SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 30 de dezembro de 2017

Dois morrem e um fica ferido em troca de tiros com a PM após tentativa de homicídio em Valente

Tentativa de homicídio ocorreu na manhã deste sábado em Valente | Foto: Leitor do Notícias de Santaluz
Tentativa de homicídio ocorreu na manhã deste sábado em Valente | Foto: Leitor do Notícias de Santaluz
Dois homens foram baleados na manhã deste sábado (30) durante uma tentativa de homicídio em Valente, cidade localizada na região sisaleira da Bahia. Uma das vítimas, um jovem identificado como Osvaldo Souza da Silva, o ‘Balotelli’, de 23 anos, foi atingido na mão direita, abdômen e perna esquerda, e foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, após ser atendido no hospital local, informou a polícia. 

O estado de saúde deles é desconhecido. Momentos após o crime, guarnições de Valente e de Santaluz da 5ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão de Polícia Militar encontraram três suspeitos e houve troca de tiros. 

Conforme a PM, dois homens ainda não identificados foram baleados e socorridos para o hospital da cidade, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. O terceiro suspeito também foi atingido pelos disparos, mas conseguiu fugir. Até a publicação desta reportagem, ele não tinha sido localizado. 

De acordo com a polícia, os três residem na comunidade de Chapada, que fica no limite entre as cidades de Conceição do Coité e Riachão do Jacuípe, e são integrantes de um grupo atuante no tráfico de drogas no estado, com ramificação em cidades da região sisaleira. 

O primo de uma das vítimas da tentativa de homicídio, que estava no local, foi encaminhado ao plantão da Polícia Civil em Conceição do Coité, para prestar esclarecimentos sobre a autoria e motivação do crime, que já está sendo investigado.

Notícias de Santaluz

PM de Santaluz apreende duas motos com numeração raspada do chassi e do motor

Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Uma guarnição da 5ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão da Polícia Militar, com sede em Santaluz, apreendeu na noite desta sexta-feira (29) duas motocicletas Honda/CG Fan, ambas de cor preta, com numeração raspada do chassi e do motor. 

De acordo com a PM, o primeiro veículo foi apreendido no bairro da Invasão, e também estava sem placa. Ao ser questionado, o condutor, identificado como José Nilson Dias de Almeida, de 24 anos, disse que havia comprado a moto com um jovem conhecido como ‘Rai’, na comunidade rural de Tamburi. 

Os policiais foram até o local e encontraram Rai José de Santana Santos, de 19 anos, que estava com outra moto irregular. Os veículos foram levados para o pátio da sede da 5ª Cia/PM e depois encaminhados à delegacia da cidade, onde a ocorrência foi registrada.

Notícias de Santaluz

Fotos do jogo beneficente de fim de ano Biritinga/Sertanejo

Evento realizado na tarde desta sexta-feira (29),
no estádio Manoelito Moreira de Carvalho
"Moreirão", em Biritinga,
com arrecadação de alimentos para famílias carentes.

Time comandado por Cosminho venceu por 1x0.

Time treinado por Adriano Gomes e Ari saiu derrotado


A 9 só usam os artilheiros


Jovens talentos da seleção de Biritinga e Sertanejo
que após a eliminação no intermunicipal 2017
continuou o trabalho.









Volante Kel, ao centro, vai para o futebol da Áustria em fevereiro
Fotos: Antonio Andrade

Igrapiúna: Garoto de 17 anos sonha um dia jogar em grandes clubes

Ser um jogador de futebol profissional, ganhar um bom dinheiro e ser reconhecido no mundo todo é um sonho que atrai a maioria dos jovens. Neymar é um exemplo de garoto que começou cedo a seguir seu sonho e hoje está em um time que muitos meninos almejam, o Barcelona, da Espanha. 
Mas começar cedo requer superar diversos obstáculos e enfrentar desafios que podem ser marcantes para garotos com pouca idade. O principal deles é ficar longe da família, já que muitos jovens saem de suas cidades natais para jogar nas categorias de base dos clubes para, assim, crescer dentro da profissão.
Mesmo que os meninos sejam bons de bola, não é fácil chegar a ser ídolo de algum time. Os jovens têm de passar por peneiras rigorosas para jogar em clubes grandes. Depois disso, eles passam por treinamentos diários, que incluem o preparo físico e psicológico, lapidando-os para serem futuros craques.
O processo todo pode levar anos até que o menino seja reconhecido e chamado para jogar em um grande clube. Mesmo assim, eles não desistem e enfrentam qualquer dificuldade para alcançar sua meta. José Carlos Santos de Jesus, ano 2000, joga desde os 6 anos de idade, treinava na escolinha de Igrapiúna, já disputou campeonato intermunicipal Sub-17 em junho de 2017 pelo time Sub-17 de Igrapiúna, disputou campeonato na cidade de Ituberá e agora se encontra treinando.
O garoto tem apenas 17 anos de idade e no próximo mês em janeiro completará 18 anos. O menino natural de Igrapiúna, interior da Bahia sonha em jogar em um grande time da Europa. Obstinado, o garoto quer se tornar profissional para ajudar a família e se destacar pelo talento e trabalho desenvolvido desde os 6 anos de idade. “Comecei a jogar quando criança e o futebol é tudo pra mim”, afirma o garoto.
O menino vem de família humilde e é o orgulho de sua mãe. Quando perguntado sobre o que significa o esporte em sua vida, José Carlos é enfático. “Futebol pra mim é tudo. Inclusive eu treino pesado e quando chego em casa, treino mais ainda. Eu levo muito a sério a profissão”.
José Carlos conta que nunca fez peneira para entrar nos times mais o time do Vitória da Conquista já está de olho no garoto e já  convidaram para fazer testes. “O primeiro clube que me chamou foi o Vitória da Conquista, mas não tenho condições de manter com as despesas que o clube não arca,”, diz o jogador em tom de descontentamento.
Segundo José Carlos, sua mãe sempre o incentivou a jogar futebol, ela costuma levar o filho aos jogos “Minha mãe é a base de tudo para que eu não desista do meu sonho me dá tudo que eu preciso no quesito carinho, incentivo, dedicação…”, conta o menino.
Em contato com prepostos ligados a seleção de Ituberá o garoto foi bastante elogiado “é um bom garoto, joga muito, só falta um empurrãozinho de algum empresário para crescer”, disse o ex-técnico do time.

O garoto apenas precisa de ajuda financeira ou de um empresário que aposte no esporte para que o ajude a tornar do seu sonho uma realidade.

A mãe deixa um apelo “se alguém poder ajudar meu filho eu ficarei grata pelo que fizerem, creio que um dia eu ainda vejo o sonho dele realizado, meu filho vive pra o futebol e fico muito triste em vê-lo fazendo tanto esforço e eu não poder ajuda-lo mais um pouco”, disse.
O telefone de contato para quem tiver interesse em ajudar o garoto, o telefone é (73) 99912-2964.
Do Portal Ipiaú Online/Mateus Oliver


Seis alimentos para um cérebro saudável

São muitos – e cada vez mais potentes – os fatores que comprometem a boa saúde do cérebro. Desde a poluição ambiental à falta de treino físico e mental, passando pela má qualidade de sono, pela má alimentação e, claro, pela genética e o envelhecimento. Contudo, é possível tentar reverter a perda de ‘força’ de que o cérebro é alvo… e tudo começa à mesa.

Ter um plano alimentar saudável e equilibrado é por si só uma boa forma de zelar pela boa saúde do cérebro, contudo, a escolha dos alimentos pode fazer toda a diferença e assumir-se como o melhor impulso para um cérebro jovem e eficaz. E aqui, incluem-se as nozes, mais concretamente cerca de 14 metades por dia, um punhado que promete dar ao cérebro uma boa quantidade de ômega 3.
E por falar em ômega 3, também o salmão e o azeite são dois dos alimentos mais importantes para a saúde do cérebro. Mas, por que este ácido gordo é tão ‘mágico’? Porque é capaz de reduzir a inflamação (devido ao poder antioxidantes) e o estresse oxidativo, dois fatores podem, por exemplo, impulsionar o aparecimento da doença de Alzheimer.
Uma vez que as vitaminas do complexo B são fundamentais para todo o organismo, também o cérebro beneficia deste micronutriente, que pode ser encontrado na gema do ovo, que é rica em colina, que, assim que entra em contato com o corpo, é convertida em acetilcolina, “um neurotransmissor que mantém a memória e ajuda as células do cérebro a comunicar mais eficazmente”, explica a médica Jennifer McDaniel à publicação.
Os antioxidantes que compõem em força os mirtilos são também determinantes para a boa saúde do cérebro. Mas na hora de escolher um dos melhores alimentos, todos os caminhos vão dar… à rúcula, que é um superalimento rico num vasto leque de nutrientes e que tem um papel determinante na fluidez do oxigênio no organismo.
Do Portal Ailton Pimentel

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Desemprego cai para 12% no trimestre encerrado em novembro, mostra IBGE

Foto: Ilustração
A taxa de desemprego no país fechou o trimestre encerrado em novembro em 12%, uma retração de 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, quando a taxa estava em 12,6%. 

Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, quando a taxa foi estimada em 11,9%, o quadro foi de estabilidade. Os dados fazem parte da Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Segundo a publicação, no trimestre encerrado em novembro a população desocupada do país era de 12,6 milhões, registrando queda de 4,1% em relação ao trimestre anterior – menos 543 mil pessoas desocupadas. 

Em comparação com igual trimestre do ano passado, quando havia 12,1 milhões de desocupados, houve alta no desemprego de 3,6% (mais 439 mil de pessoas). A Pnad Contínua mostra que, no trimestre encerrado em novembro, a população ocupada era de 91,9 milhões, tendo crescido 1% em relação ao trimestre anterior o equivalente a mais 887 mil pessoas empregadas. 

Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, quando a população ocupada era de 90,2 milhões de pessoas, o crescimento foi de 1,9% – o equivalente a mais 1,7 milhão de pessoas.

Do Portal A Voz do Campo

Barrocas: Casa de sítio foi arrombada e teve vários eletrodomésticos e objetos furtados

O sítio fica próximo ao Posto Bela Vista que está fechado atualmente -
Foto Rubenilson Nogueira
O Sítio Limoeiro, localizado na saída para o Cedro, a menos de um quilômetro da cidade, de propriedade do senhor Euclides Dionísio de Queiroz, conhecido como Kuiu de Limoeiro,  foi invadido por ladrões que roubaram até os vasos sanitários da residência. Em contato com nossa Redação, o filho do proprietário disse acreditar que um carro foi utilizado para levar os objetos furtados.

Televisão, receptor, filtro de energia, espelhos, fogão e botijão, lavanderia, ferramentas, uma pia e até os dois vasos sanitários dos banheiros foram levados.

A suspeita é que o furto tenha ocorrido durante a noite de quarta-feira (27), ou na madrugada de hoje. Na terça-feira (26) o senhor Kuiu ficou no sítio até ás 17 horas. O proprietário percebeu o roubo hoje, quando chegou por volta das 8 horas e encontrou a janela da frente arrombada, porém os eletrodomésticos e demais itens foram retirados do imóvel pela porta dos fundos.


Como a cancela estava trancada com cadeado, o carro ficou parado em frente a propriedade, foram várias idas e vindas carregando os objetos até o veículo. Marcas de pneus e muitas pegadas ficaram no local.

Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Barrocas que deverá investigar o caso.


Ronda @ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Homem é encontrado morto em cabine de caminhão em pátio de posto em Valente

Por volta das 07h50, desta sexta-feira, 29, uma guarnição do Pelotão PM de Valente foi informada que havia um caminhão estacionado no pátio do Posto Alto Bonito, em Valente e que o motorista encontrava-se desfalecido no interior do veículo.
A guarnição deslocou ao local juntamente com a guarnição de São Domingos e do médico Judicael Neto, o qual atestou o óbito do caminhoneiro por casas naturais.
A vítima foi identificada com Aguiorlan da Silva Santos,59 anos. Não há informações da cidade onde morava.
Do Portal CN

Salário mínimo será de R$ 954 a partir do dia 1º de janeiro

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
O presidente Michel Temer assinou nesta sexta-feira (29) o decreto que estabelece o valor do salário mínimo para 2018 em R$ 954. Na comparação com este ano, há aumento de R$ 17. 

Segundo informações do G1, a medida será publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta sexta. O aumento no salário mínimo será menor que o valor estimado anteriormente e aprovado pelo Congresso Nacional, de R$ 965. 

O governo define o salário mínimo com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e no resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

Do Portal NS

Governo Temer condiciona repasse a municípios a apoio à reforma da Previdência: ‘Molecagem’

O presidente da UPB, Eures Ribeiro | Foto: Blog do Marcos Frahm
O presidente da UPB, Eures Ribeiro | Foto: Blog Marcos Frahm
Após confirmar que liberaria o repasse emergencial de R$ 2 bilhões para as prefeituras de todo o país, o governo federal informou aos municípios nesta quinta-feira (28), dia do depósito da quantia, que não pagará mais o valor. 

Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), acusou a gestão federal de condicionar a liberação do dinheiro para os prefeitos ao apoio à reforma da Previdência. “Eles disseram que, até o final da tarde, não conseguiram fechar as contas. Mas não foi nada disso. Foi uma molecagem deles. Eles fizeram uma tentativa de golpe com essa manobra para votar a reforma”, criticou, em tom irritado, o comandante da UPB. 

Ainda segundo Eures, o governo “enganou e sapateou” com os municípios. “O sentimento é de revolta no Brasil. Eles tinham feito reunião em Brasília, dizendo que pagariam neste ano”, lamentou. 

Com a Medida Provisória do Auxílio Financeiro aos Municípios, como era chamado o repasse, a estimativa é de que a Bahia receberia R$ 200 milhões para serem repartidos entre as cidades. 

No último dia 26, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, admitiu que o governo federal está condicionando a liberação de financiamentos para os estados em troca de apoio à reforma. A declaração gerou revolta nos governadores do Nordeste, que chegaram a fazer uma carta ameaçando processar Marun caso as ameaças continuem.

Do Portal NS

Candidatura de Lula será relançada após julgamento; ato independe de sentença

Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert
Um dia após o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, marcado para o dia 24 de janeiro, o PT relançará a candidatura dele à Presidência da República em 2018. 

De acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o anúncio deve ser feito durante uma reunião ampliada da executiva da sigla. Senadores, deputados e governadores já foram convocados para o evento. 

Embora haja a expectativa de que o ex-presidente terá a pena de 9 anos e meio de prisão confirmada pelo tribunal, a ideia do partido é mostrar apoio a Lula, além de apresentar-se como um gesto de resistência. “Vamos provar que este processo é uma farsa e que Lula tem direito de ser presidente de novo”, afirma o presidente do PT-RS, Pepe Vargas. 

“O TRF-4 será uma das batalhas que enfrentarmos neste 2018”, ressalta o vice-presidente do PT Nacional, Alexandre Padilha. “É por isso que, no dia 25, o PT reunirá seu Diretório Nacional e parlamentares de todo o país para reafirmar o nome de Lula como única opção para a candidatura à Presidência da República nas eleições de outubro”.

Do Portal NS

Restos mortais são encontrados ao lado de prótese de perna na zona rural de Araci

Restos mortais de pessoa ainda não identificada foram encontrados junto a uma prótese de perna
Restos mortais de pessoa ainda não identificada foram encontrados junto a uma prótese de perna | Foto: Notícias de Santaluz
Restos mortais de uma pessoa ainda não identificada foram encontrados na tarde desta quinta-feira (28) entre os povoados de Ipoeira e Setor, na zona rural de Araci, cidade localizada na região sisaleira da Bahia. 

De acordo com informações da Polícia Militar, um crânio, uma arcada dentária e alguns ossos estavam próximos a um saco de nylon, aparentemente novo, e uma perna mecânica. 

Por volta das 16h30, a uma guarnição da 3ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão da PM foi acionada por populares, esteve no local e informou o ocorrido ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e à Polícia Civil, que deve investigar o caso.
Notícias de Santaluz

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Mulher procura marido desaparecido na Bahia e é morta por ele de forma brutal

Esta tragédia que aconteceu na cidade de Nordestina na noite desta terça-feira (26) quando Ana Maria de Oliveira Gonçalves, de 42 anos, natural de São Luís do Quitunde, que fica no norte do estado de Alagoas foi morta pelo ex-companheiro chocou muitos serrinhenses.

Recentemente, no dia 11 de dezembro, Ana Maria esteve no canal TV Detona em Serrinha e fez o apelo, porque estava procurando Adão da Silva Lopes que era dado como desaparecido.

Segundo ela, Adão, que é natural do município de Queimadas estava trabalhando em Curitiba e tinha vindo resolver coisas pessoais em Nordestina e desapareceu.

Justamente ao encontrá-lo, Ana Maria foi morta de forma brutal. Segundo informações, Adão passou a pá carregadeira várias vezes sobre a vítima que havia dito na entrevista do dia 11 que estava grávida.

Muitas pessoas de Serrinha, que tomaram conhecimento desta triste notícia nesta quinta-feira ficaram chocadas, pois acompanharam os seus apelos nas redes sociais, sites e blogs e saber que ela foi assassinada por aquela pessoa que ela se preocupava e procurava, isso foi muito comovente.

Este é mais um caso de feminicídio no território do sisal e assusta as autoridades, porque quanto mais fazem campanhas educativas mais aumenta o índice de mortes de mulheres e isso leva a crer que a maneira como as campanhas são conduzidas não estão sendo as mais adequadas.

Por Cival Anjos

Em movimento, Maia é lançado por ACM Neto Presidente em 2018

Após ser lançado como candidato ao governo do Estado pelo senador Rodrigo Caiado (DEM), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), resolveu apontar o nome do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para a disputa pela Presidência da República em 2018.
“[Maia] é o nome ideal par ser candidato. O que depender de mim vamos trabalhar nessa direção”, afirmou o gestor, durante inauguração da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Nova Brasília, na capital baiana, nesta quinta-feira (28).
Presente no evento, Caiado também foi lembrado por Neto. “Hoje nós temos aqui nomes com potenciais para ser candidatos a presidente da República. Eles vieram prestigiar um evento institucional e vamos conversar sobre política também”, contou.
Salvador no caminho
O prefeito ACM Neto convidou o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, para participar da inauguração na capital baiana. Maia foi lançado recentemente por aliados como opção para disputar a Presidência da República pelo partido em 2018.
A vinda a Salvador representa não apenas mais um gesto de apoio ao prefeito ACM Neto, como mostra que o Presidente da Câmara, apesar de não ter assumido a pré-candidatura, pode aceitar o desafio. Em fevereiro a legenda vai encomendar pesquisa e lançar o nome de Maia durante a sua convenção nacional.
Do Portal Interior da Bahia

Prazo para sacar abono salarial ano-base 2015 encerra nesta quinta

O prazo para saque do abono salarial ano-base 2015 termina nesta quinta-feira (28). De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), não haverá prorrogação do prazo – até o final de novembro, 1,4 milhão de pessoas com direito ao benefício ainda não tinham feito o saque.
Segundo informações da Agência Brasil, no caso dos profissionais que atuaram na iniciativa em 2015 poderá fazer a retirada em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou em uma casa lotérica, enquanto servidores públicos devem sacar o abono no Banco do Brasil.
A quantia paga será proporcional ao número de meses trabalhados formalmente em 2015 – o valor será integral se a pessoa tiver trabalhado o ano inteiro. Os valores variam entre R$ 79 e R$ 937.
Para ter direito ao benefício; o trabalhador precisa ter trabalhado formalmente em 2015 por pelo menos 30 dias; ter tido remuneração média de até dois salários mínimos no período; estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos; e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Os trabalhadores podem consultar se tem direito ao abono no site do Ministério do Trabalho informando o número do PIS ou do CPF e a data de nascimento. Também é possível obter informações nas agências bancárias ou pelo Alô Trabalho, no número 158 (as ligações são gratuitas de telefone fixo em todo o país).
A Caixa Econômica Federal atende beneficiários do PIS pelo telefone 0800-726 02 07. Servidores podem contatar o Banco do Brasil no número 0800-729 00 01.
Do Portal CN/Fonte:Agência Brasil

Ex-melhor jogador do mundo, George Weah é eleito presidente da Libéria

Ex-jogador de futebol, George Weah foi eleito presidente da Libéria nesta quarta-feira (27). Aos 51 anos, o candidato da oposição derrotou o atual vice-presidente, Joseph Boakai, ao vencer o segundo turno das eleições em 12 dos 15 condados do país africano. 

Weah já havia vencido o primeiro turno do pleito com 38,4% dos votos, um pouco mais de 596 mil. “É com emoção profunda que eu quero agradecer a vocês, povo liberiano, por me honrarem com seus votos hoje (terça-feira). É uma ótima esperança” escreveu, no twitter, o novo presidente eleito da Libéria. 

George Weah já havia sido candidato à presidência do seu país em 2005, dois anos após aposentadoria do futebol. Ele perdeu para Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher chefe de Estado da história da África. Em 2014, Weah foi eleito senador. Como futebolista, ele atingiu o auge com a camisa do Milan, onde atuou entre 1995 e 2000. 

No ano de 1995, Weah foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa e também conquistou a Bola de Ouro, tradicional premiação dada pela revista France Football. Ele também esteve presente por três vezes na seleção ideal da entidade máxima do futebol mundial, nos anos de 1991, 1997 e 1998. 

Em termos de títulos, Weah foi campeão da Copa da França, em 1991, pelo Monaco, campeão Francês em 1994 com o PSG, uma Copa da Inglaterra com o Chelsea e foi bicampeão italiano com o rubro-negro de Milão. Ele encerrou a carreira em 2003 no Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos. 

Do Portal Valente em Notícias/Fonte: BN

WhatsApp deixa de funcionar em vários smartphones a partir do dia 1º; Veja quais

A partir do dia 1º de janeiro de 2018, próxima segunda-feira, o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns dispositivos antigos, como o BlackBerry OS e o BlackBerry 10, além de todos os aparelhos que rodam o Windows Phone 8.0, da Microsoft.
Na prática, não será mais possível criar novas contas ou verificar contas existentes nos aparelhos obsoletos. Além disso, a empresa anunciou que, por não mais desenvolver para essas plataformas, “alguns recursos podem deixar de funcionar a qualquer momento”.
De acordo com a equipe do aplicativo de mensagens, “estas plataformas não têm a capacidade necessária para  suportar futuras funções ”. O conselho aos poucos usuários dos modelos afetados é “adquirir um telefone Android com um sistema operacional 4.0 ou superior, Windows Phone 8.1 ou superior, ou um iPhone com iOS 7 ou superior”.
Além disso, o WhatsApp vai deixar de funcionar no próximo ano nos dispositivos que rodam com sistema operacional Nokia S40.
Recentemente, o mensageiro instantâneo também anunciou que versões do Android anteriores a 2.3.7 não terão mais suporte a partir de fevereiro de 2020.
A intenção é concentrar a equipe no desenvolvimento de mais e melhores funcionalidades (e que recolham mais dados) para as plataformas que totalizam mais de 99% do mercado, ou seja as versões mais recentes dos sistemas operacionais do Google, Apple e Windows Phone.
Atualmente, o aplicativo de mensagens já não oferece suporte para o Android 2.3.3 e anteriores, além do iOS 6 (iPhone 3GS) e Nokia Symbian S60.
Do Portal CN

Juiz da Lava Jato, Marcelo Bretas pensa em sair do RJ por ameaças: ‘talvez seja necessário’

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Após assumir o julgamento de alguns casos da Operação Lava Jato, o juiz da 7ª Vara Criminal do Rio, Marcelo Bretas, admitiu nesta quarta-feira (27) a possibilidade de sair do Rio de Janeiro por questões de segurança.  “Não penso no sentido de planejar, de querer, mas existe esse tipo de preocupação, de talvez ser necessário”, disse em entrevista à repórter Ilze Scamparini durante viagem no Vaticano. 

De acordo com o G1, o magistrado teme por sua segurança e tem recebido ameaças constantes desde que assumiu o julgamento da Operação Lava Jato. “Se quiser ir à praia tenho que sair do Rio de Janeiro. É triste, mas a liberdade de um juiz, de um agente público que está nessa situação é muito reduzida, para não dizer eliminada. Não posso me dar alguns prazeres simples, como caminhar eventualmente numa praia. No início eu relutava muito. Recusava esse tipo de coisa, mas não mais”, afirmou Bretas. 

Para ele, andar na rua e fazer atividades do dia a dia só é possível em viagens. “Sou forçado a sair do local em que vivo para me sentir um pouco mais à vontade. Como aqui (em Roma, onde foi concedida a entrevista) onde posso andar na rua com tranquilidade”, disse. 

Em abril, o G1 publicou que em apenas uma semana Bretas chegou a receber três ameaças de morte que estão sendo investigadas pela Polícia Federal. O magistrado já decretou prisão de políticos e personalidades como o ex-governador Sérgio Cabral, o ex-secretário de Saúde do Rio, Sérgio Cortes e os empresários Eike Batista e Fernando Cavendish, da Delta Construções.

Do Portal NS

Levantamento da SSP aponta mais de 6 mil mortes violentas na Bahia em 2017

Bahia tem mais de 6 mil mortes violentas em 2017; tipo de crime reduziu no interior do estado | Foto: Reprodução/TV Subaé
Bahia tem mais de 6 mil mortes violentas em 2017; tipo de crime reduziu no interior do estado | Foto: Reprodução/TV Subaé
Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte – totalizaram 6.200 casos este ano, na Bahia. De acordo com o G1, os números parciais das estatísticas policiais no estado até 25 de dezembro de 2017 foi divulgado em coletiva, nesta quarta-feira (27), pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). 

Comparado a 2016, os dados de 2017 reduziram em 363 casos, conforme apontou a pasta. No ano passado, foram contabilizadas 6.563 mortes. A secretaria informou que a maior queda de crimes violentos foi registrada no interior do estado, onde os crimes violentos tiveram baixa de 8,8%. 

A Região Metropolitana de Salvador também teve queda e o índice de redução foi de 1,3%. Em Salvador, que apresentou reduções consecutivas nos últimos anos, o índice de CVLI foi considerado estável, sendo registrado um acréscimo de 2,77%, com 37 casos a mais que o ano passado. 

Segundo o secretário da SSP-BA, Maurício Barbosa, que participou da coletiva, o grande desafio da pasta para reduzir os crimes violentos é no combate à atuação das quadrilhas de tráfico de drogas, responsáveis por cerca de 70% dos CVLIs cometidos no estado.

Do Portal NS

Gilmar Mendes nega habeas corpus e mantém início da pena após condenação em 2ª instância

Foto: Nelson Jr./ASCOM/TSE
Foto: Nelson Jr./ASCOM/TSE
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um habeas corpus a um homem condenado em segunda instância por homicídio culposo, mantendo o início do cumprimento de sua pena. 

Segundo informações do jornal O Globo, o caso envolve o corretor de imóveis Caio Sérgio Vicente, que foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) a 12 anos de prisão pelo assassinato do namorado de sua ex-mulher, ocorrido em 2007 em São Paulo. 

A defesa apresentou recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pediu que a pena só fosse cumprida após a análise do recurso. A situação traz à tona a questão da execução da pena após a confirmação da condenação em segunda instância, que divide os ministros da Corte. 

“Se foi imposta, após o julgamento colegiado, uma pena privativa de liberdade em regime inicial fechado, é porque houve um fato grave, atestado quanto a sua existência e autoria, pelas instâncias ordinárias. Demonstra-se, com isso, a necessidade da prisão, independentemente de considerações acerca da potencial reiteração criminosa”, afirmou Gilmar. 

A ideia de esperar uma decisão do STJ foi sugerida em outubro passado pelo ministro Dias Toffoli, considerando que diferentes tribunais de justiça, que integram a segunda instância, podem dar decisões diferentes, provocando injustiças. A ministra Rosa Weber estava entre a minoria e votou contra a antecipação da pena, de forma que o réu tenha direito de ficar em liberdade até que o último recurso seja analisado pelo Judiciário. 

Do Portal NS

Governo federal anuncia reajuste de 6,81% do piso salarial de professores


O piso salarial dos professores para 2018 terá um reajuste de 6,81%, de acordo com portaria publicada nesta quinta-feira (28) pelo Ministério da Educação. 

De acordo com o órgão, o índice é 4,01% acima da inflação prevista para 2017, projetada para 2,8% segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), divulgado na última semana pelo Banco Central (BC).

A expectativa, conforme a pasta, é que o novo piso salarial do magistério gere um ganho real de 3,90% e um salário de R$ 2.455,35, para jornada de 40 horas semanais. “Esse é o segundo ano consecutivo que o piso é reajustado com valor real acima da inflação. O que é muito bom para os professores”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho.

O critério adotado para o reajuste, desde 2009, tem como referência o índice de crescimento do valor mínimo por aluno ao ano do Fundeb, que toma como base o último valor mínimo nacional por aluno (vigente no exercício que finda) em relação ao penúltimo exercício. No caso do reajuste deste ano, é considerado o crescimento do valor mínimo do Fundeb de 2016 em relação a 2015.


Do Portal CS

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Serrinha: Aline Alves lança nova música na Continental AM

Na noite desta quarta-feira (27), a cantora e compositora serrinhense Aline Alves participou do programa Diário Esportivo que é apresentado por Cival Anjos na rádio Continental AM de Serrinha.

Aline lançou sua mais nova música "Por que Acabou?". Ela revelou que tem um mês que compôs esta canção muito bonita e já produziu em estúdio.

Recentemente, o cantor Amado Basylio ouviu e elogiou bastante, assim como havia feito com a música "E agora".

Ela cantou ao vivo e foi acompanhada por Marcelinho nos teclados e Kaíke Timbal nas congas. Nos próximos dias Aline Alves voltará ao programa para fazer novos lançamentos de mais algumas composições suas.

Noite de Natal: Homens descobrem que são irmãos após serem melhores amigos por 60 anos

Foto: Ilustração
A notícia de que dois “melhores amigos” na verdade são irmãos foi recebida por eles como um milagre de Natal. Alan Robinson e Walter Macfarlane nasceram e foram criados no Havaí. Eles se conhecem há 60 anos e não desconfiavam do laço sanguíneo, nem das semelhanças físicas. A amizade começou na escola, onde se conheceram, e permanece forte até hoje.  Nascidos com apenas 15 meses de diferença, os dois descobriram só agora que têm a mesma mãe biológica.
Como
Macfarlane não chegou a conhecer seu pai. Já Robinson foi adotado por uma outra família. Robinson contou ao canal KHON2: ‘Eu tive um irmão mais novo que eu perdi quando ele tinha 19 anos. Então nunca tive sobrinhas ou sobrinhos. Eu pensei que nunca conheceria a minha mãe biológica”. Em uma busca por saber quem foi seu pai, Macfarlane chegou a um site com histórico familiar e de registros de DNA e realizou um teste. Os resultados mostraram que ele tinha um cromossomo X idêntico ao de um usuário chamado “robi737”. Robi era o apelido de Robinson, e 737 é uma referência aos aviões que ele pilotava por uma companhia aérea local. Algumas ligações foram suficientes para confirmar que os amigos de longa data eram mesmo irmãos biológicos e que tinham a mesma mãe.
Comemoração
Os dois revelaram a boa notícia aos parentes na noite do último sábado, uma noite antes do Natal. “Foi uma grande experiência, e ainda é. Não sei quanto tempo levará para que eu me recupere desta sensação. É o melhor presente de Natal que eu poderia ter,” contou Robinson. “É realmente um milagre de Natal. E estamos tão felizes que descobrimos”, disse Macfarlane. Agora eles planejam viajar e curtir a aposentadoria juntos.
Do Portal A Voz do Campo