SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 24 de outubro de 2015

Ex-gerente vende água vestido como garçom


Há cerca de um ano e quatro meses, Jairo Rosendo de Freitas, 34, vende garrafas de água e pacotes de amendoim na avenida Interlagos, próximo à esquina com a rua José Neves, na zona sul de São Paulo.

Ele poderia ser apenas mais um vendedor ganhando a vida em meio ao congestionamento da capital. Mas chama a atenção dos motoristas que passam ali por causa da aparência. Ele trabalha vestido como um garçom: com camisa branca, calça social preta e gravata borboleta, carregando as garrafas dentro de um balde de alumínio com gelo, em uma bandeja.

Ideia surgiu quando estava desempregado


Em outubro de 2013, ele perdeu o emprego que tinha como eletricista. Após meses procurando uma vaga, de dentro de um ônibus, observou vendedores na rua. Desceu para conversar com eles a respeito do trabalho e se interessou. "Mas eu quis fazer diferente. Decidi vender vestido de garçom, como um marketing", conta.

Nascido em Guarulhos (SP), Jairo de Freitas diz que trabalha desde criança. "Vendia, picolé, seriguela, bolinho, laranja. Só água que não". Aos 16 anos, conseguiu um emprego de office-boy em uma loja de calçados em Pernambuco, onde morava com os pais.

Depois, voltou para São Paulo, onde trabalhou em diversas lojas, como vendedor e até gerente, segundo ele. A rotina muito puxada, porém, o incomodava. Freitas diz que, por causa disso, pediu demissão. "Era difícil arrumar uma folga." 

Após um curso de eletricista no Senai, trabalhou um ano e oito meses em construção, até perder o emprego. Sem encontrar a recolocação, foi trabalhar por conta própria.

Hoje, acha que sua rotina é melhor. Leva cerca de 30 minutos da casa à esquina onde vende. "Posso acordar mais tarde e tomar café com a minha família". Diz que costuma sair depois das 9h e volta às 18h, ou até acabar seu estoque.

Afirma que consegue o mesmo dinheiro que recebia como assalariado e diz que chegou a recusar ofertas de emprego de concessionárias instaladas na avenida Interlagos, que teriam se interessado pelo vendedor incomum. "Na rua, trabalho para mim mesmo. Meu patrão é Deus."

Abrir negócio próprio é um sonho


As dificuldades, agora, são outras. O UOL conversou com ele às 11h de 15 de outubro,segundo dia mais quente do ano na capital paulista até então, que chegou a registrar 35,8°C. O vendedor atendia os motoristas sob o sol forte.

Além disso, tem de carregar até lá dois isopores, com cerca de 120 garrafas no total, sem contar o peso do gelo e dos demais objetos. Tudo isso, usando roupa social.


O desejo imediato é conseguir um carro para tornar a tarefa mais fácil, o que ainda está distante, segundo ele. "Não sobra nada no final do mês".

O sonho maior é abrir o próprio negócio. "Mercadinho, padaria ou restaurante. Meu foco é vendas. Quero ser um microempreendedor".
Vendedor usa marketing de guerrilha

Segundo Gabriel Rossi, professor de marketing da ESPM, o que Jairo de Freitas faz ao se vestir de garçom é marketing de guerrilha, uma ação inusitada, que intriga o potencial consumidor.

"Esse tipo de ação é muito bem-vinda, principalmente nesse mercado, em que não se tem muito contato com o vendedor", afirma. "A pessoa está no carro, conversando com o filho, pensando no trânsito e na rotina [quando é surpreendida]". Segundo ele, aumentam as chances da compra por impulso.

"Ele ganha a simpatia por causa da criatividade. O consumidor contemporâneo quer ser surpreendido em lugar que não espera". Isso também gera lealdade para futuras compras, afirma Rossi.

O fato de estar vestido de garçom pode até dar um ar de maior profissionalismo e higiene, o que também pode ser benéfico, mas é um fator secundário, de acordo com o professor.

O uso desse tipo de marketing, porém, não garante aumento de vendas. "Depende de outros fatores, como qualidade do produto, preço e local. Mas, para a comunicação, que faz parte desse composto, pode ser um diferencial".

Do Portal JANV/Fonte: Bol

Ladrões invadem e furtam em mais uma residência no Povoado de Boa União, Zona Rural de Barrocas


Minutos depois que moradores da redondeza perceberam dois homens nos fundos da casa, os proprietários chegaram  ao local e encontraram roupas pelo chão, móveis revirados e um buraco no telhado.

A residência do Pedreiro Ângelo da Boa União foi destelhada e invadida por volta do meio dia deste sábado (24), ele, a esposa e filhas, haviam saído de casa pela manhã. Os ladrões nem se intimidaram com a proximidade das outras casas (cerca de 40 metros), subiram no telhado, entraram, abriram todos os guarda-roupas, até que num deles encontraram dinheiro e um minhaeiro, cerca de R$400,00 foi roubado. 

A esposa do senhor Ângelo imagina que mais coisas seriam furtadas, porém acha que os ladrões devem ter percebido o carro se aproximando e fugiram antes que eles entrassem na casa. Uma motocicleta  da família, estava parada embaixo de uma arvora nos fundos da casa.


“Acabou o nosso sossego por aqui, agora se estamos em casa temos preocupação, se saímos somos roubados” relatou o proprietário.

Outros moradores da redondeza informaram que pela manhã, o movimento foi grande num açude que fica localizado a cerca de 500 metros da residência que foi arrombada.

O açude é público.
A polícia Militar esteve no local, o senhor Ângelo foi na Delegacia de Polícia Civil e registrou o boletim de ocorrência, ele disse acreditar no trabalho da polícia que informou que realizará ronda pela região. Esse foi o segundo caso de furto no povoado em menos de uma semana (veja aqui)

Ronda @ Nossa Voz

Barrocas: Com 35 anos de profissão, senhor Zuzinha Ferreiro, conta um pouco da sua história



O quadro Profissões do Jornal Impresso Edição 94, contou um pouco da história do Ferreiro José Alves, conhecido no Município como Zuzinha.

Foi trabalhando com o 'fole' que José Alves de Lima, de 75 anos, popularmente chamado de Zuzinha Ferreiro, sustentou sua família. 

Zuzinha nasceu no povoado de Lagoa Redonda, onde até os 10 anos de idade morou numa casa simples com os pais e irmãos. Tempo depois foi morar na Fazenda Coalhada, sua vida mudou quando no ano de 1951 seu pai faleceu, desde então o menino, teve que aprender, mesmo pequeno, o valor do trabalho para ajudar a família. 

Dedicado ao trabalho, anos depois José Alves pode vir morar mais próximo de Barrocas, dessa vez na Fazenda Açude. Enquanto crescia, Zuzinha (conta hoje) presenciou o futuro município ainda com 40 casas, em pleno desenvolvimento. 

Jovem, casou-se com a Sr.ª Sebastiana Oliveira Lima, conhecida como Sesi, um matrimônio de mais de 50 anos, o casal teve três filhos homens e quatro mulheres, naquele tempo sustentava a família trabalhando no motor de sisal.

Além dos campos de sisal, Zuzinha trabalhou como lavrador, foi pedreiro, carpinteiro, marceneiro, motorista, até que se firmou como ferreiro, profissão que exerce até os dias atuais, apesar da idade.

Mas antes de se firmar como ferreiro, o profissional conta que passou dificuldades e teve que viajar no ano de 1977 para o trecho, como muitos barroquense que mesmo nos dias atuais necessitam partir, nos grandes centros aperfeiçoou suas habilidades como pedreiro e carpinteiro, funções que segundo ele, pode executar a qualquer momento, caso precise. 


Profissional de 'mão cheia' ajudou por 4 anos o Sr. Dezito do Sindicato como marceneiro confeccionando guarda-roupas, penteadeiras, mesas de centro além de outros móveis.

Sobre seus filhos, orgulhoso respondeu; “Deus criou meus filhos, o homem não cria ninguém, quem cria é Deus, nós cuidamos, a palavra certa é cuidar”. 

Já são 35 anos, profissão que aprendeu trabalhar observando; "não tive mestre, bastava olhar e aproveitava o tempo livre pra praticar sem ajuda de ninguém. Na época eu era servente, os ferreiros faziam as coisas e enquanto eu trabalhava, aí foi que tomei gosto e comecei", recordou. 

Um acidente quando ainda era jovem, deixou o trabalhador com sequelas, mas ele não desistiu; "fraturei a coluna com 17 anos, mas nunca fechei as portas, passei oito anos antes de ser ferreiro praticamente parado sem conseguir trabalhar por conta da saúde, e hoje tenho certa dificuldade por isso" revelou. 


Para seguir atuando Zuzinha precisa superar as dificuldades com a saúde; "Hoje o desafio comigo é com a saúde, se estivesse como queria era outra história", na região é um dos poucos ferreiros em atividade, numa profissão épica.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Veja a situação vergonhosa das ruas em Serrinha

               

Após nova proposta, greve dos bancários pode terminar na segunda


O Comando Nacional dos Bancários recomendará que a categoria aprove a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o que pode levar ao fim da greve.

Depois de quase 20 dias de paralisação, os bancos ofereceram reajuste de 10% para os salários, para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e para o piso e o de 14% para os vales refeição e alimentação.

"Foi uma vitória dos trabalhadores porque os bancos queriam um reajuste abaixo da inflação", disse a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e uma das coordenadoras do Comando, Juvandia Moreira, em nota.

Segundo o Comando Nacional dos Bancários, a Fenaban apresentou neste sábado, 24, nova proposta, o "que significou a manutenção do modelo que vinha sendo colocado em prática nos últimos anos, de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados".

Além dos reajustes que forem apresentados na sexta-feira, 23, a Federação aceitou, neste sábado, abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total, assim, de 112 horas.

O Comando informou que a proposta da Fenaban só vale até segunda.

Do Portal CS

Cinco são indiciados por divulgarem no Facebook e Whatsapp fotos de vítima de acidente

Prática se tornou comum em todo Brasil.
Prática se tornou comum em todo Brasil.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte indiciou nesta sexta-feira (23) cinco pessoas por terem usado um aplicativo de celular e uma rede social para divulgar fotos de uma mulher morta em um acidente na cidade de Monte Alegre, na Grande Natal. 

Os suspeitos foram indiciados por vilipêndio de cadáver, que é considerado crime contra o respeito aos mortos, previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro.

A bancária Michelle Maria da Cunha Custódio de Barros, de 31 anos, morreu ao se envolver em um acidente de trânsito na RN-316 no dia 15 de maio. Depois do acidente, os cinco suspeitos fotografaram e filmaram o corpo da vítima e usaram a rede social Facebook e aplicativo WhatsApp para divulgar as imagens.

A Delegacia de Polícia Civil de Monte Alegre abriu inquérito para investigar o uso das imagens e indiciou os quatro homens e uma mulher. O inquérito foi concluído nesta sexta.

O delegado Marcel George Gouvêa, responsável pelo inquérito, recordou o recente caso envolvendo o cantor Cristiano Araújo, morto em um acidente em junho deste ano. O músico teve imagens de seu corpo no necrotério divulgadas na internet. Os responsáveis pelos registros foram indiciados pelo mesmo crime.

O marido da bancária, Valderi de Barros, prestou depoimento e informou que lembrava de pessoas fotografando e filmando o local do acidente e o corpo de sua mulher. De acordo com ele, os policiais que estavam no local orientaram os suspeitos a parar de fotografar e filmar, mas não foram atendidos.

Do Portal CN

Veja os melhores momentos do jogo CRB 0 x 0 Vitória

O Vitória segue firme em direção a elite do futebol nacional. 

Hoje à tarde não trouxe de Maceió o resultado esperado por seu torcedor, mas arrancou um empate importante na luta que trava para obter o acesso ao ao empatar sem gols com o CRB no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), pela 32.ª rodada e segue invicto agora já por 9 rodadas onde conquistou cinco vitórias e quatro empates. Soma 57 pontos, cinco atrás do líder Botafogo, e três na frente de América Mineiro e Bahia

Veja os melhores momentos

           
Do Portal Futebol Bahiano

Vitória arranca empate importante contra o CRB

Em jogo duro, truncado, catimbado e até brutos e certos momentos do primeiro tempo, o Clube Regata Brasil e Vitória atuando no Estádio Rei Pelé em Maceió, ficaram no empate de 0x0, em uma partida que o Leão não se revelou nos seus melhores momentos em nenhum instante do primeiro tempo. Pouquíssimas oportunidades de gol e a única pertenceu ao Vitória, desperdiçada por Elton.

No segundo tempo pouco mudou em partida com pouca movimentação ofensiva, mas de muita pegada onde as defesas foram soberana sobre os ataques fazendo dos goleiros Roberto Fernández e Júlio César meros espectadores durante grande parte dos 90 minutos. Talvez uma pequena predominância alagoana em ambos os tempos e por isto, até que merecia melhor resultado.

A despeito do triunfo do Botafogo-RJ em cima do Náutico que abriu novamente para cinco pontos da distancia do Leão, o resultado considerando o objetivo principal que é o acesso, o empate em Maceió não pode ser considerado ruim, especialmente por enfrentar um adversário sem qualquer compromisso e dono da segunda melhor campanha do returno. Lógico que para aqueles defensores de uma estrela de segunda grandeza no peito, o resultado foi uma tragédia romana.

Praticamente classificado, o Vitória reencontra seu estádio e sua torcida no próximo sábado quando no Estádio do Barradão encara o Náutico em jogo valido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para este jogo, o Leão deve ter os retornos de Pedro Ken e Diego Renan ausentes do jogo desta tarde em Maceió, por lesão e suspensão, respectivamente.

Inspetor da PRF morre após trocar tiros com policial militar em Euclides da Cunha


O inspetor da Policial Rodoviária Federal (PRF), Hamilton Safira Andrade Segundo, de 41 anos, filho do médico serrinhense Hamilton Safira Andrade, morreu e um policial militar de 33 anos foi baleado durante uma confusão e troca de tiros em um bar na cidade de Euclides da Cunha, a 143 quilômetros de Serrinha, na madrugada deste sábado (24). 

O inspetor chegou a ser socorrido em direção ao Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no caminho.

O PRF, lotado em Feira de Santana, foi atingido com um tiro na virilha. Já o policial militar Ubiratan dos Santos Borges, que atuava em Euclides da Cunha, foi ferido por quatro disparos no peito, tórax, perna e braço. O PM também foi levado ao Hospital Clériston Andrade, passou por cirurgia e continua internado em estado grave. Segundo informações apuradas pela Polícia Militar, os dois policiais estavam de folga em um bar na praça Duque de Caxias.

O titular da 25ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior, Miguel Vieira dos Santos, informou que, segundo informações de testemunhas ouvidas no local do crime, o inspetor estava acompanhado do promotor de Justiça Pedro Costa Safira Andrade, que teve o carro queimado após a confusão.

"O que estão dizendo é que o policial militar estava pegando o carro em frente ao local e tinha um bêbado próximo ao carro. Ele teria agredido o homem, que caiu. O promotor foi ao socorro da pessoa caída e o PRF começou a atirar", conta Miguel Vieira.


Segundo o delegado, o carro do promotor, que estaria acompanhando Hamilton no momento do crime, um Kia Sportage, de cor branca, foi incendiado na Rua Santa Cruz após a polícia ter isolado o local da troca de tiros. A polícia irá solicitar as imagens de câmeras de segurança das proximidades da região e fará uma perícia no veículo. Somente depois destas apurações, as circunstâncias da situação devem ser esclarecidas.

O corpo do PRF foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Feira de Santana. O sepultamento do policial está marcado para 17h deste sábado, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. Hamilton Andrade era natural da capital baiana e trabalhava há nove anos na PRF.

Em nota, o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais da Bahia (SINPRF BA) lamentou a morte do agente. A 10ª Superintendência Regional da Policia Rodoviária Federal, com o apoio da Policia Militar, vão trabalhar na apuração do caso.

Depois do crime, o carro do promotor Pedro Safira Costa Andrade, que estaria acompanhando o PRF, foi incendiado.
Do Portal Clériston Silva

Mais um bandido chega: Ex-diretor do Banco do Brasil, Pizzolato chega da Itália para reforçar presidio da Papuda

O mensaleiro Henrique Pizzolato chegou ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, por volta das 10h20 desta sexta-feira (23(. Ele chegou ao aeroporto da capital às 8h45 e, antes de ser levado pela Polícia Federal ao presídio, passou por exames no Instituto Médico Legal (IML).

Após quase dois anos foragido na Itália, o ex-diretor de Marketing Banco do Brasil cumprirá a pena de 12 anos e sete meses por formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro, referente ao processo do mensalão.

Pizzolato deixou a Itália no início da noite desta quinta, 22, acompanhado de um delegado da Polícia Federal, dois agentes e uma médica. No voo, ele foi vaiado por outros passageiros.

O último mensaleiro preso terá direito a duas horas diárias de banho de sol. Pizzolato ocupará uma das celas do bloco 5, com pelo menos 6 metros quadrados, no mesmo setor onde ficaram outros presos do mensalão. A cela será dividida com duas ou três pessoas, de acordo com o secretário de Justiça do Distrito Federal, João Carlos Souto.

Pizzolato poderá receber visitas a partir da próxima sexta-feira. Dez pessoas poderão se cadastrar para as visitas - nove da família e um amigo.

No entanto, Henrique Pizzolato ainda pode pedir transferência para um de dois presídios de Santa Catarina, onde tem familiares – em Curitibanos ou Itajaí. Todas as unidades foram vistoriadas pela Procuradoria Geral da República, que garantiu às autoridades italianas terem condições de alojar o ex-diretor do BB sem risco à sua integridade física e moral. 

Do Portal Interior da Bahia, com informações do Diário do Poder.

Oposição está preocupada com 2018, afirma ex-presidente Lula em visita à Salvador

7227,lula-critica-oposicao-e-tentativa-de-envolve-lo-na-lava-jato-estou-tranquilo-2
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em Salvador nesta sexta-feira (23), falou com Mário Kertézs, em entrevista à Rádio Metrópole, sobre a relação do governo com a oposição. 
Para Lula, está instalada no Brasil uma “política de ódio e intolerância”. Parte desse cenário, segundo o ex-presidente, é causado por políticos que estão inconformados com a perda da eleição e que estão agindo com pensamento no pleito de 2018. Lula citou o próprio exemplo quando levou a pior nas eleições de 1989, 1994 e 1998 e, segundo ele, aceitou o resultado e voltou para a casa para se preparar para os demais embates. 
A dificuldade enfrentada pela presidente Dilma Rousseff também foi um ponto abordado. “Eles [a oposição] estão tentando destruir o mandato de uma pessoa que mal começou”, afirmou o petista.
Do Portal NS/Bahia Notícias

Estudante morre e três se ferem após muro de estádio desabar em Barreiras

muro-1
Acidente aconteceu nesta sexta-feira na cidade da região oeste da Bahia | Foto: Edivaldo Braga/Blogbraga
Uma estudante morreu e outras três pessoas ficaram feridas após parte do muro do Estádio Municipal Geraldo Pereira, em Barreiras, região oeste da Bahia, desabar na manhã desta sexta-feira (23). 
Segundo informações do 10º Batalhão da Polícia Militar, o acidente ocorreu após uma chuva forte que caiu na cidade. As vítimas passavam próximo ao muro do estádio, pouco antes das 11h, quando foram atingidas. A estudante, que não teve identidade divulgada, não resistiu e morreu ainda no local. Segundo a PM, a vítima era menor de idade e cursava o terceiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Antônio Geraldo. 
O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ainda de acordo com a PM, as outras três pessoas, que também não tiveram nomes e idades divulgadas, foram socorridas por unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros – duas delas em estado grave. Os sobreviventes foram levados para o Hospital do Oeste. 
O delegado da Polícia Civil Joaquim Rodrigues de Oliveira, que investiga o caso, disse ao G1 que perícia foi feita no local para tentar identificar as causas do acidente. “A perícia já foi feita e a ocorrência ainda está em andamento. O corpo da jovem, que era estudante, já foi para o IML. Familiares das demais vítimas ainda não compareceram à delegacia”, destacou.
Do G1 BA
Matéria extraída do Portal NS

Lula exalta Rui e diz Wagner é “quase um gênio na política”

7236,lula-exalta-rui-e-diz-wagner-e-quase-um-genio-na-politica-2
Foto: Divulgação/Flickr
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva exaltou o ex-governador da Bahia Jaques Wagner e o seu sucessor, Rui Costa (PT). Em entrevista à Rádio Metrópole, o petista considerou que Wagner está perto de ser considerado um “gênio” na política. 
“Nós tivemos um governador que se transformou num fenômeno político. Porque o Jaques Wagner ganhar as eleições no primeiro turno, ganhar o segundo mandato no primeiro turno e eleger alguém depois no primeiro turno, significa que o bicho entende de política e que ele está perto do que a gente chama de ‘gênio’ na política”, disse Lula. 
O ex-presidente também falou sobre o governador Rui Costa e declarou que ele pode estar próximo de revolucionar a educação no estado. “Rui é um menino altamente preparado. O que me impressiona no Rui é como ele conhece a Bahia, conhece cada recanto do país e conhece cada secretaria. Ele priorizou a educação e tem um programa chamado ‘Educar Para Transformar’, que vai ser uma revolução na Bahia. Eu acho que a Bahia produziu novos líderes. Rui é uma experiência boa e eu acho que, no Brasil, nós precisamos procurar novas lideranças”, afirmou. 
Do Portal NS/Metro1

Santaluz: Polícia Militar prende dupla com moto adulterada

20151023141350
Cor do veículo não bateu com placa | Foto: Notícias de Santaluz
Uma guarnição da 5ª Companhia do 16º Batalhão de Polícia Militar prendeu dois jovens com uma moto adulterada na manhã desta sexta-feira (23) na BA-120, em Santaluz. De acordo com a corporação, policiais faziam patrulhamento na região, quando viram os suspeitos. 
Durante a abordagem, foi constatado que a placa MDN-6367 que estava na moto CG Titan, cor preta, na verdade pertencia a outro veículo com as mesmas características, porém, de cor branca. 
Segundo a PM, José Ramon de Jesus Santos, 22 anos, que estava conduzindo a moto, e o carona, Givanildo dos Santos Teles, 18 anos, foram encaminhados à delegacia local e liberados após assinarem um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). 
Redação Notícias de Santaluz

Santaluz: motorista de 51 anos é preso por dirigir embriagado

20151023141333
Veículo foi removido para o pátio da delegacia e condutor foi autuado em flagrante com base na Lei Seca | Foto: Divulgação/PM
Um motorista de 51 anos foi preso por embriaguez ao volante na tarde desta sexta-feira (23), em Santaluz. De acordo com informações da 5ª Companhia do 16º Batalhão de Polícia Militar, Marivaldo Ferreira dos Santos foi flagrado por volta das 16h dirigindo um veículo Pálio, cor azul, com placas de Santaluz. 
Segundo a corporação, os policiais encontraram o suspeito após denúncia anônima. Depois de ser abordado, o homem foi encaminhado ao hospital da cidade, onde fez teste de alcoolemia e teve o estado de embriaguez atestado pelo médico de plantão da unidade. 
De acordo com a PM, ele foi encaminhado à delegacia local, onde foi autuado em flagrante com base na Lei Seca. O carro foi apreendido e removido para o pátio da delegacia. 
Redação Notícias de Santaluz

Prova do Enem na Bahia segue horário local; portões estarão abertos das 11h às 12h

sesi_tagua_isabelle_araujo
Na Bahia, os portões estarão abertos das 11h às 12h (horário local), com o início das provas às 12h30 | Foto: Isabelle Araujo / Reprodução
Com o início do horário de verão neste domingo, 18, e também devido aos diferentes fusos horários existentes no Brasil, é importante que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 saibam com clareza quais serão os horários de abertura dos portões e de início das provas nos estados onde participarão do exame. 
A aplicação acontece neste sábado (24), e domingo (25), em todo o país, seguindo o horário oficial de Brasília. Entre os estados que não adotaram este ano o horário de verão, a exemplo da Bahia, os portões estarão abertos das 11h às 12h (horário local), com o início das provas às 12h30. “A atenção às diferenças de horários em um país de dimensões continentais evita correria de última hora e contribui para a segurança e tranquilidade na aplicação das provas. É importante estar atento e saber a correspondência do horário local com o oficial de Brasília”, afirma o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares.
Provas – Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado, 24 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
Redação Notícias de Santaluz

Ifba prorroga inscrições para 7.260 vagas em cursos superior e técnico

O Campus Jacobina vai oferecer 320 vagas em cursos técnicos e superior
O Campus Jacobina vai oferecer 320 vagas em cursos técnicos e superior
Os interessados em concorrer a uma das 7.260 vagas em cursos de nível superior e técnico ofertadas pelo Instituto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) terão mais uma chance. As inscrições foram prorrogadas até 27 de outubro e devem ser realizadas no site do Ifba.

 Ao todo, são 1820 vagas para os cursos de nível superior. Entre eles, há opções de cursos de licenciatura, bacharelado e tecnológico. Há vagas para computação, engenharia elétrica, engenharia civil, sistema de informações, arquitetura e urbanismo, entre outros.

O acesso às vagas de níveis superior é exclusivamente pela nota do Enem.
A instituição reserva 728 vagas para o ingresso pelo Sisu e outras 1092 são selecionadas pela instituição usando o escore do Enem. Já o acesso aos cursos técnicos será mediante o desempenho do candidato no processo seletivo. As provas estão previstas para acontecer no dia 6 de dezembro.

Do Portal CN/Bahia Acontece

Intermunicipal: treinador Hermógenes realizou o último treino visando difícil missão da seleção coiteense no próximo domingo

treino da seleção coiteense - des - foto- raimundo mascarenhas
Qualquer pessoa sensata, sabe que a missão da seleção coiteense é difícil, quando vai precisar vencer por quatro gols de diferença a seleção de Remanso na partida de volta das oitavas de finais do Intermunicipal no próximo domingo,25, jogando em seus domínios, ou fazer três de diferença para levar a decisão para as penalidades, mas a comissão técnica e os jogadores dizem que vão a todo custo em busca do resultado, pois se Remanso fez 3 a 0 na seleção coiteense, até ali invicta na competição, que por não ter feito uma boa partida acabou derrotada, todo elenco está convicto que, com o apoio em massa da torcida vai virar o jogo e colocar o selecionado entre as oito melhores e em condições de disputar  o pentacampeonato.
Goleiros também treinaram muito, principalmente o titular Lucinho. Ele pode ser importante caso a decisão vá para os pênaltis.
Goleiros também treinaram muito, principalmente o titular Lucinho. Ele pode ser importante caso a decisão vá para os pênaltis.
Na tarde desta sexta-feira, todo grupo entrou em campo às 15h para o último treino antes da grande batalha debaixo de sol forte, pois o objetivo era adaptar os atletas a temperatura da hora do jogo.

"Respeitamos a seleção de Remanso, mas temos uma grande equipe, jogamos em casa e com o poio de nossa torcida". Treinador Hermógenes.
“Respeitamos a seleção de Remanso, mas temos uma grande equipe, jogamos em casa e com o poio de nossa torcida”. Treinador Hermógenes.
Segundo o treinador Hermógenes Gomes, agora já sabe a forma da seleção adversária jogar, antes não sabia, “ a gente acredita na nossa equipe, esses caras aqui vão entrar em campo para ganhar o jogo bem ganho, pois não basta ganhar tem que classificar e esse é nosso maior objetivo. A gente respeita a seleção de Remanso, mas com o poder do nosso mando de campo, com a força da nossa torcida que vem pra cá vibrar para passar energia para nossos atletas tenho certeza que sairemos daqui classificados”, falou otimista Hermógenes.

Segundo Gomes a qualidade técnica dos seus jogadores não funcionou como devia no jogo em Remanso, mas tem certeza que o trabalho realizado durante toda semana eles irão fazer o de melhor e ao final a torcida vai comemorar.

A seleção coiteense vai para o jogo completa e segundo o técnico  está todo mundo de cabeça erguida e vai com tranquilidade, pois sabe que não pode ‘perder a cabeça’ no momento desse. “ Pelo contrario, vejo no semblante de cada atleta motivação para correr em busca da classificação”, concluiu o treinador.

A arbitragem ficará a cargo de Bruno Fagner Novais e Cunha (FBF) Quixabeira, auxiliado por Elio Trindade dos Santos( FBF) Ribeira do Pombal e Almir de Jesus Rios (FBF)  Mairi. O quarto árbitro é o coiteense Gabriel Mota Lopes.

O jogo entre Coité e Remanso vai acontecer no próximo domingo às 15h com o ingresso custando R$ 7 antecipado com os cambistas, e R$ 8 na bilheteria para quem deseja comprar na hora do jogo.

Redação CN * Fotos: Raimundo Mascarenhas

Policia Civil de Coité prende homem com 25 kg de maconha em tablete

A Polícia Civil de Conceição do Coité apresentou na tarde desta sexta-feira,23, Helder do Nascimento Silva, 32 anos, residente na travessa Abdon Rufino, Bairro Fluminense, zona urbana de Conceição do Coité, pelo fato de o mesmo ter sido flagrado com 25 quilos de maconha prensada,  que segundo informação do Investigador Deraldo da Civil, o mesmo já vinha sendo investigado há cerca de quatro meses e hoje depois de uma denúncia, a equipe da Polícia Civil conseguiu prender quando estava de posse do entorpecente.
helder preso por trafico de drogas.2
Redação CN * informações e foto: Polícia Civil