SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 5 de outubro de 2013

Barrocas: Homem leva choque em rede de alta tensão e está hospitalizado


Euclides Simões Ferreira, 57 anos, conhecido Clidinho da Caçamba, trabalhava no 1º andar de uma construção de sua propriedade, quando tocou involuntariamente num fio de alta tensão da rede elétrica, levando um choque violento, e como ele mesmo descreveu “nasceu de novo”.

O acidente aconteceu na quinta-feira dia 3, por volta das 10 horas, quando Clidinho fazia um taipá de uma laje, ele foi arremessado contra uma parede e teve ferimentos no braço direito e na perna esquerda e se recupera no Hospital.


Clidinho contou a nossa reportagem que no momento sentiu dormência e falta de ar, mas conseguiu com dificuldade descer a escada e pedir ajuda. Um policial, e o popular Léo Computador socorreu a vítima a levando até o Hospital Municipal de Barrocas onde permanece internado. 


A vítima alerta para o risco de novos incidentes, pois é grande o número de fios de alta tensão próximos aos imóveis; “Em Barrocas tem um monte de fio de alta tensão descoberto, próximo às casas, então já aconteceram uns três choques elétricos aqui e não sei como não já teve óbito, inclusive no meu caso, por isso faço um apelo que os responsáveis cuidem disse que pode haver novos acidentes a qualquer momento”.

@ Nossa Voz – Por Rubenilson Nogueira – Informações e Fotos: Victor Santos

Confirmado: Seleção de Água Fria enfrenta Serrinha neste domingo

Após não concordar com o resultado do julgamento do Consisal nesta sexta-feira (4), onde deu causa ganha para Santa Bárbara, que se recusou a deixar efetuar uma cobrança de pênalti, a seleção de Água Fria adulta decidiu que não viria para o jogo contra Serrinha.

No entanto, segundo informações houve um contato entre os prefeitos dos dois municípios e o jogo vai ser realizado no estádio Mariano Santana, na tarde deste domingo, a partir das 15h30min.

Os jogadores de Serrinha tinham decidido a não jogar, mas como receberam dinheiro nesta quinta-feira resolveram atuar nesta última rodada da fase de classificação.

A rádio Continental AM 1330 de Serrinha vai transmitir este jogo, com exclusividade para toda região do sisal.

Por Cival Anjos


Greve dos bancários continuará até a próxima semana


A greve dos bancários deve continuar até pelo menos a segunda-feira (7). De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários no estado, Euclides Fagundes, não há nenhuma assembleia ou manifestação prevista para esta sexta-feira (4) e somente na segunda é que a categoria se reunirá. "Ainda estamos esperando uma resposta da Febraban e só devemos nos reunir na próxima semana", afirmou.

Os trabalhadores reivindicam reajuste de 11,93% (5% de aumento além da inflação do período), enquanto a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é de 6,1%, sem aumento real. A pauta de reivindicações também inclui maior participação nos lucros e resultados, fim das metas, do assédio moral, investimentos em saúde e segurança, além de melhores condições de trabalho.

Com a greve, 1.013 agências estão fechadas no estado da Bahia e em Sergipe, base da Federação, o que representa 10% das unidades paradas em todo o país.

As contas de água, luz, telefone, gás, internet, financiamentos, impostos e títulos de cobrança em geral, que estão dentro do prazo, podem ser pagas pela internet, pelo caixa eletrônico ou rede 24 horas, pelo aplicativo do banco no celular, pelo correspondente e também pelo telefone do banco (veja o número no site do banco no cartão da conta ou no site www.febraban.org.br/atendimento_bco.asp).

No caso de contas vencidas, o pagamento deve ser feito pelos canais alternativos do banco (internet, call center, caixas eletrônicos e correspondentes). As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir juros e multas na conta seguinte.


Do Portal Clériston Silva

Marina Silva se filiará ao PSB, que anuncia "coligação" com Rede

Na avaliação do cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília, Campos deve ser o candidato presidencial do PSB mesmo com a chegada de Marina ao partido.
Ele avalia que a aliança entre a ex-senadora e o governador pernambucano pode ser "interessante" para muitos eleitores e forte o bastante para levar a corrida presidencial para um segundo turno.
ANTIGOS ALIADOS
A aliança entre Marina e Campos também coloca lado a lado na eleição do ano que vem duas figuras políticas com histórico de ligação com o PT.
Marina foi senadora pelo partido e ministra do Meio Ambiente no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Campos também foi ministro de Lula e o PSB apoiou o PT em cinco das seis eleições presidenciais disputadas desde a redemocratização do país. Somente em 2002 os socialistas não apoiaram o PT no primeiro turno, mas se juntaram aos petistas no segundo.
Após a rejeição da Rede pelo TSE, Marina vinha sendo assediada por outros partidos, que lhe ofereceram legenda para que disputasse a eleição presidencial do ano que vem. Entre eles o recém-criado PEN, o PPS e o PTB, que buscavam atrair o capital político da ex-senadora. Marina, que disputou a eleição presidencial em 2010 pelo PV, obteve quase 20 milhões.
Ela, no entanto, surpreendeu e fez a opção pelo PSB, sigla que tem Campos como provável candidato ao Palácio do Planalto, mas que também é melhor estruturada do que legendas menores que fizeram convites à ex-senadora.
Marina decidiu tentar a criação de uma nova legenda após a eleição de 2010, com o discurso de criar uma "nova política" e quebrar a polarização entre PT e PSDB, que domina o cenário político desde 1994.
A chegada dela em uma outra legenda que não a Rede pode, na avaliação de analistas, gerar algum desgaste à ex-senadora, já que esse movimento pode ser interpretado como contraditório ao discurso que levou à tentativa de fundar a Rede.

(Reportagem adicional de Brian Winter, em São Paulo e Anthony Boadle, em Brasília)
Reuters Brasil

São Paulo x Vitória: Hoje, às 21h no Morumbi

Em um horário impróprio, mas que atende os interesses e os caprichos da TV GLOBO, que de fato é a dona do futebol brasileiro, o Esporte Clube Vitória escreve hoje, às 21h, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, um novo capitulo da sua história de sucesso no segundo turno do Campeonato Brasileiro.

O time rubro-negro enfrenta o São Paulo, time de tradicão, respeitável, mas que, no momento, é um time comum e, por isto, perdeu por completo aquele favoritismo histórico de quando enfrenta qualquer clube da região do Nordeste. Hoje não, enquanto o time paulista se apequenou, o Leão cresceu, agigantou-se após a chegada do técnico Ney Franco e se fosse item obrigatório à marcação de um xis para um vencedor, sem dúvida, seria um jogo de coluna dois, ainda que a coluna do meio não fosse uma opção descartável, pelo desespero e pressão da torcida adversária dentro do seu cercado.

Para o jogo, o Vitória terá a volta do zagueiro Victor Ramos, que cumpriu suspensão no triunfo por 2 a 1 sobre o Goiás no meio da semana. Essa deve ser a única mudança do Leão para a partida.

Com quatro pontos atrás do Atlético-PR e na sexta posição, o Leão joga por um triunfo simples e tropeços duplos, para se debruçar na janela do G4 para reservar seu espaço. Um desejado triunfo hoje à noite, somado com fracasso do Atlético-MG, que joga contra o Corinthians no Estádio Independência e o Atlético-PR, no clássico paranaense contra o Coritiba, ai sim, o triunfo seria completo e a entrada triunfal no grupo do melhores já poderia acontecer , justamente com uma nova vitória contra o Bahia na próxima quarta-feira, adversário que não costuma oferecer resistência, quando atuando na Arena Fonte Nova.

Do Portal Futebol Bahiano

Agricultores de Araci iniciam processo de contratação do Programa Nacional de Habitação Rural

Eles vivem na mesma residência há 60 anos. Elis Evangelista de Souza e Lúcio Alves de Souza são agricultores. Casados. Hoje só os dois ocupam os cômodos da casa simples. Mas se alegram quando recebem a visita dos 7 filhos e de todos os netos.

Esta é uma das histórias, das muitas famílias de agricultores e pecuaristas da Zona Rural de Araci, que na manhã desta quinta-feira (03), puderam iniciar o processo considerado mais importante da vida deles: a garantia de uma residência digna, com conforto e segurança que eles precisam para encerrar seus ciclos de vida.

“Para dar início aos empreendimentos, precisávamos formar grupos com o máximo de 50 famílias cadastradas, de acordo com as diretrizes do Programa do Governo Federal”, explica Oscar Serafim, representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Idesa), instituição que é parceira no projeto, junto com o Sindicato Rural de Araci e das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Assistência Social do município. Hoje também foi instituído a Comissão de Representantes do Empreendimento, que irá fiscalizar e acompanhar os outros passos do projeto.

Neste primeiro momento, após terem documentação aprovada pela instituição financeira envolvida no programa, as famílias já cadastradas foram convocadas a assinarem o protocolo de contratação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), para então terem acesso às linhas de financiamento. Pra isso, foi necessário que cada família aprovada respondesse ao questionário sociocultural necessário para completar as informações pendentes, como a quantidade de pessoas que residem atualmente sob o mesmo teto e quantos animais são criados em sua área rural, por exemplo.

O PNHR integra o Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, voltado às famílias de agricultores de todo o País, que possuam renda familiar bruta anual de até R$ 60 mil. “Demos prioridade às famílias que eram compostas basicamente por mulheres chefes de família, aposentados, com renda de até R$ 15 mil por ano”, disse Hiran dos Anjos, presidente do Sindicato Rural de Araci. “Além destes 50 primeiros beneficiários, temos mais outros três grupos com a documentação em análise no Banco do Brasil, e formaremos em breve, outros grupos também”, continuou, salientando que as inscrições para fazer parte do programa não tem prazo e podem ser feitas na sede do sindicato ou nas secretarias municipais envolvidas.

Para o presidente do sindicato, o principal benefício é que os moradores irão permanecer em seus locais que já vivem há anos, e não serão transferidos para loteamentos. “Este é o diferencial, pois cada família já criou raízes naquela terra, e não seria justo retirá-los de suas fazendas para morar em locais distantes ou que diferem da realidade deles”, completou Hiran.

O representante do Idesa, Oscar Serafim, disse que a depender da necessidade, vilas podem ser criadas, “quando existirem grupos de pescadores que estejam relativamente próximos, o que ajuda mais ainda no fortalecimento de associações”, analisou.

E o seu Lúcio, que contou um pouco de sua vida no início desta matéria, comemora: “Agora sei que quando reunir meus netos, como sempre fazemos no final do ano, vamos ter a segurança de estar em nossa casinha mais digna, mais aconchegante, melhor de viver”.


Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araci

Secretaria da Educação entrega tablets para professores do ensino médio

Em comemoração ao Dia do Professor (15 de outubro), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove a ‘Ação de Valorização do Professor – todo professor merece reconhecimento’, com a entrega simbólica, na próxima terça-feira (8), de tablets educacionais para todos os docentes do ensino médio (efetivos e Reda) programados em sala de aula, além de projetores multimídia, lousa digital e tablets para todas as unidades escolares da rede estadual. O investimento, em parceria com o governo federal, é da ordem de mais de R$ 12,5 milhões.

A solenidade acontece, às 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador, com a presença 120 professores, e, simultaneamente, em todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc), pelo sistema de videoconferência do IAT, com a participação de 1.200 docentes. Na ocasião, o secretário Osvaldo Barreto também lança o Prêmio Professor e do Selo Gestão Escolar. A previsão é que 30 mil tablets sejam entregues gradativamente.

“A nossa intenção foi pensar em ferramentas e ações que valorizem e contribuam para o trabalho dos professores. Os tablets educacionais têm o objetivo de contribuir para a prática docente, integrada à utilização das novas tecnologias da informação e comunicação. Já o Prêmio tem o foco na valorização do profissional e melhoria dos indicadores de aprendizagem, enquanto que o Selo enfoca tanto ações pedagógicas como administrativas”, afirma Barreto.

Os tablets serão enviados diretamente para as unidades escolares. Os equipamentos fazem parte do patrimônio da escola, são tombados e os docentes farão uso para fins educacionais, mediante assinatura de termo de compromisso. O tablet do professor tem a dimensão de sete polegadas, e os das unidades escolares de 10 polegadas.

Prêmio e Selo – O Prêmio Professor vai promover a socialização das experiências pedagógicas e evidenciar o docente como profissional competente, responsável e integrador de um ambiente educacional que possa propiciar a aprendizagem. Poderão participar os professores efetivos e Reda, que atuam nas escolas públicas estaduais. As experiências devem ter resultados comprovados durante o ano letivo de 2011 ou 2012.

O Selo Gestão Escolar contemplará os dirigentes escolares que se destacam, em questões pedagógicas e administrativas, na manutenção e conservação do prédio escolar, além de melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e da elevação dos indicadores educacionais.
As inscrições para o Prêmio e para o Selo acontecem no período desta terça ao dia 8 novembro no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), onde também estão disponíveis os regulamentos.

Conquistas na política de valorização dos docentes estaduais
A Bahia conta com uma política de valorização para os docentes. O Estado cumpre o Piso Salarial Nacional do Magistério, desde 2009, ano em que este parâmetro passou a vigorar. Este ano, o governo fez a adequação da Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério, referente à hora-atividade, que era de 30%, e passou para 1/3 (33%) da jornada de trabalho do professor em sala de aula.

Também garantiu a manutenção de gratificações, percebidas quando no exercício das suas atividades em sala de aula, para o professor readaptado de suas funções. Outra medida foi a alteração do regime de trabalho de 20 horas para 40 horas para 2.600 professores da rede estadual em todo o Estado.

Além disso, a Bahia é pioneira na implementação do Programa de Formação Inicial por incluir, nos 417 municípios, a oferta de graduação em licenciatura, nas modalidades presencial e a distância para os professores que não possuem ou atuam em área distinta de sua formação original.

Do Portal Calila Notícias

Municípios estão autorizados a utilizar o transporte escolar municipal para universitários


Os estudantes universitários poderão utilizar o transporte escolar municipal. A decisão foi da presidente Dilma Rousseff, que promulgou uma emenda, criando a Lei Federal n.º 12.816/13.

Com a criação da Lei Federal, os gestores municipais devem procurar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para regulamentar o uso do veículo oficial no transporte universitário, junto ao Governo Federal. De acordo com a emenda promulgada pela presidente, os veículos poderão ser usados na área rural, no transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior.

O movimento em defesa do transporte escolar municipal para os universitários originou-se no Estado da Paraíba. Essa flexibilização permite que estudantes de nível superior residentes em pequenos e longínquos municípios também possam utilizar o transporte escolar, em especial, no período noturno, quando os ônibus escolares estão ociosos. Isso diminui as dificuldades de acesso e de conclusão do ensino superior.

Confira o teor
Art. 5º - A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento. 

Parágrafo único. Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Do Blog Ferraz e o Povo, com informações do site Caminho da Escola

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Presidenta Dilma vem a Serrinha?

Segundo informações, a presidenta Dilma Rousseff vem ao município de Serrinha por estes dias, mas nada foi divulgado ainda com medo de protestos como os que estão acontecendo pelo Brasil nos discursos de Dilma.

Será que isto é verdade? Quando um presidente vai visitar um município é motivo de alegria e se faz todo alarde para o povo comparecer para ver de perto o chefe maior de uma nação.

Se isto, realmente, for verdade é a prova que a cúpula do governo municipal tem consciência que a administração não vai bem e é a certeza que vão passar vergonha com destaque nacional. 

Por Cival Anjos

Água Fria: Operação conjunta das PM e PC prenderam homem que assaltou Posto de gasolina e matou a sangue frio cliente

Eduardo Pitanga (Autor do disparo)
Ontem, quinta-feira (03), por volta das 19 horas, um homem assaltou o Posto SJ de Pataíba e matou friamente um cliente que se encontrava na churrascaria do posto com um tiro a queima roupa no rosto. 

A proprietária do Posto que pediu para não ser identificada, em entrevista a este Blog, dissera que o homem chegou e dirigiu-se até ela que se encontrava no escritório tirando uma nota e anunciou o assalto apontando-lhe uma arma de fogo, aparentando ser um revólver, dizendo:  é um assalto quero todo o dinheiro que tem aí", depois perguntou se havia mais alguém. A proprietária do posto entregou todo o dinheiro que havia na mesa do escritório, inclusive as moedas que estavam no porta moedas ao ladrão.

Luiz Amaral ( deu fuga)
De posse da quantia roubada, R$ 300 reais, o ladrão insistiu mais uma vez, na pergunta se havia mais alguém no posto, tendo a vítima lhe dito que havia um senhor no banheiro. O criminoso a levou sob  a mira da arma até o restaurante e depois foi em direção ao banheiro, encontrando com Pedro Paes dos Santos, 55 anos de idade, e dissera para que Pedro lhe entregasse uma pochete que usava, Pedro se recusou a entregar, foi o bastante para o ladrão disparar contra o rosto de Pedro Paes, que também era conhecido como  Pedro da Prestação" que teve morte instantânea no local. Depois o criminoso saiu andando normalmente como se nada tivesse acontecido.


Carro usadona fuga
Os Policiais Militares Uelinton e Elias, sob o comando do sargento Francisco numa operação conjunta com o investigador Mário Cesar  dirigiram-se para o local e iniciaram as investigações, logo tomaram conhecimento que um veículo havia pegado o criminoso a uns duzentos metros de distancia do local do latrocínio  As investigações continuaram e logo identificaram o carro e motorista que deram fuga ao criminoso,identificado como Luiz Amaral Sena de Jesus, 25 anos de idade,que se encontrava em um auto de marca Chevrolet, modelo Spin de cor branca, com placa "fria" segundo a Polícia,  Luiz ao ser interrogado pela polícia dissera que havia dado uma carona a Eduardo até próximo ao Assentamento Menino Jesus.

Os policiais continuaram diligenciando até encontrar o acusado em uma casa no Assentamento dos Sem Terras Menino Jesus, onde recebeu voz de prisão, inclusive o acusado invadiu uma casa para pernoitar sem o consentimento do dono, segundo a polícia.

O latrocida foi identificado como sendo Eduardo Pitanga dos Santos, 23 anos de idade, residente em Salvador, mas que estava passando um tempo no assentamento dos ST, acabou confessando o crime. Indagado sobre a arma e o dinheiro que havia roubado dissera que tinha sido entregue a uma terceira pessoa a qual segundo ele havia tomado a arma emprestada. A policia não revelou o nome dessa terceira pessoa para não prejudicar as investigação.

A diligência teve fim com a prisão dos dois acusados já na manhã de hoje, por volta das 4h30min. Os dois elementos foram levados para o Complexo Policial de Água Fria, onde foram autuados em Flagrante Delito. O corpo da vítima foi removido para o DPT de Serrinha para ser necropsiado.

Entrevistamos Luiz Amaral,comparsa do criminoso e o mesmo negou ter participado do crime, apenas deu carona a Eduardo sem saber que o mesmo teria praticado o crime, mas o investigador Mario Cesar apurou que Eduardo havia levado Eduardo e o esperado na praça de Pataíba,logo depois do ato criminoso ambos fugiram sentido ao Assentamento dos Sem Terras onde estavam arranchados.

Ambos foram autuados pelo Bel. Antonio Alvaro R.Santana Schramm, Delegado de Policia de Ouriçangas devido não haver Delegado em Água Fria. Os flagranteados se encontram custodiados no Complexo Policial de Água Fria, a disposição da Justiça da Comarca de Irará.

Do Blog Ferraz e o Povo

Campanha que busca incentivar o uso do capacete foi lançada ontem na Câmara de Vereadores


A campanha intitulada, “Barrocas a favor da vida” foi lançada na Sessão da quarta-feira (2), na Câmara de vereadores de Barrocas, pelo Presidente José Eclécio.

Apesar de ser lançada com atraso, a campanha é de suma importância para a conscientização da população para a importância de se utilizar o capacete, item de segurança obrigatório para condutores de motocicletas e motonetas, conforme o Código de Trânsito.

Preocupado com o crescente número de acidente, inclusive com vítimas fatais, o vereador Presidente da Câmara José Eclécio, teve papel crucial no lançamento da campanha e na busca pelo cumprimento da lei.


Esta não é uma medida popular, muitos motociclistas insistem em circular pela cidade e nas estradas vicinais sem o capacete, e tem gente que reprime o uso, porém os números mostram que nos acidentes em que o condutor utiliza o capacete, o risco de morte e lesões graves na cabeça é reduzido consideravelmente. O estudo de Haider, como outros antes, encontrou uma redução no risco de traumatismo crânio-encefálico em pacientes portadores de capacete (70%) e diminuição nas probabilidades de morte (37%). Mas no novo estudo, a evidência mais forte é que os capacetes também reduzem significativamente a lesão na coluna cervical, que pode resultar em paralisia.

Vereador Waldir comentou
 a campanha
Vale ressaltar que apenas a campanha educativa não será suficiente, apesar de em apenas um dia do lançamento da campanha já observarmos grande quantidade de motociclistas utilizando o capacete, só a campanha não basta, os órgãos fiscalizadores precisam atuar, cobrando inicialmente e posteriormente aplicando multas naqueles que não cumprirem a lei, pois caso contrário aos poucos todos deixaram de utilizar e a campanha perde força, e vai ficar mal para nossas autoridades.



@ Nossa Voz - Fotos: O Dia News

Motorista liga assustado para Redação, incêndio em Barrocas. Que fogo é esse?



Informações preliminares indicavam que um incêndio consumia a vegetação de propriedades rurais próximas ao açude municipal.

Ao se deslocar para o local por volta das 19 horas, da quinta-feira (3) depois de receber ligações, a equipe JANV, percebeu que o fogo que deixava uma nuvem de fumaça no céu e prejudicava e respiração já nas proximidades do "barracamento", vinha do lixão, ou aterro sanitário municipal.

Queimar lixo é crime ambiental, e pior causa sérios problemas a saúde humana e danos ao meio ambiente, numa rápida pesquisa na internet, é possível ter uma noção desses danos;

O queimar os resíduos, as cinzas rapidamente tomam o lugar do que antes era “lixo”, porém, mais que isso, mau cheiro, poluição, além do desperdício de matérias que poderiam ser decompostas ou recicladas. Se houverem componentes plásticos, o prejuízo é ainda maior, pois a fumaça se torna extremamente tóxica.


A queima de certos plásticos, como PVC, libera os tão temidos furanos e dioxinas, composições gasosas cancerígenas. Isso sem citar dióxido de carbono (CO²), que ocupa o papel central como causador do efeito estufa e as mudanças climáticas decorrentes da sua alta concentração na atmosfera.

Então, como impedir a perpetuação desse hábito? A resposta, como sempre, está relacionada à conscientização, à educação que estimula a adoção de novos padrões de consumo e estilos de vida. Mas, um argumento contrário à queima de lixo que pode pesar bastante é a gravidade que tal conduta passou a ter no sistema penal. Sim, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9605/1998), queimar lixo constitui crime.

A Lei define que toda poluição gerada em níveis que provoquem (ou possam provocar) danos à saúde humana, a mortandade de animais ou a destruição da flora implica em reclusão de um a quatro anos, além de multa. O lançamento de resíduos sólidos, líquidos, gasosos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências legais pode resultar em reclusão de até cinco anos.

Quanto ao que ocorreu no "lixão" no noite de ontem, não é a primeira, e infelizmente nãos erá a última, mas é bom lembrar que as prefeituras tem até 2014 para se adequarem a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) enfatizou a proibição da queima a céu aberto de resíduos sólidos ou de forma não licenciada.
Ronda @ Nossa Voz
Informações:masterambiental.com.br

Bruno Reis assina filiação ao PMDB com apoio de ACM Neto

bruno reis filia-se ao PMDB
O deputado estadual Bruno Reis assinou hoje (04) a ficha de filiação ao PMDB, em solenidade que aconteceu na sede do partido, no bairro do Costa Azul, em Salvador. 

O prefeito ACM Neto marcou presença, assim como os presidentes estaduais do PMDB, Geddel Vieira Lima, e do PTN, João Carlos Bacelar, o deputado federal Antonio Imbassahy, o pré-candidato tucano ao governo, João Gualberto, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças da capital e do interior. Quem também ingressou no ninho peemedebista foi a deputada estadual Graça Pimenta.


Bruno Reis está no primeiro mandato como deputado estadual. Ele foi eleito pelo PRB, partido que migrou para a base do governo Jaques Wagner. “Para manter a coerência política, não tinha como mudar de rumo. Fui eleito pela oposição e tinha que respeitar o meu eleitor”, afirmou o parlamentar, que é vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa.

bruno reis filia-se ao PMDB.2
O deputado afirmou que a filiação ao PMDB não foi um ato isolado. “Estamos caminhando cada vez mais fortes no projeto de união das oposições para a apresentação de um projeto alternativo para a Bahia em 2014. Isso ficou evidente no evento do Democratas, ontem, partido que recebeu as filiações dos colegas Sandro Régis, Elmar Nascimento e Targino Machado, e agora, nesse ato aqui no PMDB”, salientou.


Geddel destacou a atuação de Bruno Reis na Assembleia. “É um deputado brilhante que tem feito um grande mandato. Para o PMDB, é uma honra recebê-lo, sobretudo com o apoio do prefeito ACM Neto”, salientou. Geddel disse que a oposição tem excelentes nomes para 2014, e que estará unida. “Essa união é inquebrável. Vamos marchar juntos”, complementou.

O prefeito de Salvador, que é amigo pessoal de Bruno Reis, também elogiou a atuação do deputado. Em tom de brincadeira, ele lamentou que Reis não tenha optado pelo Democratas. “Ainda bem que não sou ciumento”, brincou. Neto afirmou ainda que a aliança entre Democratas e PMDB será duradoura.

Do Portal Calila Notícias

Serrinha deve ganhar unidade do PROCON

procon_Serrinha
O município de Serrinha, distante a 190 km de Salvador, deve ganhar uma unidade do Procon. Os detalhes da implantação foram discutidos nesta semana durante reunião com o Superitendente Estadual, Ricardo Maurício Soares, na sede do órgão, em Salvador. 

Acompanhado do deputado Joseildo Ramos (PT), o prefeito do município, Osni Cardoso (PT), disse que vai acelerar os trâmites para que os serviços estejam disponíveis o mais rápido possível para a população. O órgão estará à disposição dos consumidores para receber reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos e serviços.


Segundo Maurício, a unidade de Serrinha será uma das primeiras do interior do estado e vai ajudar a descentralizar o serviço, ampliando a proteção do consumidor baiano. “Queremos intensificar a meta de interiorização do Procon. Recebo com alegria o interesse da prefeitura de Serrinha”, afirmou. Ele ressaltou que será preciso a aprovação de uma Lei na Câmara de Vereadores, estabelecendo também a criação de um Fundo Municipal, que será responsável pela arrecadação de recursos provenientes de multas. Um termo de parceria entre o governo do Estado e a prefeitura será firmado. Caberá ao governo, o treinamento de pessoal, a implantação do sistema e o mobiliário.

Do Portal Calila Notícias/Fonte: ASCOM Joseildo Ramos

Sonda da Nasa encontra propileno em lua de Saturno

A sonda espacial Cassini detectou a presença de um ingrediente do plástico em Saturno. Esta é a primeira vez que o propileno é encontrado fora da Terra, segundo a agência aeroespacial norte-americana (Nasa, na sigla em inglês).
Leia também:

Uma pequena quantidade da substância foi encontrada pela Cassini na atmosfera de Titã, a maior lua de Saturno, confirmando suspeitas surgidas recentemente.
O propileno serve de matéria-prima para a indústria petroquímica. A descoberta foi divulgada hoje na publicação especializada Astrophysical Journal Letters.
Titã é um dos poucos corpos do sistema solar com uma atmosfera significativa composta de hidrocarbonetos.
Com Associated Press e Agência Estado

Dupla BAVI não deve contratar em último dia de inscreições

Faltando poucas horas para encerrar o período de inscrições para o Campeonato Brasileiro da Série A, a dupla BaVi não deve anunciar nenhuma contratação para sequência do certame nacional.
 
O Tricolor tentou a contratação de Bruno Peres, lateral do Santos, e Lucca, Cruzeiro, mas nenhuma dessas negociações avançou. Aliado aos problemas financeiros do clube, as dificuldades para aquisição de atletas só aumentam e deixam o torcedor sem esperanças de uma nova aquisição nesta sexta.
 
O Rubro-Negro também não deve anunciar nenhum novo atleta para compor o elenco. O presidente do clube, Alexi Portela, já foi taxativo em dizer que não contratará jogador do mesmo nível dos atletas que estão no clube. A última tentativa do Leão foi o volante Léo Gago, mas o Grêmio não liberou e o acerto do time baiano com o Palmeiras, clube que o jogador está emprestado, acabou melando.

Do Portal Galáticos Online

Uefs divulga nova convocação do concurso 2010 e do Reda 2013

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) convoca mais oito aprovados no concurso público 2010 para provimento de vagas do quadro permanente dos servidores técnico-administrativos. Também são convocados mais dois aprovados no processo seletivo simplificado 2013 para contratação de pessoal através do Reda. 
Os convocados no concurso público 2010 são: Maria Iracema Portugal Bastos (analista, na área de economia), Tatiana Novaes Amaral Santos e Janielle Nogueira de O. Carneiro (analista, na área de serviço social), Cássia Araújo das Neves, Adimilson Fagundes dos Santos, Aline Carneiro Melo e Rafael Azevedo dos Santos (técnico, na área de administração), Thaity Amanda Andrade Patriarca (técnico, na área de editoração, design, arte final, gráfica).
O processo seletivo através do Reda convoca os aprovados Tarcísio Ramos de Lima (técnico/auxiliar de torneiro mecânico) e Márcia Cristina dos Santos Santana Silva (educadora para creche). Os convocados no concurso público 2010 devem entregar os documentos exigidos em edital de 7 deste mês a 5 de novembro, das 9h às 11h e das 15h às 17h, na Gerência de Recursos Humanos, prédio da Administração Central da Uefs, campus universitário. Os convocados através do Reda devem entregar os documentos exigidos em edital no mesmo horário e no mesmo local, de 14 a 18 deste mês.
O aviso de convocação e a relação dos documentos exigidos estão disponíveis no portal www.uefs.br, na seção Notícias e também em Editais. Outras informações na Gerência de Recursos Humanos da Uefs, localizada no prédio da Administração Central, campus universitário, ou através do telefone (75) 3161-8239.
Do Portal Jornal da Chapada/FOTO: Reprodução

Marina Silva passa a madrugada acordada e declara que manterá coerência

Após ver o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sepultar sua Rede Sustentabilidade, a ex-senadora Marina Silva, segunda colocada nas pesquisas da disputa presidencial, reuniu-se com cerca de 20 aliados mais próximos em um encontro de seis horas que varou a madrugada desta sexta-feira e ouviu apelos tanto para ser candidata por uma nova legenda – o que a obrigaria a filiar-se até amanhã – quanto para adiar o projeto presidencial para 2018 e insistir na criação da Rede. 
Os presentes chegaram a apresentar uma série de partidos que teriam oferecido legenda à senadora, mas o debate polarizou-se entre a possibilidade de migrar para o PPS ou o PEN. Ao deixar o local às 5h, bem-humorada, a ex-senadora recusou-se a comentar o conteúdo do encontro e destacou que a decisão final só será anunciada no início desta tarde, em Brasília, após um novo encontro – agora oficial – com militantes da Rede.
Um dos únicos momentos em que foi possível, de fora do prédio, ouvir a posição de Marina deu-se por volta das 2h15. Ao retomar a palavra e novamente agradecer a participação de todos os presentes, a ex-senadora defendeu a necessidade de adoção de uma posição de coerência. “Queremos uma construção que coloque em primeiro lugar a coerência”, afirmou. Ao deixar o prédio, horas depois, ela confirmou ser esse o cerne da decisão que tomará: “Isso é o que vocês mais ouvem eu falar, é quase um mantra. Vocês acham que eu ia ter uma crise de incoerência?”
Mas nem mesmo os presentes sabem dizer o que essa coerência significará. Isso porque ao mesmo tempo em que a senadora disse colocar os interesses do país à frente dos interesses pessoais, houve severas críticas ao eventual ingresso no PPS – pelo fato de sua bancada ter votado majoritariamente a favor do Código Florestal – ou no PEN – cujos caciques seriam figuras sem trajetória conhecida, cujo passado é uma incógnita. Ainda assim, o grupo dos que defenderam a candidatura ainda em 2014, segundo um dos presentes, seria ligeiramente maior. A preocupação, no entanto, é que na negociação com as novas legendas ela assegure que terá o controle da campanha. Independente dessa decisão, a única certeza é que o projeto de criação da Rede como partido político continuará. As informações são do Globo.
Do Portal Jornal da Chapada/FOTO: Gilvan Barbosa/O Globo

Serrinha: Mulher é flagrada tentando entrar no ‘cebolão’ com celular na vagina


Maria Betânia dos Santos Costa, de 23 anos, que mora na cidade de Santo Antônio de Jesus, foi detida na manhã desta quinta-feira (3) após tentar entrar com celular e três chips na vagina no Conjunto Penal de Serrinha, o ‘Cebolão’.

De acordo com a Delegacia Territorial (DT/Serrinha), foram apreendidos com a suspeita um aparelho celular ZTC e três chips telefônicos das operadoras Tim, Claro e Vivo.

Segundo a DT, o flagrante ocorreu às 9h30m durante o procedimento de revista. Ela foi encaminhada para averiguação minuciosa na sala de raio-X da unidade, onde foram encontrados os objetos.

Ainda segundo a polícia, o aparelho estava envolto em plásticos e tiras de borracha. O aparelho, de acordo com o registro da DT, seria entregue ao atual companheiro da acusada, que não teve o nome divulgado.

Em consulta ao banco de dados utilizado pela Polícia Civil, os policiais descobriram que a jovem já cumpriu pena por tentar arremessar um aparelho celular para dentro do presídio de Salvador em fevereiro deste ano.


Pratica é utilizada para a entrada de aparelhos em presídios

Aparelho estava envolto em plásticos e tiras de borracha
Do Portal Clériston Silva/Foto: Renny Maia/PCS

CETO destrói viveiro de maconha cultivado na zona rural de Teofilândia


Dois pés de maconha com aproximadamente 1,5 metros de altura foram apreendidos por policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16° Batalhão de Polícia Militar (BPM/Serrinha), no final da tarde desta quinta-feira (3), na fazenda Quilombo, em Teofilândia, a 18 quilômetros de Serrinha.

As árvores de maconha estavam em uma estufa, no quintal da residência de Aflécio de Jesus Oliveira e, de acordo com a polícia, eram tão altos que poderiam ser vistos da rua. “Desde a semana passada chegaram denúncias por do sistema 190- de que este homem cultivava a droga”, explicou um policial que participou da ação.

Com base nas informações recebidas, a polícia iniciou um trabalho de inteligência e conseguiu apreender o material. O dono da residência conseguiu fugir ao notar a aproximação dos PMs. De acordo com a lei, o crime para quem cultiva a planta possui punições semelhantes à de quem trafica. 


Pés de maconha eram cultivados na zona rural de Teofilândia

Do Portal Clériston Silva

Carlos Alberto de Nóbrega termina relacionamento com ex-Miss Brasil

Carlos Alberto de Nóbrega, 77, e a ex-Miss Brasil Jacqueline Meirelles, 50, não estão mais juntos. Depois de um namoro de aproximadamente dois anos, o casal resolveu colocar um ponto final no relacionamento.
Leia mais:

“Está tudo bem, terminamos numa boa. Vamos permanecer como amigos e pedi a ela que continue no elenco da Praça. Tenho somente isso a dizer”, comentou o humorista da 'A Praça É Nossa', do SBT, em comunicado enviado por sua assessoria de imprensa.
Jacqueline foi a primeira e única namorada do apresentador após sua separação de Andréa de Nóbrega, com quem ficou casado por 13 anos e tem um casal de gêmeos: João Victor e Maria Fernanda.
Por  | Notas OMG/Foto: AgNews