SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 5 de janeiro de 2013


Movimento de Mulheres de Serrinha protesta contra show da banda New Hit


Na manhã deste sábado (05/01), o Movimento de Mulheres aliado com outras instituições sociais da cidade de Serrinha, saíram pelas ruas protestando contra o show da banda baiana de pagode New Hit.

O motivo da passeata se deu pelo fato de que os integrantes estão envolvidos num caso de estupro de duas adolescentes na cidade de Rui Barbosa. Todos os acusados foram imediatamente presos, mas foram soltos mediante habeas corpus dois meses depois do acontecido.

A banda é formada em sua maioria por jovens e viaja por todo o estado participando de festas e micaretas. As duas jovens vítimas do estupro, narraram que tudo aconteceu quando foram pedir autógrafo ao vocalista e dançarinos no ônibus da banda que estava estacionado em frente da igreja logo depois que eles se apresentaram na micareta da cidade, quando foram até o fundo do ônibus e os rapazes começaram o abuso.

O Conselho Tutelar do município de Rui Barbosa foi acionado, assim como a Polícia Militar que conduziram os dez rapazes mais um policial que trabalhava como segurança da banda até a delegacia onde ficaram presos e em seguida foram encaminhados ao presídio de Feira de Santana.

Depois de praticamente dois meses, os jovens conseguiram ser liberados da prisão e voltaram a fazer shows. Atualmente, a banda vem recebendo protestos de movimentos sociais indignados com por eles estarem soltos e realizando shows, como ocorrido em Feira de Santana, Muritiba e agora Serrinha.

“É preciso um maior acompanhamento desses casos, pois muitas mulheres estão sofrendo além de serem violentadas, sofrem torturas psicológicas e ainda são espancadas dentro dos seus lares por seus maridos e pretendemos dar prosseguimento ao projeto de Lei Antibaixaria que a deputada Luísa Maia criou na câmara para proteger a dignidade da mulher”, pontuou Helena Barreto.

Em Serrinha, o show acontece amanhã e por isso hoje o movimento de mulheres junto com Instituto Casa da Cidadania de Serrinha, Movimento Negro Afro Jamaica, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Movimento de Mulheres Urbanas, tomaram as ruas da cidade para mostrar indignação com a impunidade dos acusados no caso.

“A conscientização contra esses casos de abusos sexuais contra as mulheres e crianças tem feito com que as pessoas denunciem esses casos para que assim a justiça possa agir e assim esperamos que a impunidade não vença. Em Serrinha existem casos e sempre nos reunimos para empreender ações na defesa da figura feminina que está sendo muito banalizada pelas bandas de pagode”, afirmou Cleuza Juriti.

Por: Renilson Silva (Calila Notícias)

Motoqueiros matam um homem e deixam outro gravemente ferido em Várzea da Roça


homem-executado-em-várzea-d
Um homem foi morto a tiros e outro ficou gravemente ferido por volta das 9h deste sábado,5, na cidade de Várzea da Roça. 

Segundo informações da polícia, dois homens desconhecidos, usando capacetes,chegaram em uma moto Honda Bros, de cor preta, na Praça Alfredo Navarro,(praça da feira) e atiraram contra João Sales Rios Neto (foto), de 54 anos, e Luiz Carlos do Carmo Oliveira, 34, conhecido por Luiz Gago.


João recebeu um tiro na cabeça e morreu no local.O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Jacobina para ser necropsiado. Já Luiz Carlos foi atingido com dois tiros no tórax e um no pescoço, tendo sido socorrido para o hospital da cidade e diante da gravidade, foi transferido para Salvador.

Da Redação CN com informações e foto: Agmar Rios

Clodoaldo do Ônibus assume cadeira na Câmara de Vereadores de Biritinga

Pastor Gilmar Lima (esquerda) e Clodoaldo do Ônibus (à direita)
O motorista de ônibus, Clodoaldo Damascena de Miranda, de 56 anos, do Partido Democrático Brasileiro (PDT), tomará posse na Câmara de Vereadores de Biritinga nesta terça-feira (8).

Ele vai assumir a vaga de Nego de Abade também do PDT que assume a Secretaria de Administração de Biriringa.

Clodoaldo é natural de Biritinga, porém seus familiares residem na cidade de Serrinha. Ele teve 370 votos e ficou na 1ª suplência.

Clodoaldo do Ônibus, como é conhecido, contou com o apoio do Pastor Gilmar Lima da Igreja Quadrangular Renovada na campanha e obteve sucesso.

O Pastor Gilmar está radiante de alegria por saber que o seu trabalho rendeu bons frutos. Agora espera que Clodoaldo retribua na Câmara os votos que o povo de Biritinga lhe confiou.

Por Cival Anjos

Jacuipense faz estreia na primeira divisão do Baianão jogando em Serrinha

Jacuipense já treina em Serrinha
No dia 20 de janeiro, às 15h, o time do Jacuipense vai fazer sua estreia no retorno à série A do Campeonato Baiano jogando no estádio Mariano Santana, em Serrinha contra o Fluminense de Feira.

A equipe de Riachão do Jacuípe iniciou os treinamentos em Serrinha nesta quarta-feira (2), embora já viesse treinando em sua cidade de origem. 

O Leão Grená ficou impossibilitado de atuar no estádio Eliel Martins devido à esta praça esportiva não está em condições de abrigar jogos da primeira divisão e, por isto, optou por jogar em Serrinha.

No time comandado por Ueslei, Fausto, Tácio, Nadson, Alysson, Moreno, João Paulo são alguns dos nomes experientes que se juntam a jogadores mais novos como o atacante Stefan visando realizar uma grande campanha na competição baiana e, quem sabe, ser coroado com a conquista do título.

Neste domingo o Jacuipense joga amistosamente em Santo Amaro, na quarta-feira, pode haver um amistoso contra um selecionado. Dia 13 o time joga em Berimbau.

Segundo o supervisor da equipe, Beleza, o plantel está completo para o Campeonato Baiano 2013.

Apresentação do time Sub-20

A apresentação do time Sub-20, que vai disputar o campeonato de Juniores da primeira divisão será nesta segunda-feira (7), às 8h da manhã, no estádio Mariano Santana, em Serrinha. Os jogadores que vêm de Riachão do Jacuípe já treinam com bola e os outros vão trabalhar a parte física.

Por Cival Anjos

Conceição do Coité: Berinho Cantor é entrevistado na Rádio Sisal

Na tarde deste sábado (5), o serrinhense Berinho Cantor participou do programa Sabadão do Valtão, na Rádio Sisal AM de Conceição do Coité, com Valter Silva. 

Berinho foi entrevistado e cantou alguns dos sucessos que estão no seu mais novo CD. O ouvinte ficou encantado com o trabalho do serrinhense e participou por telefone para ganhar CDs.

Todos os participantes falaram ao vivo com Berinho e parabenizaram o novo trabalho deste artista que vem encantando a região.

Brevemente Berinho estará visitando as rádios de Araci, Teofilândia, Tucano, Biritinga, Lamarão, Ichu, Riachão do Jacuípe, Retirolândia, Valente, Santaluz e outras cidades da região para fazer a divulgação do CD.

Veja mais imagens de Berinho ao lado de Valter Silva na Rádio Sisal:





Por Cival Anjos

Polícia Militar realiza operação em Barrocas nesta sexta-feira



Guarnições de Polícia Militar, Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) e CAEL (Caatinga) estão realizando ações na sede e nos povoados nesta noite de sexta-feira, um dia após uma residência ser assaltada no centro da cidade por homens armados. 



Motos e carros foram parados e conduzidos até o BPM para averiguações, os veículos que não eram fruto de roubo foram liberados mediante apresentação de condutor habilitado e documentação, em bares e locais específicos os presentes foram abordados. 

Moradores do bairro do Cedro mantiveram contato com nossa equipe por volta das informando que um motoqueiro que não atendeu a ordem para parar, foi perseguido e em seguida como partiu em fuga os PMs efetuaram dois disparos buscando atingir os pneus da moto, houve perseguição com destino a cidade de Teofilândia. 


Ainda não temos informações se os Militares conseguiram interceptar a moto, mas segundo informações um homem foi detido por perturbar a ordem pública, ele estaria com uma motocicleta com descarga berrada.

Ronda @ Nossa Voz

Filho de Itiúba passa a virada do ano na casa do ator de cinema nos E. Unidos


Quando adolescente, Arquimedes Pinto de Azeredo, conhecido pelos amigos como Grego, ficava sonhando em conhecer de perto os atores de filmes em que era fã incondicional.

Neste final de ano, o sonho virou realidade. Arquimedes Azeredo não apenas o conheceu, mas também passou a virada do ano de 2012 na casa de um dos atores mais famosos do mundo, Danny Glover, dos filmes mundialmente famosos Máquina Mortífera e Predador. Danny Glover mora em San Francisco, Califórnia, e tem 66 anos.

Arquimedes Pinto de Azeredo, que é irmão do suplente de vereador por Itiúba, Aroldo Pinto, também mora em San Francisco, Califórnia, aonde trabalha e é casado com a norte-americana Crista.

Danny Glover ficou mais conhecido ao criar uma polêmica com o presidente norte-americano Barack Obama, quando defendeu a libertação dos cinco heróis cubanos presos e acusados de espionagem. Ele fez uma jornada de debates, organizada em Washington, para pressionar o país a rever a condenação. O ator é um homem que se volta para as causas mundiais e pensa em torná-lo melhor e mais solidário. Muito polêmico, declarou apoio à reeleição de Hugo Chávez, na Venezuela.

Arquimedes Pinto de Azeredo relatou com satisfação e alegria os momentos em que passou ao lado do ator: "É um cara e tanto". Arquimedes mora em San Francisco há 8 anos, fala com muita fluência o inglês e hoje gerencia um comércio nesta cidade. É filho de Rômulo Pinto de Azeredo e Olga de Jesus Azeredo, todos nascidos em Itiúba, na Bahia.

Do Portal Interior da Bahia, com informações e Aroldo Pinto

Colisão entre carreta e van deixa 10 mortos e 12 feridos no estado do Piauí


Um acidente na BR- 316 entre o município de Monsenhor Gil e a localidade Estaca Zero, a 56 quilômetros ao Sul de Teresina, no Piauí, deixou dez mortos e doze feridos.

Segundo informações do inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Toni Carlos, uma carreta e uma van colidiram por volta de 3h deste sábado (5).

"A Van saiu da cidade de Sobral, no Ceará, com destino a Brasília e trazia familiares que participaram das festas de fim de ano. Ao chegar neste trecho de curva, um dos reboques do caminhão bitrem tombou sobre a pista e invadiu a pista contraria, atingindo frontalmente com a Van que transitava em sua faixa normal", disse o inspetor.

A Polícia Rodoviária Federal tem três suspeitas para o acidente: ou motorista dormiu ao volante, ou ele estivesse conduzindo o veículo em alta velocidade ou acredita que possa ter ocorrido uma falha mecânica na carreta.

Ainda de acordo com Toni Carlos, o motorista da carreta não estava embriagado no momento do acidente, porém foi detido para prestar esclarecimentos.

Os feridos foram encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). De acordo com Gilberto Albuquerque, diretor do HUT, quatro pessoas passaram por cirurgias e os demais feridos estavam em observação até as 10h30 (Horário Local).

O Instituto Médico Legal (IML) de Teresina fez o resgate dos corpos e aguarda o reconhecimento para liberá-los para sepultamento. (Informações do G1/ Foto: Gil Oliveira).

Do Portal Interior da Bahia

João Henrique no ar?

O ex-prefeito João Henrique (PP) está perto de fechar negócio com um grupo de comunicação paulista que controla emissoras de rádio e TV em Salvador. 

Os detalhes do acerto ainda são mantidos em sigilo, mas prevê João como apresentador de programas de FM e televisão. 

Também interessa a ele virar colunista de um jornal que a rede de São Paulo cogita lançar na capital baiana ainda este ano,segundo o Jornalista Jairo Costa Junior do jornal Correio da Bahia. 

O Ex-Prefeito visa fiscalizar a nova administração de Salvador e defender a população da cidade visando sua candidatura ao Governo da Bahia em 2014.


Do Facebook de Igor Guimarães

Bahia vence na estreia da Copa SP de Futebol Júnior


Novo triunfo do futebol baiano pela Copa São Paulo. Depois do êxito do São Francisco do Conde que venceu o São José por 3x1, nesta sexta, desta vez foi o Bahia que comemorou a conquista dos três pontos na estreia. Neste sábado, 05, na cidade de Louveira (SP), o tricolor superou o Criciúma por 2 a 0. Raylan e Ryder marcaram os gols.

O resultado deixa o time em segundo lugar do Grupo H. O líder é o Audax-SP, que sapecou 7 a 1 no Botafogo-PB.

No primeiro tempo, o jogo foi equilibrado, com discreta vantagem para o Criciúma, mas terminou num empate sem gols. Na etapa final, no entanto, construiu seu triunfo. Aos 19 minutos, o lateral-direito Raylan abriu o placar para o Bahia.

Minutos depois do gol, uma baixa: o goleiro Renan foi expulso e o time teve de mostrar maturidade para segurar o Tigre. No fim, a paz desejada: num contra-ataque aos 45 minutos, Rider fez o segundo gol e garantiu o triunfo do Esquadrãozinho no interior paulista.

A equipe comandada pelo técnico Sérgio Araújo ainda terá dois compromissos pela primeira fase da Copinha. No próximo dia 9 (quarta-feira), encara o Botafogo da Paraíba. Já no sábado, dia 12, o Tricolor faz, contra o Audax-SP, seu terceiro jogo na competição.

Do Portal Calila Notícias

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Berinho Cantor segue divulgando o mais novo trabalho nas rádio da região

Berrinho Cantor - Arrochando Tudo
Na manhã desta sexta-feira (4), o serrinhense Berinho Cantor foi entrevistado por José Ribeiro e Fabiana Ferrari no programa Passando a Limpo da rádio Regional AM de Serrinha. Os radialistas teceram elogios ao belo trabalho de Berinho. 

Neste sábado será a vez de Berinho participar do programa de Valter Silva na rádio Sisal AM 900 de Conceição do Coité, a partir das 14h.

Assim como já aconteceu na Continental AM de Serrinha, Água Fria FM e Regional AM, o ouvinte vai poder participar e ganhar CDs do cantor que vem se destacando na música baiana.

Berinho produziu um CD recheado com canções novas e mais antigas. São músicas com letras marcantes que tiveram uma nova roupagem para o ritmo do momento: o arrocha que já se espalhou pelo país e o mundo depois de surgir na região de Candeias na Bahia.

Sintonizem a rádio Sisal AM neste sábado, a partir das 14h e ouça o novo trabalho de Berinho Cantor.

Por Cival Anjos

Maior obeso do mundo emagrece e precisa tirar 50 kg de pele em cirurgia


obeso
Paul Mason, de 51 anos, considerado o homem mais gordo do mundo, perdeu 286 kg e agora precisa passar por uma cirurgia para retirar 50 kg em excesso de pele.
Antes, Paul pesava 445 kg, quase meia tonelada e, para poder ir ao hospital, os bombeiros precisaram demolir a parte da frente da casa e removê-lo usando uma empilhadeira, segundo o site Daily Mail.
Agora, depois de dois anos, o homem que mora em Ipswich, na Inglaterra, conseguiu emagrecer. No entanto, ele precisa passar por uma nova cirurgia para retirar o excesso de pele, pois prejudica seus esforços para caminhar.
Mason afirma que sua compulsão alimentar começou aos de 20 anos, depois da morte de seu pai. Mas agora, depois de perder peso, ele consegue andar sem a ajuda da cadeira de rodas.
Do Portal AL Notícias/Fonte: Varela Notícias

Novo contratado do Bahia terá companhia do irmão


Na apresentação do atacante Thuram, na quinta-feira (3), um fato curioso chamou a atenção dos torcedores e profissionais de imprensa. O jogador, trazido da Chapecoense (SC), já possuía um familiar no Bahia.

O volante Gamboa, que atua no time Sub-20 e defenderá o Tricolor na Copa São Paulo 2013, é irmão do novo reforço.

Ambos são baianos de Cairu. Porém, Thuram, de 21 anos, começou sua carreira longe da Capital baiana. Ele iniciou no futebol pelo Atlético (PR), já com 19 anos.

Apesar de estar próximo, o atacante só terá contato com o irmão nas dependências do Fazendão. Em categorias diferentes, os dois ficarão na torcida pela futura integração de Gamboa ao profissional.

Do Portal Galáticos Online

Enquanto em Serrinha, as mulheres estão no controle da Câmara de vereadores, em Barrocas não há sequer uma mulher no legislativo


Filha de Ernesto Ferreira Edylene Ferreira é a nova presidente do Legislativo de Serrinha. (Foto Renny Maia)

Desde que foi emancipada e reemancipada, apenas uma mulher conseguiu uma cadeira na Câmara de Vereadores de Barrocas, e por apenas um mandato. 


A ex-secretária de Agricultura do Município, Maria Lucenir, conhecida como Cenir do Ouricuri, foi eleita na época pelo Grupo Barrocas Livre. Cenir entrou para a história do município, como a primeira e única mulher a exercer um mandato no legislativo, mas não conseguiu continuar representando as mulheres da cidade, ela não se elegeu na eleição seguinte e nas últimas tentou novamente uma vaga sem sucesso, no último pleito, Maria Lucenir ficou como Suplente pelo PRP na coligação Barrocas Livre. Ela obteve sem palanque 361 votos (3,84% do total de votos). 

O que parece é que a população barroquense ainda não se deu conta da importância de se ter mulheres entre os sues representantes, ou mesmo pôde estar faltando alguém que desponte nesse cenário, desempenhando o papel de defender bandeiras importantes, e olha que não faltam o que defender, sabe-se que muitas mulheres barroquenses sofrem agressão e são vítimas de maridos truculentos, padecem com o consumo excessivo de álcool por seus companheiros e até são abandonadas por esposos que deixam de cumprir com seus deveres de pai e marido. 

Em Serrinha, cidade localizada há apenas 18 km de Barrocas, na eleição de outubro, quatro mulheres conseguiram uma vaga no legislativo, não satisfeita com a ascensão, elas ainda conseguiram o comando da Mesa Diretora da casa, ocupando três cargos importantes, a Presidência com Edylene Ferreira (PV), 1º Secretaria com Helena Barreto (PT) e a 2ª com Rose de João Grilo (PT). 

Foto: Portal Clériston Silva
Não podemos deixar de dizer que o Brasil é presidido e muito bem, por uma mulher, Dilma Rousseff tem conseguido índices de aprovação históricos, a Petrobras também tem uma mulher no comando, assim fica a pergunta, porque em Barrocas uma candidatura feminina não emplaca e apenas são laçadas para atingir o número obrigatório pelo TRE. 

Registra-se, portanto que já tivemos uma mulher candidata a Prefeita e duas já disputaram a eleição como candidata a vice. Na primeira eleição em 2000, Edriane Brito foi vice na chapa do PT, em 2004, Dona Clarice (in memória) foi candidata a Prefeita pelo (PP) e em 2012, a ex-secretária de educação Jacqueline (DEM), compôs a chapa com o ex-prefeito José Edilson. 

Há quem diga que faltam ações, foco, fidelidade partidária, afinidade com um grupo político ou mesmo apoio dos líderes municipais que se empenham mais nas campanhas masculinas, e ainda uma conscientização do eleitorado. 

Por Rubenilson Nogueira (Portal Jornal A Nossa Voz)

Cinco, quatro ou seis?




Eleito, diplomado e empossado, o Prefeito do município de Barrocas, José Almir (PR) recebeu aliviado a confirmação do nome do vereador Eclécio, o popular Kekeu (PR), como presidente da Câmara de vereadores, porém logo após o anúncio, um comentário começou a circular no ambiente, deixando todos surpresos e com “uma pulga atrás de orelha”. 

Segundo pessoas que conversaram com nossa equipe, um filho do vereador João Luiz Damião, o popular Dudinha da Minação (DEM), afirmava que o pai, votou na chapa número 1, Presidente Kekeu, e não na número 2 que tinha Miguel Carvalho como Presidente, assim levantando a hipótese de que um dos cinco edis da base aliada, teria votado contra o Republicano. Dudinha também teria afirmado há algumas pessoas que votou na chapa encabeçada por Kekeu, inclusive falou com o próprio vereador que teria votado nele e por isso o mesmo teve 5 votos. 

A situação deixou alguns dos vereadores aliados ao Prefeito chateados, um deles foi José Inácio (PR), que se disse surpreso com a afirmação do colega, segundo ele o boato tem o objetivo de criar um clima de desconfiança no grupo. Já Gerinaldo (PT) brincou com a situação e comentou o quanto foi procurado nos últimos dias, mas confirmou a união com a base aliada do Prefeito. Por telefone Kekeu, disse que é uma situação era bastante complicada, mas que segue confiante na sua base, porém não vai contestar as afirmações de nenhum edil, pois o processo foi democrático e cada tem a sua consciência. 

Dúvidas ficam no ar, seria a base aliada do Prefeito Almir de Maciel formado por 6, 5 ou mesmo quatro vereadores? Um leitor, influente político que preferiu não se identificar, nos disse que o caso é delicado, e exige rápido esclarecimento para que o Prefeito eleito não inicie o mandato cercado de dúvidas e sujeito a futuras traições ou espertezas. Outra questão surge, teria Dudinha político tido como independente, mas que seguiu com o Grupo Barrocas Livre na eleição de outubro, contrariado à orientação do partido e votado contra uma chapa que tinha ele mesmo entre os membros? E se agiu assim estaria sujeito a punições por parte da presidência do Democrata na cidade ou ele tem liberdade para optar por aquele que acha melhor para presidir o Legislativo? 

Quem conhece o líder Almir, sebe muito bem que a partir de então ele pra evitar conflitos, tem na Câmara seis vereadores, ambos com direito ao seu ombro amigo, e se mais algum quiser se aproximar, também será bem vindo, com direito a pelo menso um aperto de mão, e olha que já é muito, pois pior era antes.

Por Rubenilson Nogueira (Portal Jornal A Nossa Voz)

Caos na Segurança Pública de Barrocas: Homens armados assaltam residência na Rua Ziza Queiroz




Assaltos, roubos de motos, arrombamentos, violência, moradores vivem clima de medo na pequena cidade do interior do estado.

A cidade ficou com as ruas desertas, às 21h, depois que homens encapuzados e armados levaram quase tudo que encontraram na residência da senhora Ana Hilda, localizada na Rua Ziza Queiroz (Rua do Quebra) no centro da cidade. Ainda em estado de choque, a vítima disse que tudo foi muito rápido, os homens chegaram, anunciaram o assalto e já foram pegando tudo que viam pela frente; Notebook, impressora, celular, TV e DVD foram alguns dos itens subtraídos. A dona de casa ficou sobre a mira de uma arma e foi levada para o primeiro andar do imóvel junto com sua filha pequena, em seguida foi trancada num dos cômodos.

Só depois de alguns minutos, já que ainda temia por sua vida, foi que a mãe, resolveu pedir socorro aos vizinhos que a libertaram. Os bandidos seguiram deixando folhas de ofícios que estavam na impressora pela rua. Informações dão conta de que eram dois homens e uma mulher loira, que teria ficando no veículo, gol cor prata parado à frente da residência. Um dos homens, conforme discrição, seria branco, magro e alto, o outro como ficou a distância não teve suas características reveladas.


O pai da vítima, popularmente conhecido por Cuíca, disse que assim que tomou conhecimento do assalto,  procurou a polícia, mas sem êxito imediato. Só a Guarda Municipal foi localizada no momento. As polícias, Militar e Civil depois de alguns minutos estiveram no local e colheram informações.

Para evitar novos atos é preciso que urgente, poder público, comércio, igrejas, associação, sindicatos e sociedade em geral se unam para buscar junto ao Governo do Estado , além de outras demandas, o aumento do efetivo, a permanência da viatura na cidade e uma união entre as polícia para que em parceria se consiga uma segurança pública de qualidade. Não adianta ficarmos apontando o dedo, enquanto nos apontam revolveres, precisamos sim agir juntos.

Ronda @ Nossa Voz – Por Rubenilson Nogueira

Reservatórios do Nordeste estão no nível crítico e acendem sinal de alerta


Os reservatórios do Nordeste terminaram o ano de 2012 abaixo do limite de segurança para o abastecimento do mercado - um mecanismo criado pelo governo federal após o racionamento de 2001 para alertar sobre o nível das represas.

De acordo com relatórios do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a capacidade de armazenamento das usinas da região fechou o mês de dezembro em 32,2%. O limite mínimo estabelecido era de 34%.

No sistema Sudeste/Centro-Oeste, a situação não é muito diferente. As hidrelétricas encerraram o ano com uma reserva média de água de 28,8% - apenas 0,8 ponto porcentual acima da curva de aversão ao risco. O nível de armazenamento é semelhante ao de 2000 (28,52%), antes de o governo federal ser obrigado a decretar o racionamento de 2001.

Apesar da condição preocupante, os reservatórios devem começar o ano acima do nível de segurança. Isso porque o ONS recalculou as curvas de aversão ao risco para 2013. Na prática, porém, a situação das usinas continuará bastante delicada. O alívio será apenas no papel.

Ao contrário do que a presidente Dilma Rousseff afirmou na semana passada, de que é ridículo falar de risco de racionamento, se não chover o País poderá ter dificuldades de abastecimento. Isso porque o ONS já lançou mão de todos os recursos disponíveis para poupar água nos reservatórios.

Desde o final de outubro, todas as térmicas existentes no País (sejam a óleo combustível, diesel, carvão ou gás) estão em operação. Hoje elas estão produzindo algo em torno de 10,5 mil MW - 22% da produção nacional. Isso representa uma conta de mais R$ 600 milhões por mês para o consumidor brasileiro.

O ONS também tem reforçado o intercâmbio de energia entre os sistemas. As regiões Norte e Sul, cujos reservatórios estão com melhores níveis de armazenamento estão mandando mais energia para o Sudeste/Centro-Oeste e para o Nordeste, que juntos representam 90% do sistema nacional. Norte e Sul significam 5% cada.

Um trunfo que o ONS deve ter a partir de meados deste mês é a entrada em operação da Termoelétrica de Uruguaiana. A usina, de 639 MW, instalada no Sul do País, está parada por falta de combustível. Em caráter emergencial, o Ministério de Minas e Energia autorizou a reativação da usina, que vai funcionar com gás natural liquefeito (GNL) importado pela Petrobrás.

"De qualquer forma, temos de rezar para chover", afirmou Marcelo Parodi, da comercializadora de energia Compass. Segundo ele, o quadro não é favorável. As chuvas estão abaixo das previsões e o consumo de eletricidade em alta por causa das elevadas temperaturas. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em novembro, o consumo ficou 6,3% acima do verificado em igual período de 2011. Foi a maior taxa registrada no ano. "A ocorrência de temperaturas elevadas impulsionou o consumo dos setores de comércio e serviços e também das residências", explicou a EPE.

Vale destacar que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ficou abaixo das expectativas - em torno de 1%. Se o crescimento fosse maior, o País teria problemas.

Nas demais áreas do Brasil, não há uma tendência forte definida. Em dezembro, o volume de chuvas que chegou nos principais reservatórios do País ficou em apenas 64% da média histórica. (Informações do Estadão). 

Do Portal Interior da Bahia

PSDB quer Luciano Huck como candidato a governador do Rio em 2014


Pelos visto as próximas eleições vão dar o que falar. Ao menos é o que diz a coluna de Ilimar Franco, do jornal 'O Globo', que revelou que o PSDB quer o apresentador Luciano Huck como candidato a governador do Rio de Janeiro, nas eleições de 2014.

O motivo seria porque os tucanos querem um forte nome para enfrentar o candidato que terá o apoio da presidente Dilma Rousseff e do seu partido, o PT. Como o marido de Angélica é tido como uma pessoa politicamente correta, ele teria sido a escolha do PSDB.

Apesar de tudo, Luciano nunca mostrou sua preferência por partido ou candidato algum. Ainda segundo a publicação, Luciano seria amigo pessoal de Aécio Neves, que deverá se candidatar à presidência, e também do governador Sérgio Cabral.

Do Portal Interior da Bahia

Incêndio destrói sede da Secretaria Municipal de Educação, em Salvador


Um incêndio destruiu a sede da Secretaria Municipal de Educação, no Parque Solar Boa Vista, em Salvador, na noite desta quinta-feira (3).

De acordo com informações do 1º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar (1º GBM), localizado na Barroquinha, duas unidades do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local para conter as chamas, que consumiram todo o prédio histórico onde morou o poeta Castro Alves.

O Parque Solar Boa Vista fica localizado no Engenho Velho de Brotas, para onde foram o prefeito ACM Neto e o secretário de educação João Carlos Bacelar, que acompanham o trabalho de combate ao fogo. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação, as chamas ficaram bastante altas, mas ninguém ficou ferido. Dois seguranças do prédio ainda tentaram apagar o incêndio, mas não tiveram sucesso.

Morador viu início de incêndio
De acordo com o historiador Luís Paulo Pinto, de 24 anos, as chamas começaram do lado direito do Solar e logo se espalharam pelos gabinetes no prédio principal. Ele acompanhou o incêndio desde o início e viu o momento em que o secretário da pasta chegou ao prédio. Os bombeiros chegaram ao local cerca de 20 minutos após o início das chamas, que já consumia os dois lados do prédio, de acordo com o jovem.

Ainda segundo o historiador, duas unidades dos bombeiros e três viaturas da Polícia Militar foram ao local para interditar a área e combater as chamas, que já estavam controladas por volta da meia-noite. " Ouvimos várias explosões. O fogo chegou ao segundo andar do Solar cerca de 10 minutos depois", acrescentou Luís Paulo.

ACM Neto convoca reunião de emergência
O prefeito ACM Neto e o secretário da Educação já anunciaram, através da Agência Geral de Comunicação, uma reunião de emergência para esta sexta-feira (4), a partir das 9h30, no Palácio Thomé de Souza, com o objetivo de avaliar os prejuízos e consequências do incêndio.

Também participarão da reunião outros secretários e representantes de órgãos da prefeitura.  Segundo o secretário João Carlos Bacelar, documentos importantes nas áreas financeira e de pessoal não foram atingidos.

Ainda segundo a assessoria da prefeitura, o secretário informou que as informações perdidas no incêndio não comprometam a matrícula dos alunos da rede pública municipal. Para João Carlos Bacelar, o prejuízo "material e histórico". Em razão da reunião de emergência, foi cancelada a visita que o prefeito faria ao bairro da Massaranduba, na manhã desta sexta-feira. (Informações do Correio/Foto: Arisson Marinho). 

Do Portal Interior da Bahia

Matrícula da rede estadual começa em fevereiro


A matrícula da rede estadual de ensino será realizada entre os dias 19 de fevereiro e 1º de março. A expectativa é que 250 mil novos alunos ingressem na rede para o ano letivo de 2013, que está previsto para começar no dia 1º de abril e finalizar em 22 de janeiro do ano próximo. O anúncio foi feito pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) na última quarta-feira.

A matrícula poderá ser feita presencialmente em qualquer escola do Estado – independentemente daquela em que o aluno deseja estudar – e também pela internet. Em ambos os casos, o horário de atendimento será das 8 às 20 horas. Apenas aqueles oriundos das redes municipais de Salvador e Feira de Santana poderão se matricular pela internet. Os demais estudantes devem realizar a matrícula presencialmente.

Para os estudantes da rede estadual que vão continuar na mesma escola, a matrícula está garantida. Os alunos devem apenas renovar a matrícula nas próprias escolas até o dia 12 de janeiro. Cerca de 700 mil devem realizar a renovação.

A greve dos professores da rede estadual, que durou 115 dias, no último ano, acabou afetando também o calendário escolar, segundo a diretora de atendimento à rede escolar da SEC, Eliana Alves.


“Em decorrência da greve, tivemos um calendário atípico. Algumas escolas finalizaram as aulas em dezembro, outras devem terminar em janeiro e há outras que só encerrarão em fevereiro e março. Tivemos que pensar em um calendário de matrícula para todas as escolas”, disse.

Alunos novos – Para realizar a matrícula dos novatos, é necessário que os alunos apresentem original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, original e cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade, do CPF (obrigatório para o curso técnico de nível médio) e comprovante de residência.

Do Portal Calila Notícias/Fonte: atarde.uol.com.br

Ônibus é interceptado e passageiros são saqueados em Mulungu do Morro


Um ônibus da empresa Entram foi interceptado na madrugada desta quinta-feira (3), em uma estrada próxima ao município de Mulungu do Morro.

De acordo com informações do 7º Batalhão da PM em Irecê, o veículo voltava de Salvador quando, por volta das 4h30, foi parado por dois bandidos em uma moto Falcon preta, encapuzados e armados com pistolas.

Eles renderam o motorista e levaram o ônibus para uma estrada vicinal, onde saquearam os cerca de 30 passageiros. Foram roubados bolsas, aparelhos celulares, joias e dinheiro das vítimas.

Após a ação, os criminosos fugiram. A polícia investiga se tinha outro veículo aguardado os assaltantes, que ainda não foram presos. (Informações de Irecê Repórter).

Do Portal Interior da Bahia

Telebras abre concurso com salários de até R$ 5,8 mil; há vagas em Salvador


A Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras) abre na próxima semana, as inscrições para o concurso público com 75 vagas para cargos de nível médio e superior. São 71 vagas para especialista em gestão de telecomunicações (nível superior), com salário de R$ 5.825,11, e 4 vagas para técnico em gestão de telecomunicações(nível médio), com remuneração de R$ 2.196,22.

Os interessados podem se inscrever através da internet das 10h do dia 11 de janeiro até as 23h59 do dia 31 de janeiro. A taxa de inscrição é de R$ 90 para nível superior e de R$ 55 para nível médio. 

Os cargos de especialista são para advogado, analista superior/administrativo, analista superior/auditoria,  analista superior/comercial, analistasuperior/estatística, analista uperior/finanças, analista superior/marketing, analistasuperior/psicologia, analista de TI, contador, engenheiro eletricista e engenheiro de telecomunicações.
 
Já as ocupações de nível médio são para assistente administrativo eassistente técnico.  As vagas são para Salvador, Belém, Brasília,Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, e São Paulo.
 
O processo seletivo constará de provas objetivas, a avaliação de títulos e  a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência. As provas objetivas terão a duração de 3h30 e serão aplicadas na data provável de 17 de março. Haverá também prova de títulos para cargos de nível superior.


Do Portal Calila Notícias/Fonte:  correio24horas.c

AR: Polícia encontra corpo de homem dentro de um carro roubado na BR-324


O corpo de um homem foi encontrado dentro de um carro, modelo Toyota Hilux, em uma área de mangue no km 559 da BR-324, na altura da cidade de Amélia Rodrigues, nesta quinta-feira (3).

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo, de placa KIF 9165, foi roubado no dia 18 de maio de 2012, e ainda não tem a identificação da vítima.

O homem teria morrido em um acidente, já que havia sinais de uma batida do veículo com uma ponte na rodovia federal, que teria provocado a queda na região de mangue, que margeia a rodovia. Apesar da suspeita inicial, só uma perícia vai poder confirmar a causa da morte.

O corpo e o veículo, encontrados na tarde desta quinta-feira (3), foram removidos e serão periciados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). (Informações do Correio). 

Do Portal Interior da Bahia

Sede da Prefeitura de Valente passa por reforma e atendimento está sendo no primeiro andar do Banco do Brasil


Sede provisória da Prefeitura de valente
A posse dos eleitos no pleito de outubro aconteceu no dia 01 de janeiro na cidade de Valente e já no dia 02 de janeiro toda a equipe de secretários e diretores se reuniu com o prefeito Ismael Ferreira e o vice Eduardo Cedraz para receber orientações da nova gestão. Mudanças foram anunciadas pelo prefeito e já são colocadas em práticas pelos servidores.


A sede do poder executivo do município passará por reforma exigindo assim que todos os setores aportados no prédio da prefeitura sejam transferidos para o prédio onde funcionava a Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). Continuarão funcionando juntos o gabinete do prefeito e a secretaria de administração e finanças. Já a secretária de educação que também funcionava no prédio da prefeitura será deslocada para o Bairro Dionísio Mota, próximo a APAE.

audiencia da comitiva de valente na seinfra.3.betinho
“Estamos finalizando o projeto para que seja feito orçamento. Em seguida  encaminharemos para o prefeito Ismael Ferreira avaliar e dar seu aval para o início das reformas. No entanto é importante que o prédio esteja vazio para que as ações sejam tomadas imediatamente”, salientou o secretário de infraestrutura, Silvio Roberto Habib.


A sede da prefeitura foi construída da década de 70, no segundo mandato do então prefeito, José Mota Araújo, quando foi erguida a parte inferior do prédio. O primeiro andar foi construído pelo sucessor Reinaldo Ramos Rios, onde passou a funcionar em duas salas a câmara de vereadores e o fórum de justiça. Desde então não houve nenhum tipo de reforma na estrutura do prédio.

ASCOM-PMV
Do Portal Calila Norícias