SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 23 de abril de 2016

Retrô: Catuense confirma novo treinador para disputa do Baianão 2015 e mando de campo vai ser em Serrinha

A Catuense confirmou a contratação de Ionay da Luz para a disputa do Campeonato Baiano 2015. O treinador já tinha recebido uma proposta para comandar o Ypiranga, mas acabou acertando com o time de Catu.

Além de Ionay, o preparador físico Jackson George também chega à Catuense. A equipe estreia no Campeonato Baiano no próximo dia 1º de fevereiro, às 16h, diante do Colo-Colo, de Ilhéus.

De acordo com o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Serrinha, Malcon Greenhalgh, o prefeito Osni Cardoso confirmou na noite desta terça-feira (16), que a Catuense mandará seus jogos no Campeonato Baiano no estádio Mariano Santana, "o Marianão", e esta partida do dia 1º de fevereiro já será em Serrinha.


Do Portal Galáticos Online, com edição de Cival Anjos

Retrô: Clêuber e Jackson desfalcam a Catuense na estreia do Baianão

O treinador Ionay da Luz ganhou dois grandes problemas para a estreia da Catuense no Campeonato Baiano 2015.

No último domingo no amistoso contra o Feirense que aconteceu no estádio Arlindão, em Tucano, o volante Jackson sofreu uma torção no tornozelo e o atacante Clêuber chutou uma sola e machucou o pé e também desfalca a Catuense no duelo deste sábado (31), onde enfrenta o Colo Colo, em Pituaçu, às 16h.

Os dois atletas passaram a semana em tratamento, porém ficaram de fora do coletivo apronto que aconteceu nesta quinta-feira, pela tarde, no estádio Mariano Santana, "o Marianão", em Serrinha.

Na manhã desta sexta-feira foi realizado o recreativo e alguns dos jogadores que participaram não deverão ir para o jogo devido os problemas com as documentações.

Com isto, o treinador não vai poder colocar o time ideal em campo contra a equipe ilheense, mas já espera contar com todos, inclusive, Jackson e Clêuber para o duelo em Feira de Santana, domingo, dia 8 de fevereiro, contra o Bahia de Feira, às 16h, no Estádio Alberto Oliveira "Joia da Princesa".

Por Cival Anjos

Retrô: Catuense tem dois reforços para enfrentar o Bahia

A Catuense terá dois reforços para a partida diante do Bahia, nesta quarta-feira (25), às 19h30, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Baiano. 

De acordo com o clube, o volante Jackson e o atacante Kleuber estão à disposição do treinador Ionay da Luz para o duelo com o Tricolor baiano.


Após se lesionarem em partida amistosa contra o Feirense na cidade de Tucano, os dois atletas estão recuperados e aptos a encarar o Bahia. A dupla deve iniciar o confronto no banco de reservas diante do Esquadrão.


Do Portal Galáticos Online

Retrô: Juazeirense é favorita contra a Catuense neste sábado?

Pelo que apresentaram até a quarta rodada do Campeonato Baiano 2015, a Juazeirense é favorita diante da Catuense, mesmo jogando fora de casa.

A partida que muito se esperou que acontecesse em Serrinha, no estádio Mariano Santana será mesmo no Alberto Oliveira "Joia da Princesa", em Feira de Santana, neste sábado (28), às 17h.

Se a Juazeirense do treinador Barbosinha e dos jogadores serrinhenses, Naldo e Sandrinho já conquistou 8 pontos em 4 jogos e tem uma média de 2 pontos por partida sendo a primeira colocada do Grupo 1, por outro lado, a Catuense tem 4 pontos, com média de 1 ponto por jogo e ocupa a 4ª posição do Grupo 2 e 9ª colocada no geral.

O torcedor serrinhense que sonha em acompanhar os jogos da equipe no Marianão espera que o time treinador por Ionay da Luz tenha uma melhor sorte e conquiste os 3 pontos nesta tarde para continuar vivo na competição e vá para o jogo final da fase de classificação, contra o Galícia, em Pituaçu, com possibilidade de classificar para a próxima fase.

Nas partidas contra o Bahia de Feira e o Tricolor de Aço, a defesa da Catuense mostrou muita fragilidade e tomou gols que não deveria tomar. O treinador trabalhou o posicionamento do setor defensivo para tentar corrigir estas falhas e contar com a eficiência do ataque para conquistar os pontos necessários para se classificar.

Por Cival Anjos

Retrô: Catuense vence a primeira pelo Baianão 2015

Rafael, autor do gol de empate da Catuense
No fim da tarde e início da noite deste sábado (21), o time da Catuense bateu o Serrano pelo placar de 3x1 no estádio Alberto Oliveira, "Joia da Princesa", em Ferira de Santana, partida válida pela terceira rodada do Campeonato Baiano 2015.

Foi a primeira vitória do time treinado por Ionay da Luz que teve a super estreia do atacante, Charles, ex-Bahia, autor de 2 gols na partida.

O Serrano abriu o placar com Itacaré, aos 13 minutos de jogo, mas Rafael Santos empatou ainda no primeiro tempo, aos 27min e Charles fez mais dois no segundo tempo, aos 12min e 43min, para a Catuense que venceu por 3x1.

Com o resultado, a Catuense pulou para a terceira colocação do Grupo B, com 4 pontos ganhos e na próxima quarta-feira (25), às 19h30min vai enfrentar o Esporte Clube Bahia na Arena Fonte Nova.

Caso consiga um bom resultado neste jogo que terá transmissão ao vivo da rádio Continental AM 1330 de Serrinha, na próxima partida contra a Juazeirense que está programado para Feira de Santana, mas que o presidente do clube, Roberto Pena garante ser em Serrinha deve ser de casa cheia.

Sub-20 da Catuense empata com o Serrano por 1x1.
Na preliminar, a Catuense Sub-20 empatou em 1x1 com o Serrano que abriu o placar. Com 4 pontos ganhos, a Catuense é a segunda colocada do Grupo 2, mas pode perder posições após o complemento da rodada.



Por Cival Anjos, com informações e fotos de Sidnei Campos (Assessoria Esportiva)

Retrô: Catuense goleia e continua viva no Baianão 2015

A tarde deste sábado (28) foi surpreendente para a torcida da Catuense que goleou a até então líder, Juazeirense por 3x0, no estádio Alberto Oliveira "Joia da Princesa", em Feira de Santana.

Os gols foram marcados por Cleuber, aos 15min e 30min do primeiro tempo e Charles aos 11min da segunda etapa, nesta partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Baiano.

Com o triunfo, o time treinado por Ionay da Luz chegou aos 7 pontos ganhos ocupando a 4ª colocação do Grupo 2 e 5ª posição na classificação geral da competição. 

Na sexta e última rodada da fase de classificação, a Catuense joga no estádio de Pituaçu contra o Galícia, no domingo, dia 8 de março, às 16h, em busca da confirmação de uma vaga para a fase seguinte da competição.

Com os 3 gols marcados neste sábado, o ataque da Catuense passou a ocupar a segunda posição, com 7 gols assinalados. Fica atrás apenas do Jacuipense que foi a 9 e assumiu a liderança. O mais próximo é o ataque do Bahia que fez 6 gols. A defesa da Catuense sofreu 5 gols.

Sub-20 da Catuense também vence

O time sub-20 da Catuense ganhou da Juazeirense por 1x0 e assumiu a segunda colocação do Grupo 2, com 7 pontos ganhos e está na 4ª posição na classificação geral da competição.

Por Cival Anjos/Foto: Sidnei Campos

Retrô: Catuense vence o Feirense em Tucano

Buscando montar o time ideal que começou o amistoso com: Enéias; Rone, Ney, Jaílson e Demerson; Jackson, Mica, Alessandro Azevedo e Robert; Nem e Clêuber, o treinador Ionay da Luz comandou a Catuense na vitória de 2x0 sobre o Feirense, na tarde deste domingo (25), na cidade de Tucano.

O time que apresentou muita velocidade e força jogou no estádio Arlindão e o atacante Nem mostrou oportunismo aos 42min do primeiro tempo e 4min do segundo para dar o triunfo à equipe de Antonio Pena que acompanhou a partida das arquibancadas da praça esportiva tucanense e saiu contente com o que viu em campo.

Durante a partida, o volante, Jackson e o atacante, Clêuber saíram de campo sentindo os tornozelos, com supostas torções e preocupam para o jogo de sábado, contra o Colo Colo na estréia do time no Campeonato Baiano 2015, jogo programado para o estádio de Pituaçu.

O treinador da equipe também gostou do desempenho e vai continuar trabalhando esta semana para melhorar ainda mais para o campeonato que ele sabe que é muito difícil, porém quer ficar entre os 4 colocados. 

Ficha técnica

Catuense 2x0 Feirense

Catuense: Enéias; Rone, Ney (Pablo), Jaílson (Bira) e Demerson (Ruan); Jackson (Tiago Sena), Mica (Tácio), Alessandro Azevedo (Marcos Neves) e Robert (Netinho); Nem (Maílson) e Clêuber (Rafael). Técnico: Ionay da Luz

Feirense: Bacalhau; Rodrigo do Vale (Morais), Pirulito (Maicon Silva), Valdo (Júnior Lopes) e Reivan (Didio); Fábio Santos, Antonio Carlos (Cauê), Rafael (Fernando) e Sandro ; Dadai (Sandro Iroche) e Robinho Paulista (Marcos Bahia). Técnico: Tinho Damaceno.

Gols: Nem, aos 42min do primeiro tempo e 4min do segundo tempo para a Catuense.


Cartão amarelo: Maicon Silva do Feirense


Arbitragem

Central - Feliciano Viana
Assistente 1 - José Valter
Assistente 2 - José Fernando
Árbitro Central - José Carlos

O time Sub-20 da Catuense que também se prepara para a competição da categoria venceu a equipe tucanense do Estrela Azul pelo placar de 1x0, com gol do meia, Rondineli que é natural de Ilhéus.


Por Cival Anjos

Bahia acerta salários e deve anunciar meia do Palmeiras a qualquer momento

A falta de um meia com características de armador, o tão sonhado camisa dez pela torcida, já tem dias contados para chegar ao fim no Bahia. O Tricolor deve anunciar, a qualquer momento, um novo reforço para a posição.
 
Trata-se de Régis, que não vem sendo utilizado pelo Palmeiras. O jogador, de 23 anos, já chegou a um acordo e até acertou salários com o Tricolor. Agora, falta apenas o anúncio por parte do clube.
 
Régis, de 23 anos, ganhou destaque nacional atuando pelo Sport, em 2015. Meia canhoto, ele foi revelado pelo São Paulo e passou ainda por Paulista, América (RN) e Chapecoense. 

Do Portal Galáticos Online/Foto: ESPN

Imprensa paulista especula possível chegada de Wellington Paulista ao Vitória

Apesar de a informação ainda não ter ganhado força em Salvador, em Campinas (SP) cresceu, nos últimos dias, especulações sobre a possível chegada de Wellington Paulista ao Vitória. O atacante atualmente defende a Ponte Preta, mas tem interesse de deixar o clube.
 
O motivo foi a contratação de Roger, ex-BAVI, pela Macaca. A imprensa paulista já dá como certa a saída do jogador do Majestoso e garante que o provável destino é o Rubro-Negro baiano.
 
Wellington Paulista tem 31 anos e pertence ao Fluminense. O jogador acumula passagens por clubes como Santos, Botafogo, Cruzeiro, Palmeiras, Criciúma, Internacional, Coritiba, além do Aláves, da Espanha, e o West Ham, da Inglaterra.
 
Pela Ponte, em 2016, o centroavante foi o artilheiro da equipe no Paulistão, com seis gols marcados.
 
Do Portal Galáticos Online/Foto: Divulgação / Ponte Preta

Kid Abelha anuncia fim da banda: ‘final suave’

kid abelha the end
O Kid Abelha anunciou na noite de sexta-feira (22) o fim da banda após mais de três décadas de carreira. Formada por Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato, o grupo criou hits como “Como eu quero”, “Fixação”, “Lágrimas e Chuva”, “Nada sei” e “Pintura íntima”.

Formado nos anos 1980, o Kid Abelha gravou 16 discos. “Optamos por um soft-ending, um final suave, evitando o sensacionalismo, com a convicção de que nossa trajetória vitoriosa sempre se deveu ao entusiasmo e dedicação sempre renovados a cada disco, cada turnê”, informou o Kid Abelha em sua página no Facebook.
Kid_Abelha_1_Credito_Christian_Gaul

“A vontade de experimentar outras formas de criar e o desgaste natural de tanto tempo juntos nos levaram a essa decisão”, continuou.

Os membros da banda já alardeavam o fim da banda, mas ainda não haviam feito um pronunciamento oficial. “Com gentileza, procuramos sempre contar a verdade, mas, surpreendidos por algumas publicações equivocadas, estamos fazendo este esclarecimento”, comenta o grupo na nota publicada na rede social.

Do Portal CN/Fonte:Globo.com

Jovem leva dois tiros em tentativa de homicidio em Coité

A PM já sabe quem foi o autor dos disparos
A PM já sabe quem foi o autor dos disparos
Um jovem identificado por Jardel Santos Almeida, 25 anos, residente do Povoado de Onça, município de Conceição do Coité, foi ferido com dois tiros que atingiram a coxa esquerda e a nádega direita por volta das 18h40 desta sexta-feira, 22, na Rua Carlos Gomes, Bairro Rua Nova.

A Policia Militar disse ao CN que o mesmo relatou no hospital que estava próximo ao bar de Manoel do Banjo, quando foi surpreendido por disparos efetuados por um individuo de vulgo “Bolo Doido”.

Jardel não corre risco de morte. O autor da tentativa de homicídio está sendo procurado pela PM.

Do Portal CN

Ator José de Abreu reage com cuspe a provocação em restaurante

Desculpas
Foto: Reprodução
O ator José de Abreu protagonizou uma discussão política na noite da última sexta-feira em um restaurante paulistano. Declaradamente petista, Abreu foi reconhecido e provocado por um casal de frequentadores do local, ao que respondeu com uma cusparada no rosto de cada um. 
O conflito começou quando o cliente se dirigiu ao ator e disse: “Vota no PT e vem comer no japonês!”. Abreu levanta da sua mesa e, com um tom de voz alterado, discute com o homem o chamando de ‘coxinha’, conforme mostra vídeo abaixo. 
Ao ser acusado pelo casal de utilizar da Lei Rouanet, José de Abreu se irrita e cospe no rosto do cliente e da mulher que o acompanhava. Em seguida, sai do restaurante. Em sua conta oficial no Twitter, o ator defendeu a sua atitude, porém, excluiu o perfil em seguida. 

Do Portal NS

Em caso raro, cabra tem gestação com 5 filhotes na região norte da Bahia

cinco_filhotes
Filhotes disputam espaço para mamar | Foto: Reprodução/TV São Francisco
A gestação de uma cabra na propriedade rural de um agricultor em Juazeiro, região norte da Bahia, vem chamando a atenção porque o animal pariu cinco filhotinhos de uma só vez, o que não é considerado comum pelos veterinários. Um dos filhotes não resistiu e morreu após o parto. 
Dos quatro cabritos, três são fêmeas. De acordo com o G1, a cabra leiteira da raça Saanen, do agricultor Gilson Gonçalves, já pariu seis vezes e nas outras gestações, nasceram dois ou três filhotes. 
Agora, moradores da região dizem que nunca tinham ouvido falar de um caso com tantos filhotes ao mesmo tempo. “É cabrito demais, não é não?”, brinca a dona de casa Maria Pereira. 
De acordo com especialistas, o nascimento de mais de mais de três filhotes em caprinos não é normal, e nesses casos, os animais precisam de mais cuidados, principalmente, com a alimentação. Por isso, o dono diz que capricha nas rações, mas afirma que está bastante satisfeito com a chegada dos novos filhotes.
Do Portal NS

Serrinha: Rodada deste domingo define os últimos semifinalistas do nono Campeonato dos Enferrujados

Arquivo: Bandeirense campeão de 2014 - 7ª Edição
Na manhã deste domingo (24) tem os dois últimos jogos que definem os semifinalistas do nono Campeonato dos Enferrujados da Arena Pedrão no Alto da Bandeira, em Serrinha, que vão se juntar ao Bandeirense e São Caetano, classificados no último domingo.

Às 7:30h da manhã tem o duelo do Vitória contra o Bahia. Na partida de ida, o Bahia de Edu surpreendeu e goleou por 3x0 sendo que o Vitória era o favorito. Neste domingo, a equipe comandada por Adélson precisa devolver o placar para se classificar e os atletas ainda acreditam.

No segundo jogo da rodada, às 8:30h, o Ipiranga joga por mais um empate contra o Botafogo para se classificar. No domingo empataram por 0x0. O Ipiranga ainda não sentiu o dissabor de levar gol na competição. Em 4 jogos realizados, nenhum gol sofrido.

A final da competição está programada para o dia das mães (8 de maio) e contará com as presenças de Sivaldo, ex-jogador do Vitória nos anos 80, Zé Carlos, campeão Brasileiro de 1988 pelo Bahia e outros ex-jogadores do tricolor, além do serrinhense Robério Menezes, que fez o primeiro gol do Vitória no Campeonato Baiano de 1980, contra o time do Botafogo da Bahia. Robério também foi um dos maiores jogadores do futebol amador do estado e deu muitas alegrias para a torcida de Serrinha.

Por Cival Anjos

Anatel proíbe limites na internet de banda larga ‘por prazo indeterminado’

IMAGEM_NOTICIA_5 (2)
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) proibiu, por tempo indeterminado, as operadoras de banda larga fixa de bloquear a conexão de usuários que extrapolarem os limites de dados mensais. 
De acordo com a Folha de S. Paulo, o conselho diretor da agência, que nos últimos dias é alvo de críticas e até ataques de hackers por causa de decisões sobre o tema, diz, em comunicado, que vai examinar o assunto. “Até a conclusão desse processo, sem prazo determinado, as prestadoras continuarão proibidas de reduzir a velocidade, suspender o serviço ou cobrar pelo tráfego excedente nos casos em que os consumidores utilizarem toda a franquia contratada, ainda que tais ações estejam previstas em contrato de adesão ou plano de serviço”, diz o órgão, em nota. 
Nas últimas semanas, usuários de serviços de banda larga têm protestado contra medidas de grandes operadoras do país de limitar o uso de dados de internet – e até de cortar a conexão caso os pacotes contratados sejam excedidos, prática já existente na rede móvel. 
A justificativa é que serviços como o Netflix e jogos on-line, que exigem uma quantidade grande de dados, fizeram com que as redes ficassem sobrecarregadas, o que exige a imposição de limites.
Do Portal NS

Dilma critica ministros do Supremo que disseram não haver golpe

1611385.jpeg
Foto: Mark Lennihan/Associated Press
A presidente Dilma Rousseff rebateu nesta sexta-feira (22), em Nova York (EUA), as críticas feitas por ministros do Supremo Tribunal Federal ao uso do termo “golpe” para definir o processo de impeachment contra ela. 
Sem citar nomes, Dilma reprovou os ministros que se manifestaram sobre o tema depois da votação da Câmara que deu aval ao impeachment – Celso de Mello, Gilmar Mendes e José Antônio Dias Toffoli. Para a presidente, eles não deveriam emitir opinião, pois terão de se manifestar em provável recurso ao STF feito pelo governo. 
Questionada pela Folha de S. Paulo ao fim de uma entrevista coletiva na residência do embaixador do Brasil na ONU, Antonio Patriota, sobre o tema, ela respondeu que “não é a opinião do Supremo”. “É a opinião de três ministros. São apenas três ministros, e são ministros que não deveriam dar opinião porque vão me julgar”, disse. 
Na última quarta (20), Celso de Mello, ministro decano da Corte, disse que caracterizar o impeachment como golpe era um “gravíssimo equívoco”, uma vez que o processo era constitucional. Mendes e Toffoli fizeram declarações de teor parecido. Dilma defendeu a aplicação da cláusula democrática do Mercosul ao Brasil, em reação ao que chamou de “golpe em curso” no país. 
Ela não questionou a legitimidade de convocação de eleições presidenciais antecipadas, uma saída já proposta por nomes do governo, mas ressaltou que no momento pretende se concentrar em sua defesa.
Do Portal NS

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Vitória tem três concorrentes pela contratação de Renato Cajá

Em 2013, Renato Cajá foi do céu ao inferno no Vitória. No início do ano, marcou o primeiro gol da Arena Fonte Nova e ainda conquistou o Baianão pelo Rubro-Negro.
 
Na Série A, o meia também começou com brilho, mas em uma sequência de jogos ruins acabou se desentendendo com a torcida e deixou o clube mesmo após a boa campanha, com a 5ª colocação do Brasileirão.
 
Mas, no ano seguinte, o jogador voltou a ser destaque no cenário nacional com suas belas atuações pela Ponte Preta. Resultado, assinou um bom contrato para defender o Sharjah FC, dos Emirados Árabes.
 
Hoje, cerca de um ano depois, o atleta está voltando para o futebol brasileiro. A notícia de sua rescisão de contrato com o Sharjah FC fez logos despertar o interesse de alguns clubes no seu futebol.
 
Um deles é o próprio Vitória. Através da sua diretoria, o Rubro-Negro confirmou que fez uma proposta oficial para repatriar Cajá.
 
Mas, o Leão não está sozinho na parada. O time baiano ganhou a concorrência da Ponte Preta, Santa Cruz e Botafogo, que também procuraram o meia.
 
O vencedor da disputa será conhecido nos próximos dias, quando o jogador desembarca no Brasil. Quem levar Renato Cajá já terá o atleta à disposição para atuar.
 
Como seu acordo de rescisão com o clube árabe foi protocolado dentro do prado da janela internacional no sistema da Fifa (TMS), Caja, de 31 anos, já pode ser registrado no BID da CBF. 

Do Portal Galáticos Online/Foto: Divulgação / EC Vitória

Esporte Clube Vitória confirma contratação de zagueiro

O Esporte Clube Vitória informa que acertou o retorno do zagueiro Antônio Eduardo Pereira dos Santos, o Kanu. Um dos destaques da campanha de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro no ano passado, Kanu defendeu o OH Leuven, da Bélgica, no início de 2016.

O atleta inicia exames médicos na Toca do Leão neste domingo (24) e será apresentado oficialmente após a sua regularização. O vínculo com o defensor é até 15 de dezembro de 2016.

O zagueiro Kanu teve decisiva participação na Série B de 2015. O soteropolitano de 31 anos atuou em 16 jogos pelo Vitória e marcou quatro gols, um deles no jogo final da campanha, contra o Luverdense-MT, na Arena Fonte Nova.

"Estou muito feliz com esse retorno ao Vitória. O torcedor pode ter certeza que vou me dedicar ao máximo para ajudar o clube neste ano intenso que teremos. Meu objetivo é focar nos trabalhos e estar pronto para ajudar o mais rápido possível", comentou o defensor.

Do Portal Futebol Bahiano

Meia do Palmeiras perto de reforçar o Bahia

A informação não é novidade. Desde a semana passada, o Doutor Pandolfo gestor de Futebol do Bahia, afirma que o Bahia tenta contratar o meia Régis, atualmente no Palmeiras, porém espera o jogador resolver a suas pendências com o time paulista para embarcar para Salvador e aqui vestir a camisa do Esporte Clube Bahia, já que salário e prazo de contrato já foram tratados, acordados e estabelecidos. 
O jogador tem 23 anos e no ano passado atuou pelo Sport-PE onde ainda mantém contrato até 2019. Jamais foi titular no time pernambucano. Foi  emprestado ao Palmeiras clube onde não se firmou e outra vez não obteve a titularidade.  

Seja Régis ou lá quem venha, o Bahia estréia no Campeonato Brasileiro do dia 14 próximo enfrentando o Avai na Arena Fonte Nova e até este momento, não tem um time para essa competição, aliás, tem sim, até dois se preciso, refiro-me, para chegar no barato em quarto lugar.

Do Portal Futebol Bahiano

STF quebra sigilos de presidente do DEM e seus familiares

O senador é investigado pelo suposto recebimento de dinheiro da empreiteira OAS.
O senador é investigado pelo suposto recebimento de dinheiro da empreiteira OAS.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário do senador José Agripino Maia (DEM-RN) e de mais dez pessoas e cinco empresas ligadas ao parlamentar, que é presidente do DEM.

Em outubro do ano passado, o STF abriu um inquérito contra o senador. A Procuradoria-Geral da República (PGR) utilizou mensagens apreendidas pela Polícia Federal no celular de um dos executivos da empreiteira OAS, José Aldelmário Pinheiro, condenado na Operação Lava Jato, para embasar o pedido de abertura de inquérito contra Agripino.

O senador é investigado pelo suposto recebimento de dinheiro da empreiteira OAS, responsável pela construção da Arena das Dunas, estádio construído em Natal para Copa do Mundo de 2014.

A PGR pede a quebra dos sigilos de 2010 a 2015. De acordo com o pedido, há elementos nos autos que indicam que “os fatos se relacionam a complexo esquema de recebimento e repasse de valores ilícitos para várias pessoas, mediante a utilização de diversas empresas, com a finalidade de ocultar a origem e o destino final dos recursos envolvidos. Nesse contexto, mostra-se essencial à descoberta da verdade o acesso aos dados fiscais e bancários dos implicados na situação”.

A quebra de sigilo bancário e fiscal foi decidida por Barroso no último dia 7 e atende a um pedido feito pela PGR no mês passado. De acordo com a decisão, a PGR demonstrou que as provas apontam indícios de lavagem de dinheiro.

“Com efeito, há nos autos informações de operações financeiras realizadas pelo investigado que consubstanciariam indícios da prática de lavagem de dinheiro. Como explicitado pelo Procurador-Geral da República, estes elementos, aliados aos demais indícios coletados, recomendam o aprofundamento da investigação com o deferimento da medida requerida”, diz a decisão.

No pedido feito ao STF, a PGR lista familiares, empresas, assessores e ex-assessores do senador, que também terão os sigilos bancário e fiscal quebrados. O deputado federal Felipe Maia, filho de Agripino, está entre os citados.

Por meio de sua assessoria, Agripino Maia disse que a quebra de sigilo vai ajudar no esclarecimento dos fatos e mostrar “a falta de fundamento” das acusações. “Tenho certeza que tornarão clara a improcedência da acusação que me é feita, de conduta irregular na construção da Arena das Dunas.”

A assessoria do deputado Felipe Maia também informou que a medida será positiva para o esclarecimento da denúncia. “A quebra dos meus sigilos fiscal e bancário, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, contribuirá para esclarecer em definitivo os fatos investigados e comprovará a falta de fundamento e consistência das acusações feitas contra o senador José Agripino e pessoas ligadas a ele”, disse.

Do Portal CN/Fonte:Agência Brasil