SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 1 de novembro de 2014

Patrícia Poeta teria sido irônica com William Bonner em sua despedida do "Jornal Nacional"

Patrícia Poeta trata Bonner com ironia em
despedida (Reprodução/Globo)
A despedida de Patrícia Poeta, 38, do “Jornal Nacional” tem sido vista com desconfiança pelos jornalistas da Globo. Segundo o site “Notícias da TV”, eles acreditam que ela foi irônica ao falar sobre William Bonner, 50, e dizer que “aprendeu” muito com ele nos últimos três anos.
A ironia estaria nos momentos em que ela lembrou que Bonner é o editor-chefe do jornal, como em "Você como editor-chefe do Jornal Nacional sabe mais do que qualquer um de nós”. Nos bastidores, o marido de Fátima Bernardes é conhecido por sempre lembrar de seu cargo quando dava broncas nos colegas e por não ter facilitado o trabalho de Patrícia no programa. Ele reclamava do desempenho dela e é apontado como um dos responsáveis pela saída da jornalista.
Leia mais:

Outros fatores que teriam influenciado no afastamento de Patrícia Poeta do “Jornal Nacional” seriam o desempenho ruim nas entrevistas com os candidatos à presidência em agosto e a tentativa de comprar um apartamento de R$ 23 milhões que pertencia a Georges Salada, envolvido em um escândalo político. Além disso, há também os rumores de que ela estaria grávida, o que adiaria os planos de seu programa de entretenimento na Globo.
Do Yahoo - Notas TV

Como esperado, Vitória perde para o Grêmio por 1 x 0

Apesar de ter feito uma partida razoável no primeiro tempo, o Esporte Clube Vitória como esperado, não resistiu e perdeu para o Grêmio, hoje à noite jogando na Arena do Grêmio, em Porto Alegre pelo placar de 1 x 0, depois de uma infelicidade de Richarlyson que resolveu dilapidar o patrimônio ao cabecear para dentro das próprias redes, fazendo o único gol da partida aos 44 minutos de jogo

O primeiro tempo até que o Vitória fez uma partida equilibrada, colocando uma boa na trave antes do primeiro minuto de jogo, com Edno e controlou todas as ações ofensivas do adversário, até o erro de Richarlyson. 

No segundo tempo mesmo atrás do placar e mesmo precisando vencer ou até mesmo empatar, o Leão nada fez de produtivo que justificasse o desembarque em Salvador, carregando entre as malas, qualquer conquista de ponto. Resultado, normal e esperado já que raramente no atual Campeonato, o clube vence quando atua jogando fora de casa.

Agora o Esporte Clube Vitória volta para a casa e no próximo Domingo terá outra pedreira pela frente quando encara o São Paulo, às 17h, no Estádio Manoel Barradas Carneiro. Para este jogo, o Leão poderá ter os retornos do lateral Mansur, do meia Marcinho e do atacante Dinei, todos ausentes na partida desta noite por motivo de contusões.

Do Portal Futebol Bahiano

34 deputados envolvidos no escandalo do “Pedrolão” foram reeleitos

Dos 49 políticos envolvidos no escândalo do Petrolão, citados na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, 34 deputados federais foram reeleitos para a Câmara ou eleitos para outros cargos, inclusive de governador. 
Segundo o site Diário do Poder, entre os envolvidos no esquema de recebimento de dinheiro sujo estão políticos de partidos governistas como PT, PP e PMDB, e os oposicionistas PSB e PSDB.
Quase todos os políticos enrolados no Petrolão irão responder pelo recebimento de dinheiro sujo para financiar suas campanhas. Investigadores avaliam que Paulo Roberto e Youssef não mentem em seus depoimentos, pela coincidência de nomes, valores e datas. 
O ex-diretor da Petrobras e o megoleiro Alberto Youssef não mantêm contato, por isso não poderiam combinar seus depoimentos. Em julho, preso, o ex-diretor Paulo Costa pediu à Justiça para arrolar Eduardo Campos e Fernando Bezerra Coelho como testemunhas. As informações são do Diário do Poder.
Do Portal JC

Número de mulheres deputadas cresce 8,5% em relação à bancada atual

Dos 513 deputados federais eleitos no dia 5 de outubro, 51 são mulheres, o que significa um aumento de 8,51% na bancada feminina da Câmara dos Deputados para a próxima legislatura, a se iniciar em fevereiro. 
Atualmente, 47 mulheres estão no exercício do mandato, mas duas eram suplentes e assumiram as vagas de titulares homens. Se a base de comparação for a bancada titular eleita (45 mulheres) em 2010, o percentual sobe para 13,33%.
Apesar do crescimento, o total de deputadas eleitas representa menos de 10% da composição da Câmara dos Deputados. Ou seja, a relação é de menos de uma mulher para cada dez deputados homens eleitos. Entretanto, o número de candidatas que disputaram o cargo de deputada federal neste ano deu um salto expressivo, chegando a 1.765, contra 935 em 2010, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O aumento foi de 88,77%.
Os estados de Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba e Sergipe não tiveram nenhuma mulher eleita deputada federal. Já os estados do Amapá e Tocantins foram os que apresentaram as maiores porcentagens de mulheres eleitas do país, ambos com 38%. Da Agência Senado. 
EstadoBancada feminina
atual
Bancada masculina
atual
Bancada feminina
eleita
Bancada masculina
eleita
AC2617
AL1809
AM1717
AP3535
BA138336
CE121220
DF2617
ES37010
GO314215
MA117117
MG350548
MS0817
MT1708
PA116314
PB111012
PE123124
PI1928
PR228228
RJ442640
RN2617
RO1726
RR0826
RS229130
SC115214
SE0808
SP856664
TO1735
Total4746651462
Total (%)9,1690,839,9490,05
Variação (%)8,51
Do Portal JC/FOTO: Agência Senado

CINE-MÃO – Sessão Especial 05.11.14. – Deus e o Diabo na Terra do Sol

Temos o prazer de convidá-lo(a) para participar da sessão de exibição do filme Deus e Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha, que acontecerá no dia 05 de novembroquarta- feira, às 19h00, no auditório da UNEB de Conceição do Coité. A sessão é uma realização do projeto de extensão Cine-mão (UNEB - Campus XIV) em parceria com o evento “Seminários 50 Anos de Deus e o Diabo na Terra do Sol.

O evento, a ser realizado nos dias 05, 06 e 07 de novembro, é uma promoção do Curso de Comunicação Social – Rádio e TV do Departamento de Educação – campus XIV da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O evento é voltado principalmente aos estudantes de todas as áreas e contará com a participação dos professores e pesquisadores de cinema e de estudos da cultura Cláudio Novaes, Orlando Freire Jr., Leandro Silva, Maurício Souza Amorim e Marcos Botelho. Os convidados debaterão os aspectos que tornaram o filme de Glauber Rocha, lançado em 1964, um dos maiores clássicos do cinema moderno mundial. O evento é gratuito e haverá certificação para os participantes.

A sessão de exibição do filme que abrirá os Seminários contará com a participação do professor Marcos Botelho, coordenador do evento, promovendo uma visita guiada ao filme e debate com o público. As demais palestras acontecerão nas noites da quinta-feira (06) e sexta-feira (07), às 19h30, no campus da UNEB.

Participe! 

SERVIÇO


O quê: Filme “Deus e Diabo na Terra do Sol”
Onde: Auditório da UNEB de Conceição do Coité
Quando: 05 de novembro
Horário: 19h00
Quem pode participar: qualquer pessoa interessada – acesso gratuito

Sinopse

Manuel (Geraldo Del Rey) é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança, Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

Título original: Deus e Diabo na Terra do Sol
Direção: Glauber Rocha
Roteiro: Paulo Gil SoaresGlauber RochaWalter Lima Júnior
Duração: 2h5min
Ano de lançamento: 1964 (Brasil).

Assista o trailer!

https://www.youtube.com/watch?v=QEsoB05RjGs

Dilma Rousseff vai vetar prazo maior para fim de lixões

A presidente Dilma Rousseff vai vetar o dispositivo aprovado na Medida Provisória 651 que prorroga até 2018 o prazo para as cidades transformarem os lixões em aterros sanitários, dando destino adequado a resíduos sólidos. “Há a decisão de vetar”, anunciou nesta quarta, 29, o líder governista no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE). 
Um acordo foi costurado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) para que a MP 651 fosse aprovada. A medida regulamenta a desoneração da folha de pagamento e reabre o programa de parcelamento de débitos tributários de empresas e pessoas físicas (Refis da Crise). 
A inclusão dos lixões causou atrito entre a oposição e a base aliada do governo. Por isso, definiu-se que Dilma vetaria o trecho e resgataria o tema em outra medida provisória.
Leia também:

“Para esse artigo, vamos apresentar na MP 656 um dispositivo que prevê a prorrogação por dois anos e garante recursos federais para a implementação da política de resíduos sólidos do Brasil”, afirmou Jucá. O senador sinalizou que a decisão virá acompanhada de mais recursos da União para as prefeituras. “Se nós apenas prorrogarmos o prazo, sem nenhum tipo de ajuda aos municípios para realizarem esses aterros sanitários, nós estaremos apenas postergando o cumprimento de uma lei que não será cumprida.” Os prefeitos pressionam pela extensão do prazo. A data limite era 2 de agosto deste ano, causando insegurança jurídica para os municípios que descumprissem a determinação de instalar aterros sanitários. Da Agência Estado.
Do Portal JC/FOTO: Reprodução/ABr

Prefeito de Salvador, ACM Neto pode migrar para o PMDB, diz site

Estrela do DEM, o prefeito de Salvador, ACM Neto, cogita, de acordo com fontes do site Bahia Notícias que circulam em Brasília, uma virtual migração para o PMDB. 
O objetivo seria manter uma característica intrínseca do DNA herdado do ex-senador Antônio Carlos Magalhães: ficar próximo ao governo federal. As conversas, que aconteceriam com o PMDB na esfera federal, não necessariamente passam pela anuência do atual dirigente peemedebista da Bahia, Geddel Vieira Lima, candidato derrotado na corrida pelo Senado no último dia 5. Um pé do democrata foi plantado no PMDB ano passado: um dos braços direitos de ACM Neto, Bruno Reis, foi candidato pelo partido a deputado estadual.
Até o último domingo (26), ACM Neto apostou as fichas na vitória de Aécio Neves (PSDB) na tentativa de chegar ao Palácio do Planalto. Com a confirmação da reeleição de Dilma Rousseff (PT), o prefeito da capital baiana tenta se reaproximar do governo federal, movimento que chegou a ser ensaiado em 2013 e descartado após o acirramento da campanha eleitoral. O próprio ACM Neto deu indícios de descontentamento com os rumos do DEM. Antes da eleição, o prefeito sugeriu que o partido poderia se fundir com outro para criar uma estrutura mais forte na Câmara Federal.
O presidente nacional do DEM, Agripino Maia, desconversou, mas o chefe do Executivo soteropolitano não recuou sobre a afirmação. ACM Neto, além de conseguir a almejada proximidade com o governo federal, levaria também um número considerável de apoiadores, que ampliariam – mesmo que temporariamente – a base de Dilma. O PMDB, com apoio de eventuais emigrantes do DEM, conseguiria então um número de deputados maior que o PT e não precisaria de maiores desgastes para controlar a Câmara. Do Bahia Notícias.
Do Portal JC

Dispensado pelo Boa, lateral é morto a tiros no interior do Piauí

Com passagens por Oeste e Boa Esporte nesta temporada, Edson Décimo Alves de Araújo, conhecido pelo apelido de "Piauí", foi morto a tiros na madrugada deste sábado em Floriano, no interior do Piauí. 
O lateral esquerdo de 27 anos já havia acertado contrato com o Rio Claro para a disputa do próximo Campeonato Paulista.
Segundo testemunhas, o jogador havia discutido com o assassino na noite anterior, durante uma festa. Se sentindo ameaçado, Piauí foi acompanhado do irmão, que é policial, a uma churrascaria. No estacionamento, o atleta foi abordado pelo atirador, que efetuou os disparos. O irmão do lateral também foi atingido e levado ao hospital municipal em estado grave.
Ao lado de outros jogadores, Piauí foi dispensado na última semana pelo Boa Esporte, que disputa a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Também em 2014, o jogador disputou o Campeonato Paulista pelo Oeste, assim como a Série B do Brasileiro de 2013.
Na carreira, o lateral esquerdo, revelado pelo Atlético-PR em 2007, também acumula passagens por 
Porto-PE, Santa Cruz, Náutico, ABC, Campinense, River Plate-SE, ASA, Confiança, Salgueiro e Mogi Mirim.

Leia mais

Do Yahoo - Gazeta Press

Campanha de Aécio utilizou pesquisa com dados enganosos, confirma Instituto de pesquisa

Foto: Divulgação/ Site Maisaécio
O Instituto Veritá confirmou ao jornal Folha de S. Paulo que uma pesquisa de intenção de votos feita pela entidade foi divulgada pela propaganda do candidato derrotado Aécio Neves (PSDB) com os dados equivocados. 

A informação infundada seria a liderança de Aécio em Minas Gerais, com 14 pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff (PT). A pesquisa o mostrava com 57%, ante 43% da petista. 

A pesquisa nacional para presidente contou com 5.161 entrevistas, sob o registro BR-01067/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar do total de entrevistados em Minas serem o suficiente para compor o quadro nacional, era insuficiente para retratar a realidade local, pois foram ouvidos somente 561 eleitores na região. 

Mesmo assim, a campanha usufruiu dos dados, mesmo sendo pontuado pelo próprio Instituto que não necessariamente o índice representava a intenção de votos de Minas Gerais. De acordo com registro no TSE, o Instituto seria tanto o contratado como o contratante da pesquisa. 

Do Portal Jornal A Nossa Voz/Fonte: Bahia Notícias

Barrocas: Situação da iluminação publica volta a preocupar população

Acesso Colégio  CEPPC - Alto Ipê - Diante da crescente onde de assalto, ruas escuras
 facilita a ação dos ladrões
Moradores denunciaram falta de iluminação em diversas ruas do centro da cidade, a iluminação pública a um bom tempo não recebia reclamação no JNV, mas na sexta-feira (31 de outubro) no programa A Minha A Sua A Nossa Voz mais de três reclamações foram noticiadas, partindo da população.

Além da falta de iluminação, a exemplo no acesso ao Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro e Alto do Ipê moradores temem mais assaltos, pois com a escuridão os assaltos podem ocorrer com mais facilidade e tranquilidade por parte dos bandidos.

Uma moradora pediu que visitássemos o Alto do Ipê pela noite, constatamos dois postes com lâmpadas queimadas, segundo a mesma moradora a mais de 10 dias o problema se estende. Uma empresa é contratada para realizar as trocas das lâmpadas na cidade, não existe por parte da contratada nem Prefeitura o número de contato divulgado, obrigando a população a recorre as vezes à imprensa ou aos políticos o que nem sempre significa a solução do problema.

Ronda @ Nossa Voz - Por Victor Santos

Impeachment da presidente Dilma chega a 1,5 milhão de assinaturas; hoje tem manifestações em várias partes do país

Aproximando-se de 1,5 milhão de adesões, a petição pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no site Avaaz já superou o triplo das 450 mil assinaturas contra o deputado Pastor Marcos Feliciano (PSC), acusado de homofobia, e pode superar o recorde do senador Renan Calheiros (PMDB), cuja pretendida destituição da presidência do Senado atingiu a R$ 1,6 milhão de assinaturas.

O site Avaaz, que é dirigido no Brasil por um conhecido militante do PT, Pedro Abramovay, tem sido acusado de manipular a petição pelo impeachment de Dilma. Ao contrário de todas as demais petições no próprio Avaaz, a do impeachment não exibe um contador em tempo real, registrando as adesões à medida em que são feitas pelo internauta.

O Avaaz alega “grande quantidade de tráfego” para curiosamente transferir a petição para “outro servidor”. Com isso, mantém a contagem “congelada” durante todo o tempo, com “atualizações” periódicas sem qualquer controle externo. Há indícios de que os números são mantidos artificialmente abaixo do ritmo real de adesões.

Apesar das evidências de manipulação, na madrugada deste sábado (1º) a petição pelo impeachment de Dilma somava 1.445.447 adesões.

Além do Avaaz, há petições em sites como a Petição Pública pelo impeachment de Dilma. Para aderir à petição do Avaaz, clique aqui. O petista Abramovay, responsável pelo Avaaz, foi genro do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos e assessor no Ministério da Justiça no governo Lula. No governo Dilma, acabou demitido da secretaria nacional Antidrogas ao defender a “descriminalização de pequenos traficantes”.

Abramovay tem sido denunciado à sede na ONG, em Nova York, EUA, por supostamente manipular e “segurar” as adesões à petição pelo impeachment de Dilma, com possibilidade de esconder os números reais de assinaturas. No começo da semana havia 500 mil adesões à petição, que triplicaram em cinco dias.

Manifestações em várias cidades pelo impeachment de Dilma neste sábado
Corre nas redes sociais uma mobilização que pede o Impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Grupos organizados estão agendando para este sábado (01/11), manifestações populares em diversas cidades brasileiras.

Intitulado ‘Tá na hora de por o gigante pra andar’ o movimento chama para as ruas os brasileiros que estão insatisfeitos com o cenário político e que não se sentem representados pelo atual governo.

As manifestações estão marcadas para este sábado, às 14h, em:
São Paulo- Av. Paulista -Frente ao Masp
Rio de Janeiro- Assembleia Legislativa
Belo Horizonte- Praça Sete
Espírito Santo- na UFES
Goiânia-Praça Dr. Pedro Ludovico
Porto Alegre- Parcão- Frente ao moinho
Teresina -Igreja São Benedito
Brasília -Esplanada dos Ministérios
Fortaleza-Dragão do mar
Curitiba -Praça Santos Andrade
Limeira-Praça D. José de Barros
Valinhos -Próximo a Rodoviária
Jundiaí -Em frente ao Parque da Uva

Do Portal Interior da Bahia(Fonte: Diário do Poder).

Bahia quitou salários atrasados com antecipação de cotas da Rede Globo


Conforme antecipado pelo Galáticos Online, o Bahia, assim como outros clubes, antecipou as cotas futuras da Rede Globo, que detém os direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro. 

Apesar de a diretoria tricolor negar, os salários dos jogadores de setembro foram quitados esta semana com os valores pagos pela emissora.

De acordo com informações de fontes ligadas ao Galáticos Online, na próxima segunda-feira (3), o clube deve quitar os vencimentos de outubro dos atletas e da comissão técnica. Vale lembrar que uma das políticas contestadas por essa atual gestão, durante a campanha para a eleição presidencial, era a de antecipação de valores vindos das cotas de televisão.


Do Portal Galáticos Online

Grêmio x Vitória: Hoje, às 18h30 em Porto Alegre

Hoje é dia sofrimento para o torcedor do Esporte Clube Vitória. A equipe com apenas um ponto fora da zona de rebaixamento, encara o Grêmio às 18h30 (horário do Nordeste), dentro de sua Arena, em uma nova cartada decisiva para as pretensões do clube em continuar disputando a Série A, tarefa que vem sendo colocada à prova desde inicio do Campeonato. 

Torcedores do Bahia e do Vitória tiveram raras rodadas de descanso no atual campeonato, quando não estiveram dentro da zona, estavam na boca do inferno, mostrando de forma indiscutível que nossa praia é bater na Jacuipense, Juazeirense e Catuenses e seus similares. Saiu disso, é pura gargantada de fundo de quintal. 

Como um empate nesta rodada ainda é um bom resultado, o Vitória deve colocar um time defensivo hoje à noite. Pelo menos esse foi o indício dado pelo técnico Ney Franco, quando no seu último treinamento armou o time com quatro volantes: Luiz Gustavo, Richarlyson, José Welison e Cáceres. O Vitória, para este jogo terá os desfalques do lateral Mansur, o meia Marcinho e o atacante Dinei, todos vetados pelo departamento médico.

O Vitória tem boas possibilidades de continuar fora da zona de rebaixamento ao fim desta rodada, ainda que venha a fracassar contra o Grêmio. Os dois adversários diretos que podem ameaçar e ultrapassar o Leão terão jogos difíceis e, seguramente, não obterão sucesso. 


O Botafogo-RJ vai encarar o Cruzeiro, no Mineirão, enquanto o Coritiba encara o Corinthians, em São Paulo. O Bahia, ainda que vença o Palmeiras, empata com números de pontos, porém permanece atrás pelo critério de desempate pelo números de triunfos. O Criciuma que enfrenta o São Paulo, não ameaça. Vencendo, como espera o torcedor rubro-negro, ai sim, o time dá um pulo e pode terminar a rodada da 12ª posição.

Do Portal Futebol Bahiano

Bahia x Palmeiras: Bruno Paulista fora do jogo

Depois de uma semana de muita concentração e treinamentos, o elenco do Bahia está pronto para o jogo contra o Palmeiras. 

O técnico Gilson Kleina já definiu a lista de jogadores de concentrados para a partida de amanhã.

As ausências são os zagueiros Demerson, que está suspenso, e Titi, que ficou alguns dias sem treinar com bola, por causa de dores no joelho. 

O volante Bruno Paulista estava relacionado, mas sentiu um incômodo muscular na parte posterior da coxa e foi vetado para o jogo de amanhã. As novidades são os retornos de Guilherme Santos, Fahel, Rafinha e Kieza, ausentes na última partida.

Confira a lista completa:

GOLEIROS: Douglas Pires e Marcelo Lomba
LATERAIS: Guilherme Santos, Pará, Railan e Roniery
ZAGUEIROS: Adailton e Lucas Fonseca
VOLANTES: Fahel, Léo Gago, Rafael Miranda e Uelliton
MEIAS: Emanuel Biancucchi, Lincoln e Marcos Aurélio
ATACANTES: Henrique, Kieza, Maxi Biancuchi, Potita, Rafinha e Wiliam Barbio.

Do Portal Futebol Bahiano

Multas por ultrapassagens e rachas estão mais caras a partir de hoje

BR 116 - Euclides - Ibó - foto -Raimundo Mascarenhas Calila Noticias -2
Apenas este ano, 9.661 condutores ultrapassaram em local indevido na BR-116 (Rio-Bahia), de acordo coma Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nos últimos quatro anos, 354 pessoas morreram em decorrência de ultrapassagens irregulares nas estradas federais do estado.

Já o condutor que forçar a passagem entre veículos que estejam transitando no sentido oposto vai ter que desembolsar R$ 1.915,40; além de perder sete pontos na CNH por infração gravíssima. Caso o motorista seja reincidente, o valor da multa salta para R$ 3.830,80.

A mudança na legislação vale para rodovias federais, estaduais e também nas cidades. “Essa norma se aplica dentro da cidade ou na zona rural, já que há uma convenção única sobre o trânsito”, explicou o professor do Departamento de Transportes da Escola Politécnica da Politécnica da Ufba, Elmo Felzemburg.

Informações do Correio * foto: arquivo Raimundo Mascarenhas (Portal CN)