SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 2 de dezembro de 2017

EXCLUSIVO: Bahia acerta contratação do lateral Nino Paraíba

Buscando reforçar seu elenco para 2018, o Bahia acerta sua primeira contratação. Trata-se do lateral-direito Nino Paraíba. O jogador, que tem contrato até dezembro desse ano com a Ponte, estava livre para assinar com qualquer clube.
Severino de Ramos Clementino da Silva, o Nino Paraíba, tem 31 anos, e é natural de Rio Tinto-PB. Antes de ser contratado pela Ponte Preta em dezembro de 2015, o atleta passou pelo Desportiva Guarabira, Náutico, Sousa, Campinense, Avaí e pelo Vitória, onde foi campeão dos Campeonatos Baianos de 2009, 2010 e 2013.
Nino chega para reforçar um setor bastante criticado pela torcida durante a temporada, a lateral direita. Eduardo, atual 'dono da posição', já disse que pretende permanecer no Bahia em 2018. Emprestado pelo Atlético-PR no ano passado, o atleta tem contrato com o Tricolor até o fim deste ano.
Do Portal Galáticos Online/Foto: Fábio Leoni / Ponte Preta 

Polícia prende dois suspeitos de fazerem parte da quadrilha que vinha realizando assaltos no trecho Gavião – Tanquinho

Policiais militares da 91ª Companhia Independente da Polícia Militar – CIPM de Capim Grosso, conseguiram prender, na cidade de Gavião, dois indivíduos suspeitos de fazerem parte da quadrilha que andava aterrorizando as pessoas que trafegavam na BR-324, no trecho entre as cidades de Tanquinho e Capim Grosso.
Vários casos de veículos roubados estavam sendo relatados pelas vítimas que ficavam em estado de choque devido à violência dos criminosos. O bando fez vítima na BA 416 trecho que liga a BR 324 a Valente, precisamente na região de Cabaça, dois casos nas proximidades do Distrito de Itatiaia, próximo a Riachão do Jacuípe e também a Tanquinho, cujos casos foram registrados a cerca de duas semanas.
De acordo com a 91ª CIPM, os policiais militares de serviço na cidade de Gavião estavam fazendo rondas na noite de quinta-feira, 30, quando no posto de combustível da cidade observaram que os ocupantes de um veículo Toyota/Corolla branco, placa OKL-7700, estavam em atitude suspeita e ao consultar a placa foi verificado que o veículo apresentava restrição de roubo. De imediato procederam com a abordagem e encontraram um revólver calibre .38 de marca Rossi, municiado com 05 cartuchos, lacres e arames utilizados em emplacamento de veículos e dois pares de placas referentes a dois automóveis, dentro de uma mochila no interior do Corolla.
Ao consultar as placas foi verificado que pertenciam a um Chevrolet/Celta e a um Toyota/Corolla , mas não apresentavam nenhuma restrição, contudo os detidos revelaram que planejavam roubar veículos com essas características e, na sequência, trocariam as placas originais pelas adulteradas.
Ainda segundo a PM, os suspeitos também informaram que um Chevrolet/Celta já havia sido roubado e já estava em Feira de Santana aguardando a placa. Havia também entre os objetos encontrados no veículo a chave do quarto de um hotel, situado em Feira de Santana, sendo revelado pelos conduzidos que no quarto havia uma arma de fogo.
Policiais da 91ª CIPM entraram em contato com policiais militares da 64ª CIPM / Feira de Santana, os quais encontraram no quarto do hotel um revólver, documentos de veículos, um notebook e celulares.
“Apesar dos crimes dessa quadrilha terem ocorrido fora da área de responsabilidade da 91ª CIPM / Capim Grosso, já que estavam ocorrendo em rodovia federal, os policiais militares, imbuídos pelo dever de proteger o cidadão, extrapolaram sua esfera de atuação prendendo esses malfeitores contribuindo com promoção da paz da sociedade”, afirma nota da 91ª CIPM.
Todos os envolvidos e os objetos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Jacobina para as medidas cabíveis.
CN * Informações: FR Noticias/ 91ª CIPM

Agenda esportiva deste domingo em Serrinha

Grupo Manos joga pela classificação
Na manhã deste domingo (3) tem vários jogos no município de Serrinha. Na localidade de Juazeiro Grande tem a última rodada da fase de classificação do Campeonato dos Amigos Sub-11.

Às 8h o jogo será entre Sucupira x Real Betes, 9h jogam Teofilândia x Grupo Manos e às 10h tem Projef x CSU.

O Grupo Manos é o terceiro colocado no Grupo A, com 6 pontos ganhos. Está atrás da Santa, que também tem 6 pontos e não joga mais e do CSU, que também tem 6 pontos e enfrenta o forte Projef.

Para se classificar, só resta ao Grupo Manos vencer a forte Teofilândia que já está classificada no Grupo B, com 6 pontos, em segundo lugar, pois o Projef tem 9. O time da Santa torce para que ou CSU ou Grupo Manos não some ponto nesta rodada.

Final dos Veteranos no Funasão

Na manhã deste domingo, a partir das 8:30 tem a grande final do Campeonato de Veteranos Society do Funasão. As equipes do Orlandão e Juá duelam em busca do troféu de campeão.

Apesar de Orlandão ter feito a melhor campanha da competição, ninguém joga pela vantagem. Em caso de empate, o título será decidido nos pênaltis.

Campeonatos da Lixa e Grota Funda tem sequência

Os campeonatos Society viraram mania no município de Serrinha e a bola rola em mais uma rodada da competição na comunidade de Grota Funda e no tradicional Campeonato da Lixa, que é realizado em todos os finais de anos.

Todas estas competições contam com o apoio do vice-prefeito atuante de Serrinha, Berg Aragom, que vem ajudando muito o esporte local.

Por Cival Anjos


PB – Dessalinizador de baixo custo produz 16 litros de água potável por dia

Um dessalinizador de baixo custo, desenvolvido a partir da captação de energia solar foi premiado nacionalmente na edição nacional do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017. O professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Francisco Loureiro, que capitaneou o projeto, recebeu o prêmio em 23 de novembro.
O equipamento transforma água salobra em potável e foi produzido a partir de uma experiência envolvendo alunos do curso de Agroecologia e membros da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (COONAP), no campus II da UEPB, na cidade de Lagoa Seca, na região do Agreste da Paraíba.
Segundo Francisco, o dessalinizador foi projetado a partir de um trabalho de construção participativa, envolvendo alunos e agricultores da região. A ideia surgiu diante da necessidade de facilitar o acesso à água potável para as famílias que vivem em regiões com escassez de água.
Custando até R$ 1 mil para produzir o dessalinizador, o projeto já beneficiou durante sua fase de experiência 37 famílias que moram em assentamentos em três municípios da Paraíba, a partir da implementação de 28 unidades.
Os assentamentos Belo Monte I, em Pedra Lavrada, Belo Monte II, na cidade Cubati, e Olho D’Água, em São Vicente do Seridó foram os ambientes beneficiados com os equipamentos.
O professor credita à escassez da chuva na região o incentivo para criar o dessalinizador e fazer com que as famílias continuem sobrevivendo de suas terras, a partir de alternativas ecológicas e técnicas.
Ainda de acordo com ele, a procura pelo projeto tem sido grande por se tratar de um método simples, de baixo custo e manutenção. O desejo dele é transformar essa iniciativa em um projeto de política pública, igual aconteceu com a construção de cisternas.
Quem desejar conhecer o projeto pode procurar a COONAP ou fazer o contato direto com o campus da UEPB, que está à disposição para contribuir. Ele diz que tem um trabalho de orientação com cartilhas explicativas, o que facilita a compreensão das pessoas que procuram a tecnologia.
Atualmente, segundo o professor, estão sendo implementados 70 novas unidades do equipamento no município de Caraúbas, no Cariri paraibano.
O dessalinizador
O modelo do dessalinizador foi projetado em uma caixa construída com placas pré-moldadas de concreto, com uma cobertura de vidro, que possibilita a passagem da radiação solar.
Os processos de dessalinização e desinfecção da água, segundo o professor, ocorrem quando a alta temperatura no interior do dessalinizador provoca a evaporação da água, que entra em contato com a superfície resfriada e faz o condensamento, retirando os sais antes existentes.
O método também elimina bactérias que podem causar doenças. Cada unidade do dessalinizador produz um volume de água potável de 16 litros por dia.
Premiação
O prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social contemplou sete projetos, com troféus de vencedores e o valor de R$ 50 mil para cada experiência, destinados à expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação da metodologia. Foram inscritos no processo o total de 735 projetos, com 18 finalistas nas categorias nacional e três na internacional.
Os outros projetos premiados durante o concurso foram desenvolvidos nos estados de São Paulo, com duas experiências; Bahia, Ceará e o Distrito Federal. Na categoria internacional, o projeto vencedor foi produzido na Argentina.
Do Portal CN/Fonte:G1/PB/Foto: Reprodução/Fundação Banco do Brasil

Com fim do contrato, cirurgias pediátricas estão suspensas na Bahia

A partir desta sexta-feira (1°) cirurgias pediátricas feitas através do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão suspensas na Bahia. O motivo é o encerramento do contrato entre a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e o Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia (NCP) por alegações de irregularidades no contrato com o SUS.
“O contrato entre Sesab e NCP foi suspenso pela Sesab desde julho de 2016. Há 16 meses estamos trabalhando de forma indenizatória, tentando negociar com a Sesab um novo modelo contratual que mantivesse assistência digna à população pediátrica e neonatal e que mesmo com o número reduzido de cirurgiões pediátricos no estado, satisfizesse as necessidades da Sesab e estivesse de acordo com os requisitos do Ministério Público Estadual”, afirma Alexinaldo Silva, cirurgião pediátrico e diretor do NCP.
No dia 4 de setembro, o Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia foi notificado a interromper os atendimentos por ter trabalhadores da Sesab em seu quadro. Em 29 de setembro, a Sesab e o MP-BA solicitaram ao Núcleo de Cirurgiões Pediátricos a manutenção dos atendimentos por 60 dias para dar tempo à Sesab de efetivar uma nova solução para a assistência a cirurgia pediátrica no estado. Sem, um novo grupo de profissionais para atender aos pacientes de cirurgia pediátrica, a Secretaria de Saúde da Bahia pediu um novo prazo aos cirurgiões. O MP, entretanto, recomendou que a Sesab interrompesse imediatamente o contrato com as empresas de todas as especialidades médicas que possuem funcionários da Sesab em seus quadros.
Em nota, a Sesab informou que foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última terça-feira (28), um edital para a contratação do serviço de cirurgias pediátrica e neonatal. “Este edital veda a contratação de empresas que possuam profissionais com vínculo empregatício com o Estado, bem como sejam sócios, dirigentes ou responsáveis técnicos, o que atende, portanto, a legislação federal e estadual no que tange as normas gerais de licitações e contratos administrativos”, explicou.
A Sesab destacou ainda que lamenta a “posição adotada pela empresa Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia Sociedade Simples, que congrega quase a totalidade dos cirurgiões dessa especialidade na Bahia, de recusarem-se anparticipar do processo licitatório para aperfeiçoar a relação contratual entre os médicos e a Sesab”.
“A não participação dessa empresa no certame deixa as crianças da Bahia sem cirurgiões. Cabe ressaltar que a Sesab vem honrando seus compromissos e fazendo pagamentos regulares e sucessivos a todos os prestadores de serviços, mesmo aqueles em caráter indenizatório. Entendemos que a decisão unilateral da empresa Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia Sociedade Simples não contribui para a evolução do aperfeiçoamento do modelo de relações contratuais na saúde pública do estado. Temos esperança que os cirurgiões pediátricos, profissionais sensíveis e dedicados, revejam sua posição e não prejudiquem a população, em especial, os bebês recém nascidos e suas famílias, que serão as principais vítimas da posição da sua empresa majoritária” concluiu a Sesab, em nota, solicitando que o Núcleo mantenha em sua integralidade os serviços de cirurgia pediátrica.
Não foi informado quantos procedimentos deixarão de ser feitos nem quando deve normalizar o serviço.
Do Portal CN/Fonte: Correio

Barrocas: Recadastramento Biométrico começa a ser feito no município na próxima semana

Espaço do Infocentro que será utilizado - Foto Reprodução WhatsApp
Conforme determinação da Corte Eleitoral do Estado da Bahia, o município de Barrocas, assim como outros 53, passou a integrar a lista da revisão extraordinária, com prazo final em 31 de janeiro (ver aqui).

Em recente entrevista num programa de Rádio, o vice-prefeito Waldir Ferreira, informou que já na próxima semana, possivelmente na quarta-feira (06), o atendimento começará a ser realizado no próprio município, evitando assim que as pessoas continuem se deslocando para Serrinha, muitas vezes durante a madrugada para conseguir uma vaga.

Segundo o popular Dida de Raimundo da Farinha, a Prefeitura Municipal está reformando o Infocentro para está apto a receber a população que ainda não fez o Recadastramento Biométrico. 

Para fazer o recadastramento, o eleitor precisa apresentar a original de um documento oficial com foto (RG, CNH, carteira profissional e/ou passaporte), além de um comprovante de residência recente (três meses) em nome do solicitante ou de parente (com comprovação de parentesco). Além dos originais, os documentos pessoais e comprovantes de residência devem ser acompanhados das respectivas cópias.


@ Nossa Voz Da Redação


Processos de Wagner e Leão chegam ao TRE-BA

Investigados pelo Ministério Público Federal (MPF) após a delação da Odebrecht, o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e o atual vice, João Leão (PP), tiveram parte dos processos enviados à Justiça Eleitoral da Bahia.

Em sorteio na última quinta-feira (30), o processo do pepista ficou com o juiz Paulo Roberto Lyrio Pimenta. Já o de Wagner caiu nas mãos de Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer.

Wagner é investigado por supostamente receber US$ 12 milhões não declarados para a campanha de 2010, ou seja, caixa 2. Em troca, segundo as denúncias, teria concedido benefícios fiscais associados ao pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que teriam favorecido a Odebrecht .

A acusação consta em depoimentos dos delatores Carlos José Fadigas de Souza Filho e Marcelo Odebrecht.

Já Leão foi acusado de ter recebido R$ 100 mil, de forma não contabilizada, na campanha a deputado federal em 2010. A denúncia foi feita pelos delatores José de Carvalho Filho e Luiz Eduardo da Rocha.

Do Portal Ailton Pimentel

Lula segue na liderança para 2018, e Bolsonaro se consolida em 2º lugar, aponta Datafolha; Lula 34 e Bolsonaro 17%


RIO - Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece na liderança da disputa presidencial de 2018. O levantamento também indica que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) se consolidou no segundo lugar, superando Marina Silva, anunciada neste sábado como pré-candidata da Rede, que até então aparecia tecnicamente empatada com o parlamentar.


Os cenários do levantamento foram alterados e, por isso, só é possível fazer comparações com pesquisas anteriores nas simulações de intenções de voto espontâneo no primeiro turno e estimuladas sobre prováveis segundos turnos. No primeiro cenário, Lula surge com 17% das citações e Bolsonaro, com 11%. Todos os outros pontuam de 1% para baixo. O "ninguém" tem 19% e não sabem afirmar em que candidato votariam, 46%.

Em todos os cenários estimulados, Lula aparece em primeiro lugar, com intenções de voto que variam entre 34% e 37%, dependendo dos possíveis candidatos citados. No que apresenta o maior número de nomes, Lula aparece com 34% dos votos, seguido por Bolsonaro, com 17%. Marina aparece com 9%, tecnicamente empatada com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e com Ciro Gomes (PDT), ambos com 6%. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa soma 5%. As intenções de voto em branco e nulo chegam a 12%.

Na simulação em que Alckmin é substituído pelo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), o tucano soma 5% das intenções de voto. Os demais candidatos têm desepenho semelhante.

Lula ganha em todos os cenários de segundo turno e ampliou em quatro pontos percentuais sua vantagem, em comparação com setembro, em relação à disputa com Bolsonaro (51% a 33%), Alckmin (52% a 30%) e Marina (48% a 35%). Nos demais segundos turnos pesquisados, Alckmin e Ciro Gomes empatam tecnicamente, com 35% e 33% dos votos respectivamente, e Marina vence Bolsonaro, com 46% contra 32% dos votos.

A candidatura de Lula, no entanto, pode ser barrada, com a previsão de julgamento em segunda instância da sua condenação pelo juiz Sergio Moro no caso do triplex no Guarujá. No principal cenário em que o ex-presidente não está na disputa, Bolsonaro lidera com 21%, seguido de Marina (16%) e Ciro Gomes (12%). Alckmin aparece com 9%, empatado com o senador Álvaro Dias (Podemos-PR). O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, um dos cotados para substituir Lula na disputa, soma 3% e empata tecnicamente com Manuela D'Ávila, já anunciada como pré-candidata do PCdoB. Sem Lula, as intenções de voto saltam para 28% e 30%.

A pesquisa foi divulgada pelo jornal "Folha de S. Paulo". O instituto fez 2.765 entrevistas entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Segundo a “Folha de S. Paulo”, não houve mudança quanto ao perfil do eleitorado dos dois principais candidatos. Lula tem a preferência entre mais pobres, menos escolarizados e moradores da região Nordeste. Bolsonaro, por sua vez, tem maior adesão entre eleitores homens, jovens e com renda maior.


Do Portal G1/Foto: Montagem sobre fotos de Reuters e Alexandre Cassiano

Outdoors de apoio a Jair Bolsonaro "pipocam" na Bahia


Um grupo de apoiadores da cidade de Araci - Bahia, se reuniram na tarde deste sábado (2), para a inauguração de um outdoor de apoio a Jair Bolsonaro. O ato teve início na praça da Bíblia com direito a queima de fogos.

A iniciativa ganhou destaque nos últimos meses nas redes sociais e é mais uma série de homenagens semelhantes que tem se espalhado por todo o Brasil. Na Bahia, cidades como Serrinha, Feira de Santana, Valente, Santaluz já prestaram apoio a pré-candidatura do parlamentar carioca. E dessa vez, a cidade que prestou seu total apoio foi a cidade de Araci.

A imagem é ilustrada com uma foto de Bolsonaro sorridente com a frase "Brasil acima de tudo! Deus acima de todos."

A "Carreata Opressora", título oficial do evento, é tocada pelo movimento Endireita Araci, que destaca independência e ausência de "pão com mortadela e vale gasolina" nas ações. Formada majoritariamente por jovens. 

A ideia do movimento é realizar novas ações em apoio ao deputado Jair Bolsonaro no município.

Informações: Paulo Andrade.


Movimento Endireita Araci.

Do Portal Ailton Pimentel

Copa do Brasil 2018 não terá gol qualificado

A CBF elaborou o Regulamento Específico da Competição (REC) da Copa do Brasil 2018, com todos os detalhes para a disputa da próxima edição. 
O formato foi mantido, mas o documento traz uma grande novidade: não haverá gol qualificado em nenhuma das fases. Ou seja, os gols marcados na casa do adversário não valem mais como critério de desempate.
– Esse tema está em análise há algum tempo. Levamos em consideração as opiniões dos clubes, técnicos, jogadores e profissionais envolvidos no universo do futebol. Diante do sucesso da Copa do Brasil e de sua importância crescente, entendemos que a melhor decisão seria padronizar a questão do gol qualificado, promovendo maior equilíbrio técnico – explicou o diretor de Competições da CBF, Manoel Flores. (CBF)
Do Portal Jardel de Oliveira/Foto: CBF

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Agência do INSS é inaugurada em Monte Santo

A população de Monte Santo passa a contar a partir desta sexta-feira (1°) com a Agência do INSS (Instituo Nacional de Seguridade Social). O ato contou com a presença de representantes do órgão da cidade de Juazeiro e lideranças politicas local.
Antes, a população tinha que se deslocar para Euclides da Cunha e Quijingue, mas agora com unidade própria não passarão por esse transtorno.
A obra teve um investimento na ordem de mais de R$ 1 milhão.
Redação CN

Coité: jovem morre após perseguição e troca de tiros com a PM

Foto: Divulgação/PM e Redes Sociais
Foto: Divulgação/PM e Redes Sociais
Um jovem identificado como Cleiton Oliveira Cordeiro, de 18 anos, conhecido como ‘Galo’,  natural do município de Ichu, na região sisaleira da Bahia, morreu em Conceição do Coité, após perseguição e troca de tiros com policiais militares durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, na noite desta sexta-feira (1). A informação é da Polícia Militar. 

De acordo com a corporação, guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste, da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) e da 4ª Companhia Destacada do Décimo Sexto Batalhão realizavam rondas e abordagens na operação ‘Dois Irmãos’ quando foram chamados para averiguar uma denúncia de tráfico de drogas no bairro Pampulha. 

Ainda de acordo com a PM, Cleiton foi localizado em atitude suspeita e correu ao avistar a viatura da Cipe Nordeste. Os policiais, conforme a PM, deram ordem de parada, mas ele não obedeceu e empreendeu fuga por um terreno baldio. 

Segundo a corporação, houve troca de tiros e o suspeito foi alvejado. O jovem foi socorrido e encaminhado ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, segundo a PM, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, contendo três munições deflagradas e três ‘picotadas’, além de uma quantidade de droga não revelada. O material foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Riachão do Jacuípe, onde a ocorrência foi registrada.

Notícias de Santaluz

Baixe o novo CD promocional da Chicabana

Saiuuu! Baixe agora o novo CD promocional da @Chicabana e atualize agora mesmo sua playlist para o verão 2018! Um repertório atualizado e com músicas inéditas! 🌴☀ Comece seu fds com esse mega lançamento! ✌🎶 Acesse nosso perfil no @SuaMusica e confira: www.suamusica.com.br/ChicabanaVerao2018 @KikoChicabanaOficial #Verão2018 #Chicabana #BaixeAgora

Santiago Tréllez entra na mira do Corinthians, diz site

Santiago Tréllez entra na mira do Corinthians, diz site
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O atacante Santiago Tréllez, do Vitória, é alvo de cobiça do Corinthians. É o que garante o site UOL, em matéria publicada nesta sexta-feira (1º). 

De acordo com a publicação, representantes do clube paulista já entraram em contato com o staff do colombiano, bem como a diretoria do  Rubro-negro baiano. Tréllez, de 27 anos, desembarcou na Toca do Leão em julho deste ano, quando atuava pelo Deportivo Pasto (COL). Ele defendeu o Vitória em 23 partidas e marcou 10 gols. Seu contrato é válido até dezembro de 2018. 

Suspenso por conta do terceiro cartão amarelo,  Santiago não encara o Flamengo neste domingo (3),  no Barradão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Do Portal Bahia Notícias

Ministério da Saúde firma parceria e investe R$ 150 mi na modernização do SUS

Ministério da Saúde firma parceria e investe R$ 150 mi na modernização do SUS
Foto: Reprodução/ EBC
Através de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o governo vai liberar R$ 150 milhões para pesquisas que desenvolvam tecnologias para tratamento, diagnósticos e prevenção de doenças, com objetivo de modernizar o Sistema Único de Saúde (SUS). 

De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o investimento em pesquisa e tecnologia vai permitir que a população tenha acesso a novos medicamentos e procedimentos. "Estamos tratando de um grande desafio, que é permitir que os pesquisadores e empresários possam produzir essas funções tecnológicas para que todos nós possamos viver bem com os recursos que os SUS disponibiliza”, disse.

Do Portal Bahia Notícias

Grupos da Copa da Russia 2018


Homem injeta veneno de cobra no próprio corpo para salvar vidas de outras pessoas

Steve Ludwin, de 51 anos, extrai e injeta em si mesmo veneno de cobras. Ele faz isso há mais de 30 anos, e garante que sua imunidade é impecável. “Percebi que não estava mais ficando doente. Vou completar 14 ou 15 anos sem pegar um resfriado ou uma gripe”, diz. 

Cuidadosamente, ele segura serpentes pela cabeça para extrair o veneno usando um pote coberto por um plástico. Em seguida, usa uma seringa para coletar a substância. Ludwin lida com as mais perigosas cobras do mundo – e sabe dos riscos que corre. “É extremamente perigoso mexer com isso, obviamente, mas eu aprendi com meus erros e desenvolvi uma técnica muito boa agora”, afirma. 

Ele admite que já teve muitos problemas com esse hábito pouco usual – quase morreu, por exemplo. “Fui parar na UTI uma vez, há uns três anos. Os médicos me disseram que eu ia morrer, ou que eles teriam que amputar meu braço porque estava muito inchado e ficando preto”, conta. Mas Ludwin quer desenvolver um soro antiofídico que seja seguro e barato para ajudar a salvar vidas. 

Para isso, cientistas na Dinamarca estão estudando seus anticorpos. O soro antiofídico é produzido a partir do veneno retirado da própria cobra e da hiperimunização de animais, normalmente cavalos. Ele é usado como antídoto quando uma pessoa é picada por uma cobra – a substância neutraliza o veneno no sangue e nos tecidos dessa vítima. Existem diferentes tipos de soros, pois eles dependem do veneno de serpentes distintas. 

Por isso, em caso de picada, é importante saber descrever em detalhes o tipo de cobra. No Brasil, existe um antídoto polivalente, fabricado a partir do veneno de jararaca e cascavel, para quando não se sabe exatamente qual espécie atacou.

Do Portal A Voz do Campo

Adolescente é apreendido pela segunda vez em menos de 15 dias por tráfico de drogas na Bahia

Foto: Divulgação/SSP
Droga apreendida com adolescente nesta sexta-feira (1) | Foto: Divulgação/SSP-BA
Um adolescente de 17 anos foi apreendido pela segunda vez em menos de quinze dias em Salvador por tráfico de drogas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), na manhã desta sexta-feira (1) ele foi localizado no bairro São Tomé de Paripe com dez trouxas de maconha embaladas para venda. 

De acordo com a secretaria, o menor estava com outros dois comparsas, que conseguiram escapar correndo ao perceber a chegada de policiais da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Paripe), que faziam patrulhamento ostensivo pela localidade. 

No dia 17 de novembro, o adolescente tinha sido apreendido com 45 buchas de maconha, conforme a SSP. Na ocasião, ele foi conduzido até a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), localizada no Matatu de Brotas, para onde foi levado novamente nesta sexta-feira.
Notícias de Santaluz

‘É muito ingênuo alguém acreditar nisso’, diz Rui sobre pesquisa eleitoral

Foto: Camila Souza/GOVBA
Foto: Camila Souza/GOVBA
O governador Rui Costa desdenhou do resultado da pesquisa de intenção de voto para o governo do estado em 2018. Durante entrevista concedida nesta sexta-feira (1º), ele declarou que não é “ingênuo” para acreditar nos dados divulgados nesta quinta e ainda questionou a credibilidade do Paraná Pesquisas, instituto que conduziu o levantamento. 

“Não acredito, principalmente, em pesquisa há um ano da eleição, em pesquisa feita por um instituto que todos sabem que tem uma ligação partidária”, declarou o governador. “É muito ingênuo alguém acreditar nisso”, disse durante visita ao Hospital da Chapada, localizado na cidade de Seabra. 

O levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta colocou o prefeito ACM Neto à frente na corrida pelo governo, com 49%, contra 33,7% do atual governador. Apesar da desvantagem, Rui diminuiu a diferença para o rival em comparação ao levantamento anterior. 

Durante a entrevista desta sexta, o governador lembrou ainda das pesquisas que o colocaram como “azarão” no início da disputa eleitoral de 2014. “Não gosto de comentar pesquisa, porque se eu acreditasse em pesquisa eu não estava aqui”, disse. 

Ao tratar to tema, Rui também foi irônico e comparou as pesquisas com duendes e com Papai Noel. “Eu disse semana passada que gosto muito de falar de Papai Noel, de duende, mas com as minhas filhinhas”, brincou.

Do Portal NS

Veículo dirigido pelo presidente da Câmara de Vereadores de Valente pega fogo na BA-120, em Coité

Carro pegou fogo no trecho que liga o povoado de Santa Rosa a Conceição do Coité | Foto: Notícias de Santaluz
Carro pegou fogo no trecho que liga o povoado de Santa Rosa a Conceição do Coité | Foto: Notícias de Santaluz
Um veículo utilitário Mercedez Benz Sprinter conduzido pelo presidente da Câmara de Vereadores do município de Valente, na região sisaleira da Bahia, Djalma Santana da Silva Neto, o ‘Netinho Tur’, pegou fogo no início da tarde desta sexta-feira (1), na rodovia BA-120. 

O incidente aconteceu por volta das 13h, no trecho que liga o povoado de Santa Rosa ao município de Conceição do Coité. O vereador não se feriu. Ele seguia sozinho no carro em direção à Coité para fazer manutenção em uma oficina da cidade quando percebeu que o motor do automóvel estava começando a pegar fogo. 

Ao Notícias de Santaluz, Netinho disse que tentou abrir o capô para apagar as chamas, mas não conseguiu e o fogo tomou conta do veículo rapidamente. O vereador não soube informar o que causou o incêndio, mas disse que suspeita que o veículo teve uma pane elétrica. O carro, que possui seguro, ficou totalmente destruído e foi removido do local por um guincho. A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Estadual.

Notícias de Santaluz


Não perca na próxima quarta-feira!

PT teme Lula ligado a Cabral em caravana no Rio

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai visitar as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), um dos principais focos de corrupção na Petrobrás investigados pela Lava Jato, na caravana pelos Estados do Espírito Santo e Rio, entre os dias 4 e 8 de dezembro. 
Dirigentes do PT, em conversas reservadas, dizem que Lula deveria cancelar a caravana para evitar que seu nome seja associado aos dos ex-governadores do Rio Sérgio Cabral (PMDB) e Anthony Garotinho (PR), ambos presos por suspeitas de corrupção. 
Petistas ainda alertam para o risco de atrelamento da imagem do ex-presidente ao governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que enfrenta uma crise financeira e administrativa sem precedentes na história do Estado. O PT apoiou e participou dos três governos. Um dirigente classificou a manutenção da caravana como "uma burrada sem tamanho". 
Apesar dos protestos, Lula decidiu manter a viagem, marcada desde maio. Segundo o coordenador do evento, Márcio Macedo, um dos vice-presidentes do PT, em momento algum a direção partidária cogitou desistir da caravana.  "Vamos mostrar que, nos governos Lula e Dilma, o Rio viveu seus tempos áureos", disse o dirigente petista. De acordo com Macedo, a visita ao Comperj tem como objetivo denunciar o abandono da obra em função da Lava Jato, em sua opinião. "A obra tem de ser retomada", afirmou o dirigente. 
Anunciado em 2008 na esteira de euforia da descoberta do pré-sal como a mais ousada obra da Petrobrás e uma das maiores do País, o Comperj tinha previsão inicial de custo de US$ 8 bilhões e geração de 200 mil empregos. Passados nove anos os canteiros estão abandonados, 27 mil pessoas ficaram desempregadas e o Tribunal de Contas da União (TCU) estima prejuízos de R$ 544 milhões em função da corrupção. 
Cabral, sua mulher, a advogada Adriana Anselmo, e outras cinco pessoas entraram na mira da Lava Jato. Delatores da empreiteira Andrade Gutierrez disseram que pagavam mesada que somou R$ 2,7 milhões ao ex-governador, que chegou a ser cogitado por Lula para ser o candidato a vice de Dilma em 2010. 
O próprio ex-presidente é alvo da operação e foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP) A direção do PT não admite que a visita ao Comperj seja uma forma de contrapor o discurso da Lava Jato, mas Lula em vários discursos tem repetido que a operação é responsável pela paralisação de obras públicas e o consequente desemprego de milhares de pessoas. 
Do Portal Bahia Política/Fonte: Tribuna da Bahia

Sílvio Santos convida William Waack para o SBT

O jornalista William Waack que está afastado da Globo desde o vazamento do vídeo onde fazia declarações racistas, já tem portas abertas na SBT. 
De acordo com o colunista Flávio Ricco, do Uol, Silvio Santos, declarou que o jornalista tem lugar na sua emissora.
Porém, as chances dessa mudança acontecer são pequenas. Waack ainda tem contrato com a Globo, mesmo afastado e com situação indefinida. Renata Loprete segue como substituta até que outra resolução seja tomada.
Do Portal Bahia Política

Feliz, Edigar Junio nega propostas e mira o gol 100 do Bahia em 2018

Um dos grandes destaques do Bahia na temporada 2017 marcando gols em jogos decisivos, exemplo da final da Copa do Nordeste, o atacante Edigar Junio falou sobre as possíveis propostas que teria recebido de clubes do Brasil e do Exterior. O jogador disse que nada chegou até ele e está muito feliz no Fazendão, onde deve permanecer em 2018.
“Não chegou nenhuma proposta pra mim. Tô feliz aqui, me sentindo bem. Tô focado no próximo jogo. Espero que a gente tenha uma boa semana pra chegar bem no jogo e conquistar o objetivo”
Com 15 gols, Edigar é o artilheiro isolado do Bahia na temporada, contribuindo decisivamente para tirar o clube da parte de baixo da tabela e colocar na briga por uma vaga na Libertadores. Com 98 gols no ano, o Esquadrão pode chegar ao seu gol 100 diante do São Paulo, no domingo.
“Pode ser uma marca, mas a gente tem que estar concentrado no jogo, chegar lá com pés no chão, com humildade. Vamos enfrentar uma equipe grande na casa dele. Se eu fizer esse gol, vou ficar muito feliz, mas o mais importante é que o Bahia vença”.
Do Portal Futebol Bahiano