SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 25 de março de 2017

Suspeito de assaltos na zona rural de Araci é preso pela PM após ser flagrado com arma

Marcos estava com arma reconhecida por vítima de roubo |
Segundo a PM, Marcos estava com arma e capacete utilizados em assaltos na zona rural de Araci | Foto: Notícias de Santaluz
Um homem identificado como Marcos de Jesus, de 33 anos, suspeito de assaltar vários estabelecimentos comerciais na zona rural de Araci, foi preso pela Polícia Militar no início da tarde deste sábado (25), por volta das 13h, após ser flagrado com um revólver calibre 32. 

De acordo com a PM, policiais da 3ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão faziam rondas pelo povoado de Barbosa quando resolveram abordar o homem, que estava a bordo de uma motocicleta Honda/Bros, de cor preta. 

Ainda conforme a PM, a arma encontrada com ele foi reconhecida por uma das vítimas dos recentes assaltos cometidos na região. Os policiais também foram até a residência do acusado, onde encontraram uma espingarda artesanal e um capacete amarelo que, de acordo com a PM, é o mesmo utilizado nos assaltos. 

Segundo a polícia, o equipamento aparece nas imagens do circuito interno de segurança dos estabelecimentos roubados. Marcos foi encaminhado ao plantão central da Polícia Civil em Serrinha, onde a ocorrência foi registrada.
Notícias de Santaluz

Coité: homem com mandado de prisão aberto é preso após abordagem e reconhecido como autor de roubo em colégio

barrerito
Barrerito foi reconhecido como autor de roubo em colégio de Conceição do Coité | Foto: Notícias de Santaluz
Geilson da Silva Mota, de 23 anos, conhecido como ‘Barrerito’, foi preso no fim da tarde deste sábado (25), no bairro Fluminense, em Conceição do Coité. 

De acordo com informações da Polícia Militar, ao ser abordado por uma guarnição da 4ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão que fazia patrulhamento pela localidade, foi constatado que havia um mandado em desfavor dele em aberto pelo crime de roubo. 

O mandado foi expedido pela Comarca de Riachão do Jacuípe. Diante dos fatos, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Riachão do Jacuípe e está à disposição da justiça. 

A Polícia Militar informou também que Barrerito é acusado de ser autor de um roubo ocorrido há pouco tempo no Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, em Conceição do Coité, tendo sido, inclusive, reconhecido por estudantes da instituição de ensino.
Notícias de Santaluz

Embasa inicia limpeza da Barragem da Leste; obra beneficia moradores de Queimadas e Santaluz

limpeza_barragem-da-leste_queimadas
A limpeza faz parte da obra emergencial que a Embasa está realizando na região para garantir a continuidade do abastecimento nos dois municípios | Foto: Divulgação
Foi iniciada esta semana pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a limpeza das margens e do leito da Barragem da Leste, manancial que abastece os municípios de Queimadas e Santaluz. 

Com o uso de retroescavadeiras, estão sendo retirados milhares de quilos de terra que estavam assoreando a margem da barragem e diminuindo a profundidade do seu leito. Também estão sendo retiradas as algas que se proliferaram com o aumento do calor, no processo de eutrofização (aumento da quantidade de matéria orgânica). 
limpeza_barragem
Um volume de mais de 70 mil m³ de resíduos, entre areia, pedras e algas, serão retirados da margem e leito da barragem | Foto: Reprodução/ Facebook
Segundo a Embasa, a limpeza faz parte da obra emergencial que a empresa está realizando na região para garantir a continuidade do abastecimento nos dois municípios. 

Um volume de mais de 70 mil m³ de resíduos, entre areia, pedras e algas, serão retirados da margem e leito da barragem, possibilitando a ampliação do espaço para acúmulo de água. “Esta ação também atende a um pleito dos moradores e autoridades de Queimadas”, informa o gerente regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto. 

Nos próximos 30 dias, conforme a empresa, o processo de limpeza deve estar concluído, contribuindo para melhorar o processo de captação da água da barragem para posterior tratamento e distribuição.
Notícias de Santaluz

Tucano: Servidor público realiza verdadeira obra de arte na poda de árvores


O Senhor Gonzaga é um tipo de Artista que não cursou aulas, mas aprendeu na vontade de ver a vida mais bela e mais representada artisticamente pelos seus feitos, ele, autodidata, traz aos jardins de Tucano um encanto a mais, as árvores que passam pela mãos deste artista certamente não será a mesma, pois sr. Gonzaga transforma e dar novas formas as árvores da cidade, em especial formas artísticas, a mais vista e casas, modelos de casas.

 Construir uma casa ao podar uma arvore não é para qualquer um jardineiro, ou se estuda muito o modelo de transformação ou se faz como o sr. Gonzaga, com inspiração e dom de criar e fazer a arte brotar de suas mãos e suas tesouras afiadas. nas ruas de Tucano são raros os momentos de encontrar este artista trabalhando, pois o mesmo é funcionário público na área de saúde e por "hobby" o mesmo dedica horas a transformar as árvores, suas folhas e galhos e formas artísticas.

Veja algumas fotos do trabalho deste artista.




Sr. Gonzaga, o artista das podas de Tucano.

Do Portal Ailton Pimentel/Crédito: Tribuna Sisaleira.

Secretário Municipal de Saúde realiza reunião com servidores da pasta


Na manhã dessa sexta-feira (24), o Secretário de Saúde do município de Serrinha, Alexandre Thaim, convocou uma reunião com todos os coordenadores e diretores da secretaria com objetivo de passar orientação quanto aos serviços prestados, condutas adotadas, regulação, fluxo e transporte dos pacientes, ouviu a demanda de setor com intuito de viabilizar uma melhor assistência.
Durante a reunião, foram discutidas as principais dificuldades enfrentadas pelos servidores no desenvolvimento de suas funções, bem como foram traçadas estratégias que visem a aperfeiçoar ainda mais o atendimento nesse setor do município.
Os diretores e coordenadores tiveram, também, a oportunidade de serem ouvidos e informarem mais claramente sobre as principais demandas de seus respectivos setores. Participaram da reunião diretores e coordenadores responsáveis pela Farmácia básica e pelo Hospital Municipal. Foi discutida, ainda, a relação de Serrinha com os municípios circunvizinhos.
Desse modo, todos os temas abordados durante a reunião visam a contribuir, significativamente, para solucionar eventuais problemas, buscando, ao mesmo tempo, oferecer aos funcionários do quadro um aperfeiçoamento ainda maior para a realização de um melhor serviço público.
SECOMS.

Serrinha: plenária territorial da chapa muda PT

Na oportunidade o candidato à presidência do PT estadual, o deputado federal, Waldenor Pereira estará presente.

O Partido dos Trabalhadores de Serrinha, município localizado a 198 km da capital baiana, promove neste domingo (26/03), a Plenária Territorial da Chapa Muda PT, que vai acontecer no Espaço Aberto Recepções às 8:30 da manhã. 

Militantes do partido, lideranças do Território do Sisal e parlamentares estarão presentes no evento para reafirmar apoio à chapa estadual, que tem à frente o deputado federal, Waldenor Pereira. O parlamentar defende a ampliação do diálogo com a militância e a reaproximação com as bases do partido.  As eleições internas do PT estão marcadas para o dia 9 de abril, quando os filiados votarão para eleger as direções municipais e as chapas de delegados ao congresso estadual, que está marcado para os dias 4,5 e 6 de maio.

Essa será uma das eleições mais disputadas das últimas décadas, segundo avaliam algumas lideranças, a exemplo do ex-prefeito de Serrinha, Osni Cardoso. “A frente ampla em torno de Waldenor forma uma nova maioria do Partido dos Trabalhadores, aumentar a capilaridade do PT e eleger direções municipais com capacidade de dialogar com a realidade destas cidades será uma importante tarefa, esse também será um ponto a ser debatido na plenária”. Pontuou. 

O deputado federal, Waldenor Pereira, estará presente na plenária, entre outras medidas que o parlamentar defende estão a autonomia dos diretórios municipais, a democracia interna, com a participação e controle efetivos dos militantes, transparência, com abertura das contas, novas relações entre as tendências e o protagonismo do PT no governo do estado. O agrupamento em torno da chapa reúne as forças Reencantar, Democracia Socialista (DS), Esquerda Democrática Popular (EDP), Coletivo 2 de Julho, Avante S21, Movimento PT, e Militância Socialista.

Para o deputado estadual Gika Lopes esse movimento é uma oportunidade de dialogar com as bases e reforçar a democracia interna do partido. “Vamos dialogar como nossa turma, pois precisamos de muita disposição e coragem neste momento e a contribuição do PT do Território do Sisal é de muita importância para a continuidade do sonho de uma sociedade mais justa e igualitária”. Destaca o deputado. 

O grupo em apoio à chapa “Muda PT”, reúne os deputados federais Jorge Solla, Afonso Florence, Robinson Almeida e Nelson Pelegrino, os deputados estaduais Marcelino Galo, Maria Del Carmen, Bira Corôa, Neusa Cadori, Zé Neto, Gika Lopes, Zé Raimundo e Joseildo Ramos, os secretários do governo Rui Costa, Carlos Martins, Geraldo Reis e Jerônimo Rodrigues, a vereadora de Salvador Marta Rodrigues, os ex-deputados Amauri Teixeira, Luiz Alberto,Yulo Oiticica e Geraldo Simões, além de outros importantes quadros da executiva estadual, municipal e nacional do PT. 


Da Assessoria de Comunicação do Deputado estadual Gika Lopes (PT)

sexta-feira, 24 de março de 2017

Recuperação de rodovias indicadas pelo deputado Gika Lopes tem licitações anunciadas pelo Governador Rui Costa

Durante a passagem pela cidade de Riachão do Jacuípe, Rui Costa anunciou o lançamento do edital de licitação para recuperação das BA-233 e BA-409, no trecho entre Conceição do Coité, Serrinha e Biritinga. 

A recuperação dessas estradas foram indicadas pelo deputado Gika Lopes, “é com muita alegria que recebemos essa notícia do nosso governador, a cada reunião, a cada encontro com o Rui e com o Secretário de Infraestrutura eu cobrava a recuperação dessas estradas”, afirmou o parlamentar.

O governador entregou em Riachão do Jacuípe a nova pavimentação da BA-120, no trecho que liga o município a Conceição do Coité, foram investidos R$ 9,3 milhões na recuperação dos 28km da estrada.

Reforço na segurança pública
Atendo outra solicitação do deputado Gika Lopes, o Governo do Estado entregou 20 novas viaturas que irão reforçar a segurança pública no território do Sisal, os veículos foram entregues aos prefeitos municipais e representantes das polícias Civil e Militar, cinco viaturas serão destinadas para a PM e 15 para a Polícia Civil.

“Esses novos veículos certamente irão ajudar na diminuição do índice de violência e propor agilidade nos processos de investigação, ajudando a coibir ações criminosas nos municípios, já que a presença da polícia funciona como inibidor de atividades ilícitas” ressaltou o deputado Gika. 

Outras pautas – Projeto Araci-Norte

A Bahia vem passando por um longo processo de estiagem, que prejudica principalmente os territórios localizados no semiárido baiano, nesse sentido, o deputado Gika entregou em mãos do governador Rui Costa a solicitação de perfuração de 02 poços artesianos para comunidades rurais de Araci e cobrou a retomada do Projeto Araci-Norte, “a implantação desse sistema de abastecimento de água beneficiará mais de 34 mil pessoas de 64 comunidades dos municípios de Araci e Tucano” assegura o parlamentar. 


Da Assessoria de Comunicação do Deputado estadual Gika Lopes (PT)

Raios impressionam no Ceará; em Quixadá, morador fez registro

A última quarta-feira (22) foi o dia com a maior incidência de raios no Estado em 2017. Segundo informações da Enel Distribuição Ceará, foram observadas 3.424 descargas elétricas atmosféricas na data, cerca de 13% do total de raios que caíram desde o início de janeiro até agora (24.664).
A cidade de Santa Quitéria, na região Norte, concentrou a maior parte das ocorrências, contabilizado 190 raios. Granja e Morada Nova também aparecem na lista dos municípios mais afetados, com 159 raios registrados cada.
Em Quixadá, operário registra em vídeo descarga de raio em monólito
Com uma ferramenta desenvolvida pela Universidade de São Paulo (Usp), a Enel monitora as descargas elétricas que caem sobre o Estado, localizando os pontos atingidos. A empresa utiliza as informações para verificar se eventuais problemas na rede de fornecimento de energia estão relacionados aos raios, desde pequenas oscilações a perdas de subestações e quedas de postes. Os dados também funcionam para orientar as equipes sobre possíveis emergências.
Na quinta-feira, segundo o gerente de operações da Enel, a grande incidência de raios causou falta de energia em áreas da Região Metropolitana, como Beberibe e Cascavel. Gomes não soube precisar a quantidade de ocorrências registradas, mas disse que os casos foram pontuais.
O momento exato que um raio atinge um monólito, em Quixadá, a 158 km de Fortaleza, foi registrado em um vídeo no início da tarde desta quinta-feira, 23, e tem repercutido em grupos de WhatsApp.
Conforme o jornal O POVO Online, as imagens foram feitas por um homem que trabalhava no campus do Instituto Federal do Ceará, nas proximidades do açude Cedro, quando filmava o calçamento, de repente, a descarga elétrica atingiu a estrutura geológica, que fica localizada ao lado da Galinha Choca, um dos principais pontos turísticos de Quixadá.
Assista ao vídeo:
           
Do Portal Interior da Bahia

Arlindo Cruz acorda do coma na UTI, revela filho do cantor

O cantor Arlindo Cruz acordou da sedação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. A informação foi publicada pelo filho, Arlindo Neto, nas redes sociais.
“Arlindão acordou, Minha mãe pediu pra ele abrir a boca e ele malandramente obedeceu a sua esposa. Obrigado por mais essa benção senhor. #forçaarlindocruz”, escreveu ele.
O boletim médico divulgado nesta quinta-feira (23) diz que o estado de saúde de Arlindo ainda é grave, mas estável .
“O cantor Arlindo Cruz segue internado no CTI da Casa de Saúde São José, no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro. O estado de saúde do paciente ainda é grave, porém estável. Os médicos Marcelo Kalichsztein e Gustavo Nobre seguem com o planejamento terapêutico previsto e ainda não há previsão de alta. O processo de redução da sedação continua de forma cautelosa, com o objetivo de controlar a pressão do canto”, diz o boletim.
Do Portal CN/Foto: Ag.NEWS

Bahia rescinde contrato de Renato Cajá

Após se negar a entrar em campo na vitória sobre o Fortaleza, quando chamado pelo técnico Guto Ferreira a dois minutos do final da partida, e ainda discutir com torcedores, Renato Cajá está fora do Bahia. O clube anunciou na noite desta sexta-feira (24) a rescisão do contrato do meia.
 
Segundo o diretor de futebol do Tricolor, Diego Cerri, a decisão foi tomada em comum acordo com o jogador. "A gente teve reunião nesta tarde e ficou decidido de comum acordo que ele não mais integrará a equipe. Esse processo culminou com o desgaste da última partida. Aqui a gente preza pelo ambiente, disciplina. Não se trata de um atleta mau caráter, mas houve um desgaste. Neste momento, acabou sendo a melhor coisa para ambas as partes", disse ao programa oficial do clube.
 
No Esquadrão, Cajá recebia o maior salário do elenco, cerca de R$ 300 mil. Sem convencer, o atleta marcou apenas quatro gols em 40 jogos e vinha sendo reserva de Régis na temporada.
 
Do Portal Galáticos Online/Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Homem diz ter ‘perdido’ prédio com 11 apartamentos após ataque a banco

Com impacto da explosão em banco, apartamentos ficaram danificados | Foto: Reprodução/ TV São Francisco
Com impacto da explosão em banco, apartamentos ficaram danificados | Foto: Reprodução/ TV São Francisco
A explosão a uma agência bancária em Irecê, norte da Bahia, na segunda-feira (20), causou, além de susto na população que foi surpreendida com tiroteio, prejuízos financeiros aos vizinhos do estabelecimento. 

Uma câmera de segurança flagrou o momento em que um dos bandidos apoia uma arma longa em um poste, perto da agência bancária. Dono de um prédio que fica na mesma rua da agência, o comerciante Kelmo Alves Cardoso avalia que os prejuízos chegam a R$ 500 mil. A explosão danificou o imóvel e todos os inquilinos deixaram o local. 

No prédio havia um supermercado no térreo e 11 apartamentos em outros andares. “Do dia para a noite, o que eu construi em dez anos eu vi ir ao chão”, lamentou o comerciante. O auxiliar administrativo Márcio Lima mora em frente ao banco e, no momento do ataque, acordou assustado, achando que acontecia algo dentro de casa. Parte do teto do imóvel desabou com a explosão. “No momento, desci as escadas desesperado, achando que o prédio estava caindo e lá encurralado vendo bala para todos os lados entrei na casa de um vizinho onde ficamos debaixo de uma mesa”, lembra. 

Desde o ataque, o policiamento em Irecê e nas cidades vizinhas foi reforçado. Segundo a polícia, cerca de 30 homens participaram da ação criminosa. Três foram presos e um morreu em confronto com a Polícia Militar.

Do Portal NS, com informações do G1 BA

Rui inaugura estrada que liga Riachão a Coité, entrega viaturas e autoriza restauração do trecho Coité/Serrinha

Trecho recuperado da BA-120 recebeu R$ 9 milhões em investimentos  (Foto: Manu Dias/GOVBA)
Trecho recuperado da BA-120 entre Riachão do Jacuípe e Coité foi inauguado nesta sexta-feira (24) | Foto: Manu Dias/GOVBA
A nova pavimentação do trecho de 28 quilômetros da BA-120 entre os municípios de Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité foi inaugurada pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (24). 

De acordo com o governo do estado, foram investidos R$ 9,3 milhões na recuperação da estrada por onde passam 375 veículos por dia. Durante a passagem por Riachão do Jacuípe, Rui ainda autorizou o lançamento do edital de licitação para restauração do entroncamento das rodovias BA-409 e BA-233, no trecho entre Conceição do Coité, Serrinha e Biritinga, com a extensão de 57,9 quilômetros. 

O governador ainda participou da entrega de 20 viaturas para renovação da frota das polícias Civil e Militar em cidades da região sisaleira.
Notícias de Santaluz

Mãe e filha morrem em intervalo de meia hora em dois acidentes diferentes na mesma estrada

Mãe e filha morreram na hora em dois acidentes, nos EUA Foto: Reprodução/Facebook
Mãe e filha morreram na hora em dois acidentes, nos EUA | Foto: Reprodução/Facebook
Mãe e filha morreram num intervalo de apenas 30 minutos em diferentes acidentes de carro na mesma estrada, nos Estados Unidos. Julia Yates Patterson, de 39 anos, bateu enquanto dirigia perto de sua casa, no estado do Alabama, e teve morte instantânea, às 15h do horário local. 

Meia hora depois, sua filha Elizabeth, de 8 anos, atravessava a via e foi atropelada por um carro. De acordo com o Extra, a menina havia acabado de descer do ônibus escolar. Segundo a polícia do Condado de Dekalb, os acidentes foram registrados na terça-feira, nas proximidades da residência da família, na Estrada Alabama. 

Kevin Patterson, viúvo Julia e pai da criança, registrou a dor da perda dupla — e da infeliz coincidência — em relato no Facebook. “Eu não posso acreditar que isso seja real… Eu realmente não sei como me sentir. Qualquer um que me conhece, sabe o quanto eu amava Elizabeth (…) E com todos os nossos problemas, eu ainda estava profundamente apaixonado por Julie. Diga-me isso é apenas um sonho ruim, por favor, Deus!”, escreveu Kevin. Depois das mortes, o pai critou uma página e uma campanha que angariasse dinheiro para ajudar no custeio dos funerais.

Do Portal NS

Homem é preso com maconha e camisas falsificadas da Polícia Civil

Homem foi preso no Terminal de São Joaquim, em Salvador, com armas e munições (Foto: Divulgação/ PM-BA)
Homem foi preso no Terminal de São Joaquim, em Salvador, com armas e munições | Foto: Divulgação/ PM-BA
Um homem foi preso na tarde de quinta-feira (23), no Terminal de São Joaquim, na Avenida Jequitaia, no bairro da Calçada, em Salvador, com 38 munições calibre 12, cinco camisas falsificadas similares a usadas pela Polícia Civil, 12,5 kg de maconha em tabletes, três máscaras e duas bombas caseiras. 

De acordo com o G1, ele foi abordado por uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/ Rondesp BTS, que foi acionada por populares com a informação de havia um homem suspeito com uma mochila no local. O homem foi preso em flagrante e encaminhado para a 4ª Delegacia da Polícia Civil.

Do Portal NS

ACM Neto condiciona à vontade da população decisão sobre 2018: ‘Cumprirei muito feliz’

Foto: Valter Pontes/Reprodução
Foto: Valter Pontes/Reprodução
As eleições presidenciais acontecerão apenas no segundo semestre de 2018, mas as decisões políticas acerca do momento já começam a ser questionadas e desenhadas. 

Além de ser cotado candidato ao governo, o Movimento Brasil Livre (MBL) já sinalizou interesse em uma chapa João Dória/ACM Neto à presidência da República – ao que o prefeito baiano inicialmente considerou “não passar de especulação” e agora já se diz honrado. “Não sou de ficar fazendo planos (…) Se o povo de Salvador quiser que eu cumpra meu mandato até o último dia, cumprirei muito feliz”, declarou o prefeito em entrevista a uma rádio nesta sexta-feira (24), condicionando à vontade da população seu futuro político. 

Apesar da “transferência”, Neto disse que não descarta completamente a possibilidade de ser governador, mas reforçou que isso não sugere que exista uma decisão já tomada. “Isso hoje não está nas minhas preocupações, sequer converso sobre esse assunto. Isso só vai ser tema ano que vem. A partir do próximo ano eu me ocuparei com este tema para tomar posição”, encerrou.

Do Portal NS/Fonte: Bahia Notícias

Ministro da Fazenda confirma aumento de impostos para alcançar meta fiscal

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou nesta quinta-feira (23) o que já havia sinalizado há alguns dias: o governo aumentará impostos para cumprir a meta fiscal deste ano. 

Segundo Meirelles, em entrevista ao SBT, parte do rombo de R$ 58,2 bilhões será coberta com elevação de impostos já existentes. “Uma parte dessa diferença será cumprida com mais cortes de gastos e uma parte será aumento de impostos”, disse ele. 

Entre os que serão alterados estão PIS/Cofins e a reoneração de algumas isenções fiscais que foram concedidas e que, de acordo com o ministro, não surtiram o efeito efeito produtivo esperado. 

De acordo com o Bahia Notícias, Meirelles também apontou possível fixação de uma meta de inflação menor ou de uma margem de tolerância mais estreita caso seja avaliado que isso não forçará o Banco Central a ser mais duro em relação aos juros. A questão será definida em junho, quando a meta de 2019 será definida em reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Do Portal NS

Prefeitura de Santaluz antecipa salários de março para esta sexta-feira

Foto: USP Imagens
Foto: USP Imagens
A Prefeitura de Santaluz antecipou para esta sexta-feira (24) o pagamento dos salários do mês de março para todos os servidores públicos municipais. 

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Administração e Finanças informou que o dinheiro já está disponível para saque nas contas dos funcionários e destacou que, “mesmo o salário podendo ser pago, por lei, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido, esta é a terceira vez consecutiva que a prefeita Quitéria Carneiro determina a antecipação desde o início da sua gestão”. 

De acordo com a pasta, “mesmo na crise, a medida demonstra a responsabilidade da gestão com o dinheiro público e o empenho em priorizar e valorizar o servidor”.

Notícias de Santaluz

‘Ninguém faz limpeza melhor do que a mulher’, afirma relator de projeto da terceirização

Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado
O relator do projeto que amplia a terceirização no Brasil, deputado federal Laércio Oliveira (SD-SE), disse nesta quinta-feira (23) que a maior parte dos trabalhadores no país do setor de asseio e conservação é do sexo feminino porque “ninguém faz limpeza melhor do que a mulher”. 

De acordo com a Folha de S. Paulo, a declaração foi dada durante um debate promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), um dia depois da aprovação do projeto das terceirizações na Câmara. 

“Somente no setor básico, asseio e conservação, é unanimidade, se terceiriza em todo lugar. Somente nessa atividade tem mais de dois milhões de trabalhadores, 60% dessa mão de obra é feminina, porque faz limpeza. E ninguém faz limpeza melhor do que a mulher. À exceção de mim, que sou muito bom”, afirmou o deputado. 

A assessoria de imprensa do parlamentar justificou, em nota, que Oliveira sempre diz que as mulheres “são dedicadas e minuciosas no desempenho de todas as atividades”. 

Do Portal NS

quinta-feira, 23 de março de 2017

Banco de Leite do HGCA lança campanha de incentivo à doação


O Banco de Leite Humano do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) está precisando aumentar o estoque para suprir às necessidades de consumo de leite humano das crianças internadas. Objetivando restabelecer o estoque, a coordenação do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama/BLH) do HGCA está realizando uma campanha de doação que teve inicio quarta-feira (22/03) e termina dia 31 de março de 2017.

Segundo Mariana Reis, biomédica do BLH/HGCA, o estoque está bem abaixo do necessário para atender a demanda de recém-nascidos internados no hospital. "Estamos com apenas 20 litros de leite materno e mensalmente necessitamos de aproximadamente 100 litros", disse Mariana acrescentando que diariamente são usados, em média, 2,5 litros de leite humano.

Por que o leite materno é importante?
Porque é saudável, e o mais completo alimento para o bebê e funciona como vacina, protegendo o bebê contra doenças.

Por que doar o leite materno?
Porque ajuda a salvar vidas de bebês que estão doentes e suas mães não conseguem amamentar.

Quem pode doar?
Toda mulher saudável que esteja amamentando seu filho e que tenha excesso de leite.

Quem recebe o leite doado?
Bebês prematuros e/ ou doentes internados em hospitais.

Como fazer para doar?
Toda mulher saudável que esteja amamentado seu filho e deseja doar o excesso pode ligar para o banco de leite através dos telefones 3221-0353/3602-3300 ramal 3356 e agendar uma visita técnica ou dirigir-se até o Banco de Leite do HGCA.

Ascom/HGCA

Matéria extraída do Blog Ailton Pimentel

Secretaria de saúde promove curso de vacinação para enfermeiros e técnicos de enfermagem


A Secretaria de Saúde, através da Coordenação da Vigilância Epidemiologia, em parceria com a Atenção Básica, está promovendo o curso de vacina para os enfermeiros e técnicos de enfermagem do município, visando a dar a esses profissionais uma oportunidade de capacitação para que deem à população um atendimento ainda melhor.
O curso oportunizará aos participantes receberem informações atualizadas sobre as atuais vacinas, as principais funções exercidas pela equipe da sala de vacina de forma clara e direta, o que contribuirá para o aprimoramento dos conhecimentos teóricos e práticos tão necessários a qualquer profissional.
Esse curso de aperfeiçoamento é autorizado pelo Ministério da Saúde e está sendo ministrado pelo enfermeiro Adilson Carvalho. As aulas tiveram início na última terça-feira (21) e o dia 24 do mês corrente.


SECOMS.

COMUNICADO À POPULAÇÃO DE SERRINHA-BA


O Município de Serrinha foi inscrito no sistema integrado de administração financeira do Governo Federal, SIAF/CAUC, em razão da ausência de transferência de dados do SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde), referentes ao 6º bimestre do ano de 2016. Tais dados são relativos às informações da aplicação mínima de recursos na área da saúde e não foram emitidos pela gestão anterior.
Assim, a administração do ex-prefeito, juntamente com os técnicos responsáveis, ao deixar de “alimentar” o SIOPS, prejudicou, substancialmente, toda a municipalidade da atual gestão, devido ao bloqueio das cotas de 10 e 20 de março de 2017 do FPM (FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS), verbas estas que equivalem à maior parte dos recursos municipais, sendo, portanto, essenciais à manutenção dos serviços públicos básicos.
Diante da presente situação, o atual Prefeito Municipal, Dr. ADRIANO SILVA LIMA, encaminhou NOTIFICAÇÃO ao ex-prefeito, solicitando que apresentasse a prestação de contas referente aos Recursos da Saúde para fins de alimentação do SIOPS, contudo o ex- gestor se manteve silente.
Sendo assim, a atual gestão deu entrada em uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, bem como fez uma REPRESENTAÇÃO CRIMINAL junto ao MPF (MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL) contra o ex-prefeito do município.
Nesse sentido, diante do iminente risco de novos bloqueios nas cotas subsequentes, isso, repita-se, pela gestão anterior não ter passado as informações devidas ao sistema SIOPS, o Município de Serrinha, através de sua assessoria jurídica, ingressou junto à JUSTIÇA FEDERAL, com a competente AÇÃO ORDINÁRIA cumulada com OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA (LIMINAR) em face da UNIÃO FEDERAL, para fins de REALIZAR O IMEDIATO DESBLOQUEIO DO FPM DA COTA DO DIA 10 DE MARÇO DE 2017 E OUTRAS, PORVENTURA, BLOQUEADAS ATÉ O CUMPRIMENTO DA
DECISÃO, ABSTENDO-SE DE EFETUAR OUTROS BLOQUEIOS DE VERBAS EM VIRTUDE DA INADIMPLÊNCIA GERADA PELA ADMINISTRAÇÃO DO EX-PREFEITO.
Analisando os fatos e fundamentos apresentados na ação ordinária, bem assim, os documentos anexados, a Subseção Judiciária de Feira de Santana, deferiu a liminar nos moldes pleiteados, acatando na totalidade os pedidos formulados na mencionada Ação.
Atendendo também ao pedido constante na ação, a douta magistrada que julgou a situação determinou a intimação da UNIÃO via e-mail oficial, dando celeridade ao debloqueio do FPM no montante de aproximadamente R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), o que foi devidamente cumprido no dia 21 de março do corrente ano.
Logo, as medidas judiciais adotadas pelo município de Serrinha visam a atender os interesses do município, que, consequentemente, são os interesses da população serrinhense.
SECOMS.

Rui Costa inaugura rodovia que liga Riachão a Coité

Vai ser inaugurado nesta sexta-feira (24), às 9h30, com a presença do governador Rui Costa, a restauração e pavimentação da BA 120, trecho que liga Riachão do Jacuípe a Conceição do Coité.
Ainda na área de infraestrutura, o governador assina expedição de edital para licitação nos serviços de restauração em asfalto da BA 409, nos trechos entre Serrinha e Conceição do Coité.
Na passagem por Riachão do Jacuípe, Rui também autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a celebrar dois convênios do Bahia Produtiva, na criação de abelhas e cabras.
Além disso, o governador entrega 17 viaturas para a Polícia Civil reforçar a segurança nos municípios de Araci, Campo Formoso, Capim Grosso, Conceição do Coité, Filadélfia, Gavião, Mairi, Monte Santo, Quijingue, Santaluz, Tucano, valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Jacobina, Jaguarari e Serrinha. Já para a Polícia Militar, os veículos vão beneficiar as cidades de Capim Grosso, Serrinha, Senhor do Bonfim e Jacobina.
Do Portal Interior da Bahia

Baianão: local do jogo entre Jacuipense e Conquista é alterado

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) alterou, nesta quinta-feira (23), o local da partida entre Jacuipense e Vitória da Conquista pela 11ª rodada do Baianão.
De acordo com a entidade, a partida que seria realizada no Estádio Roberto Santos, em Pituaçu, agora será no Estádio Eliel Martins, no município de Riachão do Jacuípe.
Tanto a data quanto o horário da partida permanecem as mesmas, às 21h45, no dia 12 de abril, uma quarta-feira.
O jogo será realizado pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Baiano de 2017.
Do Portal Interior da Bahia

Em Blitz, Policia Militar aborda motociclistas e motoristas no acesso à BR349 em Barrocas

Foto: Victor Santos
Policias Militar do Estado da Bahia em conjunto com a Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) fizeram na manhã desta quinta-feira (23) uma blitz no acesso a BR349 trecho que liga o Município de Barrocas a Teofilândia. Alguns veículos com documentos atrasados foram encaminhados ao pátio da PM em Barrocas. 

A ação comandada pelo Sub-Tenente Silva Lima intensificou o combate a circulação de veículos com restrição na documentação, ao tráfico de drogas e atitudes suspeitas, visto que roubos com utilização de motocicletas e armas de fogo aumentaram na região e tiram a paz dos moradores do município.  

Três viaturas foram designada para dar apoio a blitz e na medida que apreendiam as motocicletas conduziam para o Batalhão de Barrocas. A ação segundo informações será feita com frequência em pontos estratégicos e em dias distintos.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Veja os gols do jogo Uruguai 1 x 4 Brasil pelas eliminatórias

          
Do Portal Futebol Bahiano

Brasil atropela o Uruguai e segue invicto na Era Tite

A Seleção Brasileira segue firme e forte rumo a Copa do Mundo da Rússia em 2018 e nesta quinta deu mais uma prova de que está finalmente nas mãos certas ao vencer de virada e com autoridade o vice-líder Uruguai no Centenário, em Montevideo, 4 a 1, com direito a três gols do volante Paulinho (que merece pedir música no Fantástico) e outro do atacante Neymar. 

O atacante Cavani fez o único gol dos uruguaios cobrando pênalti. Esse é o sétimo triunfo consecutivo do técnico Tite que continua invicto no comando da Seleção, isso contando apenas jogos oficiais pelas Eliminatórias. No geral, contabilizando um amistoso, são 8 jogos, 8 vitórias, 22 gols marcados, 2 sofridos.   

Com o resultado, o Brasil chegou aos 30 pontos na liderança isolada colocando um pé e meio na Copa, seguido por Uruguai (23), Argentina (22), Colômbia (21), todos que garantiriam no momento o passaporte para a Rússia-2018, além do 5º colocado Equador que iria para repescagem.

Do Portal Futebol Bahiano