SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 16 de setembro de 2017

Da A pra B: Maikon Leite troca Bahia por Ceará

Muito pouco utilizado no Bahia, o atacante Maikon Leite acertou a sua transferência para o Ceará, time que está disputando a Série B do Campeonato Brasileiro. A informação foi confirmada pela assessoria do clube, logo após o empate contra o América Mineiro, na noite desta sexta-feira (15).
O desembarque do jogador em Fortaleza está previsto para a próxima segunda-feira (18). O atacante de 29 anos atuou em apenas dez jogos com a camisa tricolor, sendo titular em apenas duas partidas. Ele não marcou nenhum gol pelo Bahia.
Ele tem passagens por clubes como: Palmeiras, Santos, Atlas e Toluca (MÉX) Sport, Náutico, Bahia e outros clubes.
Do Portal Galáticos Online/Foto: Felipe Oliveira / ECBahia

Morador de Araci é preso por tráfico de drogas em Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz
Foto: Notícias de Santaluz
Jorge Carvalho Alves, de 33 anos, conhecido como ‘Xibiu’, morador da comunidade de Umbuzeiro do Garrafão, na zona rural do município de Araci, foi preso por tráfico de drogas em Santaluz, na manhã deste sábado (16). 

De acordo com informações da Polícia Militar, ele foi flagrado com um tablete de maconha prensada pesando 328 gramas e quatro ‘dolões’ da mesma droga, além da quantia de R$ 78. Uma motocicleta também foi apreendida durante a ação. 

Ainda de acordo com a corporação, ao ser abordado por uma guarnição da 5ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão, nas imediações da Rua Dom Pedro II, no centro da cidade, o acusado confessou para os policiais que momentos antes tinha vendido uma porção da droga para um usuário identificado como Leandro, que confirmou a informação. 

Os militares chegaram até o local após uma denúncia. Jorge foi encaminhado para o plantão da Polícia Civil em Riachão do Jacuípe, onde ficou à disposição da Justiça. O usuário foi ouvido e liberado.
Notícias de Santaluz

PM apreende mil pés de maconha após denúncia anônima no norte da Bahia

Foto: Divulgação / SSP
Foto: Divulgação / SSP
Uma denúncia anônima ajudou guarnições da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto/Paulo Afonso) do 20° Batalhão da Polícia Militar a localizarem na manhã deste sábado (16) uma roça com pouco mais de mil pés de maconha. 

A droga estava plantada no povoado de Baixa das Pedras, município de Glória, na divisa da Bahia com os estados de Pernambuco e Alagoas. No local foram capturados Carlos José de Sá, o ‘Carlão’, e Franciel de Melo Sá, mais conhecido como ‘Ciel’. 

Com a dupla a polícia apreendeu duas espingardas calibre 36, um revólver calibre 38, munições e 11 quilos de maconha prensada. Carlão e Ciel foram autuados por tráfico de drogas e porte ilegal de arma, na sede da 18a Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Paulo Afonso.

Notícias de Santaluz

Morre o jornalista Marcelo Rezende aos 65 anos após luta contra o câncer

Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram
Morreu, aos 65 anos, o jornalista Marcelo Rezende, após lutar durante quatro meses contra um câncer no pâncreas e outro no fígado. De acordo com o Uol, a informação foi confirmada pela Record e noticiada neste sábado (16) no “Cidade Alerta”, programa que ele apresentou durante seis anos. 

Marcelo Rezende estava internado desde a última quarta-feira (13), com um quadro de pneumonia, no hospital Moriah em São Paulo, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, mantenedora da Record. 

O jornalista deixa cinco filhos, de cinco relacionamentos diferentes, e duas netas, além da namorada, Luciana Lacerda. Rezende afastou-se da TV em maio e anunciou que estava com câncer em entrevista ao “Domingo Espetacular” exibida no dia 14 daquele mês. 

A gravação aconteceu no dia 8, horas antes de o jornalista ser internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e submeter-se à primeira quimioterapia.”Eu não tenho medo da morte, porque o homem que tem fé não tem medo, ele sabe que irá vencer”, disse ao “Domingo Espetacular”. 

Durante o tratamento, o jornalista teve a companhia da namorada, da filha mais velha, Patrícia, e amigos como Geraldo Luís, apresentador do “Domingo Show”, e Fabíola Gadelha, pupila de Rezende no “Cidade Alerta”.

Do Portal NS

Portal Cival Anjos também de Luto!

Manoel Castro encontra familiares no Setor de Teofilândia

O senhor Manoel Castro, de 82 anos, chegou em Serrinha, na última terça-feira (12) vindo da cidade de Aracaju e se dirigiu até os estúdios da rádio Continental AM, onde fez contato com o Portal Cival Anjos, pois estava procurando seus familiares.


Por lá permaneceu até a manhã deste sábado e se dirigiu ao povoado do Setor, em Teofilândia onde se encontrou com outra irmã e familiares.

Ele está muito feliz com o resultado, por ter encontrado alguns irmãos ainda vivos.

O senhor Manoel Castro fez questão de registrar por fotos todos os encontros e enviar para a redação do PCA.

Segundo Alexandre Paulino dos Santos "Popó", que lhe deu abrigo até encontrar a família e continua lhe acompanhando nas viagens, ele ficou muito grato ao trabalho de Cival Anjos e também Aloísio Bahia e Antonia Julião que divulgaram no programa Jornal da Região apresentado na rádio Continental AM de Serrinha e ao Diário Esportivo.

Alexandre Popó, em destaque no encontro com os familiares
de Manoel Castro no Setor de Teofilândia
Da redação

Três cidades baianas são incluídas no território do semiárido brasileiro

Seca atinge município de Valente, na Bahia, que já era é incluído na região do semiárido brasileiro | Foto: Henrique Mendes/G1
Seca atinge município de Valente, na Bahia, que já é incluído na região do semiárido brasileiro | Foto: Henrique Mendes/G1
As cidades baianas de Cotegipe, Mansidão e Wanderley, todas localizadas no oeste da Bahia, foram incluídas na região do semiárido brasileiro, de acordo com resolução da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (13). 

Os municípios incluídos na região são beneficiados com ações para melhor convivência com a seca, além de linhas de crédito diferenciadas para produtores rurais. Em todo o país, foram 56 cidades incluídas na região. 

No total, são 1.189 cidades que fazem parte atualmente do semiárido. Entre elas, 267 baianas. A norma prevê que serão incluídas na delimitação do semiárido cidades que tenham pelo menos um dos três critérios: precipitação pluviométrica média anual igual ou inferior a 800 mm; índice de “Aridez de Thornthwaite” – razão entre a quantidade de água da chuva e as potenciais perdas de água – igual ou inferior a 0,50 e percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, considerando todos os dias do ano. 

De acordo com a Sudene, os municípios tiveram o prazo de 60 dias a contar da data de publicação da resolução, em julho, para solicitarem por meio dos estados a inclusão na região.

Do Portal NS, com informações do G1

Agência bancária é explodida e fica destruída na Bahia

Agência teve estrutura completamente destruída após explosão, na madrugada deste sábado (Foto: Lucas Paulo Monteiro da Silva/ Arquivo pessoal
Agência teve estrutura completamente destruída após explosão, na madrugada deste sábado | Foto: Lucas Paulo Monteiro da Silva/ Arquivo pessoal
Uma agência bancária do Banco Bradesco ficou destruída após ser explodida por um grupo de criminosos na madrugada deste sábado (16) na cidade de Itagimirim, sul da Bahia, de acordo com a Polícia Civil. 

Segundo o G1, a ação foi por volta das 1h50. Cerca de nove homens chegaram no local e explodiram caixas eletrônicos da agência. Eles fugiram pela BR-101, sentido Eunápolis. 

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus foi acionado para fazer perícia no local. Não há informações sobre a identidade dos autores do ataque. Até a manhã deste sábado ninguém foi preso.

Do Portal NS

Homem morre após bater moto na traseira de caminhão em Serrinha


Um homem de 41 anos morreu em um acidente de trânsito na BA-409, em Serrinha, na noite desta sexta-feira (15). Segundo a Polícia Militar, ele bateu com a moto na traseira de um caminhão.


De acordo com informações, a vítima estaria bebendo com amigos antes do acidente. Erivaldo de Jesus, conhecido como “Grilinho”, pilotava uma moto Yamaha Fazer, de cor azul, placa JNY-3605, e retornava para casa quando colidiu na traseira de um caminhão nas proximidades do entroncamento de Ichu.

O motorista do caminhão parou para prestar socorro e acionou a Polícia Militar, mas a vítima faleceu na hora. Peritos da Polícia Civil foram enviados ao local para apurar as causas do acidente.

Erivaldo morava no loteamento Vila Novais. O corpo dele será sepultado às 16 deste sábado (16) no cemitério Paroquial.


Acidente foi na noite deste sábado (15), nas proximidades do entroncamento de Ichu

Do Portal Clériston Silva

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Marcelo Rezende tem falência múltipla de órgãos

Marcelo Rezende, internado desde a última terça-feira (12), segue em observação no Hospital Moriah, Zona Sul de São Paulo. O jornalista foi hospitalizado após sentir fortes dores e, na unidade de saúde, os profissionais identificaram uma pneumonia grave. Conforme o Purepeople,  Marcelo Rezende, internado desde a última terça-feira (12), segue em observação no Hospital Moriah, Zona Sul de São Paulo.
O jornalista foi hospitalizado após sentir fortes dores e, na unidade de saúde, os profissionais identificaram uma pneumonia grave. Conforme o Purepeople  apurou, além das complicações do câncer no pâncreas e fígado, a doença “comprometeu parte do aparelho digestivo” do comandante do “Cidade Alerta”, da RecordTV, que sofreu ainda falência múltipla dos órgãos.
Diagnosticado em maio deste ano, Marcelo afastou-se da televisão e passou por tratamentos alternativos relacionados à alimentação apurou, além das complicações do câncer no pâncreas e fígado, a doença “comprometeu parte do aparelho digestivo” do comandante do “Cidade Alerta”, da RecordTV, que sofreu ainda falência múltipla dos órgãos. Diagnosticado em maio deste ano, Marcelo afastou-se da televisão e passou por tratamentos alternativos relacionados à alimentação.
Pai de Patrícia, Marcella, Ana Carolina, Valentina e Diego, Rezende foi homenageado pelo herdeiro, que mora na Argentina, nesta sexta-feira (15). Em foto publicada em seu perfil no Instagram, o rapaz escreveu: “meu super-herói”. Horas depois, Luciana Lacerda, namorada de Marcelo, compartilhou uma mensagem de fé e pediu forças a Deus, por conta do momento de saúde delicado pelo qual o repórter passa. “O vazio ocupa um espaço imenso. Que Deus segure nas minhas mãos e na sua, meu amor. Juntos somos mais fortes. Te amo”, disse a carioca.

Jornalista desiste da quimioterapia

Em um vídeo otimista, Marcelo explicou o motivo de ter desistido da quimioterapia. “Uma das coisas que me deixaram triste foi quando eu desisti da medicina tradicional e algumas pessoas, ainda bem que foram poucas, me chamaram de covarde. Mas como posso ser covarde se cada passo que eu dou é orientado pelo meu Pai. Portando, eu quero dizer uma coisa: foi a melhor decisão que eu tomei. E não tomei porque quis. Tomei porque Deus soberano mandou. Olha eu aqui mais uma vez mostrando que estou me recuperando e que a cura está cada vez mais perto”, comentou. Recentemente, Rezende falou sobre sua recuperação: “muita gente vive de boato, e no meu caso até entendo, porque não é toda hora que temos uma informação. O câncer que eu tenho tem altos e baixos, é como uma montanha-russa, mas o importante é que eu estou firme. E aí a cura vai chegar. Eu tenho certeza dela, porque Deus está comigo, Deus está contigo.”
 Do Portal CN/Fonte:Terra

Barrocas: Cruzeiro do Curralinho tem jogo decisivo no domingo contra o Subaé

Agora não tem mais uma segunda chance, perdeu tá eliminado, a Copa Encontro dos Amigos do Subaé, chegou às quartas de finais e se o Cruzeiro quer mesmo brigar pelo título, vai precisar vencer a equipe da casa, na abertura do campeonato as duas equipes se enfrentaram, naquela ocasião deu Subaé.

As oito equipes classificadas, chegam às quartas pensando na vaga para as semifinais, mesmo as que tiveram dificuldades, como é o caso do Cruzeiro querem passar, agora é zerar tudo, corrigir erros e focar no resultado. Em caso de empate, a vaga será decidida em cobrança de pênaltis, mas certamente não é bom se arriscar tanto.

No domingo (17) dois jogos serão disputados, além de Subaé X Cruzeiro, tem o clássico Boa Vista X Bela Vista .

"Apesar de termos perdidos na primeira rodada, vamos confiantes para o mata-mata, acreditamos que vamos passar mais uma vez de fase nessa importante competição" afirmou o presidente Aldo Mota.

@ Nossa Voz Esportes

CBF lança manual que exige CTs dos clubes, mudanças em estádios e Futebol Feminino

Nesta sexta-feira (15) todos os 20 clubes integrantes do Campeonato Brasileiro da Série A receberam o “Manual de Licenciamento” da CBF. Esse manual se trata de uma lista de critérios que precisarão ser cumpridos por todos os clubes para assegurar as suas participações em competições organizadas pela CBF, a partir de 2018. Inicialmente, as exigências são mínimas, mas elas vão aumentar bastante com o passar dos anos.
Uma das principais mudanças é que a partir de 2019, não será mais permitido a utilização de campos de jogo para treinamentos. Com isso, todas as agremiações serão obrigadas a usar um CT, seja ele próprio ou alugado, caso não possua um.
Ainda sobre os estádios, também a partir de 2019, todos serão obrigados a ter bancos de reserva na lateral do campo, vestiários de mandante e visitante do mesmo tamanho, além de circuitos de TV que cubram tanto as arquibancadas quanto os acessos, juntamente com muitas outras exigências.
Nesse caso o Vasco deve ser o mais atingido, já que os bancos de reservas do estádio de São Januário ficam no fundo de um dos gols.
Futebol Feminino
Todos os clubes que quiserem participar das competições da CBF, a partir de 2019, serão obrigados a ter Futebol Feminino. A formação desses times poderá ser feita de forma própria pelo clube, ou através de parcerias com quem mantenha "equipe feminina principal devidamente estruturada e disputando competições oficiais em 2018 ou a partir de 2019".
Para 2018 as exigências são mais brandas
Essa primeira versão do Manual tem um caráter de orientação para os clubes, e a partir daí, será atualizado anualmente, sempre acrescentando exigências. Aqueles que não as cumprirem, estarão sujeitos a punições que vão desde advertências até a negação de licenças.
Para o próximo ano os clubes vão ter que enviar à CBF informações detalhadas sobre as suas categorias de base, como organograma, currículos dos profissionais, estrutura disponível, orçamento destinado para a área e mapa das competições disputadas por cada categoria. As exigências também são válidas para os departamentos médicos dos clubes.
Outra exigência é que os clubes serão obrigados a enviar periodicamente os seus orçamentos, com o objetivo da CBF de poder monitorar suas gestões financeiras. Nesse caso, a entidade máxima do futebol nacional afirma que as informações "sempre receberão tratamento confidencial por parte do licenciamento".
Do Portal Galáticos Online/Foto: Divulgação

Biritinga: Titulares vencem coletivo apronto

Na tarde desta sexta-feira (15), a seleção de Biritinga realizou o seu coletivo apronto no estádio Manoelito Moreira de Carvalho "Moreirão" e o time considerado titular venceu por 2x1.

Os gols do coletivo foram marcados por Diego e Piu para os titulares e Cristiano descontou para os reservas.

Neste domingo, às 15h, Biritinga recebe a seleção de Caldeirão Grande, partida de ida da segunda fase do Intermunicipal 2017. Dia 24 será realizado o jogo de volta na cidade de Caldeirão Grande. 

Como somou mais pontos na primeira fase tem o direito de decidir a vaga em seu mando de campo, porém, em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, o acesso para a terceira fase será decidido nas cobranças de pênaltis.

Por este motivo e como espera um adversário muito difícil, o treinador da seleção de Biritinga, Cristiano Oliveira, vem treinando cobranças de falta e pênaltis.

É esperado um grande público para prestigiar a seleção de Biritinga que vem realizando grandes jogos, apesar de só ter conquistado 5 pontos na fase inicial, sendo 3 contra a fortíssima Euclides da Cunha  e 1 contra a favorita Serrinha, sendo que teve o gol de empate anulado no primeiro confronto e no segundo duelo a seleção serrinhense empatou já aos 42 minutos da segunda etapa.

Por Cival Anjos, com informações e fotos: Edcarlos Santos

Morte trágica de Domingos Montagner completa um ano

A morte trágica do ator Domingos Montagner completa um ano nesta sexta-feira (15). Nas redes sociais, diversos amigos voltaram a lembrar com carinho do ator, que na época gravava as cenas finais da novela Velho Chico, na qual era protagonista. 
A atriz Camila Pitanga, que passeava com ele no Rio São Francisco no momento em que o ator se afogou, fez questão de homenageá-lo na data que marca um ano da sua morte.
Camila e Domingos, que viviam um par romântico na novela, haviam gravado algumas cenas pela manhã. Após o término da gravação, os dois almoçaram e foram tomar banho de rio. Durante o mergulho, Domingos Montagner não voltou à superfície. Camila avisou à produção, que iniciou imediatamente a procura pelo ator. Ele foi encontrado no fundo do rio preso a algumas pedras.
A atriz Carolina Dieckman, que também viveu par romântico com o ator na novela Joia Rara, também lembrou com carinho do colega nas redes sociais.
Trajetória
Aos 54 anos, o ator tinha uma carreira relativamente curta, mas também marcante na televisão. Toda sua formação artística aconteceu no teatro e no circo, pelos quais nutria imensa paixão. Ele integrava desde 1980 a La Mínima, companhia que ele também ajudou a fundar.

Sua estreia na televisão aconteceu em 2011, na novela das 18h Cordel Encantado. Ele atuou ainda nos seriados Força Tarefa, A Cura, Divã e O Brado Retumbante; nesta última deu vida ao protagonista, o presidente Paulo Ventura.
Sua segunda novela foi Salve Jorge, onde interpretou o guia turístico Zyah, que se apaixona por Bianca, personagem de Cléo Pires. Em 2013, viveu o ativista Mundo em Joia Rara. Em 2014, foi escalado para ser o protagonista de Sete Vidas, no papel de Miguel, um homem que descobre ter sete filhos, após ser doador de esperma.
O ator também fez algumas incursões pelo cinema. Uma das suas últimas atuações na telona foi em Bingo – O Rei das Manhãs, lançado há pouco menos de um mês nos cinemas de todo o Brasil. Na trama, ele vive um palhaço que dá dicas ao ator que interpretará Bozo na TV.
Do Portal CN

Míssil lançado pela Coreia do Norte sobrevoa Japão; EUA faz avaliação

O Comando do Pacífico dos Estados Unidos (Pacom) confirmou que a Coreia do Norte lançou um míssil de alcance intermediário nesta sexta-feira (quinta-feira no horário de Pyongyang) que sobrevoou o norte do Japão. De acordo com agência EFE, o projétil não representou ameaça para o território norte-americano ou para a ilha de Guam, um território americano no Pacífico, disse o comandante. 

O Pacom ainda realiza "avaliação mais detalhada" sobre o míssil norte-coreano. Segundo a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, o presidente dos EUA, Donald Trump, foi notificado do lançamento norte-coreano pelo chefe do gabinete, John Kelly. Antes do teste, Trump confirmou que viajará em novembro para China, Coreia do Sul e Japão. Ele não quis falar sobre sua estratégia frente a Coreia do Norte, mas garantiu que os americanos ficarão seguros.

O último míssil foi lançado pela Coreia do Norte no final de agosto, também sobrevoando o Japão. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou nesta sexta-feira (quinta-feira em Brasília), que seu país "nunca tolerará" as provocações norte-coreanas que "ameaçam a paz mundial". “Jamais poderemos tolerar que a Coreia do Norte atinja desta forma a dura e unânime resposta da comunidade internacional em favor da paz mostrada pela ONU", declarou Abe à imprensa, em menção às sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Do Portal JANV/Fonte: Bahia Notícias/Foto: Reprodução / Tongil Sinbo 

Ubatuba: Ônibus com mais de 30 pessoas tomba em serra; ao menos 3 morrem

Ao menos três pessoas morreram, 28 pessoas ficaram feridas e uma está desaparecida após um micro-ônibus despencar de uma serra na rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), em Ubatuba, litoral de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (15).
Segundo informações do portal G1, o veículo, com placa de Limeira (SP) transportava ao menos 33 passageiros, sendo 14 crianças – elas foram transferidas para a Santa Casa de Ubatuba e apenas uma teve que ser transferida para um hospital em São José.
O acidente aconteceu por volta de 8h20, em um local conhecido como Cruz de Ferro, no Km 82 da rodovia. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros ainda estão no local para resgatar as vítimas.
O número de mortos ainda não foi fechado. De acordo com a prefeitura de Ubatuba, os turistas aproveitavam o feriado de aniversário de Limeira em Ubatuba e seguiam para a Praia da Lagoinha, na região sul do município.
Do Portal CN/Fonte: G1

Ex-deputado Pedro Irujo, dono das rádios Nordeste FM e Subaé, morre em Salvador

O ex-deputado federal Pedro Irujo Yaniz, 88 anos, morreu nesta sexta-feira (15), em Salvador. Ele sofreu dois infartos e, em decorrência de complicações, estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Bahia.
Proprietário das rádios de Feira de Santana Nordeste FM e Subaé AM, Pedro Irujo nasceu na região norte da Espanha, no dia 29 de junho de 1930. Naturalizou-se brasileiro e formou carreira política na Bahia. O filho de Bruno Irujo e de Felisa Yaniz era casado com Irene Rodrigues Irujo (falecida) e tinha dois filhos, Luiz Pedro Rodrigues Irujo e Heliete Rodrigues Irujo e três netos Pedro Mercês Irujo, Brujo Irujo Sampaio, Victor Irujo Sampaio.
O sepultamento está previsto para ocorrer às 15h de hoje (15), no cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana.
Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV),Pedro Irujo fez o curso secundário na cidade natal, mudando-se para o Uruguai em 1950. Conheceu o Brasil em viagens ocasionais, até transferir-se para São Paulo, em 1956, e para Salvador, em 1963, onde se tornou sócio proprietário e presidente da Breda Turismo (1963-1966), da Nordeste Transportes Especializados Ltda. (1966), da Stella Azurra S.A. (1973), da TV Itapoã, repetidora do Sistema Brasileiro de Televisão, em Salvador, da Rádio Sociedade da Bahia S.A. (1980), e da Polystar Indústria e Comércio de Produtos Sintéticos Ltda. (1985-1987).
Iniciou a vida política em 1980 e foi delegado nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (1987-1990). Presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Manufaturados de Sisal (1989) e conselheiro da Associação Comercial da Bahia (1990-1994), elegeu-se deputado federal no pleito de outubro de 1990 pela legenda do Partido de Renovação Nacional, a mesma sob a qual Fernando Collor de Melo conquistou a presidência da República. Empossado em fevereiro de 1991, foi titular da Comissão de Viação e Transportes, Desenvolvimento Urbano e Interior e de duas comissões mistas especiais — a que debateu a política de incentivos fiscais regionais e a que tratou de planos, orçamentos públicos e fiscalização.
Na sessão da Câmara dos Deputados de 29 de setembro de 1992 votou a favor da abertura do processo de impeachment do presidente Fernando Collor, acusado de crime de responsabilidade por ligações com um esquema de corrupção liderado pelo ex-tesoureiro de sua campanha presidencial Paulo César Farias. Afastado da presidência logo após a votação na Câmara, Collor renunciou ao mandato em 29 de dezembro de 1992, pouco antes da conclusão do processo pelo Senado Federal, sendo efetivado na presidência da República o vice Itamar Franco, que já vinha exercendo o cargo interinamente desde o dia 2 de outubro.
Irujo retornou ao PMDB em outubro de 1992, candidatando-se sem sucesso à prefeitura de Salvador. De volta ao Legislativo foi titular das comissões de Desenvolvimento Urbano e Interior, Viação e Transportes, e da comissão especial que discutiu a política nacional de habitação. Contrário ao voto obrigatório e à instituição do Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), votou a favor do Fundo Social de Emergência (FSE).
Em outubro de 1993 foi acusado pelo economista José Carlos Alves dos Santos, ex-assessor do Senado, de participar do esquema liderado pelo deputado João Alves (PPR-BA), responsável por desvios de verbas federais. A comissão parlamentar de inquérito que apurou os fatos considerou-o isento de culpa, mas em novembro o Ministério Público denunciou-o por crime eleitoral.
Pedro Irujo reelegeu-se em outubro de 1994, tornando-se vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, titular das comissões especiais sobre os serviços de telecomunicações e sobre a criação de novos municípios, e suplente da Comissão de Agricultura e Política Rural. Representou a Câmara dos Deputados na XII Feira Internacional de Maquinário Têxtil, realizada em Milão, na Itália.
Nas votações das emendas constitucionais propostas pelo governo Fernando Henrique Cardoso em 1995 votou a favor da quebra do monopólio estatal nos setores de telecomunicações, exploração de petróleo, distribuição de gás canalizado e navegação de cabotagem; da mudança do conceito de empresa nacional; da prorrogação por 18 meses do FSE, rebatizado de Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), que permitia ao governo gastar até 20% da arrecadação vinculada às áreas de saúde e de educação.
Em junho de 1996 votou contra a criação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que substituiu o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), fonte suplementar de recursos destinados à saúde.
Em janeiro/fevereiro de 1997 votou a favor da emenda que previa a reeleição de presidente da República, governadores e prefeitos sem necessidade de desincompatibilização. E em novembro, pela quebra da estabilidade do servidor público, item da reforma administrativa. Foi titular das comissões especiais que discutiram a proposta de redução da jornada máxima de trabalho para 40 horas semanais, a nova Lei das Telecomunicações e as eleições de 1998.
Terceiro vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, em outubro de 1998 Pedro Irujo conquistou o terceiro mandato de deputado federal, sempre pelo PMDB. Em novembro votou a favor do teto de 1.200 reais, para aposentadorias no setor público, e dos critérios de idade e tempo de contribuição mínimos, para os trabalhadores do setor privado, itens fundamentais para a definição da reforma da previdência. Assumiu a cadeira em fevereiro de 1999.
Transferiu-se para o Partido da Frente Liberal (PFL) em 2000, e nesta legenda reelegeu-se para a Câmara Federal, pela Bahia, nas eleições de 2002. No ano seguinte, deixou o PFL, ingressando no Partido Liberal (PL), de onde sairia em 2005. Após ficar um período sem legenda, retornou ainda este ano para o PMDB. Ao longo desta legislatura (2003-2007) atuou como titular das Comissões Permanentes de Desenvolvimento Urbano e Interior, e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da qual foi também Terceiro Vice-Presidente.
Do Portal CN/Fonte:Acorda Cidade

Ufba prorroga inscrições para concurso público

As inscrições para o concurso público da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que seriam encerradas na quinta-feira (14), foram prorrogadas e podem ser feitas até as 14h da próxima quarta (20), no site do Instituto AOCP.
São oferecidas 264 vagas para os cargos de nível fundamental, médio e superior. As oportunidades são para 72 áreas e oferecem salários entre R$ 1.945,07 e R$ 8.361,32. As inscrições também podem ser feitas nos postos presencias, das 8h30min às 12h (horário local), de segunda a sexta-feir, exceto feriados (veja endereços abaixo). A taxa varia entre R$ 60 e R$ 100.
A prova será realizada no dia 29 de outubro. Os aprovados vão trabalhar em Salvador e em Vitória da Conquista.
Do Portal CN/Fonte:A Tarde

FBF recebe dirigentes da Liga de Cipó e acerta apoio à Copa do Caju

Dentro do seu compromisso de fomentar o futebol e todo o estado, a Federação Bahiana de Futebol será parceira de mais uma competição amadora no Interior da Bahia. A entidade dará total apoio à Copa do Caju.  
O campeonato será realizado entre 22 de outubro e 24 de dezembro, no Nordeste Baiano. Participarão oito Seleções de municípios da região.
 
São elas Itapicurú, Nova Soure, Cipó, Banzaê, Paripiranga, Adustina, Antas e Coronel João Sá. As equipes ficarão divididas em dois grupos, onde se enfrentarão em jogos de ida e volta. As duas melhores colocadas de cada grupo farão as semifinais, que também serão em jogos de ida e volta, assim como a final.
 
Representantes da competição, os dirigentes da Liga de Cipó estiveram na sede da FBF. O presidente da Liga, Geraldo Sena, e o vice-presidente, José Arquias Reis foram recebidos pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.
 
Em reunião, o dirigente garantiu o apoio da FBF através de bolas, redes, troféus, medalhas e toda a arbitragem dos 30 jogos da Copa.


Do Portal FBF

Tite chama Diego do Fla, Cássio, Tardelli e Arthur; confira lista completa

Tite anuncia a convocação da Seleção para as eliminatórias (Foto: Pedro Martins / MoWA Press
Tite anuncia a convocação da Seleção para as eliminatórias | Foto: Pedro Martins / MoWA Press
O técnico Tite divulgou nesta sexta-feira (15) a lista com 24 jogadores convocados para os dois últimos compromissos da seleção brasileira nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 contra Bolívia e Chile, dias 5 e 10 de outubro, respectivamente. Entre os atletas chamados, a maior novidade é o meia Arthur, do Grêmio, que recebe a primeira chance. 

E nomes como Fred (Shakhtar Donetsk), Diego Tardelli (Shangdong Luneng) e Diego (Flamengo) estão de volta de volta. Danilo, lateral do City, entrou na vaga de Fagner, do Corinthians. O jogo contra os bolivianos será em La Paz, e o duelo com os chilenos será realizado na Arena Palmeiras, em São Paulo. 

A seleção brasileira garantiu de forma antecipada a classificação para a Copa do Mundo da Rússia, além da primeira colocação nas eliminatórias. A equipe de Tite soma 37 pontos e tem dez a mais do que o Uruguai, segundo colocado com 27 pontos.

Confira a lista de convocados:
Goleiros: Alisson (Roma), Cássio (Corinthians) e Ederson (Manchester City); Zagueiros: Marquinhos (PSG), Miranda (Inter de Milão), Thiago Silva (PSG) e Jemerson (Monaco); Laterais: Daniel Alves (PSG), Danilo (Manchester City), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luis (Atlético de Madrid); Meias: Arthur (Grêmio), Diego (Flamengo), Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Paulinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan), Philippe Coutinho (Liverpool), Willian (Chelsea) e Fred (Shakhtar Donetsk); Atacantes: Diego Tardelli (Shangdong Luneng), Neymar (PSG), Gabriel Jesus (Manchester City) e Roberto Firmino (Liverpool).

Do Portal NS/Fonte:GloboEsporte.com

Janot dá parecer contrário ao recurso de Dilma para anular processo de impeachment

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
O procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, deu parecer contrário ao recurso apresentado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular o processo de impeachment e retomar a Presidência. Na avaliação de Janot, segundo a Veja, o rito foi “autorizado e conduzido com base em motivação idônea e suficiente”. 

Na peça, o advogado de Dilma, o ex-ministro José Eduardo Cardozo, questiona a falta de motivos jurídicos para o afastamento da petista. O mandado de segurança de Dilma retoma a tese de que houve “desvio de poder” por parte “da ação degenerada e ilícita” do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), bem como de um “conjunto muito mais amplo de parlamentares, deputados e senadores” durante o processo de impeachment. 

Na avaliação de Janot, se as provas produzidas contra Dilma não fossem suficientes aos olhos dos senadores, “muito provavelmente não haveria condenação por tão expressiva maioria” – na ocasião, o impedimento foi aprovado por 61 dos 81 votantes. O ministro Teori Zavascki, morto em janeiro deste ano, já havia rejeitado o pedido de Dilma ao Supremo. A decisão sobre o recurso apresentado está agora sob responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes, substituto de Zavascki na Corte.

Do Portal NS

IF Baiano – Campus Serrinha oferta cursos técnicos em agroecologia e agropecuária

Inscrições até 9 de outubro

O Instituto Federal Baiano –Campus Serrinha está com inscrições abertas, até 09 de outubro, para o processo de ingresso de estudantes (PIE) em cursos técnicos de nível médio. São 80 vagas distribuídas entre o curso de Agroecologia (40), da forma integrada, e de Agropecuária (40), da forma subsequente. Estudantes classificados irão ingressar em 2018.

O curso da forma integrada tem duração média de 3 anos e são destinados para quem concluiu ou está no último ano do ensino fundamental. Já os cursos da forma subsequente são voltados para quem concluiu o ensino médio, ou está concluindo, e tem duração média de 1 ano e meio.

Sobre os cursos

No curso de Agroecologia, aprende-se sobre sistemas de produção agropecuária e extrativista fundamentados em princípios agroecológicos e técnicas de sistemas orgânicos de produção. Propriedades rurais, empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, cooperativas e empresas de certificação orgânica são possibilidades de atuação para o técnico dessa área.

No curso de Agropecuária, os estudantes entendem como planejar, executar, acompanhar e fiscalizar as fases de um projeto agropecuário e administrar propriedades rurais. O campo de atuação é vasto e inclui empresas comerciais agropecuárias, reservas naturais, cooperativas e associações rurais.

Inscrições

Para concorrer, interessados devem se cadastrar no site do Processo de Ingresso de Estudantes 2018 e depois entregar a documentação comprobatória no campus para o qual fez a opção de curso. O IF Baiano reserva 70% das vagas para estudantes oriundos de escola pública, 25% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência). Para classificar os candidatos, será utilizada a análise de desempenho escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no ensino médio.


Mais informações: ingressos@ifbaiano.edu.br

Decisão judicial pode repatriar esmeralda avaliada em US$ 372 mi encontrada no sertão da Bahia

A Justiça Federal de Campinas condenou duas pessoas pela prática dos crimes de receptação, contrabando e uso de documento falso no caso relacionado ao envio da “Esmeralda Bahia”, supostamente de forma ilegal, para os EUA. A decisão pode gerar uma reviravolta no caso da pedra considerada um tesouro nacional pelo Brasil.
Além da condenação, a sentença determinou o perdimento da “Esmeralda Bahia” em favor da União, ordenando a expedição de novo mandado de busca e apreensão com o intuito da repatriação do minério dos EUA. Para isso, solicita o apoio de Cooperação Jurídica Internacional no cumprimento da decisão.
Segundo a denúncia, os réus “exportaram aos Estados Unidos, mediante declaração falsa de conteúdo, peso e valor, e por meio de transporte aéreo, mercadoria proibida, consistente em bloco rochoso contendo esmeralda, extraído sem permissão de lavra garimpeira do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM)”.
A “Esmeralda Bahia” é uma pedra bruta encontrada em 2001 numa serra baiana, pesando 400 kg. Uma das maiores do mundo, a pedra já foi avaliada em US$ 372 milhões.
O governo brasileiro alega que a esmeralda é um tesouro nacional, retirado ilegalmente do Brasil. A Justiça de Los Angeles (EUA), onde a pedra se encontra, já decidiu, contudo, que uma empresa americana apresentou provas claras da propriedade da esmeralda.
Na ação de Campinas, que gerou a nova decisão, a Advocacia Geral da União (AGU) atuou na condição de Assistente de Acusação, requerendo a medida cautelar de apreensão da “Esmeralda Bahia”, além da Cooperação Jurídica Internacional aos EUA. Mesmo obtendo vitória, a sentença é passível de recurso.
Enquanto a esmeralda é disputada na Justiça, ela permanece guardada pela Polícia de Los Angeles, por força de ordem judicial. A tese brasileira de contrabando contradiz a versão de cidadãos e empresas americanas que discutem a propriedade da “Esmeralda Bahia”.
As autoridades americanas deverão se pronunciar sobre a questão assim que a nova decisão gerar a solicitação de Cooperação Jurídica Internacional.
Do Portal Interior da Bahia

Geddel vem pagando um preço muito alto pelas acusações, avalia ACM Neto

Divulgação
Divulgação
O prefeito ACM Neto comentou nesta quinta-feira (14) que Geddel Vieira Lima “vem pagando um preço muito alto” pelas acusações apresentadas contra ele nos últimos dias. Questionado sobre o seu posicionamento em relação à denúncia oferecida mais cedo contra o ex-ministro, ele preferiu evitar fazer um julgamento sobre o caso antes de analisar o conteúdo do documento. 

“Não sei se pode ficar mais grave a situação dele, sobretudo porque nesse momento ele está preso, e, portanto, vem pagando publicamente um preço muito alto pelas acusações que foram apresentadas contra ele. Não tenho conhecimento jurídico e técnico sobre o conteúdo da denúncia, por isso mesmo prefiro esperar para fazer um julgamento não só meu, mas partidário sobre o conteúdo dessa denúncia”, disse o prefeito, pouco antes da cerimônia de entrega do título de cidadão soteropolitano ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel, na Câmara Municipal. A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Geddel também tem como alvo o presidente Michel Temer.

Do Portal NS/Fonte: Bahia Notícias

Homem é morto a tiros dentro de veículo na BA-120, em Retirolândia

Share Button
lagoa-do-canto1
Foto: Leitor do Notícias de Santaluz
Um homem identificado como Hélio Araújo dos Santos, de 35 anos, foi morto a tiros no início da manhã desta sexta-feira (15) na rodovia BA-120, em Retirolândia. O crime ocorreu por volta das 5h, na altura do povoado de Lagoa do Canto. 

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima, que morava em Valente, estava em um veículo Ford F1000, de cor vermelha, a caminho da cidade de Conceição do Coité quando foi surpreendida pelos criminosos que chegaram em um Pálio. A carroceria do veículo estava carregada com ovelhas que seriam comercializadas na feira livre de Coité, mas nenhum animal foi levado pelos criminosos.
Foto: Leitor do Notícias de Santaluz
Foto: Leitor do Notícias de Santaluz
Ainda de acordo com a PM, populares disseram que um irmão da vítima, que viajava com ele conseguiu fugir. Autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. Nenhum suspeito foi preso até a publicação desta reportagem. 

Equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Estadual estiveram no local. A via precisou ser parcialmente interditada. Até por volta das 8h20, o corpo da vítima permanecia no interior do veículo aguardando a chegada de uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O caso será investigado pela Polícia Civil.
Notícias de Santaluz