SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Coité – Duas mulheres ficam feridas em capotamento próximo a Salgadália

acidente em salgadalia-des
Duas mulheres deram entrada por volta das 17h20 deste sábado, 15, no Hospital Regional de Conceição do Coité, depois que o carro em quem viajavam desgovernou-se numa curva da BA 411 próximo a entrada da comunidade de Peba, a cerca de 3 km da sede do Distrito de Salgadália. Outras três pessoas estavam no veículo Fiat Uno de dados não anotados e saíram ilesos.

Deu entrada na unidade hospitalar Maria Lêda Moreira Mota, 26 anos, e outra mulher identificada apenas por “Flor”, Segundo um homem que se apresentou com Rael informou ao CN que sua esposa Lêda era quem conduzia o veículo e retornavam da fazenda Pau Pelado com destino a Conceição do Coité, “quando passou numa curva eu percebi que ela perdeu o controle da direção, cheguei a segurar no volante para tentar evitar, mas não deu, o carro deu várias capotadas e caiu fora da pista”, disse Rael. 
capotamento viatura.1
Nenhum ocupante usava cinto de segurança e por sorte ninguém foi projetado para fora. A Policia Militar esteve no local e a Brigada Anjos da Vida com apoio de uma ambulância da Prefeitura conduziram às vitimas para o HR onde ficaram em observação.

Jovem de 13 anos vítima de acidente em Nordestina morre em ambulância quando passava por Coité 

A estudante Pricila Passos dos Santos, 13 anos, moradora do Município de Nordestina. morreu quando estava sendo transferida daquela cidade no meio da tarde deste sábado.A jovem teria sido vítima de atropelo e quando passava por Conceição do Coité seu quadro de saúde teria se agravado, o motorista a levou para o Hospital Regional antes de ser atendida chegou a óbito. A equipe médica tentou reanimá-la, mas sem sucesso.

Não tivemos informações detalhadas do acidente, apenas  o que foi passado pelos familiares ao Hospital. 

Do Portal Calila Notícias

Empresário do ramo de motel morre ao cair do 13º andar em Feira de Santana

empresario
A delegada Mônica Soares, plantonista do Complexo Policial Investigador Bandeira, presidiu o levantamento cadavérico de Mário Cerqueira Souza, 62 anos, proprietário de uma rede de motéis em Feira de Santana.


O empresário veio a óbito por volta das 11h deste sábado (15), ao cair do 13º andar da Mansão Tereza Santana, situado na rua Nossa Senhora Aparecida, bairro Santa Mônica. O corpo caiu próximo à quadra de esportes, conforme laudo da pericia técnica. 
 
Com o impacto da queda o empresário sofreu fraturas no braço esquerdo, mão direita e fratura exposta na mão esquerda, além de afundamento do crânio, explicou a autoridade policial.
 
empresario-2
” A vítima sofria de depressão e se jogou da janela do prédio após serrar uma tela de proteção. Ele estava sozinho no quarto e a porta estava trancada,” informou a delegada. 
 
“Vamos abrir inquérito e ouvir familiares, para apurar o caso. Tudo leva a crer que foi um suicídio, mas vamos apurar”, finalizou Soares.
 
O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser necropsiado.


Redação CN * As informações são de Sotero Filho e Denivaldo Costa, com  fotos de Ney Silva 

LDS faz mais uma reunião com os clubes

Na manhã deste sábado (15), a Liga Desportiva Serrinhense (LDS) realizou mais uma reunião com os clubes no auditório do Sindimina para o Super Campeonato Municipal.

Acec, Bahia da Rodagem, Bomba, CSU, Flamengo/AAPS, Independente, Rec-Vitória, Santa Fé e Santana estiveram presentes na reunião que decidiu vários pontos importantes.

Foram 9 equipes que já assinaram o termo de adesão à competição e pegaram as fichas de inscrições para devolver na reunião do dia 26 de fevereiro com, no mínimo, 18 atletas inscritos.

A assembleia decidiu que cada equipe vai poder inscrever até 4 jogadores que participaram do Campeonato Intermunicipal nos últimos 3 anos ou pegar 4 jogadores de outro município. Além disto foi decidido que os clubes das zonas rural e urbana só se enfrentarão na final do campeonato.

A única ausência no encontro foi o União Araras que, segundo informações desistiu de participar. No entanto foi informado durante a reunião que o time da Vaquejada tem interesse em participar do Campeonato.

Além dos representantes de cada equipe, Cival Anjos, Cleilton Ramos, Zelito Oliveira e Cleber Ferreira, diretores da LDS, o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Serrinha, Malcon Greenhalgh e o Coordenador de Esportes de Lamarão, Gustavo Medeiros também estiveram presentes na reunião.

O Secretário voltou a afirmar que a competição já tem garantido 12 mil reais em dinheiro para a premiação, mas que está correndo atrás buscando patrocínios para aumentar esta cota e, quem sabe chegar a uns 15 ou 20 mil.

A próxima reunião será sábado, dia 22, às 9h da manhã no auditório do Sindimina onde vão ser discutidos outros pontos que constarão no regulamento.



Por Cival Anjos

Terra Nova: bandidos explodem caixas eletrônicos

bb_terranova_bigthumb700
Durante a madrugada deste sábado (15), a agência do Banco do Brasil de Terra Nova foi explodida por uma quadrilha especializada em roubos a banco.
 
Segundo informações do Terra Nova News, a ação aconteceu por volta das 3h da manhã, quando bandidos chegaram fortemente armados e usaram dinamites para explodir os caixas eletrônicos.
 
Em cerca de 10 minutos a quadrilha deixou no local um verdadeiro cenário de destruição. A agência ficou completamente destruída, devido a forte explosão que afetou grande parte da estrutura do local. Os bandidos fugiram.
 
A polícia acredita que os bandidos sabiam que os caixas foram abastecidos para atender a demanda dos usuários durante o fim de semana.
 
Redação: CN*Informação: Acorda Ipira

Rodada pode definir classificação no Campeonato dos Enferrujados

Na manhã deste domingo (16) será realizada a quinta rodada do 6º Campeonato dos Enferrujados do Alto da Bandeira, em Serrinha.

Os confrontos entre Flamengo x Ponte Preta e Bahia x Vitória vão ter início às 8h30min e prometem agitar as torcidas das 4 equipes, especialmente da dupla BAVI.

O Flamengo lidera a competição, com 9 pontos ganhos e tem a chance de se garantir na final neste jogo diante da Ponte Preta.

Caso a macaca vença e haja um empate no BAVI, o campeonato vai ficar embolado com todos tendo chance de classificar na última rodada onde Vitória enfrenta a Ponte Preta e Bahia pega o Flamengo. Flamengo tem 9 pontos, Vitória e Bahia tem 6 e a Ponte Preta está com 3.

O Bahia terá a volta do zagueiro Silvio do Leite, que cumpriu suspensão, mas pode não contar com Cival Anjos que está machucado e vem fazendo tratamento intensivo à base de gelo.

Ano de 2013 foi o sexto mais quente desde o século 19

O ano de 2013 foi o sexto mais quente desde meados do século 19, quando começou o registro moderno de temperaturas do planeta. 
O anúncio foi feito pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que considera essa uma referência para confirmar mudanças do clima. 
O ano passado ficou empatado com 2007 na sexta colocação. “A temperatura mundial do ano 2013 é congruente com a tendência para o aquecimento a longo prazo”, disse o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.
Tanto em 2013 como em 2007, as temperaturas da superfície do oceano e da Terra foram 0,5 grau centígrado superiores à média entre 1961 e 1990 e 0,03 grau centígrado mais altas do que a média do último decênio (2001-2010). Os mais quentes foram 2005 e 2010, com temperaturas mundiais 0,55 grau centígrado superiores à média de longo prazo. O ano de 1998 foi o mais quente, quando houve fenômenos intensos, relacionados ao fenômeno El Niño.
De acordo com a OMM, 2013 foi um dos quatro anos com as temperaturas mais altas em condições neutras; isto é, sem episódios de El Niño ou de La Niña, responsáveis pelo aquecimento e pela queda de temperatura de extensas zonas do mar, respetivamente. Os dados divulgados nesta quarta-feira antecipam a versão completa da declaração da OMM sobre o estado do clima em 2013, que será publicada em março de 2014, com pormenores sobre precipitação, inundações, secas, ciclones tropicais, cobertura de gelo e nível do mar em escala regional. Da Agência Brasil e com informações da Agência Lusa.
Do Portal Jornal da Chapada

Lei Maria da Penha pode ser aplicada em ação civil, segundo STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as medidas protetivas, definidas pela Lei Maria de Penha, podem ser aplicadas em processo cíveis, sem necessidade de inquérito policial. 
De acordo com o novo entendimento do tribunal, os juízes poderão conceder medidas urgentes para preservar vítimas de violência doméstica, como proibição de ter contato com a vítima. Antes da decisão, as medidas eram válidas apenas em processos criminais. O pedido de proteção foi ajuizado por uma mulher que passou a sofrer violência doméstica, praticada por um de seus seis filhos.
Após começar a dividir os bens da família entre os filhos, um deles passou a maltratar a mãe, com ofensas e ameaças de morte. Após as ameaças, a mulher recorreu ao Judiciário para impedir que o filho se aproximasse dela e da família, e que ele não mantivesse contato por qualquer meio de comunicação. O pedido foi atendido pela Justiça, mas o filho recorreu ao STJ para derrubar a decisão. Na decisão, o ministro Luiz Felipe Salomão, relator do processo, entendeu que as medidas de proteção definidas na Lei Maria da Penha podem ser aplicadas para garantir a segurança das vítimas, mesmo sem a existência de processo criminal contra o agressor.
O voto de Salomão foi seguido por unanimidade pelos magistrados da Terceira Turma. “O intento de prevenção da violência doméstica contra a mulher pode ser perseguido com medidas judiciais de natureza não criminal, mesmo porque a resposta penal estatal só é desencadeada depois que, concretamente, o ilícito penal é cometido, muitas vezes com consequências irreversíveis, como no caso de homicídio ou de lesões corporais graves ou gravíssimas”, afirmou o ministro. As informações são da Agência Brasil.
Do Portal Jornal da Chapada

Campeonato de Futebol de Bairros de Araci tem primeira semifinal neste domingo

Acontece neste domingo (16), a semifinal do campeonato de bairros de Araci, no Espaço do Asa, a partir das 08h. 

Na rodada dupla, os times do Tiracolo enfrenta o time das Casinhas, e o time do São João enfrenta o time da Bombinha.

Gigantes existiram?

Essa ossada foi escondida do mundo por um país de primeiro mundo, segundo informações, para não acreditarmos no que a Bíblia nos fala! 

A Bíblia nos relata que esses gigantes realmente existiram! Gêneses capítulo 04;04 e em 1 Samuel 17;03 e também o gigante Lami irmão de Golias 1 Crônicas 20;05.

Para refletirmos!!!!

Diretoria do Flu de Feira confirma retorno do goleiro Pavão

Visando reforçar o elenco a diretoria do Fluminense de Feira confirmou na tarde desta sexta-feira (14), o retorno do goleiro Pavão. O jogador foi um dos destaques do Touro do Sertão na Copa São Paulo de Futebol Junior edição 2014. 

O que levou o arqueiro tricolor a ser preterido por várias equipes.  A chegada do goleiro está prevista para a próxima terça-feira (18), quando ele se juntará com os demais atletas que já vem trabalhando com o grupo.

O principal clube que demonstrou interesse pelo goleiro foi à equipe do São Carlos-SP, clube com o qual os empresários do atleta estavam fechando uma negociação, mas a diretoria do Fluminense de Feira conseguiu convencer os empresários do jogador a trazê-lo de volta para defender as cores do tricolor. Notícia que deixou o preparador de goleiros Dedei muito feliz. “A diretoria agiu muito bem em trazer o goleiro Pavão de volta, já estamos próximo do inicio da competição e precisávamos muito de um atleta dessa qualidade. Ele foi muito bem na Copinha e mostrou quem tem todas as condições de ajudar o Touro do Sertão a voltar para a primeira divisão. Tenho certeza absoluta que no final da competição ele será ainda mais valorizado”, disse Dedei.

Pavão retorna ao Fluminense de Feira com a missão de garantir a tranquilidade no gol do Touro do Sertão e ajudar o time a conseguir uma vaga na elite do futebol baiano. “É sempre bom está de volta a esse clube que tenho uma grande admiração, estava tudo certo com relação a minha ida para São Paulo, mas quis o destino que eu retornasse para o Fluminense de Feira. Se o Fluminense está precisando de mim nada mais justo do que eu ajuda-lo. Espero poder contar com o apoio dos meus colegas e principalmente dos torcedores que sempre me trataram com muito carinho”, disse Pavão.

Ficha do Jogador:
Nome: Marciel Kock da Silva
Natural: Mucuri-Ba
Idade: 19 anos
Posição: Goleiro
Altura: 1, 86
Clubes: Ipatinga-MG, Mogi Mirim-SP, Siderúrgica-MG, Fluminense de Feira.

Por Sidnei Campos

Intermunicipal 2013: FBF entrega premiação

No dia 15 de dezembro de 2013, Itajuípe e Porto Seguro mostraram porque o Campeonato Intermunicipal da Bahia emociona milhões de torcedores espalhados por todo o Estado. Em uma final digna da maior competição de futebol amador do Brasil, Itajuípe derrotou Porto Seguro por 2 a 0 e sagrou-se campeã.

festa, iniciada após o apito final do árbitro, se estendeu até esta sexta-feira (14), quando a coroação das conquistas chegaram ao fim. A Federação Bahiana de Futebol (FBF), realizou a entrega das premiações das Seleções campeã, vice e 3ª colocada do Intermunicipal 2013.

O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, fez a entrega de dois carros 0 km às duas melhores Seleções do campeonato, no último dia 11. Itajuípe e Porto Seguro levaram para casa, cada uma, um Chevrolet Onix novinho, frutos dos trabalhos intensos que começaram lá atrás, ainda no inicio de 2013, com a formação dos elencos.

Do Portal Futebol Bahiano

Galícia vence o Serrano e assume liderança de Grupo no Sub-20

O Galícia é o novo líder do Grupo 2 do Baianão Sub-20. O Granadeiro derrotou o Serrano neste sábado, em Santo Antônio de Jesus, por 2 a 0.

O Azulino foi aos três pontos ganhos e ultrapassou o Jacuipense na ponta. Já o Mongoió, ainda sem marcar pontos, é o lanterna do Grupo 3. 

As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (19). O time de Salvador vai até Feira de Santana, enfrentar o Feirense. Já o Rubro-verde recebe o Jacuipense, em Teixeira de Freitas.

Do Portal Galáticos Online

Via Uno pode fechar a qualquer momento

acidente-na-br-324-próximo-
Em reunião na tarde desta sexta-feira,14/02, no pátio da empresa, onde contou com a presença do SINTRACAL – Sindicato dos Trabalhadores em Calçados, que representa a categoria, diretores da empresa calçadista,  e cerca de 200 funcionários.
 
Informações passadas pela direção, é que a situação financeira é caótica, e tem muita dificuldades em cumprir com os prazos acordados com os funcionários, os diretores citaram ainda que a empresa está tentando conseguir uma verba extra, e se não conseguir até a próxima quinta-feira, 20/02, pode esta fechando as portas da unidade de Valente.
 
Funcionários que estão com os proventos atrasados, não tem a certeza de recebimentos.
Segundo o SINTRACAL são aproximadamente 500 funcionários que estão nessa situação, pais e mães de famílias, jovens, que podem ficar a “ver navios”, desempregados. O que seria uma catástrofe para o município de Valente, que, como outros municípios de pequeno porte não têm geração de emprego e renda.

Outro quesito que preocupa o sindicato e os funcionários, é a questão do FGTS, segundo informações, a mais de um ano que não vem sendo depositado.
 
Segundo relatos de pais e mães de famílias presentes a reunião como irá sobreviver, caso a empresa venha fechar as portas… Preocupante, cadê os nossos políticos, as nossas autoridades, só temos valor na hora do voto, ai todo mundo aparece – desabafou um dos funcionários.
 
O representante do SINTRACAL disse que o sindicato tem cumprido a sua missão que é de defender os interesses coletivos e individuais dos trabalhadores das indústrias e empresas que fabricam de calçados da Bahia.
 
Redação:CN*Informações: Valente em Noticias

Governador sanciona lei que garante direitos trabalhistas a terceirizados do Estado

lei aprovada
 
Em solenidade realizada na Governadoria, no fim da tarde desta sexta-feira (14), o governador Jaques Wagner sancionou a lei que garante direitos trabalhistas a funcionários terceirizados de empresas prestadoras de serviço junto ao Estado.
 
A lei chamada “Anticalote” resulta do Projeto de Lei 19.414/2011, aprovado em janeiro pela Assembleia Legislativa da Bahia. O texto institui a garantia do direito a férias, 13º salário, INSS e multa do FGTS com a dedução do contrato e retenção por meio de depósito em banco público oficial dos valores referentes a estes benefícios.

Do Portal Calila Notícias/Fonte: SECOM / foto: Raul Golinelli

Criança indígena é assassinada a pauladas

O fato aconteceu na madrugada deste sábado,15, no povoado de Massacará, comunidade indígena do município de Euclides da Cunha. As informações ainda são preliminares, mas segundo informações colhidas pelo site euclidesdacunha.com, uma criança do sexo masculino, de aproximadamente quatro anos, da aldeia Kaimbé, foi morta a pauladas. 

Os pais e uma irmã da vítima – outra criança – também ficaram gravemente feridos e foram encaminhados ao Hospital Municipal ACM, em Euclides da Cunha.

Os pais do pequeno índio estão hospitalizados na unidade de saúde local, inclusive, a mãe está grávida, já a irmã da vítima precisou ser transferida para Salvador, devido a gravidade das lesões.

O indivíduo responsável pelos atos criminosos ainda não foi identificado.

Redação CN

Araci: Criança de 7 anos morre afogada em açude na região de João Vieira

Gledson Araújo de Oliveira, de 7 anos, morreu afogado na tarde da última sexta-feira (14) em um açude próximo da residência onde morava no povoado de Barreiro Preto, região de João Vieira na zona rural de Araci.

Segundo informações de Denivaldo Costa, o corpo da criança foi encontrado por parentes, que imediatamente acionaram a polícia. Familiares não souberam informar os detalhes do ocorrido.

O corpo de Gledson foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, onde será periciado. O horário e o local do sepultamento não foram divulgados.(Foto ilustrativa)

Do Portal A Voz do Campo

Ex-secretário de Esporte de Araci fala sobre sua saída da secretaria e lança candidatura a deputado estadual

Em entrevista ao site A Voz do Campo, o ex-secretário municipal de Esporte e Lazer de Araci, Leonardo Barreto, mais conhecido como Léo de Garcia relatou motivos que o levaram a pedir exoneração na última segunda-feira (10)(ver aqui).

“Os principais motivos que me fez sair da pasta foi pessoal e político como relatei antes. Pessoal porque estava me causando muito constrangimento devido eu estar perdendo meu ponto comercial e minha casa, onde atualmente moro. Hoje eu estou com um impasse com o empresário Sidel por justamente ter apoiado Silva Neto. Um local onde eu não pagava aluguel, herdei o prédio de meu pai, o terreno é de Sidel e comecei em janeiro de 2013 a pagar R$ 2.500 de aluguel, como Araci não tem comércio para se pagar um aluguel neste valor, em junho eu deixei de pagar e hoje eu estou recebendo um pedido de despejo que foi negado recentemente pelo juiz e isso vêm me incomodando muito,” desabafou Léo de Garcia.

O ex-secretário alegou também outro motivo que deixou a pasta. Segundo ele a falta de autoridade em comandar a secretaria e falta de perspectivas em sua pasta fez sair. “Esse ano eu vi que nada iria mudar. Eu convivi com a ex-prefeita Nenca, convivo agora com Silva Neto e percebo poucas mudanças. Quando antes disse que lá tinha ditador vejo isso também agora nesse governo,” cutucou o ex-secretário.

“Fiz o que pude e o que não pude no tempo em que comandei a secretária, realizamos um dos melhores campeonatos. Pessoalmente não estou brigado com o prefeito, mas politicamente sim, não pertenço mais ao seu grupo político. Aproveito aqui para lançar minha candidatura a deputado estadual, o prefeito e a vice-prefeita têm todo direito de apoiar quem eles bem quiser, mas quem tem que tomar vergonha na cara é o povo, porque é o povo que tá com o poder na mão e optar pelo melhor candidato. Eu estou aberto a diálogos com comerciantes e amigos, para até abrir mão da candidatura e quem sabe apoiar outro nome melhor,” finalizou Léo.

Do Portal A Voz do Campo

Viatura capota e mata policial rodoviário quando perseguia carro que furou blitz

capotamento viatura
Grave acidente foi registrado no final da tarde desta sexta-feira (14) na BA 210 nas imediações do contorno de Sobradinho, proximidades do acesso ao Porto de Juazeiro envolvendo uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual e um veículo que rompeu a barreira policial.
policial
Segundo informações colhidas no local do acidente um policial da PRE, conhecido como Franco, que é de Salvador e veio a Juazeiro para trabalhar neste período do carnaval antecipado, teria falecido enquanto um outro PM ainda não identificado foi socorrido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) para o Hospital de Traumas em Petrolina.


O outro veículo com placa de Santa Maria da Boa Vista em Pernambuco que era ocupado por quatro pessoas, dois homens e duas mulheres, entre eles, um ex-presidiário, após troca de tiros teve o motorista ferido que também foi conduzido para atendimento numa unidade hospitalar da cidade.

A reportagem não conseguiu mais informações porque foi instalada uma barreira para impedir o acesso de curiosos, evitando que o trabalho da perícia não fosse prejudicado. Na central do CPRN (Comando de Policiamento Regional Norte), a reportagem foi informada que ainda não havia dados sobre o ocorrido.

Redação CN * informações: blogdogeraldojose

Homem é morto com três tiros e outro fica ferido em Serrinha


Um homem foi morto e outro ficou baleado na boca e em um dos braços, na noite desta sexta-feira (14), na Rua Renato Nogueira, no bairro das Abóboras, em Serrinha.

De acordo com informações colhidas pelo Portal Clériston Silva – PCS, os dois estavam conversando em frente a uma residência, quando os suspeitos chegaram em um carro por volta das 19h20m e atiraram.  

Ivanilson Pereira da Silva, conhecido como “Ivinho”, foi alvejado com três tiros na cabeça. Ele chegou a ser levado para o Pronto Socorro do Hospital Municipal (HM) de Serrinha, mas não resistiu e já chegou sem os sinais vitais.



O colega dele, identificado como Luciano Leandro da Silva, de 23 anos, o “Leo Boção”, também foi baleado e levado para o HM. Depois de receber os primeiros socorros, ele foi transferido para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.

Os suspeitos que efetuaram os disparos fugiram, e ainda não foram identificados pela polícia. Viaturas da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM) fizeram diligências ao local.

O corpo de Ivanilson Pereira da Silva foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). O caso será investigado pela Delegacia Territorial (DT/Serrinha). Este é o segundo homicídio registrado no ano de 2014 em Serrinha.


Luciano foi baleado na boca e em um dos braços


Ivanilson conversava em frente a uma residência quando foi morto

Do Portal Clériston Silva

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Reunião da LDS neste sábado será no Sindimina

A reunião da Liga Desportiva Serrinhense (LDS) com os clubes neste sábado (15), às 9h da manhã vai ser realizada no auditório do Sindimina. 

Já tem 10 times confirmados para a competição que deve começar dia 9 de março. 

Se algum clube ainda tiver interesse de participar do campeonato tem até a reunião deste sábado onde será assinado o termo de adesão e vai ser feita a entrega das fichas de inscrição.

Por Cival Anjos

Vitória bate a Catuense

                       

Horário de verão termina neste fim de semana

Fim de semana terá uma hora a mais em três regiões. A 0h de domingo, os relógios devem der atrasados em 1 hora.

À 0h deste domingo, dia 16, acaba o horário de verão e os relógios devem ser atrasados em uma hora pelos moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. O horário de verão começou no dia 20 de outubro de 2013 e tem como objetivo reduzir a demanda de energia elétrica nas regiões atingidas, principalmente entre as 18h e 20h.

Divulgação
Horário de verão começou no dia 20 de outubro

Nos últimos dez anos, o horário de verão possibilitou a redução média de aproximadamente 5% na demanda por energia durante o horário de ponta. Isso significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, aproximadamente dois mil megawatts a cada ano.
Mais:
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ainda não divulgou o relatório de consumo de energia elétrica deste ano, mas o do ano passado resultou em uma redução de 4,4% na demanda de energia do horário de pico. No ano anterior, a redução foi de 4,7%. 
O horário de verão está em vigor nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Esse é o 38º ano em que o governo adota o horário de verão. Com isso, as empresas de geração e transmissão evitam investimentos da ordem de R$ 4,6 bilhões. Além disso, há uma redução na necessidade de geração da energia gerada pelas usinas térmicas, o que gera uma economia estimada de cerca de R$ 400 milhões.
Adaptação ao novo horário
De acordo com Jacob Faintuch, clínico geral do Hospital das Clínicas, o ideal para preparar o organismo ao novo horário é manter uma boa qualidade do sono. “O fim do horário de verão é menos traumático que o inicio, já que a noite de sábado é a mais longa do ano e o corpo consegue descansar. Além disso, é mais fácil de acordar, já que tem mais luz nesse período”, explica o especialista.

Futura Press
À meia-noite deste sábado é dia de atrasar os relógios em uma hora

Mesmo assim, é importante lembrar que será apenas uma noite longa, pois no domingo tudo volta ao normal. O especialista adverte que é bom evitar o consumo de café, chá preto, pó de guaraná e bebidas estimulantes, em geral, no final da tarde. “O desequilíbrio do organismo se dá nos cinco primeiros dias da mudança no relógio, após esse período e com os devidos cuidados tomados, o corpo se adapta de forma tranquila”.
Exercícios físicos muito extenuantes também devem ser evitados. “O ideal é praticar atividade física uma vez ao dia, no mínimo duas horas depois de acordar, e evitar a prática durante a noite”, observa, citando, ainda, outras atitudes que podem prejudicar o descanso, tais como se alimentar demais no jantar, ir dormir sem comer, tomar banho muito frio ou muito quente, e ler livros ou ver filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono.
Jacob também adverte que a má qualidade do sono pode prejudicar o rendimento do indivíduo em suas atividades durante o dia. “O horário de verão não é o único fator que desequilibra o organismo. Novos turnos de trabalho ou viagens internacionais podem agir da mesma forma”, lembra. Para manter a saúde, esses cuidados devem ser constantes o ano todo.
A manutenção do sono, principalmente nos primeiros dias da alteração do horário, é fundamental para evitar complicações cardiovasculares. “Dificuldade de dormir ou de acordar podem predispor o paciente a problemas cardíacos. O infarto, por exemplo, costuma ocorrer algumas horas depois de acordar e, principalmente, na segunda-feira, dia que o estresse comumente aumenta”, diz Jacob Faintuch.
Por iG São Paulo (Portal Último Segundo)

Ruy Barbosa: Porco com aparência humana assusta moradores


No povoado de Tapiraípe localizado no município de Ruy Barbosa, no centro-norte da Bahia não se fala em outra coisa, senão sobre o nascimento de um filhote de porco que segundo moradores tem aparência humana. 

Algumas fotos do animal que é o principal motivo de comentários na região foram enviados ao site Bocão News. Percebe-se que o animal tem o rosto com alguns traços humanos, com uma aparência totalmente inusitada.


Se é uma mutação ou algum outro tipo de variação da espécie, ainda não apareceu nenhuma explicação, mas o animal tem chamado atenção de toda cidade, que comenta por todos os cantos, o que levou o bicho nascer de tal forma. Populares expuseram o animal morto, que não há informações se nasceu sem vida ou morreu após o parto.


Do Portal Jornal A Nossa Voz/Fotos: leitor / Bocãonews

Dilma Rousseff assina decreto que autoriza ação do Exército no sul da Bahia

A presidente Dilma Rousseff assinou o decreto que autoriza o Exército a atuar na região de Buerarema, no sul da Bahia, onde produtores rurais e índios estão em conflito por causa da disputa de terras. Nesta sexta-feira (14), o Exército está reunido para definir as estratégias de trabalho. O decreto foi assinado na noite de quinta-feira (13).

Cerca de 700 soldados desembarcaram essa semana na região e aguardavam a assinatura do decreto para começar as ações de reforço de segurança, que já está sendo feita por homens da Força Nacional. Ainda na manhã desta sexta, a Polícia Rodoviária Federal informou que também deslocou mais homens para área de conflito. Eles vão atuar evitando o bloqueio das rodovias.

Reforço
A ação durou quase 15 horas, quando os manifestantes deixaram a rodovia e seguiram para o município. No entanto, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a pista só foi liberada na quarta-feira, após uma limpeza e uma varredura, por conta dos objetos queimados durante todo o dia na manifestação. O motivo da mobilização foi a morte do ex-agricultor Juraci dos Santos Santana, 44 anos, na segunda-feira (10). Segundo eles, quatro homens armados invadiram a residência e dispararam vários tiros contra a vítima.

Os militares do Exército que chegaram na quarta-feira se reuniram durante a tarde, na sede da Polícia Federal, em Ilhéus, para discutir o esquema de segurança. De lá, a tropa seguirá para a cidade de Buerarema para garantir a segurança durante o velório do ex-agricultor, quando são esperados mais protestos. Ninguém foi preso, mas a PF afirma que identificou alguns suspeitos da depredação.

Moradores encontram homem que morreu afogado no Rio Jacuípe

31276-3
Foi encontrado na manhã de sexta-feira (14), por volta das 5h30, o corpo de Marinaldo Gonçalves de Carvalho, de 47, que morreu afogado na quinta (13), no Rio Jacuípe, em Feira de Santana.


O corpo foi encontrado por moradores da região, próximo ao local onde ocorreu o acidente. O Corpo de Bombeiros retomaria as buscas nesta sexta, mas a localização foi feita antes da chegada da equipe.

De acordo com informações de populares que presenciaram o afogamento, Marinaldo havia consumido bebida alcoólica antes de entrar no rio. As informações e foto são do Acorda Cidade.

Redação: CN*Informação: Noticias de Santaluz

Inscrições para concurso do Ministério da Fazenda terminam neste domingo

As inscrições para o concurso público do Ministério da Fazenda devem ser feitas até as 23h59 deste domingo (16), pelo site da Escola de Administração Fazendária (ESAF). São oferecidas 1.026 vagas para o cargo de assistente técnico-administrativo, que exige nível médio completo. A taxa é de R$ 62. 

São 80 vagas na Bahia, sendo 4 para pessoas com deficiência. O salário inicial será de R$ 3.050,82, incluídas as gratificações. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais. 

A seleção ocorrerá por meio de prova objetiva de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. As provas estão marcadas para 27 de abril em Salvador, Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Luís, Teresina e Vitória.

A prova terá 70 questões distribuídas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Conhecimentos de Informática, Atualidades, Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público, Ética do servidor na Administração Pública, Administração Pública Brasileira, e Regime Jurídico dos Agentes Públicos. 

O aprovado terá o contrato de trabalho regido pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, de que trata a Lei nº 8.112, de 11/12/1990. O prazo de validade do concurso será de um ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final.

Do Portal Calila Notícias/Fonte: Correio