SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 8 de dezembro de 2012

Chapas que concorrem à presidência da Liga Serrinhense podem fazer uma composição

Em conversa com Toinho do Oiteirinho e Cleilton Ramos, os dois cabeças das chapas que concorrem à presidência da Liga Desportiva Serrinhense (LDS),  percebemos o desejo deles de ver o esporte de Serrinha no lugar mais alto do pódio. 

Vemos que têm bons nomes nas duas chapas e, como consequência do bate-chapas, vai deixa os perdedores fora do processo de evolução do esporte local e da região.

A melhor solução será fazer uma composição e aproveitar os bons nomes que, sem sombra de dúvidas vai ajudar a soerguer o esporte para felicidade geral de todos.

Está na hora de o prefeito Osni Cardoso entrar em ação e chamar todos os seus aliados que compõem as duas chapas para haver esta união benéfica. Uma omissão do gestor no processo pode acarretar sérios problemas para o futuro do nosso esporte em todas as modalidades praticadas no município.

Por Cival Anjos

População carcerária no Brasil passa dos 550 mil detentos, diz CNJ



A população carcerária brasileira atingiu a marca dos 550 mil presos em junho deste ano, de acordo com dados apresentados pelo juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, Luciano Losekan. 

O número em 2011 era de 514 mil. Segundo o representante, somente prisões não resolvem os problemas da violência e o maior desafio agora é encontrar uma forma de diminuir essa população que tem aumentado “assusstadoramente”. 

Para o magistrado, esse quadro reforça a necessidade de ações de reinserção social, que incluem a oferta aos detentos de oportunidades de capacitação profissional e de trabalho.

Do Portal Jornal A Nossa Voz/Fonte: Bahia Notícias

Imprensa e músicos de Serrinha e região jogam em Água Fria domingo

Vai ter bola na rede na Gameleira

Vários radialistas e músicos de Serrinha e outras cidades da região estarão jogando na comunidade de Gameleira, em Água Fria, na manhã deste domingo (9). A localidade fica a 3 km da sede do município.

A comitiva vai se reunir em frente à rádio Continental AM e se desloca para Água Fria às 7h da manhã impreterivelmente, pois a partida lá acontece às 8h.

Já garantiram presença: Cival Anjos, J.J. alegria, Ataíde Oliveira, Agenor Filho,  Doutor Madeiro, Brugo, Valter Silva,  Pedro Santos, Batista da Sorveteria, Juraci Cordeiro, Berinho, Elielson Matos, Manoel Messias, Jaílson Borges, Mochila do Traz amor. Faltam confirmar: Aloísio Bahia, Cleilson Santos, Souza de Lamarão, Nelsão Show, além de outros componentes da música e da imprensa.

O convite para a realização do jogo foi do desportista e atleta Toinho da Gameleira que estará inaugurando seu Bar e Mercadinho. Além desta partida de veteranos, a programação segue com vários outros jogos.

Diversas autoridades políticas do município e da região estarão marcando presença no evento.

Os componentes da imprensa de Serrinha já receberam mais um convite para jogar contra os comunicadores de Teofilândia, domingo (16). A confirmação deve acontecer nesta segunda-feira.

Por Cival Anjos

Conheça a menina que fez a fantasma da pegadinha de Silvio Santos


Segundo a matéria publicada pela coluna da Ana Paula Padrão, “Tempo de Mulher”, a menina que ficou famosa após interpretar a fantasma da pegadinha do elevador de Silvio Santos se chama Ana Lívia Oliveira Padilha, mora em São Paulo e tem apenas 12 anos.

A atriz mirim já realizou outros trabalhos na televisão e disse ter ficado surpresa com a repercussão em cima de sua personagem, que virou meme na internet, na última semana. Agora, a mãe da garota que é sua empresária pretende aproveitar o sucesso do vídeo para emplacar a carreira de atriz da filha.

Durante a gravação da vinheta de final de ano do SBT, a fantasminha foi assediada por todo o elenco da emissora e teve que atender a vários pedidos de fotos dos seus ídolos, que agora também são seus fãs.

Do Blog Ferraz e o Povo/Foto: Paula Faciroli

Itabuna já contabiliza 160 assassinato este ano


A cidade de Itabuna, uma das mais violentas do País, chegou neste sábado, 8, à marca de 160 homicídios cometidos em 2012, número que supera o de assassinatos registrados no ano anterior (148). 

A violência crescente assusta até mesmo a polícia, que na noite deste sábado, 7, encontrou o corpo de um adolescente de 13 anos, atingido por pelo menos quatro tiros no rosto. 

E hoje pela manhã, um padeiro foi assassinado quando se dirigia para o trabalho, na Avenida Itajuípe. Até quando a cidade de Itabuna vai ficar de bracos cruzados, vendo sua juventude ser dizimada.

Do Blog Ferraz e o Povo

Sonho do Vitória é oferecido ao Palmeiras


Dentro da lista de nomes especulados para defender as cores do Vitória na próxima temporada, está inserido o goleiro Gomes, considerado pelo pessoal do meio, como um sonho rubro-negro, já que o goleiro Deola, não deve continuar em salvador, pela negativa do Palmeiras em renovar o empréstimo. Curiosamente que é sonho do Leão, virou oferta para o mesmo Palmeiras. 

De acordo com as informações da imprensa de São Paulo, o goleiro Gomes foi oferecido ao clube, mas já está descartado. Tudo por conta do alto salário e a situação econômica ruim do Alviverde. 
 – Ofereceram ele para a gente, mas essa negociação não andou. O salário dele é muito alto. É algo parecido com o que aconteceu com o Julio Cesar – afirmou o presidente Arnaldo Tirone . 

Gomes tem contrato com o clube inglês até o meio de 2014. Em baixa na equipe e sem ser titular, ele vê com bons olhos um retorno ao futebol brasileiro. Apesar do contrato longo, não existe multa rescisória. Mesmo assim, a liberação só seria possível com uma compensação financeira ou o envolvimento de outros jogadores na negociação.

Do Portal Futebol Bahiano

Copa Brasil SUB-20: Vitória x Atlético-MG


Os jogadores do sub-20 voltaram a treinar neste sábado, pela manhã, no campo 3 do CT Manoel Pontes Tanajura, e neste domingo farão o apronto para o primeiro jogo decisivo da Copa do Brasil, contra o Atlético Mineiro, terça-feira, no Barradão, às 19 horas.

Antes do trabalho técnico-tático, Carlos Amadeu conversou com os jogadores sob a sombra do imenso pé de Jamelão. Em seguida, o grupo realizou o aquecimento com o preparador físico Angelo Alves. O preparador Washington Rufino treinou os goleiros.

Na primeira parte do treino, os jogadores foram divididos em grupos.Arthur Maia, Agdon, Marcone, Willie e Alan Pinheiro fez um trabalho de finalização com o assistente técnico Hamilton Mendes. Carlos Amadeu comandou um treino tático com a intenção de posicionar o time defensivamente.

Por fim, utilizando somente metade do campo, ele realizou um treino que o time titular tinha objetivo de criar situações de finalização com cada jogador dando no máximo dois toques na bola. Quando perdia a posse de bola, era obrigado a recuperar e se deixasse o outro time tocar cinco vezes consecutiva na bola, pagava com 10 flexões de braços.

Operado da fratura e luxação no carpo do pulso esquerdo,Raphael Fontes assistiu ao treinamento. Segunda-feira, o zagueiro vai retirar os pontos.

Arbitragem

O árbitro alagoano Charles Hebert vai apitar o primeiro jogo da final da Copa do Brasil e terá como assistentes Elicarlos Franco de Oliveira e José Raimundo Dias da Hora, ambos da Federação Baiana de Futebol. O quarto árbitro será o também baiano Gleidson Santos Oliveira, que apitou o primeiro jogo das semifinais entre Vitória e Grêmio.

Do Portal Futebol Bahiano

Corpo de uma das vítimas do acidente na BA-120 continua no DPT de Feira de Santana


Mais de 24 horas após dá entrada no Departamento de Polícia Técnica- DPT de Feira de Santana, o corpo da segunda vítima do acidente envolvendo uma Parati que fazia transporte de passageiros de Coité para Santaluz, continua sem identificação e nenhum familiar compareceu  para fazer a retirada.


O CN esteve na manhã deste sábado, 08, no Departamento de Policia Militar (DPM) de Retirolândia e no Hospital Santo Antônio a fim de confirmar a identidade da segunda vítima, pois, está foi a única a ser levada para Retirolândia dos seis que estavam no carro e foi informado que tinha informação apenas do nome, Douglas Santos, 28 anos, cujo documento sem foto foi encontrado no local do acidente. Inicialmente foi noticiado que a vítima também era de Santaluz, mas tudo leva a crê que não.

O corpo foi encaminhado junto com o de Usiel Mota Costa, que morreu no local e horas depois já havia sido identificado por familiares como sendo morador do Povoado de Serra Branca. Este por ser conveniado de uma empresa funerária foi levado e na mesma viagem, a pedido a polícia de Retirolândia o outro corpo.

O DPT pediu ao pessoal da funerária que fizesse divulgação no sentido de despertar para os familiares. No local do acidente ainda foi encontrado um titulo de eleitor  da cidade de Tucano.
O corpo de Usiel foi sepultado na tarde deste sábado no cemitério de Serra Branca.



Do Portal Calila Notícias

Prefeito de Candeias sofre atentado


O prefeito de Candeias, Sargento Francisco, foi vítima de um atentado na noite desta sexta-feira (7). De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, três homens armados atiraram contra ele, quando chegava para uma reunião na casa da vereadora Marivalda (PT), por volta das 22h30, no bairro do Malembá.

Houve troca de tiros e um dos seguranças do prefeito foi atingido na coxa. Ele foi encaminhado para o hospital e após cirurgia para a retirada da bala na coxa, passa bem segundo boletim médico.

Com o tumulto, os atiradores conseguiram fugir e a polícia está à procura por suspeitos em Candeias. “Eu não estava sofrendo ameaça, e também não quero atribuir a crime político. Vou aguardar o trabalho de investigação da polícia”, revelou Sargento Francisco.

Do Portal Calila Notícias/Fonte: iBahia

Professora de Várzea da Roça morre em acidente envolvendo moto e Fiat Siena


Uma professora da cidade de Várzea da Roça, cidade da bacia do Jacuípe,identificada por Maria Telma Lima Batista, 44 anos, morreu na manhã de sexta-feira (07),depois que a moto que viajava de carona bateu em um Fiat Siena que transitava na BA-130, estrada que liga os municípios de São José do Jacuípe/Várzea da Roça. 

A motocicleta Honda Fan 150 de placa NYR-6438, licença de Feira de Santana estava sendo conduzida por um homem de identidade ignorada e um veículo Fiat Siena de placa JPW- 5547,também com licença de Feira de Santana, conduzido por Expedito da Silva, 54 anos.


Segundo informações, a vítima esta dando aula no povoado de Furquia, ao terminar, tentou funcionar e não conseguiu,ela então resolveu ligar para Várzea da Roça, pedindo que alguém providenciasse seu retorno, em seguida uma pessoa foi mandada para buscá-la, sendo que o acidente aconteceu quando ela retornava como passageira.

O acidente aconteceu logo na entrada que dá acesso ao povoado, no momento em que transitava o Siena sentido São José do Jacuípe. Com o impacto a vítima foi projeta sobre o veículo, causando ferimentos graves.

A professora foi socorrida e transportada para a unidade hospitalar de Várzea da Roça onde foi atendida e devido à gravidade dos ferimentos foi transferida para Feira de Santana, entretanto no caminho ela veio a óbito. Não temos informações sobre o estado de saúde do condutor da motocicleta, sabe-se que sofreu ferimentos.

Da redação CN * informações poral do jacuípe

"Vou estudar e quero cinema para 2013", diz Ivete Sangalo após sucesso em "Gabriela".


A cantora Ivete Sangalo gostou tanto de atuar que planeja mais uma incursão no mundo das artes cênicas, desta vez na tela grande. "Vou estudar, quero cinema para 2013", revela a cantora em entrevista durante o segundo dia de gravações do "Show da Virada", atração da TV Globo que irá ao ar nas primeiras horas do ano que vem. 
O objetivo de Ivete é interpretar uma personagem que não tenha nenhuma relação com o mundo da música, assim como ocorreu no caso de Maria Machadão, a cafetina vivida pela cantora em "Gabriela". 

Sobre o papel no remake da série baseada na obra de Jorge Amado, Ivete brinca sobre a intimidade com as mulheres que trabalham em bordéis na vida real. "A Ivete é amiga das quengas e sempre serei, afinal de contas, vivendo e aprendendo", brinca. "Tenho anos de experiência com elas." "Depois de Gabriela, percebi que para fazer direito é preciso estudar", conta Ivete, que revela humildade ao lembrar da experiência. "Tentei dar o meu máximo para não ferir a capacidade dos outros atores." Com o pé ainda imobilizado por conta uma lesão, Ivete deu a dica sobre como fazer para dançar com a proteção. "Onde há amor, há solução", diz, explicando em seguida que contou com ajuda da TV Globo para gravar a aparição no "Show da Virada". "O povo da Globo sempre estende um tapete vermelho pra mim." Mas antes de se aventurar pelo cinema, Ivete Sangalo irá começar a turnê "Real Fantasia" nesta sexta-feira (3), com apresentação em São Paulo na casa Via Funchal. Ivete revela que pela primeira vez em sua carreira, uma série de seus shows vai começar fora da Bahia. "Até a turnê ficar boa de verdade, vai demorar um tempo", diz, sem se esquecer de sua terra. "Não vai começar por lá, mas irei para lá também."


Do Portal Clik Rosa

Nova lâmpada feita de plástico é aposta para o futuro da iluminação.


Cientistas americanos afirmaram ter desenvolvido um novo tipo de sistema de iluminação que poderia substituir as tradicionais lâmpadas fluorescentes no futuro. 

Feita de camadas de plástico, a nova fonte energética é considerada mais econômica, além de produzir uma luminosidade superior a de produtos disponíveis no mercado. Os inventores acreditam que as primeiras unidades serão produzidas já no ano que vem. Detalhes sobre o novo produto foram publicados na edição da revista científica "Organic Electronics". 

A nova fonte de luz aposta em uma tecnologia chamada, em inglês, de "Fipel".A lâmpada usa três camadas de um polímero que contém um pequeno volume de nanopartículas que "se aquecem" quando a corrente elétrica passa através delas. 

O inventor do dispositivo é o cientista David Carroll, professor de física da Universidade Wake Forest, no estado americano da Carolina do Norte. Segundo ele, o grande diferencial da nova lâmpada de plástico é a sua flexibilidade, além de emitir uma luminosidade superior à dos bulbos fluorescentes que se tornaram populares nos últimos anos. 

Carroll explica que, diferentemente das lâmpadas fluorescentes, "cujo espectro de luz não se assemelha ao do sol", sua invenção "acomoda-se ao olho humano, evitando as dores de cabeça típicas da luz fria". Nos últimos anos, pesquisadores concentraram esforços em desenvolver novas lâmpadas que combinassem maior autonomia e qualidade. Uma das invenções recentes mais bem sucedidas foram as LEDs, usadas em aparelhos eletrônicos e também na iluminação pública.


Do Portal Clik Rosa

Nível do mar sobe 60% mais rápido do que estimou o IPCC.



A elevação do nível do mar provocada pelo aumento da temperatura do planeta estaria mais acelerada que o estimado em 2007 pelo grupo de climatologistas da ONU, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), revelaram cientistas em um estudo publicado no periódico científico "Environmental Research Letters". 
Segundo a investigação feita por cientistas da Alemanha, França e Estados Unidos, atualmente o nível dos oceanos subiu 3,2 mm ao ano, 60% mais rápido que a projeção "mais confiável" do IPCC, em 2007. 

O relatório dos cientistas, baseado em dados de 2003, previa uma elevação de 2 mm ao ano. A nova cifra condiz com a ideia amplamente difundida de que o mundo se encaminha para uma elevação das águas do mar em até um metro até o fim do século, disse Grant Foster, da empresa americana Tempo Analytics, um dos autores do estudo. "Eu diria que um metro de elevação do nível do mar até o fim do século é provavelmente próximo do que se encontraria se você consultasse as pessoas mais informadas a respeito", explica Foster. "Em terras baixas, onde você tem um grande número de pessoas vivendo no limite de um metro do nível do mar, como Bangladesh, isto significa o desaparecimento da terra que sustenta suas vidas, e você terá centenas de milhões de refugiados climáticos. Isto pode levar a guerras por recursos e todo tipo de conflitos", acrescentou. 

Ainda segundo o pesquisador, em grandes cidades costeiras, como Nova York, o principal efeito seria parecido com o que aconteceu após a passagem do furacão Sandy, que atingiu a região no fim de outubro.


Do Portal Clik Rosa

Bando que roubou armas de fogo do Fórum de Canarana é preso em Irecê


Quatro assaltantes que invadiram o Fórum do município de Canarana, na região de Irecê, e levaram sete armas de fogo, foram presos nesta quarta-feira (5).

O assalto aconteceu no último domingo (2), e  teve a participação de um menor, que foi apreendido e encaminhado ao Ministério Público.

 A operação envolveu investigadores da delegacia de Canarana e da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Irecê, além de policiais militares. Todas as armas foram recuperadas.

Estão presos à disposição da Justiça: Sávio Alves da Silva, o “Guri”, de 18 anos; Vitor Kayan Moraes Pereira, 18, os receptadores Edivanei Barbosa Pimenta, o “Dedei”, 31, e Marcos Antônio Alves dos Santos, o “Paulista”. (Informações do site Irecê Repórter).

Do Portal Interior da Bahia

Fábio Rios Mota faz desabafo contra o governo baiano

"A mesquinharia da Política do Governo Baiano. Este ano a Secretaria Nacional de Turismo empenhou para Bahia mais de 45 milhões recursos para sinalização, Cat, acessibilidade(7 milhões), requalificação da Praça Castro Alves (25 milhões), ligação Paralela Barradão (5 milhões), programas de qualificação ( 5 milhões) reforma do centro de convenções de Ilhéus.etc. Foram incapaz de anunciar nas inúmeras notas de jornais meu nome. Sabem eles q sem mim nada viria mais são mesquinhos coisa q não sou vou continuar trabalhando pelo meu estado.e agora mais do que nunca por Salvador".

Desabafo de Fábio Rios Mota em sua página no facebook

Pé de Serra: Sela Vaqueira gravará seu primeiro DVD com uma grande festa


O dia 05 de Janeiro de 2013 é aguardado com muita expectativa em toda Região do Sisal e Território da Bacia do Jacuípe. Nesta data acontecerá a gravação do primeiro DVD do grupo Sela Vaqueira, liderada pelo vocalista Marinho.

O início da festa, que será realizado no Sítio Parque Pedra do Urubtu, na sede do município de Pé de Serra, acontecerá às 21h. O evento terá a participação de Arreio de Ouro, que tem como vocalista Galego Aboiador, considerado o rei do aboio nas festas de vaquejada.

Ademário Fernandez Ríos, conhecido como Marinho de Pé de Serra, vocalista da Sela Vaqueira, já gravou dois trabalhos com um repertório baseado nas músicas apaixonadas, forró pé de serra, sertanejo e forró vaquejada. “Sela Vaqueira busca a cada dia atrair diferentes públicos, que  não tem tanta identificação com músicas de vaqueiros, mas terminam acompanhando nosso trabalho, seja nos shows ou comprando nossos CDs”, explicou Marinho.

O sucesso do artista é tocado em diversas emissoras de rádios do interior da Bahia, mesmo não sendo nas programações destinadas exclusivamente ao estilo de músicas de vaquejada. “Gosto muito do trabalho desenvolvido pelo grupo Sela Vaqueira, pela voz bonita de Marinho, que penetra com extrema perfeição em nossos ouvidos”, disse Edvaldo Santana, morador da região de Três Emendas, no município de Serra Preta, à reportagem do Interior da Bahia.

Portanto, a gravação do primeiro DVD do Grupo Sela Vaqueira promete. Desde já Marinho trabalha o evento, porque ele quer um grande público presente na festa. “É importante, nós precisamos da presença de todos os amigos e fãs da banda”, conclui o artista.

Por Noroel Fernandez (Portal Interior da Bahia)

Tribunal de Justiça da Bahia afasta prefeitos de Eunápolis e Caldas de Cipó


Denunciados por desvio de verba pública em favor de terceiros, os prefeitos de Eunápolis, José Robério Batista de Oliveira (PRTB), e de Caldas de Cipó, Jailton Ferreira de Macedo (PSD), foram afastados dos cargos de acordo com decisão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

Durante a sessão na terça-feira, foram analisadas duas ações penais apresentadas pelo Ministério Público estadual. Segundo informações do CAP, o prefeito de Eunápolis pagou, entre os anos de 2005 e 2007, cerca de R$ 1,9 milhões por serviços que não foram totalmente realizados.

Foi denunciado ainda o então secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Omar Reiner Santos, acusado de auxiliar o prefeito no desvio da renda pública.

O prefeito de Caldas de Cipó é acusado de simular licitação para desviar renda pública em favor da empresa ICC Impacto.com Comercial Ltda, sediada em Feira de Santana. (Correio)

Do Portal Interior da Bahia

Riachão: Jovem sofre grave acidente de moto na BR-324, próximo a Tanquinho


Um acidente ocorrido na última quinta-feira (06), por volta das 18h, no município de Tanquinho, deixou gravemente ferido o jovem Adailton da Visitação Oliveira, 26 anos, residente na Rua Ruy Barbosa, no bairro Caixa D'água, em Riachão do Jacuípe.

De acordo com informações da senhora Rita de Cássia Santos da Visitação, mãe de "Bimba" (como Adailton é conhecido na cidade) ao Interior da Bahia, seu filho saiu na quinta-feira pela manhã para levar sua moto para consertar em Feira de Santana. Por se tratar de ser uma motocicleta modelo "cinquentinha", foi levada num reboque de um transporte alternativo.

No fim da tarde do mesmo dia, Bimba trouxe sua moto novamente num reboque, pronta para uso. Ansioso, Adailton resolveu descer em Tanquinho, na BR-324, e continuar o percurso pilotando a “cinquentinha”. O jovem percorreu poucos metros, quando foi colhido por um veículo de dados ignorados. Com o impacto, Bimba foi lançado para o acostamento e, segundo testemunhas, ele sofreu uma forte pancada na cabeça.

Bimba não usava capacete no momento do acidente. O condutor do outro veículo envolvido no acidente, de cor vermelha, fugiu e não prestou socorro à vítima. Segundo a própria mãe de Adailton, o motorista, que reside em Salvador e é filho de um advogado, fugiu do flagrante, mas prometeu dar assistência ao seu filho.

Bimba está internado no Hospital Cleriston Andrade, em Feira de Santana. Ele sofreu traumatismo craniano, está sedado devido as fortes dores na cabeça e aguarda uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A senhora Rita, que é funcionária do Hospital Bom Samaritano, em Riachão do Jacuípe, disse que, apesar da gravidade do acidente, seu filho não corre risco de morte e não teve lesão em nenhuma outra parte do corpo.

O pai da vítima, o senhor Renilson Reginaldo de Oliveira, que reside em Conceição do Jacuípe, disse à reportagem do IB que lamentou o fato e que irá ser solidário com a mãe, já que eles são divorciados. “Temos muita fé e acreditamos na recuperação do jovem Bimba”, disse.

Do Portal Interior da Bahia, colaboração do repórter Mário Amaral - DRT 5176

MEC vai intervir em 49 cursos na Bahia que tiveram desempenho ruim em 2011


Para quem vai fazer vestibular neste fim de ano, muito cuidado ao escolher seu curso e instituição de ensino. Indicadores divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) classificam o desempenho de 49 cursos na Bahia como insatisfatório.

Foram avaliados 331 cursos nas áreas de ciências exatas, licenciaturas e dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial. Para quem já está no meio da graduação, é hora de cobrar por melhores condições de ensino.

Os dados foram divulgados na quinta-feira. A avaliação foi realizada em 2011 e leva em consideração o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Superior (Enade), mas não só isso. A prova tem peso 55% do índice, que também avalia a infraestrutura (15%) e o corpo docente (30%).

Na Bahia, três cursos ficaram na faixa  1, a mais baixa do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que varia de 1 a 5. Outras 46 graduações ficaram com 2, mas ainda assim continuam na faixa considerada insatisfatória.

Outros 95 cursos foram avaliadas com conceito 3, considerado razoável, enquanto 48 com 4, e apenas um atingiu nota máxima, o de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), campus Barreiras.

Outras 34 graduações ficaram sem conceito pois menos de dois alunos se submeteram ao Enade, e outros 104 cursos ainda não foram reconhecidos.

Punição 

Segundo a assessoria de comunicação do MEC, as punições que serão impostas aos cursos com mau desempenho vão desde a visita in loco e a obrigação a assinar termos de compromisso de melhorias com prazos estabelecidos, à suspensão de participação em programas federais de financiamento estudantil como o Prouni e o Fies. Em casos extremos, alguns cursos podem ser obrigados a suspender o vestibular até a readequação, reduzir o número de vagas ou até mesmo extinguir o curso.

“Uma instituição que era 1 e continua 1 é inaceitável. Ponto. No ciclo de três anos, quem está estagnado analisaremos com muito rigor. Tomaremos medidas complementares, elas não só deixarão de ter acesso Prouni e Fies”, afirmou o ministro Aloízio Mercadante, ao apresentar os dados.

As piores
O curso com a pior nota na Bahia foi o de bacharelado em Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba), mas há a possibilidade de erros na computação dos dados, já que foram dadas notas 0 para itens como o número de docentes, mestrado e douturado.

Os outros dois cursos com nota 1 foram o de Engenharia Eletrônica e de Engenharia da Computação da Faculdade Area 1. Entre as piores, a Ufba possui mais dois cursos: os de bacharelado em Física, Matemática e Biologia, e as licenciaturas em Educação Física, Geografia e Química.

O pró-reitor de Graduação, Ricardo Miranda, minimiza o resultado negativo e o credita à boicote dos estudantes à prova do Enade. “Em Educação Física, por exemplo, a média do Enade  foi 1. Significa simplesmente que eles foram lá e deixaram a prova em branco”, disse, ressaltando que o CPC do curso foi 2, justamente porque indicadores que tratam da qualidade de infraestrutura e corpo docente foram bem avaliados.

O pró-reitor adianta que comunicará ao MEC que não concorda com nenhum das notas ruins atribuidas à Ufba, para que inspetores federais venham até a Bahia verificar a qualidade do ensino. “Tivemos esse problema no ano passado com Enfermagem, tivemos nota 2; quando eles vieram, elevaram para 5”, comparou.

Miranda disse que não viu o dado referente ao curso de Química, mas afirmou que deve haver algum erro nos dados.

Melhor curso da Bahia fica em 63º no ranking nacional
Em todo o estado, apenas a licenciatura em Biologia da Ufba, campus Barreiras, atingiu a nota  5. Ainda assim, figura somente na 63ª colocação dos 8.665 cursos avaliados pelo MEC no ano passado. O curso começou em 2005.

Na primeira avaliação realizada pelo MEC, em 2008, ainda não tinha turmas formadas, então não obteve média final de Enade, mas já demonstrava ter estrutura para colher bons resultados: teve nota 5 no regime de ensino.  O melhor do país é o de Filosofia da Universidade São Judas Tadeu (SP). Em todo o país, 577 dos 2.136 cursos avaliados ficaram com notas 1 ou 2 e serão observados pelo MEC. (Informações do Correio).

Do Portal Interior da Bahia

Atacante Anselmo Ramon, do Cruzeiro, se envolve em acidente em Camaçari; um ciclista morre e outro fica ferido


Um acidente envolvendo o jogador baiano Anselmo Ramon, de 24 anos, do Cruzeiro de Belo Horizonte, deixou um ciclista morto e outro ferido em uma via de ligação da BA-099, a Estrada do Coco, na manhã deste sábado (8).

O atleta do Cruzeiro dirigia um veículo Chrysler, com placa de Belo Horizonte, pela rodovia BA-099, em uma via de ligação, entre as cidades de Camaçari e Dias d´Ávila, na Região Metropolitana de Salvador.

Segundo a Polícia Militar (PM), o carro saiu da pista e seguiu por cerca de 20 metros por uma mata às margens da rodovia. O veículo atingiu dois ciclistas que iriam para uma pescaria e estavam parados em uma sombra de árvore. Um homem morreu na hora e outro foi socorrido para o hospital. Conforme a PM, os ciclistas não portavam documentos de identificação. O carro não pertence ao jogador e está em nome de uma mulher.

O atacante também ficou ferido e foi encaminhado com escoriações para o Hospital Medicina Humana em Candeias. De acordo com a PM, há suspeitas de que o atleta tenha dormido ao volante por causa das características da saída de pista. Não foi possível submeter o motorista ao teste do bafômetro devido aos ferimentos.

O acidente aconteceu por volta de 9h30 e até o fim da manhã a PM ainda fazia o registro da ocorrência na delegacia para saber quais procedimentos tomar sobre uma possível autuação do jogador.

O atacante chegou ao Cruzeiro em janeiro de 2007 para atuar nas categorias de base do clube celeste. Ele foi contratado depois de se destacar na Copa São Paulo de juniores pelo Bahia. Após ser emprestado a diversos clubes, foi incorporado ao elenco profissional em maio de 2011. Pelo Cruzeiro, disputou 67 jogos e marcou 23 gols.

Os jogadores do Cruzeiro entraram em férias depois do jogo contra o Atlético no último domingo. Anselmo Ramon acabou expulso no fim da partida. Ele já foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nessa sexta-feira e punido com um jogo de suspensão. A assessoria do Cruzeiro e o empresário, Antônio Gustavo, tentaram entrar em contato com o jogador hoje, mas não conseguiram. (Informações do jornal O Estado de Minas). 

Do Portal Interior da Bahia

Vestibular 2013 da Uneb encerra as inscrições neste domingo (9)


Os interessados em concorrer ao Vestibular UNEB 2013 têm este final de semana como última oportunidade para assegurar a participação no certame.

A universidade confirma que o sistema de inscrições e geração de boleto para o Vestibular 2013 vai estar disponível somente até as 23h59 deste domingo, dia 9.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, na página www.vestibular.uneb.br. Os candidatos que se inscreverem até domingo podem efetivar do pagamento do boleto da taxa de inscrição, no valor de R$ 98, no dia 10, durante o expediente bancário.

De acordo com o Centro de Processo Seletivo (CPS) da UNEB, não há condições operacionais para uma nova prorrogação nas inscrições, porque comprometeria todo o cronograma do processo seletivo.

Atendendo solicitação do movimento estudantil, no dia 29 de novembro a Reitoria da universidade reabriu as inscrições.

Sensível às questões sociais, a administração da universidade já havia atendido outro pleito do movimento estudantil, no mês de julho, adiando a aplicação das provas do vestibular para janeiro de 2013, devido à então greve dos docentes da rede estadual.

No Vestibular 2013, a UNEB está disponibilizando 4.297 vagas, distribuídas em mais de 100 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidos nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas.

Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB reserva 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas.

As provas do concurso estão previstas para serem aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro. A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma do processo seletivo constam no edital da seleção.

Mais informações no site www.uneb.br.

Do Portal Interior da Bahia

Barrocas: Comunidade de Lagoa da Cruz beneficiada com Padaria Comunitária



A implantação deste Projeto se deu graças à parceria entre a Associação local e o Yamana Gold, através do seminário de parcerias.

Contemplada mais uma vez, a comunidade de Lagoa da Cruz comemora a conquista que irá gerar emprego e renda para a localidade, sem falar na auto-estima dos moradores, que em breve estará consumindo o tão popular pão de sal, desta vez quentinho, saboroso e com a marca local; “o pão com manteiga e café com leite é tradição, todo mundo gosta, mas consumir sabendo que foi feito aqui na comunidade nos deixará ainda mais felizes” disse Paulino, um dos articuladores e líder do povoado.


Além de ser contemplada com a Padaria Comunitária, referente ao Seminário de 2011, Lagoa da Cruz também recebeu recentemente os tão sonhados bancos da igreja local.

Diante das conquistas a comunidade, os sócios e diretores da Associação, fizeram questão de agradecer a Yamana Gold, Mineração Fazenda Brasileiro e as Associações parceiras por confiar e aprovar os projetos.

Bancos da Igreja Local
Veja mais fotos clicando.


Do Portal Jornal A Nossa Voz

Nova Soure: Justiça afasta delegado acusado de tortura e abuso de autoridade


A Justiça acatou o pedido do Ministério Público Estadual e decidiu afastar o delegado da cidade de Nova Soure, no nordeste baiano, a 90 km de Serrinha, José Renato Flores da Cunha, pelos crimes de tortura, prevaricação e abuso de autoridade.

A decisão do juiz Marcelo Luiz Santos Freitas tem caráter liminar e “objetiva garantir a ordem pública e a tranquilidade dos policiais e demais envolvidos no processo de instrução criminal”. O Judiciário levou em conta fatos relatados na denúncia do MP, todos ocorridos com o delegado enquanto exercia sua função pública.

Segundo a promotoria, Flores da Cunha autorizou um candidato a vereador a transportar um preso da unidade policial local com um carro particular até o fórum da cidade, onde iria registrar um filho recém-nascido. Há ainda o caso de um inquilino que, com débito no aluguel, foi levado à delegacia e torturado para que pagasse a dívida.


Do Portal Clériston Silva

Concurso da Polícia Militar acontece neste domingo (9)


Os inscritos no concurso público da Polícia Militar da Bahia devem fazer as provas objetiva e discursiva neste domingo (9). Os portões serão abertos às 8h, com fechamento às 8h30, horário local.

O certame tem objetivo de prover duas mil vagas para os cargos de soldado e bombeiro da Policia Militar do Estado da Bahia (PMBA), é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Os concorrentes terão cinco horas para responder as questões da prova objetiva de conhecimentos gerais e a prova discursiva. Além da redação, serão 80 questões das áreas de Português, Raciocínio Lógico, História, Geografia e Atualidades, Noções de Direito Constitucional, Administrativo e Penal, Direitos Humanos e Noções de Igualdade Racial e Gênero.

Os candidatos devem portar documento de identificação oficial com foto, caneta esferográfica transparente de tinta preta, lápis preto N°2 e borracha.


Do Portal Clériston Silva

Pelourinho e Uruguai decidem torneio dos Policiais Militares 2012


O futebol nem sempre é justo. Ele é emocionante mesmo pela imprevisibilidade. Nem sempre o melhor vence. Mas às vezes acontece e aconteceu no Torneio de Futebol da APPMBA 2012. As duas melhores equipes da competição, invictas, disputarão a final. 

O time da 17ªCIPM/Uruguai se classificou ao vencer a equipe da 12ªCIPM/Ondina, por 3 a 0. Com mais dificuldade o 18ºBPM empatou pela primeira vez, 3 a 3 com a 15ªCIPM/Itapoan e garantiu a segunda vaga na final nos pênaltis, pelo placar de 3 a 2.

A grande final vai ocorrer neste domingo, 16, com uma grande festa de confraternização, com direito a música de Diumbanda do Boquinha da Garrafa e convidados, no Clube Social da APPMBA, em Lauro de Freitas. A disputa do 3º e 4º colocados será a partir das 8h30 entre 12ªCIPM x 15ªCIPM, e às 9h30 a bola rola para a decisão entre 18ºBPM x 17ªCIPM.

O torneio vem sendo altamente elogiado pelos participantes devido a organização e estrutura oferecida. De acordo com um dos organizadores o SD Pacheco, o evento deverá fazer parte do calendário da Polícia Militar da Bahia para os próximos anos.


Por Edinei Dantas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Policial militar "surta" e tira roupa ao ser detido por colegas em Feira de Santana


Um soldado reformado da Polícia Militar de 42 anos foi preso nesta quinta-feira (6) por posse de meio quilo de pasta base de cocaína e encaminhado para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) em Feira de Santana, a 107 quilômetros de Salvador.

Durante a condução de Edmilson Almeida Evangelista para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), ele teve um "surto" e começou a se despir, de acordo com informações do site Bom Dia Feira.

O acusado reside no município de Juazeiro e foi acusado após denúncias anônimas e uma investigação da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (1ª Coorpin). Edmilson alegou que a droga era de um caminhoneiro e que estaria cuidando do veículo deste motorista em sua ausência.

O Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar confirmou o ocorrido e informou que o policial está custodiado na Coordenadoria de Custódia Provisória (CCP). Edmilson foi reformado em 2006, após a junta médica de saúde da PM julgá-lo incapaz para o exercício da atividade policial.

Do Portal Interior da Bahia