SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 21 de janeiro de 2017

Radialistas realizam torneios na região do Sisal

No último domingo (15) foi realizado o sétimo encontro dos radialistas na Arena Aliança, em Santaluz, com um excelente torneio de futebol Society onde a equipe local se sagrou campeã, depois teve um delicioso almoço, música ao vivo e a tradicional resenha. 

Todos saíram muito felizes, já sabendo que no segundo domingo de janeiro de 2018, dia 14, vai acontecer na cidade de Valente, porém a ideia é que não se resuma a apenas um encontro anual.

A maioria vem sugerindo que sejam realizados outros torneios durante o ano em cidades diferentes. A direção da Arena Aliança ficou encantada com o encontro e já solicitou que seja feito um torneio só de radialistas nos próximos dias nesta praça esportiva, em Santaluz.

O tucanense Pita Lima, que é radialista, presidente da Liga e administrador da Arena Tucano também quer um torneio na cidade das águas termais. Além destas, outras cidades vem demonstrando interesse em sediar torneios da imprensa ao longo do ano de 2017.

No encontro de Santaluz foi sugerido a criação de uma associação regional da imprensa para o fortalecimento da categoria, pois ficam muito distantes das entidades representativas da capital.

Foi sugerido também que nos próximos eventos sejam arrecadados alimentos para as famílias carentes da cidade que sediar o evento.

Por Cival Anjos

Mais de 80% dos brasileiros acreditam que morte de Zavaski não foi acidente, diz pesquisa

Mais de 80% dos brasileiros acreditam que morte de Zavaski não foi acidente, diz pesquisa
Foto: Arquivo Pessoal
Para 83% dos brasileiros, há fortes indícios de que a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavaski, não foi um mero acidente. O número foi divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas. 

Teori era relator da Operação Lava Jato no STF e morreu após o avião em que estava cair em Paraty na última quinta-feira (19) (veja aqui). Peritos de Brasília vão acompanhar as investigações do caso e diversas instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cobraram que as causas do acidente sejam apuradas minuciosamente. 

A própria família do ministro confirmou que recebia ameaças por causa da Lava Jato. De acordo com a coluna Radar Online, da revista Veja, apenas 15% dos brasileiros acreditam que a queda foi uma fatalidade. Outros 1,3% não souberam ou não quiseram responder o questionário online, feito entre os dias 19 e 20 de janeiro.

Do Portal Bahia Notícias

Temer diz que só vai indicar substituto de Teori após STF nomear relator para Lava Jato

Temer diz que só vai indicar substituto de Teori após STF nomear relator para Lava Jato
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
O presidente Michel Temer afirmou neste sábado (21) que só vai apresentar um nome para substituir Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF) após a Suprema Corte decidir quem vai ser o novo relator da Lava Jato. 

O substituto de Zavascki, de acordo com o regimento interno do STF, assumiria a relatoria da operação, mas o documento também prevê a possibilidade de a presidente, ministra Cármen Lúcia, redistribuir a relatoria entre os magistrados que compõem a Corte, antes mesmo que haja a nomeação de um novo ministro. 

Esta foi a primeira manifestação de Temer sobe o assunto após a morte de Teori, na última quinta-feira (19), em um acidente de avião. Após ser questionado pela imprensa sobre "o substituto do ministro Teori”, o presidente respondeu: "Só depois que houver a indicação do relator".

Do Portal Bahia Notícias

Na volta à Arena Condá, Chapecoense empata com o Palmeiras

De volta à Arena Condá, após o acidente de avião que vitimou 71 pessoas, entre jogadores, dirigentes e profissionais de imprensa, a Chapecoense deu início à sua reconstrução. O time catarinense recebeu o Palmeiras em amistoso e ficou no empate de 2 a 2.
 
Douglas Grolli e Amaral marcaram para o Verdão de Chapecó. Já Raphael Veiga e Vitinho fizeram os gols do Porco.
 
A partida foi marcada por muita emoção e homenagens. Familiares das vítimas e os sobreviventes do acidente foram recepcionados, receberam medalhas e foram às lágrimas no gramado.
 
A torcida, também emocionada, entoou o canto que ficou conhecido em todo o mundo: "Vamo, vamo Chape"! 
 
Do Portal Galáticos Online/Foto: Gazeta Press

Jornalistas Joyce Ribeiro e Patrícia Rocha deixam o SBT

As jornalistas Joyce Ribeiro e Patricia Rocha estão deixando o SBT. Em comunicado enviado à imprensa, a emissora confirma o desligamento das duas profissionais. “A assessoria de comunicação informa que Joyce Ribeiro e Patricia Rocha estão deixando a emissora”, diz a nota.
“O SBT destaca e agradece a dedicação e profissionalismo durante o período que fizeram parte da equipe de jornalismo. O SBT, seus colegas e a diretoria desejam a elas os melhores votos de sucesso em seus novos caminhos e desafios profissionais.” Procurada, a assessoria de imprensa afirma que a decisão da saída das jornalistas se deu em comum acordo entre elas e o canal.
Joyce e Patricia apresentavam o jornalístico Primeiro Impacto ao lado de Karyn Bravo. Nos últimos meses, constantes mudanças na programação do canal acabaram modificando o jornal e o extinguindo da grade. Em outubro, o SBT substituiu as apresentadoras pelo jovem Dudu Camargo, de 18 anos. A mudança causou controvérsia e, pouco depois, as jornalistas voltaram ao Primeiro Impacto. Em 10 de janeiro, a emissora anunciou que o jornalístico, que era exibido de manhã, ganharia espaço na grade durante a tarde, mas voltou atrás em seguida, afirmando que a estreia estava cancelada.
Em seu perfil no Instagram, Patrícia comentou a saída do canal. “Hoje se fecha um ciclo muito feliz da minha vida e eu só tenho a dizer obrigada. Obrigada ao SBT por tudo que vivi nesses sete anos fazendo parte dessa família, obrigada por todas as oportunidades, por ter apostado e acreditado em mim, por todos os amigos que fiz e que me ensinaram a ser uma profissional melhor. Obrigada também aos admiradores que ganhei, que sempre me trataram com tanto carinho. Toda minha gratidão. Foi um prazer!”, escreveu. 
Do Portal Interior da Bahia/Fonte: Revista Veja

Polícia prende casal suspeito de tráfico de drogas em Serrinha


Policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º BPM prenderam um casal suspeito de comercializar entorpecentes na cidade de Serrinha. A prisão ocorreu na madrugada desta sexta-feira (20), no bairro da Rodagem. Segundo a PM, os suspeitos usavam a própria residência para o cometimento do crime.

Em posse do casal foram apreendidos 27 dolões de maconha, 27 pedras de crack e dinheiro fracionado, provavelmente fruto da venda das drogas. Parte da droga foi encontrada no telhado da cozinha da residência, e outra estava embaixo de um colchão.

Edson Leitão da Silva, de 19 anos, e Thamiris Santos Conceição, de 28, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados por tráfico de drogas – pena de 5 a15 anos de reclusão.


Foram apreendidos 27 dolões de maconha e 27 pedras de crack

Do Portal Clériston Silva

Rui Costa anuncia novos secretários em reforma administrativa


O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta sexta-feira (20), através das suas redes sociais, os nomes dos novos secretários na prevista reforma administrativa. Na mensagem posta no Facebook, Rui contou que conversou pessoalmente com cada um dos envolvidos, “falando olho no olho”, antes de anunciar as mudanças.

“Montamos um grande time, mas às vezes as trocas são necessárias pois servem como instrumento de motivação para todos. Com esta nova equipe vamos continuar trabalhando duro, dia a dia, visando cumprir com os compromissos que assumimos com a Bahia. Avançamos muito nestes primeiros dois anos e vamos avançar ainda mais até 2018", explicou. Rui disse que para fazer esta reforma, ouviu e conversou muito visando não se precipitar na tomada de decisões.

Veja as mudanças:

Na Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), deixa o cargo Jorge Hereda e assume Jaques Wagner; na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), deixa o cargo Carlos Martins e assume Fernando Torres; na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) deixa Manoel Mendonça e assume Vivaldo Mendonça; na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), deixa o cargo Álvaro Gomes e entra Olívia Santana, que será substituída na Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) por Julieta Palmeira.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) também terá um novo gestor, que substituirá o atual, Eugênio Spengler, e terá o nome anunciado nos próximos dias. A Conder, empresa vinculada à Sedur, terá um novo presidente: Abal Magalhães, que assume o cargo no lugar de José Lúcio Machado. Jorge Hereda, que foi substituído por Jaques Wagner na SDE, assume a BahiaInvest. Todas as alterações serão publicadas no Diário Oficial do Estado deste sábado (21).


Do Portal CS

Lançamento da segunda edição da Revista Baiana de inspeção do trabalho

Em alusão ao 28 de janeiro, Dia do Auditor Fiscal do Trabalho e Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, o Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia – SAFITEBA e o Conselho Editorial da Revista Baiana da Inspeção do Trabalho em co-promoção com a Coetrae-Ba – Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo e Gaete- Ba – Grupo de Articulação para Erradicação do Trabalho Escravo na Bahia convidam para o evento de lançamento da segunda edição da Revista Baiana de Inspeção do Trabalho, com o painel “Panorama do Combate ao Trabalho Escravo no Brasil” com a apresentação do artigo “Da China ao Brasil: a fábrica do mundo que também negocia pessoas”, de autoria da Auditora Fiscal do Trabalho Márcia Albernaz de Miranda.

O evento será realizado no dia 28 de janeiro, quinta-feira, às 14h, no Auditório da Fundação Jorge Duprat Figueiredo – Fundacentro, na Rua Alceu Amoroso Lima, 142, Caminho das Árvores , em Salvador.

Do Portal Sinterp/Ba

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Santaluz: homem é morto com tiros de espingarda durante briga por galinha

img_0109
Arma usada no crime foi encontrada na casa do acusado, que fugiu | Foto: Notícias de Santaluz
Um homem identificado como Leudres Ariel de Oliveira Silva, 33 anos, foi morto a tiros de espingarda durante uma discussão por causa do furto de uma galinha na noite desta sexta-feira (20) em Santaluz. 

O crime aconteceu na Travessa Beira Linha, situada na entrada do bairro Morro dos Lopes, às margens da BA-120, por volta das 18h30. A vítima foi socorrida por populares para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de dar entrada na unidade de saúde. 

De acordo com informações de moradores da localidade, o autor dos disparos foi um homem identificado como Milton de Souza Araújo, de 62 anos, que fugiu em seguida. A arma usada no crime foi encontrada na casa dele e apreendida pela polícia. 

Uma guarnição Polícia Militar foi acionada e iniciou buscas pela região, mas até o momento de publicação desta reportagem, o acusado não tinha sido localizado. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Notícias de Santaluz

Lateral-direito Tinga com os dias contados no Bahia

O Esporte Clube Bahia pode anunciar nos próximos um "BAITA reforço". O lateral Tinga, que chegou ao Esquadrão em fevereiro de 2016, inicialmente, por empréstimo e depois em definitivo vindo do Grêmio onde era tratado como uma grande promessa, mas nunca vingou, está com os dias contados no Fazendão. 

Foi preciso UM ANO de clube para a diretoria perceber que Tinga não reúne qualquer condição de vestir a camisa tricolor. Porém, antes tarde do que nunca.

O jogador, que é terceira opção, mas foi titular nas duas partidas da Flórida Cup, porque as duas primeiras opções (Wellington Silva e Eduardo) não viajaram com o grupo, tem contrato até o final deste ano e será emprestado a algum clube. Diga-se, o lateral nos dois amistosos conseguiu aumentar as provas de que não tem capacidade para jogar no Bahia. Contra o Estudiantes, marcou um GOLAÇO de cabeça, só que contra, gol que deu o triunfo ao time argentino.

Do Portal Futebol Bahiano

Adolescente de 17 anos é encontrado enforcado em Queimadas; PM prende suspeito

zebedeu
Vítima possuia histórico de furtos e roubos em Queimadas e Santaluz, diz polícia | Foto: Leitor do Notícias de Santaluz
O adolescente José Raimundo dos Santos Júnior, de 17 anos, conhecido como ‘Zé Bedeu’, foi encontrado morto na tarde desta sexta-feira (20), na área pertencente a um curtume na Avenida Paulista, na cidade Queimadas. 

A polícia trabalha com hipótese de homicídio. A vítima, que tinha histórico de furtos e roubos em Queimadas e Santaluz, foi encontrada enforcada e pendurada em uma corda amarrada a uma coluna de tijolos, por volta das 16h.  

Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e, após realizar diligências, prendeu um jovem que seria comparsa do menor. Segundo informações preliminares da polícia, ele teria assumido, inicialmente, a autoria do crime, mas voltou atrás após ser levado para a delegacia da cidade, alegando que o adolescente teria sido morto por outros dois comparsas que residem em Santaluz. 

Entretanto, o jovem não havia revelado a identidade dos suspeitos até a publicação desta reportagem e permanecia detido. A polícia espera que ele forneça informações que ajudem a descobrir as circunstâncias do crime. O corpo da vítima será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Senhor do Bonfim.

Notícias de Santaluz

Governo anuncia R$ 8,2 bilhões de crédito para pequenas e microempresas

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (18) a liberação de R$ 8,2 bilhões em financiamentos para pequenas e microempresas para os próximos dois anos a partir de março. O dinheiro estará disponível em empréstimos do Banco do Brasil e do BNDES.
O programa, chamado de “Empreender Mais Simples: Menos Burocracia, Mais Crédito”, também prevê o investimento de R$ 200 milhões na melhoria de dez sistemas informatizados para auxiliar na desburocratização e gestão de empresas. Os primeiros módulos modernizados serão lançados em fevereiro, segundo o Sebrae, um dos responsáveis pelo programa.
As medidas são promovidas pelo Sebrae e Banco do Brasil, além do próprio governo federal. Elas visam reduzir a burocracia enfrentada por empreendedores e orientá-los na busca de verbas para expandir o negócio.
Dos R$ 8,2 bilhões disponibilizados, em torno de R$ 7 bilhões sairão do BNDES, numa modalidade em que as pequenas e microempresas poderão ter um prazo de pagamento de até 60 meses, carência de até 12 meses e encargos totais a partir de 1,63% ao mês.
O R$ 1,2 bilhão restante sairá de uma linha de empréstimo do Banco do Brasil, que conta com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Por meio dessa última modalidade de empréstimo, o interessado poderá realizar o financiamento com contratação simplificada, prazo de até 48 meses para o pagamento, isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e taxas de juros a partir de 1,56% ao mês. A carência será de até 12 meses para a quitação da primeira parcela do valor principal.
Em contrapartida, o empreendedor deve garantir os empregos gerados e a renda até um ano após depois da contratação do crédito. Se o negócio contar com mais de dez empregados, o dono terá de contratar um jovem aprendiz em até seis meses após o empréstimo.
Em fevereiro, nove cidades terão agentes especializados do Sebrae para prestar consultorias às empresas que buscarem os empréstimos: Campinas, Ribeirão Preto, Vitória, Manaus, Cuiabá, Sinop, Natal, Mossoró e Curitiba. Depois, a partir de março, a expectativa é que o convênio esteja operando plenamente, com 500 agentes em todo o país.
Modernização de sistemas
Um dos sistemas a serem modernizados, informou o presidente do Sebrae, Afif Domingis, é o e-Social. Os empreendedores poderão usar a ferramentar para atualizar de uma só vez as obrigações trabalhistas e previdenciárias.
Com a mudança, 13 obrigações acessórias serão descartadas e o comerciante poderá incluir o recolhimento das contribuições ao INSS dos empregados e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na guia do Simples Nacional.
Confira todos os sistemas que serão modernizados, segundo o Sebrae:
– Implantação do sistema Redesimples – Documentos fiscais eletrônicos das micro e pequenas empresas – e-Social – Processo de restituição automatizada do Simples Nacional – Pedido eletrônico de isenção de IPI e IOF – Pedido simplificado de restituição e compensação – Repositório nacional de dados do Simples Nacional – Aprimoramento do Portal do Empreendedor e Conta Corrente (fiscal) do MEI – Sistema de pagamento do Simples Nacional por modalidades eletrônicas – Sistema de parcelamento do Simples Nacional
Micro e pequenas empresas no Brasil
De acordo com dados do Sebrae, as pequenas e microempresas somam 11,5 milhões de negócios no país, o que representa 98,5% de todas as empresas brasileiras. Ao todo, elas são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 41% da massa salarial. Ao todo, metade dos pequenos negócios estão na região Sudeste.
Segundo o Sebrae, apesar do crescimento de pequenas e microempresas no país, 83% dos donos desses empreendimentos não procuraram crédito no ano passado. Já 19% dos que procuraram um banco para um empréstimo em algum momento tiveram o pedido negado. Estudo da entidade também indica que a inadimplência aumentou de 3,4% em 2012 para 8% em 2016. 
Do Portal Interior da Bahia/Fonte:O Globo

Presos poderão ser obrigados a arcar com seus custos na cadeia

Presos poderão ser obrigados a ressarcir o Estado pelos custos de sua permanência nos sistemas prisionais. A proposta é do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), autor do Projeto de Lei do Senado (PLS) 580/2015, em discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O projeto será votada na CCJ em decisão terminativa. Se aprovada e não houver recursos para sua apreciação em Plenário, seguirá direto para a Câmara dos Deputados.
O PLS 580/2015 altera a Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984) para determinar que cada preso contribua com o Estado para custeio de suas despesas no estabelecimento prisional. Caso não possua recursos próprios para o ressarcimento, o preso deverá trabalhar para compensar esses custos.
Dados do Grupo de Estudos Carcerários Aplicados da Universidade de São Paulo (USP) calculam que um preso custa à administração pública, mensalmente, em média, cerca de R$ 1.500. Esse valor pode triplicar em caso de o preso estar em presídio federal.
A proposta — aberta à opinião da população, através do portal do Senado na internet — havia recebido até esta terça-feira (17) mais de 26 mil manifestações. 97% dos participantes afirmaram ser favoráveis à aprovação da matéria (opine aqui).
Para Moka, a grave situação do sistema prisional brasileiro decorre, principalmente, da falta de recursos para mantê-lo. A contribuição dos presos para as despesas com assistência material poderia ampliar esses recursos e melhorar o sistema.
De acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Justiça, concluído em 2014, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo. São 622 mil presos — número de presos menor apenas que os dos Estados Unidos (2,2 milhões), da China (1,6 milhão) e da Rússia (644 mil).
Waldemir Moka destaca que a própria Lei de Execução Penal, no artigo 29, já prevê que a remuneração do trabalho do preso se destine ao ressarcimento ao Estado das despesas realizadas com sua manutenção, sem prejuízo de outras destinações, como a indenização dos danos causados pelo crime, a assistência à família e pequenas despesas pessoais. O trabalho deve ser feito na medida das aptidões e capacidade do preso, com jornada de seis a oito horas e direito a descanso nos domingos e feriados.
“Somente transferindo para o preso o custo de sua manutenção no presídio é que o sistema penitenciário poderá melhorar e, ao mesmo tempo, por via oblíqua, proporcionar destinação de mais recursos para outras áreas, como os serviços públicos de saúde e educação”, defendeu o senador na justificação do projeto.
Novo relator
O PLS chegou a ter na CCJ o senador José Medeiros (PSD-MT) como relator. Porém, como Medeiros deixou a comissão antes da votação da proposta, será preciso designar um novo relator para o texto.
Quando avaliou a medida na comissão, Medeiros ponderou que apenas pessoas ricas teriam condições de arcar com os custos prisionais sem trabalho. Informações do Sistema Integrado de Informação Penitenciária (Infopen), também de 2014, revelaram que apenas 16% dos presos se encontravam em atividade laboral. O índice varia para cada estado, sendo Rondônia o estado com a maior porcentagem de presos trabalhando (37%) e Sergipe, com a menor (3%). Outras unidades da federação não divulgam essas informações, como Rio de Janeiro e São Paulo.
“Como se pode observar, a parcela dos presos que trabalha é muito baixa. É pela própria ineficiência do Estado e a falência do sistema prisional que a sociedade não vê presos custeando suas estadas no cárcere. Não há oferta de trabalho para todos”, declarou José Medeiros. Para ele, é preciso ampliar a oferta de trabalho dentro das prisões para assegurar ao preso uma atividade remunerada. 
Do Portal Interior da Bahia/Fonte:Agência Senado

Nova testemunha pode provocar reviravolta na investigação sobre morte de Eduardo Campos

O advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), divulgou nesta quinta-feira que uma nova testemunha poderá mudar por completo os rumos das investigações sobre o acidente aéreo que resultou na morte do, então, candidato à Presidência da República. Através de sua página oficial no Facebook, Antônio Campos informou que arrolou, no último dia 11, mais uma testemunha para ser ouvida no caso.
A testemunha foi arrolada num Procedimento Administrativo em atenção ao procurador da República em Santos Thiago Lacerda Nobre, do Ministério Público Federal de Santos, com pedido de urgência. Antônio Campos também solicitou a inserção do fato novo ao juíz da 5ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Santos, que preside o inquérito policial federal sob responsabilidade do delegado Rubens Maleiner, que investiga o caso.
“Num país em que líderes e autoridades morrem de forma misteriosa em acidentes aéreos e ainda impactado pela morte do ministro Teori, resolvi revelar esse fato novo e reafirmar que esse caso de Eduardo Campos precisa ser aprofundado e é mais um caso que não pode ficar impune. Não descansarei enquanto não forem esclarecidos os fatos, independentemente de eventuais riscos que posso correr”, declarou. 
Do Portal Interior da Bahia/Fonte: Agencia Estado

Vitória fecha com centroavante André Lima

O Vitória, anunciou nesta sexta-feira (20), em entrevista coletiva no Barradão, a contratação do centroavante André Lima. André está de volta ao Rubro-Negro. 

O jogador de 31 anos estava no Atlético-PR no ano passado e passou pelo Leão em 2013 e 2014, mas fez apenas um jogo, por causa de uma grave lesão que sofreu no ligamento do joelho esquerdo. 

O diretor de futebol do Vitória, Sinval Vieira, afirmou que o acordo com André já foi firmado, faltando apenas a assinatura do contrato.


Do Portal Galáticos Online

Colisão entre pick-up e ônibus deixa seis vítimas na BR-110

sem_titulo-e1484913947901
Quatros das vítimas estavam na carroceria do veículos | Foto: Reprodução/ TV Bahia
Seis homens morreram após uma colisão frontal entre um ônibus e uma pick-up na altura do km 346 da BR-110, em Alagoinhas, cidade a cerca de 120 quilômetros de Salvador, na noite de quinta-feira (19). 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), todas os as vítimas eram ocupantes da pick-up, e quatro deles estavam na carroceria do veículo. Ainda de acordo com a PRF, a colisão aconteceu próximo ao povoado de Buracica, e guarnições precisaram intervir para que o ônibus não fosse queimado por moradores da localidade. 

Segundo o G1, as vítimas do acidente viviam na região. Até a manhã desta sexta-feira (20), a motivação do acidente ainda não havia sido determinada pela PRF, mas os veículos já foram removidos da pista, e o trânsito segue sem complicações na região em que aconteceu o acidente.

Do Portal NS

Morre aos 77 anos Carlos Alberto Silva, ex-técnico da Seleção

carlos-alberto-silva-em-agosto-em-homenagem-do-guarani-1378999015016_615x300
Foto: Luciano Claudino/Frame
O ex-técnico da Seleção Brasileira de futebol Carlos Alberto Silva morreu aos 77 anos, nesta sexta-feira (20). A informação é da Rádio BandNews. Em mais de 20 anos de carreira, o mineiro atuou também em grandes times como o Corinthians, Santos e São Paulo. 

O ex-treinador foi campeão brasileiro com o Guarani. Aposentado, Silva era dono de uma empresa de turismo. Em nota, a Ibiza Turismo confirmou o morte e disse que a família do ex-técnico está abalada com a notícia. 

A causa do falecimento não foi divulgada. Segundo o UOL, Carlos Alberto teria passado por uma cirurgia recentemente em Belo Horizonte, e se recuperava em casa. Por meio de seu perfil no Twitter, o Guarani homenageou Carlos Alberto. “Obrigado por tudo, mestre”, escreveu.

Do Portal NS

‘Seria muito ruim para o país ter um ministro assassinado’, diz filho de Zavascki

vgsgs
Ministro Teori Zavascki, morto em acidente aéreo | Foto: Reprodução / O Tempo
Filho do ministro Teori Zavascki, o advogado Francisco Prehn Zavascki espera que seja feita uma investigação sobre as causas da morte do pai. Diante das teorias que insinuam assassinato, Francisco afirma que nenhuma hipótese foi descartada. 

“É preciso investigar a fundo e saber se foi acidente ou não, que a verdade venha à tona seja ela qual for”, afirmou o advogado à Rádio Estadão. Ele declarou que sua família está em contato com colegas próximos, a fim de acompanhar os desdobramentos das investigações anunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF). “Ainda não parei para pensar, não deu tempo para pensar com mais calma nisso, mas não podemos descartar qualquer possibilidade. No meu íntimo, eu torço para que tenha sido um acidente, seria muito ruim para o país ter um ministro do Supremo assassinado”, pontuou, acrescentando que o pai já havia recebido ameaças de grupos contrários às investigações da Lava Jato. 

Zavascki era o relator dos processos no STF e homologaria as delações em fevereiro. “Seria infantil dizer que não há movimento contrário, agora a questão é o que o movimento seria capaz de fazer”, pontuou. 

Em maio do ano passado, o advogado chegou a sugerir, através de uma postagem no Facebook, que algo poderia acontecer contra sua família. O corpo do ministro já foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e será velado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. A Data e o horário ainda não foram definidos pela família.

Do Portal NS

Bahia registra 1,6 morte por dia em 2016 em estradas federais, aponta PRF-BA

650x375_bahia-acidente-br116-boa-nova_1601410
Foto: Reprodução | Blog do Anderson
Balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) apontou 1,6 morte por dia em 2016, com total de 611 óbitos em estradas mantidas pela União no estado. O número é menor em 3,1% em relação a 2015, que teve percentual foi de 1,7 óbitos diários, em um total de 631 perdas de vidas humanas. 

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (19). Em relação ao número de acidentes, foram registrados 5.424 nas estradas federais, redução de 22,8% em comparação a 2015, quando 7.027 ocorrências. 

Ainda de acordo com a PRF-BA, as principais causas são colisões frontais (294 registros, com 239 mortes e 289 feridos graves), colisões laterais (628 ocorrências, com 63 mortes e 201 feridos graves), colisões traseiras (133 registros, com 46 mortes e 129 feridos graves), saída de pistas (128 registros, com 65 e 140 feridos graves) e atropelamentos (127 registros, com 66 mortos e 77 feridos graves).

Do Portal NS/Fonte:Bahia Notícias

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Pesquisadores da Ufba descartam relação entre doença desconhecida e consumo de peixes

Pesquisadores da Ufba descartam relação entre doença desconhecida e consumo de peixes
Foto: Reprodução / TV Bahia
A relação entre a doença que deixa urina escura e causa dores no corpo com o consumo de pescados foi descartada por pesquisadores do Laboratório de Virologia do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (Ufba). 

Nas investigações, feitas a partir de amostras de sangue, fezes e urina cedidas pelo Hospital Aliança, não foram encontrados indícios de toxinas. O virologista Gúbio Soares ressaltou, em entrevista ao jornal A Tarde, que a suspeita é de que a doença seja causada por um vírus ainda não identificado. 

"As investigações estão seguindo neste caminho. No entanto, os resultados concretos de todas as análises das amostras devem levar mais um tempo para serem concluídos", disse. Há ainda pacientes que apresentaram os sintomas da doença, mas não consumiram peixes. 

"Tomamos conhecimento de que, em novembro, três pessoas de uma mesma família, em Alagoinhas, apresentaram os sintomas de dor muscular aguda e urina escura. Entre as pacientes, estava uma criança e nenhuma delas havia comido peixe no período", completou o pesquisador. A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registra até o momento 52 casos suspeitos da doença no estado.

Do Portal Bahia Notícias

Inscrições do SiSu abrem na próxima terça; programa oferece 283.327 vagas

Inscrições do SiSu abrem na próxima terça; programa oferece 283.327 vagas
Foto: Agência Brasil
As inscrições da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSu) começa na próxima terça-feira (24) e continua até as 23h59 do próximo dia 27. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 30 de janeiro. 

O edital foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (19). São oferecidas 283.327 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior – ano passado foram 205.514 vagas. O SiSu seleciona os candidatos de acordo com o desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas notas foram divulgadas nesta quarta-feira (18). 

Podem concorrer estudantes que fizeram qualquer uma das três edições do Enem realizadas em 2016 e que não tenham zerado a redação. O concorrente pode se inscrever em no máximo duas opções de vaga. As notas de corte vão sendo alteradas ao longo do dia e podem ser monitoradas pelo estudante. 

O aluno tem entre o dia 30 de janeiro e o dia 10 de fevereiro (até as 23h59) para aderir à lista de espera. O aluno que tenha sido selecionado para o curso correspondente à sua segunda opção na chamada regular não pode entrar na lista. 

Também foram divulgadas as datas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Financiamento Estudantil (Fies), que também utilizam as notas do Enem para a seleção. O ProUni receberá inscrições do dia 30 de janeiro a 2 de fevereiro, e o Fies, do dia 6 ao dia 9 de fevereiro.

Do Portal Bahia Notícias

Substituto de Zavascki assumirá relatoria da Lava Jato no STF

Substituto de Zavascki assumirá relatoria da Lava Jato no STF
Foto: STF
Com a morte confirmada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki (leia aqui), quem vai assumir seu lugar na relatoria da Operação Lava Jato é o substituto dele na Corte. 

Há três possibilidades para escolha do magistrado que ocupará a vaga do ministro: a primeira, por indicação do presidente Michel Temer; a segunda, por escolha dos próprios colegas de toga; e a terceira, por meio de uma indicação da Segunda Turma do STF. 

É o que determina o artigo 38 do capítulo VII do regimento interno do STF, que traz disposições sobre licenças, substituições e convocações dos magistrados. “O Relator é substituído: [...] em caso de aposentadoria, renúncia ou morte: a) pelo ministro nomeado para a sua vaga”, estabelece o documento. 

Teori morreu nesta quinta-feira (19), aos 68 anos, vítima de um acidente de avião que caiu próximo à Ilha Rosa, litoral de Paraty (RJ). Na queda, outras três pessoas também morreram.

Do Portal Bahia Notícias/por Bruno Luiz

Quijingue: após denúncia de roubo de criação e tráfico de drogas, oito homens são presos com maconha, cocaína e arma

img_0096
Foto: Notícias de Santaluz
Oito homens com idade entre 23 e 45 anos foram presos na quarta-feira (18), no distrito de Algodões, em Quijingue. De acordo com informações da PM, após denúncia de que estaria ocorrendo furto e roubo de criação e tráfico de drogas na localidade, foi deflagrada uma operação conjunta entre as polícias Militar e Civil com participação do delegado Equiber Alves. 

Foram presos: Anderson Cavalcante de Souza, 29 anos, Geruzo Queiroz Lemos, 41, Ector de Jesus Rodrigues, 27, Ícaro Souza dos Santos, 23, Wallace Nascimento Freire, 25, Adelson Moura Amorim, 28, Ronival Ferreira da Silva, 45 e Janderson de Santana Cavalcante, 24. 

Ainda de acordo com a PM, os acusados tentaram fugir ao avistar a polícia. No local onde eles foram presos, conforme a corporação foi encontrada certa quantidade de maconha e cocaína, um revólver artesanal, facas, toucas ninja e uma peruca que eram utilizadas para realizar os assaltos, além de R$ 173 em espécie. Todos foram conduzidos à delegacia da cidade. Uma adolescente de 12 anos que estava ingerindo bebida alcoólica também foi encaminhada para a unidade para adoção das medidas cabíveis.

Notícias de Santaluz

Queimadas: dupla armada comete assaltos em lugares diferentes; vítima fica em estado de choque

assalto-moto
Crimes ocorreram em lugares diferentes e em curto espaço de tempo | Foto: Ilustração
Dois homens armados a bordo de uma motocicleta roubaram pelo menos três aparelhos celulares em Queimadas na noite desta quinta-feira (19). Os crimes ocorreram em pontos diferentes da cidade e envolveram três vítimas, todas, mulheres. 

O primeiro caso foi registrado por volta das 20h20 minutos, no bairro Alto da Jacobina. De acordo com relatos de testemunhas, uma jovem de 18 anos estava em frente a sua casa quando foi surpreendida pelos bandidos, que levaram seu celular. 

O outro roubo aconteceu pouco tempo depois, próximo à Praça de Jonga, no Centro da cidade. Uma mulher e a filha dela de 13 anos também tiveram seus telefones levados pelos assaltantes, que chegaram a apontar a arma para uma das vítimas e em seguida fugiram. 

A menina ficou em estado de choque e teve de ser levada ao hospital da cidade, onde permanecia internada até a publicação desta reportagem. Seu estado de saúde é estável. A Polícia Militar foi acionada e iniciou buscas pelos suspeitos, mas até às 21h30 ninguém havia sido preso.
Notícias de Santaluz

Vitória quer jogador do Cruzeiro para vaga de Marcelo

Com a venda de Marcelo para um clube de Israel, o Vitória voltou ao mercado em busca de mais um volante para ocupar a vaga deixada pelo jovem. O alvo escolhido pela diretoria rubro-negra é Bruno Ramires.
 
Também jovem, de 22 anos (mesma idade de Marcelo), o jogador é baiano e pertence ao Cruzeiro. Revelado na divisão de base do Bahia, o atleta também passou pela base do próprio Vitória antes de chegar à Raposa.
 
Após perder espaço no clube em 2016, Ramires viu o time mineiro tentar, ao final da temporada, emprestá-lo ao Vitória de Guimarães, de Portugal. Mas, a transferência não foi concretizada.
 
Informações apuradas pelo Galáticos Online dão conta de que a diretoria do Leão já prepara uma proposta para apresentar ao volante e ao Cruzeiro pelo empréstimo.
 
Do Portal Galáticos Online/Foto: Divulgação / Cruzeiro

Sem Armero e Feijão, Bahia segue preparação para Copa do Nordeste

O elenco do Bahia voltou a treinar na tarde desta quinta-feira (19). No segundo treinamento programado para o dia, o técnico Guto Ferreira comandou um trabalho com bola no Fazendão.
 
Os jogadores foram submetidos a um treino técnico/tático de posicionamento. Em seguida, trabalharam cruzamentos e finalizações.
 
Ficaram de fora das atividades Feijão e Armero. O volante fez tratamento no músculo adutor da coxa. Já o colombiano foi liberado para resolver assuntos particulares na Colômbia.
 
Do Portal Galáticos Online/Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia 
 

Vitória divulga numeração fixa para temporada; Argentino fica com a 10

O Vitória divulgou nesta quinta-feira (19) sua numeração fixa para a temporada 2017. Camisa de "maior peso", a 10 seguirá nas mãos de um gringo.
 
Se em 2016 o número 10 foi utilizado por um colombiano, o Cárdenas, que agora passa a usar a 8, neste ano mudou de nacionalidade e será de um argentino. O escolhido foi Dátolo, que ficou de fora do amistoso com o Atlântico e ainda não estreou.
 
Na zaga, Ramon herdou a 3, utilizada por Victor Ramos no ano passado. Os novatos e prováveis titulares, Fred e Alan Costa, escolheram a 28 e a 4, respectivamente.
 
Nas laterais, a novidade foi a ausência de um 2. Do lado direito, Norberto permaneceu com a 22 e Leandro Salino vai usar a 30. Do lado esquerdo, Euller continua com a 16, enquanto que Geferson ficou a 6.
 
A camisa 7, que fez maior fama em 2016, sob responsabilidade de Marinho, saiu das mãos de um jogador ofensivo para um defensivo. Ela será de Uillian Correia.
 
Já na frente, Cleiton Xavier ficou com a 11, Pisculichi com a 15, Gabriel Xavier com a 18, Pineda com a 19 e Kieza foi mantido com a 9.
 
Confira a numeração fixa divulgada nesta quinta:
 
Goleiros
 
1 - Fernando Miguel;
23 - Caíque;
34 - Wallace; 
12 - Ronaldo
 
Zagueiros
 
28 - Fred; 
4 - Alan Costa; 
13 - Vinícius; 
3 - Ramon; 
25 - Kanu; 
37 - Bruno
 
Laterais
 
6 - Geferson; 
30 - Leandro Salino; 
22 - Norberto;
16 - Euller
 
Volantes
 
7 - Uillian Correia; 
5 - Willian Farias; 
29 - Marcelo; 
14 - José Welison
 
Meias
 
17 - Jemerson; 
15 - Pisculichi; 
10 - Dátolo; 
18 - Gabriel Xavier; 
11 - Cleiton Xavier; 
8 - Cárdenas
 
Atacantes
 
19 - Pineda; 
27 - David; 
9 - Kieza
 
Do Portal Galáticos Online/Foto: R. Santin / EC Vitória