SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 7 de janeiro de 2017

Serrinha: Adriano Lima é nome forte para presidência do Consisal

Atualmente, o ex-prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, do PT é o presidente do Consórcio  Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal), mas seu mandato está findando.

Alguns nomes aparecem fortes para sucedê-lo e um destes é o atual prefeito de Serrinha, Adriano Lima, do PMDB.

Se alguns que pleiteiam o cargo contam com o apoio do Governador da Bahia, Rui Costa, do PT, segundo informações, Adriano tem dois apoios de peso para a presidência. Mesmo não sendo do território, ACM Neto e Zé Ronaldo, ambos do DEM querem usar as suas influências para ajudar o prefeito de Serrinha.

Ao que tudo indica, Antonio Carlos Magalhães Neto virá forte para a campanha de governador em 2018, com amplas possibilidades de ser eleito e isto lhe credencia a ter influência nas decisões de vários prefeitos que não são da base do governador atual. 

Lima vem dialogando com diversos prefeitos do território para conquistar apoio e a cada dia está se fortalecendo mais e já desponta como forte candidato. Isto seria bom para a região, pois é uma pessoa de grande visão.

Por Cival Anjos

Atentado deixa dezenas de mortos na Síria

Atentado deixa dezenas de mortos na Síria
Foto: Civil Defense Idlib
Um atentado com um carro-bomba em um mercado repleto de pessoas em Azaz, na região norte da Síria, matou dezenas de pessoas neste sábado (7), informaram entidades e a mídia local. 

Enquanto o Observatório para os Direitos Humanos na Síria fala em 43 mortos, a emissora Al Manar, que pertence ao grupo Hezbollah, diz que 60 pessoas morreram e 150 ficaram feridas na ação. 

Azaz fica a cerca de 50 quilômetros da cidade síria de Aleppo e a menos de 10 quilômetros da fronteira com a Turquia. A localidade vem recebendo um grande fluxo de "novos moradores" por causa da assinatura de um cessar-fogo entre grupos rebeldes e o governo de Bashar al-Assad. 

Segundo a Agência Brasil, a trégua, que entrou em vigor em 30 de dezembro, foi intermediada por Rússia, Turquia e Irã, e prevê que as conversas para firmar um acordo de paz comecem no dia 23 de janeiro. 

Por causa dessa negociação, muitos rebeldes e civis, que estavam sitiados em Aleppo, foram morar em Azaz. Nenhum grupo assumiu a autoria do atentado, mas o grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) tentou tomar o controle da cidade por diversas vezes desde 2013.

Do Portal Bahia Notícias

Copa São Paulo 2017: Vitória vence e lidera grupo 12

O Esporte Clube Vitória não teve dificuldades para vencer o Atibaia, por 2×1, assegurando a primeira colocação do Grupo 12 da Copa São Paulo de Futebol Júnior em jogo realizado neste sábado. 

Com o resultado, o Vitória somou sete pontos e agora enfrenta o Red Bull Brasil na segunda fase. A Federação Paulista de Futebol ainda não definiu o dia e o local do confronto. Eronildo e Matheus marcaram os gols do time baiano. Fabiano aos 44 minutos do 2ª tempo descontou para o adversário.

O rubro-negro baiano jogou com Lucas, Cedric (Wellison), Léo Xavier, Matheus e Hércules (Hércules); Léo Gomes, Hebert (Gabriel) e Weslley (Luan); Yan (Lucas), Eronildo (Rafaelson) e Flávio.

Do Portal Futebol Bahiano

Hospital da Mulher terá atendimento especializado para vítimas de violência sexual

Hospital da Mulher terá atendimento especializado para vítimas de violência sexual
Foto: Carol Garcia/GOVBA
O Hospital da Mulher, que será inaugurado nesta segunda-feira (9), no Largo de Roma, terá entre seus serviços o atendimento a vítimas de violência sexual. De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), somente em 2016 foram registrados cerca de mil casos de violência sexual contra mulheres no sistema de saúde do estado. 

O coordenador de Implantação do Hospital da Mulher, Lindenor Messias, explicou que, além do atendimento de saúde, as vítimas de violência sexual serão encaminhadas pela equipe do hospital para o atendimento jurídico. 

"O acolhimento é realizado por um enfermeiro, que vai fazer a primeira abordagem. O médico, o psicólogo e o assistente social aparecem na sequência. Para a questão jurídica, é preciso formalizar um boletim de ocorrência. O atendimento é por demanda espontânea ou referendado, via regulação". 

A coordenadora do Serviço Social da unidade, Ivana Lima, ressaltou ainda que "os profissionais foram selecionados e capacitados para compor este grupo e receber estas mulheres, que estão fragilizadas e sofridas por tudo o que passaram. Então, será um atendimento humanizado. A gente fez uma estratégia para quando elas tiverem um primeiro contato com o psicólogo ou assistente social, elas não precisem ficar repetindo sua história".

Do Portal Bahia Notícias

Inho Gambirra tem lesão no ligamento e pode ficar até seis meses sem jogar

O Campeonato Municipal Santoestevense 2017 perdeu um de seus principais nomes, o volante Inho Gambirra, sofreu uma lesão no ligamento e menisco lateral do joelho direito no último dia 18, no primeiro jogo da final do intermunicipal 2016.

Apontado como um dos melhores volantes da Bahia no futebol amador, Inho é natural do município de Conceição do Coite-BA, tem 25 anos, e disputou o Campeonato Municipal santoestevense pelo Tapainua nos últimos 3 anos. Atualmente defendia a seleção de Itaberaba no Campeonato Baiano Intermunicipal de Futebol 2016.

“Tive a honra de jogar pelo Tapaiuna 3 anos seguidos, esse seria o quarto ano, mas aconteceu esse imprevisto. Deus sabe de todas as coisas”, afirmou Gambirra para equipe do Top Sports.


O volante ainda mandou um recado para torcida e direção do Tapaiuna. “Mandar um alô para os meus amigos Caio, Johab, Pipoca e para toda torcida do Tapaiuna”, finalizou Inho.

Do Blog Shekinahblo

Grêmio encaminha empréstimo de zagueiro Wallace para clube turco

Enquanto trabalha no mercado em outras frentes, especialmente para reformar o ataque, o Grêmio mantém negócios paralelos e enxuga o grupo. O Tricolor encaminhou o empréstimo do zagueiro Wallace Reis para o Gaziantepspor, da Turquia, por um ano e meio. O defensor fora contratado na metade desta temporada junto ao Flamengo. Oficialmente, o clube admite o negócio, mas diz que a situação ainda não foi concretizada.
Na época, o clube gaúcho assinara contrato de três anos com o zagueiro. Foram cumpridos sete meses do vínculo com o Tricolor. Ele iniciou como titular, mas depois perdeu espaço desde a chegada de Kannemann a Porto Alegre – o argentino se consolidou como titular ao lado de Pedro Geromel.
A negociação de Wallace com o clube turco foi intermediada por Marcelo Robalinho, da Think Ball. Wallace Reis chegou ao Grêmio em maio do ano passado, quando Alberto Guerra era o vice de futebol, por R$ 3,2 milhões. Rasgou elogios a Roger, então treinador, e iniciou bem no time. Depois, acabou perdendo espaço com a chegada de Kannemann e a impossibilidade de atuar na Copa do Brasil, por já ter vestido a camisa do Flamengo.
Com a provável saída de Wallace Reis, o Grêmio fica apenas com Pedro Geromel, Kannemann e Rafael Thyere para o setor defensivo. Isso porque outro zagueiro, Fred, também vai deixar o clube, rumo ao Vitória, indicado pelo técnico Argel. E irá ao mercado para repor as perdas.
É a quarta saída confirmada do elenco do Grêmio. Antes, o clube não renovara com o meia-atacante Negueba, emprestara o volante Moisés para a Chapecoense e acertara a saída de Fred para o Vitória, também por empréstimo. No outro lado do guichê, o Tricolor já anunciou a contratação do volante Michel e espera o atacante Gabriel Fernández para o início da próxima semana em Porto Alegre.
Do Portal CN/Fonte:Globo Esporte

Uneb: Prazo para inscrição para Vestibular 2017.2 termina dia 15

O período de  inscrição para o Vestibular UNEB 2017.2 está chegando a sua reta final! O prazo para garantir a participação no processo seletivo termina no próximo dia 15 de janeiro, exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular2017.uneb.br. A taxa é de R$ 70.
Estão sendo disponibilizadas 3.185 vagas distribuídas em mais de 112 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidas nos campi de Salvador e outras 22 cidades baianas, com entrada para o segundo semestre de 2017.
Neste ano, o processo seletivo está trazendo dois novos cursos. Os candidatos agora vão poder concorrer também às graduações em Medicina Veterinária, no Campus IX, em Barreiras, que ofertará 40 vagas, e em Administração, no Campus III, em Juazeiro, que será oferecido na modalidade semipresencial, com oferta de 40 vagas.
As provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 23 e 24 de abril. A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção constam no edital do certame (ver retificação).
O Centro de Processos Seletivos (CPS) da UNEB reforça que as vagas reservadas para 2017.1 (entrada no primeiro semestre de 2017) serão ofertadas exclusivamente através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC). O quadro de vagas para esse processo é específico e será publicizado posteriormente, em divulgação alinhada com a do MEC.
Do Portal Interior da Bahia

Vitória busca substituto de Marinho: Lucca na mira!

O Vitória segue movimentando o mercado da bola. Depois de anunciar as contratações de Leandro Salino, Fred, Uillian Correia, Cleiton Xavier, Jesús Dátolo, Gabriel Xavier e Leandro Pisculichi, o clube rubro-negro corre atrás de um atacante de lado de campo para suprir a saída de Marinho que deve se transferir para China. 

Após a recusa de Osvaldo, o nome mais cotado é do de Lucca, atualmente na reserva do Corinthians. O diretor de futebol Sinval Vieira confirmou que negocia a chegada do jogador, mas esbarra na forte concorrência de outros clubes que estão no páreo.  

"Continuo brigando muito. O Internacional está fazendo proposta de compra. Não é o caso de a gente comprar. O pessoal do Corinthians sabe o quanto estou brigando por esse jogador. Interessa muito ao Vitória. Tem a Ponte Preta, um time de fora, o Internacional e o Vitória brigando", disse Sinval.

Lucca tem 26 anos e chegou fama no futebol brasileiro ao se destacar com a camisa do Criciúma. Foi comprado pelo Cruzeiro e fez parte do time campepão brasileiro em 2013. Depois, foi para o Corinthians, onde conseguiu o título nacional novamente. Em 46 partidas na temporada passada, o atacante fez nove gols. No entanto, não deve continuar no Timão em 2017.

Do Portal Futebol Bahiano

MOTO CLUB: Toni Galego chega com o objetivo de ser campeão


Quando foi anunciado como reforço do Moto Club para temporada de 2017, o baiano Toniel de Araújo Mota, o Toni Galego, de 29 anos, da cidade de Valente, não tinha noção da expectativa que gerava na torcida motense com a sua contratação. 

Depois de ser ovacionado pela torcedores presentes, quando seu nome foi anunciado no dia da apresentação, no Centro de Treinamento Pereira dos Santos, Toni Galego confessou que ficou emocionado com os gritos, aplausos e também pelos incentivos que recebeu da torcida logo após nas redes sociais. O craque comentou sobre o que a torcida do moto pode esperar dele. 
 
“Eu estou bastante motivado e, estando bem fisicamente, tenham certeza que eu vou dar o meu melhor em campo. A torcida pode esperar um Toni aguerrido que briga 90 minutos, que honra a camisa que veste. Sempre saio de campo exausto, porque dou sempre o máximo. Claro que tem dias que não estamos bem tecnicamente e, nesses dias, eu vou marcar o tempo todo, atacar dando o melhor de mim e partir pra cima do adversário que é o que sempre gostei de fazer. Esperem um Toni lutando até os últimos minutos da partida”.  
 
Antes de assinar com o Papão, Toni tinha propostas de clubes como: O Remo, Jacobina, Fluminense de Feira e o próprio Juazeirense, clube que ele defendeu ano passado pela Série D, do brasileirão. Mas revelou que a forma de vibrar da torcida motense nas arquibancadas foi fator primordial para que ele aceitasse o convite, além da ascessão do clube, o calendário e o projeto que a diretoria lhe apresentou, que segundo ele, será muito bom para sua carreira.  
 
O meio campista se profissionalizou ano passado e já se destacou por ter feito um bom Campeonato Baiano, ter disputado uma Copa do Brasil e uma excelente participação na Série D. Embora confesse que o seu currículo ainda seja pequeno, Toni ressalta que isso nunca influenciou em seu desempenho, tanto que hoje chega ao Moto como uma das grandes contratações e espera jogar em alto nível, retribuindo as condições que o Rubro Negro da Fabril está lhe dando. 
 
Fã de Ronaldo Fenômeno e da habilidade de Neymar, Toni revelou como esses craques influenciaram na sua carreira e os cuidados que ele tem em sua vida profissional. 
 
“Por toda minha vida sempre gostei do futebol do Ronaldo Fenômeno pela velocidade e explosão, e sempre me contagiei pelos dribles do Neymar. Esses são ídolos no futebol que a gente sempre assiste a uns vídeos e tenta aprender um pouquinho, sempre gosto de me espelhar neles. Na minha vida profissional eu procuro me preservar bastante, para poder me entregar com toda força, principalmente, nos jogos. Não vai ser diferente aqui no Moto, estou sempre treinando e cuidando da minha saúde, isso me fez chegar até aqui”. 
 
Já entrosado com seus novos companheiros de equipe, Toni Galego diz que está vivendo um momento maravilhoso em sua carreira, as brincadeiras com os novos amigos são sempre saudáveis e respeitosas, ele acredita que isso também vai ajudar dentro de campo. Ao ser questionado sobre o seu novo comandante, o meio campista foi só elogios. 
 
“Estou muito impressionado com o Ruy Scapirno, ele é uma pessoa bastante carismática e bem aberta ao diálogo, um treinador que tem um vasto currículo de títulos, um treinador de ponta. Então a primeira impressão que eu tive foi bastante boa e eu fiquei bastante alegre por ter encontrado um treinador disposto a conversar e aconselhar. Isso te passa mais confiança para render dentro do que é esperado”. 
 
Com fome de bola, o baiano não espera a hora de estrear pelo rubro negro e se depender da sua vontade, a torcida motense que se prepare para comemorar os títulos de 2017. 
 
“Minha primeira intenção é jogar todas as partidas em alto nível e conquistar o máximo de títulos que nós pudermos, seja o maranhense, ou o acesso a série B que eu sei que é muito importante para o Moto. Nós vamos lutar de igual com todas as equipes, temos que entrar em todas as partidas para vencer independente de como isso vai acontecer. Vamos lutar por todos os títulos e se Deus quiser vamos conquistar nossos objetivos que são os mesmos da diretoria, e faremos a felicidade dos torcedores”.


Do Portal Maranhão Esportes

Agentes encontram rifle e roteador de internet em presídio de massacre no Amazonas

gfwgwg
Foto: Divulgação / Secom
Agentes penitenciários da unidade prisional de Manaus (AM) encontraram um rifle calibre 36, celulares e um roteador de internet em revista realizada nesta sexta-feira (6). 

Cinco dias antes o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) foi palco de um massacre em que morreram 56 presos. 

De acordo com o Bahia Notícias, além dos objetos citados foram encontrados 56 porções de entorpecentes, 42 armas brancas em estoque, 24 celulares, uma balança de precisão, quatro baterias de celulares, martelo, lanternas e terçados.

Do Portal NS

Prefeitura de Santaluz deve convocar aprovados em 1ª chamada de concurso até final de fevereiro

midia-indoor-wap-lista-vestibular-aprovados-chamada-processo-seletivo-concurso-1396359047838_956x500
Foto: Divulgação
A primeira lista de convocação de candidatos aprovados no concurso público da Prefeitura Municipal de Santaluz realizado no ano passado deve ser divulgada até o final do mês de fevereiro deste ano. Segundo informou a assessoria da Prefeitura, nesta sexta-feira (6), a intenção da prefeita Quitéria de Júnior, que tomou posse no último domingo (1º), era fazer a convocação logo no início da gestão.

Contudo, na última quarta-feira (4), durante encontro com o inspetor regional do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Luiz Carlos de Araújo, na sede da 9ª Inspetoria Regional de Controle Externo, situada em Serrinha, a prefeita foi informada que o procedimento de homologação dos nomes dos candidatos aprovados se encontrava atrasado por parte da gestão anterior, que chegou a anunciar uma das etapas do procedimento, feito junto ao Ministério Público Estadual, no dia 10 de junho de 2016, por meio de decreto assinado pelo ex-prefeito Zenon Nunes Filho, faltando apenas o envio de documentos ao TCM.

Em nota, a assessoria informou que a prefeita Quitéria de Júnior se reuniu nesta quinta-feira (5) com o departamento jurídico da prefeitura e determinou o envio, ao Tribunal de Contas, dos documentos necessários para resolver a situação e proceder à homologação dos nomes dos candidatos aprovados no concurso e divulgação da primeira lista de convocação, que deve ocorrer até o final de fevereiro ou em data posterior – de forma imediata, assim que for concluído o processo de homologação. A assessoria da prefeitura ainda informou que “não há nenhuma irregularidade no processo, pois o concurso tem validade de dois anos”.

Confira a nota da PrefeituraEm uma demonstração clara de respeito pelo Tribunal de Contas dos Municípios e com comprometimento de gestão, a prefeita Quitéria visitou, na última quarta-feira, dia 04 de janeiro, a 9ª Inspetoria Regional de Controle Externo do Órgão sediada na cidade de Serrinha, ainda como parte do processo de transição e para tratar de demandas do município.

Em reunião com o inspetor regional Luiz Carlos de Araújo, a prefeita foi informada da necessidade de se proceder à homologação do concurso público realizado pela gestão anterior, o que implica na impossibilidade de convocação e nomeação dos classificados neste momento.

Nesta quinta-feira, 5, a prefeita Quitéria se reuniu com o departamento jurídico da Prefeitura e determinou o envio dos documentos necessários para resolver a situação e proceder à homologação dos nomes dos candidatos aprovados. Na ocasião, a prefeita também cobrou celeridade da equipe na conclusão do processo.

Sendo assim, a publicação da homologação passa a ser uma mera questão burocrática, e acreditamos que a primeira lista de convocação seja divulgada até o final do mês de Fevereiro desse ano, ou em data posterior [de forma imediata, assim que for concluído o processo de homologação], quando os candidatos serão chamados a apresentar a documentação necessária e tomar posse nos cargos para os quais foram aprovados. Vale ressaltar que não há nenhuma irregularidade no processo, pois o concurso tem validade de dois anos.

A prefeita Quitéria afirma que a convocação dos aprovados no último concurso público faz parte do compromisso assumido durante sua campanha. “Estou empenhada juntamente com a minha equipe, e tenho certeza de que não haverá mais nenhuma surpresa desagradável nesse processo. Nós prometemos convocar e vamos fazer”, disse.

Notícias de Santaluz

Serrinha: homem é espancado por companheiro da vizinha após ser acusado de envenenar gato

espancado_gato
Homem foi espancado após ser acusado de envenenar e matar o gato da vizinha | Foto: Notícias de Santaluz
Cassiano Rodrigues Pereira do Nascimento, 24 anos, foi preso no fim da manhã deste sábado (7), depois de espancar um homem identificado como Aurélio Medeiros Galiza, na cidade de Serrinha. 

De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi encontrada desacordada e bastante ferida dentro da casa onde mora, na Rua Herbert de Souza, na Colina das Mangueiras. Após ser acionada, uma equipe da 2ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão fez buscas e localizou o agressor no bairro das Abóboras.
agressor_envenenamento
Cassiano foi preso após espancar vizinho da sua companheira | Foto: Notícias de Santaluz
Ao ser questionado, conforme a PM, Cassiano contou que agrediu o homem após ele ter matado, por envenenamento, o gato da sua companheira, que é vizinha da vítima. Aurélio foi encaminhado ao Hospital Municipal de Serrinha e em seguida transferido para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. 

Seu estado de saúde é desconhecido. Já o agressor foi conduzido para a delegacia de Serrinha. A ocorrência foi registrada como tentativa de homicídio, de acordo com a PM.
Notícias de Santaluz

Resposta à nota do PT sobre o fechamento da UPA em Serrinha

Às vésperas de deixar o seu mandato caótico como prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, que fechou hospitais e dezenas de postos de saúde na zona rural durante o período em que esteve à frente do município, “inaugurou” uma UPA (Unidade de pronto atendimento), no bairro da Cidade Nova, sem as mínimas condições de funcionamento, revelando ainda mais a falta de comprometimento de Osni Cardoso com o povo do município.

Diante da inviabilidade de funcionamento e demonstrando imenso respeito à população, o atual prefeito, Adriano Lima, foi forçado a decretar a suspensão do seu funcionamento, uma vez que a unidade, aparentemente inaugurada com o intuito de prejudicar a gestão atual, e, consequentemente, o povo deste município, nem sequer possui condições básicas para garantir à população serrinhense um atendimento digno.

É notório que o ex-prefeito do município nunca demonstrou respeito pela população, sobretudo no tocante às áreas de Saúde e Educação, nas quais ele inviabilizou o atendimento de milhares de pessoas, uma vez que fechou, sem qualquer consideração, dezenas de postos de saúde, creches e escolas que atendiam, principalmente, a população de baixa renda.

Portanto, o atual prefeito, Adriano Lima (que é médico), ao tomar conhecimento da situação precária em que foi “inaugurada” essa UPA, não podia compactuar com tamanha irresponsabilidade por parte da gestão anterior e decretou a suspensão dos atendimentos, que nem sequer chegaram a ocorrer. Adriano Lima afirmou que “seria uma grande irresponsabilidade da gente, enquanto gestor, fornecer atendimento ao público sem a mínima estrutura para receber os pacientes.”

É necessário que a população deste município seja tratada com respeito e verdadeira atenção. É imprescindível que esse povo tão sofrido seja visto com mais sensibilidade pelo poder público, a fim de que cada serrinhense possa ter mais satisfação em continuar vivendo aqui e não faça como tantos filhos desta terra que tiveram que ir embora por não ver suas necessidades básicas serem atendidas, sobretudo no que tange à Saúde, Educação e Emprego. O ex-prefeito, Osni Cardoso, trouxe o caos ao município, mas dias melhores estão chegando!

Da ASCOM/PMS

Bahia anuncia duas novas contratações para 2017

As novas contratações do Bahia foram anunciadas na base do conta-gotas. Nesta sexta-feira no inicio da tarde anunciou a contratação de Gustavo que veio do Corinthians. Diego Rosa que chega do Japão e Matheus lateral da base do São Paulo. 
Já no inicio da noite, outros dois jogadores anunciados. O meia-atacante Zé Rafael de 23 anos que atuou pelo Londrina no ano passado pela Série B. Além dele, foi confirmada a contratação do lateral direito Wellington Silva, de 28 anos que vem do Fluminense. Ambos os jogadores já iniciaram a pré-temporada com o elenco, em Salvador.

Enquanto Wellington Silva chega ao Bahia por empréstimo de um ano, Zé Rafael foi adquirido em definitivo do Coritiba.

Do Portal Futebol Bahiano

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Bahia interessado no volante Matheus Sales do Palmeiras

Outro jogador é apontado pela imprensa paulista que pode desembarcar no Bahia em 2017. Trata-se do meio de campo (volante) Matheus Sales. 

O jogador pertence ao Palmeiras que o liberou para procurar outro clube já que não faz parte dos planos do Verdão para 2017. No entanto, o Bahia sofre a concorrência do Fluminense do Rio também interessado no jogador. Matheus Sales ano passado atuou 23 partidas com a camisa do Palmeiras. Tem 21 anos e é cria da base do Palmeiras. 

Veja as referencias sobre o jogador de acordo o próprio Palmeiras.

Captado pelo Palmeiras em 2009 após ter sido aprovado em uma avaliação, Matheus Sales, natural de Guarulhos-SP, sempre foi um jovem de poucas palavras e de muito futebol. Um dos destaques do Sub-20 nos últimos anos, quando chegou até a ser capitão da equipe, o jogador foi relacionado pelo profissional pela primeira vez no fim de 2014, tanto por Ricardo Gareca quanto por Dorival Júnior. 

Em 2015, voltou à base, mas não desanimou. Pelo contrário. O atleta manteve o foco e, por necessidade, acabou promovido novamente para ganhar a confiança do técnico Marcelo Oliveira. A estreia foi contra o Sport, pelo Brasileirão, no Pacaembu. Já a primeira partida como titular, dias depois, foi uma prova de fogo. Sales foi escalado diante do Fluminense, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, e, com um Allianz Parque lotado, arrancou aplausos de todos. Calmo e ao mesmo tempo implacável, jogou muito também nas finais, contra o Santos, e terminou o ano nas nuvens. 

A tranquilidade, os passes certeiros, a condução de bola e, claro, a marcação obstinada são as principais características do jogador, mais um promovido recentemente da base e que vem dando conta do recado no time de cima.

Em 2016, Sales teve a concorrência de companheiros de posição e não conseguiu uma sequência significativa de jogos, mas foi importante sempre que esteve em campo.

Do Portal Futebol Bahiano

Pesquisa indica que Lula pode vencer eleições em 2018 se não for preso por Moro

Pesquisa indica que Lula pode vencer eleições em 2018 se não for preso por Moro
Foto: Roberto Stuckert Filho / PR
Uma pesquisa feita pela newsletter Relatório Reservado sugere que as eleições presidenciais de 2018 estão nas mãos do juiz Sergio Moro. 

Em levantamento feito em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, foi percebido que 71% dos 418 entrevistados apostam na prisão de Lula ou neste ano ou no próximo. Por outro lado, 58% das pessoas ouvidas acreditam na eleição do petista em 2018, caso não seja preso. 

Por outro lado, 51% das pessoas entendem que Lula é culpado pelos crimes dos quais é acusado, ante 21% que apostam em um complô contra o ex-presidente. O questionário foi aplicado entre os dias 18 e 29 de dezembro. 

De acordo com a coluna Radar Online, de Veja, o resultado deve ser divulgado na próxima segunda-feira (9). 

Do Portal Bahia Notícias

Em notificação extrajudicial, Universal pede que Escandurras não cante ‘Me Libera Nega’

Em notificação extrajudicial, Universal pede que Escandurras não cante ‘Me Libera Nega’
Escandurras e Beijinho | Foto: Reprodução / Facebook
A história sobre a música "Me Libera Nega", do MC Beijinho, acaba de ganhar mais uma capítulo. 

A gravadora Universal Music elaborou uma notificação extrajudicial solicitando que o cantor e compositor Filipe Escandurras "deixe de interpretar em shows, rádios e em qualquer mídia existente e que possa vir a existir a obra litero-musical original assim como a adaptação por ele realizada imediatamente". Além disso, a gravadora exigiu que qualquer gravação existente e todos os vídeo na internet e os cedidos as Redes de Televisão sejam retirados do ar. 

O documento também solicita a "suspenção da divulgação de qualquer material de associação da obra  ao Segundo Notificado sob pena da adoção imediata doas medidas judiciais cabíveis em face da inobservância das determinações constantes desta notificação extrajudicial". O documento na integra você confere clicando aqui.

Do Portal Bahia Notícias/por Júnior Moreira

Polícia confirma cinco mortos e oito feridos após ataque em aeroporto na Flórida

Polícia confirma cinco mortos e oito feridos após ataque em aeroporto na Flórida
Foto: Reprodução / WPLG
A polícia local confirmou que cinco pessoas morreram e outras oito ficaram feridas por conta do ataque de um atirador dentro do aeroporto de Fort Lauderdale, no estado americano da Flórida. 

O autor dos disparos foi detido. "Era um único atirador e nós não temos evidências até aqui de que ele estava agindo com mais alguém", afirmou, Barbara Sharief, representante da delegacia local, em entrevista à CNN. 

A conta oficial no Twitter do aeroporto relatou que houve um incidente na esteira de bagagens do terminal 2. Os serviços foram temporariamente suspensos e passageiros foram levados até a pista de decolagem e pouso.

Do Portal Bahia Notícias

Iceberg com 5 mil km² está prestes a se desprender da Antártida

Iceberg com 5 mil km² está prestes a se desprender da Antártida
Foto: Divulgação / Nasa
Um bloco de gelo de 5 mil quilômetros quadrados e espessura média de 350 metros está prestes a se desprender da Antártida. Segundo informações do jornal O Globo, a área equivale ao território do Distrito Federal e pode configurar um dos dez maiores icebergs já registrados. 

Pesquisadores afirmam que a fenda, que já era antiga, se alastrou rapidamente em dezembro – em duas semanas, a fissura avançou 18 quilômetros. O bloco, batizado de Larsen C, está preso por apenas uma ponte com 20 quilômetros de extensão. A movimentação está sendo obervada desde o colapso do Larsen A, em 1995, e a ruptura do Larsen B, em 2002. 

Os pesquisadores do Project Midas, da Universidade Swansea, no Reino Unido, que está acompanhando o descolamento, o processo deve ser concluído nos próximos meses, e o fim do iceberg deve ser a desintegração, como ocorreu com Larsen B. “Este evento vai modificar fundamentalmente a paisagem da Península Antártica”, disse a equipe, em comunicado. 

A avaliação é de que somente o desprendimento do Larsen C não vai gerar grandes consequências, porém o bloco bloqueia a passagem de geleiras que se descolam do continente. Estimativas apontam que caso todo o gelo bloqueado seja liberado no mar, os níveis globais dos oceanos aumentariam 10 centímetros. 

“As consequências eventuais podem ser o colapso de plataformas de gelo em anos ou década”, afirma Adrian Luckman, pesquisador da Swansea. “Mesmo que a contribuição par ao nível do mar desta área não esteja no radar, é um grande evento geográfico que vai mudar a paisagem de lá”.

Do Portal Bahia Notícias

Uber começa a cobrar taxa de R$ 0,75 por viagem em todo o país

Uber começa a cobrar taxa de R$ 0,75 por viagem em todo o país
Foto: Fernanda Carvalho / Fotos Públicas
O Uber começou a cobrar nesta sexta-feira (6) uma taxa de R$ 0,75 por viagem em todo o país. O valor será pago pelos passageiros. Segundo a empresa, a cobrança, chamada de “Custo Fixo”, ajudará a apoiar iniciativas de segurança para motoristas parceiros e usuários, além de outros custos operacionais". 

Ainda segundo o Uber, a medida tem o objetivo de manter o “crescimento saudável da plataforma no Brasil". O valor mínimo de uma viagem no Uber é de R$ 6. No entanto, a tarifa, em um mecanismo chamado de “preço dinâmico”, aumenta em caso de aumento na procura por viagens. 

O passageiro é avisado do valor da corrida antes de embarcar, já que o preço pode duplicar ou triplicar, mas não em quantas vezes a tarifa foi aumentada. Para os motoristas, não haverá mudanças na remuneração ou taxas extras. O Uber recebe entre 20 e 25% do valor da corrida e o restante fica para o condutor.

Do Portal Bahia Notícias

Bahia bate Fast e segue líder na Copa São Paulo

O Bahia voltou a confirmar o favoritismo no grupo 21 da Copa São Paulo de Futebol Júnior na noite desta sexta-feira (06). 
Comandado por Haroldo Moreira, o Esquadrão bateu o Fast por 2 a 0, gols de Geovane Itinga e Cristiano, que ajudaram a manter os 100% do tricolor na principal competição de futebol de base no Brasil.
Na última rodada da primeira fase o Bahia encara o time da casa, São Bernardo, em partida agendada para acontecer no domingo (08), às 17h (horário de Salvador).
Do Portal Galáticos Online

Menina de 11 anos fica grávida após suposto abuso do pai e abandona bebê em mala

Menina de 11 anos fica grávida após suposto abuso do pai e abandona bebê em mala
Foto: Divulgação / Polícia Militar de Piracicaba
Um recém-nascido foi abandonado em frente a uma chácara em Piracicaba (SP) e revelou uma história perturbadora. Com a investigação de pistas, incluindo um convite para um chá de bebê encontrado com a criança, a polícia descobriu que a mãe era uma menina de 11 anos que sofreu supostos abusos sexuais do próprio pai. 

O menino foi encontrado por transeuntes ainda com o cordão umbilical dentro de uma caixa de papelão, que foi colocada em uma mala de mão. De acordo com o G1, a Polícia Civil suspeita que um homem engravidou a própria filha, que deu à luz dentro da própria casa em uma área rural de Piracicaba. 

A mãe da menina confessou que realizou o parto e, depois de informar o marido, abandonou a criança por volta das 20h. A avó do bebê afirmou à polícia que não sabia que o marido abusava da filha. 

O homem nega que tenha estuprado a filha e alega que nem sabia que ela estava grávida, mas que acreditava que ela estava apenas engordando. Tanto o bebê quanto a menina foram encaminhados para unidade de saúde. A polícia pediu a prisão preventiva do homem.

Do Portal Bahia Notícias

Turista presta queixa por assalto e é preso por desacatar delegado no RJ

Turista presta queixa por assalto e é preso por desacatar delegado no RJ
Foto: Alessandro Ferreira / G1
Um turista americano foi preso nesta sexta-feira (6) por desacato a um delegado do Rio de Janeiro. Joe Ianco, de 54 anos, foi levado à Delegacia de Atendimento ao Turista para esclarecer o episódio em que reagiu a uma tentativa de assalto, ensaiou uma nova agressão ao suspeito do crime. 

Um agente pediu que ele se acalmasse e recebeu xingamentos em inglês. Em seguida, deu voz de prisão ao turista. O turista é corredor de maratona e estava com o amigo Michael Bottari, de 57 anos, e estava no Brasil desde 26 de dezembro. 

O retorno deles está previsto para domingo (8). De acordo com o G1, Ianco foi rendido ao sair de um prédio na Rua Nascimento Silva e reagiu. O criminoso correu e ele o seguiu, até que ambos começaram a brigar. 

O americano levou uma coronhada e o criminoso correu até um taxista, ameaçando-o com uma arma. Outros taxistas imobilizaram o suspeito até a chegada da polícia. A vítima e o assaltante sofreram escoriações por causa da briga e foram medicados no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, antes de serem encaminhados para a delegacia. 

Do Portal Bahia Notícias

Decreto altera limites para modalidades de licitações no estado

Decreto altera limites para modalidades de licitações no estado
Foto: Reprodução / Jequié Repórter
Os limites para adoção de modalidades licitatórias do governo do Estado sofreram alteração por decreto publicado na última semana no Diário Oficial do Estado (DOE). Para compras e serviços, o limite para a modalidade convite ampliou de R$ 56 mil para R$ 80 mil. 

A partir desse valor, até R$ 650 mil, os gestores devem fazer o certame pela modalidade tomada de preço. Acima de R$ 650 mil, é necessário realizar uma concorrência. Já no caso de Obras e Serviços de Engenharia, é possível fazer a contratação por convite em obras no valor de até R$ 150 mil. 

A Tomada de Preço é aplicada em situações cujo orçamento varie entre R$ 150 e 1,5 milhão – a partir dessa faixa, é preciso fazer concorrência. De acordo com a responsável pela Coordenação Central de Licitação (CCL) da Secretaria da Administração (Saeb), Liliane Britto, a atualização é necessária, já que os atuais valores estão sendo praticados há mais de 10 anos.

Do Portal Bahia Notícias

Governo de Roraima corrige número de mortos em presídio para 31

Governo de Roraima corrige número de mortos em presídio para 31
Foto: Reprodução / TV Globo
O governo de Roraima corrigiu o número de mortos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo para 31. Inicialmente, foi divulgado o número de 33 vítimas no caso que aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira (6). 

De acordo com o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Uziel Castro, não houve rebelião e o motivo da chacina seria de responsabilidade de presos do Primeiro Comando da Capital (PCC) que estavam concentrados nesta unidade prisional. 

O centro de detenção é o maior de Roraima e fica localizado às margens da BR-174. No local da chacina, a polícia encontrou corpos decapitados e esquartejados, e alguns tiveram o coração arrancado.

Do Portal Bahia Notícias

Detran vai monitorar em tempo real aulas práticas para CNH

Os veículos dos CFCs (Centros de Formação de Condutores) baianos ganharam um novo dispositivo para dar mais transparência às aulas práticas. São câmeras com capacidade de gravar imagem, som e transmitir diretamente para o sistema do Detran (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) o desempenho dos alunos. Até o final de 2017, todas as autoescolas devem ter o equipamento instalado, seguindo a Resolução 238/2014 do Denatran.
O videomonitoramento, utilizado de forma inédita no Estado pela escola pública de trânsito do órgão, registra automaticamente as imagens, o trajeto e a distância percorrida, além da identificação biométrica, permitindo o acompanhamento e fiscalização das aulas pelo Detran.
Segundo o diretor de habilitação, Mário Galrão, quando o sistema identificar uma irregularidade, como, por exemplo, biometria divergente ou a ausência do aluno e instrutor no interior do veículo, a aula é bloqueada e enviada para auditoria. O processo ainda permite que as aulas sejam analisadas pela coordenação de educação do órgão.
De acordo com o Detran, o novo sistema também vai se estender para as provas práticas, em breve. Em caso de dúvida, denúncia ou para conferência, as imagens serão disponibilizadas aos alunos, se assim solicitarem, para contestar a avaliação do examinador.
Como funciona
No início da aula prática, a câmera fotografa o aluno e o instrutor faz a validação por meio de um tablet, direto no site do Detran. O sistema armazena as informações como a conversa em áudio e vídeo, o tempo de aula, percurso, as notas descontadas do aluno e as observações feitas pelo professor em cada trecho, e guarda os arquivos. A aula prática só é registrada no horário agendado no sistema e com a confirmação da fotografia do candidato, com as imagens gravadas no trajeto.
Do Portal CN/Fonte:R7.com