SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 5 de março de 2016

Continental AM de Serrinha transmite Bahia de Feira x Bahia

Na tarde deste domingo (6), a Nova Equipe Esportiva Marketing 3 da rádio Continental AM 1330 de Serrinha fará mais uma super transmissão. 

Direto do estádio Pedro Amorim, em Senhor do Bomfim, pela 5ª rodada do Campeonato Baiano tem Bahia de Feira x Bahia

A Equipe Show de Bola será composta por Cival Anjos, Reny Maia, Malcon Greenhalgh, Gevaldo Goes, Jota Neto e Jaqueline Souza.

A super jornada esportiva vai começar às 14h, com o plantonista, Jota Neto, o mais bem informado da região.

Acompanhe todas as emoções de Bahia de Feira x Bahia e dos demais campeonatos pelo Brasil com a Nova Equipe Esportiva Marketing 3. É vibração pura do início ao fim!!!

Clique aqui e acompanhe a transmissão.

Por Cival Anjos

Vitória 2 x 0 Feirense: Veja os melhores momentos

O Esporte Clube Vitória deu hoje à tarde mais um passo em busca do primeiro lugar do grupo 1 do Campeonato Baiano. 

Com gols de Robert e Diego Renan cobrando pênalti o Leão venceu o Feirense, por 2 x 0 e manteve o aproveitamento de 100% no Barradão no atual campeonato. 

O próximo compromisso do rubro-negro será o clássico BA-VI, domingo, 13, na Arena Fonte Nova, pela sexta e última rodada da fase de classificação.

Veja os melhores momentos 

         

Do Portal Futebol Bahiano

Vitória joga pouco, mas vence o Feirense por 2 x 0

Que o Esporte Clube Vitória este ano conta com um time bem inferior que de anos anteriores, todos desconfiam, porém poucas acreditavam que Leão teria mesmo com alguns desfalques dificuldades adicionais hoje à tarde atuando dentro de casa para vencer o fraquíssimo Feirense pelo placar de 2 x 0.  

Robert abriu o placar logo aos seis minutos e Diego Renan batendo e convertendo penalidade sofrida do Vander sacramentou o triunfo do Leão.  Fez um primeiro tempo sofrível. Teve posse da bola maior parte do tempo, mas não soube o que fazer com ela. Melhorou um pouco na segunda etapa, porém, o resultado do futebol aplicado durante os 90 minutos, mostrou que o Leão ainda precisa de muito para tomar do Bahia a supremacia do futebol do estado.

Com o resultado, o Esporte Clube Vitória contabiliza o seu décimo ponto e assume a liderança do Grupo 1 e na classificação geral do baiano, isto, é claro, até o complemento da rodada que acontece neste domingo. O Vitória pode perder a liderança do Grupo 1 na hipótese provável de um triunfo Juazeirense em cima do Jacobina com boa margem de gols. No entanto, seja como for, a decisão do 1ª lugar do grupo e consequentemente aquele quem terá a vantagem no mata-mata só será decidido no próximo Domingo.

Agora as atenções rubro-negras estarão completamente para o clássico do Domingo que acontece às 16h na Arena Fonte. O primeiro do ano. Neste jogo, o Leão deverá ter a volta de todos os jogadores ausente neste Domingo.

Do Portal Futebol Bahiano

Lideranças do PT do Território do Sisal se reúnem em Coité para discutirem estratégias de apoio a partido e a Lula

reunião do pt territorial em coité.1
Lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) de vários municípios que compõem o Território do Sisal se reuniram durante toda manhã deste sábado, 05, na sede do Diretório do PT de Conceição do Coité, a fim de discutirem a situação atual que o partido e o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão passando em consequência da Operação Lava Jato que desta vez envolveu seu líder maior, que na última sexta-feira, 04, foi levado para depor pela PF (Polícia Federal).

Os petistas são unânimes em afirmar que, quem errou tem que pagar pelo erro, mas consideram que a forma como chegaram à casa de Lula com um grande reforço policial, foi no mínimo abuso de poder, do Judiciário brasileiro. Segundo os lideres poderiam ter agido da forma como agiu, caso tivesse intimado Lula e ele se recusasse.
reunião do pt territorial em coité.2
A reunião em Conceição do Coité serviu para o partido despertar e não ficar só levando porrada e sendo condenado sem provas definitivas. Segundo Aroldo Portugal  presidente do Diretório Municipal do PT em Coité, a mobilização foi organizada a partir de uma solicitação do presidente nacional da sigla Rui Falcão, que fez contato com o presidente estadual Everaldo Anunciação e consequentemente aos municípios.

Portugal reproduziu a frase dita por Lula numa coletiva depois de depor na PF, “ eles não souberam bater na cabeça da Jararaca para matar, eles só fizeram inflamar, a partir de agora a gente vai agir, atuar e dar a resposta e a sociedade a gente conclama que tenha certeza que o que está acontecendo com Lula é porque a gente vive um momento de grandeza, para o povo pobre que nunca teve oportunidade com outros governos.” Afirmou o presidente.
reunião do pt territorial em coité
O presidente do Diretório Municipal de Serrinha Josenildo Carneiro conhecido por Shodan disse que a direita brasileira conservadora achou que com essa ação coactiva pra cima de Lula iria amortizar a luta, mas segundo ele está sendo ao contrário, “estamos cada vez mais vivos e o coração pulsando e na certeza que as transformações que esse país teve não pode parar e Lula simboliza aquilo que se construiu de melhor nesse país. Então vamos pras ruas com este sentimento”. Disse Shodan.

Ex-presidente do PT de Valente e diretor Executivo do Consisal José Silva disse que os opositores praticamente lançaram a candidatura de Lula para 2018.”O PT deveria colocar o nome de Lula para apreciação interna junto com outros nomes para sucessão de Dilma,  ai a oposição de forma desastrosa achou que o partido estava morto, liquidado, e foi bolir na grande liderança e foi provado que o partido não é ‘cão sem dono’, não é estrutura mínima que eles pensam que está, o PT não está destruído. Podia está até adormecido, mas depois de ontem (sexta-feira) acordou.E acho que essa reunião aqui é um pouco dessa afirmação, onde não vamos aceitar golpe, não vamos aceitar a pressão de uma oposição inconformada com a derrota nas urnas e que querem ganhar no tapetão.” Ressaltou Zé Silva.

O PT municipal de Coité após a reunião definiu que na próxima terça-feira, 8 de março dia Internacional da Mulher vai participar das comemorações, dia 18 vai participar do Dia D que os movimentos sociais vão promover pelo país e no Território do Sisal o PT  sairá uma carreata que sai de cada município, se concentra em Coité a partir das 09h sai para Serrinha.

Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas

Serrinha: Mulher faz apelo para encontrar cadela desaparecida

A senhorita Iracy Lima está fazendo um apelo para quem encontrou uma cadela por nome de Sandy da raça Dachshund ou popularmente chamada também de Cofap.

Ela informa que Sandy desapareceu na última terça-feira, à noite, no bairro da Cidade Nova, em Serrinha, próximo às fábricas de calçados. 

Segundo Iracy, a cadela é como se fosse um filho e por isto está desesperada à procura, pois sente muito a falta.

Quem encontrar pode ligar pra ela no (75) 9 8239-7512 ou com Jasinho (75) 9  8348-6467.


Por Cival Anjos

Lula fez comício em vez de dar explicações sobre as acusações contra ele na “coletiva” após ser ouvido pela PF

Lula ama suas plateias. As plateias de Lula o amam. Mas isso não é suficiente para apagar as evidências de prática de crimes que levaram a Polícia Federal a escoltá-lo para depor, na sexta-¬feira passada, em uma delegação do órgão instalada no Aeroporto de Congonhas.

Como todo populista, Lula é um defensor do igualitarismo, desde que ele seja sempre mais igual do que os outros. Um suspeito da autoria de crimes pelos quais ele é investigado, em especial o delito de ter enriquecido com repasses de dinheiro desviado de uma estatal que pertence ao povo brasileiro, é levado por policiais a depor coercitivamente. Basta que as autoridades decidam assim. Ponto. Mas Lula se acha acima da lei. Ele se sentiu no direito de debochar da Justiça e dos agentes policiais. Fez um pronunciamento depois de depor durante três horas à Polícia Federal sobre as razões pelas quais recebeu 30 milhões de reais de empreiteiras pegas na Operação Lava-­Jato por usufruírem um esquema de corrupção na Petrobras.

Lula nada explicou. Nada disse que ajudasse os brasileiros a entender por que recebeu milhões de reais de empresas condenadas por esquemas de propina na Petrobras e de lobistas traficantes de medidas provisórias no seu governo. Fez-se de vítima e encenou o número de sempre diante de sua plateia. Enalteceu as próprias qualidades e magnificou seus feitos nos oito anos em que presidiu o Brasil. Feitos, aliás, que ninguém discute. Lula foi um governante de imensa sorte, presidindo um país cuja economia recebeu mais de 200 bilhões de dólares de recursos extras produzidos por exportações de minerais e grãos que tiveram preços recordes no período. Se no lugar de Lula tivesse sido eleito um "poste", essa massa espetacular de recursos teria sido injetada na economia brasileira da mesma maneira. Mas ter sorte não é um elemento desprezível na vida privada nem na pública. O problema para Lula é que, no âmbito da Justiça e nas encrencas que claramente ele tem com a polícia, a sorte não conta muito.

Foi louvável a tentativa de Lula de politizar os eventos de sexta-feira passada. Politizar é o instinto básico do ex-­presidente. Mas, como a sorte, esse atributo não ajuda muito Lula em suas atuais atribulações. Carlos Fernando Lima, um dos procuradores da Lava-­Jato, explicou o objetivo e a abrangência da Operação Aletheia (verdade, em uma tradução livre do grego). Disse ele: "Não temos nenhuma motivação política. A única consideração do Ministério Público é o legal versus o ilegal. Esta é apenas mais uma etapa da Operação Lava-Jato".

O procurador esclareceu que, ao levar Lula coercitivamente para depor - em vez de marcar uma hora para recebê-­lo na delegacia -, o MP quis evitar manifestações públicas de parte a parte. "Sabemos da polarização que existe no país e, para evitar maiores manifestações, procuramos fazer da maneira mais silenciosa possível."

Do Portal Interior da Bahia/Fonte: Veja

STF mantém Sport campeão Brasileiro de 87; Flamengo vai recorrer da decisão

O Sport venceu mais uma batalha no Superior Tribunal Federal (STF). No final da tarde desta sexta-feira (04), a entidade negou o recurso do Flamengo e manteve o clube pernambucano como o 'campeão brasileiro de 1987'. O ministro Marco Aurélio de Mello recusou a investida dos cariocas, que buscam o reconhecimento como o vencedor do torneio nacional daquele ano.

Em abril de 2014, o STF decidiu pelo Sport como o campeão brasileiro de 1987. A partir deste veredito, o Flamengo, com base de defesa na violação de um artigo da Constituição Federal, enviou um recurso para reverter o quadro; a ação do clube carioca, no entanto, acabou derrubada nesta sexta.

Ciente da nova decisão do Superior Tribunal Federal, o Flamengo prometeu reagir. Em nota oficial, a diretoria rubro-negra garante que recorrerá da decisão da justiça, favorável ao Sport Clube do Recife.

"O Flamengo tomou ciência, na tarde desta sexta-feira, que o Ministro Marco Aurélio, do STF, negou o recurso do Clube, no qual discute o título brasileiro de 1987. Como a decisão foi individual (monocrática), cabe recurso ao colegiado. O Flamengo interporá novo recurso - que será apreciado pelos demais ministros do STF - assim que a decisão for publicada", escreveu o clube rubro-negro do Rio de Janeiro.

O Sport, em contrapartida, provocou nas redes sociais ao escrever '87 é, indiscutivelmente, nosso'. O clube nordestino também emitiu uma nota oficial sobre o assunto e atacou o recurso apresentado pelo Flamengo.

"O recurso apresentado pelo Flamengo foi um "agravo de instrumento", nos autos de um "recurso extraordinário". O Ministro, por sua vez, entendeu que esse recurso não se tratava de agravo de instrumento, mas de um recurso extraordinário e julgou como inadmitido. (...) Dessa forma, o assunto está definitivamente encerrado", publicou o Sport.

A decisão sobre 1987 influencia diretamente na disputa pela 'Taça das Bolinhas'. Caso seja reconhecido oficialmente como o vencedor do Brasileiro daquele ano, o Flamengo se tornaria o primeiro pentacampeão nacional, número exigido para um clube garantir o troféu para a eternidade.

Sem a decisão favorável até então, o São Paulo, que chegou ao quinto título nacional em 2007 - o clube do Morumbi ainda se consagrou pela sexta vez no ano seguinte -, é o dono atual da 'Taça das Bolinhas'. (UOL). 

Do Portal Interior da Bahia

Riachão: Jacuipense manda cinco embora e apresenta mais três reforços

O péssimo desempenho do Jacuipense no Campeonato Baiano obrigou a sua diretoria a dispensar mais cinco jogadores que não vinham correspondendo satisfatoriamente quando foram utilizados tanto por Clebson Araújo quanto pelo técnico Paulo Foiane.

Os meias Muribeka e Juninho, o zagueiro Alemão, o atacante Coutinho e o lateral Ed Carlos não farão mais parte do elenco do Leão do Sisal para a disputa do Campeonato Baiano 2016.

Como a competição é curta e não há tempo hábil para esperar o resultado no próximo domingo contra o Colo-Colo, na cidade de Ilhéus, o presidente Felipe Sales confirmou à imprensa mais três contratações: o apoiador Reinan, que estava no Toledo do Paraná, o meio campista Paulo César, que estourou a idade de júnior no Paraná Clube, e Vitor, atacante também vindo deste último clube. Ele, inclusive, atuou contra o Vitória no jogo disputado no Barradão, pelo Campeonato Brasileiro da Série B do ano passado.

Ontem o leão do sisal realizou treinamento coletivo no Estádio Municipal e volta a treinar nesta sexta-feira (04), no período da tarde e viaja com destino a cidade de Ilhéus amanhã por volta das 13 horas, logo após o almoço.

O técnico Paulo Foiane ainda não adiantou a escalação da equipe, contudo, é provável que o Jacuipense inicie a partida com a seguinte formação: Pezão, Adalberto, Roni, Uésles e Jadilson; Dalmar, Diego Fiúza e Marcel (ou Muller); Fagner, Júnior e Thiago Orobó.

Do Portal Interior da Bahia

Uneb – Vestibular 2016: provas acontecem domingo (6) e segunda-feira (7)

As provas do Vestibular UNEB 2016 serão aplicadas neste domingo (6) e segunda-feira (7), em 28 estabelecimentos da capital e 63 do interior do estado, contemplando todas as 24 cidades onde a universidade possui campus.

Os 38.732 candidatos inscritos devem acessar seus locais de prova nos endereços eletrônicos www.vestibular2016.uneb.br ewww.consultec.com.br.

De acordo com o edital de convocação, os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50, seguindo o horário local. Os exames terão início às 8h.

No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para realização das provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além de redação. Já no segundo dia, serão aplicados, em 4h, os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia).

Concorrência
A UNEB oferece neste ano 2.974 vagas distribuídas em mais de 109 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidos nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas.

Entre os cursos mais concorridos em Salvador estão Medicina (500 candidatos/vaga), Nutrição (74 candidatos/vaga) e Fisioterapia (57 candidatos/vaga).

Já no interior, a procura maior foi pelos cursos de Direito oferecidos nos campi de Camaçari (51 candidatos/vaga) e Juazeiro (39 candidatos/vaga), e a graduação em Enfermagem ofertada em Guanambi (28 candidatos/vaga).


Mais informações no site www.uneb.br.

Do Portal CN

Serrinha: Dez pré-candidatos a vereador deixam o PRB; Reginho de Vila de Fátima é um deles e Zé Trabuco também muda de partido

Na noite desta sexta-feira (4), dez pré-candidatos a vereador deixaram o Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Serrinha e filiaram no PMB.

Dentre os que mudaram de partido estão Reginho de Vila de Fátima, nome tido como eleito no PRB, Anderson Pereira que teve 238 votos na eleição passada e Nenego da Santa, uma grande promessa e aposta para as eleições de outubro deste ano.

Vários outros nomes deixaram a antiga sigla e mudaram para o novo partido e há informação que muitos outros também seguirão o mesmo caminho saindo do PRB.

Além destes, outro que também ingressou no Partido da Mulher Brasileira (PMB) foi o vereador, José Trabuco Mota "Zé Trabuco", de 54 anos, que foi eleito em 2012, com 510 votos, pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC) e recentemente tinha se filiado no Partido Ecológico Nacional (PEN), mas resolveu mudar de sigla novamente. Trabuco é membro do Grupo do G6 de Serrinha, ligado ao líder político, Dr. Plínio Carneiro da Silva.

Estas baixas devem dar um baque no partido comandado por Batista da Sorveteria e ameaça, significativamente, a reeleição do vereador Kaliptchô, que foi eleito em 2012, com 412 votos, mas que virou as costas para todos os companheiros do partido que contribuíram com a sua eleição.

Outros nomes que ainda continuam no partido e almejam uma cadeira na Câmara também já estão balançados, com medo do PRB não consegui somar o quantitativo de votos necessários para eleger nenhum nome, depois destas saídas.


Partido da Mulher Brasileira (PMB) é um partido político do Brasil. Foi fundado em 2008 e obteve registro definitivo pelo TSE em 29 de setembro de 2015, adotando o número eleitoral 35.

Por Cival Anjos


Com desdobramento da Operação Lava Jato, manifesto de 13 de março avança

Ao final de uma semana especialmente ruim para o PT, o engajamento dos brasileiros no protesto convocado para o dia 13 de março aumentou significativamente. Entre quinta e sexta-feira, os compartilhamentos e 'curtidas' na página do Movimento Brasil Livre (MBL) no Facebook foram multiplicados por 15, segundo o líder do MBL Kim Kataguiri.

Ao site de VEJA, as lideranças do MBL e do Vem Pra Rua informam que esperam desta vez um número de manifestantes ainda maior do que o de 15 de março do ano passado, quando a presidente Dilma Rousseff enfrentou o maior protesto popular desde as Diretas.

Nesta manhã, a Operação Lava Jato levou o ex-presidente Lula para depor à força em São Paulo - apenas um dia depois de vir à tona que o ex-líder do governo Dilma no Senado, Delcídio do Amaral, ter fechado acordo de delação premiada. A operação desta sexta, contudo, nada tem a ver com os depoimentos de Delcídio, que implicam Lula e Dilma. "Como, antes, não havia resultado, não havia perspectiva de mudanças para o futuro, ficava difícil mobilizar as pessoas para protestarem. Mas com os últimos acontecimentos é muito mais fácil. São bem grandes as chances de que esse protesto seja maior do que o 15 de março", analisou Kataguiri.

O líder do Vem Pra Rua, Rogério Chequer, também relatou que a movimentação nas redes sociais do movimento está maior nesta sexta-feira e avalia que os comentários deixados na página têm uma mistura de alívio e indignação: "Alívio porque finalmente a verdade vem à tona e indignação porque as pessoas percebem, cada vez mais, que foram feitas de idiota. Não só como serem humanos enganados, mas como cidadãos que pagam impostos e não vêm a conversão deles em direitos previstos na Constituição".

Segundo Chequer, a intenção do MBL no próximo domingo é mostrar apoio à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal. "A troca do ministro da Justiça é preocupante, assim como a influência na Polícia Federal. Eles precisam do apoio da sociedade", disse. Pensando nisso, o movimento antecipou uma ação, que já era planejada, para esta sexta-feira, e que consiste em colocar bandeiras do Brasil nas janelas das casas.

Ao contrário do que foi visto na manhã de hoje em São Paulo, Chequer afirmou que a população vai manifestar sua indignação de forma "totalmente pacífica" nos protestos do dia 13. Isso porque, enquanto Lula dava esclarecimentos à PF em Congonhas, em São Paulo, militantes do PT causaram tumulto tanto no aeroporto, quanto em frente ao prédio de Lula, em São Bernardo do Campo. Neste último local, a Polícia Militar precisou intervir, afastando os apoiadores do petista e grupos contrários a ele. Também houve confusão em frente à sede do Instituto Lula, no Ipiranga, Zona Sul da capital paulista.

Pouco depois da deflagração da nova fase da Lava Jato, o PT conclamou a militância petista para defender o ex-presidente. Em nota, o partido classificou como "violência" a ação batizada de Aletheia e garantiram que tal violência "será repudiada". "A violência praticada nesta manhã - injusta, injustificável, arbitrária e ilegal - será repudiada por todos os democratas, por todos os que têm fé nas instituições e do estado de direito, no Brasil e ao redor do mundo, pois Lula é uma personalidade internacional que dignifica o País, símbolo da paz, do combate à fome e da inclusão social", diz o texto. (Fonte: Veja). 

Do Portal Interior da Bahia

Ferreira Gullar: "Populismo deslavado está chegando ao fim"; e acusa Lula de usar o estado para fortalecer o PT

Aos 85 anos, o poeta Ferreira Gullar, membro da Academia Brasileira de Letras e observador atento da política brasileira, acredita que o aprofundamento da crise, que teve na condução coercitiva do ex-presidente Lula a depor pela Polícia Federal um combustível, deve levar ao sepultamento do populismo no País.

"O passado do Lula é impossível de negar ou apagar. Mas os fatos apurados demonstram que ele não era a figura que ele fez questão de mostrar que era. Ele usou o Estado, ajudou no fortalecimento de seu partido com propina. O populismo deslavado está chegando ao fim. Chegou na Argentina, está chegando à Bolívia, à Venezuela."

Ele viu arrogância na reação de Lula à ação da PF. "Ele não foi preso, agredido. Ele se julga acima da lei. A carta que escreveu diz que prestaria depoimento a quem fosse digno de recebê-lo. Então é ele que escolhe? Não tem sentido." Para o escritor, as investigações estão revelando de forma objetiva malfeitos de Lula durante o exercício da Presidência da República - o que não significa que o governo Dilma Rousseff vá se tornar insustentável, tampouco que o Brasil tenha uma alternativa viável para substituí-la.

"Não torço pelo impeachment. Não temos uma liderança com prestígio nacional, de plena confiança, capaz de empunhar o poder nesse momento de tantos problemas e dificuldades. O único poder único que está funcionando é o Judiciário, e não é possível sustentar um país sem um governo. Se fosse em outra época, haveria um golpe militar, mas felizmente isso não vai acontecer".

O cientista político Luiz Werneck Vianna lembrou que foi a primeira vez no Brasil em que um ex-presidente foi submetido a uma condução coercitiva para depor, e apontou o peso simbólico dessa medida. "A crise já está num ponto crítico há algum tempo, não desata, é crônica. Todo dia é mesma agonia. As autoridades judiciárias envolvidas acharam que era necessária essa condução porque tem fatos, um sítio em Atibaia, um tríplex, empresários que o cercavam recebendo benefícios. Essa relação espúria entre público e privado é o fato maior", afirmou o pesquisador.

Autor de livros como Democracia e os três poderes no Brasil e A judicialização da política e das relações sociais no Brasil, doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo, ele não vê a possibilidade de impeachment na atual conjuntura, apesar da agravamento da crise política. "Vai ter maioria no parlamento? Vai ter maioria nas ruas pedindo impeachment? Não. Então a presidente fica, e nós ficamos imersos."

Werneck Vianna considera que a figura de Lula não passará incólume à história. "Ele continua tão relevante quanto antes, tem voto, tem partido, foi presidente duas vezes. Mas há fatos a serem apurados, muito dinheiro envolvido, então tem que apurar o que foi feito com esse dinheiro", defendeu.

"O Brasil precisa tirar essa crise da frente. E o nome da crise é Dilma. Acho difícil que seja superada no médio prazo, mas os países não morrem, eles superam. Afeganistão e Iraque estão lá, quebrados, mas estão. O Brasil vai continuar, mas tem que ser de maneira mais saudável para sua população". (AE).

Do Portal Interior da Bahia

sexta-feira, 4 de março de 2016

Juíza federal suspende nomeação do novo ministro da Justiça

brazil-politics-rousseff-lima_e_silva_andressa_anholete_afp
Wellington César Lima e Silva, novo ministro da Justiça, durante cerimônia de nomeação no Palácio do Planalto, em Brasília | Foto: Andressa Anholete/AFP
A juíza federal Solange Salgado, da Primeira Vara da Justiça Federal de Brasília, suspendeu nesta sexta-feira (4), por meio de liminar (decisão provisória), a nomeação, pela presidente Dilma Rousseff, do novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva. A decisão atende a pedido formulado na última quarta-feira (2) pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE). 
Ele argumentou que a Constituição Federal proíbe membros do Ministério Público de exercerem outra função pública, salvo a de professor. A Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer da decisão ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), segunda instância da Justiça Federal, cuja sede fica em Brasília. 
Segundo o G1, o despacho da juíza determina a intimação urgente da presidente Dilma Rousseff para seguir a decisão, que ainda pode ser contestada com recursos. Além disso, por se tratar de liminar, a decisão poderá ser derrubada no julgamento da ação. Na ação, o deputado argumentou que a nomeação de Wellington César “contraria frontalmente os comandos da Lei Maior, além de caracterizar um grave ato contra a moralidade administrativa”. 
Em sua decisão, Solange Salgado diz que Wellington César Lima e Silva poderá ser novamente nomeado no cargo “desde que haja o necessário desligamento (por exoneração ou, se for o caso, aposentadoria) do cargo que ocupa, desde 1991, no Ministério Público do Estado da Bahia”. Ex-procurador de Justiça da Bahia, ele está atualmente afastado do cargo.
Do Portal NS

Ministra do STF nega pedido de Lula para suspender investigações

size_810_16_9_minsitra-do-stf
Ministra Rosa Weber durante sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) | Foto: Nelson Jr./SCO/STF
A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber negou o pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para suspender as investigações contra ele realizadas tanto pelo MPF (Ministério Público Federal) quanto pelo MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo). A decisão foi expedida nesta sexta-feira (4). 
Segundo o Uol, o argumento dos advogados de Lula era o de que o ex-presidente está sendo investigado pelos mesmos fatos e em duas instâncias distintas, o MPF e o MP-SP, o que seria proibido por princípios jurídicos que visam proteger o direito dos investigados. 
Na decisão, Rosa Weber afirmou que as investigações só poderiam ser paralisadas caso fosse demonstrada que há “ilegalidade irrefutável” nos procedimentos, o que não foi detectado, segundo a ministra. 
A fase atual da Lava Jato apura suspeitas de que o ex-presidente teria recebido vantagens de empreiteiras investigadas no esquema de corrupção na Petrobras por meio das reformas em um apartamento tríplex no Guarujá, de um sítio em Atibaia e também por meio de doações e palestras. As suspeitas são apuradas tanto pelo MPF, responsável pela Lava Jato, quanto pelo Ministério Público paulista.
Do Portal NS

Dois envolvidos em morte de policial federal são mortos durante confronto com policiais

Policial teria tentado reagir a um assalto.
Policial teria tentado reagir a um assalto.
Dois dos três homens envolvidos na morte do policial federal Wilson Teixeira de Queiroz Neto, morto a tiros durante um assalto na última segunda-feira (29), foram mortos durante um suposto confronto com a polícia.

Gildemar Gonçalo da Silva, conhecido como “Gil”, e Evandro José de Araújo, também chamado de “Grande”, ou “Pé”, foram mortos no município de Campo Formoso, após, de acordo com a Polícia Federal, “reagirem violentamente à ação policial”.

Ainda de acordo com a PF, os homens foram abordados depois de policiais encontrarem durante diligências Lucas Nascimento Santos Santana. Ele foi preso no município de Filadélfia, enquanto tentava fugir.

Lucas teria indicado a localização dos outros dois comparsas após a prisão. Gildemar e Evandro foram baleados durante o suposto confronto e socorridos por policiais para unidade médica do município, mas não resistiram aos ferimentos.

Para localizar os suspeitos, uma operação foi montada e contou com a participação das policias Federal, Civil (da Bahia e de Pernambuco), da Coordenação de Aviação Operacional, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia e Militar.

As esquipes fizeram buscas nos municípios de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Filadélfia e Campo Formoso. Lucas responderá pelo crime de latrocínio, formação de quadrilha. Ele será encaminhado para o sistema prisional de Juazeiro, onde ficará à disposição da Justiça.

O Caso
O agente da Polícia Federal Wilson Teixeira Queiroz Neto foi morto a tiros durante um assalto na noite desta segunda-feira (29) na rodoviária de Juazeiro, no norte da Bahia. Segundo informações da PF, Teixeira reagiu ao assalto e acabou sendo baleado.

O crime aconteceu por volta das 21h30, no terminal rodoviário da cidade. Segundo a Polícia Militar, a ação aconteceu quando a vítima estacionou o veículo Strada, em frente à rodoviária do município.

Do Portal CN/Fonte: Correio24horas

Contran adia para maio prazo para tirar habilitação para 'cinquentinha'

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou para o próximo dia 31 de maio o prazo para quem conduzir as chamadas motos "cinquentinhas" obter a habilitação. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (3), no Diário Oficial da União, 4 dias depois de o prazo anterior vencer. 

Assim, a multa para infratores começará a ser aplicada a partir de junho. Conduzir um veículo sem habilitação é considerado infração gravíssima, com o valor de R$ 191,54 multiplicado por 3, totalizando R$ 574,62. Além disso, a punição inclui 7 pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo. 

O Nordeste é o maior mercado brasileiro das "cinquentinhas" e alguns estados da região já tinham prorrogado a fiscalização, alegando que as autoescolas ainda não estavam preparadas para dar aulas em ciclomotores. A multa não estava sendo cobrada em Alagoas, Ceará e Piauí, segundo levantamento do G1 realizado entre a última segunda (29) e esta quinta (3). 

"Sem a possibilidade de fazer aulas práticas no estado, o Detran não está emitindo habilitação nem está multando, apenas fazendo os emplacamentos", afirmou o Detran-CE. Goiás e Santa Catarina disseram que não estão aplicando multas porque ainda não estão adaptados às novas normas. 

De acordo com o Contran, quem dirige "cinquentinha" precisa ter a carteira da habilitação (CNH) na categoria A, de motos, ou a chamada Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), que é específica para esses veículos. Nem todas as autoescolas, porém, oferecem o curso para obtenção da ACC. 

Em dezembro passado, quando fixou o primeiro prazo para multar quem não tinha habilitação, o Contran também deu 6 meses para que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) adquirissem esses veículos para dar o curso de obtenção da ACC. A partir de junho, eles serão obrigados a oferecer essa opção. 

Os processos para tirar a CNH e moto e a ACC são semelhantes, incluindo aulas teóricas, práticas e prova prática. Os Detrans costumam cobrar o mesmo valor de taxas tanto para emitir a CNH quanto o ACC --custos de autoescolas, no entanto, variam. Alguns estados adiaram também a multa por falta de placa nas "cinquentinhas". 

Esta exigência existe desde que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entrou em vigor, em 1998, porém, no ano passado, o governo federal determinou que a tarefa de emplacar esses veículos passasse das prefeituras para os Detrans. O objetivo era aumentar os licenciamentos e a fiscalização, abrangendo inclusive as motos usadas. 

Por conta disso, o número de emplacamentos de "cinquentinhas" no Brasil subiu 280% em 2015 em relação ao ano anterior. Rodar com a moto sem placa e documentação também é infração gravíssima, com perda de 7 pontos na carteira, e multa no valor de R$ 191,54, além do risco de apreensão do veículo.

Corpo é encontrado dentro de campus da UFBA em Salvador

Um corpo foi encontrado dentro de um campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, na manhã desta sexta-feira (4). De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a vítima é um homem que ainda não foi identificado.
O DHPP detalha, por meio de relato de testemunhas, que o homem invadiu a Universidade e tentou arrombar uma dos portões do Instituto de Física, que fica no campus da Federação. Ao notar a presença de seguranças, ainda com base em relato de testemunhas, ele teria tentado fugir e caiu de uma ribanceira com cerca de 10 metros de altura.

Com a queda, o homem acabou parando próximo ao Instituto de Química, que fica no campus de Ondina.  Ele já foi encontrado por agentes do DHPP. Viaturas da 12ª Companhia de Independente de Polícia Militar (CIPM/Ondina) prestaram auxílio na ação.

O caso ainda é investigado. Conforme o DHPP, por se tratar de área federal, é possível que as investigações fiquem por conta da Polícia Federal.

Do Portal CN/Fonte:G1.com

Queimadas: após motorista evitar colisão, carro sai da pista, bate em pedra e pega fogo às margens da BA-120

20160304101820
Carro pegou fogo após motorista perder controle ao tentar desviar de moto que invadiu a contramão | Foto: Cidicleiton Souza (Zé Bim)/Notícias de Santaluz
Um carro pegou fogo nesta sexta-feira (4), por volta do meio-dia, às margens da BA-120, entre as cidades de Queimadas e Cansanção, nas proximidades da subestação da Coelba. De acordo com testemunhas, o veículo Voyage, de cor branca, com placas de Salvador (BA), seguia no sentido Queimadas quando uma motocicleta que trafegava na pista contrária fez uma ultrapassagem mal sucedida e invadiu a contramão. 
Ao perceber que a moto se aproximava o motorista do carro, o representante comercial Wagner Ferreira da Silva Rios, tentou desviar, jogando o automóvel para o acostamento. O carro bateu em uma pedra antes de descer por uma ribanceira e pegar fogo.
20160304104549
Carro pegou fogo entre Queimadas e Cansanção nesta sexta-feira | Foto: Leitor do Notícias de Santaluz
Wagner e um amigo que estava com ele, identificado como Lucas dos Santos Lima Rodrigues, que reside na cidade de Valente, conseguiram abandonar o veículo antes do incêndio. Lucas foi socorrido em uma ambulância e levado ao hospital local. 
Após ser submetido a exames, ele foi encaminhado consciente para o hospital de Valente, de onde foi transferido para outra unidade em Feira de Santana ou Salvador, reclamando de dores na perna. Já Wagner, saiu ileso e não precisou de atendimento médico. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e se deslocou ao local.
Redação Notícias de Santaluz