SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 1 de fevereiro de 2014


Congresso deve votar em fevereiro veto presidencial ao Projeto de Lei que cria municípios

Congresso pretende derrubar veto da presidente Dilma
Após reunião entre líderes da Câmara e do Senado realizada nesta quinta-feira (30), o Congresso Nacional se articula para derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff ao Projeto de Lei Complementar 416/2008, que regulamenta a criação de municípios em todo o País. 
Segundo o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), lideranças se reunirão na próxima semana para tratar das estratégias de votação, que deverá ocorrer no dia 18 de fevereiro. O veto total ao substitutivo da Câmara que estipulava novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios é um dos itens mais polêmicos na pauta do Congresso. A proposta, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), possibilitaria, em tese, a criação de aproximadamente 400 novas cidades no país.
Mais municípios, menos verba
Na mensagem de veto encaminhada ao Congresso, a presidente Dilma Rousseff alegou que o texto contraria o interesse público, na medida em que expansão do número de Municípios resultaria em aumento de despesas, sem a contrapartida de receitas. De acordo com o Planalto, com o crescimento de Municípios brasileiros, haveria uma pulverização na repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Redação Notícias de Santaluz

Americano é enterrado em cima de uma Harley-Davidson

Filhos construíram caixão para que o pai pudesse ser enterrado junto com a moto | Foto: AP
Um norte-americano decidiu não se separar da moto nem mesmo depois de sua morte. Bill Standley, aos 82 anos, foi enterrado nesta sexta-feira (31) em cima de sua Harley-Davidson 1967 no cemitério de Fairviw, no condado de Crawford. 
O veículo, com o piloto (morto) em cima estava dentro de uma caixa de acrílico. A família explicou que Standley já tinha manifestado esse desejo em várias conversas durante a vida. Ele também tinha o hábito de levar as pessoas que o visitavam para a garagem para mostrar o caixão incomum que seus dois filhos tinham construído para ele. 
Cinco embalsamadores prepararam o corpo com cintos e hastes metálicas para garantir que ele não caísse. Standley era pai de quatro filhos e morreu de um câncer de pulmão no dia 26 de janeiro. (G1)
Do Portal Notícias de Santaluz

Serrinha: Flamengo defende a liderança contra o Bahia e Ponte Preta tenta a primeira vitória do campeonato

Na manhã deste domingo tem sequência o Campeonato Society dos Enferrujados do Alto da Bandeira, em Serrinha, com mais 2 jogos: Flamengo x Bahia e Vitória x Ponte Preta. O primeiro jogo acontece às 8h da manhã e o segundo às 9h.

O Flamengo que já venceu as duas partidas que disputou vai enfrentar o Bahia no primeiro jogo defendendo uma invencibilidade e querendo garantir logo a sua classificação por antecipação. O Bahia que venceu uma e perdeu a outra quer vencer para embolar tudo na pontuação.

No segundo jogo, o Vitória vai com tudo para vencer a segunda partida seguida e se aproximar de uma classificação, mas a Ponte Preta sabe que necessita da vitória para ainda sonhar com uma classificação e também quer vencer o jogo.

Quem for à Arena Pedrão vai ver dois jogos emocionantes onde ninguém quer perder, pois cada um sonha em conquistar o título para presentear sua torcida.

Classificação geral

Flamengo - 6 pontos ganhos, marcou 7 gols e sofreu 1 - tem um saldo positivo de 6 gols
Vitória - 3 pontos ganhos, marcou 3 gols e sofreu 1 - tem um saldo positivo de 2 gols
Bahia - 3 pontos ganhos, marcou 2 gols e sofreu 4 - tem um saldo negativo de 2 gols
Ponte Preta - 0 ponto ganho, marcou 2 gols e sofreu 8 - tem um saldo negativo de 6 gols

Pela tarde tem mais uma rodada do Sub-17

Pelo Campeonato Sub-17 vão acontecer os seguintes jogos: Às 15h tem Vasco x Santa Fé e às 16h Os Playboys x Vitória.

O campeonato está muito motivado, com jogadores de alta qualidade técnica e tem o Vasco na liderança com 6 pontos, Santa Fé 3, Os Playboys também 3 e Vitória ainda não pontuou.

Representantes de algumas seleções, como Lamarão e Serrinha estarão acompanhando estas partidas para observar jogadores para disputar a Copa do Requeijão que é promovida pela Sudesb e está prestes a começar.

Por Cival Anjos

Vitória vence e encaminha a classificação para segunda fase

O Vitória deu um salto importante para garantir uma vaga na segunda fase da Copa do Nordeste ao vencer o Confiança por 2 a 1 na tarde deste sábado, em partida realizada no Pituaçu.
Com esse resultado, o Vitória pode se classificar ainda neste sábado. Para isso, o Sergipe não pode vencer o América-RN. Caso contrário, o Rubro-Negro precisará de um empate na última contra o time potiguar na Arena das Dunas.

O Vitória começou a partida com maior posse de bola e desperdiçou algumas oportunidades, como as criadas com Euller e também pelos atacantes Alan Pinheiro e Dinei. Já o Confiança se postava de maneira defensiva e tentava sair nos contra-ataques.

O Rubro-Negro abriu o marcador aos 30 minutos, quando o Ayrton cobrou uma falta com categoria no ângulo do goleiro Beto, sem chances para a defesa, abrindo o placar no Pituaçu.

No segundo tempo, o Vitória começou aproveitando a melhor qualidade técnica que possue e chegou ao segundo gol aos 12 minutos. O goleiro Beto deu rebote do chute de fora da área e Willie aproveitou para colocar a bola para o fundo das redes.

O Rubro-Negro teve mais algumas chances de ampliar a diferença no marcador,mas foi o Confiança que diminui a desvantagem. Joélton, sozinho, aproveitou a falha da defesa do Vitória e colocou a bola para o fundo das redes.

No final do jogo, o goleiro Wilson virou peça fundamental. Fez duas defesas importantíssima para garantir o triunfo do Rubro-Negro.

Na última rodada, o Vitória vai até o Rio Grande do Norte encarar o América-RN e o Confiança enfrenta o Sergipe, em Itabaiana.


Ficha técnica:
Vitória 2 x 1 Confiança
Data:1º/02/2014
Local: Estádio de Pituaçu
Horário: 16h
Arbitragem: Gleydsson Ferreira Leite (PE)
Assistentes: Ricardo Bezerra Chianca e Elan Vieira de Souza, ambos do quadro de Pernambuco.
Vitória: Wilson; Ayrton, Rodrigo Defendi, Matheus e Juan (Willie); Mauri, Cáceres, Escudero (Artur Maia) e Euller; Alan Pinheiro (William Henrique) e Dinei.
Confiança: Beto; Valdo (Fábio Júnior), Bira, Vinícius e Pedrinho; Wallace, Raulino, Josivan (Geraldo) e Everton; Leandro Kível (Joelton) e Bibi.


Do Portal Galáticos Online

Liga e Secretaria de Esportes se reúnem e traçam planejamento do Serrinhense 2014

Na manhã deste sábado (1º), a Liga Desportiva Serrinhense (LDS), representada pelo seu presidente, Cleilton Ramos Lima e o assessor de comunicação, Cival Anjos estiveram reunidos com o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Malcon Greenhalgh para decidirem alguns pontos importantes para um Campeonato Serrinhense forte.

O encontro aconteceu em uma lanchonete da cidade de Serrinha onde foram discutidos pontos importantes que serão levados para a reunião com os clubes nos próximos dias.

São pontos positivos e atrativos para os clubes que forem disputar a competição de 2014 e os moradores dos Bairros do Cruzeiro, Rodagem, Cidade Nova, Urbis, Vaquejada, Santa, Vila de Fátima, Recreio e Treze não podem admitir que seus bairros fiquem de fora do Super Serrinhense 2014. Tem que cobrar atitude, compromisso e responsabilidade dos dirigentes das equipes.

Organização do calendário esportivo de Serrinha

Na reunião, Liga e Secretaria discutiram uma organização para o esporte de Serrinha que vai ser debatida no Fórum do Esporte de Serrinha que vai acontecer no próximo sábado, dia 8 de fevereiro, no auditório da Funasa.

Os organizadores de competições de Serrinha têm que parar com a vaidade pessoal para fazer o melhor pelo esporte de Serrinha. Só assim, os campeonatos serão mais atrativos em público e premiações.

Por Cival Anjos

Copa: Ministério Público quer fim da cobrança de transmissão para rádios

O Ministério Público Federal (MPF) de Novo Hamburgo (RS) propôs à Justiça ação civil pública contra a cobrança imposta pela Fifa às emissoras de rádio que desejam transmitir jogos da Copa do Mundo de 2014.

A ideia do procurador Celso Tres, autor da ação, é franquear às emissoras de rádio a transmissão “off tube”, quando radialistas narram e comentam partidas com base em imagens/sons exibidos pela TV. Com isso, as rádios estariam isentas de pagamento de direitos de transmissão ou qualquer outra licença no Mundial realizado no Brasil.

“No Estado do Rio Grande do Sul, há apenas a Rádio Gaúcha credenciada. Mesmo pagando, houve restrições, negativa pura e simples de outorga, a exemplo das emissoras vinculadas à Record, organização adversária da Globo”, afirma o procurador, que afirma que na Copa das Confederações 2013 as rádios foram proibidas de produzir qualquer cobertura jornalística.

“Chegou-se ao absurdo de ser vedado qualquer referência notícia dos acontecimentos, traduzindo-se em censura sob a forma de cobrança, lembrando os sombrios 'anos de chumbo', ditadura padecida pelo Brasil a partir de 1964. Mesmo nesse período, a radiofonia esportiva exerceu livremente o jornalismo”, analisou Tres.

Para o MPF, a cobrança pelos direitos de transmissão cerceia a liberdade da comunicação social, observando também que o futebol é patrimônio cultural brasileiro, sendo considerado de elevado interesse social.

Do Portal Interior da Bahia

Melhor: Ouro foi melhor investimento de janeiro e ações perderam dinheiro

O ano de 2014 começou com uma nova rodada de aversão a risco que derrubou mercados emergentes e atingiu em cheio o Brasil.

A bolsa despencou em janeiro, com a terceira queda seguida do Ibovespa, de 7,51%, aos 47.639 pontos - maior baixa desde junho de 2013 (-11,31%) e a metade do recuo do ano passado inteiro.

Assim, as ações foram a pior opção de investimento do primeiro mês do ano. Considerada a inflação projetada para o período - de 0,75% pelo IPCA - o prejuízo real do Ibovespa é de 8,2% no mês, superado apenas por outros índices da bolsa, como o IBrX50 e o Small Caps.

Na bolsa, a seleção de bons papéis não foi tarefa fácil em janeiro. Das 72 ações que compõem o Ibovespa, apenas dez subiram. E dentre as blue chips, Petrobras PN teve queda de quase 14% e Vale PNA recuou 8,34%.

Para o economista-chefe da distribuidora de fundos on-line Órama, Alvaro Bandeira, como o cenário brasileiro não favorece, a bolsa brasileira só poderia ter subido em janeiro de carona com os mercados acionários americanos. Mas nem eles ajudaram. O índice S&P 500 apresentou queda de 3,6%, enquanto o Dow Jones registrou baixa de 5,3%.

Os ativos que deram o maior retorno no mês foram aqueles alavancados pela onda de aversão ao risco. O destaque foi o ouro, com rendimento nominal de 6,73% (real de 5,93%). A seguir vieram as moedas. O dólar comercial subiu 2,33% e atingiu R$ 2,41, aproximando-se da projeção traçada por analistas para o fim do ano, de R$ 2,45. O euro avançou 1,43% em termos nominais.

A renda fixa praticamente compensou a inflação projetada para janeiro. No entanto, as cadernetas de poupança e os fundos de renda fixa devem perder para o IPCA: as cadernetas devem ter perdas reais de 0,14% e os fundos de renda fixa, de 0,13%.

Do Portal Interior da Bahia/Fonte: Valor

Escritor baiano Moniz Bandeira é indicado ao prêmio Nobel de Literatura

Nesta semana, o nome do intelectual baiano Moniz Bandeira esteve presente nos principais círculos literários do País. A razão: a indicação para representar o Brasil na próxima edição do prêmio Nobel de Literatura.

A escolha se deu por provocação do comitê do prêmio Nobel para a União Brasileira de Escritores (Ube).  Convidada a indicar um nome, a instituição escolheu o escritor e cientista político Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira, mais conhecido como Moniz Bandeira, 78 anos.

A Academia de Letras de Minas Gerais também manifestou seu apoio à decisão da Ube, e oficializou a indicação. Autor de mais de 20 obras de diversos temas, notadamente política e poesia, Moniz Bandeira atualmente reside na Alemanha, onde ocupa o cargo de cônsul honorário do Brasil na cidade  de Heidelberg.

Muitos de seus livros estão entre os adotados no curso de formação de diplomatas do Itamaraty, como Formação do Império Americano - Da guerra contra a Espanha à guerra no Iraque.

A indicação foi recebida com surpresa pelo próprio Moniz Bandeira, que soube da notícia na Alemanha, através de um e-mail. A novidade foi transmitida pelo escritor Fábio Lucas, da Academia de Letras de Minas Gerais e da Academia de Letras de São Paulo, também membro da direção da União Brasileira de Escritores.

"Não alimento ilusões, mas o barro foi jogado contra a parede. Se pegar... claro que ficarei feliz. Mas o prêmio não será só para mim, mas para o Brasil e as instituições que indicaram meu nome, para Margot, minha esposa, que cuida de mim, nosso filho Egas, e a Bahia, onde nasci e estão as seculares raízes de minha família", afirma. (A Tarde)

Do Portal interior da Bahia

Atriz Isis Valverde fratura vértebra em acidente de carro e usará colar cervical

A atriz Isis Valverde, 26, sofreu um acidente de carro na madrugada desta sexta-feira (31) na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Desde o início da manhã, ela está internada no hospital Barra D'Or, no mesmo bairro.

De acordo com a colunista Patricia Kogut, do jornal O Globo, a atriz fraturou a primeira vértebra da coluna cervical. Até as 18h o hospital ainda não tinha divulgado boletim médico sobre o estado de saúde da paciente.

O agente da atriz, Márcio Damasceno, informou à imprensa que ela deverá usar um colar cervical pelos próximos dias. Acrescentou ainda que uma prima de Isis, a mineira Mayara Nable, dirigia o carro no momento do acidente. Ísis estaria no banco do carona.

Havia ainda um segundo passageiro, o produtor de festas Gabriel Maciel, que estava sentado no assento traseiro do veículo - uma picape Range Rover azul que pertence a Isis.

A investigação sobre as causas do acidente estão a cargo da equipe da 16ª DP, na Barra. De acordo com informações da Polícia Civil do Rio, após o acidente, a motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro e acabou levada para a delegacia.

Ela prestou depoimento, depois foi ao hospital para checar seu estado de saúde e só então seguiu para o Instituto Médico Legal (IML), onde realizou o exame de embriaguez. O resultado foi negativo, segundo a Polícia Civil.

Isis será intimada para prestar depoimento sobre o episódio, assim como o produtor Gabriel Maciel. A Polícia também solicitou imagens de câmeras de segurança na área onde ocorreu o acidente. (Informações da Folha de São Paulo/ Foto: O G lobo).

Do Portal Interior da Bahia

Jogador de futebol natural de Barrocas ganha amarelo e depois é expulso por ter “cantado” assistente

sandrak
Um ato de indisciplina pouco comum nos gramados brasileiros terminou com um jogador expulso em jogo pela 9ª rodada do Campeonato Cearense. 

Na partida Guarani 1×0 Ferroviário, realizada na terça (28), em Juazeiro do Norte, o jogador Sadrak natural da cidade de Barrocas na região do sisal que já atuou pelo Galícia no Campeonato Baiano da 2ª Divisão, e pelo Fluminense de Feira de Santana, tentou dar uma de gaiato com a assistente Carolina Romanholi (em destaque no centro da foto) e se deu mal.


Na saída do trio de arbitragem, no intervalo do 1º para o 2º tempo, o meia do Guarani se dirigiu à assistente e a chamou de gatinha. Ela o recriminou, mas o atleta não satisfeito, soltou um beijo. Carolina solicitou ao árbitro Glauco Feitosa que o jogador recebesse cartão amarelo. Na volta do time, Sadrak recebeu a advertência. Com a bola rolando, o camisa 8 do Guarani fez uma falta dura no adversário e recebeu outro amarelo, com isso acabou expulso.

38871_CAROLINA RAMANHOLI
“Antes do jogo, eu pedi ao quarto árbitro que comunicasse aos jogadores dos dois times que eu não aceitaria essas coisas. Eu tenho de me dar o respeito. Eu sou a única mulher trabalhando, eu tenho de me impor. Não posso dar essa liberdade. Eu estou trabalhando”, afirmou Carolina, que disse não ter sido a primeira vez que leva uma cantada em campo.


Na súmula da partida, o árbitro Glauco Feitosa informou apenas que o primeiro amarelo recebido pelo jogador do Guarani foi provocado por reclamação, enquanto o segundo cartão pela falta no adversário.

Sadrak cumpriu suspensão na quinta-feira (30),sem o barroquense o Guarani perdeu por 1X0 para o Icasa fora de casa, mesmo assim segue na segunda posição.

Segundo o blog local (Barrocas) por telefone falou com Sadrak que negou ter ‘cantado’ a assistente; “eu só fui aplaudir ela, pois na minha opinião ela tinha errado num lance, eu só fiz bater palmas, acho que ela entendeu mau” disse ele que confirmou está sendo questionado pela mídia cearense sobre a suposta cantada; “estão me perguntando isso aqui, mas não aconteceu não, foi engano mesmo”, garantiu.

Do Portal Calila Notícias, com informações bahiatododia e jornalanossavoz

Paulo Souto lidera com 42% das intenções de voto ao governo

O ex-governador Paulo Souto (Democratas) deve anunciar internamente ao seu partido nesta sexta-feira se será ou não candidato à sucessão estadual. Até aqui, todas as exigências feitas por ele à cúpula local e nacional da legenda para que pudesse decidir-se favoravelmente pela disputa foram atendidas, comenta-se no partido.

O prefeito ACM Neto (Democratas) se empenhou pessoalmente no sentido de convencer Souto de que ele é o melhor nome para concorrer com o candidato do governador Jaques Wagner (PT) às eleições, depois dele próprio, que não será candidato sob hipótese nenhuma.

Sob a orientação de ACM Neto, a cúpula nacional do Democratas investiu horas de conversas na tentativa de convencer Souto de que se for candidato não estará sozinho nem ficará desamparado, principalmente financeiramente, uma das grandes preocupações de candidatos majoritários.

Também o PSDB, desde o princípio, colocou-se, disciplinadamente, como vetor para o anúncio da candidatura Souto, preocupando-se apenas em reservar para o seu pré-candidato, João Gualberto, o lugar de vice em sua chapa.

Agora, a batata quente, se é que pode ser vista assim a disputa com um candidato turbinado pela máquina do governo, porém desconhecido, está com Souto e mais ninguém. Cabe exclusivamente a ele decidir se vai ou não enfrentar as urnas.

A responsabilidade é grande porque Souto sabe que, caso desista, estará automaticamente passando o bastão a outra candidatura com pontuação muito inferior à sua nas pesquisas de opinião, podendo ser responsabilizado por uma eventual derrota das forças oposicionistas.

Na verdade, pelas conversas realizadas até agora na oposição, caso Souto não queira concorrer, a tarefa caberá ao líder peemedebista Geddel Vieira Lima, que aguarda por este momento desde que perdeu a eleição para Wagner em 2010.

Geddel quer uma desforra a qualquer preço com “esse pessoal do PT”, como dizem que se refere na intimidade aos petistas quando está calmo. Tomou horror a Wagner desde que rompeu com ele ainda no primeiro governo do petista, que ajudou a eleger, e agora à presidente Dilma Rousseff, cujo time deixou sob polêmica recentemente com o objetivo de ficar livre para disputar o governo.

Comenta-se que, quando está um pouco mais nervoso, o líder peemedebista dispara verdadeiros impropérios contra a dupla de petistas, numa demonstração de que integrou ao político o desejo muito pessoal de derrotá-los.

Ocorre que Souto é quem lidera as pesquisas que o Democratas tem em mãos. Tirando ACM Neto do cartão, que dispara nas sondagens, o ex-governador lidera com 42% das intenções de voto ao governo. Sem ele, Geddel aparece com 28%, Lídice da Mata (PSB) com 16% e Rui Costa, do PT, com 8%.

Com Souto fora da disputa, o cenário melhora ligeiramente para cima para Geddel, Lídice e Rui, naturalmente. Mas está longe de garantir o mesmo nível de competitividade que as oposições teriam com ele na cabeça da chapa.

Porém é Souto que será o senhor da opção de ser ou não candidato. ACM Neto já disse a amigos ter feito o que podia. Portanto, está praticamente lavando as mãos. Caberá ao ex-governador, se desistir, passar em ato público o posto de candidato a Geddel, acomodando-se, quem sabe, para uma disputa ao Senado.

Raul Monteiro, Política Livre

Matéria extraída do Portal Eu Vejo Flores em Você

Morre em Coité vítima de câncer Nadinho de Alipio

nadinho-1
A cidade de Conceição do Coité perdeu na noite de sexta-feira, 31, por volta das 20h30, Nahildo Ferreira Lopes, 71 anos, conhecido por Nadinho de Alipio. 

Ele vinha lutando contra o câncer de próstata desde o mês de maio do ano passado (2013), nem assim deixou de exercer suas funções de exímio torneiro mecânico que ganhou credibilidade em toda região sisaleira, e na música ganhou destaque como membro de várias bandas de sopro no saxofone ou clarinete, tendo participado até o ano passado das apresentações da Filarmônica coiteense Genésio Boaventura.


Lutador incansável pela manutenção da Filarmônica, a expectativa é que ele seja homenageado pelo grupo antes do enterro, inclusive será sepultado com a farda da filarmônica, um pedido feito aos familiares e prontamente atendido.   
Segundo familiares, a doença foi descoberta em estado bastante avançado e mesmo assim ele vinha lutando, até que no mês de novembro 2013 começou a perder a batalha, visitas constantes ao médico, internamento domiciliar a pedido do próprio, veio a óbito em sua casa, situada a Rua Carlos Gomes, vizinho ao Clube da AABB de onde sairá o caixão às 15h deste sábado para o Cemitério Municipal Recanto da Saudade, na região do Açude de Itarandi.
Última apresentação da Filarmônica com a presença de Nadinho foi no Sarau Social promovido pelo Juiz Gerivaldo Neiva em 11/10/13
Última apresentação da Filarmônica com a presença de Nadinho foi no Sarau Social promovido pelo Juiz Gerivaldo Neiva em 11/10/13
Nilda, uma das irmãs de Nadinho, lembrou algo que segundo ela marcará para sempre a vida da sobrinha Girlane,  filha de Nahildo,  é que a mesma está aniversariando neste sábado, 1º, justamente no dia do sepultamento do pai.
2º sarau social (29)
O CN se solidariza a todos da família e a ele próprio que na dimensão onde estiver receba nossos agradecimentos pela confiança que depositou no nosso site. Leitor assíduo sempre fez questão de comentar, criticar a sugerir reportagens, como sempre dizia ao se despedir: ” vá lá, fique com Deus”.  

Redação CN/ Fotos: Raimundo Mascarenhas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Serrinha: Polícia prende homem com mandado de prisão em aberto

IMG-20140131-WA0000
Homem estava sendo procurado pela Justiça, por suspeita de homicídio | Foto: Notícias de Santaluz
Policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), do 16º BPM/Serrinha prenderam, na manhã desta sexta-feira (31), Marcos Cruz de Menezes, residente no bairro Boca do Rio, em Salvador. 
De acordo com a PM, após identificarem o indivíduo em atitude suspeita, no bairro do Mutirão, em Serrinha, os policiais realizaram abordagem. Após consulta ao sistema da polícia, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto pela Justiça contra Marcos, por suspeita de homicídio. 
O indivíduo foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, onde ficou detido, à disposição da Justiça.
Redação Notícias de Santaluz

Geddel x Souto: escolha do candidato a governador é adiada e oposição entra em conclave

geddel e paulo souto
Nada de fumaça branca ou o anúncio de “habemus candidato” no bloco da oposição, comandado por DEM, PMDB e PSDB. Depois de reuniões com os dois pretendentes ao cargo de postulante do grupo a governador, o prefeito ACM Neto (DEM) e os aliados não chegaram a uma conclusão. 

O democrata conversou com o correligionário e pré-candidato, o ex-governador Paulo Souto, no final da manhã desta sexta-feira (31) e, no início da noite, terminou o encontro do gestor com o outro pré-candidato, o presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima.


O clima é de conclave, já que praticamente ninguém fala e, quem se arrisca a uma declaração sobre o assunto, mantém o tom de cautela. “A conversa não foi concluída, mas o processo está se afunilando”. Essas foram as poucas palavras de Geddel em entrevista ao Bahia Notícias, logo após deixar a reunião com ACM Neto, sobre o assunto. Já Souto mantém a postura adotada desde que teve o nome mencionado como possível candidato da oposição, ou seja, se recusa a falar sobre a pretensão. O fato do anúncio do candidato da trinca partidária, previsto para esta sexta, ter sido adiado, demonstra que o democrata continua no páreo, apesar de no começo da semana ter recuado.

A expectativa é de que escolhido para enfrentar o nome do governo, Rui Costa (PT), a senadora Lídice da Mata (PSB) e Marcos Mendes (PSol), na disputa pela sucessão do governador Jaques Wagner (PT), seja anunciado no fim de semana ou, no mais tardar, na segunda-feira (3). Como já chegou a afirmar o peemedebista, a palavra final deve ser do prefeito ACM Neto, elevado ao posto de líder da oposição na Bahia.

Bahia Noticias

Matéria extraída do Portal Calila Notícias

Motoristas devem ficar atentos aos buracos na BA 120

ba 120 danificada-santaluz-queimadas.1
Os 163 km do trecho da BA 120 que liga Conceição do Coité a Monte Santo ganhou asfalto há 30 anos, de lá para cá nunca aconteceu uma restauração capaz de deixá-la com aspecto novo e seguro, exceto os 27 km de Coité a Valente que recebeu recapeamento a cerca de dois anos.

 O trecho entre Valente e Santaluz não é dos piores, pois ainda é possível contar os buracos na extensão dos 20 km que liga as duas cidades. Mesmo assim é recomendado que o motorista trafegue com atenção para não se surpreender com um buraco e precisar  pisar no freio ou desviar repentinamente para a contra mão. Logo na saída de Valente é possível encontrar esses buracos. Os que existiam na chegada de Santaluz foram tapados, mas não é um trabalho a longo prazo.
ba 120 danificada-santaluz-queimadas
O trecho mais critico mesmo corresponde a cidade de Santaluz a Queimadas, são 41 km, o que pede atenção maior aos motoristas são os locais danificados na extensão de 12 km sentido Santaluz/Queimadas, entre o cruzamento da linha férrea até a serra. Até lá o condutor não se surpreende com os buracos, pois estão muito próximos naquele ponto, mas o perigo maior está pela frente, o motorista pode “apertar o pé” numa velocidade de 120 km/h, embora não tenha acostamento, o meio da pista possibilita a velocidade, o perigo são os três ou quatro conjuntos de buracos até Queimadas, quando menos se espera, o motorista depara com as “crateras”, ele então precisa escolher o buraco menor para onde desviar o carro.
Este ônibus vai para a contra mão para se livrar de buracos.
Este ônibus vai para a contra mão para se livrar de buracos.
Queimadas a Cansanção são mais 40 km onde existe pontos isolados, para quem viaja com atenção não compromete, a mesma situação ocorre com o trecho Cansanção /Monte Santo, trecho de 32 km.

Redação CN

Mairi – Rumores na cidade de possível assalto, BB fecha as portas nesta sexta-feira

Agência já foi alvo dos assaltantes por mais de uma vez.
Agência já foi alvo dos assaltantes por mais de uma vez.
Na manhã desta sexta-feira, 31, a agência do Banco do Brasil de Mairi fechou as portas por falta de segurança na cidade. Os clientes só tiveram acesso aos caixas eletrônico para realizar saldos, saques, extratos, transferências entre outros.

 

Saiu um comentário de rua que o banco poderia ser assaltado. Por falta de segurança na cidade, os funcionários da agência fecharam as portas e suspenderam o atendimento. Tem dias que a cidade tem apenas um policial militar de plantão.

 

A Cooperativa de Crédito Rural e o Banco do Bradesco atenderam normalmente. De acordo com informações, por volta do meio dia chegaram algumas viaturas da Cipe/Semiárido, Cael e da Polícia Militar, no centro da cidade.

 

Ainda segundo informações, a direção do Banco do Brasil só reabrirá as portas da agência na próxima semana se tiver um melhoramento na segurança da cidade.

 

Redação CN * informações  do blog Agmar Rios

Assembleia Legislativa assina acordo com o MP e se compromete a realizar concurso público

Um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado ontem, dia 30, entre a Assembleia Legislativa (AL-BA) e o Ministério Público do Estado da Bahia deve garantir a realização de concurso público para a Casa Legislativa nos próximos meses. O presidente da AL-BA, deputado Marcelo Nilo, assinou o documento junto com os promotores de Justiça Adriano Assis, Rita Tourinho, Célia Boaventura e Patrícia Medrado. Ele se comprometeu a concretizar o ajuste para contratação de empresa voltada à realização do concurso no prazo de 30 dias. Inicialmente, deverão ser oferecidas 97 vagas, contemplando-se cargos de nível médio e superior.

Também no documento, elaborado pelos promotores de Justiça que integram o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam), ficou estabelecido que a Assembleia irá apresentar ao MP cronograma de realização das provas do concurso, de forma que o certame seja homologado até o dia 1º de maio de 2014. A Casa legislativa se comprometeu ainda a apresentar cronograma de nomeação dos candidatos aprovados dentro das vagas ofertadas e de desligamento dos contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), que serão substituídos.

Há quatro anos a Assembleia Legislativa não realiza concurso, informa o documento, destacando o elevado número de contratados. Nos próximos seis meses, a AL-BA deverá fornecer ao MP um estudo diagnóstico quanto à real demanda de servidores públicos concursados. Esse estudo subsidiará a realização de novos concursos, bem como a reavaliação das contratações existentes através do Reda.

Do Portal Calila Notícias

Corpo de menino morto no Bairro da Paz foi enterrado em Santa Bárbara


O corpo do menino Caique Brito de Jesus, 8 anos, foi sepultado no município de Santa Bárbara, localizado a 35 quilômetros de Serrinha. A morte no menino provocou os protestos de moradores do Bairro da Paz na tarde da quinta-feira (30). Segundo moradores, ele voltava da escola quando foi baleado em frente à sua casa, na rua Presidente Dutra, na tarde de ontem.

Caíque foi morto com tiros na cabeça. O corpo dele foi liberado do Departamento de Polícia Técnica (DPT) na manhã desta sexta-feira (31), e encaminhado para o interior da Bahia. Ele foi sepultado às 15h30 de hoje.

Moradores do Bairro da Paz relataram que um grupo com cerca de 5 homens chegou ao local já atirando. "Não houve troca de tiros", diz uma vizinha, que prefere não se identificar. "Eles já chegaram atirando".

A Polícia Militar suspeita que traficantes sejam responsáveis pelos disparos, que teriam o efeito de intimidar a população. Socorrido para o Hospital Jorge Novis, em Itinga, o garoto não resistiu aos ferimentos.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) diz que foi informado do crime somente no final da noite de ontem, e investigará o caso. No fim da tarde de ontem, moradores fecharam a avenida Paralela por 2 horas em protesto, que só acabou à noite.

Durante a manifestação, eles chegaram a queimar pneus e papelão e atravessaram um ônibus na via para impedir o tráfego, pedindo justiça. Uma bandeira do Brasil foi colocada no chão. 


Micro-ônibus foi atravessado na pista pelos moradores

Do Portal Clériston Silva

ACM Neto se reúne com Paulo Souto e Geddel para definir candidato das oposições

O ex-governador Paulo Souto (DEM) e o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB) terão reuniões individuais, nesta sexta-feira (31), com o prefeito de Salvador ACM Neto, em local e horário a serem definidos, com o objetivo de bater o martelo sobre quem será o candidato das oposições nas eleições estaduais deste ano. 
Enquanto o presidente peemedebista na Bahia não esconde de ninguém o desejo de disputar novamente o Palácio de Ondina, após a derrota no último pleito, o ex-chefe do Executivo baiano por duas vezes – de 1995 a 1999 e de 2003 a 2007 –, embora tenha perdido as duas últimas campanhas (2006 e 2010) para o governador Jaques Wagner, é o atual líder das pesquisas e tem sido conclamado por correligionários e familiares a aceitar o desafio.
Na segunda (27), a candidatura do democrata chegou a ser descartada em virtude de não ter concordado com “condições” colocadas por Neto. Nesta quarta (29), no entanto, depois de receber em seu gabinete lideranças do partido, o ex-governador teria se “reanimado” com a ideia de entrar mais uma vez na briga. O desafio de Neto, agora, é tentar conquistar o consenso, já que quem for escolhido gostaria de ter o outro como aspirante ao Senado.
Ambos não querem se expor e falar com a imprensa no estágio crucial das conversas, para evitar que uma palavra mal colocada gere constrangimento e signifique eliminação sumária. Contatados pelo site Bahia Notícias, Souto se calou por completo e Geddel, que declarou várias vezes que abriria mão da candidatura em função do democrata, resumiu o momento: “Não estou comentando nada sobre o tema. Estou afônico”. Sem tanta dificuldade, o ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), deverá ser confirmado como vice da chapa. Extraído do Bahia Notícias.
Do Portal Jornal da Chapada

Botafogo volta aos treinos após goleada sofrida

Em clima de tristeza, o Botafogo voltou aos treinamentos na tarde desta sexta-feira (31), no estádio Mariano Santana, em Serrinha.

O treinador Laelson Lopes reuniu o grupo no centro do gramado para tentar reanimá-lo, após a goleada sofrida na partida contra o Galícia por 4x0, na noite desta quinta-feira.

Laelson lamentou que o time não tenha mais chance de classificação para a próxima fase do Campeonato Baiano 2014, mas passou para os atletas a necessidade de vencer o Feirense neste domingo, às 16h, em Serrinha, para fugir do rebaixamento.

O grupo todo estava abatido, principalmente o goleiro Felipe que falhou feio no primeiro gol do Galícia, além de não ter evitado o segundo.

Os jogadores estão ameaçando não entrar em campo contra o Feirense, caso não sejam efetuados os pagamentos dos salários. No entanto, todos esperam receber para o clube não ser penalizado.

Por Cival Anjos

MEC autoriza abertura de 1,3 mil vagas em cursos de medicina

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação autorizou a criação de 1.340 vagas anuais para cursos de medicina. As vagas são resultado da ampliação de cursos já existentes e da abertura de dois cursos. A autorização está publicada em portarias na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial da União.
Os cursos foram abertos em duas instituições particulares, a Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde, localizada em Lauro Freitas, na Bahia, e o Instituto Superior de Teologia Aplicada, em Sobral, no Ceará. Cada um dos cursos terá 100 vagas anuais.
O aumento de vagas em cursos já existentes abrange 11 instituições. De acordo com o Ministério da Educação, para universidades particulares, foram criadas mil vagas distribuídas nos estados do Pará, de São Paulo, do Paraná, de Minas Gerais e de Mato Grosso do Sul. Nas universidades federais de Mato Grosso do Sul e do Amapá, os cursos de medicina terão, respectivamente, 80 e 60 vagas a mais. Da Agência Brasil.
Do Portal Jornal da Chapada

Após Kleberson, Bahia quer se livrar de Souza, Neto e Cia

Nesta quinta-feira (30), o Bahia encerrou o vínculo de mais um jogador do grupo dos negociáveis, que treinam em separado do elenco principal e não fazem parte dos planos do técnico Marquinhos Santos. Desta vez, que deixou o clube foi o volante Kleberson.

O pentacampeão mundial, porém, não foi emprestado, como Diones, que seguiu para a Chapecoense. O experiente jogador entrou em acordo e teve seu contrato rescindido. O tricolor pagará 26 parcelas de R$ 50 mil ao atleta.

O mesmo destino o Esquadrão quer dar a outros jogadores, como os atacantes Souza e Potita e o lateral-direito Neto. Em entrevista ao programa Arena Transamérica, o diretor de futebol William Machado revelou que o clube ainda tenta conseguir equipes interessadas para repassá-los. "O que se pensa primeiro é arrumar uma negociação boa para os atletas", disse.

Mas, se não for possível emprestá-los, o dirigente confirmou que tentará chegar ao mesmo desfecho de Kleberson. "Depois, se for da vontade deles também, é sentar e acordar uma rescisão amigável", completou. 

Do Portal Galáticos Online/Foto: Bocão News

Após assembleia, funcionários dos Correios decidem por greve na Bahia

Os trabalhadores dos Correios na Bahia vão iniciar greve por tempo indeterminado a partir das 0h de sexta-feira (31), segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincotelba). A decisão foi tomada em assembleia, ocorrida nesta quinta-feira (30), na sede da entidade, no bairro Matatu de Brotas.
De acordo com o sindicato, centenas de pessoas participaram e votaram a favor da paralisação. A entidade explica protesto é contra a quebra de acordo dos Correios em relação à manutenção do plano de saúde dos servidores, determinada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Eles pedem ainda a revisão do plano de cargos e salários.
A assembleia decidiu também pela realização de um protesto em frente à sede central no bairro da Pituba no primeiro dia de paralisação. O sindicato acrescenta que a greve contempla todos os servidores baianos. Com informações do G1.
Do Portal Jornal da Chapada/FOTO: Reprodução/Marcelo Camargo/ABr

Souto está perto de confirmar para os aliados que será candidato ao governo

O ex-governador Paulo Souto (DEM) deve anunciar internamente ao seu partido nesta sexta-feira se será ou não candidato à sucessão estadual. Até aqui, todas as exigências feitas por ele à cúpula local e nacional da legenda para que pudesse decidir-se favoravelmente pela disputa foram atendidas, comenta-se no partido. 
O prefeito ACM Neto (DEM) se empenhou pessoalmente no sentido de convencer Souto de que ele é o melhor nome para concorrer com o candidato do governador Jaques Wagner (PT) às eleições, depois dele próprio, que não será candidato sob hipótese nenhuma.
Sob a orientação de ACM Neto, a cúpula nacional do DEM investiu horas de conversas na tentativa de convencer Souto de que se for candidato não estará sozinho nem ficará desamparado, principalmente financeiramente, uma das grandes preocupações de candidatos majoritários. Também o PSDB, desde o princípio, colocou-se, disciplinadamente, como vetor para o anúncio da candidatura Souto, preocupando-se apenas em reservar para o seu pré-candidato, João Gualberto, o lugar de vice em sua chapa.
Agora, a batata quente, se é que pode ser vista assim a disputa com um candidato turbinado pela máquina do governo, porém desconhecido, está com Souto e mais ninguém. Cabe exclusivamente a ele decidir se vai ou não enfrentar as urnas. A responsabilidade é grande porque Souto sabe que, caso desista, estará automaticamente passando o bastão à outra com pontuação inferior à sua nas pesquisas, podendo ser responsabilizado por uma eventual derrota das forças oposicionistas.
Democrata lidera pesquisa encomendada
Na verdade, pelas conversas realizadas até agora na oposição, caso Souto não queira concorrer, a tarefa caberá ao líder peemedebista Geddel Vieira Lima, que aguarda por este momento desde que perdeu a eleição para Wagner em 2010. Porém, vale lembrar que também está no páreo pelo DEM o secretário de Transportes e Urbanismo, José Carlos Aleluia.

Geddel quer uma desforra a qualquer preço com “esse pessoal do PT”, como dizem que se refere na intimidade aos petistas quando está calmo. Tomou horror a Wagner desde que rompeu com ele ainda no primeiro governo do petista, que ajudou a eleger, e agora à presidente Dilma Rousseff, cujo time deixou sob polêmica recentemente com o objetivo de ficar livre para disputar o governo.
Comenta-se que, quando está um pouco mais nervoso, o líder peemedebista dispara verdadeiros impropérios contra a dupla de petistas, numa demonstração de que integrou ao político o desejo muito pessoal de derrotá-los. Ocorre que Souto é quem lidera as pesquisas que o DEM tem em mãos. Tirando ACM Neto do cartão, que dispara nas sondagens, o ex-governador lidera com 42% das intenções de voto ao governo. Geddel apareceria com 28%, Lídice da Mata (PSB) com 16% e Rui Costa, do PT, com 8%.
Com Souto fora da disputa, o cenário melhora ligeiramente para cima para Geddel, Lídice e Rui, naturalmente. Mas está longe de garantir o mesmo nível de competitividade que as oposições teriam com ele na cabeça da chapa. Porém é Souto que será o senhor da opção de ser ou não candidato. ACM Neto já disse a amigos ter feito o que podia. Portanto, está praticamente lavando as mãos. Caberá ao ex-governador, se desistir, passar em ato público o posto de candidato a Geddel, acomodando-se, quem sabe, para uma disputa ao Senado. Extraído da Tribuna da Bahia.
Do Portal Jornal da Chapada