SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 2 de janeiro de 2016

Ex-detento sofre tentativa de assassinato na Cidade Nova, em Serrinha


Na última quinta-feira, 31, por volta das 16h, o ex-detento Danilo da Silva Fialho, de 25 anos, conhecido como “Pica Pau”, sofreu uma tentativa de homicídio no bairro da Cidade Nova, em Serrinha.

O jovem, que já foi preso por tráfico de drogas, foi atingido na altura do abdômen. Após ser alvejado, Fialho recebeu os primeiros socorros na emergência do Hospital Municipal (HM) e, em seguida, foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE).

O autor do disparo foi identificado e está sendo procurado. A polícia suspeita que o crime tenha relação com o tráfico de drogas. As informações são do repórter Renny Maia/PCS.


Polícia desconfia de que caso tenha relação com o tráfico de drogas

Do Portal Clériston Silva

Homem é assassinado com golpes de faca em Araci


Um homem identificado como Pio Matos de Souza, de 41 anos, foi assassinado com golpes de faca, no bairro do Cruzeiro, por volta das 22h de sexta-feira, 1º, em Araci, na microrregião de Serrinha.

Segundo a Polícia Militar, o corpo do rapaz foi encontrado por populares no início da manhã deste sábado, 2. A vítima morava na fazenda Roncador, região do povoado de Barreira, zona rural do município.

A motivação e autoria do crime ainda são desconhecidos. A Polícia Técnica foi acionada pra realizar perícia no local e fazer a remoção do corpo.


Do Portal Clériston Silva

CETO recupera Shineray roubada em Serrinha


A Polícia Militar, através da CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional) do 16º Batalhão de Polícia Militar (16º BPM), recuperou na manhã deste sábado (2), no município de Serrinha, uma motocicleta Shineray, de cor vermelha.

O veículo estava em poder de Denilson Cerqueira da Silva, conhecido como “Deni” e, ao ser consultado, foi constatado que havia sido puxado na tarde desta sexta-feira (1º) na Avenida Antônio Pinheiro Mota, no centro da cidade. 

Imediatamente, a guarnição conduziu o veículo e o suspeito à Delegacia de Polícia Civil para a adoção das providências cabíveis.

Do Portal Clériston Silva

No ano da 'Pátria Educadora', governo tira R$ 10,5 bi da Educação

O Ministério da Educação (MEC) perdeu 10,5 bilhões de reais, ou 10% do orçamento, em 2015, ano em que a presidente Dilma Rousseff escolheu o slogan "Pátria Educadora" como lema de seu segundo mandato. Cortes em programas, pagamentos atrasados e trocas de ministros marcaram o ano da pasta.

A presidente anunciou o lema já no primeiro dia de 2015, mas os problemas na área também apareceram depressa. Antes mesmo de oficializar o represamento de orçamento no âmbito do ajuste fiscal, a tesoura atingiu programas como o Financiamento Estudantil (Fies) e o Pronatec, as duas principais bandeiras de Dilma na área da educação durante as eleições de 2014.

Depois de uma expansão de financiamentos entre 2010 e 2014, o governo alterou as regras do Fies ainda nos últimos dias de 2014. Restringiu o acesso ao programa e chegou a adiar pagamentos a empresas educacionais. O ano fechou com 313 mil contratos, 57% menos do que o registrado em 2014.

Dados atualizados mostram que a União gastou 12 bilhões de reais com o Fies em 2015, 16% menos do que os 13,7 bilhões de reais de 2014 - apesar de já haver mais contratos acumulados. No Pronatec, o início de novas turmas foi adiado no primeiro semestre e também houve atraso de pagamentos às escolas. O MEC defende que foi registrado 1,1 milhão de novas matrículas em 2015.

No decorrer do ano, outras iniciativas sofreram com a escassez de recursos, como o Mais Educação, voltado a escolas de tempo integral, e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que transfere verbas diretamente para as unidades. Bolsas de programas de iniciação à docência e de alfabetização também atrasaram. O corte na verba de custeio provocou reflexos nas universidades federais, que agonizaram com problemas de caixa. O MEC ainda teve de lidar com uma greve de cinco meses de duração dos professores universitários federais.

Trocas no ministério
Com dificuldade de arcar com os compromissos já existentes, a pasta viu a expansão de gastos com a educação, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), ser ameaçada. Aprovado em 2014, o PNE estipula 20 metas para a educação em 10 anos e traz a previsão de ampliação dos recursos da área para o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no período. Atualmente, esse porcentual fica em torno de 6%.

O diretor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Carlos de Freitas, analisa que, embora tenha seu peso, a questão orçamentária não é o único problema enfrentado na área. "Em um ano de mandato estamos no terceiro ministro. A educação é uma área com um imenso passivo motivado pelo acúmulo histórico de falta de prioridade e investimento e há uma pressão muito grande para que os resultados apareçam logo. No entanto, não há atalhos para a boa educação", diz.

A primeira opção para o MEC no segundo mandato da presidente Dilma era o ex-governador do Ceará Cid Gomes. Ficou 76 dias no cargo e saiu após chamar o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, de achacador. Em seguida, assumiu o professor da USP Renato Janine Ribeiro, que ficou cinco meses no MEC. Em outubro, ele foi substituído por Aloizio Mercadante, que voltou ao cargo que já havia ocupado entre 2011 e 2014.

De acordo com Janine Ribeiro, não foi possível prever que o golpe financeiro no MEC seria tão grande. "Em um ano sem dinheiro, fica um problema muito grande", diz ele, que critica o PNE. "O PNE é um plano de gastos, não é de melhora nos gastos. Passa a ter a crise e não se sustenta a expansão prevista."

Em nota, o MEC defendeu que, mesmo com as restrições orçamentárias impostas pela necessidade do ajuste fiscal, foram preservados os "programas e as ações estruturantes do MEC". "Em 2015, foi dado mais um passo importante nesses 13 anos de governos que mantiveram o projeto educacional de compromisso com a ampliação do acesso e da permanência nos diferentes níveis de ensino e com a qualidade da educação", completa a nota.

Do Portal Interior da Bahia, com Estadão Conteúdo e Veja

Serrinha: Ciclista morre atropelado na BA-411


O ciclista Rivelino dos Santos Campos, de 25 anos, morreu atropelado na noite desta sexta-feira (1º) na rodovia BA-411. O acidente aconteceu por volta das 19h na altura do km 35, na localidade conhecida como Sucupira, na saída de Serrinha para Barrocas.

De acordo com informações do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (PRE-BA), o motorista que atropelou o ciclista fugiu do local sem prestar socorro à vítima. Não há informações sobre as circunstâncias do atropelamento, nem sobre a identidade do motorista nem dados do veículo envolvido no acidente.

O corpo de Rivelino, mais conhecido como "Lêo", foi periciado por profissionais da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Serrinha e encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. A vítima morava no bairro da Rodagem, em Serrinha.


Motorista do carro envolvido no acidente ainda não foi identificado
Acidente aconteceu na localidade conhecida como Sucupira,
 na saída de Serrinha para Barrocas

Do Portal Clériston Silva

Igreja Tabernáculo é a campeã do campeonato dos evangélicos de Serrinha

Terminou com sucesso, mais um Campeonato Serrinhense dos Evangélicos. Esta competição que é organizada pela Liga Desportiva Serrinhense (LDS) teve o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF) que doou a premiação.

A edição 2015 teve como campeã a Igreja Tabernáculo e a Assembleia dos Santos que ostentava o título de 2014 ficou com o vice-campeonato. 

Mesmo com todas as dificuldades que a LDS enfrenta sem o apoio da Prefeitura de Serrinha vem realizando esta competição que já se firmou no calendário esportivo local e a entidade máxima do futebol de Serrinha já iniciou o planejamento para o campeonato de 2016.

Além de apresentar os veteranos, como o meio campista Zoreia da Assembleia dos Santos (pai de Djavan que é lateral-esquerdo do Braga de Portugal), o campeonato vem revelando alguns talentos, a exemplo do atacante Andrei que foi o artilheiro com 13 gols defendendo a Assembleia dos Santos e que também são requisitados para disputar o campeonato municipal por diversas equipes.

Entusiasmado com o apoio recebido pela FBF, no momento da entrega da premiação, o presidente da LDS, Cleilton Ramos fez questão de destacar a importância da parceria com Federação e agradeceu a seu presidente, Ednaldo Rodrigues e os diretores Taíse Galvão e Wilson Paim e demais membros da entidade.


 
Tabernáculo campeã

Assembleia dos Santos vice
Por Cival Anjos

Marcelo Lomba tem nome publicado no BID como jogador do Bahia


Nesta sexta-feira (1º), o goleiro Marcelo Lomba teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como jogador do Bahia. 

Com contrato até dezembro de 2017, o arqueiro está confirmado no Tricolor para a próxima temporada e vai se apresentar no dia 4 de janeiro no Fazendão.

Neste ano, Marcelo Lomba foi emprestado pelo Bahia à Ponte Preta, onde disputou o Campeonato Brasileiro da Série A e foi um dos destaques da competição nacional.

Do Portal Galáticos Online

Candeal: População se revolta contra Embasa e protesta pela falta de água

Durante a manhã da quinta-feira (24) da semana passada, moradores da cidade de Candeal protestaram contra o péssimo serviço prestado pela Embasa.

Segundo informação prestada por um morador que pediu para não ser identificado, tem ruas que há mais de 30 dias não cai uma gota d ‘água na torneira.

Dezenas de pessoas participaram de uma passeata liderada pelos vereadores Jotanedson, César de Dié e Romário, percorrendo as principais ruas da cidade e logo em seguida os protestos aconteceram em frente à sede da empresa.

Cartazes com frases reivindicando agilidade na solução do problema eram mostrados e barulho ensurdecedor com apito predominou o movimento. Os organizadores da manifestação colheram várias assinaturas que serão entregues na Gerência Regional da Embasa para que atenda o apelo da população.

Por Noroel Fernandez (Portal Interior da Bahia)

Dois homens são presos em flagrante com arma e droga, em Araci

No final da manhã desta quinta-feira (31), uma guarnição da Terceira Companhia do Décimo Sexto Batalhão da Polícia Militar, com sede na cidade de Araci prendeu em flagrante delito, por porte ilegal de arma de fogo, dois indivíduos: Anderson Aquino Santos, "Andinho", de 20 anos, e Hugo Delon Silva Pereira "Huguinho", de 21. Com os dois, também foi encontrada uma quantidade de Maconha. 

Os Policiais Militares estavam patrulhando a Zona Rural de Araci. No Povoado do Poço Grande, a guarnição se deparou com os acusados, que estavam em atitude suspeita, à bordo de uma motocicleta de placa policial HED-1822. A placa pertence na verdade a outro veículo duas rodas com outras características.

Os homens empreenderam  fuga depois que avistaram a presença da viatura, mas foram interceptados. Ao ser dada ordem para que desembarcassem do veículo e colocassem as mãos na cabeça, um dos suspeitos, Hugo Delon, que carregava na região do abdômen algo por baixo da roupa, desobedeceu a determinação, levando a mão à linha da cintura. 

Diante da iminente agressão injusta, um integrante da guarnição deflagrou um disparo de arma de fogo, alvejando Hugo na perna sem gravidade. Foi constatado que o mesmo realmente trazia consigo uma Revólver calibre .32 na cintura. Hugo foi socorrido ao hospital.

Os dois sujeitos, a arma, a droga e a motocicleta apreendida, foram conduzidos à delegacia da cidade, onde foi lavrado flagrante.


Fonte: Ascom 16° BPM

Primeiro bebê nascido em Coité em 2016 é do sexo feminino

O Calila Noticias há vários anos tem procurado informar o primeiro nascimento do ano em Conceição do Coité, e para manter a tradição esteve nesta sexta-feira, 1º de janeiro de 2016 no Hospital Português – Unidade Municipal especializada em parto, e foi informado que o primeiro bebê que veio ao mundo pelo município de Coité, é uma menina que nasceu de parto cesárea.
U
Bebê nasceu de parto cesárea e não tinha completado os nove meses.
A mamãe Jucicleia Fernandes da Silva, 23 anos, natural de Queimadas, mas que está morando em Coité há quatro. na  Fazenda Tanque de Terra, disse que sua primeira filha vai se chamar Aila Vitória, que nasceu às 09h23 medindo 47 centímetros, peso 2,738 kg.

Segundo a sogra de Jucicleia e avó de Aila, Dona Magna que está como acompanhante, a netinha nasceu sem ter completado os nove meses, mas é uma criança saudável, assim também está a mamãe após o parto.

Ainda de acordo com a avó, chegou a preocupar um pouco porque ela secou o liquido amniótico e estava aguardando desde quarta-feira,30/12, a regulação para transferir para Feira ou Salvador, “mas graças a Deus deu tudo certo não precisou ser transferida, nasceu aqui em Coité mesmo e sendo a primeira de 2016”, comemora a avó seu segundo neto, ela que também é presidente da Associação Comunitária da região de Tanque de Terra e Patos.
Redação CN * Foto: Raimundo Mascarenhas

Novo acordo ortográfico é obrigatório a partir deste dia 1º de janeiro de 2016 no Brasil

As regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa são obrigatórias no Brasil a partir de hoje (1º). Em uso desde 2009, mudanças como o fim do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais agora são oficiais com a entrada em vigor do acordo, adiada por três anos pelo governo brasileiro.

Assinado em 1990 com outros Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para padronizar as regras ortográficas, o acordo foi ratificado pelo Brasil em 2008 e implementado sem obrigatoriedade em 2009. A previsão inicial era que as regras fossem cobradas oficialmente a partir de 1° de janeiro de 2013, mas, após polêmicas e críticas da sociedade, o governo adiou a entrada em vigor para 1° de janeiro de 2016.

O Brasil é o terceiro dos oito países que assinaram o tratado a tornar obrigatórias as mudanças, que já estão em vigor em Portugal e Cabo Verde. Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste ainda não aplicam oficialmente as novas regras ortográficas.

Com a padronização da língua, a CPLP pretende facilitar o intercâmbio cultural e científico entre os países e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em língua portuguesa, já que os livros passam a ser publicados sob as novas regras, sem diferenças de vocabulários entre os países. De acordo com o Ministério da Educação, o acordo alterou 0,8% dos vocábulos da língua portuguesa no Brasil e 1,3% em Portugal.

Alfabeto, trema e acentos
Entre as principais mudanças, está a ampliação do alfabeto oficial para 26 letras, com o acréscimo do k, w e y. As letras já são usadas em várias palavras do idioma, como nomes indígenas e abreviações de medidas, mas estavam fora do vocábulo oficial.

O trema – dois pontos sobre a vogal u – foi eliminado, e pode ser usado apenas em nomes próprios. No entanto, a mudança vale apenas para a escrita, e palavras como linguiça, cinquenta e tranquilo continuam com a mesma pronúncia.

Os acentos diferenciais também deixaram de existir, de acordo com as novas regras, eliminando a diferença gráfica entre pára (do verbo parar) e para (preposição), por exemplo. Há exceções como as palavras pôr (verbo) e por (preposição) e pode (presente do indicativo do verbo poder) e pôde (pretérito do indicativo do verbo poder), que tiveram os acentos diferenciais mantidos.

O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo.

Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes “éi” e “ói”), dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.

O hífen deixou de ser usado em dois casos: quando a segunda parte da palavra começar com s ou r (contra-regra passou a ser contrarregra), com exceção de quando o prefixo terminar em r (super-resistente), e quando a primeira parte da palavra termina com vogal e a segunda parte começa com vogal (auto-estrada passou a ser autoestrada).

A grafia correta das palavras conforme as regras do acordo podem ser consultadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), disponível no site da Academia Brasileira de Letras (ABL) e por meio de aplicativo para smartphones e tablets, que pode ser baixado em dispositivos Android, pelo Google Play, e em dispositivos da Apple, pela App Store.

Do Portal CN/Fonte: Agência Brasil – Edição: Juliana Andrade

Acidentes envolvendo motocicletas deixam três feridos em Coité e Retirolândia

Acidente em Retirolândia
Acidente em Retirolândia
O último dia de 2015 foi marcado por acidentes envolvendo motocicletas nos municípios de Conceição do Coité e Retirolândia, três vítimas foram transferidas.

Em Retirolândia o acidente ocorreu por volta das 23h20 na BA 120, entrada de acesso ao Povoado de Jibóbia (a primeira para quem sai de Retiro, já que existem duas),quando ocorreu uma colisão envolvendo o Fiat Palio e uma motocicleta Honda deixou o motociclista Marcos Oliveira Cerqueira, 34 anos, com fraturas expostas na perna esquerda que depois de ser levado para o Hospital Municipal foi transferido imediatamente para outra unidade em Feira de Santana ou Salvador.
Palio precisou ser levado no guincho
Palio precisou ser levado no guincho
De acordo com o motorista do Palio seguia do Povoado de Laginha/Retirolândia  acompanhado da esposa e um filha, quando acessou a rodovia foi surpreendido pelo motociclista que sem prestar atenção, cruzou a pista para entrar na estrada vicinal que dá acesso ao povoado de Jiboia. Com o impacto a moto desceu uma ribanceira e ficou parcialmente destruída.O casal e a filha estavam indo acompanhar a queima de fogos em Retirolândia para comemorar o reveillon.

Segundo informações Marcos é natural de Coração de Maria, mas está morando em Retirolândia.

Conceição do Coité 
Na cidade de Coité por volta das 20h foi registrado uma colisão frontal envolvendo duas motos Bros de dados ignorados e deixou os dois ocupantes com fratura na perna.
Vítima de capacete foi transferida em estado grave.
Vítima de capacete foi transferida em estado grave.
Derivan Pinto Santana, 34 anos, residente no bairro da Conceição em Feira de Santana, veio visitar familiares que residem na Fazenda Tamburi, na região do Povoado de Gangorra. 

Ele seguia para o Distrito de Aroeira para acompanhar a virada do ano, quando foi surpreendido com outra moto no sentido contrário, conduzida por Anderson Silva Carneiro, residente  na Fazenda Gangorra I. O acidente aconteceu  na localidade conhecida por terra vermelha.

Um fato curioso e motivo de tristeza para Derivan, é que ele vem se recuperando de um acidente sofrido no dia 3 de outubro 2015, em Feira de Santana, depois de colidir a moto com um carro, e fraturou a perna, ficando 21 dias internado no Clériston Andrade, quando teve alta, ele veio em Coité sem a moto, já que o veículo ficou em Feira para o conserto, ontem (dia do acidente) ele foi buscar e na sua primeira viagem volta a sofrer acidente, fraturando a outra perna.

Ambos foram transferidos para Feira de Santana, sendo que Anderson em estado mais grave.

Do Portal CN

Homem é assassinado a tiros em bairro de Jacobina

Vítima já havia sofrido tentativa em janeiro de 2014.
Vítima já havia sofrido tentativa em janeiro de 2014.
Por volta das 19h desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2016,  Henrique Silva Borges, 24 anos, foi assassinado a tiros na Rua José Pinho de Freitas no Bairro Caixa D’água.

Segundo informações, dois homens em um veículo abordaram Henrique na rua e efetuaram pelo menos 6 disparos. 

O jovem morreu no local e a Polícia Militar esteve guardando a cena do crime até a chegada do Departamento de Polícia Técnica, que recolheu o corpo para o IML anexo a 16ª Coorpin.

No dia 20 de janeiro de 2014, Henrique sofreu uma tentativa de homicídio na Rua da Laranjeira no Bairro Félix Tomaz, onde foi atingido com dois disparos. Veja matéria clicando

Do Portal CN/Fonte: Augusto Urgente!

Salário mínimo de R$ 880 vale a partir de hoje


O novo salário mínimo brasileiro passa a valer nesta sexta-feira (1º). O valor, de R$ 880, representa um aumento de 11,7% em relação ao que estava em vigor em 2015 (R$ 788).

O reajuste deve injetar R$ 57 bilhões na economia, segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

De acordo com o Dieese, 48,3 milhões de pessoas têm rendimento baseado no salário mínimo. O aumento deve causar um impacto total de R$ 30,2 bilhões às contas públicas em 2016.

Maior que previsto - Por lei, o salário mínimo deve ser reajustado em percentual equivalente à inflação do ano anterior, medida pelo INPC, mais a variação do PIB de dois anos antes.

Em 2014, o PIB teve alta de 0,1%. O INPC acumula nos 12 meses até novembro alta de 10,97% (o valor fechado do ano ainda não foi divulgado). 

O salário mínimo de 2016 foi projetado em R$ 871 no projeto aprovado pelo Congresso Nacional para o Orçamento de 2016, mas o valor final, que é definido pelo governo, ficou acima do previsto.

Do Portal CS

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

WhatsApp enfrenta problemas de conexão nesta véspera de Ano-Novo

Pessoas de todo o mundo reclamaram de instabilidade do WhatsApp na tarde desta quinta-feira (31). 

Segundo o site Down Detector, que monitora serviços online, o app começou a apresentar problemas às 14h33, no horário de Brasília. 

Inicialmente focada na Europa, a falta de conexão também afetou cidades dos EUA e do Brasil.

No mundo, são cerca de 900 milhões de usuários.

Do Portal CN/Fonte UOL

Novo reforço: Bahia anuncia Juninho, destaque do Macaé na Série B

O meia Juninho, destaque do Macaé na Série B do Campeonato Brasileiro deste ano, é o novo reforço do Bahia. O clube anunciou a contratação do jogador, na noite desta quinta-feira (31), através de uma SMS para os associados.
"O Bahia nao para nem no Reveillon: meia Juninho, destaque na Serie B pelo Macae, e o novo reforço tricolor. #socioesquadrao", diz a mensagem. Confira:

Do Portal Galáticos Online

Copa SP: equipe juvenil do Serrano está a caminho de São Carlos


A equipe sub-17 do Serrano já está a caminho de São Carlos, no interior de São Paulo, onde vai disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Mongoió está no Grupo 09 do torneio ao lado de São Carlos-SP, Internacional e Botafogo-SP.

O Serrano estreia na Copa SP neste sábado (2), às 16h (de Salvador), diante do São Carlos. No dia 4, a equipe baiana encara o Internacional e no dia 6 encerra a participação na primeira fase diante do Botafogo-SP.

Os jogadores barroquenses Arthur e Lucas não viajaram com o grupo que só tem 20 atletas na delegação, mas estão confirmados para disputar o Campeonato Baiano sub 20 pelo time do Feirense. Alguns jogadores de Serrinha também deverão está no elenco para o baianão pela equipe de Feira de Santana.

Fonte: Portal Galáticos Online/Edição: Cival Anjos

Mensagem de ano novo do Escritório de Representação do Governo da Bahia


Igreja da Graça de Serrinha faz Mega Vigília da Virada em praça pública

Na noite desta quinta-feira (31), a partir das 21h, a Igreja Internacional da Graça de Deus da cidade de Serrinha estará realizando a Mega Vigília da Virada na Praça Morena Bela.

O Pastor Israel Aguiar batalhou juntamente com todos obreiros e membros para armar um estrutura com palco na Praça Morena Bela em Serrinha e conseguiram dar este presente ao povo de Serrinha e região. 

Esta é a primeira vez que acontece um evento desta magnitude organizado por uma igreja evangélica onde celebrarão a virada de ano. 

A Mega Vigília começa às 21h e vai passar da meia noite, com muita música ao vivo com a banda de louvor da Igreja da Graça e convidados.

O Pastor Israel Aguiar está convidando toda população serrinhense e da região, independente de religião, pois acredita que o mais importante e celebrar Jesus.

Por Cival Anjos

Ex-jogador do Bahia, Guilherme Santos é preso em Jequié


O ex-lateral esquerdo do Bahia, Guilherme Santos, famoso por problemas extracampo, foi preso na madrugada desta quinta-feira (31), na cidade de Jequié, interior da Bahia. De acordo com informações policiais, o atleta foi detido por desacato à polícia.

Segundo a PM, Guilherme estava promovendo uma festa em uma casa no município baiano com som alto e muita bagunça. Quando a polícia chegou ao local e pediu às pessoas presentes para abaixarem o volume do som, o jogador e um amigo alteraram as vozes e desacataram os policiais.

A polícia ainda tentou intimidar Guilherme Santos anunciando que o atleta seria multado por causa do barulho, mas o jogador teria afirmado que não tinha problema, pois pagaria.

Após discutir e desacatar os PM's, o lateral-esquerdo, assim como seu amigo, identificado como Henrique, foram presos pela polícia e encaminhados para a 9ª CORPINPOR. O veículo que estava tocando o som em alto volume também foi apreendido.

Já na manhã desta quinta-feira (31), Guilherme Santos e o amigo foram soltos pela polícia.

Do Portal Galáticos Online, com informações e foto do repórter Irlan Vieira

Policiais Militares do 16º BPM fazem grande apreensão de drogas e arma em Serrinha

Na madrugada desta quinta-feira (31), o Décimo Sexto Batalhão de Polícia Militar, por intermédio da sua Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), durante Operação de Final de Ano, apreendeu 72 Kg de Maconha e uma arma de fogo, na cidade de Serrinha.

Por conta da Operação, os PMs estavam intensificando o policiamento ostensivo entre as cidades de Araci e Teofilândia, que também fazem parte do Batalhão, quando identificaram um veículo em atitude suspeita, um Renault/Sandero de placa policial JRS-5395, que aumentou consideravelmente a velocidade depois que visualizou a viatura.

O acompanhamento foi iniciado e após alguns quilômetros, já em Serrinha, o veículo em fuga adentrou a uma região de matagal, dele desembarcando dois ocupantes que efetuaram disparos de arma de fogo contra os militares. 

Houve confronto e um dos homens foi alvejado, sendo prontamente socorrido ao Hospital Municipal de Serrinha. O segundo agressor conseguiu fugir e até o momento  não foi localizado.

Horas depois de ter sido socorrido pelos policiais, Leonardo Lopes da Silva, de 30 anos, que morava no bairro George Américo, em Feira de Santana teve o seu óbito constatado no hospital. Com ele, os policiais apreenderam um Revólver calibre .38 com munições deflagradas.

O veículo e a droga que estava dentro do seu porta malas, assim como a arma apreendida, foram levados à delegacia local, onde foi feito o registro dos fatos.

Nenhum dos policiais foi ferido durante a ocorrência.


Fonte: Ascom 16° BPM

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

IBGE abre concurso público com 600 vagas e salários de mais de R$ 9 mil

Dois editais de abertura do concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram publicados no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira, (28).

Serão 600 vagas, sendo que 460 se referem ao cargo de Técnico (Nível Médio), 90 são para Analistas (Nível Superior) e 50 serão destinadas a Tecnologistas (Nível Superior). Haverá ainda, formação de cadastro reserva.

Os salários poderão chegar a R$ 7.662,49 para os servidores sem titulação, a R$ 8.055,41 para os portadores de certificado de especialização, a R$ 8.448,33 para os portadores de título de mestre e a R$ 9.396,88 para os portadores de título de doutor.

Os participantes serão submetidos às Prova Objetiva, Discursiva e Prática, de acordo com o método adotado em cada edital. A aplicação dos testes escritos está prevista para os dias 10 e 17 de abril de 2016.

As inscrições terão início às 14h do dia 4 de janeiro de 2016 e continuam até o dia 28 de janeiro, pelo site da Fundação Getúlio Vargas, com taxa entre R$ 49 e R$ 69. A classificação final será válida por um ano e pode ser prorrogada por igual período.

Do Portal Interior da Bahia

Sancionada lei que amplia Prêmio por Desempenho Policial na Bahia


O governador Rui Costa sancionou, em publicação na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial do Estado, a lei que amplia o Prêmio por Desempenho Policial (PDP) na Bahia. Segundo informações da gestão estadual, com a mudança, a gratificação passa a ser paga duas vezes no ano – nos meses de abril e outubro, a partir de 2016.

O prêmio é destinado aos servidores das polícias Militar, Civil e Técnica, além de policiais lotados na Secretaria da Segurança Pública e prevê o incentivo da redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), através de metas pré-estabelecidas para Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) e suas respectivas Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp).

De acordo com o governo, com o objetivo de estimular os profissionais e reduzir os índices criminais, o prêmio, com as novas regras, será distribuído da seguinte forma: 50% estão garantidos se a Aisp em que ele atuar atingir a meta ou reduzir homicídios; 25% se a Risp cumprir a meta; e os outros 25% se todo o estado cumprir a meta.


Do Portal CS

Apostas da Mega da Virada podem ser feitas até as 13h desta quinta

Os apostadores interessados em participar do 1775º concurso da Mega-Sena terão até as 13h (horário da Bahia) da próxima quinta-feira (31) para realizar o seu jogo, que tem o valor de R$ 3,50. De acordo com previsão da Caixa Econômica Federal, o prêmio ultrapassará os R$ 280 milhões.

Este valor, inclusive, não acumula. Caso não haja seis dezenas acertadas, o valor será dividido entre os que acertarem cinco números, e assim por diante. O evento do sorteio irá ocorrer às 19h35, em São Paulo.

Do Portal CN/Bahia Notícias

Operação de Final de Ano do 16º BPM prende em flagrante homem que cultivava Maconha em Santaluz

Na tarde desta quarta-feira (30), duas guarnições da Quinta Companhia do 16° BPM, com sede em Santaluz, uma de radiopatrulha e outra do Grupamento de Emprego Tático Motociclístico (GETAM), prenderam em flagrante delito por tráfico de drogas, o indivíduo Geandson Lima dos Santos, de 28 anos, no Povoado de Várzea da Pedra, zona rural do município.

Após ter recebido denúncias anônimas de que o sujeito cultivava Cannabis Sativa (Maconha) em sua residência, além de comercializar a droga, o 16° BPM planejou a ação, que foi executada com cem por cento de êxito. 

Geandson Lima, juntamente com o material apreendido, um pé da erva  "in natura", e cerca de 100 (cem) "dolões" da droga, na forma prensada, foi conduzido para a Delegacia da Cidade de Valente, a fim de que fossem adotadas a medidas legais cabíveis.

Na data desta terça-feira (29), durante a mesma Operação, o 16° BPM conduziu à delegacia três adultos e um adolescente que também foram flagrados em circunstâncias de tráfico de drogas, em Serrinha, sede do Batalhão.

Mais uma vez, o Tenente Coronel PM Gilson Paixão, Comandante do 16° BPM, ratifica: "ações dessa natureza vão continuar nas 14 cidades da área de responsabilidade do Batalhão. Não mediremos esforços para garantir a tranquilidade do cidadão de bem, custe o que custar. Seguiremos atrapalhando os planos dos criminosos", finalizou o Comandante.




Fonte: Ascom 16° BPM

Trabalhador perde ação na Justiça após postar foto bebendo no facebook

Um ex-funcionário que acionou na justiça a empresa na qual trabalhava, deixou de ganhar uma possível indenização de R$ 300 mil por causa de uma foto postada no Facebook. O litigante faltou a uma audiência e justificou a ausência com atestado médico. 

Só que, nesse meio tempo, postou uma foto bebendo com um amigo em um Parque no município de Resende (Rio de Janeiro).

A situação, segundo informações do UOL, foi classificada pela defesa como “má-fé”, e a empresa conseguiu reverter a situação a seu favor. “No acordão, o juiz declarou: ‘é nítido que ele não estava doente, uma vez que estava alegremente bebendo com os amigos'”, disse Juliana Abrusio, advogada responsável pelo caso. Ao faltar na audiência, disse, prevalece a posição do reclamado e o reclamante “perde a voz” no processo.

O funcionário, cujo nome não foi divulgado por sigilo jurídico, foi condenado a pagar uma multa de R$ 3 mil e mais R$ 60 mil para cobrir as despesas jurídicas da empresa.

A decisão foi tomada pela 32ª Vara do Trabalho de São Paulo, mantida pelo TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho) e pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho). E, segundo Juliana, aponta as redes sociais como um meio hábil de demonstrar fatos. “Há um descaso por esses perfis pessoais, além de uma sensação de impunidade, causada principalmente pela falsa visão de que não há conexão do real com o virtual.”

Do Portal CN/A tarde

Lava Jato: Aécio Neves recebeu R$300 mil da UTC, diz delator


O entregador de dinheiro do doleiro Alberto Youssef, Carlos Alexandre de Souza Rocha, afirmou, em delação premiada homologada pelo STF, que entregou 300 mil reais no segundo semestre de 2013 a um diretor da UTC Engenharia no Rio de Janeiro, que lhe disse que o montante teria o senador Aécio Neves (PSDB-MG) como destinatário. O trecho da delação de Rocha foi divulgado nesta quarta-feira 30 pelo jornal Folha de S. Paulo.

Carlos Alexandre de Souza Rocha, que também é conhecido como Ceará, disse à Polícia Federal que, a partir de 2008, entregou remessas de 150 mil ou 300 mil reais a vários políticos. Segundo ele, foi apenas em 2000 que conheceu e começou a trabalhar com Youssef.

Em sua delação, Rocha afirmou que, em 2013, realizou "umas quatro entregas de dinheiro" a um diretor da UTC chamado Miranda, no Rio de Janeiro. Em uma dessas ocasiões, Rocha afirma que Miranda estava "bastante ansioso" pela chegada do dinheiro e que havia reclamado que "não aguentava mais a pessoa" lhe "cobrando tanto". Perguntado sobre quem seria essa pessoa, o diretor teria respondido "Aécio Neves", segundo o delator.

No ano seguinte, em 2014, a UTC declarou à Justiça doações de 4,5 milhões de reais ao comitê da campanha presidencial de Aécio Neves, do PSDB, e outros 7,5 milhões de reais à campanha eleitoral de Dilma Rousseff.

Ainda segundo o jornal Folha de S. Paulo, o diretor a que Rocha se refere seria Antonio Carlos D'Agosto Miranda, o diretor comercial da UTC no Rio. Em outro depoimento, o diretor financeiro da empreiteira, Walmir Pinheiro Santana, confirmou que Miranda "guardava e entregava valores em dinheiro a pedido" dele ou de Ricardo Pessoa, dono da UTC.

Santana e Pessoa, que também é delator da Operação Lava Jato, nunca mencionaram repasses a Aécio em seus depoimentos.

Em resposta à Folha de S. Paulo, a assessoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que a citação de Rocha é "absurda e irresponsável" e tem "o claro objetivo de tentar constranger o PSDB, confundir a opinião pública e mudar o foco das investigações".


Do Portal CS