SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 14 de abril de 2018

Tiago acredita que Bahia pode surpreender o Internacional no duelo deste domingo

Neste domingo (15), o Bahia vai até Porto Alegre para enfrentar o Internacional no Beira-Rio, às 16h, pela estreia do Tricolor no Campeonato Brasileiro de 2018.
A delegação do Esquadrão saiu da Bolívia e foi para São Paulo onde treinou neste sábado e segue rumo ao local da partida. Poupado do jogo da última quarta-feira, o zagueiro Tiago comentou sobre a sequência de jogos do Bahia.
"Se a equipe tivesse apenas jogando com um time, com certeza iria influenciar muito. Mas como a gente vem mesclando, o professor tem utilizado todos os jogadores, nosso grupo tem qualidade, então isso capacita o professor a utilizar todos os jogadores e assim facilita pra gente descansar e aí dá tempo de recuperar para os outros jogos", disse.
O zagueiro também agradeceu pelo tempo de "descanso".
"A gente teve uma final no domingo contra o Vitória, então a equipe sentiu bastante fisicamente. Tanto é que alguns jogadores foram poupados desse jogo da última quarta-feira pela Sul-Americana. Essa semana deu pra gente descansar e trabalhar um pouco da parte física. A equipe tá bem descansada e bem trabalhada para o jogo de domingo", afirmou Tiago.
O capitão espera um duelo complicado no domingo, mas acha que o Tricolor pode surpreender no Beira-Rio.
"A gente sabe que o Internacional vai fazer de tudo pra vencer o jogo. Já acompanhamos o jogo deles contra o Vitória. Já deu pra sentir um pouco do que vai ser o jogo. Mas estamos confiantes na nossa equipe, a gente já provou em jogos recentes que mesmo com tudo contra, a gente deu uma resposta positiva. A gente acredita que a gente pode ir lá e surpreender e trazer os três pontos pra Salvador".
Confira os relacionados:
Goleiros – Anderson e Douglas
Laterais – João Pedro, Léo, Mena e Nino
Zagueiros – Everson, Grolli, Rodrigo Becão e Tiago
Meio-campistas – Allione, Edson, Elton, Flávio, Gregore, Marco Antonio, Nílton, Régis, Vinicius e Zé Rafael
Atacantes – Edigar Junio, Élber e Júnior Brumado
Do Portal Galáticos Online/Foto: Marcelo Malaquias / ECBahia

Vitória 2x2 Flamengo - Melhores Momentos

            

Em jogo marcado por erros de arbitragem, Vitória empata com o Flamengo

Em um jogo marcado por erros de arbitragem, o Vitória teve tudo para largar com triunfo na Série A. Mas, mostrando deficiências, o Rubro-Negro conseguiu apenas empatar com o Flamengo em 2 a 2, mesmo com um jogador a mais por quase toda a partida.
Com o resultado, o Leão marcou um ponto na largada do Brasileirão. O time baiano ficou na terceira colocação, mas deve perder posições no complemento da rodada.
O JOGO
Flamengo e Vitória fizeram um jogo polêmico no primeiro tempo. Logo aos 16 segundos o time carioca aproveitou o cochilo da defesa rubro-negra.
Em lance rápido, Lucas Paquetá recebeu na área e tocou no canto de Caíque para abrir o placar.
Mas, o Vitória chegou ao empate aos 12 minutos. Em lance confuso na área, Rhayner chutou no rosto de Everton Ribeiro, mas o árbitro viu mão e marcou pênalti. Na cobrança, Yago chutou forte no meio e empatou.
No lance, o árbitro ainda expulsou o meia do Flamengo. Com um homem a mais, o Leão passou a ter mais posse de bola, mas não conseguiu chegar à frente do placar.
No segundo tempo, o Vitória quase  virou no primeiro minuto. Uillian Correia recebeu bola na área e chutou no canto. Diego Alves se esticou para espalmar.
Mas, aos 26 minutos, a arbitragem falhou mais uma vez. EM posição de impedimento, Arão desviou de cabeça e Geovânio completou nas redes para colocar o Flamengo na frente.
Porém, a comemoração durou pouco. Aos 30, Rhayner levantou bola na área  e Denílson, sozinho, tocou de cabeça no canto para empatar. 
Nos minutos finais, o Vitória teve a posse de bola, mas não conseguiu construir boas jogadas para chegar ao triunfo. 
Vitória 2 x 2 Flamengo
Brasileirão Série A – 1ª rodada
Local: Barradão, em Salvador
Data: 14/04/2018, às 19h
Árbitro: Wagner Reway (Fifa/MT). Assistentes: Fábio Rodrigo Rubinho (MT) e Marcelo Grando (MT). Assistentes adicionais: Odílio Ramos dos Santos (MT) e Marcelo Alves dos Santos (MT)
Cartões amarelos: Diego (FLA); Rodrigo Andrade. Rhayner (VIT)
Cartões vermelhos: Éverton Ribeiro (FLA)
Gols: Paquetá, Réver (FLA); Yago, Denílson (VIT)
Vitória
Caíque; Rodrigo Andrade, Kanu, Ramon e Pedro Botelho; Willian Farias, Uillian Correia, Yago e Alexander (Juninho); Rhayner e Denílson. Técnico: Vagner Mancini. 
Flamengo
Diego Alves; Rodinei, Réver, Juan e Renê; Cuellar, Éverton Ribeiro Lucas Paquetá e Diego; Vinícius Júnior e Henrique Dourado (Arão). Técnico: Maurício Barbieri.
Do Portal Galáticos Online/Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória

Estados Unidos encerram ataques após atingir instalações químicas da Síria

Os Estados Unidos encerraram os bombardeios aéreos lançados em conjunto com a França e Reino Unido sobre a Síria, na noite de sexta-feira (13), após atingirem os três alvos descritos como locais de “capacidades químicas”: um centro de pesquisa científica localizado na capital, Damasco; uma instalação de armazenamento de armas químicas, localizada a oeste de Homs; e ainda uma terceira próxima ao segundo alvo, que serviria – segundo o Pentágono – de armazém de equipamentos de armas químicas, além de um posto de comando.

Os ataques foram detalhados pelo Departamento de Defesa norte-americano em uma coletiva na noite da sexta-feira (13). O general Josefh Dunford, presidente do Joint Chiefs – um comitê de assessoramento do Pentágono – disse que os Estados Unidos identificaram alvos sírios. Segundo ele, a “rodada de ataques aéreos já havia sido encerrada”.
“Os alvos que foram atingidos e destruídos estavam especificamente associados ao programa de armas químicas do regime sírio. Também selecionamos alvos que minimizariam o risco para civis inocentes”, disse o general, durante a entrevista.
Também foi evitado o choque direto com a Rússia. “Identificamos especificamente alvos russos sírios, para mitigar o risco de envolvimento das forças russas”, afirmou Dunford. Além disso, ele afirmou que a linha direta com a Rússia foi usada no período que antecedeu os bombardeios, para liberação do espaço aéreo. “Nós usamos o canal de desconexão normal para desconstruir o espaço aéreo. Não coordenamos metas”, explicou.
Menos duas horas antes, o presidente Donald Trump tinha anunciado que os bombardeios haviam começado. Os bombardeios, segundo o Pentágono já foram finalizados e são a resposta prometida pelos Estados Unidos ao suposto ataque químico atribuído ao governo de Bashar Al Assad, à cidade de Duma há sete dias.
O secretário de Defesa, James Mattis, também participou da coletiva. Ele disse que até aquele momento não havia “relatos de perdas para o exército americano”. O Pentágono ainda não comentou as declarações da TV síria, de que pelo menos 13 misseis teriam sido interceptados em Homs, o que teria segundo a estatal de televisão, frustrado o ataque.
Mattis não deu declarações sobre resultados, mas ponderou que, embora o ataque aos três locais tenha sido finalizado, isso não quer dizer que não haverá outros. “O objetivo é realizar uma campanha sustentada para que armas químicas deixem de ser usadas na Síria”, disse.
Os ataques foram realizados por volta das 22h de sexta-feira (horário de Brasília).
Do Portal CN/Agência Brasil/Foto: Hassan Ammar / AP Photo

Serrinha: Sertanejo empata em Riachão do Jacuípe e se mantém em terceiro


Na tarde deste sábado (14), o Sertanejo de Serrinha Sub-15 jogou no estádio Eliel Martins “Arena Valfredão”, em Riachão do Jacuípe e empatou com a seleção local por 1x1. Fábio marcou para Riachão do Jacuípe e o gol do Sertanejo foi de Vitor.

Esta foi a última rodada da fase de classificação da Copa Sisal Sub-15 e o Sertanejo se classificou na terceira posição, com 5 pontos ganhos.

Na próxima fase, o time treinado pelo Professor Cris vai enfrentar o Boa Semente de Capela do Alto Alegre.

O jogo será no município de Capela do Alto Alegre, porque somou mais pontos na fase de classificação. Em caso de empate no tempo normal, a decisão da vaga para final será nas cobranças de pênaltis.

Retirolândia empatou com Conceição do Coité por 2x2. Kauê fez os dois gols de Retirolândia, enquanto, Wallefe e Felipe marcaram os tentos coiteenses. Na próxima fase, estas duas seleções voltam a se enfrentar na decisão da vaga para a final.

Por Cival Anjos

Serrinha tem 2 casos confirmados e 1 suspeito de H1N1


O Núcleo Regional da Saúde de Feira de Santana (NRS) confirmou dois casos da gripe H1N1 no município de Serrinha. Um idoso de 61 anos acabou morrendo e outra pessoa com sintomas da gripe está internada no Hospital Municipal (HM). Um terceiro paciente está internado no HM com suspeita da doença.

Até o dia 7 de abril, a Bahia teve outras quatro mortes provocadas pela gripe H1N1, conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Até a data informada pela Sesab foram notificados 215 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 18 mortes. Conforme a Sesab, dentre esses casos, 43 foram confirmados para influenza, sendo 36 pelo subtipo A H1N1 e desses, quatro foram a óbito.

A Bahia aparece em segundo lugar entre os estados onde o H1N1 mais matou pessoas. O primeiro lugar é de Goiás, com 9 óbitos. Ainda conforme a Secretaria de Saúde, três mortes ocorreram em Salvador e uma em Lauro de Freitas, na região metropolitana.

A Sesab informou que a capital concentra o maior número de casos da H1N1, 26. Camaçari, também na região metropolitana, tem dois; Dias D´Ávila, Governador Mangabeira, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, São Miguel das Matas e Ubatã com um caso cada um.

Segundo o NRS, um bebê de 1 ano e três meses morreu em decorrência da gripe H1N1, na terça-feira (10), no município de Feira de Santana. A criança, que não teve a identidade divulgada, era da cidade de Saúde, na região de Jacobina, e estava internada no Hospital Estadual da Criança (HEC).

Vacinação - A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa no dia 23 de abril. Em Serrinha, a meta é vacinar 90% do público alvo, formado por indivíduos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Prevenção - A transmissão da gripe pode ocorrer por secreções ou vias respiratórias. “A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, ao falar, tossir e ao espirrar ou também pelo contato pessoal”, explica o médico infectologista Claudilson Bastos. Por conta disso, quem deseja fugir da gripe precisa adotar medidas como lavar as mãos, deixar o ambiente sempre ventilado, não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres, evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão, além de evitar aglomerações.

Sintomas - Os principais sintomas da gripe H1N1 são febre alta, dores musculares, dores de garganta e de cabeça, prostração e tosse seca. Em alguns pacientes, podem ocorrer complicações, como bronquite, sinusite, pneumonia, além de problemas extrapulmonares. Para tratar a gripe, o paciente deve repousar e beber água. Já a medicação deve seguir recomendação médica.


Do Portal Clériston Silva

Suspeito de tráfico morre em confronto com PM's da CETO e CIPE em Serrinha


Um homem acusado de tráfico de drogas morreu em confronto com policiais militares, por volta das 17h40 desta sexta-feira (13), no bairro Dos Treze, em Serrinha.

Segundo a polícia, o suspeito foi baleado após reagir a uma abordagem da CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional) e da CIPE Nordeste (Companhia Independente de Policiamento Especializado Nordeste), que ocuparam o bairro durante a operação “Dois Irmãos” em combate ao tráfico de drogas.

De acordo com informações da polícia, durante a ação, o suspeito identificado pelo vulgo de “Pick Pan”, atirou contra os policiais e tentou fugir entrando em uma residência na Avenida Getúlio Vargas. Houve perseguição e troca de tiros. Pick Pan foi alvejado, socorrido para o Hospital Municipal, mas não resistiu aos ferimentos.

O traficante, conforme a polícia, portava um revólver calibre 38 e 47 porções de cocaína. A ocorrência foi lavrada na Delegacia Territorial (DT/Serrinha), onde todo o material foi apresentado e o fato foi comunicado à autoridade judiciária competente.

Além do tráfico, Pick Pan também era investigado por envolvimento em homicídios e assaltos.


Traficante morto portava 47 porcões de cocaína e um revólver calibre 38

Do Portal Clériston Silva

Após intervenção, Bahia viveu conquistas em todas as temporadas: 'Democracia fez bem'

Após intervenção, Bahia viveu conquistas em todas as temporadas: 'Democracia fez bem'
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Com o título do Campeonato Baiano no último domingo (8), o Bahia entrou no quinto ano seguido em que conquista algo importante na temporada. Coincidentemente, as comemorações consecutivas do Esquadrão começaram em 2014 após o processo de intervenção, iniciado no ano anterior, que trouxe a democracia para o clube. 

O primeiro caneco levantado foi o do estadual. No ano seguinte, o Tricolor revalidou o título do estado. Em 2016, o grito de campeão ficou preso na garganta, porém o time alcançou um objetivo tão importante quanto um campeonato estadual, que foi o acesso à Série A. 

No ano passado, o clube voltou a ser o maior da região ao levantar o caneco da Copa do Nordeste, torneio que não vencia desde 2002. Curiosamente esta foi a última vez que o time terminou no topo de uma competição antes de enfrentar um jejum de 10 anos.  Clique aqui e leia a matéria na coluna de Esportes!

Do Portal Bahia Notícias/por Leandro Aragão

Ataque americano 'não ficará sem consequências', diz embaixador russo nos EUA

Ataque americano 'não ficará sem consequências', diz embaixador russo nos EUA
Foto: Reprodução / Strategic Culture
O embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, afirmou nesta sexta-feira (13), por meio de comunicado que o ataque americano contra bases sírias "não ficará sem consequências". "Nossos avisos não foram ouvidos", escreveu Antonov. "Novamente, estamos sendo ameaçados. Nós avisamos que tais ações não ficarão sem consequências". 

Na noite desta sexta-feira, o presidente americano Donald Trump anunciou um ataque contra três bases sírias ligadas ao suposto ataque químico que ocorreu em Duma, nos arredores de Damasco, na semana passada. 

Os mísseis americanos miravam um centro de pesquisa em Damasco, um depósito de supostas armas químicas em Homs, no oeste da Síria e um posto de comando próximo deste depósito. 

Antonov afirmou que "toda a responsabilidade" pelas ações seguintes aos ataques será de Washington, Londres e Paris. A França e o Reino Unido se aliaram aos Estados Unidos em uma coalização única para atacar o regime do presidente sírio Bashar Al-Assad. "Insultar o Presidente da Rússia é inaceitável e inadmissível", escreveu Antonov. "Os Estados Unidos - o detentor do maior arsenal de armas químicas do mundo - não tem direito moral para culpar outros países."

Do Portal Bahia Notícias/por Estadão Conteúdo

Wagner vira réu na Justiça Federal por nomeação de marido de Ideli Salvatti

Wagner vira réu na Justiça Federal por nomeação de marido de Ideli Salvatti
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), virou réu em um processo por improbidade administrativa, na 3ª Vara Federal Cível da Justiça Federal do Distrito Federal. 

A Corte aceitou uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o petista pela nomeação indevida do segundo-tenente do Exército Jeferson da Silva Figueiredo para um cargo em Washington, nos Estados Unidos. Ele é marido da ex-ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, do PT. 

Na época em que nomeou Figueiredo, Wagner era ministro da Defesa no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O segundo-tenente também é réu no processo. De acordo com informações passadas pela assessoria do MPF, o órgão pediu que Wagner seja condenado a ter os direitos políticos suspensos, pague multa, além de ressarcir o erário no mesmo valor que o prejuízo causado pela nomeação de Figueiredo. O MPF, no entanto, não soube informar qual o montante solicitado. 

O processo chegou à Corte em 21 de março deste ano. No dia 26 de março, a juíza federal Maria Cecília de Marco Rocha proferiu um despacho ordenando que os réus se manifestassem por escrito, no prazo de 15 dias. Em nota ao Bahia Notícias, a assessoria de Wagner, pré-candidato ao Senado pelo PT, informou que o ex-governador ainda não foi notificado do processo e só se manifestará quando isso ocorrer. 

O caso envolvendo a nomeação não é novo. Em abril do ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu multar o petista em R$ 15 mil pelo ato. Segundo a Corte, a nomeação foi "ilegítima", "antieconômica" e motivada por interesses particulares. A investigação do tribunal começou após o jornal O Estado de S. Paulo revelar, em setembro de 2015, que o governo indicara o segundo-tenente ao cargo de ajudante da Subsecretaria de Serviços Administrativos e de Conferências na Junta Interamericana de Defesa. 

A nomeação ocorreu na sequência de Ideli ser nomeada assessora de Acesso a Direitos e Equidade da Organização dos Estados Americanos (OEA), também em Washington. O TCU concluiu que Wagner consultou o Comando do Exército sobre a existência de cargo público a ser ocupado pelo militar para atender a um “interesse privado”. Além disso, desconsiderou informação prestada pelo Exército sobre a inexistência de posto compatível com a qualificação do segundo-tenente, que é músico. 

Wagner alegou que a decisão “obedeceu os critérios legais, dentro da mais absoluta legitimidade, objetividade e transparência”. Ele argumentou que, para ocupar o cargo de ajudante da Diretoria de Subsecretaria de Serviços Administrativos e de Conferências da Junta Interamericana de Defesa (JID), é preciso ser militar, policial ou civil com conhecimento na área administrativa. Segundo ele, o marido de Ideli atendia a esses requisitos.

Do Portal Bahia Notícias/por Bruno Luiz / Cláudia Cardozo

Enem: Estudante do 3º ano da rede pública tem até este domingo para pedir isenção

Enem: Estudante do 3º ano da rede pública tem até este domingo para pedir isenção
Foto: Divulgação
Termina neste domingo (15) o prazo para que estudantes que atualmente cursam o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas peçam isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

De acordo com alerta enviado na noite desta sexta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes precisam fazer a solicitação pela internet até as 23h59 deste domingo. 

"Nos anos anteriores, para estes estudantes, o requerimento de isenção era gerado automaticamente no ato da inscrição. Mas este ano o procedimento foi modificado, com uma fase preliminar de pedido de isenção", ressalta a nota. 

É necessário acessar uma página especial no site do Enem (clique aqui) e preencher os campos com os dados pessoais. Nesta edição, a taxa para realização da prova é de R$ 82.

Do Portal Bahia Notícias

57% consideram Lula culpado, diz Ipsos; 95% querem continuidade da Lava Jato

57% consideram Lula culpado, diz Ipsos; 95% querem continuidade da Lava Jato
Foto: Agência Brasil
A maioria da população brasileira (57%) considera que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado na Operação Lava Jato, é culpado dos crimes atribuídos a ele. 

O país, porém, está rachado em relação à prisão do petista: 50% são a favor e 46% são contra. Os dados são de pesquisa do instituto Ipsos. "Os resultados mostram que a Lava Jato continua com alto suporte da população e que a prisão de Lula não encerra esse anseio", disse o diretor do Ipsos, Danilo Cersosimo. "Além disso, a polarização do País em torno da figura de Lula segue alta." 

Conforme o levantamento, a quase totalidade da população (95%) acha que as investigações da Lava Jato devem continuar após a prisão do ex-presidente. Mas há dúvidas sobre a abrangência das mesmas. Para 52% dos entrevistados, não é correto afirmar que "a Lava Jato está investigando todos os políticos". 

Outros 41% estão de acordo com essa avaliação. A percepção de que "a Lava Jato está investigando todos os partidos" atingiu o mínimo histórico da série de pesquisas Ipsos no fim de semana da prisão de Lula. Apenas 43% dos eleitores manifestaram concordância com a frase, e 47% disseram o contrário. 

É a primeira vez, em dois anos, que aparece como minoritária a parcela da população que compartilha da avaliação de que todos os partidos são investigados. Em abril de 2016, 66% da população via a Lava Jato como empenhada em investigar todas as legendas - 23 pontos porcentuais a mais do que agora. 

Na pesquisa, os entrevistadores do Ipsos leem uma série de frases e perguntam se há ou não concordância em relação a elas. O levantamento começou no sábado em que o ex-presidente foi preso e se estendeu até a segunda-feira passada. Foram ouvidas 1.200 pessoas. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. 

O levantamento mostra que, mesmo com a convicção majoritária da culpa do petista, existe uma forte percepção de que "os poderosos querem tirar Lula da eleição": 73% concordam com essa afirmação, e 23% discordam. A maioria (55%) também concorda com a avaliação de que "a Lava Jato faz perseguição política contra Lula". Outros 41% discordam. Em relação à afirmação de que "a Lava Jato está mostrando que Lula é mais corrupto que os outros políticos", aparece uma nova divisão: 51% discordam, e 44% concordam. 

Do Portal Bahia Notícias/por Daniel Bramatti | Estadão Conteúdo

Justiça fixa multa diária de R$ 500 mil para manifestantes pró e contra Lula em Curitiba

Justiça fixa multa diária de R$ 500 mil para manifestantes pró e contra Lula em Curitiba
Foto: Reprodução / MT Mais
O Tribunal de Justiça do Paraná determinou que os manifestantes acampados nos arredores da sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso, devem pagar multa diária de R$ 500 mil, caso não cumpram ordem judicial de deixar a área. A decisão foi proferida nesta sexta-feira (13) pelo juiz substituto da 3ª Vara da Fazenda Pública, Jailton Juan Carlos Tontiniu. 

Os movimentos citados na decisão são: Central Única dos Trabalhadores (CUT), Partido dos Trabalhadores (PT-PR), Movimento Curitiba contra Corrupção, Movimento Brasil Livre (MBL) e o Movimento UFPR Livre. 

Segundo a prefeitura de Curitiba, cerca de 500 pessoas, favoráveis ou contrárias a Lula, estão acampadas no entorno do prédio da PF "causando transtornos e a precarização na prestação dos serviços públicos aos moradores pelo bloqueio às ruas". 

No despacho, segundo a Agência Brasil, o juiz explica que a medida visa a evitar o uso da força policial e dissuadir os réus que descumpriram a liminar concedida semana passada pela Justiça à prefeitura de Curitiba. A liminar proíbe os manifestantes de transitar nas áreas determinadas, impedir o trânsito de pessoas e montar estruturas e acampamentos nas ruas e praças da cidade. 

Do Portal Bahia Notícias

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Sidninho deixa a Câmara em maio e abre espaço para Uziel Bueno ocupar vaga

Sidninho deixa a Câmara em maio e abre espaço para Uziel Bueno ocupar vaga
Foto: Guilherme Ferreira / Bahia Notícias
O vereador Sidninho (Pode) vai deixar a Câmara de Vereadores de Salvador de forma temporária em maio. Com a decisão, ele abre espaço para o apresentador Uziel Bueno (Pode), primeiro suplente do Podemos, assumir seu lugar. 
Sidninho vai se ausentar do posto para trabalhar como articulador político do partido durante a eleição deste ano. "Hoje a prioridade para nós é fazer uma articulação política para reeleger o governador Rui Costa com o maior número de votos possível", afirmou o vereador em entrevista ao Bahia Notícias nesta sexta-feira (13). "Vou me ausentar da Casa nesse período para trabalhar pelo governador", comentou. 
Segundo Sidninho, um plano de trabalho já está sendo formulado para ele apoiar a campanha em Salvador e cidades do interior. Sobre o suplente na Câmara, o vereador comentou que tem "certeza que ele fará jus ao cargo". Na eleição de 2016, Uziel recebeu pouco mais de 5,5 mil votos.
Do Portal Bahia Notícias/por Guilherme Ferreira

Michel Temer escolhe seu porta-voz para ser presidente da EBC

Michel Temer escolhe seu porta-voz para ser presidente da EBC
Foto: Marcos Côrrea / PR
O presidente Michel Temer decidiu indicar o seu porta-voz, Alexandre Parola, para assumir a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). 

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o nome dele ainda precisa passar pelo conselho de administração da organização, mas não deve encontrar dificuldades para ser aprovado. 

Parola não tem experiência em veículos de comunicação e o Palácio do Planalto argumenta que ele foi selecionado por ter experiência em comunicação governamental, boa relação com o presidente Michel Temer e qualificação intelectual. O atual presidente da EBC, Laerte Rímoli, pediu para deixar o posto no último mês.

Do Portal Bahia Notícias

Aprovados em Reda de 2017 estão sendo convocados pela Secretaria da Educação

Aprovados em Reda de 2017 estão sendo convocados pela Secretaria da Educação
Foto: ASCOM / Educação Estadual
Os candidatos aprovados nos processos seletivos de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) realizados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia estão sendo convocados aos poucos. 

O processo foi realizado para professores e profissionais da Educação e as convocações estão sendo realizadas mediante aos editais do Diário Oficial do Estado (DO). Até o momento, foram convocados 5,5 mil educadores. 

Os convocados nos editais devem comparecer imediatamente ao Núcleo Territorial de Educação (NTE) em que foram convocados para realizar os procedimentos de contratação. Os aprovados serão encaminhados às unidades escolares que possuem vaga para assumirem suas funções. Para conferir os editais de convocação basta entrar no Portal da Educação.

Do Portal Bahia Notícias

Trump anuncia bombardeio à Síria após supostos ataques de armas químicas

Trump anuncia bombardeio à Síria após supostos ataques de armas químicas
Foto: Reprodução/ ABC
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na noite desta sexta-feira (13) uma ofensiva contra o regime de Bashar al-Assad após o registro de supostos ataques com armas químicas na Síria. 

De acordo com o pronunciamento da Casa Branca, uma série de bombardeios no território sírio com apoio de britânicos e franceses tenta atingir bases do regime de al-Assad. Trump já havia sinalizado que os EUA poderiam atuar contra o ditador sírio, que recebe apoio da Rússia. 

No pronunciamento, o presidente norte-americano pediu que os compatriotas orassem por "aqueles que sofrem na Síria". A ofensiva acirra as tensões entre EUA e Rússia.

Do Portal Bahia Notícias

Coité – Família de homem acusado de estelionato ao fazer um depósito de R$ 22 mil numa farmácia afirma que o mesmo foi vítima de um golpe

Um assunto que ganhou grande repercussão nesta semana em Conceição do Coité e várias cidades da região foi a publicação no site Calila Noticias, assim como outros portais da região, foi o caso de Leandro Ferreira Anunciação, que foi detido pela PM no fim manhã de terça-feira, 10, acusado de pratica de estelionato. 
Ele teria chegado a um correspondente bancário e solicitou o depósito no valor de R$ 22 mil em contas diferentes e no momento que a atendente pediu o dinheiro, ele disse que estava aguardando o patrão dele que estaria chegando com a quantia. 
Como não apareceu nenhum patrão, a policia foi chamada e deu voz de prisão a Leandro. Essas informações publicadas no Calila Noticias são da Policia Militar.
O fato é que Leandro sem antecedentes e de uma família de boa conduta na cidade e logo que parentes e amigos tomaram conhecimento saíram na defesa do mesmo e no dia seguinte ele já estava liberado e o próximo passo foi tentar limpar a imagem dele perante a sociedade e foi elaborada uma nota de esclarecimento por parte da família e o Calila que sempre prezou pelo lado democrático  abre o espaço, cujo texto pode ser lido na íntegra.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em resposta à matéria do site Calila Notícias, Notícias de Santaluz e outros sites publicada nesta terça-feira (10/04), Leandro e família esclarece:
 Leandro Ferreira da Anunciação foi vítima de estelionato. Ele infelizmente caiu nesses golpes dados através do telefone celular. 
 A vítima recebeu uma ligação, supostamente da Claro, informando que foi contemplado com um prêmio financeiro por ser cliente há muitos anos da companhia telefônica e, para que ele pudesse receber a quantia, teria que ir a um ponto comercial que fizesse depósito. 
 Ele foi orientado por telefone durante todo o percurso até o local e, ao chegar, os golpistas mandaram passar o telefone para a atendente. A atendente tomou nota de todas as contas que os golpistas passaram pelo telefone e realizou os depósitos. Quando já havia feito vários depósitos, tanto Leandro quanto os proprietários da loja perceberam que estavam sendo vítimas de um golpe.
 Quem orientou a atendente a depositar os valores foi o estelionatário por meio do telefone celular, supostamente se passando por um patrão de Leandro. Por Leandro ser conhecido na cidade, a atendente efetuou os depósitos sem comunicar a vítima a quantia e nem exigiu o valor do depósito.
 Leandro se manteve em todo tempo disponível a resolver a situação dentro da loja, a dona da loja falou ao telefone com os golpistas e sabia que se tratava de um golpe de estelionatários. Mas, mesmo assim chamou a polícia, que conduziu Leandro à delegacia. Os danos financeiros gerados pelo golpe já foram reparados! 
 Agora, contamos com sua colaboração para divulgar essa nota a todos que compartilharam imagens, áudios ou textos que colocavam Leandro na posição de estelionatário, pois o mesmo, infelizmente, foi uma vítima!

Leandro e a família agradecem!
Do Portal Calila Notícias

Feira livre da semana que vem em Santaluz é antecipada devido ao feriado de Tiradentes

feira livre que aconteceria no dia 24 de junho (sábado) para o dia 23 (sexta-feira)
Feira livre da próxima semana será realizada no dia 20 (sexta-feira) | Foto: Divulgação/Arquivo
Na próxima semana, a feira livre de Santaluz, que acontece tradicionalmente aos sábados, será realizada na sexta-feira (20). 

De acordo com a assessoria da prefeitura, o decreto que determina a antecipação foi assinado nesta sexta (13) pela prefeita Quitéria Carneiro. A mudança ocorre em virtude do feriado de Tiradentes, que este ano cai no sábado, dia 21 de abril.
Notícias de Santaluz

Jogador serrinhense treina forte no Goiás de olho na Série B

O volante serrinhense, Gilberto Júnior vem trabalhando forte com o grupo do Goiás.

Seu foco, juntamente, com a equipe esmerandina é fazer uma boa campanha na Série B do Campeonato Brasileiro para voltar à divisão principal no ano de 2019.

Gilberto Júnior, que é conhecido como Juninho de Véo reside na Rua do Tamarindo, em Serrinha.

O Goiás joga em Alagoas, neste sábado (14), às 16:30, contra o CSA, pela rodada inicial da competição. A partida será no estádio Rei Pelé, em Maceió.

Além do atleta serrinhense, o lateral-direito jacuipense, Caíque Sá, também está na equipe goiana.

Por Cival Anjos

Colisão envolvendo três caminhões deixa três feridos e interrompe trânsito na BR-101

Uma das vítima ficou presa nas ferragens e precisou ser resgatada pelos bombeiros (Foto: Site Liberdade News
Uma das vítima ficou presa nas ferragens e precisou ser resgatada pelos bombeiros | Foto: Site Liberdade News
Uma batida envolvendo três caminhões deixou três feridos e interrompeu o trânsito na BR-101, entre as cidades de Teixeira de Freitas e Itamaraju, no sul da Bahia, na manhã desta sexta-feira (13). 

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao G1, o acidente ocorreu por volta das 5h, na altura do Km-862 da rodovia. Uma das vítimas ficou presa nas ferragens e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. As circunstâncias do acidente, bem como a identidade das vítimas, não foram divulgadas. 

Segundo a PRF, a interdição da pista durou cerca de três horas. O trânsito voltou a fluir após a retirada dos veículos. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, entretanto não há informações sobre o estado de saúde deles.

Do Portal NS

‘A gente decidiu registrar a candidatura do Lula, sim’, diz senador petista

Segundo o senador, o PT tem material e imagens do ex-presidente suficientes para fazer a campanha, caso seja necessário | Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado
Segundo o senador, o PT tem material e imagens de Lula suficientes para fazer a campanha, caso seja necessário | Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que seu partido vai manter a candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República nas eleições de outubro deste ano. Em pronunciamento na tribuna do Senado, ele afirmou que o PT tem material e imagens de Lula suficientes para fazer a campanha, caso seja necessário. 

“A gente decidiu registrar a candidatura do Lula, sim. Se eles quiserem impugnar, aí começamos outro processo. Nós vamos fazer campanha com ele. É claro que o golpe deles é para isso, o medo deles é a eleição. O Lula estraga a festa. Não só ele ganha a eleição, como, se impedir que ele seja candidato e ele apoiar outra pessoa, ela ganha”, afirmou. 

Segundo o Notícias ao Minuto, Lindbergh reafirmou a inocência do ex-presidente e garantiu que dirigentes e militantes do PT vão lutar com intensidade para garantir sua liberdade. “Defender Lula hoje é defender o povo trabalhador”. Lula está preso, desde o último dia 7, na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR). O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) marcou para o dia 18 deste mês o julgamento dos embargos dos embargos de declaração do ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá (SP). 

Segundo a Agência Brasil, os advogados de Lula argumentam que, no julgamento do primeiro embargo, o relator Gebran Neto caiu em contradição ao reconhecer, em um trecho de seu voto, que a transferência do tríplex para o ex-presidente nunca foi efetivada pela empreiteira OAS, embora em outra parte tenha escrito que a condenação por corrupção passiva ocorreu devido ao recebimento do bem.

Do Portal NS

Rui entrega veículos e assina convênios com 106 municípios para pavimentação de ruas, reformas e construção de praças e mercados

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
O governador Rui Costa assinou, na tarde desta quinta-feira (12), 107 convênios com 106 municípios baianos, que receberão obras para o desenvolvimento rural, esportivo e urbano, incluindo pavimentação de ruas, construção de mercados, praças, ginásios, recuperação de estádios, entre outras ações. 

De acordo com a assessoria do governo do estado, a solenidade ocorreu no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com a presença de gestores municipais e estaduais. 

Os convênios assinados representam um investimento total de R$ 58,6 milhões. “A Bahia se tornou uma referência nacional de superação da crise. Nós não chegamos até aqui sozinhos. Chegamos aqui pelo amplo apoio dos nossos prefeitos, deputados e vereadores. Que a gente coloque na pauta do novo Congresso a questão do municipalismo, para que possamos fazer mais e mais rápido”, afirmou o governador. 

Na ocasião, Rui também entregou 32 veículos para o transporte de equipes que trabalham com saúde da família em 24 municípios. 

Notícias de Santaluz

Justiça da Bahia autoriza grupo pró-Lula a bloquear rodovia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Justiça da Bahia autorizou o grupo pró-Lula a bloquear a Estrada do Coco, de acordo com a Coluna do Estadão. O pedido de liminar na Bahia partiu da Concessionária Litoral Norte S/A. 

O juiz indeferiu sob o argumento de que “a liberdade de reunião e de associação para fins lícitos representa uma das conquistas mais significativas da civilização”. A mesma sorte o MST não deu em São Paulo. 

O Judiciário atendeu ao pedido da Auto Raposo Tavares proibindo o bloqueio na sexta (6), um dia antes de Lula se entregar. O juiz escreveu que o “direito de manifestação não prevalece sobre o dos usuários da rodovia”.

Do Portal NS

A Terceira Guerra Mundial está mais próxima que nunca

Foto: Reprodução
A Rússia alertou nesta quarta-feira que vai derrubar qualquer míssil dos Estados Unidos lançado contra a Síria devido a um suposto ataque químico no sábado na cidade de Douma, último reduto rebelde da região de Ghouta Oriental, subúrbio de Damasco, onde o regime do presidente Bashar al-Assad vinha implementando uma ofensiva para reconquistar o território. 

Após a advertência russa, o presidente americano, Donald Trump, disse no Twitter para os russos se prepararem para ataques. Na segunda-feira, ele havia prometido uma reação em até 48 horas à denúncia do uso de armas químicas, que atribuiu ao governo sírio. O prazo termina hoje, mas até agora o conflito vem sendo travado nas redes sociais: Trump faz ameaças no Twitter, e a porta-voz do Ministério do Exterior russo, Maria Zakharova, responde no Facebook. 

“A Rússia promete derrubar qualquer míssil lançado contra a Síria. Prepare-se, Rússia, pois eles virão, bons e novos e inteligentes. Você não deveria ser parceira de um Animal Assassino com Gás (tóxico) que mata seu povo e gosta!”, ameaçou Trump, em referência ao presidente sírio, Bashar al-Assad, acusado de ser o responsável pelo suposto ataque em Douma. 

“Nossa relação com a Rússia está pior do que nunca, e isso inclui a Guerra Fria. Não há razão para isso. A Rússia precisa nos ajudar com sua economia, algo que seria muito fácil de fazer, e precisamos que todas as nações trabalhem juntas. Parar a corrida armamentista?”, questionou o republicano.

Do Portal A Voz do Campo