SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 1 de julho de 2017

Rádio Continental AM de Serrinha transmite o BAVI do Barradão

Na tarde deste domingo (02), a partir das 15h, a rádio Continental AM de Serrinha -Ba 1330 Khz vai transmitir o primeiro BAVI do brasileiro direto do Barradão.

Na jogada, os melhores cronistas da região. 

Narração: Cival Anjos, reportagens de Alef Souza, comentários de André Ferreira e Evilásio Fonseca (Capital FM de Salvador) e Joaquim Neto no Plantão.

Se ligue, pois temos a melhor e mais categorizada equipe de esportes da região!
Fazemos um trabalho sério, sem firula e temos credibilidade!


Ou baixe o aplicativo Rádio Continental AM no Play Store.

Jequié com um pé da 1ª divisão do Campeonato Baiano

O Jequié quem num passado bem distante já incomodou a dupla Bahia de Vitória está praticamente de volta a 1ª divisão do Campeonato Baiano da 1ª divisão. 

Atuando hoje à tarde no Estádio Metropolitano de Pituaçu o time venceu PFC-Cajazeiras pelo placar expressivo de 4 x 1. 

Com o resultado, o time do sudoeste da Bahia abriu vantagem na briga pelo título e o acesso. Agora, diante da sua torcida, no dia 9 de julho, no Waldomiro Borges, o Jequié poderá perder por até três gols de diferença para ficar com a taça.

Do Portal Futebol Bahiano

Serrinha: Vice-prefeito participa de festejo do Pedrinho na Cidade Nova

Os moradores da Cidade Nova ficaram felizes com a presença do vice-prefeito do município de Serrinha Berg Aragom neste populoso bairro.

Berg fez questão de presentear a senhora Ana Angêlica de Oliveira Moreira e Cristiano Oliveira "Cris da Cidade Nova", com troféus pelo brilhante trabalho que fazem pela cultura nordestina.

Angelica Moreira está à frente da Quadrilha Ecologia há 37 anos e Cris tem 14 no comando da Quadrilha Arraiá do Vitória, que também foram presenteadas com troféus.

Este é um trabalho que Berg vem fazendo com as pessoas que prestam relevantes serviços à comunidade serrinhense em variados seguimentos.

Todas estas pessoas estão recebendo este troféu onde o vice-prefeito vem demonstrando grande satisfação e prazer ao entregar e afirma que este é um gesto simples, mas muito importante para as pessoas que recebem, pois elas fazem algo de positivo pelo município de Serrinha.

Por Cival Anjos

Moto é furtada no estacionamento do centro de abastecimento de Santaluz

Foto: Ilustração
Foto: Ilustração
Um homem identificado como Rafael Lopes de Almeida, morador do bairro Morro dos Lopes, em Santaluz, denunciou à Polícia Militar que teve sua motocicleta furtada do estacionamento da feira-livre do município neste sábado (1). 

Segundo a PM, ele disse que deixou o veículo Honda/CG 125 Today, de cor prata, ano 1989, placa KAZ-1947, licença de Firminópolis (GO), no fundo do centro de abastecimento, por volta das 6h, e foi trabalhar em uma barraca de verduras. 

Por volta das 14h30, conforme a PM, a vítima se deu conta de que a moto não estava mais no local. Policiais da 5ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão fizeram rondas na região, mas não localizaram o veículo. O proprietário foi orientado a registrar um boletim de ocorrência na delegacia da cidade.

Notícias de Santaluz

Contribuindo na construção de cursos de formação para radialistas

 
O SINTERP/BA contribuiu, também, na construção de cursos de formação para Radialistas no estado, como o da UNEB de Conceição do Coité e o da Faculdade Jorge Amado, em Salvador, que fornecem ensino superior. Além disso, foram criados  os cursos técnicos da ETEBA (Escola Técnica da Bahia) e do ITEP (Instituto Técnico de formação Profissional). 

O curso de Produção Audiovisual da Jorge Amado, que forma tecnólogos, também é destaque . O sindicato teve papel preponderante na criação e no estabelecimento desses cursos no estado. O curso da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), em Ilhéus, já existia e os Radialistas sem Registro foram muito incentivados pela entidade de classe para participarem dele e regularizarem sua situação.

O impedimento da obtenção do Registro Profissional através de carta do sindicato (atestado de capacitação) tornou-se procedimento normal no estado, devido à atuação dos últimos diretores.  Nos últimos seis anos, a Bahia foi o único estado do país que só encaminha e fornece Registro Profissional para Radialista através de formação por curso técnico, tecnólogo ou superior.  

Cursos foram criados no estado   para que isso pudesse ocorrer e a Bahia é pioneira em fornecimento de Registros legalizados, com profissionais qualificados. Além disso,  houve o impedimento dos cursos fantasmas, que aconteciam no final de semana ou duravam , no máximo três dias. Era uma formação de faz de conta, somente com o objetivo de permitir aos alunos que tirassem seu Registro Profissional sem ter nenhuma qualificação, denegrindo a imagem da categoria e jogando no mercado de trabalho profissionais pouco gabaritados.

Do Portal Sinterp-Ba

Radialistas levam "Lutar para Sobreviver” à vitória

 
A chapa “Lutar para Sobreviver”, dos Radialistas Profissionais, foi eleita com 67% dos votos para a nova diretoria do SINTERP/BA. Durante a formação da chapa, vários imprevistos aconteceram. Inicialmente, predominou a hipótese de que três chapas concorreriam, o que se revelou não ser verdade. Acabaram ficando apenas duas chapas surgindo a possibilidade de unificação, mas no final a chapa 2 desistiu de compor, retirando seus candidatos.

A chapa “Lutar para Sobreviver” teve que começar do zero, contando com colegas que se ofereceram de última hora para ajudar na direção do SINTERP/BA, porque outros trabalhadores não se dispuseram a concorrer e dedicar-se a representar o sindicato. Os companheiros novos foram muito bem recebidos pela boa vontade e ousadia em tentar agregar-se à chapa, mesmo sem conhecer a realidade da entidade nem saber como se tornarem  sindicalistas.

Será um momento ímpar e necessário para a renovação e transformação da entidade. Sangue novo sempre traz esperança para os  que já participam e principalmente para os que observam os trabalhos frente à categoria. A diretoria eleita conta com todos para a renovação de ideias e oxigenação do mandato, inclusive com os colegas que pertenciam à chapa 2, que se desagregou, até porque continuam trabalhadores.

A eleição contou com 20 urnas , oito em Salvador e 12 no interior. Cinco delas eram urnas fixas nas emissoras de TVs e uma na sede do sindicato. Duas urnas itinerantes rodaram por Salvador nas rádios, produtoras e agências de publicidade onde havia associados.  As 12 urnas do interior  também  eram itinerantes e ficavam numa determinada região, circulando pelas cidades próximas onde se encontravam trabalhadores filiados ao SINTERP/BA, como por exemplo, a urna do Baixo Sul 1, que colhia os votos dos trabalhadores de Jequié e região. 

Um diretor regional ficava responsável por levar a urna até os filiados e, no final da tarde, apurar os votos dessa urna e transmitir o resultado por telefone para o sindicato, onde estava acontecendo a apuração das urnas da capital. Todo esse empenho garantiu a lisura do processo e a possibilidade de que o resultado fosse conhecido na mesma noite. Assim, podemos afirmar que o seu sindicato estará cada dia mais sólido, sempre pronto a reivindicar as causas dos trabalhadores!

 CORRIGIR  AS  FALHAS
 “Vamos buscar melhorar ainda mais, corrigindo as falhas que ficaram ao longo do tempo. Acreditamos na força dos novos companheiros, que estão começando, para contribuir com o crescimento do sindicato e da categoria”, declarou o coordenador eleito Dimas Araújo.

Para Maurílio Pinheiro, secretário de Formação e Registro Profissional, a renovação  está sendo extremamente positiva. “Muitas pessoas  estão chegando com todo o empenho, interesse e ideias novas. Tenho uma expectativa muito grande de que vamos ter uma boa administração”, afirmou.

Everaldo Monteiro, secretário de Finanças, disse que a diretoria deve estar mais atenta aos milhares de fatos novos que afloram no país, principalmente diante  das transformações no cenário politico e econômico. “Não podemos nos dar o luxo de cometer os mesmos erros que ocorreram em outros momentos”, lembrou.

 RENOVAÇÃO DE IDEIAS
 Os eleitores  mencionaram a importância de ter o sindicato ao lado da categoria nos mais diversos momentos.  Para um técnico de uma Rede de TV, é importante votar porque a eleição  representa renovação de ideias. “A partir do momento em que existe essa votação, existe uma abertura  de pensamentos, democracia”. É filiado à entidade há 11 anos. Vota para participar do processo. “Ás vezes ficamos ausentes. Quando votamos repensamos os momentos  que ficamos distantes e tentamos uma reaproximação”, lembrou.

Um cinegrafista disse que a chapa é forte e confia nela porque tem transparência. “Acredito nas pessoas  que estão lá. Participo para ter um sindicato resistente e atuante”.

Para um produtor de chamada de TV, o sindicato vai sempre estar falando em nome dos Radialistas. É o porta-voz do trabalhador. “Sem ele não podemos reivindicar nada.  O sindicato é quem vai até os patrões. Oferece convênios aos associados, luta por reajuste, realiza confraternizações, etc. Precisamos dele para organizar a categoria”.

Uma programadora musical de Rádio, filiada ao SINTERP/BA há 28 anos, e  que sempre votou nas eleições, acha fundamental participar do processo em busca de novas alternativas. “Acho importante quando a entidade visita as empresas para saber como está  o andamento das coisas, o que está acontecendo com os funcionários, participando das mudanças que ocorrem nas emissoras.”

Um dos técnicos eletrônicos de TV, acha que o sindicato é importante para que o trabalhador seja mais valorizado pelo empresariado. “São os grandes empresários que mandam na política. O Brasil é um país rico e alguns espertalhões estão administrando e se aproveitando.  Se não lutarmos agora contra as reformas que estão sendo feitas vamos perder muito depois. Nada é feito para o trabalhador. Só temos o sindicato para nos defender!”

Do Portal Sinterp-Ba

Adolescente mata jovem a tiros durante ‘São Pedro de Retirolândia’ por dívida com tráfico

Adolescente foi apreendido em flagrante pela PM | Foto: Raimundo Mascarenhas/ Calila Notícias
Adolescente foi apreendido pela PM logo após cometer o crime | Foto: Raimundo Mascarenhas/ Calila Notícias
Maurício Cordeiro Nascimento, de 26 anos, morador de Valente, foi morto a tiros durante a festa do ‘São Pedro de Retirolândia’ na madrugada deste sábado (1). O crime ocorreu por volta da 1h, cerca de vinte minutos antes da apresentação do cantor Tayrone, atração principal da primeira noite do evento, que segue até este domingo (2). 

Baleada por seis tiros de revólver calibre 32, segundo a Polícia Militar, a vítima chegou a ser socorrida e levada ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a PM, após ouvir os disparos em meio à uma aglomeração, uma patrulha que estava próximo ao local conseguiu apreender um adolescente de 17 anos, morador do bairro Açudinho, em Conceição do Coité, que confessou ter praticado o crime a mando de um traficante. 

Ainda de acordo com a PM, o menor, que é natural Campo Formoso, cidade do norte da Bahia, contou que a vítima teria sido assassinada em razão de uma dívida de drogas. O adolescente foi encaminhado para a delegacia local, onde o caso está sendo investigado.

Notícias de Santaluz

Santaluz: cavalo invade pista e morre após ser atingido por carro na BA-120

Cavalo invadiu a pista e por pouco não foi parar dentro do veículo | Foto: Arquivo Pessoal
Cavalo invadiu a pista e por pouco não foi parar dentro do veículo | Foto: Arquivo Pessoal
Um motorista escapou ileso após atropelar um cavalo que invadiu a rodovia BA-120, em Santaluz, na madrugada deste sábado (1), por volta das 4h30. O funcionário público Gleinevan Evangelista da Silva, de 34 anos, conta que retornava da festa de São Pedro na cidade de Retirolândia com a sua esposa quando o animal cruzou a rodovia próximo ao posto de pesagem e balança, e não teve como evitar o acidente. 

O animal rolou no capô do carro e bateu no para-brisa do veículo até cair no asfalto. O cavalo morreu no local e o automóvel Fiat Pálio, de cor preta, ficou parcialmente destruído. Gleinevan disse que ao perceber que a sua esposa havia se ferido continuou dirigindo até o hospital da cidade, onde a mulher foi medicada e em seguida liberada. Apesar do susto, as vítimas passam bem. 

O motorista contou ainda que, somente mais tarde, ao retornar no local do acidente, se deu conta de que o cavalo tinha morrido. O animal foi removido da pista no início da manhã.

Notícias de Santaluz



sexta-feira, 30 de junho de 2017

Reajustes de preços da gasolina e diesel podem ser diários, anuncia Petrobras

A Petrobras anunciou hoje (30) mudanças na sua política de reajuste dos preços da gasolina e do diesel comercializados em suas refinarias em todo o país. Os reajustes poderão, a partir da próxima segunda-feira (3), ocorrer em menor espaço de tempo, com a possibilidade de ser até diários, dependendo das oscilações do preço do produto no mercado externo.
A revisão da política de preços da estatal foi aprovada quinta-feira (29), pela Diretoria Executiva e comunicada hoje à imprensa e ao mercado pelos diretores de Finanças e Relacionamento com os Investidores, Ivan Monteiro, e de Refino e Gás Natural, Jorge Celestino.
“Com as alterações, a partir de segunda-feira (3), a área técnica de marketing e comercialização da companhia terá delegação para realizar ajustes nos preços, a qualquer momento, inclusive diariamente, desde que os reajustes acumulados por produto estejam, na média Brasil, dentro de uma faixa determinada (-7% a +7%), respeitando a margem estabelecida pelo Gemp (Grupo Executivo de Mercado e Preços)”, informou a diretoria.
Qualquer alteração fora dessa faixa terá que ser autorizada pelo grupo, composto pelo presidente da estatal Pedro Parente e pelos diretores executivos de Refino e Gás Natural e Financeiro e de Relacionamento com Investidores
Na avaliação do diretor Ivan Monteiro, a mudança “representa um novo marco na politica de preços da companhia ao dar maior liberdade e margem de ação à área comercial, que terá liberdade para praticar [para cima ou para baixo] reajustes até mesmo diariamente”.
A avaliação do diretor da Área de Refino e Gás natural, Jorge Celestino, “os ajustes que vinham sendo praticados, desde o anúncio da nova política em outubro do ano passado, não vinham sendo suficientes para acompanhar a volatilidade crescente da taxa de câmbio e das cotações de petróleo e derivados no mercado externo”.
No entendimento da diretoria da estatal, “com a revisão anunciada, a nova política de preços aprovada permitirá maior aderência dos preços do mercado doméstico ao mercado internacional no curto prazo e possibilitará à companhia competir de maneira mais ágil e eficiente, recuperando parte do mercado que vinha perdendo para os derivados importados”.
Os diretores fizeram questão de ressaltar que, com as alterações, “os princípios da política de preços, aprovada em outubro de 2016, permanecem inalterados, levando em consideração o preço de paridade internacional (PPI), margens para remuneração dos riscos inerentes à operação, impostos (PIS, Cofins e ICMS) e o nível de participação no mercado”.
No último reajuste anunciado pela Petrobras, ainda na vigência da atual política, feito no dia 14, o diesel subiu 5,8% e a gasolina 2,3%.
Os diretores anunciaram, ainda, que os reajustes futuros no preço dos combustíveis passarão a ser divulgados pela internet, no site da companhia (www.petrobras.com.br/precosdistribuidoras) e nos canais internos de comunicação aos clientes.
Do Portal CN/Fonte:Extra.globo



Prefeitura de Santaluz convoca aprovados em processo seletivo simplificado; confira a lista

Foto: Notícias de Santaluz/ Arquivo
Foto: Notícias de Santaluz/ Arquivo
A Prefeitura Municipal de Santaluz convocou, por meio de publicação no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (30), candidatos aprovados no processo seletivo simplificado destinado ao preenchimento de vagas temporárias em programas geridos pelas secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Os convocados, ou seu procurador legal, devem comparecer ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, localizado na Avenida Santa Luzia (Fundo da Igreja Universal do Reino de Deus), no prazo de cinco dias úteis, contados a partir do dia 3 de julho de 2017, no horário das 8h às 12h horas e das 14h às 17h, com original e cópia da documentação exigida no edital de convocação da seleção (veja aqui). 

Conforme consta no edital, o candidato que, no dia e local estipulados, não apresentar a documentação exigida perderá a vaga e, consequentemente, não poderá tomar posse no cargo para o qual foi aprovado.
Notícias de Santaluz

Temer suspende aumento do Bolsa Família por falta de dinheiro

Garoto mostra cartão do benefício do Bolsa Família, que não terá reajuste | Foto: Edson Silva/Folhapress
Garoto mostra cartão do benefício do Bolsa Família, que não terá reajuste | Foto: Edson Silva/Folhapress
O governo Michel Temer decidiu suspender o reajuste do Bolsa Família que pretendia anunciar em julho. O presidente queria conceder um aumento de 4,6% no benefício como um dos instrumentos para ganhar popularidade, mas a área econômica avaliou que, em meio à crise financeira, não há espaço no Orçamento para isso. 

Segundo a Folha de S. Paulo, Temer se reuniu na noite de quinta-feira (29) com o ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social), que comanda a pasta responsável pelo programa. No encontro, ficou definido que não seria possível anunciar o reajuste neste momento, como planejado. 

Segundo assessores do presidente, a decisão sobre o aumento do benefício foi adiada, sem data para que a discussão seja retomada. O Ministério do Desenvolvimento Social já comunicou à Caixa que não haverá mudança no valor dos pagamentos. Para se contrapor à suspensão do reajuste, ao menos por enquanto, o governo quer anunciar a inclusão de cerca de 150 mil novas famílias no programa.

Do Portal NS

Edson Fachin manda soltar ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, o ‘homem da mala’ de Temer

Foto: Reprodução/ O Globo
Foto: Reprodução/ O Globo
O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar nesta sexta-feira (30) o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). Ao autorizar a soltura do peemedebista, Fachin determinou que ele passe a usar tornozeleira eletrônica e deverá permanecer em casa à noite (de 20h às 6h), finais de semana e feriados, segundo informou o G1. 

Além disso, ficará proibido de contato com outros investigados e de deixar o país, devendo se apresentar à Justiça sempre que requisitado. Rocha Loures foi preso preventivamente (antes de julgamento) no dia 3 de junho, a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), em razão das delações de executivos da JBS. 

Ele foi flagrado pela PF recebendo de um executivo da empresa uma mala com R$ 500 mil que, segundo delatores da JBS, era dinheiro de propina. Segundo a PGR, o dinheiro destinava-se a Michel Temer e era parte de propina paga pela JBS para que a empresa fosse favorecida, por influência do governo, no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), num processo para reduzir preço do gás fornecido pela Petrobras a uma termelétrica da empresa. 

Após a prisão e com o decorrer das investigações, Rocha Loures foi denunciado junto com o presidente Michel Temer por corrupção passiva.

Do Portal NS

‘Sempre acreditei na Justiça do meu país’, diz Aécio sobre decisão do STF

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
O senador Aécio Neves (PSDB-MFG) afirmou em nota divulgada nesta sexta-feira que recebeu com a ‘absoluta serenidade’ a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de determinar seu retorno ao Senado. 

Segundo O Globo, o tucano ressaltou que “sempre acreditou na Justiça” e que irá seguir no mandato com “seriedade e determinação”. A decisão para que o senador tucano volte aos trabalhos no Senado foi do ministro Marco Aurélio Mello (confira). 

Assim, ele poderá exercer novamente o mandato. Marco Aurélio também determinou a devolução do passaporte ao senador, o autorizou a se ausentar do Brasil e a manter contato com outros investigados. 

Por fim, rejeitou o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para prender Aécio. Aécio estava afastado do cargo desde 18 de maio, em razão das delações premiadas de executivos do frigorífico JBS. 

Marco Aurélio é o relator dos processos do senador baseados nessas colaborações. Ao devolver Aécio ao cargo, o ministro argumentou que deve haver harmonia entre os poderes, e que o Judiciário não pode interferir no Legislativo. Segundo ele, o afastamento é uma questão que deve ser resolvida dentro do próprio Senado.

Do Portal NS

Julho terá bandeira amarela e cobrança extra na conta de luz, informa Aneel

Foto: Reprodução/ Portal Brasil
Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (30) que os consumidores de energia voltarão a pagar taxa extra na conta de luz em julho, cuja bandeira tarifária será amarela, o que significa a cobrança de R$ 2 a cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos. 

Segundo a Aneel, “o fator que determinou para o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica”. Ao longo do mês de junho, vigorou a bandeira amarela, ou seja, sem cobrança extra na conta. 

Em abril e maio, ela estava na cor vermelha (a cobrança extra nas contas de luz varia de R$ 3 a R$ 3,50 para cada 100 kWh usados). O sistema das bandeiras tarifárias estabelece uma cobrança extra nas contas de luz que é aplicada sempre que o custo de geração de energia no país sobe. Isso acontece quando é necessário ligar mais usinas termelétricas, que geram energia mais cara.
Notícias de Santaluz

Helicóptero com governador da Bahia faz pouso forçado na região sul do estado

Foto: Reprodução/ Facebook
Foto: Reprodução/ Facebook
O helicóptero que transportava o governador Rui Costa nesta terça-feira (30) durante uma agenda na região sul do estado fez um pouso de segurança em um campo de futebol por conta do mau tempo. 

Segundo o Bahia Notícias, Rui havia decolado de Ilhéus em direção a Itapé, mas o piloto da aeronave  decidiu não seguir viagem. Entre os compromissos que ele cumpriria nesta sexta, estava uma visita à barragem do Rio Colônia, em Itapé. 

O governador registrou o momento após o pouso e compartilhou em seu perfil no Facebook. Após a melhoria da condições climáticas, o governador seguiu para Itabuna, onde ele tinha já marcada a entrega da sede da Ronda Maria da Penha. 

Do Portal NS

Ministro do STF derruba afastamento e Aécio Neves pode voltar ao Senado

Ministro do STF Marco Aurélio Mello derrubou o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) das funções parlamentares Foto: Carlos Humberto /SCO/STF
Ministro do STF Marco Aurélio Mello derrubou o afastamento do senador Aécio Neves das funções parlamentares | Foto: Carlos Humberto /SCO/STF
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou nesta sexta-feira (30) o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) das funções parlamentares, informou o G1. 

Com isso, o tucano poderá retomar as ativades no Senado. Aécio havia sido afastado por determinação do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, após a Operação Patmos, fase da Lava Jato baseada nas delação da JBS. 

O afastamento era um pedido da Procuradoria Geral da República, que apontou risco de o senador usar seu poder para atrapalhar as investigações. O caso de Aécio ficou com o ministro Marco Aurélio após Fachin fatiar as investigações da delação da JBS. 

A defesa de Aécio havia entrado com um recurso no tribunal e desde então ele aguardava uma decisão para saber se poderia retomar as atividades de senador.

Do Portal NS



Prefeitura de Santaluz homologa resultado final de processo seletivo para 134 vagas

homologa_proc
Foto: Reprodução/ Diário Oficial do Município
A Prefeitura de Santaluz divulgou nesta quinta-feira (29) a homologação do resultado final do processo seletivo para para o preenchimento de 134 vagas em programas geridos pelas secretarias de Assistência Social e de Saúde do município. 

Confira o resultado final com a lista dos nomes aprovados

De acordo com o decreto de homologação, “o prazo de validade para a convocação dos aprovados em consonância com as vagas abertas no processo seletivo  é  de  um  ano,  podendo  o  mesmo  ser  renovado  por  igual  período, mediante publicação de novo Decreto neste sentido, quando do vencimento do primeiro prazo”. 

As oportunidades são de níveis fundamental, médio, técnico e superior para atuar como entrevistador do Cadúnico, assistente social I, assistente social II, assistente social II (TFD), técnico de nível médio, educador social, facilitador de oficinas (teatro, dança, música, capoeira e artesanato), orientador social, educador físico, educador social (redutor de danos), enfermeiro, psicólogo, técnico em enfermagem, terapeuta ocupacional, médico clínico geral, farmacêutico, psicopedagogo, técnico em farmácia, enfermeiro obstetra, fisioterapeuta, médico ginecologista e obstetra, médico oftalmologista, médico plantonista, médico ortopedista, médico otorrinolaringologista, médico pediatra, médico neurologista, médico psiquiatra nutricionista, médico ultrassonografista, fonoaudiólogo, odontólogo, operador de sistemas, auxiliar de consultório odontológico e técnico em nutrição.

Os salários vão de R$ 937 até R$ 12 mil para a carga horária de 40 horas por semana.

Notícias de Santaluz

Mãe diz que sonha ver filha que tem ‘ossos de vidro’ andar e faz rifa para comprar equipamento na Bahia

Andreza caminha com apoio de cadeira de rodas, mas precisa de andador (Foto: Imagem/TV São Francisco
Andreza caminha com apoio de cadeira de rodas, mas precisa de andador | Foto: Imagem/TV São Francisco
“Não tem sonho maior para uma mãe do que ver sua filha poder andar”, é o que diz a aposentada Maria Lídia de Oliveira, mãe de uma garotinha de 10 anos que possui osteogênese imperfeita, também conhecida como síndrome dos “ossos de vidro”. Mãe e filha moram em Juazeiro, no norte da Bahia, e têm em comum a doença que deixa os ossos fracos. A menina já teve 20 fraturas, enquanto a mãe já fraturou os ossos mais de 100 vezes. 

Segundo informações do Bahia Meio Dia, a última fratura que a garota teve foi em novembro do ano passado, quando ela precisou fazer uma cirurgia para implantar duas hastes nos ossos das duas pernas. O problema é que após a cirurgia, Andreza precisa de um andador no valor de R$ 3 mil, mas a mãe não tem condições de comprá-lo. 

Diante da situação, ela resolveu vender rifas e coxinhas para poder adquirir o equipamento para a filha, que desde a cirurgia, no final de 2016, se locomove apoiada em uma cadeira de rodas. “Quando você não pode sozinho, busque aquele que pode fazer com você. Vendo aos amigos, busco amigos que nos ajude a vender, o pessoal da minha igreja está vendendo. Nós estamos na luta”, relatou Maria Lídia, que além de ter que ajudar a filha a superar todas as dificuldades, Lídia ainda precisa conviver com a doença. 

Com muito amor e uma vida simples, mãe e filha buscam romper as dificuldades para seguir com as atividades diárias. Apesar das limitações, Andreza se locomove pela casa, acompanha a mãe na venda das coxinhas e frequenta a escola normalmente. Ela está fazendo o quarto ano do Ensino Fundamental e tem boas notas na escola. “Quando eu crescer, quero ser veterinária. Minha mãe disse que para ser veterinária tem que estudar muito”, diz.

Do Portal NS



Parte de mina de ametistas na Bahia é interditada por causa de trabalho irregular

Ação foi determinada pelo DNPM, que destaca a necessidade de evitar acidentes no local | Foto: Reprodução/ TV Bahia
Ação foi determinada pelo DNPM, que destaca a necessidade de evitar acidentes no local | Foto: Reprodução/ TV Bahia
O garimpo de ametistas em Sento Sé, no Vale do São Francisco, foi parcialmente interditado. A decisão é do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) que tomou a medida após encontrar irregularidades na atuação dos garimpeiros que estão na jazida localizada na Serra da Quixaba. 

Conforme o superintendente do DNPM na Bahia, Raimundo Sobreira, a intenção é evitar acidentes, com risco até de mortes para quem está no local. Ao G1, ele informou que a decisão ocorreu após a segunda visita do órgão à jazida, entre os dias 19 e 22 de junho. 

Na inspeção, o órgão autuou onze buracos, também chamados de cortes, feitos na terra pelos garimpeiros e onde eles entram para colher as ametistas. Ainda segundo o DNPM, caso as irregularidades não sejam corrigidas, o órgão estuda a evacuação da mina. 

Milhares de pessoas já se deslocaram para a jazida de ametista de Sento Sé desde que o local foi descoberto em maio passado. No local, as pedras são vendidas por preços que variam de R$ 500 a R$ 3 mil. 

Do Portal NS

Governo queria dinheiro da Educação para retomar emissão de passaportes

Foto: iStock/ Reprodução
Foto: iStock/ Reprodução
O governo federal mandou ao Congresso Nacional proposta que abre crédito suplementar de R$ 102,4 milhões para regularizar a emissão de passaporte pelo Ministério da Justiça. O crédito também será usado para manter o serviço de controle do tráfego internacional e de registro de estrangeiros. 

Como explica a Agência Câmara, a proposta do governo previa que os recursos seriam remanejados do Ministério da Educação para o Ministério da Justiça. No entanto, o presidente da comissão, senador Dário Berger (PMDB-SC), entrou em acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira, para que os recursos sejam retirados de convênio com organismos internacionais. 

Para Dário Berger, a matéria é prioritária na comissão. “Tinha intenção de colocar em votação [nesta semana], porque é uma ação que atinge milhares de brasileiros, que não têm a menor culpa pela incompetência”. 

A proposta será analisada pela Comissão Mista de Orçamento e, em seguida, será votada pelo Plenário do Congresso. A emissão de passaportes está suspensa desde as 22 horas de terça-feira (27) porque já foram gastos todos os recursos para esse fim no Orçamento deste ano.

Do Portal NS

Cipe/Nordeste completa seis meses e já apresenta redução de crimes

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Com apenas seis meses de implantação, a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) da região Nordeste da Bahia, sediada temporariamente no município de Ribeira do Pombal, já apresenta resultados satisfatórios. 

Neste período tirou de circulação 128 armas de fogo, realizou 107 prisões em flagrante e recuperou 44 veículos, além de apreender outros 121. A Cipe/Nordeste atua em 46 municípios baianos e tem como principal desafio reduzir os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). 

Para isso, conduziu 257 pessoas à delegacia. Entre outros destaques estão as revistas realizadas nos conjuntos penais da região – nove no total – e a redução em 50% dos crimes contra instituições bancárias. Ainda durante esse período, nenhuma ocorrência contra ‘carro-forte’ foi registrada. 

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública. Comandante da especializada, o major Wellington Morais dos Santos, ressalta que a dedicação dos policiais reflete diretamente nos índices. “Estou muito satisfeito com o nosso trabalho”, ressaltou. Recentemente, a Cipe/Nordeste também atuou nos festejos juninos das cidades de Santa Bárbara, Serrinha, Euclides da Cunha, Riachão do Jacuípe, Tanquinho, Tucano, Valente, Nova Soure, Quijingue, dentre outras, tendo como resultado uma festa tranquila. 

A unidade também organizou a campanha ‘São João Solidário’, que arrecadou roupas e alimentos que foram entregues em comunidades carentes da região.

Notícias de Santaluz



quinta-feira, 29 de junho de 2017

Barrocas: Batata doce de 4kg foi colhida por morador do povoado do Rosário

Foto: Reprodução
O aposentado Davi Pereira da Mota, de 63 anos, causou surpresa nas redes sociais ao divulgar a foto de uma batata doce que colheu no quintal de sua residência no povoado do Rosário, zona rural de Barrocas, a raiz chama atenção pela tamanho, mas o 'espanto' foi maior quando foi colocada na balança, a batata colhida na quarta-feira (28), pesou exatos 4 quilos.
O dono da propriedade contou que cuidava diariamente das plantas, tendo regado durante todo período de seca, mas não esperava que crescesse tanto: "Com essa seca, eu para não perder a semente de batata que na roça estavam morrendo, plantei umas 10 covas no quintal e fui sempre molhando, quando foi ontem, fui olhar se tinha alguma, achei umas 8 e aquela grande como nunca tinha visto" disse.
Foto: Reprodução
Essa não é a primeira vez que no quintal bastante produtivo do senhor Davi, dá uma raiz, fruta ou legume 'gigante', nos anos anteriores nasceram manga, tomate, tangerina, pepino e quiabo, todas elas bem desenvolvidas. Sobre o destino da batata, Davi do Rosário como é conhecido, disse que já começou a consumi-la, "já comi um pedaço" brincou. Ele ainda não descarta que possam surgir outras batatas com o tamanho 'anormal' em seu quintal.

Leia também: Morador do Povoado do Rosário colhe tomate com 900 gramas.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Coité: moto com chassi e motor raspados conduzida por adolescente é apreendida pela PM

moto_raspada_coite
Moto conduzida por adolescente estava com chassi e motor raspados | Foto: Divulgação/ PM
Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste apreendeu no início da tarde desta quinta-feira (29), em Conceição do Coité, uma motocicleta Honda/CG 125, de cor vermelha, com números do chassi e motor raspados. 

Segundo informações da corporação, os policiais faziam patrulhamento pela cidade quando flagraram um adolescente, que não teve identidade divulgada, conduzindo o veículo próximo ao parque de exposições. 

De acordo com a PM, durante a abordagem foram verificados sinais de adulteração no chassi e no motor do veículo, que ainda estava sem retrovisores e sem placa. Conforme a polícia, o condutor também não portava o documento da moto. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de Polícia Civil.

Notícias de Santaluz