SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 5 de setembro de 2015

Intermunicipal 2015: Biritinga e Coité brigam por liderança; Serrinha joga por empate em Irará

Seleção de Biritinga faz boa campanha e entusiasma torcida!
Rodada de muita emoção no Grupo 5 do Intermunicipal 2015 na tarde deste domingo (6), em Biritinga e Irará.

Com 10 pontos e líder do grupo, Conceição do Coité joga no estádio Moreirão, em Biritinga, contra a seleção  local que tem 9 pontos e quer tomar o primeiro lugar da tetra-campeã.

É esperado um grande público neste que todos dizer ser o jogo mais importante da história do futebol de Biritinga.

Serrinha que tem 4 pontos e ocupa o terceiro posto na tabela joga em Irará, contra a seleção local que ainda não pontuou na competição e ocupa o posto de lanterna.

Para Serrinha basta um empate para passar à próxima fase da competição, porém todos ainda sonham com a segunda colocação para fugir do confronto contra a forte Santo Amaro.

Por Cival Anjos

Dois corpos são encontrados as margens de rodovia em Serra Preta

Corpos de dois homens foram encontrados na manhã deste sábado,05,às margens da rodovia BA 120 próximo a cidade de Serra Preta, no território da Bacia do Jacuípe. 

Ambos foram encontrados dentro do mato com baços e pernas amarrados e amordaçados, e várias perfurações de arma de fogo.

Até o fechamento dessa matéria não havia identificação das vítimas nem autoria do duplo homicídio.
duplo-homicidio

Serrinha: Guarnição da CETO recupera metralhadora da SSP de Sergipe

A Companhia de Emprego Tático Operacional – CETO do 16º Batalhão da PMBA, na manhã deste sábado, 05 , por volta das 11h, na cidade de Serrinha, recuperou uma metralhadora Taurus, Famae, .40, com numeração raspada, porém com identificação de propriedade na parte interna, indicando como material da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe.

O fato ocorreu no bairro Cidade Nova, no Conjunto Habitacional Residencial Serrinha, quando a Guarnição da PM observou três indivíduos saindo de um matagal, que ao efetuar a revista encontraram uma pequena quantidade de droga. Ao indagar sobre a fonte fornecedora da droga, chegaram ao endereço, e ao realizar as buscas no interior da casa, encontraram 1.300 Kg de maconha, 75 grama de cocaína, balança de precisão e o armamento já mencionado.

Os acusados Alisson Bispo Nascimento, 19 anos, os menores C. de J. N., 17 anos e F. B. da S., 16, todos residentes em Serrinha, foram conduzidos, preso e apreendidos, à Delegacia local para a lavratura do flagrante, registrado sob o número de Ocorrência 487/15.
Um homem de 19 anos, e dois adolescentes menores foram apresentados a Delegacia.
Um homem de 19 anos, e dois adolescentes menores foram apresentados a Delegacia.
metralhadora
Redação CN * informações da ASCOM 16º BPM

Zagueiro do Atlético-PR próximo de acerto com o Bahia

O zagueiro Gustavo, hoje reserva no Atlético-PR, deve ser no novo reforço do Bahia. O jogador teve uma reunião com Celso Petraglia, presidente do clube paranaense, dono do passe do atleta, para conseguir a liberação. 

Após acertar os detalhes, o atleta viaja para Salvador junto com a delegação tricolor que está em Curitiba, para fazer exames médicos e assinar contrato. 

O jogador será o 7º zagueiro contratado pela diretoria do Esquadrão só neste ano: Adriano Alves e Chicão, que já deixaram o time, Thales, Jaílton, Gabriel Valongo e Éwerton, considerado uma aposta. 

Gustavo tem 33 anos e defendeu times como Vasco, Palmeiras, Cruzeiro ,futebol russo e Atlético Paranaense, clube que atuou por 31 partidas neste ano.

Do Portal Futebol Bahiano

O mundo em ebulição: Foto de bebê encontrado morto em praia da Turquia se torna símbolo da crise migratória

Atenas, Grécia - A foto de um menino afogado em uma praia da Turquia, após o naufrágio de duas embarcações com refugiados sírios, gerou comoção na Europa, confrontada a uma pressão crescente para gerenciar a chegada de milhares de refugiados ao continente.

As duas embarcações que naufragaram tinham saído da cidade turca de Bodrum com destino à ilha grega de Kos, porta de entrada da União Europeia.

A guarda costeira turca foi alertada por gritos de passageiros dos barcos e conseguiram resgatar os corpos de 12 pessoas, entre eles o de um menino pequeno que jazia de bruços na praia.

No naufrágio morreram cinco menores e sete adultos, enquanto 15 pessoas puderam ser resgatadas. A fotografia de um agente turco carregando o menino foi difundida por meios de comunicação e pelas redes sociais com a hashtag #KiyiyaVuranInsanlik (A humanidade é um fracasso, em turco).

Um dos agentes de resgate disse à AFP que as autoridades turcas colheram o depoimento da família do menino e acreditam que todos procediam da cidade síria de Kobane.

"O bote que levava o menino e sua família era para quatro pessoas, mas havia 15 refugiados a bordo", explicou o funcionário. "Não havia fortes ventos, o mais provável é que entraram em pânico e que muitos não soubessem nadar", prosseguiu.

Meios de comunicação turcos reportaram que o menino se chamava Aylan Kurdi e que tinha três anos. Jornais de toda a Europa repercutiram a comoção provocada pela imagem e a foto estampou a primeira página de vários deles nesta quarta-feira.

Na Espanha, o jornal El Mundo destacou que a foto "já faz parte do álbum migratório da infâmia", enquanto o El Periódico escreveu que a imagem ilustrava "o naufrágio da Europa".

Para o britânico The Guardian, a foto resume "todo o horror e o drama humano vividos na costa europeia".

"Se imagens tão fortes quanto a de um menino sírio morto, arrastado pelas ondas, não mudarem a atitude da Europa frente aos refugiados, o que poderá fazê-lo?", questionou o The Independent.

Na Itália, o jornal La Repubblica reproduziu a imagem no Twitter, intitulando-a "Uma foto para calar o mundo".

O diretor do serviço de emergências da ONG Human Rights Watch, Peter Bouckaert, explicou porque decidiu compartilhar a imagem no Twitter, apesar do duro drama que retrata.

"Alguns dizem que a foto é muito ofensiva para ser compartilhada na internet ou publicada nos jornais. Mas para mim, o que parece ofensivo é uma criança afogada morta na praia, quando mais poderia ser feito para evitar a sua morte", expressou.

Êxodo contínuo
Enquanto isso, milhares de refugiados conseguiam chegar à costa da Europa. Cerca de 4.500 pessoas chegaram nesta quarta-feira ao porto de Pireu, em Atenas, com o objetivo de continuar seu périplo rumo ao norte da Europa, em um novo episódio da grave crise migratória que divide os países europeus. Outros 3 mil puderam ser salvos pela guarda costeira italiana no Mediterrâneo nas últimas 24 horas.

Lesbos, assim como Kos, também no Egeu, se tornaram o porto de entrada na Europa de refugiados que fogem através da Turquia dos conflitos armados no Oriente Médio e na África.

A maioria quer continuar viagem para o norte da Europa através dos Bálcãs, na crise migratória mais grave no continente desde a Segunda Guerra Mundial.

Desde o começo do ano chegaram à Grécia 160.000 pessoas do total de cerca de 350.000 que, segundo se estima, teriam cruzado o Mediterrâneo, uma rota na qual morreram dois mil migrantes.

Enquanto isso, na Hungria, um dos países de entrada para os migrantes que querem chegar à Alemanha, a tensão continua crescendo e duas mil pessoas permaneciam acampadas em frente à estação de Keleti, em Budapeste, ou em uma zona de trânsito do edifício, depois que a polícia os impediu de abordar os trens.

A tentativa dos migrantes de chegar à Alemanha se explica pela decisão do governo de Berlim de não devolver aos sírios o país por onde entraram na União Europeia, neste caso a Hungria, e examinar seus pedidos de asilo.

Segundo as autoridades alemãs, nesta terça-feira, 3.709 pessoas sem visto chegaram ao país vindos de Áustria e Hungria, uma cifra recorde.

Espaço Schengen ameaçado?
Viena elevou o tom nesta quarta-feira contra a decisão alemã, que vai contra os acordos de Dublin, segundo o qual o candidato a asilo deve apresentar seu pedido ao Estado-membro onde entrou pela primeira vez à União Europeia.

"Sempre adverti contra uma suspensão dos acordos de Dublin (...) Estamos vendo os efeitos agora", lamentou o ministro do Interior, Johanna Mikl-Leitner, em entrevista ao jornal Die Presse.

Para fazer frente à chegada de milhares de pessoas que fogem da guerra, da perseguição e da pobreza no Oriente Médio e na África, "o mais importante é levar paz e estabilidade", disse o primeiro-ministro, David Cameron.

"Não penso que a resposta seja receber mais e mais refugiados", afirmou, em declarações à BBC. O risco de que esta crise ameace a liberdade de trânsito na UE, um dos maiores feitos da construção europeia, começa a surgir.

A atual crise migratória está "destroçando" o espaço Schengen de livre circulação, afirmou o chefe da diplomacia eslovaca, Miroslav Lajcak.

A implantação de uma resposta conjunta de todos os países europeia será o tema central de uma reunião, em 14 de setembro, entre os 28 países da União Europeia. (France Press).

Do Portal Interior da Bahia

Hostilizado em shows, Chimbinha se afasta da Banda Calypso e de Joelma

Nas próximas semanas, a Banda Calypso se apresentará sem um importante integrante: Chimbinha. Diante do clima tenso que tem tomado conta dos shows recentes do grupo, o músico teria pedido para se afastar.
Além disso, o guitarrista Ian Marinho, que foi escalado para substituir Chimbinha nestas semanas, anunciou em seu Facebook que irá se desligar da banda Forró Anjo Azul, aumentando os rumores de que poderá fica definitivamente na Banda Calypso.

Segundo a assessoria da "maior banda independente do Brasil", como se intitulam, Chimbinha passou por uma cirurgia nos olhos e, por recomendação médica, ficará afastado nas próximas duas semanas.

Separação
Durante a apresentação da música 'A lua me traiu' em um show no Distrito Federal, Joelma desabafou sobre os recentes problemas que vem passando. Na ocasião, a cantora chorou e afirmou que a “lua não é ser humano. Ser humano é que trai".

No mesmo dia, fãs atacam Chimbinha, chamando-o de “safado”. O músico se mostrou bastante desconfortável com a situação, mas continuou a se apresentar normalmente. Em recente entrevista, ele negou que tenha traído Joelma.

Desconfortável
Uma chamada para o Teleton Brasil, divulgada pela página do evento, mostrou todo o desconforto de Joelma ao lado do ex-marido. A atitude dela não foi bem aceita por alguns internautas, que criticaram a "falta de profissionalismo".

"Que horror da parte dela , trabalho é trabalho ela tá misturando tudo, levando para o lado profissional algo que é um particular deles, todo show a mesma presepada todos já sabem que ele traiu ela", escreveu uma internauta na postagem no Facebook.

Desde o divórcio, anunciado em agosto pela página do Facebock da banda, rumores afirmavam que a separação também aconteceria na vida profissional. Em recente entrevista, Joelma confirmou o fim da Banda Calypso em dezembro deste ano e afirmou que seguirá carreira solo como cantora gospel a partir do ano que vem.

Do Portal Interior da Bahia




Vitória decepciona e perde para o Botafogo no Barradão

Vitória e Botafogo-RJ fizeram além o jogo isolado da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, e também o de maior atrativo pela importância pela briga direta pela liderança da competição em reunião em um campo só dos dois melhores clubes da Série B quando considerado o critério fundamental da somatória de pontos. 

MAS deu Botafogo que com um gol de Navarro e outro de Sassá e Guilherme Mattis descontando para o time baiano, derrotou o Leão dentro de casa pelo placar de 2 x 1 e assim, o Esporte Clube Vitória segue fazendo uma campanha ruim no segundo tempo e hoje à tarde somou a quarta partida sem triunfo e hoje com um agravante, já que perdeu dentro de casa e contra um adversário direto pelo acesso.  

Com o resultado, o Vitória caiu agora definitivamente para o terceiro lugar e por ser o quarto caso Paysandu derrote o Boa Esporte e quinto na hipótese de um triunfo improvável do América-MG em cima do Bragantino.

Primeiro tempo de Vitória e Botafogo super-equilibrado, mas um tanto assim decepcionante para torcida rubro-negra, já que o Leão ainda com a posse da bola nada criou de importante, e as duas as únicas oportunidade de gol pertenceram ao time carioca e uma delas, desperdiçada por Lulinha depois de deixar o zagueiro Guilherme Mattis sentado no chão.

No inicio do segundo tempo o quadro mudou. O Esporte Clube Vitória voltou revigorado pressionando o Botafogo e não abriu o placar aos 11 minutos, quando o atacante Robert não aproveita jogada de Escudero após cobrar falta e só. A partir daí o Leão voltou a se apagar e aos 29 minutos, o Uruguaio Navarro escora de voleio para dentro da meta rubro-negra, (aliás, só quem estava no estádio viu, já que no momento do gol, a operadora dona de futebol e responsável pelo absurdo do jogo às 15h simplesmente perdeu o sinal) Guilhermes Mattis ainda empatou nos acréscimos mas Sassá em cimalata evitando a comemoração rubro-negra fez o segundo e deu números finais ao placar para a tristeza e decepção do torcedor presente ou não no Barradão.

O novo compromisso do Esporte Clube Vitória acontece já na próxima terça-feira quando no o Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, enfrenta o Criciúma atual décimo colocado com 23 pontos em jogo programado para às 19h.

Do Portal Futebol Bahiano

Escritores aracienses, Luiz Santana, lançará mais dois livros e Mestre Neião lançara o seu primeiro livro.

A cidade de Feira de Santana, a 116 km de Salvador, se organiza para receber entre os dias 22 a 27 de setembro de 2015, a 8ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, que mais uma vez será realizada na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum). 

A expectativa de público é de 50 mil pessoas, superando as edições anteriores. A Feira do Livro é uma realização conjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Arquidiocese de Feira de Santana, Secretaria da Educação – DIREC 02, Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, Serviço Social do Comércio de Feira de Santana – SESC e Fundação Egberto Costa. 

Mais uma vez o escritor araciense Luiz Oliveira de Santana, lançará mais dois livros (o cordel circuito cultural do Boi de Janeiro e o segundo catálogo fotográfico Raizes Kiriris) e José Manoel dos Santos (Mestre Neião que lançará o seu primeiro livro Caporito, a origem da capoeira). 

No ano passado, 2014, Luiz Santana lançou três livros, sendo, dois cordéis, do raso a Araci, mãe da aurora mãe do dia e Capoeira Griô e o o primeiro catalogo fotográfico dos Raízes Kiris.


Serrinha: 6º Campeonato Society da Viração começa dia 13

A sexta edição do Campeonato Society da Viração, em Serrinha vai começar dia 13 de setembro de 2015.

A competição que é organizada por Aderivan Andrade tem seu término previsto para o dia 15 de novembro e contará com 8 equipes de comunidades diferentes.

Viração, Alto de Fora, Alto da Bandeira, Tanque do Meio, Quinjí, Matão, Baixa D'Água e Alto dos Coqueiros jogarão entre si, jogos só de ida.

As partidas acontecerão nos campos das comunidades participantes aos domingos, pela manhã e se classificam 4 equipes para a fase semifinal.

Todos o campeonato vai ter cobertura do programa Diário Esportivo da Rádio Continental AM de Serrinha 1330 que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 20h às 21h.

Por Cival Anjos

Chimbinha é afastado do Calypso e Joelma ensaia com novo guitarrista

A separação de Joelma e Chimbinha é um dos assuntos que vem badalando na mídia. De acordo com informações do colunista Léo Dias, do jornal ‘O Dia’, por conta do climão entre eles, o músico foi afastado do Calypso e a cantora, por sinal, já tem ensaiado com um novo guitarrista, que tem o nome de Ian Marinho.

Procurada pela publicação, a assessoria de imprensa da banda confirmou a informação, mas afirmou que Chimbinha só vai deixar os palcos durante 15 dias. “Chimbinha passou por um procedimento cirúrgico na vista e, por isso, não participará dos shows programados para as próximas duas semanas. Durante este tempo, os shows contarão com a participação de um guitarrista contratado especificamente para o período de recuperação de Chimbinha”, informou a representante do Calypso.

No entanto, ainda segundo o jornal, há um desencontro de informações. No início, a assessoria da banda garantia que a mesma chegaria continuaria com os projetos mesmo após Joelma partir para carreira solo. Depois, eles explicaram que o grupo vai mesmo terminar. Em uma apresentação recente, Chimbinha foi hostilizado pelos fãs e chamado de ‘safado’.

Do Portal CN/Ibahia.com

Dilma assina decreto que garante adiantamento do 13º a aposentados

A presidente Dilma Rousseff assinou na última quinta-feira (3) o decreto que garante o adiantamento de parte do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS. A decisão será publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (4).

Segundo informações do Jornal Nacional, os pagamentos começam a ser feitos a partir do dia 24 deste mês e vão até 8 de outubro. De acordo com a Previdência Social, serão pagos cerca de R$ 16 bilhões nesta primeira parcela.

O Ministério da Fazenda havia discutido a suspensão do adiantamento de 50% do benefício por falta de recursos em caixa. O objetivo era pagar tudo somente na folha de novembro. Embora a antecipação do benefício não fosse obrigatória, ela ocorria há nove anos. A decisão de segurar o adiantamento causou polêmica e o Executivo precisou a rever sua posição.

No dia 24 de agosto, o Palácio do Planalto anunciou o adiantamento integral em setembro de 50% do 13º salário dos aposentados e pensionistas que recebem do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os outros 50% serão pagos em novembro, como acontece normalmente. O 13º engloba 28,2 milhões de benefícios.

No dia 22, o governo chegou a anunciar que os aposentados iriam receber 25% do adiantamento do 13º salário em setembro e os outros 25% em outubro, mas acabou recuando.

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o governo federal a antecipar a primeira parcela do 13º salário. Por lei, a primeira parcela tem de ser paga até 30 de novembro de cada ano.

Neste ano, devido ao fraco ritmo de atividade na economia, com queda da arrecadação, o governo não conseguiu realizar a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto, que é paga no fim deste mês e início de setembro. Com isso, rompeu uma tradição que ocorria desde 2006.

Em 2014, 27,3 milhões de benefícios foram concedidos em todo o Brasil com a antecipação da primeira parcela do 13º. No ano passado, houve uma injeção extra na economia de R$ 13,6 bilhões nos meses de agosto e setembro com esses pagamentos. Neste ano, a estimativa do Ministério da Fazenda é que o impacto seja de cerca de R$ 15,9 bilhões.

Na primeira parcela do 13º dos aposentados, não há desconto de Imposto de Renda (IR). De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em novembro e dezembro, quando é paga a segunda parcela da gratificação natalina.

Do Portal CN/G1.com

Câmara sanciona lei e acaba com o Custeio da Iluminação Pública – CIP

Na hierarquia do poder Rosilange é a 4ª pessoa.
Na hierarquia do poder Rosilange é a 4ª pessoa.
A vereadora Rosilange de Santana Barreto Ribeiro (PROS), segunda secretária da Câmara de Vereadores de Monte Santo presidiu e sancionou a lei nº 01/2015, que revogou a lei municipal nº 06 de 28 de outubro de 2004 que instituiu a contribuição para Custeio da Iluminação Pública – CIP.

A vereadora assumiu a presidência dos trabalhos pela ausência da presidente Paulina Maria Rodrigues de Oliveira (PP), do vice, Ernesto de Santana Silva (PTB) e do primeiro secretário Cléber de Andrade Marques (PSD).

Na sessão realizada na tarde de quinta-feira, 06 de agosto, a maioria dos vereadores presentes questionou o “silêncio” do prefeito Jorge Andrade (PSD) que foi informado da decisão da maioria no dia de 10 de agosto e com vencimento do prazo estabelecido na aprovação do projeto de lei para sancionar ou vetar. 

Rosilange de Santana mandou fazer uma busca junto a Secretaria e do setor jurídico da casa e por não existir nenhuma manifestação do executivo neste sentido autorizou a redigir o ato de promulgação da lei e a sancionou, passando a entrar em vigor naquele momento.

Veja a Promulgação da Lei
lei da cip

Governo confirma que Bahia não adotará horário de verão

Horário de Verão
Assim como nos anos anteriores, a Bahia não irá aderir ao horário de verão em 2015. A informação foi confirmado ao G1 pelo governo estadual nesta sexta-feira (4). A última vez que a Bahia adiantou os relógios no verão foi em 2011, após oito anos sem participar.

Em 2012, o governador Jaques Wagner chegou a anunciar que a Bahia adiantaria os relógios em uma hora, mas voltou atrás e cancelou a decisão. A justificativa, segundo o governo, foi pela rejeição da população.

Uma pesquisa encomendada pelo governo na época apontou que 75% da população baiana se mostrava contrária à adesão ao horário de verão. Neste ano, o horário de verão ocorre entre o final de outubro e meados do mês de fevereiro de 2016.


História
O horário de verão foi aplicado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. O objetivo era estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.


No ano passado, a decisão pela não participação no horário de verão ficou definida, segundo o governo da Bahia, após avaliação que levou em consideração não apenas a “rejeição” de grande parte da população em adiantar os relógios, como também a baixa economia de energia que a adesão ao horário alternativo gera. Os demais estados das regiões Norte e Nordeste também ficaram de fora do horário de verão.

Apenas os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, adiantaram os relógios em uma hora. A medida tem o objetivo de diminuir o consumo de energia nos horários de maior consumo, conforme expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Do Portal CN/G1.com

Caminhão tanque explode depois de tombar na BR 324 trecho de Riachão do Jacuípe

Um acidente de grande proporção aconteceu na noite desta quinta-feira,03, no km 425 da BR-324 mais precisamente na localidade da Santana, a cerca de 5 km do centro de Riachão do Jacuípe.

Segundo informações, um caminhão tanque de dados não anotados, carregado de combustível tombou e explodiu em seguida. Por pouco uma tragédia não aconteceu, a bola de fogo gerada pela explosão pode ser vista da cidade de Riachão.

As primeiras informações dão conta de que ninguém se feriu no acidente, motoristas que viajavam pelo trecho resolveram parar com medo de passar próximo ao fogo.

Não se sabe ainda se o corpo de bombeiros da cidade de Feira de Santana foi acionado para fazer o rescaldo. As polícias Civil e Militar se encaminharam para o local, a Policia Rodoviária Federal (PRF) também foi acionada.

De acordo com a repórter Alana Adrielle do site Hora da Verdade, o fato assustou toda a população de Riachão do Jacuípe e das comunidades de onde pode se ver o fogo que é muito alto.
caminhão explode

Servidores do Judiciário decidem suspender greve durante assembleia geral

A greve dos servidores do Judiciário que completou 35 dias nesta sexta-feira (4) foi suspensa em assembleia realizada nesta manhã. Os trabalhadores irão retomar o trabalho na próxima terça-feira (8).

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), mesmo com a suspensão do movimento, o estado de greve está mantido. No próximo dia 2 de outubro, uma nova assembleia será realizada para avaliar o cumprimento das reivindicações da categoria por parte do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Durante a greve, a categoria conseguiu a aprovação do projeto de lei de reposição salarial de 6,41%, pago em duas parcelas. A primeira de 3,5% em setembro, com retroativo a março, e a segunda de 2,81%, a partir de novembro. O reajuste era um dos principais pontos de reivindicações da categoria, que estavam em greve desde o dia 30 de julho.

No último dia 25, o presidente do TJ-BA, Eserval Rocha, chegou a decretar o corte nos pontos dos servidores do Poder Judiciário da Bahia.

Também nesta sexta-feira (4), o Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sintaj) decidiram suspender a greve após 43 dias de paralisação. De acordo com a categoria, o abono do corte de ponto que já estava garantido pelo decreto baixado pelo presidente da Corte, desembargador Eserval Rocha, foi negociado pelo comando de greve.

Com isso, o salário integral do mês de setembro está garantido, bem como o pagamento do reajuste linear no valor de 6, 41%, sendo 3,5% retroativo a março e 2,91% em novembro. Ainda ficou assegurado o reajuste no auxílio alimentação também de 6,41%, totalizando R$ 51 em valores absolutos.

Do Portal CN

Barroquenses vivem a expectativa de poderem entrar em Campo com a Camisa do Ypiranga

Maitan - terceiro agachado da esquerda para a direita
Dois jovens barroquenses, integram o elenco do Esporte Clube Ypiranga que vai disputar o Campeonato Baiano nas categorias Infantil e Sub-17.

Graças ao trabalho do Professor e Diretor de Esportes Roque Ferreira Mota, e apoio dos familiares, os garotos podem entrar em campo já neste final de semana e, partida contra o Bahia, no Estádio Municipal da cidade de Inhambupe. 

Maitan Queiroz Santos, 15 anos, Meio-Esquerda, faz parte do elenco da equipe Infantil, já Cairo Avelino, 16 anos, Meia-Atacante, integra a equipe sub 17.

Cairo Avelino
“Acredito que os dois estão no caminho certo e tem condição de crescer e aparecer na competição, ambos detem qualidade, e nós vimos acompanhando isso a tempo, quando o professor Mazinho nos pediu que levássemos alguns atletas, escolhemos os melhores e eles passaram por uma seleção com outros 60 atletas, então se passaram por esse processo é porque tem condições de apresentar um bom futebol” destacou o Diretor Roque.

O pai do jovem Cairo, Jairo Avelino já está no clima, e até uma camisa do Ypiranga já conseguiu para torcer no domingo, numa rede social ele escreveu; “Já ganhei a minha camisa autografada por Cairo, atleta do Ypiranga no Baiano sub 17”.

A partida do Infantil será às 13:30 e do Sub-17 às 15 horas.

Na fase de testes o professor Roque contou com Apoio da Prefeitura Municipal de Barrocas, Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer.

@ Nossa Voz Esportes

Saiba quem foi o serrinhense que recebeu grande homenagem em Conceição do Coité

Prefeito Assis, prefeito de Serrinha Osni Cardoso e governador Rui Costa.
Prefeito Assis, prefeito de Serrinha Osni Cardoso e governador Rui Costa.
O prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis Alves dos Santos (PT) ao lado do governador Rui Costa (PT), deputados e dezenas de prefeitos da região, entregou na manhã de quinta-feira (03-09) 250 casas de um conjunto habitacional que recebeu o nome de Genebaldo de Lima Queiroz.

O prefeito abriu seu discurso no ato de entrega destacando o histórico de luta pela implantação da democracia atribuída a um ilustre cidadão de Serrinha, que faleceu em 07 de novembro de 2010, aos 65 anos, vitima de infarto.

Serrinhense recebe o mérito do povo coiteense
Serrinhense recebe o mérito do povo coiteense
Um busto de Genebaldo foi colocado na entrada do condomínio com a informação do ano de nascimento, 1943 e falecimento, 2010, além da informação de uma das suas ações, ou seja, a fundação da Ordem dos Advogados da Bahia – OAB na região do sisal, entidade que presidiu por dois mandatos.

Assis, como é conhecido o prefeito, falou emocionado ao lembrar que Genebaldo foi um dos brasileiros que sofreu, foi preso como tantos outros, dos quais, o ex-deputado Emiliano José, para que se conseguisse a democracia que existe hoje. “Ao informar ao amigo Emiliano que estávamos homenageando este ilustre brasileiro, ele nos falou que estávamos fazendo justiça, pois Genebaldo foi colega de sela da penitenciária Lemos de Brito pelo enfrentamento da ditadura”, lembrou Emiliano.

Em 18 de fevereiro de 1972, foi preso pela Operação Bandeirante, órgão da Ditadura Militar, por ser dirigente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ficando preso até outubro de 1973. Neste período de tensão e fuga, no estado do Rio de Janeiro, nasceu sua primeira filha, Nara de Almeida Queiroz Gama. Além de Nara, Genebaldo teve mais três filhos, Raul, Ivan e Aldo, com exceção de Ivan que não compareceu ao evento, os outros posaram para foto em frente ao busto.
Filhos e netos ao lado do busto.
Familiares felizes pela homenagem
Genebaldo estudou até o 4º ano na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, sendo expulso pela Ditadura Militar, com o Ato Institucional n° 05, de 13/12/1968, por sua participação no Movimento Estudantil, quando foi preso algumas vezes e passou a estudar em São Paulo, para onde fugiu. 

Concluiu o curso na Faculdade de Direito Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, no ano de 1970 e foi funcionário do Departamento dos Correios e Telégrafos, (DCT), atual Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos, onde exerceu a função de defensor em Comissões de Inquéritos. Também no Correios trabalhou no Serviço de Relações Publicas, como Teletipista na Sala de Aparelhos, e como Auxiliar de Tesouraria no Setor de Taxas Telegráficas.
Genebaldo Queiroz morreu em 2010 vítima de infarto.
Genebaldo Queiroz morreu em 2010 vítima de infarto.
Queiroz  trabalhou também no então Banco Econômico da Bahia e advogou em São Paulo e no Rio de Janeiro como solicitador Acadêmico, na Praça João Mendes como advogados conhecidos na época, a exemplo de José de Kauffman, Marisa Diegues e Ieda Martins.

Ele advogou ainda para a Editora Panamericana e trabalhou como Free Lancer, corrigindo livros e chegou a escrever sobre assuntos jurídicos, ou seja, prática das sociedades, manual prático das locações e prática das transações Imobiliárias. 

Os dois primeiros publicados pela Editora Themis, em nome de Dantas Batista Jota, pois Genebaldo estava condenado com base na Lei de Segurança Nacional pela Auditoria Militar da Bahia. Conta à história que o terceiro teve seus originais apreendidos, junto com todos os livros que possuía aproximadamente 300, exemplares pelos prepostos da Ditadura Militar, no instante da sua última prisão em São Paulo.

Foto ao lado do governador no ato de inauguração.
Foto ao lado do governador no ato de inauguração.
O ativista político, também chamado de Baixinho, se destacou pela capacidade de empreendedor e adquiriu fazendas, parque de vaquejada, pátio de eventos, clube de campo e restaurante, dentre outros negócios voltados ao entretenimento local. “Herdando”, o espírito de empreendedor do pai, seus filhos são os responsáveis pela construtora ConstruQuali Engenharia, que construiu as 250 casas do condomínio Genebaldo Queiroz.

Segundo Raul Almeida Queiroz, a missão da ConstruQuali é servir à sociedade, concretizando sonhos com qualidade, solidez e inovações em engenharia. Ele disse também que a ConstruQuali é composta por profissionais qualificados e experientes nas áreas de Engenharia Civil, Orçamento, Projetos, Recursos Humanos e Administrativos, que passam por um processo constante de treinamento e acompanhamento das suas atividades.
casa de genebaldo
Casa onde morou Genebaldo fica na saída Serrinha – Coité
Em Serrinha, foi editor do Jornal “O Tabuleiro” do Jornal do MRP, do Movimento Renovador Popular. Também em Serrinha, criou o Serviço de Assistência Judiciária e morou por muitos anos, onde faleceu, numa casa situada às margens da BA 409, onde hoje funciona o Centro de Referência e Assistência Social – CRAS e ficou conhecido como o Clube Locomotiva e como destaque, os chafariz lembrando Caldas do Jorro, construídos por ele.

Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas e  Evandro Junior

Veja os melhores momentos de Paraná 1 x 0 Bahia

Bahia perdeu para o Paraná por 1 a 0 nesta sexta-feira (4), na Vila Capanema, em Curitiba, pela 23ª rodada da Série B. 

Estacionado com 38 pontos, o Bahia que até sonhou com a liderança ao final desta rodada, contudo, com a derrota, não teve sua quarta posição alterada até então, no entanto, pode ser ultrapassado pelo América-MG e Paysandu que enfrentam Bragantino e Boa Esporte, respectivamente, logo, pode cair para a sexta posição.

Veja os melhores momentos

         
Do Portal Futebol Bahiano

Paraná 1 x 0 Bahia: Veja o gol de Rafael Costa

O Bahia pensou até em liderança da Série B ao final da 23ª rodada do Brasileiro da Série B. 

O Sampaio Correa até que ajudou quando apenas empatou com o Náutico, porém, o Bahia perdeu para o Paraná Clube pelo placar de 1 x 0, com Rafael Costa marcando o único gol da partida e pode cair para a sexta posição ao final dos jogos deste sábado.

O novo compromisso tricolor já acontece na próxima terça-feira, quando na Arena Fonte Nova enfrenta o Macaé, em partida agendada para acontecer às 19h30. Para este jogo, o Bahia não terá as presenças de Zé Roberto e Souza, punidos pelo terceiro cartão amarelo no jogo desta noite.

Veja o gol da partida

       
Do Portal Futebol Bahiano