SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 29 de janeiro de 2011

Gival e Rone jogam em Jacobina

O volante Gival e o atacante Roni viajaram para a cidade de Jacobina, onde jogam pelo campeonato local neste final de semana.
Muito sucesso para os dois e para todos os atletas de Serrinha e da região que estão batalhando neste período que não tem intermunicipal.
E neste domingo, à tarde, a partir da 16h30min, Cival Anjos e Valter Silva estarão acompanhando o Campeonato Tucanense pela rádio Tucano FM. Com o trabalho que a dupla vem realizando, buscando a melhoria do som de transmissão e do próprio trabalho o ouvinte da 91.5 está satisfeito.
Cival Anjos é o narrador e Valter Silva, com seu jeito irreverente, é o repórter. No plantão o trabalho fica a cargo de Nau Moreno e Van Pereira.
O jogo que a galerinha vai transmitir é Portuguesa do Tracupá x Santos da Rua Nova que conta com os jogadores Nena e Neguinho de Araci.

Ex-presidiário é executado por motoqueiros em Serrinha

Dois homens de moto executaram no início da manhã deste sábado (29) o ex-presidiário Adilton Alves da Silva, 33 anos.
O crime aconteceu na Rua C, Quadra D, no bairro da Adelba, em Serrinha, próximo ao clube com o mesmo nome do bairro.
Segundo informações da polícia, por volta das 6h00m, a vítima estava passando pelo local em uma bicicleta quando foi alvejado com um tiro na cabeça a queima roupa.
Populares informaram que o assassino que estava de carona, desceu da motocicleta com a arma na mão, se aproximou do ex-presidiário e disparou mais três tiros que atingiram as costas da vítima.
Adilton morreu no local enquanto que os dois motoqueiros fugiram em direção ao bairro de Vista Alegre. A polícia acredita que o ex-presidiário foi vítima de um “acerto de contas”, motivado possivelmente pelo tráfico de drogas.
Ele morava no sítio Baixa D’água, região do bairro da Cidade Nova e já tinha várias passagens pela polícia por pequenos furtos. A delegada plantonista Maria Virginia, plantonista da delegacia de Serrinha, e o Serviço de Inteligência (SI), investigam o crime.
Veja outras imagens Adilton Alves morreu na Rua C, Quadra D, no bairro da AdelbaO ex-presidiário foi alvejado com tiros na cabeça e nas costasOs assassinos estavam em uma moto cuja placa não foi anotadaPopulares contaram que o carona acertou um tiro na cabeça da vítima, desceu da moto e disparou mais trêsSegundo informações, Adilton saiu do “cebolão” há cerca de 15 dias
Do Clériston Silva

Motoqueiro bate em cavalo e morre entre Serrinha e Biritinga

Um acidente no km 04 da BA-233, rodovia que liga os municípios de Serrinha e Biritinga, deixou um morto na noite desta sexta-feira, 28.
A vítima estava pilotando uma motocicleta Honda Bross, placa NTJ-3392, licença de Serrinha, que colidiu contra um cavalo que estava no meio da pista. Marcelo Pereira de Souza Ramos, 30 anos, morreu antes de ser socorrido.
O acidente aconteceu por volta das 22h40min, nas proximidades do povoado de Lagoa do Mato. O rapaz morava na Rua 1° de Janeiro, no bairro da Bomba em Serrinha.
Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o animal solto na pista escapou de alguma propriedade rural na região, que é rodeada de pastos. O proprietário não foi identificado. O corpo de Marcelo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Feira de Santana.
Do blog do Clériston Silva

Governador anuncia que funcionário estadual terá um aumento de 5,93%

O governador Jaques Wagner (PT) disse nesta sexta-feira (28) que o contingenciamento que fará no orçamento de 2011, estimado em R$ 26,6 bilhões, não comprometerá o salário do funcionalismo, que deverá ter um reajuste linear de 5,93%.

O índice corresponde à inflação acumulada no ano passado e será proposto na mensagem a ser encaminhada à Assembléia Legislativa, com data retroativa a janeiro.

Apesar de ter começado o seu segundo governo “apertado”, o governador disse que não pretende cortar custeio. “A gente procura fazer custeio bom, que é o pagamento de médico, enfermeira, remédio. Para dar o reajuste linear integral da inflação tenho que fazer um belo esforço, porém, entendo que o funcionalismo merece, porque o salário, na verdade, não está crescendo; estamos repondo perdas”.

A declaração de Wagner ocorreu nesta sexta, à noite, após a solenidade de abertura das comemorações pelos 200 anos da Associação Comercial da Bahia, onde fez palestra sobre o “Novo ciclo de desenvolvimento da Bahia”.

O governador fez uma viagem na história da economia baiana desde a chegada de Dom João VI ao Brasil até os dias atuais, para chamar o empresariado à reflexão. “Minha presença aqui não é litúrgica, é convocatória”, disse o governador, lembrando que muitas das dificuldades do passado, que persistem nos dias de hoje, só serão superadas numa parceria entre o setores público e privado.

“Temos que crescer, mas crescer repartindo”, defendeu. Na plateia empresários da indústria, do comércio, da agricultura e políticos.

Apesar de se mostrar otimista com o desenvolvimento da economia baiana, Jaques Wagner disse que está preocupado com o corte que governo federal fará no orçamento, visando combater a inflação e o juro elevado.

Informações do A Tarde.

TV Record anuncia sucursal em Feira de Santana

A TV Subaé que se cuide. A rede de TV Record News vai instalar uma sucursal em Feira de Santana, para transmissão de material jornalístico produzido na cidade, já a partir do próximo mês.

A notícia foi anunciada ao prefeito Tarcízio Pimenta, no final da tarde desta sexta-feira (28), pelo diretor executivo da Record News-TV Cabrália, Marcos Silva, durante audiência no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

O prefeito Tarcizio Pimenta parabenizou a emissora pela chegada a Feira de Santana e destacou a importância para a cidade poder contar com mais um importante veículo de comunicação.

Ele informou também sobre os investimentos que o Governo Municipal vem promovendo na área de tecnologia, ao oferecer à população, gratuitamente, o sinal de internet banda larga através do programa Feira Cidade Digital.

Durante a audiência também estiveram presentes o deputado federal Márcio Marinho, o deputado estadual José de Arimatéia e a gerente comercial Cristine Ribeiro.

Eles apresentaram o cronograma de implantação das atividades da emissora de TV em Feira de Santana, que será nas instalações da Rádio Cultura. “É a primeira emissora de canal aberto com jornalismo 24 horas. E temos uma grande penetração, principalmente com as classes A e B”, disse Marcos Silva, destacando o perfil da Record News.

.

“Em Feira de Santana, pretendemos entrar inicialmente com inserção de matérias através dos telejornais, com destaques para o das 12 às 13h30min (Alerta Total), o das 18 às 18h30min (Record News Bahia) e o das 18h30min às 19 horas (Nordeste no Ar)”, acrescentou.

Do Portal Interior da Bahia

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ufba divulga resultado do vestibular 2011

O resultado da segunda fase do vestibular da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi divulgado na tarde desta sexta-feira (28) no site da instituição.

Foram convocados os candidatos inscritos para os Cursos de Progressão Linear - CPL (Tradicionais), Bacharelados Interdisciplinares (BI) e Curso Superior de Tecnologia (CST).

Foram convocados 6.436 candidatos para as vagas das 101 opções de cursos. As matrículas estão programadas para o mês de janeiro e fevereiro, segundo calendário divulgado no site da instituição.

Estudantes realizaram as provas do vestibular 2011 nos dias 14 e 15 de novembro (provas objetivas de 1ª fase) e 12 e 13 de dezembro para testes de conhecimentos específicos de cada aérea (segunda fase). O prazo final para a divulgação dos resultados era 31 de janeiro (próxima segunda-feira).

Resultado Final - BI / CST (ENEM)

ARTES - DIURNO

ARTES - NOTURNO

CIÊNCIA E TECNOLOGIA - DIURNO

CIÊNCIA E TECNOLOGIA - NOTURNO

CIÊNCIA E TECNOLOGIA - BARREIRAS

HUMANIDADES - DIURNO

HUMANIDADES - NOTURNO

HUMANIDADES - BARREIRAS

SAÚDE - DIURNO

SAÚDE - NOTURNO

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA - CST

GESTÃO PÚBLICA E GESTÃO SOCIAL - NOTURNO

TRANSPORTE TERRESTRE: GESTÃO D0 TRANSPORTE E TRÂNSITO - NOTURNO

Seis estudantes morrem eletrocutados após acidente em Alagoas

Seis estudantes morreram quando um ônibus escolar em que viajavam foi atingido por fio de alta tensão de um poste derrubado por um caminhão pipa.

O acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira no Povoado da Canafístula do Cipriano, no município de Girau do Ponciano, em Alagoas. As vítimas ainda não foram identificadas, mas tinham entre 14 e 18 anos de idade.

Os feridos, que tiveram lesões leves, foram encaminhados para a Unidade de Emergência do Agreste, na cidade de Arapiraca, no interior do Estado.

De acordo com testemunhas, o caminhão pipa seguia na mesma direção do ônibus quando bateu em um poste e provocou o acidente. Um fio de alta tensão caiu em cima do ônibus escolar levando pânico aos estudantes.

Seis estudantes, que residem da comunidade Sítio Alecrim, na zona rural de Girau do Ponciano, morreram eletrocutados, ao tentar sair do ônibus. "Eles tiveram os corpos carbonizados, foi horrível", disse um morador da localidade.

Na hora do acidente, cerca de 30 pessoas se encontravam no interior do veículo, que transportava estudantes com idades entre 14 e 18 anos. O governo do Estado mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros para atender os feridos no local do acidente.

O governador em exercício José Thomaz Nonô (DEM) determinou mobilização total dos órgãos estaduais no atendimento aos feridos e às famílias dos estudantes mortos.

Com informação da Agencia estado

Jael dá soco em diretor do Bahia e pode ser dispensado do clube

O atacante Jael agrediu com um soco o diretor de futebol do Bahia André Araújo na tarde desta quinta-feira (26), antes do treino do Fazendão.

Segundo informações de funcionários do clube, o incidente ocorreu devido ao atacante se negar a realizar um exame para detectar a gravidade das dores que o jogador sentiu no púbis.

Antes do treino desta quita-feira, Araújo, que trabalha com o gestor de futebol Paulo Angioni, teria dito que o atacante estava proibido de treinar, por ter ido realizado o exame, que estava marcada para a manhã desta quinta-feira.

Após uma discussão entre Jael e André Araújo, o atacante do Esquadrão deu um soco no diretor. Nem o jogador nem a diretoria se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.

Do Portal Interior da Bahia

Caminhoneiro morre atropelado pelo próprio caminhão próximo a Amélia Rodrigues

Carmerindo Rodrigues de Santana, 57 anos, morreu por volta das 5h30min desta sexta-feira, 28, depois que o próprio caminhão de placa JMQ – 8747 passou por cima de sua cabeça.

O acidente aconteceu no km 537 da BR-324 próximo a Amélia Rodrigues e ao acesso a cidade de Conceição do Jacuípe.

Informações dão conta que o motorista desceu do caminhão para fazer um reparo e este começou a andar sozinho. Na tentativa de subir na cabine, ele se desequilibrou e caiu embaixo do veículo.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o caminhão, modelo Mercedes-Benz, de placa JMQ-8747, passou por cima da cabeça de Carmerindo, que morreu no local. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Feira de Santana.

Da redação CN * com informações A Tarde

UNEB divulga boletim de desempenho dos candidatos do vestibular 2011

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) disponibilizou nesta sexta-feira (28) o boletim de desempenho dos candidatos que concorreram às vagas oferecidas pela universidade no Vestibular 2011.

O boletim está disponível no site da Consultec, empresa licitada que executou parte do processo seletivo. O candidato aprovado na modalidade presencial ou a distância (EaD) deve ficar atento ao período de matrícula, que vai de 7 a 9 de fevereiro, no departamento/campus ou polo de funcionamento do curso em que foi aprovado, das 8h30 às 12h ou das 13h30 às 19h.

Todos os documentos necessários para a efetivação da matrícula estão relacionados no edital de convocação, que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) neste sábado, dia 29 de janeiro.

Caso o candidato não compareça ao local, data e horários estabelecidos para a realização de sua matrícula, ou não apresente a documentação especificada no edital, perderá o direito à vaga.

Fonte: Correio

Jovem serrinhense vítima de bala perdida morre em Salvador

Uma jovem serrinhense de 19 anos morreu na manhã desta quinta-feira, 27, depois de passar cinco dias internada no Hospital do Subúrbio.
Daniela Silva Oliveira foi atingida na cabeça por uma bala perdida na noite do último domingo, 23, na Rua da Ressurreição, no Alto de Coutos.
De acordo com informações dos familiares, Daniela estava há pouco tempo trabalhando em Salvador e era natural de Serrinha. No momento do crime, ela se encontrava em uma festa de pagode.
Vários homens armados desceram de um carro atirando contra um grupo de pessoas que também participavam da festa. Ao ouvir os disparos Daniela ainda tentou correr, porém foi baleada.
De acordo com a Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), Daniela deu entrada no Hospital do Subúrbio às 23h do dia 23 de janeiro e veio a óbito às 10h20 desta quinta-feira no mesmo hospital. Agentes da 5ª CP (Periperi) investigam o caso. Segundo eles, a família decidiu doar os órgãos da jovem.
O corpo da jovem foi velado na casa dos pais, localizada próximo ao ponto de Araci, e sepultado as 16h desta sexta-feira, 28, no cemitério paroquial de Serrinha.
Do blog do Clériston Silva

Serrinha: adolescente morre afogado em lago

Um adolescente de 15 anos morreu vítima de afogamento em Serrinha, no Sitio Novaes, na tarde desta quinta-feira (27), por volta das 15h.
De acordo com um grupo de pessoas que estavam no local, José Caio Oliveira Silva, brincava com amigos no lago do sítio próximo a BR-116. Ele teria tentado atravessar o lago quando desapareceu na água.
O resgate, que contou com a colaboração de dois mergulhadores voluntários, teve dificuldades para encontrar o corpo, que só foi localizado as 16h20min.
A vítima morava na Rua 30 de Junho, no bairro das Abóboras. O pai do garoto, o pedreiro Antônio José, disse que estava trabalhando quando recebeu a notícia. O levantamento cadavérico foi realizado pela delegada Maria Virginia, plantonista da DP local.
Do blog do Clériston Silva/Foto: Renny Maia

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Arraial d’Ajuda - Aniversário é regado com droga; até o bolo tinha maconha

A chegada de uma garota à maioridade foi comemorada de uma maneira radical em Arraial d’Ajuda, litoral sul de Porto Seguro.

Seus pais resolveram promover uma festa regada a drogas e álcool. Até o bolo de aniversário foi confeitado com folhas de maconha.

A Polícia Civil invadiu o local da festa, na Estrada da Balsa, por volta das 2h da madrugada desta quarta-feira (26), após denúncia de que no evento também havia adolescentes.

No local, segundo o delegado Rafael Zanini - que comandou a operação -, foram encontrados diversos cigarros de maconha e trouxas de cocaína.

O bolo de chocolate ornamentado com as folhas de maconha e cerejas já havia sido consumido, mas o registro ficou nas câmeras fotográficas dos participantes, também apreendidas. O delegado afirmou que o responsável pela festa, o estrangeiro Peter Paul Schlecht, e a sua companheira Maria das Graças Costa Rocha, confirmaram a promoção da festa, mas disseram que não tinham conhecimento de que havia qualquer substância entorpecente.

Das 22 pessoas detidas, dez eram menores de idade e 12 eram adultos, segundo o delegado. "Em depoimento, apenas uma adolescente nos disse que tinha consumido maconha. A faixa etária dos convidados era de 17 a 25 anos, sem contar com os pais da aniversariante", disse Zanini.

"Apreendemos as máquinas de fotografia e celulares de alguns dos convidados, que tinham a foto do bolo da festa de aniversário", acrescentou.

O delegado registrou o caso em um Termo Circunstanciado de Ocorrência. "Interpretei como apologia ao crime e uso de drogas, auxílio ao consumo de drogas e crimes relacionados ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Todos foram ouvidos e liberados", disse.

Com informações do Radar64.

Saiba como fazer para requerer as perdas do Plano Collor II

Quem tinha aplicação na caderneta de poupança nos meses de janeiro e fevereiro de 1991 tem até a próxima segunda-feira para entrar na Justiça solicitando a devida correção, que não foi aplicada na época.
A poupança deveria ter rendido 21,87%, mas o governo alterou o índice de correção. O rendimento caiu para 7%, gerando uma diferença de 14,87%.
O prazo acaba na segunda por causa do aniversário do plano, mas só são permitidas ações individuais. Maria Elisa Novais, gerente jurídica do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), acrescenta que o poupador precisa do RG, CPF, além dos extratos da caderneta, referentes aos dois meses de 1991, para ajuizar a ação. “Os extratos devem ser entregues pelo banco que administrava a poupança na época do Plano Collor II”, explica.
Ela ainda ressalta a importância de não perder o prazo: “A pessoa deve ser muito rigorosa quanto ao prazo, pois não há chances de entrar após a segunda-feira. Além disso, é possível que herdeiros entrem com a ação. No entanto, aconselhamos que procure um advogado para orientação”, diz.

Se a moda pega...Radialista é preso ao tentar extorquir deputado

O radialista Ivan Carlos, que já trabalhou na Rádio Sociedade, foi preso acusado de tentar extorquir o deputado federal Marcos Medrado (PDT).
Ele foi detido na noite desta quarta-feira (26) próximo ao Shopping Aeroclube, na Boca do Rio, e está preso na Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (DREOF) de Salvador.
O radialista pediu R$ 150 mil e um carro ao deputado. Ele ameaçava divulgar um dossiê que supostamente incriminaria o parlamentar.
Em entrevista ao Uziel Bueno e Evilásio Júnior, no programa Acorda Pra Vida, da Rádio Tudo FM 102,5, o deputado conta que está em Brasília e que seu filho, Diogo Medrado, diretor da Rádio Nova Salvador, quem contatou a polícia e armou esquema para que o chantagista fosse preso em flagrante.
O radialista começou com as amaças há uma semana, em contatos feitos por telefone e e-mail com Medrado e com Diogo. Ele se apresentava com o codinome de "Superman". A polícia rastreou o IP do criminoso e descobriu sua indentidade.

Policial de Barrocas dá exemplo de humanidade

Quem pensa que a função da Polícia Militar é apenas reprimir a violência alarmante do país se engana. Este ato que aconteceu em Barrocas é um dos exemplos de como a PM mudou.

Na manhã desta segunda-feira (24), por volta das 10h50min, o soldado Josival, prestou socorro ao jovem Hamilton, conhecido por “Cebinho”, que teve uma crise epiléptica e caiu de uma calçada alta nas imediações de uma Mercearia no centro da cidade.

O policial levou o rapaz para o hospital local e aguardou por um bom período que ele fosse atendido. Após a medicação, Hamilton preferiu sair andando do Hospital, recusando a oferta de Josival para levá-lo para casa.

Quem pensa que a ação do PM Josival terminou se engana. Mesmo com a recusa de Hamilton, o policial se dirigiu até uma farmácia da cidade para conseguir os medicamentos prescritos pela médica que o atendeu.

Parabéns ao soldado Josival e a todos que agem com justiça e humanidade neste mundo onde o ser humano só pensa em si.

Por Cival Anjos/Foto: Jornal A Nossa Voz

Jovens de municipios do interior disputam o concurso Miss Bahia 2011

Várias jovens de cidades do interior baiano disputam nesta quinta-feira (27) o concurso de Miss Bahia 2011. O evento, que terá transmissão ao vivo da TV Aratu (do SBT), acontece às 21h, no Teatro ISBA, em Salvador.

O evento contará com a participação de 16 lindas garotas. Entre as que irão concorrer estão garotas de Morro do Chapéu, Jacobina, Capim Grosso, Santa Bárbara, Serrinha, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, entre outros municípios baianos.

Destaque para a bela Adriana Rios, de Capim Grosso, vencedora do concurso Garota Blitz Total, edição 2009, de iniciativa da Jacobina FM.

A jovem Verônica Araújo, de Morro do Chapéu, segunda colocada no concurso Garota Regional Blitz Total, da Rádio Jacobina FM, também está entre as favoritas para vencer o concurso. Verônica, apesar da idade, é veterana na passarela. Ela é filha do casal João do Mukekão e Dona Sônia.

Para representar o município de Jacobina no concurso a escolhida foi a jovem Fernanda Ribeiro. De Santa Bárbara, a jovem Karen Ferreira; de Juazeiro, a jovem Sullydaianne Albuquerque; de Serrinha, Tatiane Andrade.

A modelo e estudante Talize Cordeiro representará Vitória da Conquista no concurso Miss Bahia 2011. Talize tem 23 anos, 1,80m de altura, foi a Top Model Sesc 2009 de Vitória da Conquista e venceu o concurso Top Model Sesc Bahia 2009, em Salvador.

Do PIB

Federação se reúne com os clubes e define critérios para a Segunda Divisão

Os dez clubes inscritos para a disputa do Campeonato Baiano da 2ª divisão 2011 estiveram presentes na reunião do Conselho Técnico na sede da Federação Bahiana de Futebol nesta quarta-feira (26).

Os dirigentes confirmaram participação na competição e definiram o regulamento e fórmula de disputa. A tabela será divulgada pela FBF nos próximos dias.

Não haverá qualquer alteração entre os clubes participantes, pois todos eles assinaram a Ata de Reunião concordando com as decisões tomadas sobre a competição de 2011.

O campeonato começará no dia 03 de abril e termina em 03 de julho, num total de 14 datas. Os grupos ficaram definidos da seguinte forma:

Grupo 1: Botafogo, Camaçariense, Galícia, Juazeirense e Ypiranga;

Grupo 2: Guanambi, Itabuna, Jacuipense, ADJ (Jequié) e Poções.

Da redação do PIB, com informações do blog Souzaandrade.

Biritinga: Depois de muita promessa dos governos passados, BA-084 é reconstruída

Depois de muito tempo sofrendo com uma estrada em péssimas condições de tráfego, finalmente, a população de Biritinga volta a sorrir.

A BA-084 foi totalmente reconstruída no trecho de 18 quilômetros, entre Biritinga e Serrinha.

A obra começou em Biritinga e, recentemente, foi concluída no entroncamento com a BR-116, em Serrinha (foto). Agora resta apenas a conclusão total com a sinalização.

As pessoas que realizavam este trajeto todos os dias ou várias vezes ao dia, como é o caso dos condutores do transporte alternativo, reduziram consideravelmente o tempo da viagem e o desgaste físico como acontecia antes da reconstrução desta rodovia.

Por Cival Anjos – de Serrinha

Orquestra Santo Antônio da Música é assunto no JN

Santo Antonio da Música no Jornal Nacional

A determinação de alguns brasileiros levou música erudita até uma cidade do semiárido baiano. E esse esforço é o resultado da beleza de povo que o Brasil tem.

Se deixar, ela passa o dia inteiro tocando. O violino, que só conhecia de ouvir falar, é companhia quase inseparável nessas férias.

“A primeira vez que fui apresentado a ele já gostei só de ver. Quando tirei o primeiro som, me apaixonei”, conta Íris, de 14 anos.

A paixão de Michaela, que tem nove anos, é pela flauta transversal. André e Letícia, pelo violoncelo.

“Meu pai no começo não gostava, porque é um instrumento que só faz base. Aí, eu disse: ‘Mas, painho, é um som bonito, eu gostei, eu vou fazer’”, relata Letícia, de 15 anos.

Hoje, ela se orgulha de fazer parte da orquestra infantil do bairro, um dos mais pobres da cidade de Conceição do Coité, no semiárido baiano.

O único adulto do grupo é o maestro Josevaldo, um autodidata que sabe ler partituras e compor arranjos.

“O grande desafio pra mim foi adaptar o meu conhecimento musical, que era só de ouvido, pra parte teórica. Então, foi aí que eu fui buscar me instruir e aprender a ler e a escrever música para poder passar pras crianças”, explica o músico Josevaldo Silva.

A ideia de criar a orquestra foi da professora Valdete. O apoio financeiro vem de uma feijoada que o irmão dela, padre Antônio, faz em sua paróquia nos Estados Unidos.

“Todo ano ele faz essa feijoada em New Jersey. E, com o dinheiro que ele arrecada e manda pra cá, a gente mantém o projeto aqui”, informa a professora Maria Valdete Silva.

Com a última feijoada deu pra comprar o contrabaixo, mais dois violoncelos, cinco violinos. Ainda faltam instrumentos de sopro, de percussão…

Falta também um lugar apropriado para ensaiar, que por enquanto é no quintal de uma casa. Agora, o que nunca falta lá é vontade de aprender e de tocar.

Por enquanto, a orquestra tem 40 jovens músicos. E há outros 40 esperando a chegada de mais instrumentos.

E eles vão a pé para o concerto de férias do teatro da cidade. No repertório, sucessos regionais e clássicos da música erudita.

Matéria exibida quinta-feira (26/01/2011) no Jornal Nacional

Garimpeiro morre soterrado e outro fica ferido em Santaluz

A atividade garimpeira de Serra Branca, povoado a 15 km de Santaluz, atrai várias pessoas de diversos lugares do Brasil, para tentar ganhar a vida, porém, no meio da tarde desta quarta-feira (26) aconteceu um trágico acidente em um dos buracos no garimpo.
Depois de uma detonação, dois garimpeiros, Romilson Amorim dos Santos (conhecido por Jega), 24 anos, casado pai de um filho de 4 anos, e outro de pré-nome Márcio desceram até o fundo do buraco, quando uma pedra que no garimpo é conhecida como pedra boi, acabou descendo sobre os rapazes.
Márcio, 25 anos, natural da cidade de Saúde, foi atingido e encaminhado ao Hospital Cleriston Andrade em Feria de Santana com alguns ferimentos, já Romilson acabou sendo atingido em cheio pela pedra e faleceu no local, ficando algumas horas soterrado.

A familia de Romilson tinha 8 dias que havia chegado em Santaluz e antes de descer ao buraco o filho de 4 anos, pediu pra o pai não descer dizendo que o pai iria morrer, o sogro pediu também para ele aguardar e não descer naquele momento, até parece que era um aviso. Não atendendo aos apelos entrou na gruta e acabou sendo soterrado.

O corpo foi conduzido ao Hospital Municipal e por volta das 19h30 seguiu para o Departamento de Polcia Técnica em Feira de Santana

Da redação CN com informações * Adimário Reis

Observatório Antares constata queda de meteoritos em Feira de Santana

O Observatório Astronômico Antares, órgão vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), constatou serem de meteoritos dezenas de fragmentos encontrados no bairro Gabriela, localizado na periferia da cidade.

Em dezembro de 2010, durante passeio matinal, uma moradora que prefere não se identificar percebeu vários objetos escuros de brilho metálico espalhados pelo chão.

Após consultas na internet, ela decidiu comunicar o achado ao Observatório Antares. Uma equipe foi deslocada ao local e identificou que os fragmentos do meteorito são do tipo ferroso, conforme informou o diretor Paulo Poppe.

Ele revelou que não é possível determinar a data em que o meteorito caiu, mas salientou que é o primeiro reconhecimento oficial do fato em Feira de Santana.

O material foi cedido ao Antares para pesquisa científica. Poppe orienta a população a colaborar com a ciência ao encontrar fragmentos que possuam características semelhantes às de um meteorito. Basta entrar em contato com o Observatório. Os objetos poderão ser formalmente doados à Uefs ou devolvidos após a pesquisa.

Características

Meteoritos são fragmentos de um meteoróide - quando ainda estão no espaço - que caem na superfície terrestre depois de terem atravessado a atmosfera. Devido ao atrito com o ar, o meteorito fica incandescente e produz o fenômeno luminoso chamado popularmente de estrela cadente. A maioria destes corpos se desintegra totalmente na atmosfera.

Bendengó

O Brasil tem cerca de 60 meteoritos reconhecidos pela ciência, apesar de pesquisadores sugerirem a existência de milhares de exemplares espalhados pelo território, além de pelo menos uma centena preservada por particulares.

O Observatório Antares possui uma réplica em tamanho real do meteorito de Bendegó encontrado em 1784 no sertão da Bahia, 35 km a noroeste do município de Monte Santo.

O meteorito foi transportado em 1887/1888 para o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, por iniciativa do imperador Dom Pedro II, encontrando-se no local até hoje. A réplica está aberta à visitação pública.

Informações de Vívian Servo Leite e Everaldo Goes - Ascom/Uefs.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Riachão do Jacuípe- Disque Cidadão é implantado no Município

A população de Riachão do Jacuípe e municípios circunvizinhos pode denunciar quaisquer abusos ou crimes cometidos por membros da sociedade civil, autoridades e pela própria Polícia Militar através do telefone 3264-2022.
Trata-se do Disque Cidadão- um canal de comunicação, fruto da parceria entre poder público municipal, Policia Militar e da sociedade civil organizada jacuipense.
Funcionamento
Ao ligar para o Disque-Cidadão, a pessoa recebe uma senha, sua referência, caso necessite acrescentar uma informação ou acompanhar o andamento da investigação. As denúncias são encaminhadas aos agentes da Polícia Civil e Militar que analisam os dados recebidos e os envia para uma unidade da Polícia Militar ou da Polícia Civil.
A pessoa que denunciou pode acompanhar e fiscalizar o trabalho da polícia. As ligações não são rastreadas e o anonimato é garantido, inclusive, no caso de pagamento de recompensa.
Sucesso
Ao colocar um serviço de atendimento telefônico a disposição do cidadão, a iniciativa vem ajudar o trabalho da Polícia Militar e demais autoridades no combater ao crime. Em entrevista à Baiana FM, o Sargento Noé Ademilson, citou como exemplo o sucesso do Programa em cidade como Salvador e Rio de Janeiro. “Na recente ocupação da policia no Rio, o belo trabalho realizado pelo o BOPE contou com a importante participação da população. Aqui, na primeira semana de funcionamento, recebemos uma denúncia e prendemos uma pessoa portando drogas”.
Do blog do Agenor Filho/Fonte: Patrícia Roma