SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 3 de outubro de 2015

Bahia 1 x 3 Vitória: Veja os melhores momentos

O Esporte Clube Vitória colocou um pé no Brasileiro da Série A do ano que vem ao vencer o Bahia na Arena Fonte Nova. 

O triunfo foi facilitado pela fragilidade do adversário e potencializado já que o Vitória terá dois jogos em casa contra adversários que a principio que não devem apresentar nenhuma resistência adicional. 

É vencer o Boa e o Paraná e praticamente mandar uma banana para o torneio seletivo da Série B, dormindo, mas não acordando na segunda divisão.

Veja os melhores momentos

           
Do Portal Futebol Bahiano

Bahia 1 x 3 Vitória: Veja todos os gols da partida

O Esporte Clube Vitória deu um passo importante ao vencer o Bahia de forma tranquila por 3 x 1 hoje à tarde na Arena e aponta o dedo de forma reta em direção do acesso para a elite do futebol nacional em 2016.  

Kieza para o Bahia, Escudero, Rhayner e Diego marcaram os gols da partida. 

Com o triunfo, o Vitória chega aos 52 pontos, encosta no líder Botafogo (56), Bahia parado nos 47 continua no quinto colocado. Na próxima rodada, o Bahia fora pega o Paysandu, o Vitória em casa, encara o BOA.

Veja todos os gols da partida

           
Do Portal Futebol Bahiano

Vitória vira clássico contra o Bahia e dá passo importante na briga pelo acesso


Em uma partida fraca tecnicamente mas cheia de emoções, o Vitória conseguiu o segundo triunfo sobre o Bahia nesta edição da Série B, desta vez por 3 a 1, e deu um passo importante na briga pela volta à elite do futebol brasileiro. O Leão conseguiu virar para cima do arquirrival, aproveitando a vantagem numérica, já que Kieza foi expulso.
 
Os gols rubro-negros foram marcados por Escudero e Rhayner, que além de manter o Vitória na vice-liderança da segundona colocaram o Leão mais perto do líder Botafogo. Na próxima rodada, a equipe de Mancini joga novamente em Salvador, desta vez contra o Boa Esporte, no Barradão, sábado (10).
 
O resultado deixou o Bahia fora do G-4, podendo ser ultrapassado pelo América-MG, que ainda atua pela rodada. O Esquadrão vai a Belém, onde enfrenta o Paysandu, na terça-feira (06)
 
O jogo

Logo no primeiro lance do jogo, o Bahia fez valer o mando de campo e abriu o placar. Na saída de bola, Tiago real surgiu sozinho pela esquerda, , nas costas de Diogo Mateus, e cruzou para Kieza, que antecipou a zaga rubro-negra e não perdoou: Bahia 1 a 0.
 
O Vitória sentiu o gol, e a exemplo do que aconteceu no primeiro clássico, foi a vez do Esquadrão anular o rubro-negro, que não conseguia sair tocando a bola por conta da pressão de Maxi e Kieza.
 
Mesmo com mais posse de bola, o Bahia não transformou a superioridade em chances claras. Quando chegou bem, Kieza lançou Mai, que saiu de cara com o gol, mas estava impedido. O Vitória tentou com Escudero, de fora da área, mas Douglas Pires defendeu bem, em dois tempos.
 
A equipe rubro-negra se recuperou do gol relâmpago, equilibrou as ações no meio de campo e chegou ao empate com 28 minutos de bola rolando. Diogo Mateus desceu pela direita e cruzou para Elton, que antecipou a zaga e bateu para o gol, mas Douglas Pires fez milagre. Na sobra, Escudero, livre de macacão, empatou para o rubro-negro: Vitória 1 x 1 Bahia.
 
Segundo tempo
 
Com vantagem numérica, o Vitória não deu chances ao Bahia no segundo tempo, e dominou as ações.
 
Logo aos 12 minutos, através do ex-tricolor Rhayner, que mais uma vez foi um dos destaques do time comandado por Vagner Mancini. Vander recebeu cruzamento de Diogo Mateus e ajeitou para o camisa 7, que dominou e bateu firme para virar: Vitória 2 a 1.
 
Chegando com facilidade, dois minutos depois o Vitória teve um gol anulado, quando Escudero cobrou escanteio, Amaral escorou e Elton completou para o gol, mas o camisa 9 rubro-negro estava impedido.
 
O Bahia teve boa chance aos 33, quando Souza cobrou falta na área e Gustavo subiu livre de marcação. O zagueirão tricolor errou o alvo e mandou para fora, mas o assistente já anulava o lance marcando impedimento.
 
Na busca pelo empate, o Bahia se lançou ao ataque e acabou levando o terceiro gol. Em jogada bem trabalhada pela esquerda, Diego Renan tabelou com Elton, que deu assistência de calcanhar, O lateral mostrou que sabe bater com as duas, e de perna esquerda bateu rasteiro, com a bola ainda batendo na trave antes de entrar: Vitória 3 a 1 e placar definido no BaVi.
 
Após o gol, o rubro-negro tocou a bola e administrou o importante, enquanto nas arquibancadas da Fonte Nova a torcida do Bahia, chateada, deixou a Arena Fonte Nova antes do final do jogo, enquanto os rubro-negros, mesmo em menor número, fizeram a festa.
 
Ficha Técnica
Bahia 1 x 3 Vitória
29ª rodada - Campeonato Brasileiro Série B
Local: Fonte Nova, às 16h30
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS), assistido por Marcelo Bertanha Barison (RS) e Carlos Henrique Selbach (RS).
Cartões amarelos: Kieza, Maxi e Tiago Real (Bahia); Amaral, Diogo Mateus e Ramon (Vitória).
Cartões vermelhos: Kieza
Gols: Kieza (Bahia); Escudero, Rhayner e Diego Renan (Vitória)
 
 
Bahia: Douglas Pires, Railan, Robson, Gustavo e João Paulo; Yuri, Paulinho Dias (Souza), Eduardo (João Paulo Penha) e Tiago Real; Maxi (Zé Roberto) e Kieza. Técnico: Sérgio Soares
 
Vitória: Gatito Fernandéz, Diogo Mateus, Kanu, Ramon Diego Renan; Amaral, Pedro Ken e Escudero (Jorge Wagner); Vander, Rhayner (David) e Elton. Técnico: Vagner Mancini


Do Portal Galáticos Online

Barrocas: Prefeito corta próprio salário, pede redução drástica de despesas e exonera 46 servidores



Buscando equilibrar as contas públicas, o prefeito Municipal José Almir, através do Decreto 135/2015, publicado no dia 30 de setembro, cortou além do seu próprio salário, os vencimento do vice prefeito e secretários municipais em 25%, o gestor determinou ainda a redução de gastos em 30% em todas as secretarias da administração e demais órgãos do governo.

As medidas são extremamente necessárias, porém, talvez o prefeito as tomou com certo atraso, pois a Prefeitura vem tendo dificuldades em mentar os pagamentos em dias à algum tempo, os salários estão atrasando e prestadores de serviços e fornecedores reclamam de falta de pagamentos.

A publicação justifica as medida e entre outras ponderações, considera que 'a brutal queda de receitas que vem se acentuando mês a mês especialmente no repasse no Fundo de Participação dos Municípios (FPM)' torna necessário 'racionalizar gastos, contabilizando as despesas em relação à receita.

Para tanto, o artigo 10º do referido Decreto, diz que ele estará em vigor até o dia 31 de dezembro deste ano. Ainda de acordo com o documento, (Artigo 9º) a Corregedoria do Município ficará encarregada de fiscalizar o cumprimento das medidas adotadas, ( Artigo 8º) ficando expressamente determinado os secretários municipais responsáveis pela rigorosa observação e cumprimento, das disposições contidas no Decreto, tendo os mesmos que adotar ações necessárias para implementação das medidas. Caso contrario serão responsabilizados, ficando inclusive, de acordo com o Paragrafo único do Artigo 8º, 'responsáveis pelo pagamento de despesas não autorizadas pelo Chefe do Poder Executivo'.

A cada 15 dias a contar da data de publicação do decreto, todo os secretários deverão entregar ao Chefe do Poder Executivo relatório indicando a redução dos gastos alcançada no período.

No período do Decreto, 'fica vedada, o uso da frota de veículos nos finais de semana e dias considerados feriados nacionais, estaduais e municipais, bem como a sua utilização após as 18 horas, ressalvando os casos de emergência e de retorno ao município'.

Ficou determinado ainda a contenção no consumo de energia elétrica e água em todas as unidades administrativas, controle no uso das linhas telefônicas, vedado o uso para ligações particulares. O corte de combustíveis também aparece no documento, ficando apenas liberados os abastecimentos estreitamente necessários para uso de rotina e emergências.

Ainda na busca por redução de gastos, o gestor exonerou 46 servidores contratados e em regime de portaria. Contratos com empresas também foram suspensos.Circulam na cidade boatos indicando que algumas das exonerações serão revogadas, e que empresas com contratos encerrados, também serão renovados.

Tentamos acessar a página do Diário Oficial da Prefeitura Municipal de Barrocas, para ter informações, mas a mesma não estava disponível no momento.

@ Nossa Voz da Redação
Cópias do Decreto e LISTA das exonerações Abaixo 

Jogadores da dupla BAVI revelam ansiedade por estreia em clássico


Recém-contratados pela dupla BAVI, dois jogadores vivem a expectativa de estrearem no clássico de logo mais, às 16h30, na Arena Fonte Nova. Do lado do Bahia, Paulinho Dias, e do lado do Vitória, Kanu, vão atuar pela primeira vez no maior confronto do Norte Nordeste e demonstram ansiedade para a partida.

"Todos falam que o clássico BAVI é fantástico de se jogar. Estou ansioso. A expectativa é muito boa. Vamos trabalhar forte para sair da Arena Fonte Nova com os três pontos. Sabemos que o Vitória passa por um bom momento, mas temos que pensar que estaremos com o apoio da nossa torcida e isso pode fazer a diferença", destaca o volante do Esquadrão

Já o zagueiro do Leão ressalta a importância do Vitória ter atuado na Arena nas última rodadas do Brasileirão e também quer conquistar o triunfo. "A expectativa é a melhor possível. Estou ansioso para entrar em campo e ajudar o Vitória a conquistar um bom resultado. Atuar na Arena nas últimas semanas foi muito importante para nossa equipe, que viveu bons momentos lá. É uma emoção grande vestir a camisa do Vitória neste clássico. Espero que possamos sair com os três pontos. Vamos batalhar para que isso aconteça", conclui o defensor.

Com 49 pontos conquistados, o Vitória é o vice-líder da Série B do Brasileirão. Já o Bahia, com 47 pontos, ocupa a 5ª posição da competição nacional.

Do Portal Galáticos Online

TCU confirma análise de contas de Dilma e o relator recomenda rejeição

O ministro Augusto Nardes, relator de processo que avalia o balanço da União, recomendou aos colegas do Tribunal de Contas da União (TCU) que deem parecer pela rejeição das contas do governo da presidente Dilma Rousseff em 2014. A proposta consta de documento distribuído por ele aos gabinetes da corte no qual listou 18 motivações principais para sugerir a rejeição.

O TCU confirmou nesta sexta-feira, que os ministros da corte vão se reunir na próxima quarta-feira (07), para emitir o parecer prévio sobre as contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff. A votação ocorrerá em sessão extraordinária, a partir das 17 horas. Os demais ministros podem seguir ou não a proposta do relator. Eventual parecer adverso ao Planalto pode desencadear um processo de impeachment da presidente no Congresso por suposto crime de responsabilidade, patrocinado pela oposição e setores rebelados da base aliada.

Anualmente, o TCU avalia as contas do governo. O parecer aprovado em plenário é enviado para julgamento do Congresso, ao qual cabe reprová-las ou aprová-las. Para formular sua proposta, Nardes se embasou na análise de técnicos da Secretaria de Macro avaliação Governamental (Semag), que se debruçaram nos últimos dois meses sobre os argumentos de defesa do governo, mas não acolheram a maioria deles. O relatório dos auditores diz que em 2014 houve "comprometimento do equilíbrio das contas públicas em razão de irregularidades graves na gestão fiscal", com inobservância de princípios constitucionais que regem a administração pública federal, normas que regem a execução do Orçamento e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Em comunicado enviado aos demais ministros, Nardes explicou que cabe a reprovação das contas "devido à relevância dos efeitos das irregularidades relacionadas à execução dos orçamentos, não ilididas pelas contrarrazões" apresentadas por Dilma. As contas, segundo ele argumentou, "não estão em condições de serem aprovadas, recomendando-se sua rejeição pelo Congresso Nacional".

Uma das irregularidades confirmadas são as "pedaladas" fiscais, reveladas em reportagens publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo a partir de julho de 2014. Essas manobras consistiram em atrasar recursos do Tesouro Nacional para bancos públicos pagarem despesas obrigatórias de programas sociais. Com isso, as instituições tiveram de usar dinheiro próprio para arcar com as obrigações. Para o TCU, a prática configura que houve empréstimos indevidos dos bancos ao governo, que é seu controlador, além de ter mascarado resultados do governo em alguns períodos. O TCU pontuou ainda que esses "empréstimos", no total de R$ 37,5 milhões, não foram devidamente registrados pelo governo.

Estratégia
Autoridades do tribunal ouvidas pela reportagem avaliam ser muito difícil reverter a tendência pela rejeição em plenário, tendo em vista a análise contundente apresentada pelos técnicos da corte e a posição do relator. Os ministros devem se reunir às vésperas da apreciação, na quarta-feira que vem, para discutir uma eventual posição unânime a respeito.

O governo avalia estratégias para atrasar o envio do parecer ao Congresso, o que inclui eventuais recursos ao próprio TCU ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). Uma delas é pedir o impedimento do relator por suposta antecipação de voto em entrevistas à imprensa e em palestras país afora.

Nardes elencou 18 motivações principais para sugerir a rejeição. No documento, sustenta que houve, por exemplo, falhas no registro de passivos judiciais, da Previdência Social e dos militares; subavaliação de restos a pagar no montante de R$ 185 bilhões; falhas de avaliação do patrimônio público, a exemplo de imóveis da União; e deficiências no registro de renúncias de receita. Em 2014, o governo abriu mão de arrecadação ao conceder incentivos a vários setores.

Prazo estendido
Em junho, o TCU fez um primeiro pedido de esclarecimentos sobre as contas de 2014, com prazo de 30 dias para resposta. O prazo foi estendido em duas oportunidades, após inclusão de novos fatos ao processo. A análise técnica das contas do governo é realizada anualmente pelo TCU e faz parte de uma atribuição definida na Constituição de 1988. (Informações da Agencia Estado). 

Do Portal Interior da Bahia

Prefeito da cidade de Elias Fausto, Laércio Betarelli, é assassinado a tiros

O prefeito de Elias Fausto (SP), Laércio Betarelli (PSDB), de 58 anos, foi assassinado com cinco tiros na manhã desta sexta-feira (2). A informação foi confirmada pela Polícia Civil e pela Guarda Municipal. O crime aconteceu na Rua Amadeu Patelli, no bairro Carimã.

Por volta das 11h45, o corpo foi removido do local e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Piracicaba (SP). A área continua isolada, mas um grande grupo de pessoas se aglomerou em volta do cadáver.

O delegado do município, Gillis Scrocca, afirmou que o prefeito foi atingido por cinco tiros. O titular busca gravações de circuitos de segurança de comércios próximos ao local para tentar identificar os suspeitos. "Estamos trabalhando muito. Já tentamos as imagens, vamos aguardar os laudos da perícia e trabalhar forte na investigação", disse.

De acordo com a Guarda Municipal, Betarelli estava no bairro Carimã para visitar uma obra de canalização de um córrego quando uma caminhonete se aproximou e um suspeito fez os disparos.

O prefeito foi sozinho ao local, o que seria um hábito dele, também conforme informações da Guarda. A corporação informou ainda que maior parte do efetivo estava fora da cidade, em um curso na cidade de Capivari (SP).

O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes, está no IML de Piracicaba para acompanhar a transferência do corpo. O titular da pasta informou, em nota oficial, que a investigação ficará sob responsabilidade da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) do município. (Do G1 Piracicaba e Região).

Do Portal Interior da Bahia

Homem de confiança de Lula, Jaques Wagner virou conselheiro de Dilma

Anunciado nesta sexta-feira (2) como novo ministro-chefe da Casa Civil, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT) é um dos homens de confiança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, com a criação da coordenação política do governo, passou a integrar o quadro de conselheiros da presidente Dilma Rousseff.

Quadro histórico do Partido dos Trabalhadores, Wagner chefiava o Ministério da Defesa desde janeiro deste ano, quando Dilma tomou posse para o segundo mandato. Nos últimos oito anos, o petista governou o estado da Bahia. Antes de assumir o Palácio Rio Branco, Jaques Wagner comandou, no primeiro mandato do ex-presidente Lula, o Ministério do Trabalho e a Secretaria de Relações Institucionais.

Em 2014, ele não disputou as eleições, mas atuou como um dos coordenadores da campanha da presidente Dilma à reeleição, especialmente no Nordeste. Elogiado internamente no PT pelos resultados obtidos no segundo turno da eleição, Jaques Wagner foi um dos primeiros nomes a surgir como possível ministro após Dilma derrotar o então candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves (MG).

Parte do quadro de fundadores do PT, Wagner teve seu nome defendido na Casa Civil por Lula em outras ocasiões. Em meio à crise na relação entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, o ex-presidente já havia sugerido a Dilma, em pelo menos duas ocasiões, que substituísse Aloizio Mercadante pelo ex-governador baiano.

Trajetória
Conhecido pelo perfil "conciliador", Jaques Wagner nasceu no Rio de Janeiro em 16 de março de 1951 e começou a se envolver com política aos 18 anos, quando presidiu o diretório acadêmico da Faculdade de Engenharia Civil da PUC-RJ. Devido à atuação no movimento estudantil, passou a ser perseguido pelo regime militar, deixou a universidade e foi para a Bahia.

Em Camaçari, no litoral baiano, começou a trabalhar como técnico em uma indústria petroquímica. Na década de 1980, conheceu Lula  e participou da  fundação do PT. Também ajudou a instalar a sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na Bahia e atuou como presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica do estado, de 1987 a 1989.

Do Portal Interior da Bahia (IB)
Wagner assumiu o primeiro mandato em 1990, quando se elegeu deputado federal, reeleito em 1994 e 1998. Antes de se tornar ministro de Lula e governador da Bahia, tentou se eleger prefeito de Camaçari (BA), mas perdeu. (Informações do G1).

Temendo Impeachment, Dilma entrega governo ao PMDB e reduz ministérios

Após duas semanas de intensas negociações com ministros e líderes partidários, a presidente Dilma Rousseff anunciou a reforma ministerial. Foram cortadas oito pastas, diferente da redução de dez ministérios prometida pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, no final de agosto.

O corte foi reduzido devido a dificuldades de contemplar todos os partidos da base. Durante o anúncio no Palácio do Planalto, Dilma anunciou também o corte de 10% nos salários dos ministros, redução de 3 mil cargos comissionados dentro do governo e de 30 secretarias da Esplanada dos Ministérios.

As secretarias Geral da Presidência, de Relações Institucionais, da Micro e Pequena Empresa e o Gabinete de Segurança Institucional foram unificados na Secretaria de Governo, sob o comando de Ricardo Berzoini, que sai do Ministério das Comunicações.

As secretarias de Direitos Humanos, Igualdade Racial e de Políticas para Mulheres compõe agora o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, comandado por Nilma Lino, hoje na Igualdade Racial. Pesca fica junto com Agricultura e a Secretaria de Assuntos estratégicos vai para o Planejamento. Já Trabalho passa a fazer parte da Previdência.

Trocas
Além da redução, foram feitas diversas trocas entre os titulares. Nas Comunicações, no lugar de Berzoini, fica o deputado André Figueiredo (PDT-CE), líder do partido na Câmara. A legenda perdeu Trabalho, de onde sai Manoel Dias. Com a mudança na Secretaria-Geral, Miguel Rossetto passa para o comando de Trabalho e Previdência.

No PMDB, Helder Barbalho vai de Pesca para Portos e o deputado Marcelo Castro (PI) assume Saúde, de onde saiu o petista Arthur Chioro. O partido também ganhou Ciência e Tecnologia, com a ida de Aldo Rebelo, do PCdoB, para Defesa. Em seu lugar, fica o deputado Celso Pansera (RJ).

No PT, Jaques Wagner, vai da Defesa para Casa Civil, de onde sai Aloisio Mercadante, que segue para a Educação. O titular da pasta, Renato Janine Ribeiro, foi demitido nesta semana. Dos aliados, a única sigla que perdeu uma pasta foi o PSD, com a realocação da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, de onde sai Guilherme Afif.

(Do Portal IB, com informações do Correio Braziliense)

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Barrocas: Dois motociclistas ficam feridos após acidente na BA411


O acidente aconteceu por volta das 19 horas desta sexta-feira (2), quando os dois motociclistas que seguiam na mesma direção, sentido Cajueiro a Barrocas, após a ponte do Lajedo tiveram que sair da pista bruscamente para não colidir num veículo que teria invadido a contra mão, após fazer uma curva.

Outros motociclistas que seguiam logo atrás, disseram a nossa equipe que as motos colidiram lateralmente.

“para não bater de frente com o carro que vinha de Barrocas e fez a curva muito aberto, eles saíram de vez e como estavam próximo um do outro teve o taque das motos e acabaram caindo”.

Apesar dos ferimentos os dois motociclistas (identidade não revelada) estavam conscientes, ambos foram socorridos por um veículo de passeio que os condizia para o hospital da cidade de Serrinha.

Segundo testemunhas que se encontravam no local, apesar de está usando capacete o motociclista da moto, Honda CG150 apresentava mais lesões que o condutor da Yamaha YBR, os dois estavam conscientes.

@ Nossa Voz

Araci: Ex-prefeita Nenca confirma filiação no PP e agenda evento para oficializar o ato

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.
A ex-prefeita Nenca confirmou através de sua página em uma rede social a filiação no PP (Partido Progressista). 

Para oficializar o ato, será realizado no próximo mês numa quinta-feira (11) na Câmara de Vereadores de Araci a partir das 9 horas. 

O evento que vai contar a presença do vice-governador João Leal, que também é do PP. Nenca aproveitou e convidou os seus amigos e correligionários para marcar presença no evento.
Foto: Reprodução| Em sua página pessoal, numa rede social, Nenca  explica o motivo do adiamento do evento que já tem nova data.
Foto: Reprodução| Em sua página numa rede social, Nenca convida os seus amigos e correligionários para fazer presença no evento.

Do Portal A Voz do Campo

Veículo dos Correios pega fogo e deixa trânsito lento em avenida de Salvador

carro_correios
Situação ocorreu na manhã desta sexta-feira (2); carro foi retirado | Foto: Genser Freire/Arquivo pessoal
Um carro dos Correios pegou fogo na manhã desta sexta-feira (2), em Salvador, na Avenida Magalhães Neto. De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, não há informações sobre o que pode ter provocado as chamas. 
Não houve feridos no incidente. De acordo com o G1, a empresa ainda divulgou que não havia objetos postais no veículo no momento do incêndio. Segundo a Transalvador, o fogo foi controlado e o carro removido. 
O tráfego está intenso apesar da melhor fluidez. Desde as 7h desta sexta-feira, foram registrados seis acidentes com sete feridos.
Do Portal NS

Câmara aprova projeto de lei que institui Guarda Civil Municipal de Santaluz

DSC_1046
Foto: Notícias de Santaluz
A Câmara de Vereadores de Santaluz aprovou na sessão desta sexta-feira (2), por unanimidade, o projeto de lei de autoria do Executivo que institui a Guarda Civil Municipal. A lei segue agora para a sanção do prefeito Zenon Nunes Filho (PSD). Os guardas municipais acompanharam a sessão ao lado do ex-delegado da Polícia Civil de Santaluz Renato Miranda e comemoraram a aprovação no plenário da Câmara. 
O comandante da instituição, GCM Jacson Araújo Lima afirma que a criação da lei é uma vitória da população e, principalmente, dos guardas municipais. “Esse é um momento histórico para município, os munícipes e para seus agentes de segurança. 
O reconhecimento do processo de construção e aprimoramento da Guarda Civil Municipal, que desde a reformulação promovida pelo prefeito em 2013 vem caminhando para se capacitar e buscar atender as necessidades da sociedade luzense”, disse.
DSC_1047
Foto: Notícias de Santaluz
Com a regulamentação, a instituição deve avançar em questões importantes como porte de arma, previsto no Estatuto Geral das Guardas Municipais e condicionado ao que está escrito no estatuto do desarmamento, além de padronização a nível federal no que tange ao número telefônico (153), melhorias na estrutura e capacitação dos agentes. 
Vale lembrar que recentemente foram abertas 30 vagas para o cargo – oito imediatas e 22 para formação de cadastro de reserva -, por meio de concurso público, cuja prova objetiva foi aplicada no último domingo (27).
Redação Notícias de Santaluz

Representante do papa Francisco visita Diocese de Serrinha

Nuncio apostólico - 'Embaixador' do papa no Brasil.
Nuncio apostólico – ‘Embaixador’ do papa no Brasil. Foto: arquivo Raimundo Mascarenhas
A Diocese de Serrinha desde o inicio deste ano vem desenvolvendo diversas atividades alusivas aos dez anos de sua criação, e vem preparando uma grande festa para marcar a data, paralelo a isto, está celebrando também o Sínodo Diocesano, que envolve toda igreja.

Para marcar esse grande momento, estará visitando a Diocese neste fim de semana o núncio apostólico dom Giovanni D’Aniello, representante do papa Francisco no Brasil.  De acordo com o bispo diocesano Dom Ottorino Assolari o núncio quer dizer embaixador, o que fala pelo papa em cada pais onde a igreja tem relação, no caso do Brasil o seu representante é dom Giovanni D’Aniello.

Dom Ottorino está completando junto com a diocese 10 anos de vida episcopal.
Dom Ottorino está completando junto com a diocese 10 anos de vida episcopal.Foto: arquivo Raimundo Mascarenhas
“Para entender melhor. Todo chefe de estado tem no seu pais um representante do presidente que é chamado embaixador, o papa também tem, com outro nome, porque vem do latin, ‘núncio apostólico’ aquele que fala em nome do papa. Ele representa o papa perante o governo brasileiro, e perante a CNBB Conferencia Nacional dos Bispos Brasileiros. Portanto, tudo que tiver relação perante o governo e a igreja católica é ele quem responde em nome do papa”, explicou don Ottorino.

O bispo disse ao Calila Noticias que a vinda do núncio é pela preparação da festa de dez anos que acontece no dia 20 de dezembro, mas afirmou que não é só por esse motivo, tem o segundo, que ele considera muito importante para igreja que está celebrando também o Sínodo Diocesano, que significa “caminhar juntos” é uma grande assembleia envolvendo toda da igreja de Serrinha com a participação do bispo, padres, religiosos, religiosas e leigos.

Dom Giovanni D’Aniello chega a Serrinha no inicio da tarde deste sábado, 03, vai para a casa do bispo, no mesmo local terá um encontro com a juventude às 16h30, às 18h30 vai a uma comunidade rural onde celebra uma missa e conversa com as pessoas onde encerra as atividades do primeiro dia.

No domingo momento que o bispo Ottorino considera oficial às 08h30 na Praça da Catedral perante as autoridades e o povo vai dar boas vindas, celebra uma missa e logo após  participa de um encontro com os casais, seguido de almoço e por volta das 16h vai até a cidade de Barrocas, 18 km de Serrinha onde está se encerrando o encontro diocesano com a pastoral da criança.

O núncio retorna para Salvador na manhã de segunda-feira, de onde pega o avião para Brasília.

Em novembro do ano passado (2014) o núncio esteve em Feira de Santana participando da comemoração de 30 anos do Episcopado de Dom Itamar Vian = O Calila esteve lá confira.

Redação CN

Petista tradicional de Teofilândia deixa o partido e divulga motivos

Claudivan sempre esteve presente em movimentos petistas e do Governo do PT na região.
Claudivan sempre esteve presente em movimentos petistas e do Governo do PT na região.
Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) de Teofilândia José Claudivan surpreendeu a muita gente, de maneira especial petistas originais igualmente a ele, depois de divulgar nas redes sociais o seu desligamento do partido que segundo ele milita desde 1990.

Claudivan é mais um filiado do partido da presidente Dilma e do governador Rui Costa a desistir da caminhada por não aceitar  a postura do partido na atual conjuntura, assim como fez o líder sindical e associativista  José Paulo Crisóstomo o Zé Paulo ex-presidente do INICAFES, e também a ex-prefeita de Itiúba Cecilia Petrina também conhecida por Irmã Cecilia. Ambos se filiaram no Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Veja abaixo na íntegra a carta divulgada por Claudivan que no passado foi um daqueles que o então candidato a governador Jaques Wagner dizia “ comeu sal e levou poeira na cara desde o inicio da caminhada”.

Minhas Amigas e meus Amigos.
Venho por meio desta, informar a minha decisão de deixar o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Teofilândia, a partir desta data. Confesso que não é uma decisão impensada, até porque, tem um preço afetivo muito grande. Mas olhando pelas questões moral, política e orgânica, não me restam motivos para continuar.

– Pela questão Moral: o não cumprimento dos compromissos assumidos na campanha de 2012 pela atual gestão. Além disso, a péssima condução do Partido que esqueceu muito rapidamente, na prática, o significado de coletivo.

– Pela questão Política: o abandono e o isolamento aos vários companheiros e companheiras que lutaram pelo projeto coletivo, que este governo ignorou e simplesmente substituiu pelo projeto particular.

– Pela questão Orgânica: por não ter mais estômago para conviver no mesmo espaço com pessoas que a prática diverge do discurso, a todo momento.

Respeito muito a história de luta do Partido dos Trabalhadores, no qual me orgulho de ter militado por 25 anos, desde 1990 quando fui estudar e trabalhar em Salvador, onde conheci pessoas e fiz verdadeiras amizades com as quais tenho um enorme prazer em manter vivos estes laços. 

Amizades sinceras que olham nos olhos quando se está falando a verdade. Além disso, mesmo que atualmente vivemos em dias de dificuldades, é inegável que o Partido dos Trabalhadores não tenha mudado neste país o jeito de se fazer política, respeitando a democracia, dando estabilidade a economia e melhorando a vida de todos através dos projetos sociais, principalmente aos milhares de brasileiros que antes viviam excluídos na extrema pobreza, em lugares longínquos e principalmente inacessíveis ao básico. Estes são diferenciais do modelo Petista de governar, que é: atender primeiro a quem mais precisa.

Agradeço ao Deputado Carlos Brasileiro, pelo constante apoio às nossas ações nas conquistas da nova AMBULÂNCIA que foi entregue a este município em 2014 e do Poço da Cabeça do Boi, que hoje atende a 65 famílias com água de qualidade, onde antes, viviam na dependência do carro pipa para sua sobrevivência.


Agradeço ainda aos “verdadeiros” companheiros e companheiras do PT de Teofilândia, aos amigos secretários, diretores e coordenadores deste governo municipal pelo cumprimento técnico de suas tarefas. Agradeço também, a toda população pelo voto de confiança depositado em 2012 e peço desculpas pela “mudança” que todos nós esperávamos, mas até então não aconteceu.


Aprendi com minha família que a maior riqueza de um homem não são seus bens materiais, mas sim o caráter e os valores conquistados através do cumprimento com a palavra, pela honestidade e pela integridade moral. Riquezas estas que me proporcionam andar de cabeça erguida e dormir de consciência tranquila.

Daqui pra frente seguiremos numa nova caminhada, onde daremos prosseguimento com o Movimento de Renovação da política em Teofilândia, pensando de forma coletiva exclusivamente para nosso município e nossa gente. Para isso, contamos com cada cidadão e cidadã teofilandense que deseja mais avanços e melhores condições para todos e todas.
Forte abraço.

Teofilândia, 01 de Outubro de 2015.

José Claudivan

Recuperado de grave lesão, Welison comemora retorno aos campos: muito feliz


O volante José Welison ficou sem atuar pelo Vitória por 222 dias após romper o ligamento cruzado anterior do joelho. Recuperado da lesão, o atleta voltou a jogar, na última quinta-feira (1), pelo time sub-20 do Leão em partida válida pela Copa do Brasil na categoria, diante do Sampaio Corrêa.

A ideia de colocar Welison com os garotos é dar ritmo de jogo ao volante que festejou bastante o retorno aos gramados. "Fiquei muito feliz de ter voltado a jogar no Barradão. Ainda falta um pouco de ritmo de jogo, que eu vou adquirir atuando nessa competição sub-20", disse o capitão da equipe de juniores.

O volante ainda lembrou da lesão que o tirou de ação. "Foi um momento difícil, sobretudo o período de recuperação. Mas agora estou bem e confiante. Não tenho receio mais de chutar ou de fazer algum movimento mais brusco”, completa o jogador.

Welison volta a atuar no Barradão no próximo dia 7, às 15h, contra o Atlético Mineiro, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. O duelo da volta acontece dia 14, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG).


Do Portal Galáticos Online

Kieza admite jogar machucado, ataca a Arena Fonte Nova e alfineta o Vitória


Salvador já respira BAVI. E se depender do atacante Kieza, os ânimos ficarão ainda mais acirrados nesta véspera de clássico.
 
Em entrevista coletiva após o treino que encerrou a preparação do Bahia, em Pituaçu, K-9 ligou sua metralhadora e atingiu a Arena Fonte Nova e o Vitória.
 
O jogador fez duras críticas à administração do estádio e alfinetou o rival. "Pra mim, a Fonte Nova é do Bahia. O Vitória tem o estádio deles. Isso não existe. A Fonte Nova deveria dar mais valor ao Bahia e ao torcedor do Bahia. Eles pecam muito. A Fonte Nova tem que ter mais respeito ao Bahia e o Vitória não deveria jogar lá. Isso não existe. Mas, eles que mandam e a gente fica chateado com essa situação", disse mostrando-se incomodado com o fato de o Rubro-Negro também vir mandando jogos no local.

Mais calmo, o atleta comemorou a presença de cerca de 400 torcedores no último treinamento. "Muito importante o apoio do nosso torcedor. Por mim, poderia liberar sempre que fossem jogos assim. É muito bom. Esperamos agora dar alegria a eles. Só posso retribuir dentro de campo, fazendo meu trabalho da melhor maneira possível e demonstrando o carinho que tenho por esse clube. O que mais quero é ver o Bahia de volta à Série A".
 
O camisa nove destacou que o Tricolor não pode pensar em outro resultado que não seja o triunfo. "Sabemos da importância. Temos que respeitar o adversário, mas em casa, com o nosso torcedor, temos que entrar para ganhar. Se ganharmos, passamos eles e voltamos para o G-4".
 
Por fim, Kieza admitiu aquilo que boa parte da torcida já sabia. Ele tem mesmo uma lesão e joga com dores para não desfalcar a equipe nessa reta final de Série B. "Venho fazendo tratamento há muito tempo. Eu teria que parar (de jogar), mas nessa competição não podemos. Não só eu, mas outros jogadores vêm jogando machucados, com dores. A gente tem passado por cima disso tudo. Estou a mil por hora. Não pude jogar o primeiro (BAVI) e espero que amanhã possa ajudar minha equipe ainda mais. Aquele 4 a 1 (do BAVI do 1º turno) ficou na cabeça", concluiu.

Do Portal Galáticos Online