do cadastro que, caso ocorra segundo turno do pleito, só acontecerá em novembro.
Para evitar os demais transtornos decorrentes do cancelamento do título, a Ouvidoria do TRE-BA explica que o eleitor em situação irregular poderá solicitar ao cartório eleitoral a emissão da certidão circunstanciada. Com a certidão circunstanciada, o eleitor poderá comprovar – ao órgão que estiver lhe exigindo a certidão de quitação – sua impossibilidade de regularizar-se. A aceitação do documento, no entanto, ficará a critério da instituição a qual o eleitor precisar apresentá-lo.
Na certidão circunstanciada, deverá conter nome, dados pessoais e situação do título (inscrição cancelada, multa e/ou não possui título de eleitor) do cidadão solicitante. Também nela, o servidor do cartório informará que o eleitor esteve no Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento para regularizar suas pendências, mas que não foi possível concretizar o ato em virtude do disposto no Artigo 91 da Lei nº 9.504/97, que suspende o alistamento, revisão e transferência de domicílio eleitoral dentro dos 150 dias anteriores ao pleito e até a conclusão dos trabalhos de apuração.
Implicações
Conforme o Código Eleitoral, o cidadão com título cancelado ficará, além de impedido de exercer o direito ao voto, impossibilitado de tirar ou renovar passaporte, obter empréstimos em instituições bancárias, tomar posse em cargo público, receber benefícios sociais, se matricular em escolas e faculdades, obter CPF e etc. Isso porque, para essas operações, a apresentação da certidão de quitação eleitoral é exigida.
Para os cidadãos que fizerem uso da certidão circunstanciada, o TRE-BA alerta que será necessário procurar pelos cartórios eleitorais em novembro, quando o cadastro será reaberto, para a resolução das pendências.
Outros serviços
Durante o período em que o cadastro eleitoral se mantiver fechado, além da emissão das certidões circunstanciada (para eleitor em situação irregular) e de quitação (ao eleitor regular), postos e cartórios eleitorais poderão também emitir a segunda via do título de eleitor. Esse último serviço, porém, poderá ser oferecido apenas até 27 de setembro (10 dias antes da eleição), conforme prevê o Calendário Eleitoral 2018.
Do Portal CN

Correios oferecem mais de 4 mil vagas para jovem aprendiz

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo abriu processo seletivo para o preenchimento de 4.983 vagas para jovem aprendiz, além de cadastro reserva para o curso de assistente administrativo, nas modalidades presencial e à distância. As vagas de aprendizagem estão distribuídas por todas as regiões do país.
As vagas são para estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental, com idade entre 14 e 22 anos, no ato da contratação. Os interessados em concorrer uma vaga deve  inscrever até 29 de maio no site www.correios.com.br, clicando na seção “Recursos Humanos”, e seguindo as instruções contidas ali.
A bolsa-auxílio é de R$ 448,46, além dos benefícios de vale-transporte e vale-refeição.A jornada de atividades será de 20 horas semanais, sendo quatro horas diárias.
A validade desta seleção é de um ano, podendo ser prorrogada por mais um. Vale destacar que os aprendizes serão convocados conforme a necessidade de cada unidade dos Correios, dentro desta validade.
Do Portal CN

Ex-jogador do Santa Cruz da Lagoa da Cruz foi encontrado morto no bairro do Cabula em Salvador

Foto: Reprodução
Renilson Guimarães, 28 anos, conhecido como Dedé da Lagoa da Cruz, foi encontrado morto na noite desta quinta-feira (10), no bairro do Cabula na Capital do Estado.

Dedé filho de família natural do Povoado de Lagoa da Cruz, nasceu e viveu sua infância em Salvador. Quando a família regressou para Barrocas, ele já tinha 19 anos, mesmo assim chegou a fazer parte de projetos sociais no Povoado. Na época o Presidente do Projeto Bola na Rede Paulino Capoteiro, tentava reintroduzir o jovem atleta no esporte, ele que havia passado pela base do Bahia, mas vivia uma fase delicada.

Bom de bola, o atleta chegou a vestir a camisa da equipe principal do Santa Cruz na disputa de campeonatos municipais. Além do Santa Cruz, Dedé jogou pelo Bahia do Velho Domingo, equipe pela qual disputou o último campeonato em 2016.

As causas e motivação da morte ainda são desconhecidas. Pessoas que o conheciam, acreditam que ele pode ter sido assassinado. Nas redes sociais circula a imagem de um homem caído ao chão com muito sangue, populares afirmam ser Renilson, e que ele foi morto a tiros.

Renilson deixa a esposa e um filho de um ano e alguns meses.
Ronda @ Nossa Voz

Embasa convoca 61 candidatos aprovados em concurso público de 2017; confira lista


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou, na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de convocação de mais 61 candidatos aprovados no concurso público realizado pela empresa em julho de 2017. Confira aqui a lista dos convocados

Os convocados deverão apresentar os documentos exigidos no edital no dia 28 de maio de 2018, às 8h ou às 13h, de acordo com o horário especificado no edital, no Parque Deputado Paulo Jackson, localizado na Avenida Juracy Magalhães Jr., s/n, Lucaia – Rio Vermelho.

Foram convocados candidatos aos cargos de agente administrativo, operador de processo de água e esgoto e técnico operacional – edificações, engenheiro e contador.

O concurso público da Embasa visa o preenchimento de 696 vagas para 11 funções dos níveis médio, técnico e superior. Até agora, já foram convocados 644 aprovados, conforme a empresa.

A Embasa publicou, ainda, dois editais de consulta convidando outros 66 candidatos, de diversas áreas de formação, a comparecerem nos dias 29 ou 30 de maio, nos horários especificados por cada um dos editais, ao Parque Deputado Paulo Jackson, na Avenida Juracy Magalhães.

A empresa informou que ofertará a esses candidatos, respeitando a ordem de classificação e os critérios que regem o concurso, as vagas para as quais não houve candidato habilitado.

Aqueles que tiverem interesse deverão comprovar a escolaridade com apresentação de diploma ou certificado de conclusão de curso, registro no respectivo conselho profissional e comprovante de pagamento da anuidade e entregar curriculum vitae.


Do Portal CS

Prefeitura de Feira de Santana abrirá concurso para professor e guarda civil


A prefeitura de Feira de Santana oferece concurso com 100 vagas para professor e 50 vagas para guarda municipal. O secretário da pasta, João Marinho Gomes Júnior, informou que o concurso já está em fase final de correção e verificação do edital. Segundo ele, uma licitação foi realizada para contratar empresas para a efetivação do certame. 

“Foram duas empresas, que nós separamos por lote, tendo em vista que em função do estatuto da guarda o concurso tem uma série de fases a serem executadas e coincidiu que duas empresas distintas ganharam esse processo, e é evidente que tem essa revisão, que é necessária. Nós tivemos essa reunião pra tentar fechar o edital em conjunto com as empresas vencedoras”, informou o secretário.

Também foi destacado que o concurso de professor, já esta adiantado o fechamento do edital, que será remetido ao prefeito. Ainda não foram informadas as datas de realização dos concursos. “Primeiro vamos publicar o edital. Aí terá o prazo do recurso para que qualquer pessoa possa fazer a impugnação. Depois da abertura das inscrições é que teremos condição de marcar a data, porque teremos que ver a quantidade de pessoas inscritas para definição dos locais das provas e todos esses detalhes estarão disponíveis o mais rápido possível. A intenção, pelo menos de professor, é que seja realizado ainda no primeiro semestre, por causa do alto volume de aposentadorias que têm acontecido. Estamos com uma carência pelo aumento do número de escolas da cidade. Serão ofertadas 100 vagas, mas teremos um cadastro de reserva com 10 vezes o número de vagas”, explicou Marinho.

Segundo informações do site Acorda Cidade, o valor da inscrição do concurso deverá ser o mesmo cobrado no último concurso, R$ 90 para quem tem curso superior completo e R$60 para quem tem nível médio completo.


Do Portal CS