SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 11 de novembro de 2017

Santaluz: garota de 13 anos perde controle de moto e atropela jovem de 19; ambas ficam feridas

Foto: Notícias de Santaluz
Acidente aconteceu na noite deste sábado (11), na BA-120, em Santaluz | Foto: Notícias de Santaluz
Uma adolescente de 13 anos atropelou uma jovem de 19 anos na rodovia BA-120, em Santaluz, na noite deste sábado (11). O acidente ocorreu por volta de 20h30, na altura da Praça do Centro de Abastecimento. 

De acordo com testemunhas, a menor, que conduzia uma motocicleta Honda Biz, perdeu o controle e atingiu a vítima, que atravessava a pista a pé. A adolescente ficou com o rosto inchado e ralado, enquanto a jovem, identificada como Adriele Costa Silva, sofreu fratura em uma das pernas. 

Além disso, ambas sofreram ferimentos pelo corpo. Elas foram socorridas e encaminhadas em uma ambulância para o hospital da cidade. O estado de saúde das duas é desconhecido. 

Equipes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal estiveram no local para registrar a ocorrência e ajudar a socorrer as envolvidas no acidente. A moto foi apreendida e levada para o pátio da 5ª Companhia da PM. O caso será encaminhado à Polícia Civil.

Notícias de Santaluz

Parceria Sertanejo de Serrinha e seleção de Biritinga revela novos talentos

Zagueiro Maique, 1,87m de muita segurança na defesa
Qual a importância de apostar e dar oportunidades aos jovens no intermunicipal? São muitas e a maior delas é revelar novos talentos para o futebol. 

Neste ano de 2017 podemos ver e acompanhar isto de perto na seleção de Biritinga para ser testemunha ocular.

Além dos garotos, Paulinho, Aloísio e Ricardo, nascidos no ano 2000, mais alguns nos chamaram muito a atenção: os zagueiros Maique, de 1,87m de altura e Walace, conhecido por Ula, de cerca de 1,95m de altura, os dois nascidos em 1997. São dois jovens atletas, mas com uma qualidade acima da média. Ula estará fazendo uma cirurgia no joelho e em pouco tempo estará novamente mostrando seu futebol.

O meia Caique, o da esquerda e o volante Kel, o da direita
Outros 2, Caíque e Kel, nascidos em 1996 também tem plenas condições de ingressar no futebol profissional, pois além dos talentos já tem base adquirida no trabalho sério desenvolvido pelo treinador Cristiano Oliveira no Sertanejo Desportivo Social, da cidade de Serrinha.

Caíque Santana, de 1,79m é um meia de muita qualidade e bom marcador e Kel Moura é um atleta de muito vigor físico e excelente recuperação. Este jogador tem facilidade de jogar de 1º e 2º volante, além de atuar também na meia e atacante de beirada. Ele também já foi usado de ala-direita e teve excelente desempenho.

Tanto os zagueiros Maique e Walace, como Caíque e Kel tem condições de atuar em qualquer equipe profissional do interior da Bahia ou até de fora do estado. Além destes, o atacante Pipa, de 26 anos foi outro destaque na seleção de Biritinga e pode ser observado em alguma equipe.

Por Cival Anjos


Mulher sofre tentativa de feminicidio a golpes de facão na zona rural de Coité

A agricultora Josefa de Jesus Araújo, 38 anos, residente na Fazenda Descansador, distante cerca de 5 km da sede de Conceição do Coité, sofreu tentativa de homicídio dentro da residencia no meio da tarde deste sábado, 11.
Segundo a Policia Militar, a vítima foi atingida por golpes de facão desferido por um homem identificado por José Elias Bacelar de Oliveira, 40, ambos residentes na mesma localidade onde ocorreu a tentativa de homicídio.

PM conseguiu capturar o criminoso que está detido na DT de Riachão do Jacuípe
Uma guarnição se deslocou por volta das 14h45 até a comunidade que fica as margens da estrada que liga a sede ao Distrito de Juazeirinho, mas ao chegar foi informada que a mulher tinha sido socorrida para o Hospital Português – Unidade Regional de Conceição do Coité, onde recebeu os primeiros socorros e diante da gravidade dos ferimentos, foi transferida para outra unidade em Feira de Santana ou Salvador.
O agressor que é conhecido na localidade como Zé de Leandro foi detido e conduzido até a Delegacia Territorial de Riachão do Jacuípe onde foi lavrado o flagrante e o mesmo deve ficar a disposição da Justiça.
A PM informou o que a vítima é viúva e o criminoso tentou abusa-la sexualmente e que não é a primeira vítima do maniaco.
Redação CN * informações Ascom 16ºBPM

Subiu! América Mineiro vence o Figueirense fora de casa e retorna à Série A do Brasileirão

O América Mineiro está de volta à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, de forma antecipada, após vencer o Figueirense fora de casa por 2 a 1, neste sábado (11), no estádio Orlando Scarpelli em Florianópolis, pela 35ª rodada da competição.
Os gols do "Mecão" foram marcados por Rafael Lima e Giovanni, enquanto o time catarinense descontou com o experiente Jorge Henrique. O América, comandado por Enderson Moreira, foi a campo com:João Ricardo; Norberto, Messias, Rafael Lima e Giovanni; Ernandes, Juninho, Gerson Magrão e Renan Oliveira (Zé Ricardo); Felipe Amorim (Rubão) e Bill (Edno).
Do Portal Galáticos Online

Caiu! Após mais um tropeço em casa, Guto Ferreira é demitido do Internacional

A direção do Internacional comunicou oficialmente que Guto Ferreira deixa o comando técnico do time, após mais um tropeço em pleno Beira Rio. 
O Colorado estava a uma vitória do acesso a Série A, mas empatou em casa contra o Vila Nova por 1 a 1, em partida válida pela 35ª rodada da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.
O treinador resolveu abandonar o Bahia no início da Primeira Divisão desta temporada e acertar com o time vermelho e branco, na tentativa de levar a equipe de volta à elite do Brasileirão. Porém, os resultados ruins e a má atuação irritavam a torcida e parte da direção do clube, que segurou Guto até esta rodada, a qual poderia ascender o Inter e o torcedor praticamente lotou a Arena, mas saiu frustrado e vaiando o time.
Além da demissão de Guto Ferreira, saem também o preparador físico Juninho e os auxiliares André Luís e Alexandre Faganello.
Do Portal Galáticos Online

Com fim da contribuição obrigatória, ministro estima que mais de 3 mil sindicatos desaparecerão

Ronaldo Nogueira, ministro do Trabalho | Foto: Lúcio Bernardo JR/ Câmara dos Deputados
Ronaldo Nogueira, ministro do Trabalho | Foto: Lúcio Bernardo JR/ Câmara dos Deputados
Com o início da vigência da nova lei trabalhista neste sábado (11), a contribuição sindical obrigatória, que era cobrada no valor de um dia de salário de cada trabalhador, deixa de existir e, por conta disso, deverão desaparecer mais de três mil sindicatos. 

A avaliação foi feita pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, em entrevista exclusiva ao G1. Atualmente, segundo o ministro, há cerca de 16,8 mil sindicatos no Brasil, dos quais 5,1 mil são patronais. O restante, cerca de 11,3 mil, representa os trabalhadores. “Eu acredito que deverá reduzir em 30% dos 11,3 mil sindicatos [dos trabalhadores]”, declarou o ministro. 

Segundo Nogueira, essa redução vai acontecer porque parte dos sindicatos vai se fundir a outros. Segundo Ronaldo Nogueira, os sindicatos dos trabalhadores que tendem a desaparecer são aqueles que não realizaram, nos últimos três anos, acordos coletivos, considerados por ele como uma das “razões fundamentais da organização sindical”. 

“A grande realidade é que o movimento sindical no Brasil vai ter de olhar para dentro e vai ter de se reconstituir no sentido de voltar a ter representação sindical por categoria. Para que os acordos coletivos de trabalho, que tenham força de lei, possam ser deliberados por um sindicato forte. E que realmente ofereça uma contraprestação ao trabalhador, que vai contribuir com alegria”, declarou.

Do Portal NS

Membros da equipe Mercedes são assaltados em Interlagos, relata Lewis Hamilton

Hamilton em Interlagos durante os treinos livres deste sábado (11) para o GP do Brasil (Foto: Paulo Lopes/Futura Press/Estadão Conteúdo
Hamilton em Interlagos durante os treinos livres deste sábado (11) para o GP do Brasil | Foto: Paulo Lopes/Futura Press/Estadão Conteúdo
O inglês Lewis Hamilton, piloto de Fórmula 1, postou em sua conta no Twitter neste sábado (11) que seus colegas de equipe foram assaltados em São Paulo. “Alguns da minha equipe foram mantidos sob a mira de armas na última noite ao deixarem o circuito aqui no Brasil. Tiros, armas apontadas para a cabeça”, escreveu. 

“Isso é tão triste de ouvir. Por favor, rezem pelos meus colegas que estão aqui hoje como profissionais, ainda que abalados”. Em um segundo post, completou: “Isso acontece todo ano aqui. F1 e as equipes precisam fazer algo a mais, não há desculpas!”. 

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Polícia Militar disse não ter nenhum registro de ocorrência na região. A assessoria de imprensa da Mercedes confirmou o assalto e disse que não vai se pronunciar sobre o assunto. 

Segundo o GloboEsporte.com, não é a primeira vez que pessoas envolvidas com a F1 são abordadas por ladrões durante a semana do GP do Brasil. Em 2010, Jenson Button sofreu uma tentativa de assalto quando seguia para o hotel e conseguiu escapar por ter o carro blindado. O 46º GP Brasil de Fórmula 1 acontece no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo, neste domingo, a partir das 14h. 

Do Portal NS

Homem foge de blitz, bate o carro no muro de cemitério e morre

Carro colidiu contra o muro do Cemitério Público Municipal de Caxias do Sul (Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM
Carro colidiu contra o muro do Cemitério Público Municipal de Caxias do Sul (Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM
Um homem de 37 anos morreu por volta das 6h deste sábado (11) após fugir de uma blitz e bater o carro no muro de um Cemitério Público Municipal em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. 

Segundo o G1, ele conduzia um Renault Logan prata e estaria em alta velocidade, conforme o relato de testemunhas à Brigada Militar. Até mesmo marcas de frenagem foram observadas na via. 

Equipes da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local e isolaram a área. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal em Caxias do Sul, onde deve ser submetido a necropsia.

Do Portal NS

Mister Clean Lavagem a Seco - Fale com Ivanildo e Fabiana Ferrari





sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Campeonato Brasileiro: CBF desmembra jogos da 37ª e 38ª rodada da Série A

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), desmembrou as rodadas 37 e 38 da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro e a dupla BaVi já sabe quais os dias e horários que atuarão.
Pela 37ª rodada, o jogo entre Ponte Preta e Vitória, acontecerá no dia 26 de novembro (domingo), às 16h (de Salvador), no estádio Moisés Lucarelli, enquanto a partida entre Bahia e Chapecoense, ocorre às 18h (de Salvador), do mesmo dia, na Arena Fonte Nova.
Já na 38ª rodada, as duas equipes atuam no mesmo dia e horário, 03 de dezembro (domingo), às 16h (de Salvador) - Vitória pega o Flamengo no Barradão e o Bahia sai para enfrentar o São Paulo no Morumbi.
CONFIRA TODOS OS JOGOS DA 37ª E 38º RODADA:
                   
Do Portal Galáticos Online/IMAGEM: REPRODUÇÃO CBF

Divisão de limites: Moema diz que AL-BA pode resolver impasse entre Salvador e Lauro

Divisão de limites: Moema diz que AL-BA pode resolver impasse entre Salvador e Lauro
Foto: Guilherme Ferreira/ Bahia Notícias
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), afirmou que já está se movimentando para resolver o impasse e redefinir os limites de Salvador e Lauro. De acordo com Moema, há dois projetos com este objetivo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

"Estamos buscando resolver a situação há muito tempo, quem pode definir isso é a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, conforme a lei de 2011. Já temos projeto na Assembleia e na Comissão de Divisão Territorial na AL-BA. Só tem esses dois projetos que propõem a revisão dos limites entre os municípios porque as fronteiras se modificaram", disse a prefeita, que acrescentou garantindo que a prefeitura de Salvador não enviou nenhum projeto com este fim para a AL-BA. 

"Não tem projeto de Salvador, o prefeito de Salvador quer que se  mantenha uma lei de 1969, completamente retrograda e que não representa mais a realidade de hoje", completou. A prefeita disse ainda que a Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) "já detectou que essas áreas pertencem a Lauro porque foram historicamente administradas por Lauro de Freitas". 

No início deste mês, um caminhão Limpurb (empresa de limpeza urbana de Salvador) foi apreendido pela prefeitura de Lauro de Freitas, ao tentar descarregar material para requalificação de uma praça no Lindoia, no bairro de Itinga, alegando que essa área pertence a Lauro (veja aqui).

Do Portal Bahia Notícias

Arena Pedrão luta por classificação e Orlandão defende invencibilidade no campeonato de Veteranos do Funasão

Na manhã deste domingo (12) serão realizados mais dois grandes jogos pelo Campeonato Veteranos Society do Funasão. Às 8h tem Arena Pedrão x Sucam I e às 9:10 jogam Cidade Nova x Orlandão.

O Orlandão venceu a sua quarta partida das 4 disputadas e soma 12 pontos ganhos na competição e é a melhor equipe até o momento, com 100% de aproveitamento.

Todas as equipes ainda tem chance de classificação, inclusive, Arena Pedrão, Sucam II e Cidade Nova que somam apenas 3 pontos cada. Porém só lhes restam duas partidas e chegariam a 9 pontos. Sucam I que está na quarta e última colocação na classificação já tem 6 pontos e tem mais 9 a disputar.

Classificação:

1º - Orlandão - 12 pontos e 4 jogos - marcou 20 e sofreu 5 - saldo positivo de 15 gols
2º - Juá - 9 pontos e 4 jogos - marcou 17 e sofreu 7 - saldo  positivo de 10 gols
3º - Enferrujados - 9 pontos e 5 jogos - marcou 11 e sofreu 16 - saldo negativo de 5 gols
4º - Sucam I - 6 pontos e 3 jogos - marcou 12 e sofreu 7 - saldo positivo de 5 gols
5º - Arena Pedrão - 3 pontos e 4 jogos - marcou 10 e sofreu 12 - saldo negativo de 2 gols
6º - Sucam II - 3 pontos e 4 jogos - marcou 12 e sofreu 16 - saldo negativo de 4 gols
7º - Cidade Nova - 3 pontos e 4 jogos - marcou 4 e sofreu 23 - saldo negativo de 19 gols

Próximos jogos - Domingo, dia 12 de novembro, às 8h tem Arena Pedrão x Sucam I e às 9:10 jogam Cidade Nova x Orlandão. No dia 19 tem a última rodada da fase de classificação, com 3 grandes jogos: Às 8h tem Sucam II x Arena Pedrão, às 9:10 jogam Enferrujados x Sucam I e 10:20 Juá x Orlandão.

Por Cival Anjos

Em nota, Paróquia São João Batista comunica falecimento do seminarista José Newton

Familiares e amigos relembram que Zé Nilton era apaixonado por cantar
O jovem seminarista José Nilton de Jesus Pereira, 25 anos, carinhosamente conhecido como Zé Nilton, faleceu na UTI do Hospital Aristides Maltez no bairro de Brotas em Salvador na noite da quinta-feira (9), durante o tratamento contra a leucemia. O jovem cursava o primeiro ano de Filosofia no Seminário Diocese de Serrinha e completava 25 anos nesta sexta-feira (10).

Nota - Reprodução
Zé Nilton foi o primeiro sacristão da Paróquia São João Batista, cantava no ministério de Música da Renovação Carismática, no Ministério de Música AGNUS DEI e participava do Grupo de Oração Deus Conosco. Amigos relembram que foi no grupo de oração que Zé Nilton teve um encontro pessoal com Deus. Marizete Brito, amiga do jovem relembra também a trajetória até o seminário: "Ele sentiu o chamado de servir a Deus no sacerdócio ainda no grupo de oração, ficamos em período de oração, pedindo discernimento a Deus. Então no período da chegada do Pe. Evandro, que também o acompanhou até decisão pessoal com Deus".

Na terça-feira (2 de fevereiro de 2016) Zé Nilton, filho de José Anastácio Pereira e Orenita de Jesus Pereira ingressou no Seminário Maior Sagrada Família, em Feira de Santana. Nas redes sociais ele demostrava alegria na nova trajetória de vida "Ele é um menino muito apaixonado pelas coisas que faz, faltam palavras e adjetivos, é menino muito apaixonado por Jesus, pela igreja, queria ver os jovens no caminho de fé e envolvidos no evangelho, ele vinha pra cá organizava encontros, atividades com jovens" relembrou Marizete. 

A Diocese de Serrinha emitiu um a nota de solidariedade e pediu para que “Rezemos pela sua alma e pelos seus familiares, para que sejam firmes na esperança da ressurreição.”. Em nota, a Igreja Matriz da Paróquia São João Batista - Barrocas, suspendeu as atividades do final de semana e da Secretaria Paroquial "as atividades que estavam programadas para este final de semana, foram canceladas".  

São muitas as manifestações de carinho nas redes sociais, amigos, pessoas que participavam das atividades religiosas com Zé Nilton, escreveram muitas mensagens falando do quanto o jovem seminarista é querido.
Diocese de Serrinha-BA
O corpo está sendo velado na residência da família, no povoado de Alto da Porteira, zona rural de Barrocas, próximo a casa de Quinho Preto, de onde amanhã às 7 horas seguirá o cortejo fúnebre para a Igreja São João Batista para a missa de corpo presente e será sepultado às 10h no Cemitério Municipal de Barrocas.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Professor Mestre em Ciências Ambientais, alerta para a má qualidade da água captada em Teofilândia e distribuída através de caminhões pipas em Barrocas

Foto Reprodução / Janderson Oliveira Silva
O professor Janderson Oliveira Silva, 30 anos, Mestre em Ciências Ambientais (PPGM/UEFS), Especialista em Geografia e Meio Ambiente, Licenciado em Geografia, pesquisou durante 2 anos a situação da água das aguadas do Município de Teofilândia, localizado a cerca de 16 km de Barrocas, após os estudos, segundo ele foi constado que a água do Açude do Matadouro Velho, Tanque do Governo e Açude de Deda próximo ao antigo lixão apresentavam alto índice de contaminação.

Foto Reprodução / Janderson Oliveira Silva
As autoridades municipais de Teofilândia foram alertadas assim como a população.  Ao saber que o Município de Barrocas estava captando água no açude, o professor entrou em contato com autoridades barroquenses. Mas recentemente ele descobriu que os caminhões estiveram captando água mesmo após o alerta, preocupado Janderson entrou em contato com o JNV para que a população fosse alertada, leia o texto enviado pelo professor nesta quinta-feira (09):

Foto Reprodução / Janderson Oliveira Silva
"No dia 15 de agosto deste ano, apresentei na Câmara de Vereadores do Município de Teofilândia-BA a minha Pesquisa Científica intitulada: “AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SISAL: UM ESTUDO DE CASO NOS PRINCIPAIS AÇUDES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE TEOFILÂNDIA-BA”. O evento teve como objetivo principal, compreender a situação atual dos principais açudes públicos no Município de Teofilândia-BA e sensibilizar a sociedade civil e o poder público para a preservação da água.

Foram convidados para a apresentação o poder Público Municipal e suas secretarias, a sociedade civil, representante da APLB Sindicato, profissionais da saúde e da educação, além de representante da EMBASA, Mineração, CONSISAL e Radio Pedraza FM. Inclusive convidei a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Barrocas, porém não puderam vim nesse dia.

Há aproximadamente um mês alguns vereadores e o secretario de agricultura e meio ambiente entraram em contato comigo, pois tinha carros pipas de Barrocas retirando água do açude para a dessedentação animal. Porém as águas apresentam-se comprometidas quanto a sua qualidade de acordo com a Resolução do CONAMA 357/2005.

Foto Reprodução / Janderson Oliveira Silva
Entrei em contato com o responsável pela distribuição de água no município de Barrocas alertando da situação da água do açude, porém essa prática continua acontecendo até o presente momento.

Informei ao mesmo que o padrão de qualidade da água de consumo animal é determinado pela Resolução Conama 357/05. Segundo essa Resolução, a água de dessedentação animal pertence à classe 3 de água doce, e permite até NMP 1.000/100 mL de coliformes termotolerantes (BRASIL, 2005). Estes micro-organismos oferecem risco baixo ou indireto à saúde animal, embora cause surtos diarreicos e infecções urinárias aos mesmos. No açude no qual está retirando a água durante todo o estudo, foi evidenciado a presença deste micro-organismo. Estas bactérias costumam estarem presentes em fezes humanas e de animais homeotérmicos, solos, plantas e meios aquáticos, e que podem colocar em risco a saúde da população que utiliza-se desta água ou até mesmo alimentos. Além de metais pesado que foram evidenciado neste açude." alertou.

Na última segunda 06 de Novembro o professor foi registrar algumas fotos para apresentar uma palestra e voltou a colher evidência de que carros pipas da Prefeitura Municipal  de Barrocas continuam recolhendo água para ser distribuída no município. Fotos do Caminhão do PAC captando água no Açude do Matadouro Velho também foram registradas.

Foto Reprodução
Procurado nesta sexta-feira (10) o Secretario Municipal de Agricultura, Dedé de Quincas, informou que imediatamente ao receber a informação da má qualidade da água cancelou o roteiro "questão de 3 ou 4 carradas, mas a água realmente não presta" "...o mal cheiro, água ruim, uma cor diferente, a água não presta". Ainda segundo ele, os caminhões continuam buscando água em outras regiões, a exemplo de Bandiaçú em Conceição do Coité. 

As principais barragens do município de Barrocas já secaram. Por isso a necessidade de buscar água em outros municípios, porém é preciso buscar informações junto aos órgãos competentes quanto a qualidade da água mesmo quando para matar a cede dos animais.
@ Nossa Voz - Da Redação / Por Rubenilson Nogueira - Informações: Professor Janderson Oliveira Silva, 30 anos, Mestre em Ciências Ambientais (PPGM/UEFS), Especialista em Geografia e Meio Ambiente, Licenciado em Geografia

Governo publica edital de concurso para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual

Estão abertas as inscrições do Concurso Público para professor e coordenador pedagógico da rede estadual de ensino. Serão disponibilizadas 3.096 vagas para o cargo de professor e 664 vagas para o cargo de coordenador pedagógico. O edital foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (10).
A seleção para os cargos de professor e coordenador pedagógico será composta por três etapas: provas objetivas (etapa habilitatória e classificatória), prova discursiva (etapa habilitatória e classificatória realizada juntamente com as Provas Objetivas) e prova de títulos para os candidatos habilitados na prova discursiva.
O governador Rui Costa anunciou o concurso durante o programa #PapoCorreria, transmitido ao vivo, na terça-feira (7), pelas redes sociais.
Do Portal CN/Fonte: SECOM/BA

Fies terá faixa com juro zero para alunos com renda familiar de até três salários mínimos

Recentemente o Senado aprovou uma medida provisória que estabelece novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. Uma delas é que a partir do primeiro semestre de 2018, haverá oferta de vagas com financiamento a juro zero para alunos com renda familiar de até três salários mínimos. Hoje em dia, a taxa de juros é de 6,5% ao ano.
As parcelas serão proporcionais à renda do estudante e ao valor do curso. Nesta faixa serão oferecidas 100 mil vagas a juro real zero. Lembrando que os recursos desse financiamento vão ser provenientes da União.
Além desta modalidade, há outros dois tipos financiamentos, destinados para estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários mínimos. Neste caso, a fonte de financiamento será com recursos de fundos constitucionais para a modalidade dois e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, para a modalidade três.
Agora, o texto segue para sanção presidencial, e as mudanças vão começar a valer para contratos fechados já no primeiro semestre do ano que vem.
Do Portal CN

Suspeito de integrar facção criminosa é preso com armas e droga em Água Fria


Carlos Alan, de 19 anos, foi preso na noite desta quinta-feira (9), no povoado Catana, zona rural de Água Fria, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Com ele a polícia achou uma pistola, uma escopeta de fabricação artesanal e porcões de maconha. À PM, ele confessou ser integrante da facção criminosa BDM (Bonde Do Maluco), tendo inclusive já sido preso pelo mesmo crime na cidade de Alagoinhas, onde reside.

A prisão ocorreu por volta da 19h, durante fiscalização da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Após ser detido ele foi conduzido à Delegacia Territorial (DT/Água Fria) para a realização dos procedimentos cabíveis. 


Droga e armas que estavam com o suspeito foram apreendidas

Do Portal Clériston Silva

Carro com ex-prefeita de Queimadas pega fogo na rodovia BA-120, em Valente

Carro pegou fogo ao passar por Valente | Foto: Leitor do Notícias de Santaluz
Carro pegou fogo ao passar por Valente | Foto: Leitor do Notícias de Santaluz
Um veículo Fiat Toro, de cor vermelha, ano 2016/2017, com placas de Salvador (BA), pegou fogo na rodovia BA-120, em Valente, na manhã desta sexta-feira (10). O incidente foi registrado na altura da Praça do Cristo, na saída para Santaluz. 

De acordo com informações preliminares, a ex-prefeita de Queimadas, Heydes Caires, dirigia o carro sentido a Salvador quando, ao passar por um quebra-molas, viu uma fumaça saindo de dentro do capô do veículo e percebeu que o motor começou a pegar fogo. Ela e um homem identificado como Rodrigo, que viajava como carona, saíram imediatamente do veículo. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

(Correção: a primeira informação dava conta de que o homem dirigia o carro e estava sozinho no veículo. O Notícias de Santaluz pede desculpa pelo erro, que foi corrigido às 12h06).
Carro de morador de Queimadas ficou destruído após pegar fogo em Valente | Foto: Notícias de Santaluz
Carro de morador de Queimadas ficou destruído após pegar fogo em Valente | Foto: Notícias de Santaluz
Populares contaram com a ajuda de um carro-pipa para evitar que as chamas se alastrassem. Mesmo assim, o veículo ficou completamente destruído. Em estado de choque, Rodrigo foi encaminhado ao hospital da cidade, onde foi atendido e em seguida liberado, segundo informou a Polícia Militar. As causas do incêndio ainda são desconhecidas. A ocorrência será registrada pela Polícia Rodoviária Estadual. 

Notícias de Santaluz – colaborou a repórter Lenny Silva
Populares usaram carro-pipa para evitar que o fogo se alastrasse | Foto: Leitor do Notícias de Santaluz
Populares usaram carro-pipa para evitar que o fogo se alastrasse | Foto: Leitor do Notícias de Santaluz

Corpo carbonizado é encontrado dentro de sofá às margens de rodovia na Bahia

Corpo foi achado às margens de estrada nesta sexta-feira (Foto: Frarlei Nascimento/Blitz Conquista
Corpo foi achado às margens de estrada nesta sexta-feira | Foto: Frarlei Nascimento/Blitz Conquista
Um corpo carbonizado foi encontrado dentro da armação de um sofá, às margens do Anel Rodoviário da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, no início da manhã desta sexta-feira (10). 

Segundo o G1, populares localizaram o cadáver e acionaram a polícia. De acordo com a Polícia Militar, o corpo foi removido e levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista, onde deve ser periciado. 

A polícia ainda não tem pistas do caso, nem detalhes sobre o crime. O corpo da vítima ainda não foi identificado.

Do Portal NS

Proibição de aborto em caso de estupro ‘não vai passar na Câmara’, afirma Maia

Mulheres fazem protesto em frente ao Masp, na Avenida Paulista, em defesa da legalização do aborto. Foto: Rafael Arbex/Estadão
Mulheres fazem protesto em frente ao Masp, na Avenida Paulista, em defesa da legalização do aborto | Foto: Rafael Arbex/Estadão
Aprovada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, a proposta de proibir o aborto em casos de estupro no Brasil “não vai passar na Câmara”, nas palavras do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). 

O deputado deu a declaração em post publicado nesta sexta-feira, 10, em sua página oficial no Facebook. Ainda não há garantia ou data prevista para que o projeto, resultado de pressão da bancada evangélica, seja levado a votação no plenário. 

De acordo com O Estado de S. Paulo, o texto aprovado até agora não deixa claro se as hipóteses de aborto hoje permitidas – para casos de estupro, risco à gestante ou anencefalia do feto – passariam a ser proibidas ou punidas. 

A Constituição seria alterada para que “o princípio da dignidade da pessoa humana e a garantia de inviolabilidade do direito à vida passem a ser respeitados desde a concepção” e não, como é hoje, após o nascimento. 

Do Portal NS

FBF anuncia lista de atletas convocados para Seleção Baiana Sub-20

Entre 15 de novembro e 17 de dezembro, a CBF realizará mais uma edição da Copa de Seleções Estaduais Sub-20. A Federação Bahiana de Futebol está confirmada na competição, que contará com a participação de 26 Federações do país.  
A Seleção Baiana, que há 15 anos brilhou com atletas que posteriormente ganharam fama no futebol nacional e do exterior, como Adailton, Felipe, Leandro Domingues, Dudu Cearense e Obina (Foto) terá a oportunidade de mostrar para o país as novas joias do futebol de base do estado.
 
Um grupo com jogadores destaques de clubes locais foi formado para representar a Bahia na disputa. Eles foram escolhidos pelo técnico Sérgio Araújo e sua comissão técnica.
 
Os atletas têm idade entre 18 e 20 anos. Nesta quinta-feira (9), a Federação Bahiana de Futebol anuncia o nome de cada um dos convocados.
 
São eles o goleiro Wallace (Vitória); os zagueiros Gabriel (Bahia) e Adriano (Vitória); o lateral-direito Cadu (Bahia); o lateral-esquerdo Wanderson (Teixeira de Freitas); os volantes Hugo Ribeiro (Bahia), Wesley (Bahia), Ronald (Vitória) e Mateus (Vitória); os meias Kaue (Bahia), Neyveson (Vitória), Wesley (Vitória) e Marcos (Vitória); e os atacantes Hugo Freitas (Bahia), Kaynan (Bahia), Élcio (Bahia) e Ruan Café (Vitória).
 
Já a comissão técnica, além do treinador Sérgio Araújo será formada pelos profissionais Ivan Conceição, Wallace Paixão, Mateus Jones, Victon Miller, Rosalvo Filho e Ednaldo Santos.
 
A Seleção Baiana ficará no Grupo 8, ao lado da Seleção Goiana e de outra ainda a ser definida (Rondônia, Tocantins, Amapá, ou Roraima) em uma primeira fase eliminatória. A estreia da Bahia será no dia 1º de dezembro, contra a terceira integrante do grupo ainda a ser definida.
 
 
Confira abaixo a tabela completa da Copa de Seleções Estaduais Sub-20 2017:
 
Leia Mais
>>FBF confirma participação na Copa de Seleções Estaduais Sub-20 2017


Do Portal FBF

FBF divulga arbitragem da rodada de ida da semifinal

Apenas quatro Seleções seguem vivas na maior competição de futebol amador do país. Santo Amaro, Itabela, Euclides da Cunha e Eunápolis iniciam, neste domingo (12), a semifinal do Intermunicipal 2017.

A rodada de ida terá Eunápolis x Santo Amaro e Euclides da Cunha x Itabela. Ambos os confrontos serão iniciados às 15h.

Nesta quinta-feira (9), a Federação Bahiana de Futebol divulgou a escala de arbitragem para a 14ª rodada do campeonato. O Presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF/BA), Vidal Cordeiro, solicita aos Srs. árbitros escalados que, ao tomarem conhecimento das suas escalas, imediatamente comuniquem-se com a FBF, através do telefone (71) 3321-0448 e/ou e-mail (fbf@fbf.org.br) para confirmar presença.

Confira abaixo a escala:



Do Portal FBF/Foto: Geovan Santos / Ligeirinho no Esporte

Outdoor de apoio a Bolsonaro é exposto em Serrinha - Bahia

Pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSC-RJ) vem recebendo apoio em diversas partes do país e outdoors do deputado federal vem se espalhando por todo o Brasil, e não foi diferente em Serrinha, onde, nas margens da BR-116, um grupo de apoiadores resolveu colocar um  outdoor com a imagem do político.
O próprio Bolsonaro já chegou a postar em sua conta oficial no Twitter as imagens dos outdoors em algumas cidades brasileiras onde tem recebido apoio. As peças são produzidas por apoiadores do pré-candidato.
Em Serrinha, o painel, com a frase “Honestidade não é virtude, é obrigação”, foi colocado pelo grupo Direita Serrinha, coletivo que tem rendido apoio de diversos grupos da sociedade local e regional. A promessa, agora, é que outras ações devem ser feitas em apoio ao político carioca.
As imagens provam que Bolsonaro é hoje um dos políticos mais populares do Brasil e conta com um eleitorado fiel, que promete até mesmo fazer campanha pelo parlamentar gratuitamente. As pesquisas de intenção de voto mostram Bolsonaro como um dos mais bem cotados para a disputa do segundo turno das eleições presidenciais do ano que vem.


Do Portal Ailton Pimentel