SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Projeto pioneiro de Salvador para tratamento de varizes será incorporado pelo SUS nacional

Projeto pioneiro de Salvador para tratamento de varizes será incorporado pelo SUS nacional
Foto: Divulgação
O procedimento Escleroterapia Ecoguiada com Espuma, implantado de forma pioneira em Salvador em 2013 e que já beneficiou cerca de 3 mil portadores de varizes crônicas na Capital, será incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo país. 

A portaria da novidade foi publicada nesta terça-feira (31) pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, órgão vinculado ao Ministério da Saúde. Em Salvador, o tratamento é possível por conta de uma parceria com o Hospital São Rafael. "Incorporamos há quase quatro anos de forma inédita e com recursos financiados integralmente pelos cofres municipais, a realização da escleroterapia no intuito de oportunizar o acesso dos pacientes do sistema público de Salvador a este tipo de terapia inovadora. O tratamento é totalmente integrado aos nossos postos de saúde, onde são realizados os acompanhamentos e a colocação das meias de alta compressão para garantir a possibilidade de cura", explicou o secretário municipal da Saúde, José Antonio Rodrigues Alves. 

Para ter acesso a escleroterapia com espuma em Salvador, os pacientes são triados nos postos de saúde da capital onde já fazem acompanhamento clínico. Os casos que preenchem o perfil para a realização do tratamento são encaminhados ao São Rafael, tendo prioridade aqueles que apresentam condição clínica crítica, como úlceras (feridas). 

A intervenção, que substitui o procedimento cirúrgico convencional e reduz os custos com o tratamento em até 75%, dura poucos minutos e os sintomas desaparecem rapidamente. Para auxiliar na recuperação e maximizar a eficácia do procedimento, o paciente é orientado a usar uma meia de compressão por 60 dias. 

“O tratamento é eficaz e de baixo custo. Não é necessária sala operatória, anestesia e internamento. Em vez de retirarmos as varizes cirurgicamente, a inativamos, sem cortes. No ambulatório, injetamos a espuma ecoguiada tratando as varizes e úlceras venosas que são responsáveis pela baixa autoestima da pessoa e até mesmo pelo afastamento do trabalho devido a dores, inchaços, inflamação e diminuição da qualidade de vida. O benefício é o retorno rápido ou imediato às atividades, com um resultado final similar a uma cirurgia”, pontua o médico angiologista Marcelo Liberato, difusor da técnica no Brasil.

Do Portal Bahia Notícias

Com Dátolo e Bruno Ramires e sem Pisculichi, Vitória enfrenta o Botafogo-PB

 
Neste domingo (5), às 16h (horário local), o Vitória viajará para enfrentar o Botafogo-PB, pela segunda rodada do grupo E da Copa do Nordeste.
 
O técnico Argel Fucks fechou a lista de jogadores para o próximo jogo. O torcedor pode esperar como novidade o volante Bruno Ramires, recém-contratado, e do meia Dátolo, que estava se recondicionando fisicamente.
 
Enquanto Bruno Ramires e Dátolo foram relacionados, o mesmo não aconteceu com o meio-campista Pisculichi. O argentino sentiu um desconforto no treino da última sexta-feira (3), foi vetado e não viaja com a delegação.
 
Confira a lista completa:
 
Goleiros: Fernando Miguel, Ronaldo e Wallace
Zagueiros: Bruno, Alan Costa e Fred
Laterais: Cedric, Euller, Geferson e Leandro Salino
Meias: Bruno Ramires, Cleiton Xavier, Dátolo, Jhemerson, Willian Farias e Uillian Correia
Atacantes: André Lima, David, Kieza, Paulinho e Pineda.
 
Do Portal Galáticos Online/Foto capa: Maurícia da Matta / EC Vitória

Bahia 2 x 0 Moto Club: Veja os gols de Régis e Hernane.

        
Do Portal Futebol Bahiano

Ataque funciona, Bahia vence e defesa segue imbatível

Utilizando força máxima, o Bahia foi novamente colocado à prova na temporada 2017, agora pela encantadora Copa do Nordeste e diante do tímido e inofensivo Moto Club no estádio de Pituaçu com público tímido neste sábado, mas quem foi ao Pituaço saiu satisfeito pelo que viu em campo. 

Um time mais lúcido, consistente, uma defesa sólida e ainda imbatível em jogos oficiais, 4 jogos (360 minutos) sem ser vazada, no entanto, um ataque que ainda precisa amadurecer e evoluir MUITO, mas já dá sinais de melhora, é claro, quando colocado em campo o que se tem de melhor. Com dois gols de bola parada (um de falta e outro de pênalti), o Esquadrão venceu sem sustos ou sobressaltos, chegou aos 4 pontos e assumiu a liderança do Grupo B da "Lampions League". 

Diante de uma equipe que não ofereceu perigo quase momento nenhum e só conseguiu ameaçar no fim da etapa inicial, o Bahia mandou em campo, dominou com 63.8% de posse de bola, triangulações e jogadas pelos lados, criou boas chances de gol, mas faltou mais agressividade na hora da conclusão para abrir um placar mais confortável em jogos como esse. 

Com dois volantes de mais contenção (Edson e Renê), e um trio de meias inspirado com Allione aberto pela esquerda, Zé Rafael pela direita e Régis centralizado, diga-se, este último o grande destaque dando dinâmica ao meio de campo, algo que não vinha acontecendo, e jogando mais próximo dos "pontas", além disso, foi o autor do primeiro gol tricolor aos 26 minutos em bela cobrança de falta. Na frente, Hernane foi bem, se movimentou, fez o papel de pivô, saiu da área, buscou jogo, sofreu faltas perigosas, mas ainda um pouco longe do que se espera dele como camisa 9.  

No segundo tempo, o cenário foi o mesmo. Quase um treino de ataque contra defesa. O Bahia mais incisivo, tocando a bola e sufocando o Moto Club que pouco pisou no campo de ataque, não lembro de ter visto Jean pela TV na etapa final, inclusive, deveria ter pedido um sofá ou uma cama para não ficar o tempo todo em pé. 

Mas o Tricolor só foi aumentar o marcador aos 28 minutos após pênalti sofrido e convertido pelo brocador Hernane que finalmente desencantou em 2017. Era jogo para 3 ou 4 gols, no mínimo, e sendo modesto. Mas independente do placar, o importante foi o triunfo aliado a uma atuação segura, onde dificilmente se achou pontos negativos, todo o time foi bem e no final das contas são 3 pontos somados e a liderança do Grupo B com 4 pontos.

Do Portal Futebol Bahiano

Velocidade: Radares nas BRs 324 e 116 flagraram 28 mil veículos

Um total 28.386 imagens de veículos flagrados excedendo os limites de velocidade por radares fixos das BRs 324 e 116 foram enviadas para análise da Polícia Rodoviária Federal (PRF), referente ao período de 23 de dezembro de 2016 a 26 de janeiro de 2017, de acordo com dados da Via Bahia Concessionária de Rodovias.
Os 23 equipamentos, sendo 16 na BR 324 e sete na BR 116 Sul, estão em funcionamento desde o dia 23 de dezembro, no trecho entre Salvador e Feira de Santana, e no trecho entre Feira de Santana e a divisa com o estado de Minas Gerais, ambos sob concessão a Via Bahia.
A PRF salienta que esses radares já estavam presentes desde 2013, mas, devido a problemas técnicos, não estavam em funcionamento, apesar de fazerem o trabalho educativo. Durante todo este período, a PRF realizou a fiscalização de velocidade na BR 324 por meio dos radares fotográficos portáteis. 
Esses equipamentos têm, em relação aos fixos, a vantagem de realizar a medição em locais variados ao longo do trecho, tornando a prevenção de acidentes mais eficaz. Somente neste ano na Bahia, já foram capturadas pelos radares móveis, 9.955 imagens de veículos com excesso de velocidade.
Os dois tipos de radares podem funcionar simultaneamente no mesmo trecho, caso seja necessário para manter a segurança viária. O principal objetivo da PRF é salvar vidas, por isso a implantação de novos equipamentos no auxílio da fiscalização torna mais eficaz o trabalho de prevenção de acidentes, trazendo uma sensação de segurança para quem transita respeitando as leis de trânsito e punindo aqueles que ainda insistem em cometer infrações.
Do Portal Interior da Bahia/Fonte:Acorda Cidade

Nove freiras ficam grávidas em mosteiro que abriga refugiados: “milagre!”

Uma notícia publicada recentemente por jornais italianos gerou muita polêmica. No mês de julho de 2016, em um mosteiro feminino de Milão, foram abrigados cinco refugiados do Norte da África. A princípio, as irmãs superioras acreditaram estar fazendo caridade inspiradas pelo graças de Deus, ajudando os homens perseguidos em seus países de origem.
Tudo ia muito bem, até as intenções originais serem extrapoladas, pois segundo o Giornale Italiano, nove jovens freiras apareceram grávidas. A Madre Superiora Abadessa, cuja mãe idosa está gravemente doente, deixava o mosteiro durante a noite, mesmo devendo permanecer no recinto para controlar as noviças, detalha a notícia da publicação italiana.
Possivelmente, as irmãs mais novas aproveitaram a situação, passando noites com os refugiados após as orações do dia. Mas após 6 meses, as barrigas cresceram. As religiosas foram obrigadas a fazer o teste de gravidez e, após comprovação, tiveram que abandonar a vida monástica.
As irmãs, no entanto, garantem não tiveram relações sexuais com os refugiados. “Nós não fizemos nada de errado. Estes sofredores necessitaram de amor e conforto. Maria também engravidou, permanecendo virgem, e a inocência [de Maria] é sabida tanto por Madre Abadessa como por nós. Recebemos o mesmo milagre, não há outra explicação. Agradecemos a Deus por isso.”
Se Maria voltasse hoje…
Segundo as religiosas, tal situação é a prova de que, “se Maria voltasse hoje ao nosso meio, muitos homens que se dizem piedosos e religiosos não acreditariam em sua virgindade e diriam que ela tem feito coisas pecaminosas”.

Diversão com as irmãs
Mas um dos refugiados fez o seguinte relato sobre o incidente: “A gente se divertiu com as irmãs e vamos aconselhar este lugar para todos os nossos amigos. Obrigado, irmãs. Obrigado, Itália.”

Do Portal Interior da Bahia/Fonte:Uol notícias

Assembleia Legislativa retoma os trabalhos

Em sessão solene, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) retomou suas atividades nesta quinta-feira (2), dando posse à nova Mesa Diretora sob o comando do deputado estadual Ângelo Coronel (PSD). A sessão contou com a presença do Governador Rui Costa.

Ao ler a tradicional mensagem de abertura, o governador logo de início reconheceu a gravidade da crise econômica que se encontra o nosso país, mas afirmou que ainda assim o Executivo estadual manterá os investimentos.“Essa não é uma crise apenas econômica. Ela é uma crise ampla e profunda, de cunho político. Embora ela atinja todo o Brasil, quem mais sente esses efeitos é a região que, ao longo dos últimos 12 ou 13 anos, foi a mais beneficiada com o boom de crescimento, a Região Nordeste”.

“Desde 2015 que estamos debatendo, votando e aprimorando reformas propostas pelo executivo estadual, com o objetivo de fortalecer o Estado em meio à crise econômica, estamos trabalhando duro e com rapidez, a tempo das reformas serem aplicadas e resultarem de forma positiva a população, garantindo a sustentação do Estado e suas políticas de desenvolvimento” ressalva o deputado Gika.

Rui Costa adverte que estamos em um cenário indefinido e desafiante, “precisamos construir uma saída pactuada, com a indispensável participação da população, que é a única que pode dar legitimidade e força a um governo e a um processo de reunificação nacional. Estou falando da necessidade de se convocar, de imediato, eleições livres e diretas no país. Eu não sei se a sociedade brasileira aguenta entrar no terceiro ano seguido com esse nível de recessão. Por isso, precisamos buscar aquilo que nos une para que consigamos construir uma agenda comum de superação da crise e que nos coloque, outra vez, na rota do desenvolvimento”. 


ESTRADAS

De acordo com o governador, esse será o ano das estradas da Bahia. “Boa parte desses recursos já está assegurada pelos bancos Mundial e Europeu. Este último deve ser assinado em breve. Teremos também um empréstimo de R$ 600 milhões junto ao Banco do Brasil e boa parte deste empréstimo será investido na recuperação da maior parte das nossas estradas”.

“O nosso mandato continuará firme em defesa da recuperação das nossas estradas, principalmente as rodovias da região do sisal que se encontram em situações precárias, colando em risco a população, o governador já informou que alguns trechos do nosso território já se encontram em processo de licitação” ressalta o deputado Gika Lopes.

MANDATO

“Estou muito confiante que trabalhando juntos conseguiremos manter o nosso estado no caminho do desenvolvimento, estamos à disposição dos municípios, das comunidades, associações, para trilhamos políticas que permitam o fortalecimento do interior, discutindo suas realidades e potencialidades”, assegura o deputado Gika.      


Da Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Gika Lopes do PT

Coelba promove curso gratuito sobre o uso eficiente da energia elétrica para professores; tem vagas para Serrinha

4ª edição do curso Energia que Transforma é aberta a professores das redes pública e particular de ensino de Salvador, Jequié, Jacobina e Serrinha.

Estão abertas as inscrições para o curso Energia que Transforma, oferecido gratuitamente pela Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, para educadores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de Salvador, Jequié, Jacobina e Serrinha

A capacitação na metodologia Energia que Transforma foi desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL/ ELETROBRAS e o Ministério de Minas e Energia (MME). 

Para a Bahia, estão disponíveis 150 vagas, sendo 60 para Salvador, onde serão capacitadas duas turmas no período de 06 a 08 de março, 30 para Jequié (capacitação de 14 a 16/03), 30 para Jacobina (capacitação de 21 a 02/03) e 30 para Serrinha (capacitação de 28 a 30/03). O curso Energia que Transforma integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, aprovado pela Aneel.

Na sua quarta edição, em 2017 o curso, além da metodologia, contará também com o módulo de conteúdo com temas de eficiência energética, meio ambiente (em parceria com o WWF–Brasil) e segurança. 

O curso terá carga horária de 24 horas, com três dias de formação presencial. Para participar, é preciso acessar o site www.coelba.com.br e, a partir dele, o link www.e-inscrição.com/cursoeqt/energiaquetransforma-ba2017. Em caso de dúvidas, está disponível o e-mail: energiaquetransforma-ba@avsi.org.br. As inscrições nos quatro municípios baianos seguirão o seguinte calendário:
ENERGIA QUE TRANSFORMA
Município
Inscrição
Capacitação
Salvador
20/01 a 27/02
06/03 a 08/03
Jequié
20/01 a 06/03
14/03 a 16/03
Jacobina
20/01 a 13/03
21/03 a 23/03
Serrinha
20/01 a 20/03
28/03 a 30/03
O objetivo do curso é formar educadores para mobilizarem seus alunos e comunidade escolar para o uso consciente dos recursos naturais e para aprendizagem do combate ao desperdício de energia como forma de preservação do meio ambiente, através da exploração da metodologia Energia que Transforma. 

Para participar o professor deve estar lecionando regularmente em pelo menos duas turmas de alunos do ensino fundamental II ou ensino médio da rede pública ou particular de ensino ou exercer função de Diretor ou Coordenador Pedagógico que permita multiplicação dos conteúdos em pelo menos 2 turmas de professores de sua esfera direta de atendimento. 

Cada educador participante receberá o kit Energia que Transforma, formado por 1 DVD com 10 episódios da série Vida de República, exibida pelo Canal Futura, 30 spots de rádio onde o locutor esclarece dúvidas de seus ouvintes sobre questões relacionadas às temáticas energia, meio ambiente e sustentabilidade, 5 cadernos de texto e o cartaz com a linha do tempo da energia.

METODOLOGIA - O Energia que Transforma, por meio de uma proposta pedagógica interdisciplinar, prioriza o diálogo e fortalece a consciência sobre o uso eficiente da energia para a preservação dos recursos naturais observando a relação do homem com o ambiente que o envolve. As oficinas de formação promovem o diálogo e desenvolvem o aprendizado sobre assuntos diversos, como ambiente e energia, educação e cidadania, trabalho e pluralidade cultural.

O conteúdo de meio ambiente conta com a parceria do WWF-Brasil, organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

Coelba - Grupo Neoenergia

Asteroide gigante passará perto da Terra neste domingo

Um asteroide de 94 metros de diâmetro passará perto da Terra neste domingo (05) segundo informações do Observatório Nacional, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Mas, segundo os especialistas, não há risco de colisão com o nosso planeta. O objeto 2013FK passará a uma distância de 2,7 milhões de quilômetros.

O Observatório Nacional vai monitorar a passagem do asteroide por meio de um telescópio instalado em Itacuruba, no interior do Pernambuco, e pretende estudar, com as observações, as propriedades físicas do objeto. O asteroide deste domingo não será o único a passar perto da Terra neste ano. No dia 12 de outubro, outro objeto, menor – com 19 metros de diâmetro – chegará ainda mais perto: 38.400 quilômetros da superfície do planeta.
O valor equivale a um décimo da distância entre o nosso planeta e a Lua. Mesmo assim, não há risco de colisão. Antes deste, em 23 de setembro, outro objeto, de 11 metros de diâmetro, se deslocará próximo à Terra, a uma distância de cerca de 153 mil quilômetros.
Do Portal CN/Fonte: Estadão Conteúdo/Foto: AFP

Fluminense aplica a maior goleada do Campeonato baiano

O Fluminense de Feira estreou neste sábado com sucesso no Campeonato Baiano. Sem muitas dificuldades o touro do sertão atuando no Estádio de Metropolitano de Salvador venceu o Esporte Clube Galícia pelo placar de 4 x 1. 

Jorge Wagner, Janeudo, Fernando Sobral e Luís Paulo marcaram os gols do Fluminense, enquanto Alemão, fez o único tento do time da capital.

Com o resultado, o time feirense contabiliza seus primeiros três pontos e assume a terceira colocação na tabela de classificação, enquanto o Galicia continua estacionado na oitava posição até o complemento da rodada neste Domingo. Na próxima rodada, o Fluminense encara a Jacuipense no Joia da Princesa, já o Galicia, no Estádio Lomanto Junior, enfrenta o Vitória da Conquista.

Do Portal Futebol Bahiano

Corpo de Dona Marisa Letícia é velado e cremado em São Bernardo do Campo; Lula disse que mulher “morreu triste”


marisa-leticia-velorio-alice-vergueiro-estadao-conteudo-2
Velório do corpo de Marisa Letícia | Foto: Alice Vergueiro/Estadão Conteúdo
A cerimônia de cremação do corpo da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva terminou por volta das 17h40 deste sábado (4), no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo. A ex-primeira-dama foi velada no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. O velório começou por volta das 9h30 e foi encerrado às 15h30. Às 15h56, Lula e a família deixaram a sede do sindicato com o carro funerário. As informações são do G1.

Choroso, o ex-presidente falou antes do encerramento da cerimônia, e também comentou sobre as investigações da Operação Lava Jato e disse que “Marisa morreu triste pela canalhice que fizeram com ela e a imbecilidade e a maldade que fizeram com ela”. 

“Eu tenho 71 anos (…) Não sei se Deus me levará em curto prazo(…) Eu acho que vou viver muito porque eu quero, eu quero provar que os facínoras que levantaram leviandades com a Marisa tenham um dia a humildade de pedir desculpas a ela. Eu digo todo dia. Se alguém tem medo nesse país. Se alguém praticou corrupção nesse país. Se alguém tem medo de ser preso, eu quero dizer o seguinte: esse que está enterrando a sua mulher hoje, não tem. Primeiro (…) porque eu tenho a consciência tranquila. Tenho certeza da consciência e do trabalho da minha mulher… E não sou eu que tenho que provar que eu sou inocente. Eles é que precisam provar que as mentira que eles estão contando são verdadeiras. Portanto, querida companheira Marisa, descanse em paz porque o seu Lulinha paz e amor vai continuar brigando muito para defender a sua honra e a sua imagem.”

Do Portal NS

Sertanejo de Serrinha goleia a Juazeirense

Na tarde deste sábado (4), o Social Desportivo Sertanejo da cidade de Serrinha goleou a Juazeirense sub20 pelo placar de 5x1, em Mataripe.

No primeiro tempo o Sertanejo goleou por 4x0 e na segunda etapa houve empate por 1x1 e no placar agregado da partida deu 5x1 para a equipe serrinhense.

Os gols do Sertanejo foram marcados pelo estreante, Cristiano, do Recanto, atleta nascido em 1999, que fez 2. Léo marcou 1, o garoto Rodrigo, nascido no ano 2000 também fez 1 e Kêu, de Teofilândia marcou 1. Kêu e Léo disputaram o Intermunicipal 2016 por Serrinha.

Esta equipe da Juazeirense vai disputar o campeonato baiano da primeira divisão na categoria sub20 e vem trabalhando forte para a estreia na competição.

Por Cival Anjos

Natural de Teofilândia, jovem é contratado por time profissional da Áustria

Lucas de Teofilândia/Foto: Reprodução
Os jovens brasileiros Victor Jatobá, 19 anos, e Lucas Barbosa, 20 anos, foram para jogos de pré-temporada da equipe Austríaca “SC Austria Lustenau”, que atualmente está na Segunda divisão do campeonato nacional.


Segundo o clube, nos próximos meses eles serão observados mais detalhadamente na equipe e, assim, terão a oportunidade de serem recomendados para um contrato profissional definitivo. Lucas Barbosa, que é atacante, é natural de Teofilândia, Bahia. Ele caracteriza-se por um bom drible e já iniciou com um gol no jogo contra o FC Vaduz.

Do Portal JANV/Fonte: A Voz do Campo

Redação Portal Cival Anjos: Sempre acreditei no potencial de Lucas e cheguei a indicar para times, mas quem está neste meio sabe como as pessoas que estão nos clubes não nos dão ouvidos. O detalhe é que todos estouram depois. Ai fica a pergunta: será que elas estão certas em seus conceitos?

Galicia com uniforme novo hoje contra o Fluminense

O Esporte Clube Galicia lançará neste sábado (4) no estádio de Pituaçu na partida contra o Fluminense de feira pela segunda rodada do Campeonato Baiano 2017 o seu segundo uniforme para esta temporada. 

Camisa toda branca com detalhe azul exibindo a marca do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), além da parceira com a Centraltec e das Tintas Sherwin-Williams.

As camisas fabricadas pela KickBall o torcedor pode encontrar na loja Coliseu Sports localizada na Rua Corpo Santo no bairro do Comércio, próxima a Ladeira da Montanha, no valor de R$ 110,00, e também nos dias dos jogos. Apenas pagamento à vista. Entre em contato no telefone (71) 3241-1511.

Do Portal Futebol Bahiano

Brasil gasta mais com segurança privada do que pública


Os brasileiros estão realmente cansados da falta de segurança do país. A prova disso é uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), divulgada na sexta-feira (3).

Em 5º lugar no ranking de “custos com a violência” na América Latina e Caribe, o Brasil gasta mais com segurança privada do que pública. Quase metade dos gastos com segurança no País, são pagos pela família brasileira, 47,9%.

O BID estima que o custo direto com segurança no País foi de US$ 91 bilhões (R$ 283,5, em valor atual) no ano de 2014, ou 3,78% do Produto Interno Bruto (PIB). Na comparação com os demais, o Brasil só fica atrás de Honduras (6,51%), El Salvador (6,16%), Bahamas (4,79%) e Jamaica (3,99%). Na América Latina e Caribe, os custos somam US$ 171 bi (R$ 532,8 bi).

Do Portal Ailton Pimentel

A cantora serrinhense Flávia Marques e o cantor Vinícius Marques são atrações do Sarau de Itapuã

Flávia Marques, Cantora

Vinícius Marques, cantor e compositor

A Casa da Música – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) às margens da Lagoa do Abaeté – realiza o Sarau de Itapuã na próxima segunda-feira (06 de fevereiro), às 18h. 
Os convidados desta edição são o Samba das Rosas Coletivo Feminino, além dos músicos Flávia Marques e Vinícius Marques, que preparam um especial cheio de homenagens e lembranças de grandes cantores e grupos musicais para o público. A entrada e classificação são livres.
O Samba das Rosas se apresenta com um especial à Clara Nunes, uma homenagem a grande figura feminina do samba com promessas de muita emoção, encantos e significados. O espetáculo foi indicado ao Prêmio Caymmi de Música em 2016 e recebe ainda a cantora Flávia Marques com interpretações marcantes da homenageada. Clara Nunes foi a primeira mulher sambista no Brasil a vender mais de 100 mil cópias de discos e que abriu caminhos do samba no mercado fonográfico
A noite de recordações não para por aí! O cantor, compositor e instrumentista Vinícius Marques marca presença no Sarau com seu show Canta Minas. O repertório conta com clássicos do clube da esquina como Beto Guedes, 14 bis, Flávio Venturini, além das músicas autorias que têm uma forte influência da música mineira.
O Sarau é realizado juntamente com a IMA (Independência Musical Associada) e acontece quinzenalmente, às segundas-feiras, num formato pensado para permitir a participação interativa do publico em uma série de atividades.
Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). 
Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.
Do Portal Ailton Pimentel

Médico tira barata viva do crânio de paciente


Uma mulher de 42 anos procurou um médico em Chennai (Índia) se queixando de queimação e fortes dores na cabeça. Além disso, a empregada doméstica reclamou sentir que algo se mexia no seu crânio.

Um exame de imagem mostrou que o motivo do drama da indiana estava preso no crânio, no espaço entre os olhos. Um médico prontamente levou Selvi, como a paciente foi identificada, a uma mesa de cirurgia e, para surpresa de todos, tirou uma barata viva da crânio da mulher, segundo reportagem do "Daily Mail".

A extração do inseto foi feita por uma das narinas da paciente. O procedimento durou 45 minutos. "Toda vez que ela se mexia dava uma sensação de queimação nos olhos", disse a paciente, moradora de Injambakkam.

Se a barata não fosse retirada, ela acabaria morrendo e, possivelmente, provocando uma infecção próxima ao cérebro.


Do Portal CS

Sertanejo de Serrinha enfrenta Juazeirense neste sábado (15h)

Com um trabalho espelhado no profissional, o Social Desportivo Sertanejo da cidade de Serrinha, que tem como treinador, Cristiano Oliveira, vem desenvolvendo suas atividades de segunda a sexta-feira no período da tarde nos campos da Sucam e Virakopos.

Na tarde deste sábado (4), o Sertanejo joga contra o sub20 da Juazeirense que se prepara para disputar o campeonato baiano edição 2017.

A partida será às 15h em Mataripe, na região de Candeias e servirá como um teste para as duas agremiações. Para a Juazeirense, o treinador vai observar a qualidade do plantel que tem à sua disposição para enfrentar a dura competição. Já para o Sertanejo é mais um teste de amadurecimento, especialmente, depois que o clube passou por um processo de reformulação em seu plantel tendo baixado muito a média de idade visando o mercado competitivo e exigente.

Por Cival Anjos

Secretaria desenvolve trabalho para alavancar a economia de Serrinha

O secretário Giovanni Antunes de Queiroz e sua equipe de coordenadores e servidores municipais, mesmo com toda a dificuldade de estrutura está nas ruas mapeando e cadastrando o comércio, rede hoteleira, galpões e outros.

Além disto, vem se reunindo com o pequeno e grande empregador e com o pessoal da agricultura familiar e outras atividades e fazendo diversos levantamentos em prol do desenvolvimento econômico do município de Serrinha.

O secretário e coordenadores também estão em constantes viagens e reuniões com grandes empresários da Bahia e do Brasil, juntamente, com o vice-prefeito, Berg da Aragom visando gerar muitos empregos em Serrinha. 

Tudo vem sendo feito com muita prudência para só ser anunciado quando estiver concretizado para não frustrar a população dizendo que vai gerar 200 empregos se na verdade são apenas 20, conforme já aconteceu no passado bem recente.

Muitas empresas de médio porte já sinalizaram o desejo de se instalarem em Serrinha devido a sua viabilidade logística e de acesso.

São estas as empresas que mais geram empregos no país e contribuem para o desenvolvimento econômico e não se pode desprezar o seu potencial. 

Uma empresa que gera mil empregos é boa, mas 10 que geram cem empregos cada fazem o mesmo efeito e se pode aproveitar a habilidade dos profissionais em ramos diferentes e Serrinha tem pessoas com potenciais para isto. Mas os contatos com as empresas de grande porte também estão sendo mantidos e a população serrinhense poderá ter grandes surpresas.

O intuito da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Serviços Públicos é contribuir ao máximo com a administração de Adriano Lima e Berg para se ter uma Serrinha que todos sonham, especialmente na área do desenvolvimento econômico.

Por Cival Anjos

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Lei das Telecomunicações, que pode dar R$ 90 bi às operadoras, é encaminhada à sanção

Lei das Telecomunicações, que pode dar R$ 90 bi às operadoras, é encaminhada à sanção
Foto: Divulgação
O projeto de lei 79/2016, que reformula o marco regulatório das telecomunicações no país, não deve ser devolvido ao Senado para novas discussões. Se for sancionado pelo Executivo, as operadoras de telefonia podem ficar com quase R$ 90 bilhões em bens que hoje pertencem à União. 

De acordo com a legislação atual, vigente desde 1997, todos os ativos públicos, a exemplo de equipamentos e prédios que foram concedidos às operadoras durante a privatização no setor, deveriam retornar ao poder Executivo em 2025 – ano em que acabam as concessões atuais. 

Com a reformulação, todos esses ativos devem passar para o domínio das empresas. O governo permite ainda que elas solicitem uma autorização para prestar seus serviços. Como contrapartida, elas se comprometeriam a fazer investimentos equivalentes. O texto foi encaminhado pelo senador Renan Calheiros (PMDB) ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, na última quarta (1º) – um dia antes do peemedebista deixar a presidência do Senado. 

"Vamos estudá-la e sancionar com vetos ou integralmente a possibilidade de reenvio para o Congresso", afirmou o ministro ao Estado de S. Paulo. Mas o projeto ainda enfrenta resistência da oposição, que apresentou um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF). Eles podem a suspensão da tramitação do projeto, que modifica a Lei das Telecomunicações.

Do Portal Bahia Notícias

NOTA DE FALECIMENTO

Irmãos: Robert e Rosivan
Filhos: Camila, Marília e João Victor
Amigos e demais parentes comunicam com pesar o falecimento da senhora Clélia da Silva e Silva, ocorrido na tarde desta sexta-feira, dia 03/02/2017.
O sepultamento será neste sábado, às 16h, saindo o féretro do Caminho 15, Casa 06, Urbis 1, para o cemitério Paroquial  de Serrinha.
A família enlutada antecipa os agradecimentos a todos que comparecerem a este ato de piedade cristã.

PM liberta mãe e filho de 1 ano mantidos em cárcere privado na zona rural de Santaluz

mulher-carcere
Pai da vítima disse que mulher era mantida em carcere privado e agredida pelo companheiro | Foto: Ilustração
Uma jovem de 22 anos, e o filho dela, de 1, foram libertados pela Polícia Militar nesta quinta-feira (2) após serem mantidos em cárcere privado no povoado de Barbaço, zona rural de Santaluz. 

De acordo com a PM, após ser acionada pelo pai da vítima informando que a jovem estava trancada dentro da casa do companheiro, identificado como Eudes de Oliveira Silva, de 31 anos, conhecido como Aldo, uma guarnição da 5ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão foi ao local e encontrou o homem, que conseguiu fugir a pé pelo mato ao avistar a viatura. 

Conforme a PM, o acusado, que já tem passagens pela polícia por tráfico de drogas e outros crimes, estava portando uma espingarda. As vítimas foram resgatadas e levadas para a casa do pai da jovem, que contou aos policiais que além de ser submetida ao cárcere privado, a mulher estava sendo agredida e impedida de levar o filho ao médico. O estado de saúde da criança é desconhecido. A vítima foi orientada a registrar queixa na delegacia da cidade.
Notícias de Santaluz

Familiares não aparecem para visitar Eike na prisão

naom_58912844d6b2e
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters
Nenhum familiar de Eike Batista apareceu para visitá-lo, no complexo penitenciário de Bangu, Zona Oeste do Rio. O empresário está preso desde a última segunda-feira (30), acusado de pagar propina em esquema chefiado pelo ex-governador do Rio Sérgio Cabral. 

Embora os parentes tenham direito de fazer uma visita extraordinária, enquanto a carteirinha de visitante não é expedida, apenas o advogado de Eike esteve no local. O nome dele não foi divulgado. 

De acordo com o jornal O Globo, as informações foram repassadas pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap). No mesmo dia em que a Justiça expediu o mandado de prisão contra o empresário, o filho dele Olin Batista, de 21 anos, postou fotos e vídeos, mostrando momento de diversão em um hotel, em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde passava férias.

Do Portal NS