SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 9 de agosto de 2014

Gol de Fahel na vitória do Bahia sobre o Goiás

             

Em jogo treino, Jacuipense e Santaluz ficam no empate

Mais uma partida amistosa ocorreu neste sábado(9), à tarde ,  no estádio Milton Goes, em Santaluz. 

A seleção dona da casa enfrentou o Esporte Clube Jacuipense e ficou no empate em 1 a 1, Robert abriu o placar no final do primeiro tempo para o Leão Grená, enquanto o atacante Tobinha, que entrou na segunda etapa no lugar de Marquinhos marcou o gol de empate para a seleção de Santaluz . 

As duas equipes realizaram um jogo do tira-teima, onde os empates predominaram pelo mesmo escore. 

O treinador Ricardo Silva, neste segundo amistoso da equipe utilizou, novamente, os jogadores que não vinham tendo oportunidades no elenco, a exemplo da dupla de zaga Alemão e Rone, Bruno, João Vitor, Estefan e Robert, além de outros que estão atuando no time de cima. 

Para Damata que não foi relacionado e assistiu o jogo, ficou contente pela exibição dos companheiros e em contrapartida o time ganhou mais ritmo para o Campeonato Brasileiro da Série D, que jogará dia 17/08 – no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. 

O técnico da seleção de Santaluz, Zé Carijé mesmo sem contar com três titulares, gostou do rendimento dos atletas que, novamente, o placar ficou igual. O time estreia contra Riachão do Jacuípe, dia 17/08, no estádio José Belzair dos Santos, em Nova Fátima, às 15h.

Torcida – Os torcedores estiveram assistindo o jogo  treino nesta tarde de sábado (9) em Santaluz , onde o empate ficou registrado. 

O público presente foi de aproximadamente de 200 pessoas, ingresso a 5 reais. O torcedor luzense Riva, ex-vereador daquela cidade, em conversa com a equipe da Rádio Jacuípe 1500 AM, falou que o povo de Santaluz reclamou do valor cobrado.

FICHA TÉCNICA:
Jacuipense atuou com: Pezão (Márcio); Caique, Alemão (Anderson), Rone e Bruno (Junior);
Williames, Marcelo (Flávio), Edu (Lucas) e João Vitor (Tote); Robert (Daniel Oliveira) e Estefan. Treinador: Ricardo Silva.

Santaluz: Ju; Amaral, Marcio(Mumú), João Carijé e Ninho Malhador; Edmundo, Inho Gambirra, Roberto (Fábio) e Robinho; Marquinhos (Tóbinha) e Julinho (Eri). Treinador: Zé Carijé.

Reportagem e foto: Valter Silva

FBF realiza congresso e lança o Intermunicipal 2014

Tudo pronto para a bola rolar na maior competição de futebol amador do Brasil. Presidentes de Ligas Desportivas, desportistas autoridades políticas e do esporte e profissionais de imprensa de todos os cantos da Bahia foram apresentados, na manhã deste sábado (9), à edição 2014 do Campeonato Intermunicipal.
No Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou o XVII Congresso da competição. Centenas de pessoas lotaram o auditório do local para acompanhar e conferir todos os detalhes do certame aguardado com ansiedade por milhões de amantes do futebol espalhados por todo o Interior do Estado.

Antes da divulgação da tabela e dos grupos da 1ª fase, uma série de palestras abriu o Congresso. O presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim, e o instrutor FIFA Futuro 3, Kleber Moradillo destacaram pontos importantes para a atuação dos árbitros.

Em seguida, foi a do diretor de registros e transferências da FBF, Ricardo Nonato explanar sobre os avanços obtidos nos últimos anos e os projetos para modernizar ainda mais a regularização de atletas no BID da CBF.
 
Ao final do Congresso, o presidente Ednaldo Rodrigues deu início ao momento mais esperado do dia. O dirigente apresentou o regulamento, tabela e divisão dos grupos regionalizados para a 1ª fase do campeonato.

As 80 Seleções ficaram divididas em 20 grupos de quatro. Avançarão para a segunda fase as três melhores colocadas de cada grupo

Da segunda fase em diante, as Seleções iniciarão os confrontos de mata-mata, com jogos de ida e volta. As melhores colocadas enfrentarão as terceiras colocadas. As 30 Seleções vencedoras dos confrontos avançaram para a segunda fase, que será composta ainda pelas duas Seleções eliminadas que tiverem a melhor campanha, totalizando 32 equipes. Das 32, 16 avançarão para as oitavas de finais e assim sucessivamente até chegar à decisão. (Confira todos os detalhes no regulamento, ao final da matéria).

A abertura do Intermunicipal acontecerá já neste domingo (10), com o confronto entre as Seleções de Itajuípe e Buerarema, no Estádio Municipal de Itajuípe. Já o encerramento, quando será conhecida a grande campeã será no dia 21 de dezembro.
 
O troféu de campeão do Intermunicipal 2014 levará o nome do ex-jogador, revelado no Intermunicipal pela Seleção de Santo Antônio de Jesus e pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, Júnior Nagata. Já a taça de vice-campeão levará o nome do árbitro José Leandro da Silva Nazaré, que também deu seus primeiros passos na profissão no Intermunicipal e que faleceu precocemente há dois meses.

Além do presidente Ednaldo Rodrigues, compuseram a mesa diretora do Congresso o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim; a diretora técnica da FBF, Taíse Galvão; o diretor de registros, Ricardo Nonato; o membro do conselho fiscal da entidade; o presidente da ABCD, Márcio Martins; o prefeito de Cipó, Romildo Ferreira e o secretário de esportes de Irará.

Confira regulamento e tabela completa do Intermunicipal 2014:
 
Regulamento e Tabela

Vaqueiro de Serrinha faz sucesso em ultramaratonas de 50 km

José Mirailton venceu a etapa de Manaus em quatro horas
Habilidoso vaqueiro na arte de apartar o gado para o abate, José Mirailton Pereira Lima, de 34 anos, depende da 'vaquinha' feita por amigos quando vai competir pelo País nas etapas do Endurence XTerra de Ultramaratonas.
A última ajuda foi feita esta semana para os 50 km da competição em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, que será disputada neste sábado, às 14h. Colegas de sua equipe de atletismo em Serrinha, cidade do nordeste baiano a 173 km de Salvador, contribuem com valores entre R$ 10 e 200.
A ajuda tem recebido retorno à altura, já que Mirailton estreou com vitória no dia 13 de abril deste ano. Ele conta que nessa primeira corrida foi anunciado na chegada como "a zebra que vem da Bahia".
O vaqueiro ficou em quarto na etapa seguinte e venceu a última. Com o resultado, lidera o circuito nacional de ultramaratonas XTerra. O Circuito não é homologado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), segundo consulta feita por A TARDE à própria CBAt. Porém, é considerado um dos mais importantes de ultramaratona do país, unindo natureza e esportes.
Eufóricos com o desempenho do representante do interior baiano, amigos de sua equipe fizeram um churrasco logo na estreia, quando Mirailton, apesar de novato, deixou para trás concorrentes patrocinados.
"Quando eu estava nos km 45, o motoqueiro-guia avisou pelo rádio que um tal de José (primeiro nome do serrinhense) vinha liderando", contou o surpreendente Mirailton, que virou notícia em Paraty e depois Manaus, onde também venceu.
O bom desempenho colocou o vaqueiro baiano em destaque no circuito e levou os organizadores a lhe darem de presente um tênis de corrida de montanha. Ele até então usava um convencional nas trilhas.
Troco devolvido
O segredo para os bons resultados ele coloca nos sete meses de treinamento no ano passado,  nas serras da região de Barrocas, a 18 km de sua cidade. Seu desempenho foi decisivo também para  mais portas se abrirem para 'patrocinadores' em Serrinha.
"Desde a primeira viagem, me dão 30, 50, 100, 200 reais. Na primeira, sobrou troco de R$ 200 e devolvi. A honestidade é outra coisa que acaba gerando confiança, junto com as vitórias", explicou Mirailton.
O vaqueiro lidera os 50 km do XTerra com 294 pontos (veja classificação abaixo), mas uma das maiores alegrias, segundo ele, é o fato de ter apoio dos 'patrocinadores' da equipe. O grupo, porém, mesmo eufórico, até agora demora de acreditar nas vitórias do baiano.
Mesmo ligando para dar a notícia da segunda vitória no circuito, em Manaus, o triunfo custou a ser comemorado pelo grupo e o técnico Nixon Fernandes, o mesmo que treinou o ex-corredor baiano da seleção brasileira Manuel Teixeira, conhecido como Teixeirinha.
Nem o técnico  acreditou. Tampouco a torcida formada pela equipe de atletismo. Só após  uma conferida na página do Xterra foi tirada de vez a dúvida e Fernandes se convenceu de que o vaqueiro tinha virado um grande corredor da equipe.
Descoberta pela internet
A vocação para corridas de longa distância foi descoberta por Mirailton há oito anos, em uma navegada na internet. Desta forma, o vaqueiro soube o que queria fazer da vida. "Vi a modalidade de corridas de trilha em um site e resolvi treinar para elas", contou.
"Eu já tinha resistência por ter experimentado correr maratonas em São Paulo e Rio de Janeiro", completou o atleta.
Circuito Cross Country ainda terá cinco etapas
O XTerra Brazil Tour é o maior circuito de esportes cross country do País nas modalidades ultramaratonas (50 e 80 km), corridas noturnas, triathlon e mountain bike. Liga esporte e natureza em trilhas com a altimetria variada. Este ano já passou por Paraty (RJ), Ilhabela (SP) e Manaus (AM). Depois vêm Mangaratiba  (RJ), Tiradentes (MG), Búzios e Costa Verde (RJ), e Juiz de Fora (MG).
Ranking masculino do circuito 50 km
1º José Mirailton (BA) 294 pontos
2º CÉLIO AUGUSTO ROSA (SP) 246 pontos
3º JOSÉ VIRGÍNIO (PE) 207 pontos
4º MÁRCIO SOUZA (RJ) 193 pontos
5º MARCO AURÉLIO Farinazzo (RJ) 159 pontos
Do Portal A Tarde - Por Aurélio Lima

Bahia vence o Goiás por 1 x 0 e respira aliviado

O Esporte Clube Bahia pressionado por todos os lados pela má campanha no Brasileiro, até aqui, enfrentou hoje à noite, o Goiás, em uma partida encarada pelo clube como um autentica decisão pela premente necessidade do triunfo, para acalmar os espíritos e começar a se aprumar e encontrar finalmente o rumo em direção ao uma possível respeitável e sem risco na tabela de pontuação. 

Era preciso ganhar e o Bahia ganhou pelo placar de 1 x 0, com o volante Fahel marcando o único gol da partida em uma cabeça maravilhosa aos 30 minutos ainda no primeiro tempo, encerrando outro jejum, este agora, de não vencer pelo Brasileiro, sinalizando que pode e deve espantar para os quintos dos infernos a precária e atual campanha.

Primeiro tempo de jogo, o tricolor foi absoluto, não fez uma grande partida, e isto pouco, importa o que vale é que jogou o suficiente para suplantar o adversário e mantém o jogo sob controle, sem ser perturbado pelo adversário verde e branco, além disso, criou boas oportunidades, aproveitou quando marcou com Fahel e não deu qualquer colher seja de chá ou de sopa ao Goiás nos primeiros 45 minutos onde o goleiro Marcelo Lomba pouco apareceu.

Já no segundo tempo a coisa foi feia. O Goiás virou Bahia e o Bahia virou Goiás quando considerado como foi o cenário do primeiro. O time ainda que não tenha sofrido qualquer motivação não foi tão aceso como antes. O Goiás, praticamente dominou quase todas as ações ofensivas, deu calor, foi melhor, jogou no campo do Bahia, mas não entanto, um domínio inócuo, logo inconsequente, mas que ainda assim, desnorteou e tirou a paz do torcedor do Bahia, contudo, depois dos ovos fritos e o fogo apagado, o time do planalto central, não foi capaz de tirar o triunfo importantíssimo do tricolor de aço pelo placar mínimo, porém, de consequência máxima para os planos e objetivos o Bahia e do técnico Charles Fabian.

Com o resultado, o tricolor soma 13 pontos, encosta no Botafogo-RJ, com os mesmos números de pontos, mas continua na zona de rebaixamento. O Botafogo-RJ encara o Atlético-PR neste Domingo, no Paraná. O Bahia só sairia da zona, caso o time carioca fosse derrotado pelo placar de 5 x 0, convenhamos, isto não existe.

Revigorado e já readquirido a confiança, o Esporte Clube Bahia terá pela frente como próximo desafio, o Corinthians, em jogo que acontece no sábado, (16) às 21h na Arena Itaquerão, em São Paulo. Para este jogo, o time terá à disposição o zagueiro Titi, em contrapartida, terá as ausências dos laterais Guilherme Santos e Roniery e o atacante Rhayner, todos punidos nesta noite com o terceiro cartão amarelo.

Em alguns momentos, confira todos os detalhes da partida e, logo após, o vídeo com os melhores momentos e toda movimentação pós-jogo de Bahia 1 x 0 Goiás, partida que valeu pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, edição 2014.

Do Portal Futebol Bahiano

Grêmio de Porto Alegre faz teste para garotos em Serrinha domingo

Adriano Martins
Neste domingo (10) serão realizados testes para garotos no estádio Mariano Santana, em Serrinha.

A avaliação técnica será feita  por Adriano Martins, do Grêmio e organizada pelo secretário de cultura, esporte e lazer de Serrinha, Malcon Greenhalgh, Rau e Ocimar Bonfim.

A partir das 8h da manhã serão observados garotos nascidos nos anos de 2002, 2001, 2000 e 1999. Pela tarde, às 14h vai ser a vez das categorias 1998 e 1997.

Cidades já confirmadas: Serrinha, Conceição do Coité, Feira de Santana, Mundo Novo, Baixa Grande, Ipirá, Santo Estevão, Araci, Teofilândia, Santaluz e Valente.

Cada atleta deve apresentar um quilo de alimento não-perecível no ato da inscrição que será feita no próprio estádio.

Regulamento da avaliação técnica do Grêmio

- As escolinhas que não trouxerem todas as categorias vão ficar em segundo plano relacionado ao horário dos jogos.
- As equipes que vierem com suas categorias completas que irão realizar a peneira jogarão primeiro e que não haja reclamações e que a avaliação siga organizada e correta e sem as devidas reclamações dos dirigentes.
- E as equipes que vierem com suas escolinhas incompletas das devidas categorias que irão realizar a peneira jogarão  por último.
- A abertura será entre as cidades de Serrinha x Conceição do Coité.

Por Cival Anjos

Perto de retorno, Escudero analisa situação do Vitória no Brasileiro

Muito próximo da tão esperada volta aos gramados, Escudero tem acompanhado o Vitória com muita atenção no decorrer do Brasileirão. 
Espectador nas 13 rodadas até aqui, o meia tem visto evolução na equipe e enxerga um Leão com força para buscar a parte de cima da tabela em breve. “Vamos colocar o Vitória onde ele merece, que é lá em cima na classificação”, confia Escudero, que irá acompanhar da televisão o duelo de amanhã do rubro-negro contra o São Paulo, no Morumbi.
Rotina que está bem perto de mudar. Totalmente recuperado da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado do joelho esquerdo, o argentino já treina normalmente com o grupo e se sentiu bem no primeiro coletivo disputado após cinco meses de reabilitação, realizado esta semana.  O técnico Jorginho, inclusive, fez questão da presença de Escudero em alguns trabalhos táticos nos últimos dias para que o meia comece a se familiarizar com o estilo de jogo da equipe, que vem de três jogos de invencibilidade.
“O time começou de uma forma que não era a esperada, mas está evoluindo a cada dia e vai subindo na tabela por causa desse crescimento em campo. Chegaram reforços que vão ajudar o Vitória a brigar por coisas grandes”, acredita Escudero, bem mais tranquilo com a saída rubro-negra da zona de rebaixamento. “Foi muito difícil ver o Vitória na zona de rebaixamento. Não podia ajudar e aquilo me deixou triste. Agora o astral é outro”, completa o meia, de fora da equipe desde o fim do mês de fevereiro.
Com a proximidade do dia 26 de agosto, quando completam seis meses de cirurgia – período médio estipulado pelos médicos para reabilitação, Escudero está sendo cada vez mais exigido nos treinamentos. Na próxima semana, estão previstos três dias de treino em dois períodos, sendo que em dois deles, o turno adicional será focado em trabalho específico de reforço muscular.  “É hora de me doar ainda mais. Sei que o torcedor rubro-negro confia em mim e quero retribuir esse carinho”, completa.  

Incêndio queima mais de mil veículos em depósito no Rio de Janeiro

incendio1
Depósito de carros pega fogo no Rio de Janeiro | Foto: Márcio Alves/Agência O Globo
Mais de mil veículos foram destruídos no incêndio que atingiu na tarde deste sábado um depósito de carros no Mercado São Sebastião, na Penha, estado do Rio de Janeiro. Cerca de 80 bombeiros de cinco quartéis participaram da operação de combate às chamas, com a ajuda de 13 carros da corporação. 
Em um intervalo de quarenta minutos, quatro grandes explosões puderam ser ouvidas no local, segundo testemunhas. Segundo o Corpo de Bombeiros, explosões ocorrem, normalmente, por causa do kit gás e dos tanques de gasolina. O fogo foi controlado por volta das 19h.
O depósito pertence ao leiloeiro Rogério Menezes, que foi avisado por volta das 16h sobre a explosão espontânea de um veículo. O depósito tem uma área de 11 mil metros quadrados. A a luz do entorno foi desligada a pedido do Corpo de Bombeiros por segurança, porque o fogo estava chegando perto da rede elétrica. Os militares chegaram a quebrar parte do muro lateral do depósito para facilitar a ação. Voluntários e funcionários ajudaram a operação, tentando tirar documentos e salvar o que podem do escritório.
O depósito estava fechado neste sábado e havia apenas um segurança no local. Rogério Menezes é leiloeiro público e realiza leilões de carros para grandes seguradoras do Brasil. As causas do incêndio já estão sendo investigadas.
Do Portal Notícias de Santaluz

Pai de vereador de Araci é encontrado morto dentro de casa, na zona rural

10569093_593773440740537_3382248283991252358_n
Familiares suspeitam que Pascoal tenha sofrido ataque cardíaco
Pascoal Ferreira de Oliveira, 79 anos, pai do vereador Guinha de Pascoal (PROS), foi encontrado morto dentro da casa onde morava, na manhã deste sábado (9), no povoado de Caldeirão, zona rural de Araci. 
De acordo com informações de familiares, “Pascoal de Egídio” como era conhecido, tinha problemas de saúde e provavelmente tenha sofrido ataque cardíaco. O aposentado foi encontrado caído no quarto por um funcionário. “O empregado chegou cedo na casa de tio Pascoal e depois de chamar por várias vezes decidiu arrombar a porta e encontrou ele morto no quarto”, contou Naldo que é sobrinho do aposentado. 
O pai do vereador deixou quatorze filhos. A reportagem do site A Voz do Campo informou que tentou entrar em contato com o vereador, mas até o fechamento desta matéria não tinha conseguido.
Do Portal Notícias de Santaluz

Mota Academia abre espaço para o Futebol feminino

Formação de atletas para o futebol feminino é desafio para o crescimento da modalidade.

Não é de hoje que a Bahia se destaca na revelação de talentos para o futebol. O que é realidade entre os homens se confirma também junto ao público feminino. Mesmo sem um calendário fixo, com poucos clubes e quase nenhuma estrutura para treinamento, a Bahia já produziu grandes nomes para os campos. Fabi, Formiga, Elaine, só para citar exemplos de jogadoras convocadas para a Seleção Brasileira, estão nessa lista. O estado tem ainda participações de destaque na Copa do Brasil feminina, com o São Francisco, 12 vezes campeão baiano e três vezes terceiro colocado na principal competição nacional.

Mas, a despeito de iniciativas implantadas nos dois maiores clubes da capital, o futebol para mulheres ainda carece de formação. Assim como os meninos, as meninas também despertam o interesse para o jogo muito novas e falta o espaço adequado para a iniciação. Uma situação que pode estar começando a mudar.

Durante a Copa do Mundo no Brasil, Lydia Nsekera, ex-presidente da Federação de Futebol do Burundi e membro do Comitê Executivo da Fifa - uma das responsáveis para o crescimento do futebol feminino pelo mundo - pediu que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) passe a dar mais atenção também às mulheres. “Quando existe um bom futebol de base, a equipe principal pode ser boa também”, disse Lydia.

Em Salvador, a Mota Academia de Futebol (MAF) está desenvolvendo treinamentos de futebol feminino, fazendo com pioneirismo, um trabalho a partir de 03 anos idade. Como o futebol feminino no Brasil sempre foi voltado para as competições, sendo procurado mais por moças quase sempre adultas, faltava o aprendizado inicial, sempre importante e necessário a uma atleta em formação.

Com trabalhos no nível de futebol masculino, acrescentando coordenação, agilidade, visão periférica, cognitivo e desenvolvimentos da inteligência de jogo, o trabalho resulta em acentuada melhoria física, tática e técnica das atletas. A MAF disponibiliza um mínimo de 03 aulas semanais, com duração cada de 1hora e 20 minutos com profissionais altamente credenciados e qualificados, com passagens no EC Bahia e EC Vitoria.

Look assessoria de comunicação

Vibrante, Brasil atropela a Rússia para mostrar quem manda no Grand Prix

Quer ver uma jogadora da seleção feminina extremamente feliz? Olha para o rosto dela após uma vitória por 3 sets a 0 sobre a temida Rússia. Se for em casa, melhor ainda. Foi assim neste sábado, no Ibirapuera. 
Sem conseguir esconder a satisfação, jogando muito e festejando cada ponto que o Brasil bateu, com sobras, uma das suas maiores rivais, com parciais de 25/15, 25/21 e 25/17, em 1h23min, em São Paulo. O triunfo foi o quinto das brasileiras em cinco partidas no Grand Prix, competição na qual as atuais bicampeãs olímpicas buscam o seu décimo título. Até aqui, elas perderam apenas um set. E podem melhorar a bela campanha neste domingo, às 10h (de Brasília) contra outro grande forte adversário, os Estados Unidos. A partida que encerra a participação da equipe na etapa brasileira do Grand Prix vai ter transmissão ao vivo da TV Globo.
Enfrentar a Rússia sempre traz lembranças amargas para a seleção brasileira feminina. Alguns recordam da derrota doída na semifinal das Olimpíadas de Atenas 2004, quando o time liderava por 24 a 19 para fechar o jogo e levou a virada, outros pensam nas duas derrotas tristes nas finais dos dois últimos Mundiais, em 2006 e 2010. Mas neste sábado, o Brasil conseguiu uma daquelas vitórias para mostrar quem manda atualmente no vôlei mundial. E foi um recado para o Mundial da Itália, entre 23 de setembro e 12 de outubro. As comandadas do técnico José Roberto Guimarães estão cada vez mais fortes.
“Ganhar da Rússia sempre tem um gosto especial. Elas provocam bastante e nos venceram em jogos importantes. Nós mostramos que nossa seleção está bem, mas ainda vai crescer muito mais. O importante é que estamos jogando como equipe, com todas se ajudando e fazendo o melhor para buscarmos as vitórias contra qualquer adversária. Estamos felizes”, disse a central Thaisa, uma das melhores em quadra. Mais uma vez o jogo coletivo foi o grande diferencial da seleção brasileira, bem como os eficientes saque, defesa e bloqueio. Assim sendo, a pontuação foi bem dividida. A maior pontuadora foi Thaisa, com 15 pontos, seguida de Fabiana (13), Sheilla (13) e Jaqueline (12). Matéria do GloboEsporte.com .
Do Portal Jornal da Chapada/FOTO: Divulgação/FIVB

Palmeiras foi campeão do mundo de clubes, diz Joseph Blatter

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou que vai reconhecer o título do Palmeiras de campeão do mundo de 1951. Questionado pela reportagem, o cartola suíço confirmou que o time paulista receberá um certificado que chancela o título da Copa Rio de 1951. 
Mas não será considerado um torneio da Fifa. Durante a Copa do Mundo, a direção do clube e até o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, fizeram lobby pelo clube. Neste sábado, Blatter deu o sinal positivo. “O Palmeiras, naquela época, foi o campeão do mundo de clubes”, disse. O cartola fez questão de insistir que o reconhecimento não significaria endossar o torneio e nem somar à lista dos atuais campeões do mundo. Mas, ainda assim, o reconhecimento é considerado como certo. “Naquela época (anos 50), eles foram os campeões”, insistiu. “Vamos dar um certificado para todos os campeões. Agora, temos um campeão a cada ano”, declarou.
A declaração deixou o departamento de comunicação da Fifa visivelmente irritado, tentando impedir que ele terminasse a frase e até dizendo que haveria um comunicado sobre isso. Blatter interrompeu seus assessores. “Isso eu posso dizer”, declarou. O pedido ainda foi apoiado pelo o presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero, que é membro do Comitê Executivo da Fifa. No ano de seu centenário, que será celebrado no dia 26 de agosto, os cartolas do Palmeiras trabalhavam nos bastidores para que Blatter finalmente reconhecesse a Taça Rio de 1951 como título mundial de clubes. A história é antiga. Em 2006, durante a gestão do ex-presidente Affonso della Monica, o Palmeiras produziu um dossiê completo sobre o torneio disputado em 1951. Com reportagens da época, o documento comprova o caráter “mundial” da competição, disputada por oito clubes – Áustria Viena (Áustria), Estrela Vermelha (Iugoslávia), Juventus (Itália), Nacional (Uruguai), Nice (França), Sporting (Portugal), Vasco e Palmeiras (Brasil).
O clube decidiu o título contra a Juventus. Na primeira partida, venceu por 1 a 0 no Pacaembu. No segundo jogo, com mais de 150 mil torcedores no Maracanã, o Palmeiras segurou o 2 a 2 com a equipe italiana e sagrou-se campeão do torneio. Em maio de 2007, o Palmeiras chegou a celebrar a homologação da conquista – o clube havia recebido um fax da Fifa com a informação, em documento assinado por Urs Linsi, ex-secretário-geral da entidade. Contudo, na época a Fifa protelou a decisão e informou que o clube ainda não poderia se considerar como campeão do mundo.
REVIRAVOLTA 
O Palmeiras não se deu por vencido. Como parte das celebrações do centenário do clube, a diretoria pediu a ajuda para ninguém menos do que Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e que irá assumir o comando da CBF em 2015. Del Nero é amigo pessoal de Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, e intercedeu diretamente aos principais executivos da Fifa para que o comitê executivo da entidade reconsiderasse o caso, reexaminasse o dossiê e desse, enfim, a honraria ao clube. Do Esporte Interativo.

Do Portal Jornal da Chapada

Ichu: Jovens Comunicadores participam de oficina em Retirolândia

DSC05694Os jovens comunicadores Wemerson dos Santos e Jociel Silva participaram no dia 06 de agosto em Retirolândia de uma Oficina sobre comunicação com promovido pelo Projeto Comunicação pelos Direitos coordenado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC).
A atividade apresentou e discutiu sobre: fotografia, radiodifusão, design gráfico e produção de vídeo. O objetivo foi debater e identificar com os jovens suas afinidades e conhecimentos sobre cada linguagem audiovisual apresentada. Nos próximos meses o grupo dos jovens comunicadores será dividido em núcleos de formação a partir das linguagens audiovisuais. Para cada núcleo acontecerão atividades específicas teóricas e práticas para que os jovens comunicadores/as possam desenvolver suas habilidades nas áreas de comunicação e assim atuarem no mercado profissional.
DSC05693O projeto comunicação pelos Direitos é uma realização do Movimento de Organização Comunitária (MOC) com o patrocínio da Petrobras e busca fortalecer os direitos das crianças e dos adolescentes através de ações de educomunicação e mobilização comunitária e social.
 Na comunidade de Barra, município de Ichu,  o projeto comunicação pelos direitos atualmente funciona com os jovens Wemerson dos Santos  e  Jociel Silva que durante a semana colocam a Radio Poste no ar com programas educativos, e nas quintas-feiras apresentam um programa  com o nome Crianças em Destaques voltado para os direitos das crianças e adolescentes .
 Nos outros dias ajudam nos programas da comunidade,  apresentam programas com  temas abertos,  acompanham os eventos da escola,  visitam entidades na sede e na própria comunidade como a Unidade de Saúde entre outras.
Wemerson e Jociel  também são responsáveis para a cada 15 dias mandar uma matéria  sobre o projeto, um relatório mensal das ações acontecidas e participam de formações na cidade de Retirolandia.
Por: André Luiz – AL Notícias com a colaboração MOC e Wemerson Santos – Fotos: Wemerson Santos

Homem é encontrado morto ao lado de uma espingarda, suspeito de ter cometido suicídio

Vítima morava a 1 km de onde foi encontrado, numa propriedade pertencente a uma tia.
Vítima morava a 1 km de onde foi encontrado, numa propriedade pertencente a uma tia.
O pedreiro Júlio Rodrigo Pereira, 35 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado, 09, em uma propriedade rural na região do Povoado de Laginha, a cerca de 5 km do centro de Conceição do Coité. 

A vítima foi encontrada caída no meio de uma roça e uma espingarda próxima ao seu corpo. A suspeita é de que ele tenha cometido suicídio. O corpo foi encontrado por volta das 08h por um guarda municipal identificado por Jailson Rodrigues da Silva, primo de Júlio, que disse ter ouvido o barulho de tiro, por volta das 03h.
O peritos devem fazer um trabalho investigativo para saber se realmente foi suicídio.
O peritos devem fazer um trabalho investigativo para confirmar se realmente foi suicídio.
Segundo informações de uma irmã, ele era alcoólatra e estava a três dias sem beber, mas estava tendo alucinações, tanto que  teria saído de casa por volta de 01h da madrugada com a espingarda dizendo que tinha um homem querendo arrombar a janela para matá-lo. Ele saiu com a arma dizendo que iria a procura “desse homem” que ele afirmava que estava a sua procura.

Amigos da vítima disseram ao Calila Noticias que Júlio era um excelente profissional da construção civil, mas que ultimamente teve alguns desacertos na vida, culminando com o constante uso da bebida alcoólica, podendo ter sido a motivação do possível suicídio, que deverá ser confirmado pela Polícia posteriormente.

Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas

Interferência da Justiça Eleitoral no Facebook deve ser mínima, decide TSE

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, firmou entendimento, na sessão da última terça-feira (5), que o uso do Facebook antes das campanhas eleitorais não caracteriza irregularidade, salvo em situações específicas. 
Os ministros entenderam, ao acompanhar o relator, ministro Henrique Neves, que a liberdade de expressão do eleitor deve ser total e que a interferência da Justiça Eleitoral deve se dar somente nos casos em que há ofensa à honra ou divulgação de fato sabidamente inverídico. No caso de partidos políticos e candidatos, além do respeito à honra, deve ser seguido o princípio de igualdade de chances entre os candidatos e as proibições de propaganda paga ou divulgada por pessoas jurídicas ou órgãos governamentais.
O entendimento foi adotado na análise de um recurso do Ministério Público Eleitoral contra Sandro Matos Pereira, candidato à reeleição ao cargo de prefeito de São João de Meriti (RJ). Ele foi acusado de propaganda eleitoral na sua página pessoal no Facebook por divulgar notícias relacionadas aos atos de sua gestão. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) entendeu que estaria caracterizada a propaganda antecipada. No entanto, no voto, o relator afirmou que houve, apenas, divulgação de notícias sobre a gestão do prefeito antes de 5 de julho, o que poderia ser feito inclusive por meio de propaganda institucional.

Povo de Euclides da Cunha reclama de fechamento de escritório da CAR e EBDA à chapa de oposição

O fechamento dos escritórios regionais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) foi denunciado pelo presidente da Câmara Municipal de Euclides da Cunha, Ireno Barreto, à chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia”, na manhã deste sábado (08), quando os candidatos Paulo Souto (governador), Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador), participaram de carreata e comício na cidade.

“É assim que o governo petista cuida dos mais pobres e dos pequenos produtores, desativando os órgãos estatais responsáveis pela execução de políticas de combate à pobreza, no caso da CAR, e pela prestação de assistência técnica aos pequenos produtores, como é a EBDA? Eleito, vou trabalhar de verdade para mudar situações como esta. Vocês me conhecem e sabem que não sou de enganar ninguém. Prometer e não cumprir”, afirmou Paulo Souto, que também estava acompanhado pelo prefeito José Ronaldo, de Feira de Santana, e os deputados estaduais Sandro Régis e Luciano Simões Filho.

Outra reclamação do povo de Euclides da Cunha à chapa oposicionista foi contra a decisão do governador Jaques Wagner de acabar o programa Cabra Forte. “Fiquem tranquilos porque no dia cinco de outubro a Bahia vai dar uma resposta para eles. E no ano que vem, se formos eleitos, eu, Geddel e Joaci vamos trabalhar para implantar o novo Cabra Forte ainda melhor para elevar a qualidade de vida do povo sertanejo!”, garantiu o candidato a governador da oposição.

Os feitos de Paulo Souto na região foram lembrados pelas lideranças de Euclides da Cunha. O ex-prefeito Zezão destacou a construção da adutora de Monte Alegre, que levou água a 32 localidades, inclusive de outras cidades da região. Já o ex-prefeito Ataíde agradeceu as dezenas de tratores que Paulo Souto, quando governador, distribuiu com pequenos produtores. A ex-prefeita Rosângela observou que, durante o seu mandato, ela não apoiava o governo de Paulo Souto, mas, nem por isso, ele deixou de recebê-la e atender seus pleitos. “Com Paulo Souto, o homem do campo tinha vez e voz”, afirmou o cidadão Dr. Luciano.

Paulo Souto, Joaci e Geddel foram a Banzaê, onde participaram de nova passeata e comício. O caos da saúde pública na Bahia veio à tona com a denúncia de que o Hospital Estadual de Ribeira do Pombal, que atende à região, estaria funcionando como comitê político. “Este estabelecimento de saúde foi construído para servir ao povo. O Ministério Público e o Tribunal Regional Eleitoral precisam investigar esta denúncia urgentemente”, disse o candidato oposicionista a governador.

Liderança da região, Edson Brito ainda destacou o importante papel pacificador de Paulo Souto na solução de um conflito de terras entre índios e posseiros na região. “O senhor foi determinante para que o conflito terminasse em paz”, lembrou Brito, mencionando também a construção do Colégio Estadual Flaviano Dantas, em Banzaê, outra obra de Souto, que foi recepcionado na cidade também pelo vice-prefeito de Heliópolis, José Gama.

Na noite deste sábado, Paulo Souto, Geddel e Joaci participam das inaugurações dos comitês de campanha dos candidatos a deputado federal Ivanílson Gomes (PV) e estadual Palhinha (DEM). Amanhã, domingo, o trio oposicionista passa o Dia dos Pais em família.

Surto de ebola matou 961 pessoas em 2014

Os mortos pelo surto do ebola no Oeste da África chegam a 961. Segundo dados divulgados na última sexta-feira (8) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os dias 5 e 6 surgiram 68 novos casos e 29 mortes na Guiné, em Serra Leoa, na Libéria e na Nigéria. 
Até agora, 1.779 pessoas contraíram a doença nos quatro países este ano. A Guiné não teve nenhum novo caso entre os dias 5 e 6. No mesmo período, a Libéria teve 38 casos, com 12 mortes, Serra Leoa com 36 casos e 12 mortes e a Nigéria, país com o menor número de ocorrências, teve quatro novos casos e uma morte. A OMS declarou hoje que o surto de febre hemorrágica pelo vírus ebola é uma emergência de saúde pública de alcance mundial.
Na segunda-feira a OMS fará um painel de especialistas de ética médica para começar a considerar o uso de tratamentos experimentais para o controle da epidemia. Ainda não existem medicamentos registados ou vacinas contra o vírus, no entanto, segundo a organização, várias opções experimentais estão em desenvolvimento. Esta semana um americano que contraiu o vírus apresentou melhora depois de começar um tratamento experimental. 
Segundo o Ministério da Saúde, não há casos de ebola no Brasil. Para manter a situação, o governo brasileiro anunciou na sexta (8), que reforçou os procedimentos em portos e aeroportos para a identificação de casos suspeitos e ativou um centro de operações de emergência para monitorar as informações sobre a doença no Brasil e no mundo. Da Agência Brasil.
Do Portal Jornal da Chapada

Brasil: Preso desaparece no maior presídio do Maranhão

Depois de ser palco de motins, tentativas de fuga, brigas e do assassinato de pelo menos 14 presos só este ano, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), registrou seu primeiro caso de desaparecimento em 2014. 
Em nota divulgada na sexta-feira (8), a Secretaria Estadual de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que Rafael Alberto Libório Gomes, 23 anos, desapareceu de uma cela do Bloco A do presídio nessa quinta-feira (7). Também conhecido por “Rafa” ou “Filho do Arrupiado”, Gomes é citado em processos que tramitam na Justiça maranhense nos quais diversos réus respondem, conforme sua participação, por homicídio, roubo, furto qualificado, formação de quadrilha ou bando e receptação. A secretaria disse estar “fazendo diligências internas” para, com o apoio da Polícia Civil e do Serviço de Inteligência Penitenciária, esclarecer o possível desaparecimento. A polícia trabalha com duas hipóteses: Gomes conseguiu fugir ou foi morto e seu corpo, escondido.
Nas redes sociais, alguns amigos de Gomes parecem não ter dúvidas quanto à morte do detento. “Vai deixar saudade mano. Quem está de luto aqui nem chega a respirar! Deus, quando essa guerra vai acabar? Mais um moleque de um milhão morrendo [no crime]”, escreveu um deles esta manhã. “Só nos resta a certeza de que estará para sempre em nossos corações. Rafael, fica com Deus, espero que esteja nos braços dele”, postou outro amigo de Gomes. Esta é a segunda vez que o desaparecimento de um interno de Pedrinhas vem a público. Em abril de 2013, o detento Ronalton Silva Rabelo também foi declarado desaparecido. O caso nunca foi esclarecido. Maior estabelecimento prisional do Maranhão, o Complexo de Pedrinhas está superlotado e é palco da disputa entre facções criminosas que brigam pelo controle do tráfico de drogas no estado. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, pelo menos 60 detentos morreram na unidade em 2013.
Foi de dentro do presídio de Pedrinhas que partiram as ordens para que bandidos atacassem delegacias da região metropolitana da capital maranhense e ateassem fogo a ônibus, no início de janeiro deste ano. Em um dos cinco ônibus incendiados estava a menina Ana Clara Santos Souza, de 6 anos, que teve queimaduras em 95% do corpo e morreu dois dias depois. Da Agência Brasil.
Do Portal Jornal da Chapada

César Borges comunica saída do PR, diz jornal

O ministro dos Portos e ex-governador da Bahia, César Borges, vai deixar o PR, partido que protagonizou nos últimos meses cenas para nenhum cineasta, como o norte-americano Francis Ford Coppola, colocar defeito. 
De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, Borges estaria retado com a cúpula do partido, “comandado” atualmente pelo ex-deputado Valdemar da Costa Neto, que estava preso no Complexo da Papuda e foi transferido para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP), na capital federal. Costa Neto exigiu a demissão de Borges do Ministério dos Transportes em troca do apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
O ex-mandatário baiano já teria comunicado a decisão a aliados e agora deve formalizar a desfiliação da sigla. Borges foi realocado nos Portos como prêmio de consolação pelos serviços prestados em sua pasta original. Ele deve permanecer no cargo na cota pessoal de Dilma. A demissão do Ministério dos Transportes não foi a única humilhação imposta pelo PR ao político. O PR também cassou seus poderes no diretório estadual, onde foi impedido até de negociar alianças eleitorais.
O PR na Bahia acabou mantendo a aliança com os governistas, após duro embate entre os deputados federais João Carlos Bacelar e José Rocha, atual presidente estadual da sigla. Bacelar, que pensou em levar o PR para chapa oposicionista, liderado por Paulo Souto (DEM), levantou a bandeira branca e resolveu continuar ao lado dos governistas e declarou apoio ao candidato petista Rui Costa.
Ainda conforme o diário paulista, um cacique da legenda chegou a desdenhar ao saber da saída de Borges ao dizer que “a porta da rua é serventia da casa”, segundo a Folha. Já o destino de Borges ainda não é certo. A reportagem tentou entrar em contato com o ministro, mas as ligações foram recusadas. A redação é do site Bocão News com informações da Folha de São Paulo.
Do Portal Jornal da Chapada

Santaluz encara Coité, Riachão do Jacuípe e Biritinga na primeira fase do Intermunicipal 2014

IMG_3698
Santaluz estreia contra Riachão do Jacuípe, no dia 17 de agosto, na cidade de Nova Fátima | Foto: Notícias de Santaluz
Estão definidos os adversários de Santaluz na primeira fase do Campeonato Intermunicipal 2014. O sorteio aconteceu na manhã deste sábado (9), no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador. A cerimônia teve início por volta das 11h. Santaluz terá como adversários Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe e Biritinga.
A seleção luzense fará sua estreia no próximo domingo, dia 17 de agosto. E será longe de casa, contra Riachão do Jacuípe, às 15h, na cidade de Nova Fátima. Conceição do Coité e Biritinga completam a rodada do grupo.
As 80 cidades que participam do Intermunicipal 2014 serão divididas em uma primeira fase com 20 grupos de 4 equipes, que atuam em jogos de ida e volta dentro das suas próprias chaves. Os três melhores colocados de cada grupo avançam para a fase eliminatória, onde os 60 times jogam no esquema “mata-mata”, classificando os 30 vencedores das partidas com os dois perdedores com melhor índice técnico da competição.
Redação Notícias de Santaluz

Barrocas sedia o XVI Encontro de Capoeira


O ponta pé inicial das atividades no município de Barrocas foi na sexta-feira (8) na Praça da Matriz, o XVI Encontro de Capoeira realizado pela ACEM (Associação de Capoeira Esquiva Menino) tem a programação estendida no sábado (9) e domingo (10), durante os dias serão apresentadas oficinas, apresentações, palestras, além de shows musicais, troca de cordões e o ‘batizado’ de novos membros. 

No sábado pela manhã os capoeiristas se reuniram em uma roda aberta na Praça da Matriz, com a presença dos mestres de capoeira Kako e Pantera, contra mestre Reni, e demais capoeiristas das diversas cidades Baianas. O evento é válido pela Etapa do Encontro Internacional de Capoeira do Grupo Mangangá, dois estrangeiros vindos dos Estados Unidos da Jamaica também participaram. 


Segundo os organizadores todos os anos o grupo atrai um excelente público a cidade, onde esse ano terá a honra de realizar o encontro com a participação do Grupo Mangangá, que é presidido pelo cantor, compositor e mestre de capoeira Tonho Matéria, que é parceiro desta cultura e arte, conhecida pelo mundo. O grupo Mangangá ira levar a Barrocas a primeira etapa do Encontro Internacional de Capoeira, este será bastante enriquecedor para a cidade, onde estarão reunidos, participando e somando conhecimentos da cultura e arte da capoeira.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos