SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 12 de janeiro de 2013

Coité: Tudo pronto para o evento mais esperado do ano na região

Bem! O que tinha de fazer já foi feito pela comissão organizadora do 3º encontro da imprensa da região do sisal, bacia do Jacuípe e convidados que acontece neste domingo, dia 13 de janeiro, às 8h da manhã no Espaço de Lazer Bola Show, em Conceição do Coité.

Valter Silva batalhou muito e contou com suporte de Piter Júnior e outros parceiros para organizar este evento que tomou proporções não só a nível Bahia e Brasil, mas também internacional, já que pessoas que estão no exterior ficaram com muita vontade de está presente ao lado do pessoal da comunicação e da música, porém esbarram na distância.

O espaço escolhido não podia ser melhor. O Bola Show, em Conceição do Coité foi o local que Valter e a comissão entenderam que os participantes do evento mereciam.

A expectativa para o evento

O radialista Werner Rodrigues que, por muito tempo foi líder de audiência na Rádio Itaparica FM de Salvador e hoje comunica na Morena FM de Serrinha é um dos que desde o início confiou na organização do encontro, sendo um dos primeiros a contribuir para a realização da festa que promete ficar na história da comunicação da região.

Além dele, pessoas de cidades mais distantes como Tucano, Itiúba, Santaluz, Capim Grosso, Ilhéus, Santo Antonio de Jesus, Salvador e tantas outras confiaram no que este evento pode proporcionar de benéfico para a categoria e estão se deslocando para Conceição do Coité na certeza que vão poder interagir com colegas de profissão que jamais imaginariam conhecer.

Na mesma expectativa estão os comunicadores de Coité, Serrinha, Riachão e toda a região. Muitos retardatários  não querem ficar de fora e estão ligando para os organizadores pedindo para reservar seus lugares.

Vale frisar para todos que nenhuma pessoa vai participar sem contribuir, pois o evento não tem patrocinadores e é todo custeado pelas contribuições de cada membro. Quem levar convidados, vai ter que desembolsar os R$ 20,00 por cada convidado, o mesmo preço que os membros da imprensa vão pagar para participar.

Por Cival Anjos

Copa SP 2013: Bahia pega o Corinthians!


Com uma campanha de três jogos, três vitórias, onze gols marcados e nenhum sofrido, o Esporte Clube Bahia avançou na 44º Copa São Paulo de Futebol Junior. O time está na próxima fase da competição após enfrentar e vencer o Audax, em Louveira, pelo Grupo H, pelo placar de 2 a 0, hoje à tarde.

O resultado levou o Bahia a nove pontos, se classificando como o campeão do grupo, enquanto que o Audax fica na segunda colocação, com seis pontos ganhos, na briga para ser um dos melhores segundos colocados da fase de grupos, no entanto, já se sabe quem será o adversário do tricolor na próxima fase: o Corinthians que até aqui, empatou com XV de Piracicaba em 2 a 2, derrotou Americano-MA por 3 a 0 e hoje à noite, venceu o União de João por 4 x 2, classificando-se em primeiro lugar do grupo G, após somar sete pontos. O Corinthians já conquistou a Copa São Paulo em oito oportunidades.

Neste jogo, Leandro três vezes e Léo marcaram para o timão, enquanto, Luis Ricardo e Victor Hugo, batendo pênalti, marcaram os gols do União de João.

Bahia e Corinthians em jogo eliminatório se enfrentam na próxima terça-feira-feira, dia 15, na cidade de Araras, em horário ainda não confirmado pela Federação Paulista de Futebol, promotora da competição. O Esporte Clube Vitória e São Francisco, demais representantes do estado na maior competição de base do Brasil, foram eliminados ainda na fase de grupos.

Do Portal Futebol Bahiano

O Canto da Sereia: capitão aposentado da PM aciona MP contra Globo

A minissérie da Globo, “O Canto da Sereia”, baseada na obra de Nelson Mota, não foi bem vista por alguns baianos. Antes mesmo de Ísis Valverde, que deu vida a personagem Sereia, parar nas telinhas dos brasileiros, o capitão aposentado da Polícia Militar, Raimundo Almeida do Nascimento, entrou com uma representação no Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra um dos capítulos da minissérie da emissora brasileira.

“Eu como baiano me vi indignado com uma minissérie como essa. Ali não é o retrato da cidade. Eu moro aqui há anos e nunca vi um homicídio naquele contexto que é narrado em “O Canto da Sereia”, desabafa o capitão aposentado.

Para Raimundo, a Globo menosprezou o Carnaval baiano ao colocar no ar a morte de uma cantora de axé na maior festa de rua do mundo, em cima de um trio elétrico: “não estou falando em censura, mas sim na falta de senso. É como se não existisse policiamento na cidade. Como eles pegam uma minissérie dessa, com um teor desse e coloca no ar às vésperas do Carnaval? A emissora insiste em protagonizar a Bahia como responsável pelo índice de violência no Brasil”, questiona.

No documento enviado ao órgão público, Raimundo Nascimento também fez um posicionamento sobre um filme da Gobo Filmes, Tropa de Elite, que recebeu o prêmio Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim 2008: “o principal delinquente era denominado de baiano, ora com tanto fora da lei no sul e sudeste com nomes muito conhecidos, porque divulgar a Bahia com tamanha negatividade?”.

O capitão Nascimento acrescentou está incomodado por o MP ainda ter se manifestado sobre o caso: “Eu estranho algo desse tipo mas aguardo ser procurado”. A promotora responsável pelo caso é Márcia Regina dos Santos Virgens. 


Do Blog Ferraz e o Povo

Ichuenses sofrem acidente na BA-120 próximo de Retirolândia


Por volta das 6h30 da manhã deste sábado, 12, aconteceu um acidente automobilístico na BA-120 próximo ao município de Retirolândia envolvendo os ichuenses Fredson (Caria) e Marquinhos mais conhecido por Tampinha.
Conforme Fredson ele estava conduzindo um Fiat Uno de cor prata, pertencente a Ediney filho de Artur de Nova Esperança quando perdeu o controle próximo a uns quebra-molas e acabou capotando o carro.
Fredson informou que foram socorridos, mas que graças a Deus não sofreram lesões graves. Mesmo sem maiores problemas foi necessária a transferência para Feira de Santana para a realização de exames e Raio X.
Os dois acidentados foram transferidos por um veículo enviado pela Secretaria Municipal de Saúde de Ichu.
Por: André Luiz- AL Notícias
Do Portal AL Notícias/Foto: Reprodução do Facebook

Comunicadores ichuenses participarão de encontro de radialistas em Coité


100_9281 CAMPO
Amanhã, 13 de janeiro, diversos comunicadores de vários municípios da Região do Sisal estarão se encontrando no Bola Show em Conceição do Coité.

Este encontro serve para confraternização de radialistas, repórteres, blogueiros, músicos e outros profissionais que se dedicam à comunicação.
A Rádio Independente estará sendo representada por André Luiz, André Nilton, Valdir Carneiro, Givanildo Santos, Neto Bandeira, Cida Carneiro e Nilson Freitas.
O evento de comunicadores começa às 08 h da manhã e além do bate-papo e da troca de ideias, haverá som ao vivo, jogos de futebol e muito mais.
Por: André Luiz – AL Notícias

Projeto ESC Bicicross retomará as atividades na próxima terça-feira




Em reunião que aconteceu na quinta-feira (10), na sede de Secretaria de Esporte e Cultura de Barrocas, a Coordenação do ESC reafirmou compromisso em desenvolver a modalidade esportiva que vem destacando a cidade no cenário nacional. 

Os pilotos ouviram atentamente as orientações e puderam tirar as dúvidas quanto as ações que serão desenvolvidas neste ano, tiveram a confirmação do retorno das atividades já no dia 15 deste mês e da participação da seleção da cidade em mais um Campeonato Baiano, além de outras competições. 

Rubenilson explicou que este ano a responsabilidade de todos é maior, pois com três títulos estaduais conquistados em 2012, é natural que os pilotos da cidade sejam mais observados; “Vocês conquistaram títulos importantes superando todas as expectativas, em 2013 temos que nos dedicar ainda mais, pois uma etapa do Campeonato Baiano será disputada em nossa cidade e precisamos estar muito bem” disse Rubenilson, o coordenador reforçou que a cobrança não estará restrita apenas à performance dos pilotos na pista, mas também em relação ao desempenho escolar e a postura na sociedade. 


Participaram da reunião 18 pilotos, de diversas categorias, todos com brilho no olho e prontos para brilhar nas pistas da Bahia e do Brasil em 2013. O próximo encontro será com os pais dos pilotos buscando segundo a direção unir forças para que os resultados positivos continuem sendo conquistados.
@ Nossa Voz Esporte

Barrocas: Viatura da Polícia Militar está de volta



Na tarde dessa sexta-feira (11) retornou à Barrocas, a viatura da Polícia Militar que há alguns dias tinha sido levada para a cidade de Serrinha com a justificativa de que estaria passando por uma revisão. 

No longo período em que a viatura ficou na cidade vizinha a situação da segurança na cidade se agravou, a Polícia que já vinha tendo dificuldades de atender aos chamados da população, em virtude do efetivo, agora também não dispunha de transporte, os PMs mais comprometidos com a missão de zelar pela ordem pública, ainda se dispunha a ir à Praça da Matriz a pé. 

A maior dificuldade encontrada foi no réveillon, sem viatura o caos tomou conta da festa. Com o retorno do veículo Ranger, esperasse que tudo volte ao normal e a cidade possa contar com as rondas tanto durante o dia como à noite. Nesta sexta-feira já foi possível ver a viatura circulando pelas ruas da cidade. Alguns munícipes inclusive mantiveram contato nos informando da situação; “estou mais aliviado em saber que a Polícia poderá fazer as rondas", disse um morador do bairro de Santa Rosa que viu o momento em que a viatura retornava à cidade e ligou para nossa redação.

Ronda @ Nossa Voz

Fotografo amador registra momento inusitado e foto faz sucesso nas redes sociais

Só faltou o Camaro!

O mecânico aproveitou um momento único e fez uma foto bem criativa, o resultado do clique foi publicado no Facebook e já recebeu dezenas de comentários.

O popular Veto Silva, tem um perfil bastante movimentado no “Face”, mas desde a última quinta-feira, depois da publicação do registro da foto de três veículos amarelos com o título “só faltou o camaro”, ele vem recebendo ainda mais acessos e compartilhamentos.

Resta saber se foi consciência ou se a foto foi preparada, Veto garante que não; “os carros se cruzaram e eu vendo que iam ficar bem próximos fiz a foto”, disse. Há quem diga que além do Camaro que virou rit, na foto poderia constar a famosa Brasília Amarela dos saudosos Mamonas Assassinas.

Parabéns Veto pela sua criatividade, quem venham novos cliques, fotografar é uma arte. Vejam os comentários clicando aqui! 

@ Nossa Voz

Barroquenses participam da inauguração da Primeira Academia de MMA da região sisaleira



O MMA (do inglês, Mixed Martial Arts) traduzindo, Artes Marciais Mistas, ou seja, a mistura de todas as Artes Marciais, desde a luta em pé ao combate no chão, vem ganhando muitos adeptos no Brasil, e na Bahia não é diferente, com a crescente procura e bons resultados que os esportes trazem além dos benefícios a saúde.

O evento de inauguração foi realizado na cidade de Serrinha e teve inicio por volta das 19:00 horas, um grande publico prestigiou o evento, Mestres, Senseis e Professores apresentaram suas modalidade, como, Muay Thai, Boxe, Karatê, Jiu Jitsu, Submission e o MMA.


No evento o Professor Barroquense Ângelo entregou o certificado de graduação ao seu aluno, Victor, que no dia 26 de janeiro disputará uma vaga para a Seleção Baiana de Muay thai, na cidade de Itabuna, assim tendo a chance de representar Barrocas e sua Federação nos eventos estaduais e nacionais.

Se fizeram presente, Ângelo Gonzaga (Muay Thai) Valdir Reis (Jiu Jitsu - Serrinha) e Humberto Tavares (Presidente da Federação Baiana de Jiu Jitsu Esportivo- Feira de Santana), Virna Jandiroba (Jiu Jitsu e Submission) Professor Gregório (Karatê Shotokan). Além da inauguração da Loja de suplementos.
@ Nossa Voz Esportes - Foto: Victor Santos

Barrocas: Motorista perde controle e capota carro na BR-349



Por volta das 15h40min deste sábado (12) , aconteceu mais um acidente na BR-349, no trecho Bairro do Cedro/Barrocas. Acidentes são comuns neste trecho!

Apenas o motorista estava no veículo e diante da gravidade do acidente, populares disseram que ele escapou por sorte. Edson, de 22 anos, sofreu apenas uma lesão no braço,  ele reside no Povoado de Rosário e é conhecido como Dídio. O mesmo foi conduzido para o hospital, mas amigos o buscaram e se prontificaram a assinar o termo de responsabilidade e o levá-lo para tirar o raio-x em outra unidade.

Segundo informações de populares, Edson conduzia o veículo Gol 1.0, JMZ-4758, licenciado de Salvador, quando perdeu o controle e derrapou. Com a velocidade o veículo entrou de lado na curva e subiu a ribanceira, capotando diversas vezes até parar por conta de o terreno ser alto. O motorista que segundo informações não estava com o cinto de segurança, por sorte não foi projetado para fora do veículo. Apesar da gravidade ele sofreu apenas uma lesão no braço.

Os amigos de Edson lamentavam o ocorrido, pois teriam o convidado para esperar e assim seguirem em grupo, pois iam manter uma velocidade reduzida, possivelmente evitando o acidente, mas felizmente o prejuízo foi material, como disse um deles.

Ronda Jornal @ Nossa Voz – Por Victor Santos

Vestibular da UNEB começa neste domingo,13


Cerca de 41 mil estudantes são esperados para o vestibular da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) neste domingo (13) e na segunda-feira (14).  Os candidatos disputam  4.084 vagas, distribuídas em 126 opções de cursos de graduação. 

No total, a Uneb tem 24 campi em Salvador e no interior do estado. As provas serão realizadas em 27 estabelecimentos da capital e 59 do interior. Os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50 (horário local).

As provas começam às 8h. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Ciências Humanas, além da Redação. No segundo, os de Matemática e Ciências da Natureza. Na capital, o curso mais concorrido é o de Medicina, com concorrência de 137 candidatos por vaga (para ingresso no 1º semestre) e 106 candidatos por vaga (para início das aulas no 2º semestre). Direito tem a segunda maior concorrência com 57 candidatos inscritos para cada vaga, seguido de Engenharia de Produção Civil com 47 candidatos por vaga. 

No interior do estado, o curso mais procurado foi o de Direito nos campi de Juazeiro (33 candidatos por vaga), Paulo Afonso (19 candidatos por vaga), Jacobina (19 inscritos por vaga) e o de enfermagem, oferecido em Senhor do Bonfim (16 candidatos por vaga).

Do Portal Calila Notícias/Fonte: iBahia

Homem morto em acidente na BR-324 prestava serviços para a Via Bahia


O homem que morreu atropelado por um Meriva que invadiu o pedágio da Via Bahia, na BR-324, era funcionário terceirizado da concessionária.

Rosinaldo Lemos Guerra, 33 anos, estava dando início ao serviço de capinagem na lateral da rodovia, quando foi surpreendido pelo carro. Outro funcionário também foi atropelado por volta de 9h30 desta sexta-feira (11).

Cinco pessoas estavam no veículo de placa JSD 0535. Duas delas, inclusive uma criança, ficaram feridas e foram socorridas pela ViaBahia para os hospitais da Criança e Clériston Andrade, em Feira de Santana. Com uma fratura do fêmur, o funcionário atropelado foi levado para o Hospital Emec, também em Feira.

O acidente ocorreu no km 572, na região conhecida como Ponte do Rio Jacuípe. Segundo a ViaBahia, após passar por um pedágio sem pagar, o motorista do Meriva tentou fazer uma ultrapassagem indevida e atingiu os funcionários, no sentido interior do estado. Em seguida, o veículo caiu em uma ribanceira no leito seco do rio.  

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o motorista abandonou o carro no local e fugiu pegando carona. ele é suspeito de fazer transporte clandestino e dirigia em alta velocidade, segundo a PRF. Os nomes dos feridos e estado de saúde deles ainda não foram divulgados. (Informações do Correio). 

Do Portal Interior da Bahia

Copa SP 2013: Bahia vence Audax e avança!


O Esporte Clube Bahia executou a fase de grupo da 44º Copa São Paulo de Futebol Junior com sucesso. 

Estreou vencendo o Criciúma por 2 x 0, goleou o Botafogo da Paraíba por 7 x 0 e hoje à tarde, jogando no Estádio José Silveira Nunes, na cidade de Louveira, pela terceira e última rodada, tomou sufoco, porém venceu o Audax por 2 x 0, somou 9 pontos, 11 gols marcados e zero sofrido, conquistando primeiro lugar no grupo H e avança na competição com 100% de aproveitamento e expectativas promissoras para a próxima fase, a despeito da dureza do próximo adversário.

Rayllan, aos 25 minutos do primeiro tempo, abriu o placar para o tricolor, enquanto Matheus, em contra ataque aos 30 minutos, fez o segundo para completar o placar favorável ao tricolor.

O time de Sérgio Araujo continua na competição e na próxima fase deve enfrentar o sobrevivente do confronto entre o todo poderoso Corinthians e União de São João, jogo que acontece ainda neste sábado, às 19h.

Do Portal Futebol Bahiano

Delegacias de Barrocas e Teofilândia recebem novas viaturas; Serrinha nada


O sistema de segurança pública da Bahia conta, a partir desta sexta-feira (11), com o reforço de mais veículos, armamentos e equipamentos de proteção individual para as polícias Militar e Civil e Departamento de Polícia Técnica (DPT). Cerca de R$ 44 milhões foram investidos em 370 viaturas, 8.440 armas, 17.900 coletes a prova de bala, além de equipamentos como tablets, algemas, munição e uniformes.

Realizada na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a entrega marca mais um importante reforço para as atividades de policiamento, investigação e perícia técnica, dentro das ações do programa estadual Pacto pela Vida. “A segurança pública é feita fundamentalmente com os profissionais, mas sem equipamentos ninguém trabalha. Temos que ampliar e qualificar o contingente e melhorar toda a nossa infraestrutura”, disse o governador Jaques Wagner.

Entre os veículos entregues, estão dois micro-ônibus para transporte de tropa do Corpo de Bombeiros, 100 viaturas para as bases comunitárias de segurança, além de outras 30 para a ação ostensiva das polícias Civil e Militar. 
Fazem parte ainda da nova frota 220 motocicletas para as bases comunitárias e dez equipadas com kit de combate a incêndio para os bombeiros. O Comando de Policiamento Especializado vai ganhar dois ônibus e seis motocicletas. No total, o investimento das novas viaturas foi de R$ 7,7 milhões. Do total, apenas duas viaturas foram enviadas para a área da 15ª Coorpin (Polícia Civil). As cidades de Barrocas e Teofilândia receberam uma, cada.

Também foram investidos R$ 18 milhões em armamentos para as polícias Civil e Militar, além de 17.900 coletes balísticos, no custo de aproximadamente R$ 10 milhões. Completam o pacote de aquisições 17.972 equipamentos de proteção individual e apoio ao trabalho das polícias, como tablets veiculares. Instalados nas viaturas e conectados à base de dados dos sistemas de informação da segurança pública, os aparelhos contam com tecnologia de localização por satélite (GPS) e permitem consultas para a identificação de suspeitos e veículos durante abordagens de rotina.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, a distribuição das viaturas e dos equipamentos entre as regiões do estado será feita com base em estudos técnicos. “Terão preferência os municípios com maior número de homicídios, assim como em Salvador as áreas mais problemáticas e pontos turísticos, a exemplo do Pelourinho”.


Do Portal Clériston Silva

Vitória eliminado da Copa São Paulo 2013


O Vitória chegou para as disputas da Copa São Paulo cheio de moral, com as expectativas renovadas e ostentando o status de favorito, após conquistar o título de Campeão da Copa do Brasil Sub-20. Mas como sempre, ficou apenas na promessa e acabou sendo uma grande decepção.

O time estreou empatando em 2 x 2 com o Mogi Mirim, venceu o ABC por 2 x 1 às duras as penas e hoje à tarde, jogando no estádio Otacília Patrícia Arroyo, foi derrotado pelo Monte Azul por 1 x 0 e assim, desta forma melancólica e inesperada, o time rubro-negro foi eliminado da competição ainda na fase de grupo, decepcionando e arranhando o recentemente pólido orgulho do torcedor rubro-negro, quando o assunto são as categorias de base. 

O único gol da partida foi marcado por Bruno, aos 31 minutos do segundo tempo. O Monte Azul ainda tem chance de classificação pelo índice técnico. O Mogi Mirim ficou como primeiro lugar.

Do Portal Futebol Bahiano

Vitória vence o Botafogo-BA no Barradão


Caio Jr. ficou satisfeito com o desempenho do time rubro-negro no jogo-treino deste sábado, pela manhã, contra o Botafogo, no Estádio Manoel Barradas. 

O Vitória venceu por 1 a 0, gol de Marcelo Nicácio, cobrando pênalti sofrido pelo lateral-direito Dimas. “No aspecto tático, o time teve um bom comportamento, e me agradou o treinamento”, disse Caio Jr. 

Durante o jogo-treino, ainda no primeiro tempo, o meia Leilson sofeu um trauma no joelho ao dividir uma bola. Atendido pelo médico José Olímpio Azevedo, o jogador foi retirado do treinamento e já iniciou tratamento com o fisioterapeuta Clício Alves. 

 Durante boa parte do jogo-treino, Caio Jr. manteve a base do time que pretende iniciar a temporada, domingo, dia 20, contra o América RN, pela Copa do Nordeste, em Goianinha (RN), às 17 horas. 

O time escalado no início do jogo-treino formou com: Deola; Léo, Gabriel, Reniê e Iuri; Rodrigo Mancha, Neto Coruja e Arthur Maia; Marquinhos, Lúcio Maranhão e Leilson. Quando Leílson saiu, o treinador colocou Alan Pinheiro em seu lugar. A equipe acabou o treino com esta formação: Douglas; Dimas, Lucas (da base), David Braz e Euller (base); Mineiro, Teodoro ( base) e Alex (base); Michael (base), Marcelo Nicácio e Alan Pinheiro.

Do Portal Futebol Bahiano

São G. dos Campos: Corpo de homem é encontrado carbonizado dentro de Uno


Mais um crime bárbaro foi registrado no município de São Gonçalo dos Campos, por volta dos 00h20 deste sábado (12) na Fazenda Xavante.

O corpo de um homem foi encontrado carbonizado dentro do veiculo Fiat Uno placa JRD- 5413. Segundo informações chegadas à polícia, a vítima foi morta no banco traseiro do carro e os criminosos depois atearam fogo no veículo.

O crime vai ser investigado pela equipe da delegada Cristiane Oliveira. O corpo foi encaminhado ao DPT onde ficará aguardando familiares para fazer o reconhecimento (Informações do Acorda Cidade). 

Do Portal Interior da Bahia

Seca interminável deixa 260 municípios baianos em estado de emergência


A terra que não queima, arde. Em 98% dos municípios do semiárido baiano, segundo a Defesa Civil Estadual, a falta de chuvas também tem provocado prejuízos. O ano de 2012 fechou com 260 cidades em estado de emergência por conta da seca.

“É um número bastante elevado. Estamos chegando ao final do período de chuvas e o que choveu não reverteu o quadro”, diz o coordenador da Defesa Civil Estadual, Salvador Brito.

Para amenizar os prejuízos, o coordenador destaca a construção de poços artesianos, cisternas, adutoras e sistemas simplificados de tratamento de água, além da limpeza de aguadas. A previsão, no entanto, é de chuvas abaixo das médias históricas. Segundo a Seagri, o sisal está sofrendo com a estiagem prolongada, deixando as regiões produtoras com estimativa de perda de 75% da produção em 2013.

“Está muito seco e a falta de água já dura há muito tempo. Quem sofre é a zona rural” diz a moradora de Coronel João Sá, Anísia Carvalho. A cidade é uma das oito apontadas pela Cordec com seca é mais grave. Destacam-se também Macururé, Itiúba, Caetanos, Curaça e Uauá. “Os bichos estão fracos. O restinho que tinha de gado está sendo vendido”, lamenta o atendente Jaelinto Santos, 20.

Previsão ruim: trimestre de chuva abaixo da média
Os ventos que sopram do Instituto Nacional de Meteorologia não trazem boas notícias para as cidades que aguardam ansiosamente por chuvas. A previsão para os três primeiros meses de 2013 é de precipitação abaixo da média no semiárido. “Não vai ter mudança no quadro de poucas chuvas”, alerta a meteorologista Marines Oliveira. Para a Chapada Diamantina, a previsão é de chuvas dentro da média. “Vai chover o que costuma chover, mas não vai sair disso”, acrescenta Marines.

No início do próximo mês, um novo boletim com a previsão para fevereiro, março e abril deve ser divulgado. Para este final de semana, a previsão é de que podem ocorrer chuvas fracas e isoladas. “Na semana passada, na Chapada, nem chuvas fracas ocorreram”, lembra a meteorologista. Para o coordenador da Defesa Civil estadual, Salvador Brito, a “expectativa são as chuvas de março”.

Estiagem é ameaça para abastecimento de energia
Se a falta de chuvas na Bahia causa o problema da seca, a estiagem no Sudeste vem ameaçando o abastecimento de energia no país. Isso porque os reservatórios das hidrelétricas estão em níveis muito baixos. Segundo o diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudança do Clima (Cbem), Osvaldo Soliano, as chuvas de Goiás, Minas Gerais e São Paulo são as mais importantes para fazer subir o nível dos reservatórios.

“Chover no Nordeste não faz muita diferença, a maioria dos reservatórios fica no Sudeste e Centro-Oeste. Até Sobradinho, que fica na Bahia, é abastecida pelo Rio São Francisco, que nasce em Minas”, explicou. Soliano lembra ainda que é normal não chover no Nordeste nesta época. “As chuvas do Sudeste é que deveriam ter começado em novembro”. Ontem, os reservatórios apresentaram a primeira alta desde o início do ano. (Informações do Correio/Foto: Pedro Oliveira).

Do Portal Interior da Bahia

Petistas não são imbatíveis, afirma Marina Silva


Segundo o último Datafolha, se as eleições presidenciais fossem hoje, Lula ou Dilma seriam eleitos no primeiro turno.


Em meio ao processo de criação de um partido para viabilizar sua candidatura em 2014, a ex-ministra Marina Silva afirma que nem o ex-presidente Lula nem a presidente Dilma Rousseff são “imbatíveis”, apesar de seus altos índices de aprovação. “Não existem fortes que não se enfraqueçam nem fracos que não se fortaleçam”, disse à reportagem.

Segundo o último Datafolha, se as eleições presidenciais fossem hoje, Lula ou Dilma seriam eleitos no primeiro turno. As intenções de voto de Marina variam entre 13% e 18%, índice próximo ao alcançado nas eleições presidenciais de 2010, quando ela atingiu 19,3%, ou 19,6 milhões de votos. 

Questionada sobre o lançamento de uma candidatura para disputar a Presidência em 2014, ela diz que a decisão não é dela. “Quem tem 18% das intenções de votos com certeza tem uma responsabilidade grande com esse legado. Não fui candidata 'a priori' nesses dois anos e não estou na condição de candidata 'a priori'.” 

Sobre o novo partido, que ainda precisa da assinatura de cerca de 500 mil eleitores de nove Estados, ela diz que o processo está “amadurecido”, sem dar detalhes. 

Entre as pessoas com quem ela conversa para levar à nova sigla estão o deputado José Antonio Reguffe (PDT-DF), o deputado Walter Feldman (PSDB-SP) e a ex-senadora Heloisa Helena (PSOL-AL). 

Legado verde de olho no capital eleitoral deixado por Marina, integrantes da cúpula do PV pressionam o ex-deputado federal Fernando Gabeira para se lançar como candidato à Presidência em 2014. No dia 17, Gabeira será uma das estrelas do programa do PV que vai ao ar em cadeia nacional de rádio e TV. Ele nega que seja uma sinalização de que será candidato. “Há entre eles [do PV] essa expectativa, mas é improvável”, disse.

Do Portal ML Notícias

Tragédia em Itaguaçu da BA: Vaqueiro e filho de 13 anos são espancados e queimados até a morte durante assalto


Um vaqueiro e o filho de 13 anos foram mortos de maneira violenta na madrugada de quinta-feira (10) durante um assalto a uma fazenda em um povoado de Itaguaçu da Bahia, segundo informações da delegacia da cidade, que investiga o crime.

José Pereira de Miranda, 44 anos, trabalhava na fazenda, que fica na zona rural do distrito de Várzea Grande. O filho dele, Patrício Menezes de Miranda, acompanhava o pai durante a semana e voltava para a casa da família, na região central do povoado, somente aos finais de semana.

Segundo a polícia, os ladrões invadiram a fazenda no final da noite de quarta-feira, quando só estavam no local o vaqueiro e o filho. Eram três bandidos, que roubaram animais e uma certa quantia de dinheiro. Como eles conheciam o vaqueiro, resolveram matá-lo para não serem reconhecidos. O crime teve requintes de crueldade.

"Eles queimaram, espancaram, pegaram uma barra de concreto, vigas de concreto, e bateram nos rostos dos dois, desfiguraram completamente pai e filho", conta a delegada Ariadne Aragão, responsável pela investigação. O crime foi descoberto pela manhã por outro filho do vaqueiro, que encontrou o pai e o irmão mortos. Ele acionou então a polícia.

Na fuga dos bandidos, a S10 em que eles estavam quebrou e eles não conseguiram levar os animais. Um dos suspeitos conseguiu fugir, mas outros dois foram presos. "O carro quebrou na estrada e eles foram apanhados. A polícia reconheceu o veículo porque já tinha sido visto anteriormente e já se sabia mais ou menos de quem era", acrescenta a delegada.

Estão presos na 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Irecê) Jorge Carlos dos Santos e um outro suspeito que forneceu nome falso para a polícia e ainda não foi corretamente identificado. Os dois confessaram o crime. O terceiro envolvido, José Roberto Pereira dos Santos, está foragido. Todos serão indiciados por latrocínio. (Com informações do Correio).

Do Portal Interior da Bahia

Gavião: Ultrapassagem resulta em acidente com Honda FIT na BR-324


Por volta das 16h30 desta sexta-feira (11), aconteceu um acidente na BR-324 que resultou na virada de um Honda FIT de Placa 1552, licença de Senhor do Bonfim, que era conduzido por Lidiane Carla, de 31 anos.

O acidente aconteceu entre a cidade de Gavião e o Distrito de Itatiaia. De acordo com relatos do Patrulheiro da PRF, no carro seguia quatro pessoas, entre os quais um bebê de nove meses, que foi colocado na cadeirinha Bebê Conforto instantes antes de o acidente acontecer.

A causa do acidente descrita pelo Patrulheiro teria sido uma ultrapassagem. Segundo ele revelou ao site Arnaldo Silva Radialista, a condutora, ao se deparar com uma carreta, acabou perdendo o controle do veículo e resultando na virada. Nenhum dos ocupantes do veículo se feriu com gravidade.

Do Portal Interior da Bahia

Itiúba: Fiat Uno bate em caminhão de Riachão e condutor se fere gravemente


Por volta das 14h30 desta sexta-feira (11) a guarnição da Policia Militar de Itiúba foi informada por populares que havia acontecido um acidente na BA-281, próximo à entrada do povoado de Taquari.

Ao chegar ao local, os policiais foram informados por testemunhas que o veiculo Fiat Uno de cor cinza, de placa policial JNK-4145, licença de Cansanção - Ba, havia colidido com um caminhão e em seguida capotado.

O Fiat Uno era conduzido pelo senhor Agostinho Valério dos Santos, de 64 anos, residente no Povoado de Rômulo Campos, no município de Itiúba.

Segundo as testemunhas, o acidente aconteceu quando o Fiat Uno seguia no sentido Itiúba a Rômulo Campos e, ao tentar ultrapassar o caminhão VW 24 250, de cor vermelha, placa NZO 2820, licença de Riachão do Jacuípe, colidiu na lateral esquerda do mesmo e em seguida veio a capotar.

O caminhão era conduzido pelo senhor Antônio Nerivaldo de Lima Carneiro, residente na cidade de Queimadas, vizinha a Itiúba. O condutor do Fiat Uno, senhor Agostinho Valério, foi conduzido em estado grave pela unidade móvel do SAMU para o hospital de Itiúba.

Da redação do Portal Interior da Bahia, com informações do 6º BPM 4ª CIA 4º Pelotão 

Valente: Prefeitura avança na construção do projeto para reforma do hospital municipal


DSC_0083
Em reunião ocorrida na última sexta-feira (11), em Valente, a Fundação Estadual Saúde da Família apresentou esboço do projeto de reforma do Hospital Municipal José Mota Araújo. 

O projeto está em processo de elaboração e muitos ajustes precisam ser feitos para que possa atender toda demanda do município.


A área construída hoje no terreno do hospital municipal é de 900m². Com a reforma, esta área se estenderá para 2.700m² onde será possível projetar um hospital amplo, levando em consideração a humanização do sistema de atendimento à saúde.

“É uma grande obra. Estamos falando de reforma e ampliação de um prédio hospitalar que atende uma cidade de quase 25 mil habitantes. A comunidade continuará com o atendimento ambulatorial separado dos atendimentos de urgência. A ala pediátrica será separada da ala de adultos para garantir mais conforto e tranquilidade aos procedimentos de internação. Também serão asseguradas instalações adequadas para realização de parto normal. Tudo isso está sendo pensado e garantido no projeto que estamos fazendo”, informou a representante da Fundação Estadual Saúde da Família, Maria Tereza Braga.

A construção da sede da Secretaria de Saúde no terreno do hospital garantirá mais agilidade de retornos nas resoluções dos problemas. “É importante lembrar que este é apenas um momento de avaliação e emendas do projeto. Ainda temos muito que discutir para que esta obra contemple as necessidades de nossa terra. O próximo passo é uma audiência com o secretário de saúde do estado, Jorge Solla, para apresentação deste esboço e discussão sobre as verbas para a realização da reforma” arremata o prefeito, Ismael Ferreira.

Do Portal Calila Notícias/Fonte: ASCOM PMV

Tratorista natural de Conceição do Coité morre ao cair de moto no interior do Piauí


tratorista morto no Piauí
Natural de Conceição do Coité, Alcebíades da Cunha Anselmo, 31 anos, morreu na tarde de quinta-feira (10) após sofrer um acidente de moto na BR 407, a cerca de 4 km da cidade de Jaicós. 

Com a queda, Bido, como era conhecido Alcebíades, sofreu graves lesões na cabeça e perdeu muito sangue.


Ele pilotava uma moto modelo Honda CBX 200 Strada, de cor verde e chegou a ser socorrido, mas deu entrada sem vida no Hospital Florisa Silva, em Jaicós. Testemunhas não souberam informar o que teria provocado o acidente. 

Bido estava trabalhando há aproximadamente um ano no estado de Piauí e constantemente visitava os familiares no Povoado de Santa Rosa, município de Conceição do Coité, onde passou o final do ano e viajou na manhã da segunda-feira (07). 

O corpo de Bido chegou no final da tarde de sexta-feira (11) e foi velado na residência dos pais no Bairro do Contorno, no Povoado de Santa Rosa  e foi sepultado na madrugada de sábado (12), pelo estado do corpo.

Por: Valdemi de Assis/ foto reprodução: Raimundo Mascarenhas(Calila Notícias)


Max Vidal, J.J. Alegria e Gustavo confirmam presença no 3º encontro da imprensa em Coité, mas Ferraz é dúvida

José Ferraz, J.J. Alegria, Gustavo e Max Vidal
Os radialistas Max Vidal da Morena FM e J.J. Alegria da Sucesso Web, além do convidado Gustavo da Sky confirmaram suas participações no 3º encontro da imprensa da região, neste domingo (13), às 8h da manhã, em Conceição do Coité.

Já o  comunicador da Regional AM, José Ferraz ainda não sabe se estará presente neste evento que vem despertando as atenções dos meios de comunicações da Bahia.

Além dele, o seu companheiro de emissora e de programa, Pedro Santos também continua indeciso se vai. José Ribeiro deve se fazer presente no Bola Show após o programa que apresenta na Regional, aos domingos, pela manhã, porém Celso Oliveira que também integra o Grupo Lomes já definiu a sua participação.

O radialista e blogueiro tucanense, Gil Santos do site Gil Santos Notícias e da Tucano FM garantiu sua presença na noite desta sexta-feira. Além dele, Ataíde Oliveira da rádio Água Fria FM e o dentista Doutor Madeiro firmaram seus compromissos e vão abrilhantar o evento domingo.

A cineasta e jornalista Ana Vitória Araujo e o também cineasta Téu, de Salvador, já reservaram suas vagas na tarde desta sexta-feira para não ficar de fora deste encontro.

Outras pessoas de várias partes da Bahia continuam entrando em contato com os organizadores para garantirem suas participações. Dentre elas, o cronista esportivo da rádio Cristal AM de Salvador, Paulo Roberto, ex-Sociedade da Bahia e Metrópole FM.

Por Cival Anjos


Jobson ex-jogador do Bahia se apresenta ao São Caetana e já arruma a primeira confusão


jobson
O ex-jogador do Bahia Jobson foi apresentado hoje ao São Caetano, no Estádio Anacleto Campanella, mas já chegou com polêmica. 

Atrasado em 30 minutos do horário previsto para a coletiva, o jogador vestiu a camisa do Azulão e respondeu às perguntas, mas se irritou quando um repórter o procurou para questionar se ele "estava limpo", ou seja, sem usar drogas.

– Não estou entendendo sua pergunta. Você me passou alguma coisa? Por que falar sobre isso? Vai tomar no c... – respondeu Jobson, que logo em seguida deixou a sala de imprensa e foi para a sala de musculação do estádio.
 O empresário Antenor Joaquim tentou explicar o ocorrido.
– O passado do Jobson tem uma marca e isso mexe muito com ele. Ele precisa aprender a ser e não ter coisas na vida. Está pagando um preço alto buscando seu espaço. Precisa recuperar seu futebol e buscar ser homem, porque não deixou essa marca onde passou. A gente também precisa ver o lado humano – disse.
Jobson, que tem contrato de empréstimo até o fim deste ano, disputará a elite do Campeonato Paulista e a Série B do Brasileirão pelo São Caetano, quando deve voltar ao Botafogo, clube com que tem contrato até 2015.
Do Portal Bahia em Foco