SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 19 de outubro de 2013

Atacante serrinhense está disputando a 3ª divisão em Santa Catarina

O jogador Marcos do Alto da Bandeira, de 24 anos está no Curitibanos.
Marcos jogou na seleção de Biritinga pelo intermunicipal de 2011

Bahia pronto para encarar o São Paulo na Fonte Nova

EC Bahia
Na manhã deste sábado, o elenco do Bahia finalizou os preparativos para a partida de amanhã, contra o São Paulo. O grupo de jogadores participou de um trabalho tático, comandado pelo técnico Cristóvão Borges e depois disputaram o tradicional recreativo.

As bolas paradas também foram aprimoradas. Após o treino, os jogadores seguiram para a concentração, de onde só sairão momentos antes do jogo deste domingo. O técnico tricolor terá todo o elenco à disposição, com exceção do atacante Wallyson, que não pode enfrentar o São Paulo por cláusula contatual.

Do Portal Futebol Bahiano

Atentado em Pernambuco: Promotor ainda falou com a noiva depois de ser baleado e tentou fugir dos assassinos

O promotor de Justiça Thiago Faria Soares, 36 anos, ainda chegou a falar com a noiva Mysheva Freire Ferrão Martins, 30, depois de ter sido atingindo pelo primeiro tiro, na manhã da última segunda-feira (14), no Agreste do estado.

O jornal Diário de Pernambuco teve acesso a parte do depoimento da advogada no qual ela relata os últimos momentos vividos pelo promotor antes dele ser baleado outras três vezes e morrer no próprio carro.  

À polícia, Mysheva relatou que o executor do noivo, o agricultor Edmacy Cruz Ubirajara, que está preso no Cotel, estava sentado na janela do carro com uma arma apontada para a caminhonete importada do noivo, quando fez o primeiro disparo. Segundo ela, o automóvel onde ela estava, juntamente com o tio, vinha na PE-300 a cerca de 70 km/h. Todas as informações serão confirmadas ou não por meio de uma reprodução simulada da execução, que ainda não tenha data prevista para acontecer. 

Os últimos minutos do promotor
Diário teve acesso a depoimento da noiva de Thiago Faria, Mysheva Martins:
O promotor de Justiça Thiago Faria Soares, 36 anos, ainda chegou a falar com a noiva Mysheva Freire Ferrão Martins, 30, depois de ter sido atingindo pelo primeiro tiro, na manhã da última segunda-feira, no Agreste do estado. O Diario teve acesso a parte do depoimento da advogada no qual ela relata os últimos momentos vividos pelo promotor antes dele ser baleado outras três vezes e morrer no próprio carro. À polícia, Mysheva relatou que o executor do noivo, o agricultor Edmacy Cruz Ubirajara, que está preso no Cotel, estava sentado na janela do carro com uma arma apontada para a caminhonete importada do noivo, quando fez o primeiro disparo. Segundo ela, o automóvel onde ela estava, juntamente com o tio, vinha na BR 300 a cerca de 70 km/h. Todas as informações serão confirmadas ou não por meio de uma reprodução simulada da execução, que ainda não tenha data prevista para acontecer.

Ainda segundo o depoimento da advogada, ela e o noivo vinham na estrada conversando sobre a festa de casamento deles, que aconteceria no próximo dia 1º de novembro, quando o veículo com os criminosos se aproximou. Um deles começou a atirar contra o carro onde estavam. “Depois de levar o primeiro tiro, no braço esquerdo, o promotor ainda chegou a chamar o nome da noiva. Ela passou a mão atrás da cabeça para ver se havia sido atingida também. O promotor parou o carro, que chegou a estancar. Nesse momento, Mysheva começou a gritar pedindo para Thiago ligar o carro e acelerar para tentar fugir”, contou um policial que participa das investigações. Enquanto Thiago tentava girar a chave na ignição, Mysheva disse que mexia na marcha para tentar fazer o veículo dar partida. As tentativas foram em vão e os criminosos acabaram se reaproximando do automóvel para concluir a execução.

A advogada disse, ainda, aos delegados que estão à frente do caso, que teria pulado do carro quando percebeu que os criminosos estavam voltando. “Ela disse que se jogou do veículo e se protegeu em uma vala. Na queda, acabou ficando com um ferimento em um dos joelhos. Outra coisa dita por Mysheva foi que enquanto os suspeitos efetuavam vários disparos contra o carro, ela ficou rolando no chão, para não ser atingida. Ela contou ainda que nesse momento já não sabia onde estava o seu tio, que também pulou do carro”, completou o investigador. Mysheva Martins foi orientada a não deixar a cidade, pois poderá ser chamada novamente para prestar depoimento.

Do Portal Interior da Bahia/Fonte: Diário de Pernambuco

Baixas por medo! Bahia pode perder atletas

EC Bahia
Na segunda-feira, o Fazendão, centro de treinamento do Bahia que abriga o profissional e a base, registrou o segundo assalto em pouco mais de um mês. Três atletas do juniores foram abordados por dois homens, um deles armado. Luan Ferreira, meia-atacante de 17 anos, teve a arma apontada contra a cabeça e foi ameaçado de morte. O jogador abandonou o clube e não deseja mais voltar.

O incidente aconteceu quase um ano depois de outros três jovens terem sido rendidos por bandidos dentro do CT. Eles ficaram apenas de cueca e tiveram os pertences levados pelos assaltantes.

Os episódios expõem a falta de segurança da estrutura, que fica no bairro de Itinga, na região metropolitana de Salvador, lugar que é cercado por favelas. Situação que endossa a lista de problemas relacionados especialmente aos jogadores formados pelo clube, que ameaçam deixar o Tricolor baiano (leia mais abaixo).

Luan está em Fortaleza e deixou o caso a cargo do empresário. O Bahia, por sua vez,se defende e diz que o assalto é usado como pretexto para o desligamento.

– Há inconsistência no relato. O caso está sob investigação policial. Dos três atletas envolvidos, apenas Luan deixou o clube – defendeu-se Miguel Kertzman, responsável pelas categorias de base.

O Fazendão comporta cerca de cem garotos de três categorias (infantil, juvenil e juniores) que moram nos alojamentos. O time profissional, por sua vez, apenas se concentra no local.

A segurança é terceirizada. À noite, apenas dois homens fazem a ronda dentro do CT. Apesar das ocorrências, o dirigente minimiza os acontecimentos.

– Não importa o tamanho do muro. As pessoas pulavam até o Muro de Berlim. Existe gente mal intencionada em todos os lugares – disse Kertzman em matéria veiculada neste sábado, o site lancenet

Do Portal Futebol Bahiano

Vitória pronto para enfrentar a Portuguesa

Um descontraído e animado rachão, sem a participação de alguns jogadores, que foram poupados por aconselhamento médico, o Vitória finalizou neste sábado, pela manhã, os preparativos para jogar domingo contra a Portuguesa, às 18h30 de Brasília (17h30 em Salvador), no Estádio do Canindé, em São Paulo.

Victor Ramos, Dinei, Escudero, Vander, Ayrtron e William Henrique não foram ao campo. Os seis ficaram se tratando no departamento médico com o fisioterapeuta Michel Aguiar, mas seguem às 12h40 com o resto do grupo para São Paulo.

Ney Franco confirmou os retornos do zagueiro Kadu e do volante Michel para o jogo em São Paulo. Maxi Biancucchi está no grupo, porém, o treinador ainda não decidiu se o argentino começa jogando ou fica no banco como opção para o decorrer da partida.

RACHÃO – O time com colete amarelo venceu por 6 x 4 depois de ser ameaçado pela reação do cinza que empatou em 4 x 4 na virada para o segundo tempo.

Marquinhos foi o artilheiro com três gols. Elizeu, Juan e Alan Henrique, cada com um gol, completaram o placar. Renato Cajá e Maxi Biancucchi, ambos duas vezes, marcaram para os perdedores.

Vencedores: Deola, Elizeu, Marcelo, Juan, Euller, Alemão, Reniê, Michel, Marquinhos e Clayton; Perdedores: Gustavo, Pedro Oldoni, Felipe, Renato Cajá, Leilson, Maxi Biancucchi, Kadu, Cáceres, Luiz Gustavo, Dimas e o preparador físico Alexandre Lopes.

DELEGAÇÃO – Viajam para a partida em São Paulo os seguintes jogadores: goleiros – Fernando e Wilson; laterais – Euller, Juan e Ayrton; zagueiros – Victor Ramos, Kadu, Renato Santos e Luiz Gustavo; volantes – Marcelo, Michel e Cáceres; meias – Renato Cajá e Escudero; atacantes- Marquinhos, Dinei, Alemão, Pedro Oldoni, Maxi Biancucchi e William Henrique.

Do Portal Futebol Bahiano

Homem que morreu em confronto com a polícia era pastor e pregou no dia do evangélico em Santa Bárbara


Pastor Mário Sales morreu no confronto com a polícia
Um dos quatro suspeitos mortos pela polícia durante um tiroteio na BR-324 nesta quinta-feira (17) era o pastor Gilmário Sales Lima, 25 anos. Segundo a Polícia Civil, ele e os outros três baleados faziam parte da quadrilha especializada em tráfico de drogas e roubo de veículos.


Ainda segundo a polícia, o pastor, conhecido pela comunidade como Mário Sales, costumava fazer pregações em bairros periféricos de Feira de Santana, a cerca de 81 quilômetros de Serrinha, para despistar seu envolvimento com o crime. O grupo foi detido em um trecho da BR-324 próximo ao distrito de Humildes. Eles reagiram à prisão e foram atingidos durante o confronto.

Enderson Almeida de Souza Matos, o “Rabicó”, de 23 anos, líder do bando, portava uma pistola 9 mm, de fabricação filipina, enquanto Gilmário, Geisivam Cristiano Dias Brito, 26, e Fábio Almeida Silva, 24, estavam armados com revólveres de calibre 38.


A polícia encontrou três tabletes de maconha no carro do pastor

O quarteto foi levado ao Hospital Regional Clériston Andrade, onde morreram ainda ontem. Uma das vítimas da quadrilha reconheceu o pastor como o homem que assaltou seu veículo recentemente. A mãe de Gilmário também afirmou à polícia que seu filho circulava com veículos novos pela cidade sem explicar a procedência dos carros para ela.


Nesta sexta-feira (18), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), periciou um carro roubado pelo grupo, modelo Fiat Punto, e outro veículo da Peugeot, clonado pelo grupo. No Peugeot, a polícia encontrou três tabletes de maconha prensada pesando 1 kg cada. As quatro armas encontradas com o grupo também estão sendo periciadas.

Defesa - No perfil de Mário Sales no Facebook, fiéis questionam a acusação de que o pastor fazia parte da quadrilha e exigem provas da polícia. "Que a pericia do caso não seja encomendada! Que provas forjadas não sejam implantadas na tentativa de incriminá-los!" afirmou também pastor Marcos Batista na rede social.

O pastor fez aniversário na quinta-feira e postou em seu Facebook: "Amanhã tô fazendo aniversário ein... Recebe-se presentes pelo correio viu gente", brincou com seus amigos na rede social. O pastor morto na ação policial foi o preletor oficial do 4º dia do evangélico promovido pela comunidade evangélica de Santa Bárbara no dia 23 do mês passado.

Hoje também foi postado por familiares na rede social que o funeral de Gilmário acontecerá em Simões Filho, sua terra natal, mas o horário ainda não está definido.


Para a polícia, Mário fazia pregações para despistar seu envolvimento com o crime

Armas encontradas com os suspeitos foram apreendidas

Do Portal Clériston Silva

Homem morre em acidente de moto próximo ao terminal rodoviário de Serrinha


Marcio Antônio Carvalho Ribeiro, de 35 anos, morreu na manhã deste sábado (19), vítima de acidente de trânsito na BA-409, em frente ao terminal rodoviário de Serrinha.


Segundo informações levantadas no local do acidente, o homem estava retornando de uma festa em uma moto Yamaha, modelo YBR, placa JSE-7664, e pelas características da cena a vítima teria perdido o controle da moto ao passar por um quebra-molas em alta velocidade e teria quebrado o pescoço.

O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e será sepultado na manhã deste domingo (20) no cemitério de Serrinha. 



Vítima teria perdido o controle da moto ao passar por um quebra-molas

Acidente aconteceu na BA-409, em frente a rodoviária de Serrinha

Do Portal Clérisaton Silva/Foto: blog Ferraz e o Povo

“Maníaco do machado” é morto a tiros no Novo Horizonte, em Serrinha


Everaldo Nery Pereira, de 31 anos, foi morto com dois tiros no peito na noite desta sexta-feira (18) no bairro Novo Horizonte, em Serrinha.


A família não soube explicar como o crime aconteceu, mas segundo informações de moradores do bairro, ele estava a poucos metros da casa onde morava na 3ª Travessa Xavier Marques, quando, por volta das 20h, teria sido abordado por dois homens em uma morto e alvejado com tiros.

Ferido, o “maníaco do machado”, como era conhecido a vítima, teria tentado correr para pedir socorro, mas recebeu outro tiro. Ele foi socorrido por populares e levado para a emergência do Hospital Municipal (HM) de Serrinha, mas não resistiu e morreu.

Everaldo era conhecido como “maníaco do machado” por ter matado um homem a machadadas e ter tentado matar outras duas pessoas. O corpo dele foi encaminhado para realização de necropsia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. 

O crime está sendo investigado.

Do Portal Clériston Silva

Corpo de jovem assassinado na Vila de Fátima, em Serrinha, é enterrado


O corpo do jovem de 18 anos assassinado com três tiros no bairro Vila de Fátima, em Serrinha, foi enterrado na manhã desta sexta-feira (18) no cemitério de Serrinha.


Rodrigo Sales Santos de Jesus, que morava no bairro da Rodagem, estava desaparecido desde terça-feira, 15, e o corpo foi encontrado por volta das 9h30m de quinta-feira, 17, em um matagal, próximo a um campo de futebol.

O cadáver foi encontrado com perfurações na nuca e na região do ouvido. Segundo a polícia, o jovem morreu segurando uma pedra de crack. O entorpecente foi encontrado durante o levantamento cadavérico realizado pelos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha.

A delegada Ludimila Vilas Boas, titular da Delegacia Territorial (DT), instaurou inquérito para apurar a autoria e a motivação do crime. 


Do Portal Clériston Silva

Santaluz: corpo de homem é encontrado com dois tiros de espingarda calibre 12 mm

souza
O corpo de José Souza Lopes de Araújo, de aproximadamente 50 anos, morador do bairro Jardim Luzense foi encontrado na manhã desta sexta-feira (18), por volta das 10h, na localidade conhecida como 27, região do povoado de Campo Grande, zona rural do município de Santaluz. 

De acordo com informações de populares, o homem foi encontrado morto por um funcionário do Projeto C1 Santaluz da Yamana Gold.


Segundo informações preliminares, o homem foi assassinado com dois tiros de espingarda calibre 12 mm, um nas costas e outro na nuca. José Souza trabalhava no garimpo e era proprietário de um bar, às margens do rio Itapicuru. Ele era esposo de Josilene Ferreira dos Santos, monitora escolar na comunidade dos Ferreiros.
 
Familiares e amigos afirmaram ter visto Souza em um estabelecimento comercial de Santaluz, na manhã desta sexta-feira, horas antes do crime.
 
Policiais do 4º Pelotão de Polícia Militar e da Polícia Civil de Santaluz estiveram no local. Um agente da Guarda Civil Municipal de Santaluz ajudou na remoção do corpo, que foi encaminhado ao hospital municipal, e em seguida levado para o DPT de Feira de Santana.
 
O assassino ainda não foi identificado.
 
Do Portal Calila Notícias, com informação: Notícias de Santaluz/foto: Retironoticias

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Conta de luz na Bahia agora tem taxa de incêndio; governador considera legal

O governo estadual iniciou uma cobrança da Taxa de Combate a Incêndios na Bahia, com o objetivo de aparelhar e modernizar o Corpo de Bombeiros. Criada pela Lei 14.251 de 2012, a taxa será cobrada na conta de energia, sob cálculo feito através do consumo total do ano anterior. 
A taxa será destinada a contribuintes estabelecidos em cidades que possuem Unidades de Bombeiro Militar. De acordo com informações da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), divulgadas no fac-simile da cobrança “a cada 100 Kwh consumido é devido o valor de R$ 0,50 no caso dos imóveis residenciais e R$ 0,90 no caso de imóveis não residenciais. São isentos os consumidores pessoas jurídica com consumo anual de até 12.000 Kwh”, explica a secretaria. Ainda no fac-simile é informado que o valor anual pode ser parcelado em até três vezes. Para pagamento parcelado o contribuinte deverá acessar o site da Sefaz ou ligar para 0800 071 0071.
Aprovada em dezembro do ano passado, especialistas defendem a importância da cobrança já realizada em outros estados como Rio de Janeiro, Alagoas, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraíba e São Paulo e Sergipe. Apesar disso, tributaristas alertam para a irregularidade da cobrança, já que as taxas de serviço apenas devem ser criadas para remunerar os denominados serviços específicos e divisíveis. O combate a incêndios é oferecido em favor de toda a população, não só dos consumidores de energia elétrica.
Além disso, de acordo com o economista Paulo Dantas, torna-se inconstitucional a cobrança de duas taxas a partir da mesma base de cálculo, uma vez que a taxa de iluminação pública já é calculada através da conta de energia. “Se a cobrança fosse feita por outra base de cálculo estaria tudo bem, mas com a mesma da iluminação pública não pode”, garante, ressaltando que a taxação ocorre em desfavor da população. “Quando o poder público cobra uma taxa, esta é uma prestação de serviço. Estimo que 95% da população não precisa dos bombeiros e mesmo assim pagarão esta taxa”, disse.
Em entrevista coletiva nos estúdios da Rede Baiana de Rádio (RBR), na Andaiá FM, o governador do Estado, Jaques Wagner, disse que considera a taxa legal. “É normal. No Brasil inteiro se cobra a taxa de incêndio, que é fixa e se paga por unidade habitacional, variando com a estrutura do imóvel. Isso é para poder melhorar a estrutura do Corpo de Bombeiros”, justificou. As informações foram extraídas do jornal Tribuna da Bahia.
Do Portal Jornal da Chapada/FOTO: Reprodução

Ministério divulga edital de concurso com 105 vagas; inscrições a partir de 31 de outubro

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (18), o edital do seu concurso público com 105 vagas, sendo 30 para o cargo de agente administrativo, que exige nível médio, e 75 para analista técnico-administrativo, para candidatos que possuam nível superior em qualquer área. 
A remuneração para o cargo de agente administrativo é de R$2.943,62 mensais, sendo R$1.568,42 de vencimento-base e gratificação de R$1.001,60. Já o analista técnico-administrativo tem o salário de R$4.353,62, sendo R$1.990,22 de salário-base e gratificação de R$1.990,40. Os valores já incluem o auxílio-alimentação no valor de R$373. Em ambas as funções, a carga de trabalho é de 40h semanais.
Os interessados no concurso podem se inscrever a partir do dia 31 de outubro até 20 de novembro através do site do Cespe/UnB. As taxas são de R$60 (agente) e R$90 (técnico). As provas objetiva e discursiva terão a duração de quatro horas e meia, e serão aplicadas em 9 de fevereiro de 2014. O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. Os nomeados serão contratados sob regime estatutário, que garante estabilidade, e serão lotados em Brasília, onde também serão aplicadas as provas. As informações são do iBahia.
Do Portal Jornal da Chapada/FOTO: Reprodução/Correio

Projeto que permite a criação de novos municípios é aprovado no Senado; conheça as etapas

O Senado aprovou na última quarta-feira (16) projeto de lei que permite a criação de novos municípios. Proposto em 2008 pelo Senado, o projeto sofreu alteração na Câmara e, por isso, voltou para nova votação pelos senadores. 
Agora, seguirá para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff. Segundo o relator da proposta, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), atualmente, o projeto já permitiria dar início a processos de emancipação – e transformação em município – de pelo menos 188 distritos. Uma nova lei sobre a criação de municípios precisava ser aprovada porque uma emenda constitucional aprovada em 1996 proibiu a criação de municípios por leis estaduais e definiu que isso só poderia ser feito por meio de autorização em lei complementar federal.
A matéria aprovada pelo Senado regulamenta a Constituição ao estabelecer regras de incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios e determina que distritos poderão se emancipar após a realização de um plebiscito. O texto aprovado é um substitutivo, com várias alterações no projeto original, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). De acordo com o substitutivo aprovado, o primeiro passo para a criação de um município é a apresentação, na Assembleia Legislativa, de um pedido assinado por 20% dos eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada, tanto no caso da criação ou desmembramento quanto nas situações em que houver fusão ou incorporação de cidades.
Após o pedido, a assembleia legislativa deverá coordenar um “estudo de viabilidade” do novo município. Se houver viabilidade financeira e populacional, com base nos critérios estabelecidos na lei, será realizado o plebiscito que definirá a criação ou não do novo município. Os senadores retomaram o projeto inicial do Senado e retiraram do texto aprovado na Câmara a possibilidade de se criar novos municípios em áreas de reserva indígena, de proteção ambiental ou pertencentes à União. De acordo com relator da proposta, não há estimativa de custo da criação dos municípios, com a criação de cargos e instalação de prédios públicos, como os das câmaras de vereadores, por exemplo.
Segundo Valdir Raupp, os novos municípios receberão recursos que seriam aplicados em outras regiões do mesmo estado.
“Não vai aumentar um centavo nem para União nem para os estados. Vai sair (recurso) dos municípios de cada estado. Vai ser desmembrado um pequeno percentual das cotas do fundo de participação [...] e de arrecadação com ICMS. O ‘município-mãe’ vai perder percentual, isso é natural”, disse Raupp.

Confira abaixo quais são os requisitos para a criação de um município, segundo o que estabelece o projeto.
AS ETAPAS PARA A CRIAÇÃO DE UM MUNICÍPIO
1. Protocolar na Assembleia Legislativa pedido de criação do município assinado por pelo menos 20% dos eleitores do distrito, obedecendo às seguintes condições:
- Eleitorado igual ou superior a 50% da população do distrito;
- Ter “núcleo urbano já constituído” e dotado de infraestrutura, edificações e equipamentos “compatíveis com a condição de município”;
- Ter arrecadação superior à média de 10% dos atuais municípios do estado;
- Área urbana não pode estar situada em reserva indígena, área de preservação ambiental ou área pertencente à União, a autarquia ou fundação do governo federal.

2. Após o pedido, elaboração em 180 dias, pela Assembleia Legislativa, de “estudo de viabilidade” do novo municípío e área remanescente do município do qual o distrito pretende se separar. O estudo deverá verificar a viabilidade econômica, ambiental e política do novo município. Concluída essa etapa, o relatório terá de ser apreciado pelos deputados estaduais, que poderão arquivar ou aprovar o projeto.
3. Se o pedido for aprovado pela assembleia, será realizado um plebiscito que envolverá a população do distrito interessado em se emancipar e a do município ao qual o distrito pertence.
4. Se no plebiscito vencer a opção “sim”, a assembleia legislativa terá de votar uma lei estadual autorizando a criação do novo município.
5. Após a aprovação da lei pela assembleia, será marcada data para eleição de prefeito, vice e vereadores do novo município.
Fonte: projeto de lei aprovado no Senado
Do Portal Jornal da Chapada/FOTO: Meramente Ilustrativa/Arquivo

Justiça mantém decisão que proíbe prazo de validade de créditos de celular pré-pago

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
A Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve decisão que proibiu as operadoras de telefonia móvel de estabelecer prazo de validade para créditos pré-pagos em todo o país. Em agosto, o tribunal atendeu pedido de proibição feito pelo Ministério Público. Cabe recurso, mas a decisão deve ser cumprida imediatamente. 

Os desembargadores analisaram recursos apresentados pela operadoras TIM e Telefônica e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As recorrentes alegam que a primeira decisão do tribunal não foi clara em relação às operadoras atingidas pela decisão, à reativação dos créditos expirados, a linhas canceladas e a antigos usuários.

O relator do processo, desembargador federal Souza Prudente, negou os recursos por entender que não houve contradições no acórdão, texto final da decisão do colegiado. Segundo o desembargador, cabe à Anatel, agência reguladora do setor, cumprir e estender a decisão a todas as operadoras.

Sobre a reativação dos créditos expirados, o desembargador ressaltou que a primeira decisão deixou claro que as operadoras devem “reativar, no prazo de 30 dias, o serviço de telefonia móvel em prol de todos os usuários que o tiveram interrompido”.

Do Portal Calila Notícias, com informações da Agência Brasil*

Asteroide de 432 metros pode atingir a Terra em 2032

Foto: Planetário de Vitória
Foto: Planetário de Vitória
Astrônomos da Ucrânia descobriram um asteroide de 432 metros que pode atingir a Terra em 2032. A chance de impacto, segundo a Nasa, é a mais alta dos objetos descobertos nos últimos 60 dias, mas ainda é considerada mínima. As informações são da agência Ria Novosti.

A pedra foi vista pela primeira vez pelo Observatório Astrofísico da Crimeia, no sul da Ucrânia, e, até a última quinta-feira (17), foi confirmado por pelo menos mais cinco grupos da Itália, Espanha, Reino Unido e Rússia.

O objeto foi classificado como “potencialmente perigoso” e, segundo estimativas, há uma chance em 63 mil de colidir com a Terra em 26 de agosto de 2032. Ele está no nível 1 da Escala de Turim.

Do Portal Calila Notícias, com informações do Bahia Notícias*

Horário de verão modifica funcionamento de alguns serviços na Bahia

Correios terão horário diferenciado Foto: Reprodução
Correios terão horário diferenciado
Foto: Reprodução
Com o início do horário de verão às 0h do domingo (20), os moradores dos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país adiantarão seus relógios em uma hora, e como a Bahia ficou novamente de fora da mudança, os baianos devem ficar atentos às alterações nos horários de funcionamento dos serviços que possuem sede em âmbito nacional.

Os aeroportos levam em consideração o horário de Brasília para voos, portanto é bom estar atento a possíveis alterações no embarque e desembarque, no caso de quem comprou passagem antecipada.

Na televisão, a programação nacional, gravadas no eixo Rio-São Paulo, será alterada. Novelas, jornais e os programas começarão uma hora antes. O horário de postagem dos Correios é outro serviço que sofrerá mudanças.

Quem precisa ou deseja enviar uma correspondência deve fazê-lo uma hora antes do horário habitual de fechamento dos serviços, que depende de acordo com o local de onde a postagem é realizada, como por exemplo na agência dos Correios do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, onde as correspondências podem ser enviadas até às 19h.

Já a sede soteropolitana, localizada na Pituba, realiza postagem até às 18h.
A exceção fica por conta dos bancos, que na Bahia atuarão em horário normal de funcionamento durante o período.

Do Portal Calila Notícias, com informações do Correio*

Retirolândia: População se revolta com morte de jovem senhora


Deu entrada no Hospital Municipal de Retirolândia-BA, na manhã desta quinta-feira, 17/10, a Srª Elivalda Rosa de Araujo Brandão, mais conhecida como Tita, de 49 anos.


De acordo com informações de um dos socorristas, que não quis ser identificado, a paciente deu entrada no Hospital Municipal depois de ser socorrida às pressas quando se sentiu mal em sua residência, situada à rua Rosalvo Madureira.
Tita de Domiciano, como era conhecida, foi conduzida ao Hospital Municipal, o qual não dispunha de médico plantonista no momento e por essa razão, a família foi orientada pelo servidor e atual vereador Fernando do Hospital, para que a mesma fosse conduzida a cidade de Valente, vindo a falecer no trajeto Retirolândia até aquela Cidade.
A causa da morte da senhora Erisvalda não foi esclarecida, observando que, o corpo não foi encaminhado a um Instituto Médico Legal, e foi devidamente preparado para o velório por uma empresa funerária ainda na capela do Hospital.
Há cerca de um mês, conforme informações de vereadores na Câmara Municial, um desfibrilador, aparelho sugerido para esse tipo de situação, foi adquirido pela Administração Municipal, o que, em caso de um socorro imediato, poderia ter evitado a morte precoce dessa jovem senhora.
Médico flagrado chegando às 9:25h, supostamente atrasado.
O plantão médico é de 24 horas, mas procurado pelo Retiro Noticías, o secretario de saúde do município, Givaldo Carneiro, prometeu responder as interrogações posteriormente por escrito, mas, adiantou que esse é um problema recorrente, observando que os profissionais médicos têm compromissos com outros municípios, o que pode ter ocasionado a saída do médico plantonista antes do horário. O Retiro Notícias, flagrou a chegada de um outro médico às 9:25h da manhã desta quinta-feira no Hospital Municipal, supostamente, atrasado para o seu expediente.
Nota da Secretaria de saúde

Do Portal Retiro Notícias

Dois dos quatro mortos em confronto com a PM na BR-324 eram evangélicos;inclusive um pastor

vitimas
De acordo com informações de parentes e amigos que utilizam as redes sociais ou estiveram no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, dois dos quatro homens mortos durante uma operação policial ocorrida na última quinta-feira (17) na BR-324, eram evangélicos: o pastor Gilmário Sales Lima, 24 anos e Jeissivan Cristiano Dias Brito, 26. 

Eles estavam na companhia de Enderson Almeida Souza Matos, 23, também conhecido como “Rabicó” e Fábio de Almeida Silva,24.


Em entrevista ao repórter Denivaldo Costa, o coordenador regional da Polícia Civil, delegado Ricardo Brito, declarou que todos eles estavam envolvidos na quadrilha que era comandada por “Rabicó”. “Eles roubavam os carros em Salvador e ‘esquentava’ (adulterava) em Feira, para revendê-los”, disse Brito.

O delegado informou ainda que a quadrilha estava sendo investigada há um bom tempo e além dos dois carros roubados: Peugeot, vermelho, placa OLD-8292 e Punto, branco, placa NZP-3230, também foram encontrados três revólveres calibre 38 e uma pistola 9 milímetros de uso restrito das forças armadas e de origem filipina.

mortos em feira
Ricardo Brito disse ainda que os evangélicos envolvidos eram considerados “tiro surdo”, linguagem policial para quem comete delitos, mas não tem entrada em delegacia. “O pastor estava em um carro roubado, com placas de outro veículo com as mesmas características e fazia a função de batedor para o resto do bando”, disse a autoridade policial.


A polícia informou que peritos do Departamento de Polícia Técnica fizeram uma vistoria nos carros e encontrou três tabletes de maconha, pesando aproximadamente 3 kg, escondidos na chaparia do veículo Peugeot.

Familiares dos mortos estiveram no DPT de Feira de Santana e entre eles estavam a mãe e padrasto do pastor Mário Sales. Segundo Alberto, o enteado era natural de Pojuca, mas estava morando em Feira e Aracaju.

A mãe, Veranildes Santos, disse em entrevista ao repórter Denivaldo Costa que o filho morreu porque teria corrido e que ele sabia que o veículo Peugeot era roubado. “O próprio policial falou pra mim: olha moça! Ele não estava atirando, quem estava atirando foi o Rabicó e outro de trás”, contou.

Ela acrescentou que o filho sabia que o carro era roubado: “meu filho veio comprar esse carro; meu filho sabia com certeza que o carro era roubado. Sabe por quê? Porquê um Peugeot daquele não existe (zerado) por 14 mil reais. Meu filho sabia”.

Quem também falou para a reportagem foi Ivo da Silva Brito, presidente do Sindicato dos Camelôs e pai de Jeissivan. Segundo Brito, o filho trabalhava com ele como camelô e era evangelista,mas estava endividado após a compra de um carro e vinha sendo ameaçado de morte. Apesar disso, negou que o filho tivesse envolvimento com bandidos e que ele apenas pegou carona. “O Jeissivan não sabia pegar numa arma. A arma dele era a bíblia”, declarou o pai.

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa e fotos do Central de Polícia e Boca de Zero Nove/Fotos reprodução Facebook e Acorda Cidade

Matéria extraída do Calila Notícias

Diocese de Serrinha Celebra o DNJ 2013 neste fim de semana

DNJ Araci 2012 - Apresentações
Uma roda de amigos, aliás, várias rodas, muitas conversas, muitas partilhas; rola de tudo, de tudo que é saudável e edificante; uma piada, vários sorrisos; uma hospedagem, mais partilhas; olhares de admiração, encontros profundos. 

O dom da amizade vai ganhando contornos, delineados pela fé. Os encontros, de naturais e espontâneos, alimentados espiritualmente pela Missa e por momentos de oração, e embalados por shows e apresentações, vão sendo organizados com uma única meta: ser um em torno de Jesus, para que todos tenham vida e a tenham em abundância. Seja bem vindo, esta é um pouco do DNJ da Diocese de Serrinha.


O DNJ (Dia Nacional da Juventude) é celebrado em todo país, jovens católicos se encontram num mesmo lugar para celebrar a vida, é realizado pela Pastoral da Juventude e ou Setores de Juventude de diversas Dioceses. São palestras, apresentações culturais, shows e muita alegria reunida em um só lugar. O DNJ acontece na Diocese de Serrinha desde 2005, ano da sua fundação, essa será a 8º edição que todos os anos acontece em uma cidade diferente (em uma paróquia), para o ano de 2013 foi escolhida a cidade de Serrinha, com as paróquias da Catedral e do Bom Pastor.        

DNJ Araci 2012
O tema do encontro é “Juventude e Missão” e o lema, “Jovem: Levante-se, seja fermento!”, serão três dias de muita festa e celebração. Nos dias 18 e 19 Serrinha receberá cerca de 200 jovens que, em missão, visitarão os bairros e comunidades da cidade, evangelizando. No dia 20, o grande dia, iniciará com a celebração eucarística, logo após tem apresentações culturais das paróquias e a tarde show com o Padre João Eudes, Akua Viva, de Feira de Santana, no final da tarde, a Banda Manto Azul, de Conceição do Coité, se apresentará no trio elétrico, conduzindo os jovens em uma bela caminhada de fé e alegria, mostrando o rosto jovem da Igreja. Jovens de todas as cidades que compõem a diocese estarão presentes, espera-se mais de 6 mil jovens.


DNJ Araci 2012 - Caminhada com Trio
Muitas paróquias durante o mês setembro e outubro realizaram vários eventos para a juventude preparando os jovens para o grande dia do DNJ, a exemplo da paróquia Sagrada Família em Valente/São Domingos que realizou o 1º Puxa Cristo e outras cidades que realizaram vigílias e encontros de evangelização.


Você é jovem? Gosta de muita alegria? Então venha celebrar conosco a Vida!
Fique ligado no http://www.Facebook.com/pjdiocesedeserrinha e acompanhe o DNJ ao vivo!

Robson Cordeiro/ Fotos DNJ 2012/Araci

Do Portal Calila Notícias

Imagens fortes: Quatro homens morrem em confronto com a policia

                

Do Portal Boca de Zero Nove

Copa Governador: Vitória é derrotado no Barradão

O Vitória perdeu para o Jacuipense, nesta sexta-feira, à tarde, no Barradão, pela Copa Governador do Estado, por 2 x 0. 

O Vitória perdeu atuando com a seguinte formação: Fernando; Daniel Borges (Agdon), Renato Santos, David Braz e Danilo Tarracha (Erick); Edson Magal, Welison (Wellington), Arthur Maia e Mauri; Marcone e Rômulo. Técnico: Wesley Carvalho. 

Árbitro: Reinaldo Silva de Santana, assistido por Dijalma Silva Ferreira Júnior e José dos Santos Amador. Dedeco e Nadson, revelado na divisão de base do Vitória, marcaram os gols do jogo. 

Com o resultado, o Jacuipense assumiu momentaneamente a liderança do Grupo 1 com pontos ganhos. Com 6, o Vitória é o segundo. O Galícia (4) ocupa a terceira posição e vai enfrentar o Bahia (3), neste sábado, à tarde, no Estádio Governador Roberto Santos.

Do Portal Futebol Bahiano