SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sábado, 18 de setembro de 2010

Tricolor derruba Ponte em Campinas e assume liderança

A torcida tricolor é só felicidade! O time do Bahia, com gols dos laterais Ávine e Jancarlos, de falta, aos 9 e 32min do segundo tempo, respectivamente, venceu a Ponte Preta, na cidade de Campinas, no interior paulista.
O gol da Ponte foi marcado por Reis que abriu o marcador aos 7min do 1° tempo.
Com a vitória, de virada, o Bahia assumiu a liderança da série B, com 40 pontos. O Coritiba venceu a Portuguesa por 2x0 e está na segunda posição também com 40 pontos.
Jogando na tarde deste sábado, o Bragantino goleou o Náutico por 3x0 e, já pela noite, o Sport venceu o ASA/AL por 2x0 e o América/RN bateu o Icasa/CE pelo mesmo placar.
Depois dos resultados da 22ª rodada, o Bahia lidera com 40 pontos, Coritiba também com 40 é o segundo, o terceiro é o Figueirense, 39, e o América/MG vem na 4ª colocação com 37.
Na 17ª posição está o Bragantino com 25, 18º Santo André, 24, o América/RN vem na 19ª posição com 19 e na lanterna o Ipatinga/MG com 18.
Por Cival Anjos

Jacobinenses foram às ruas cobrar da prefeita a implantação do Samu 192

Marcada por muitos gritos de protestos, apitos, faixas, cartazes e carros de som, foi realizada nesta sexta-feira (17), a primeira caminhada para reivindicar a Samu 192 e UTI, que atenderá Jacobina e região.

Os manifestantes saíram da Praça da Missão, passaram pelo centro da cidade, em direção à sede da prefeitura municipal.

Mais de dez mil pessoas participaram da caminhada, que começou por volta das 10h, e às 11h, a prefeita Valdice Castro (DEM), chegou ao local, segundo ela, estava ali para aderir ao movimento e, por pouco, não se transformou em tragédia, uma vez que a população estava indignada e protestando contra a própria.

Manifestantes tentaram se aproximar da prefeita, clamando por serviços de saúde, causando grande tumulto, alguns chegaram até jogar ovos, latas e outros objetos para chamar atenção, como foi registrado pelas nossas lentes, mas a situação foi controlada pela 24a CIPM que montou um forte esquema de segurança para evitar confrontos.

A prefeita recentemente aderiu ao governador Jaques Wagner na sua campanha pela reeleição.

Informações do Jornal Tribunal Regional e Noticia Livre

Disputa pelo Senado na Bahia tem três candidatos empatados no Datafolha

A menos de 20 dias das eleições, a disputa por duas vagas baianas no Senado está indefinida e ainda mais acirrada, mostra o Datafolha.

Segundo pesquisa realizada nos dias 13 e 14, Cesar Borges (PR), com 29%, Lídice da Mata (PSB), com 28%, e Walter Pinheiro (PT), com 27%, estão tecnicamente empatados em primeiro lugar.

Na pesquisa anterior, de 9 de setembro, os índices eram 31%, 28% e 26%, respectivamente, já caracterizando o empate técnico.

A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.José Ronaldo (DEM) oscilou um ponto para cima e agora tem 11%. Edvaldo Brito (PTB) tem seu índice inalterado em 9%, e Joé Carlos Aleluia (DEM), que tinha chegado a 11% na pesquisa anterior, volta a 7%.

Entre os eleitores baianos, 15% afirmam votar em branco para uma das vagas, e 10% para as duas. Estão indecisos quanto a um voto 34%, e 24% ainda não decidiriam nenhum dos votos para o Senado.

Se considerados apenas os votos válidos, Borges tem 25%, Lídice, 24%, Walter Pinheiro, 23%, José Ronaldo, 9%, Brito, 7%, e Aleluia, 6%.

Foram realizadas 1.100 entrevistas em 43 municípios da Bahia. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 30.035/2010.

Adeildda citou mais quatro supostos envolvidos no caso da Receita

A servidora Adeildda Ferreira dos Santos deu à Polícia Federal mais quatro nomes de supostos envolvidos na compra e venda de informações fiscais sigilosas de contribuintes. Entre os nomes estão três contadores – Erik, Fernando e Danilo – que, segundo ela, encomendavam quebra de sigilo fiscal. Os nomes foram dados em depoimento prestado nesta quinta-feira (16) à Polícia Federal.

Adeildda afirmou ainda que recebia entre R$ 50 e R$ 200 por cópia de imposto de renda entregues. O pagamento era depositado na conta bancária da servidora. "Esse tipo de balcão de negócios não é de hoje que acontece. Então ela não é a inventora da roda, entendeu?”, afirmou o advogado de Adeildda, Marcelo Panzardi.

A defesa da servidora disse que ela alegou que o convite para participar do esquema de corrupção partiu de um funcionário da Receita. “Foi o Julio Bertoldo. É um funcionário da Receita Federal que foi chefe dela durante alguns anos na unidade de Ribeirão Pires. Eles já se conhecem há muito tempo. Basicamente, foi algo do gênero: ‘Olha, Adeildda, eu preciso emitir uma situação fiscal, algum documento, você pode atender o fulano da contabilidade, por favor?’. E depois de algumas vezes, acabaram dando um presentinho pra ela, um dinheirinho, então acabou virando uma rotina nesse sentido", contou o advogado.

Julio Bertoldo atualmente ocupa o cargo de chefe da agência da Receita em Mauá, e nega as acusações feitas por Adeildda. “Eu entendo que é uma fuga dela. Ela está querendo se justificar de alguma coisa e está querendo incriminar uma outra pessoa mas, realmente, não sei dizer o que está fazendo ela colocar isso”, disse.

A defesa de Adeildda vai pedir perícia nos computadores da agência em Mauá para tentar provar que o esquema de corrupção era generalizado. Um dos contadores apontados por Adeildda já foi ouvido pela PF, e confirmou os pagamentos de propina para funcionários da Receita.

Do Jornal Nacional

Macarrão diz que Bruno tentou se matar na prisão

Luiz Henrique Romão, o Macarrão, disse nesta sexta-feira no Fórum de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que o goleiro Bruno Souza tentou se matar "várias vezes" na cadeia.

Durante audiência de instrução e julgamento do processo de sequestro e lesão corporal movido pela ex-amante, Macarrão e Bruno deveriam ser ouvidos, mas exerceram o direito de permanecerem calados.

Macarrão apenas disse não aguentar mais a situação de estar preso e que o amigo teria tentado o suicídio. Após isso, Macarrão afirmou que não falaria mais nada.

De acordo com o Ércio Quaresma, advogado de defesa de Bruno e Macarrão, o goleiro teve nove desmaios e teria tentado se matar duas vezes nos últimos seis dias.

O advogado afirmou ter ficado sabendo das supostas tentativas de suicídio durante conversa com Macarrão na audiência de hoje, e que desconhece o motivo dos desmaios de Bruno.

Macarrão, que divide a cela com Bruno no complexo penitenciário de Bangu, teria impedido o goleiro de tomar em excesso os medicamentos prescritos pelos médicos do sistema carcerário de Minas Gerais.

Bruno também teria começado a fazer uma "teresa", espécie de corda amarrando a ponta dos lenções, com o objetivo de se enforcar.

Quaresma afirmou que o abatimento de Bruno é visível e que tentou dar conselhos a ele. O advogado teria dito: "Não é praticando o autoextermínio ou assumindo algo que não fez que você vai livrar a cara de ninguém".

Quaresma afirmou ainda que solicitou a Macarrão que tomasse conta do goleiro. De acordo com o advogado, que disse que vai solicitar cuidados psiquiátricos para Bruno, ambos devem ser transferidos para Minas Gerais na segunda-feira. "Os arautos da desgraça alheia conseguiram seu objetivo de tirar o sorriso de Bruno", afirmou.

Bruno passa mal ao ver ex-companheiros

O goleiro Bruno passou mal nesta sexta-feira ao ver seus ex-companheiros de Flamengo na 1ª Vara Criminal de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Os jogadores Leonardo Moura, Rodrigo Alvim, Paulo Victor e Álvaro, além do zagueiro Tite, do Vasco, estavam no local para prestar depoimento.

Ao ver seus companheiros, Bruno não se sentiu bem e uma ambulância foi chamada para socorrer o goleiro. O goleiro e Macarrão chegaram ao fórum algemados, com a cabeça raspada e usando uniformes verdes da penitenciária de Bangu.

Informações do Portal Terra e da Espn Brasil

Catuense pode tirar vaga do Serrano e disputar a 1ª Divisão do Baianão 2011

O tempo passa e o futebol baiano de vez em quando dá um jeito de se envolver em escândalos, de proporções nacionais, difíceis de ser esquecidos, como os dois campeões, Bahia e Vitória, do Estadual de 1999.

O mais recente é o do Serrano da cidade de Vitória da Conquista, que deveria, ao lado do Juazeiro, ser um dos 12 clubes da 1ª Divisão do Campeonato Baiano de 2011.

Mas o time utilizou dois jogadores, um deles, Felipe, o próprio filho do técnico e irmão do preparador físico do clube do interior, com certidões de nascimento falsificadas, e deve ser eliminado para a entrada da Catuense na competição do próximo ano.

A prática do “gato” é uma péssima herança do futebol brasileiro, e consequentemente, o dolo praticado pelo Serrano não chega a ser um escândalo que surpreenda a tudo e a todos.

Difícil é acreditar que gestores deste futebol, como presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Bahiana de Futebol, Rui João, mesmo diante das provas apresentadas nos autos pelo advogado contratado pela Catuense, Manoel Machado, tenha indeferido, não aceitou a abertura do inquérito para a apuração da denúncia, sob o argumento que a existência de duas certidões de nascimento não produzia, caracterizava o delito.

O pedido de inquérito da Catuense foi dado entrada dentro do prazo legal, no dia 10 de junho de 2010. Como indeferido, recusado pelo presidente do TJD da FBF, o advogado Manoel Machado deu entrada de outro pedido de inquérito, desta vez, ao pleno do Tribunal de Justiça Desportiva.

O advogado da Catuense já antecipou que se a denúncia contra os jogadores e o Serrano não for acatada em Salvador pelo TJD da FBF, ele recorre junto ao TJD da CBF - Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro.

Os dois jogadores, Felipe Moreira Borges, nascido e registrado no dia 29 de dezembro de 1989, e Diego da Silva Oliveira, disputaram os jogos pelo Campeonato Baiano da 2ª Divisão de Profissionais, promovido pela Federação Bahiana de Futebol, pelo Serrano, com os nomes de Felipe Moreira Araújo, nascido em 89 – dois anos mais tarde – e Diego Vieira dos Santos. Felipe é filho de Elias Araújo Borges, técnico do Serrano.

Do Portal Interior da Bahia, com informações da Tribuna da Bahia

Cirurgia de redução de estômago mata a filha de dois professores da Uesc

Uma cirurgia mal-sucedida tirou a vida da jovem Carla Melo, filha do advogado tributarista Carlos Valder e da professora e ex-secretária de Educação de Ilhéus, Dinalva Melo.

Carla Melo sofreu complicações ainda no centro de cirurgia, em Salvador, conforme as primeiras notícias confirmadas por familiares.

Os pais da jovem, ambos professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Itabuna/Ilhéus, estão transtornados com a notícia.

Carla era filha única do casal. Ela se submetia a um procedimento cirúrgico para redução de estômago.

Do Portal Interior da Bahia, com informações do Pimenta na Muqueca

Policiais militares realizam parto dentro de viatura em Itapetinga

Daniela de Jesus, 21 anos, moradora da Rua Daniel Florêncio, na Vila Riachão, se encontrava grávida de nove meses e alguns dias.

A moça sentiu fortes dores por volta das 9 horas da terça-feira (21) e pediu ajuda aos vizinhos. Prontamente, eles ligaram solicitando a vinda de um taxista para que Daniela fosse conduzida a um hospital.

Com a demora do taxi em chegar ao bairro, os moradores ligaram para a Polícia Militar, e o policial Ednilson Alves rapidamente se deslocou com a viatura para auxiliar a jovem e conduzi-la até o hospital.

Parto

Ao chegarem no local, os PM´s Osvaldo Júnior, Adriano e Renato observaram que já havia ocorrido à ruptura da bolsa gestativa, com o vazamento do líquido amniótico.

Daniela foi colocada as pressas na viatura. Porém, aos gritos, ela já anunciava que a criança estava nascendo. Os PM´s colocaram a moça deitada dentro da viatura, e enquanto se dirigiam em alta velocidade para o Hospital, iniciaram o processo de auxilio do parto.

O PM Osvaldo Júnior, segurando a cabeça da criança, aos poucos, foi retirando a criança de dentro da mãe.

No Hospital

Para a surpresa de todos que se encontravam no Hospital Cristo Redentor, o bebê já estava nos braços dos PM´s, que, totalmente ensangüentados pelo parto, não escondiam a emoção e a felicidade pelo nascimento da pequena Gabriele Santos Aguiar.

A criança nasceu pesando 2, 950 kg e já se encontra na residência de sua família.

Do Portal Interior da Bahia, com informações do Itapetinga Agora

Preso o maior arrombador de residência do Povoado Fubá em Araci

Após denuncia formalizada pelo agricultor Renival Ferreira de Oliveira, vitima de furto ocorrido nesta quinta-feira (16), no interior de sua residencia no Povoado Fúbá, onde o acusado subtraiu diversos materias de limpeza e alimentícios como tambem peças intimas femininas.
Os policias civis Ailton Ramos, Elias Júnior e Ricardilson José, realizaram deligências na qual cumcubiu na prisão em flagrante delito, de José das Neves Filho, vulgo Guri 23 anos. Com ele foram encontrados todo o material furtado.
Na unidade policial, no interrogatório, o mesmo confessou para o delegado Getulio Queiroz Leal a autoria de mais quatro furtos em outras residencias no mesmo povoado, levando consigo valores em dinheiro, deixando um prejuizo estimado em torno de R$ 1.000.00.
Sendo autuado pela autoridade policial e enquadrado no artigo 155 & IV do CPB pelo crime. Logo após ter sido submetido a exame de corpo de delito, foi encaminhado ao presidio regional de Serrinha.

Da redação do Calila Notícias * com informações da DEPOL

Wagner cresce e abre 37 pontos de vantagem sobre Souto. Diz Datafolha

O instituto Datafolha divulgou nesta sexta-feira (17), uma nova pesquisa sobre a disputa para o Palácio de Ondina.
Segundo o levantamento, o governador e candidato à reeleição Jaques Wagner (PT) ampliou a vantagem sobre o segundo colocado Paulo Souto (DEM) e se a eleição fosse hoje, venceria com folga ainda no primeiro turno.

Wagner que na última pesquisa tinha 48% voltou a crescer e agora tem 53% das intenções de voto. Já seus principais adversários caíram.
Paulo Souto que tinha 18% no último levantamento, agora tem 16% e ocandidato do PMDB, Geddel Vieira Lima, que tinha 14%, caiu três pontos e agora aparece com 11% das intenções.
Bassuma (PV) e Marcos Mendes (PSOL) aparecem com 1% das intenções de votos. Sandro Santa Bárbara (PCB) e Professor Carlos (PSTU) não atingiram 1%. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos totalizaram 5% e os que não sabem são 12%.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Levando em consideração a margem de erro, Jaques Wagner pode ter entre 50% e 56%, e Paulo Souto, entre 13% e 19%.
Foram realizadas 1.100 entrevistas em 43 municípios na segunda-feira (13) e na terça-feira (14). A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) com o número 38.837/2010.

Tribuna da Bahia

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Assaltante da Faca voltou a atacar em Barrocas

Segundo assalto nos últimos 15 dias.
Por volta das 20h00min dessa sexta-feira (17), aconteceu o segundo assalto a mão armada nos últimos 15 dias, na pacata cidade de Barrocas.
Desta vez o assaltante escolheu um estabelecimento comercial que fica um pouco afastado do centro. O alvo foi o Salão de Beleza da jovem Iale, de onde o assaltante levou a quantia de R$70,00 em dinheiro.
Segundo informações da Polícia Militar, o indivíduo, armado com uma faca , entrou no estabelecimento onde estavam três mulheres e anunciou o assalto, logo após, já com o dinheiro em mãos desceu na rua em direção a uma sorveteria.
A vítima identificou o indivíduo com as seguintes características: baixo, gordo, e o mais impressionante, com aparência de uma criança, vestido com uma blusa de frio com um capuz laranja.

A Polícia Militar foi acionada, mais houve uma falha na comunicação, e a referência dada pelas pessoas que estavam nervosas, levou os policiais a buscarem o assaltante numa outra rua, o que pode ter dificultado a ação. Mesmo assim, em seguida, as polícias Militar e Civil chegaram ao local e intensificaram as buscas, mas nenhum suspeito foi localizado.
O Sargento Amorim, que estava de plantão, nos informou que, juntamente com a Polícia Civil, iniciará uma séria de abordagem com o intuito de identificar o criminosos e evitar novos atos desse tipo.
O primeiro assalto com as mesmos características ocorreu no dia 4 deste mês, onde um indivíduo, também armado com faca, roubou um celular nas proximidades da residência do senhor conhecido por Zé Pinguila.
A população barroquense a cada dia vem sendo surpreendida com atos que não era comum na pacífica cidade, mas é bom que nós cidadãos, munícipes desde já comecemos a ter mais cuidado com a nossa segurança, pois com esta nova pista (BA-411 recuperada) ações como esta infelizmente tendem a acontecer com mais freqüência.
É importante se prevenir, pois não há como ter um policial a cada esquina, a partir de um determinado horário os portões das residências devem ser trancados, o comércio tem que definir um horário de funcionamento e principalmente as mulheres devem evitar andar sozinhas e em ruas escuras.
Esta é a nova realidade de uma cidade que cresce e com isso atrai este tipo de endivíduo. Lembramos que o progresso não traz apenas coisas boas, é hora de pensarmos nisso.
Da Ronda Jornal @ Nossa Voz.
Por Rubenilson Nogueira

Ambulância de Serrinha atropela ciclista em Feira de Santana

Uma ambulância do município de Serrinha atropelou, na manhã desta sexta-feira (17), o vigilante Paulo Roberto Araújo, 31 anos, que estava de bicicleta.
A vítima passava pela Avenida Maria Quitéria em Feira de Santana, indo em direção ao trabalho, quando tentou atravessar a pista, e foi surpreendido pelo veículo.
O motorista da ambulância, José Oliveira Sam Thiago, foi retirado do local do acidente por agentes da Secretaria Municipal de Trânsito - SMT, pois, pessoas que assistiram o atropelamento ficaram revoltadas e ameaçaram linchar o motorista.
Segundo testemunhas, o veículo, placa JRN 7463, estava trafegando em alta velocidade. Os ocupantes da ambulância não se feriram.
Uma equipe do SAMU prestou socorro ao vigilante, que foi levado para a emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Ele foi medicado e passa bem.
Veja outras imagens
O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira
A ambulância, placa JRN 7463, pertence a prefeitura de Serrinha
O vigilante Paulo Roberto Araújo, 31 anos, ficou ferido
O motorista da ambulância foi retirado do local do acidente para não ser linchado
Por Clériston Silva - Foto: Ed Santos

Carro capota após bater em outro no centro de Coité

Um Fiat Uno (placa JSN 1548, de Cruz das Almas-BA) capotou na tarde desta sexta-feira (17) na Rua Bailon Lopes Carneiro, nas proximidades da Praça da Babilônia no centro de Conceição do Coité.
O carro bateu em um Escort (placa JMG 6743, licença de Retirolândia) que estava estacionado em frente à residência do proprietário, Gilmar Silva Carneiro.
O motorista do Uno, Ubiraci Lima da Costa, conhecido como “Igor Cigano”, teve apenas ferimentos leves nos braços. Ele contou que seguia trafegando normalmente quando perdeu o controle do veículo e bateu no Escort capotando em seguida. “De repente me deu um branco na mente e quando vi meu carro já estava virado”, disse.
A polícia militar foi chamada para registrar a ocorrência.
Por Clériston Silva - Foto: Val César

Padrasto é preso acusado de abusar da enteada em Jacobina

Um homem está preso na delegacia da cidade de Jacobina a 190 km de Serrinha, interior do Estado, acusado de abusar sexualmente da enteada de 11 anos.
Manoel Benedito de Jesus Melo, 35 anos, foi detido, na manhã de sexta-feira (10).
Após 3 meses de investigação ele foi preso em sua residência no Bairro Vila Feliz.
A polícia de Jacobina informou que a denúncia foi feita pela própria mãe da garota, que teria descoberto o crime cometido pelo companheiro.
Ao ser interrogado, o acusado confessou o crime e disse que sentia atração sexual pela criança. “Ela me fazia carícias por isso que eu gostava dela”, tentou justificar.
Com a prisão, Manoel Benedito vai responder por estupro de menor.
Por Clériston Silva

Com gols de Fabinho e Juninho Mendes, titulares da seleção serrinhense vencem coletivo apronto

Na tarde desta sexta-feira (17), o técnico Dinho Libório armou a equipe que vai mandar a campo contra Piritiba e comandou o coletivo apronto, onde os titulares venceram por 2x0, gols de Fabinho no primeiro tempo e Juninho no segundo.
O time titular treinou com William; Galego, Samuel, Gum e Ninho; Moreno, Gival (Andrei), Gilmar e Pemba; Fabinho (Roni) e Juninho Mendes.
A equipe que iniciou o coletivo será a que Dinho vai mandar a campo domingo, à tarde, com exceção de William, pois o goleiro Jú, que sempre treina no time reserva, é o titular.
O volante, Gival, ainda sentindo um incômodo na coxa, só treinou o primeiro tempo, mas joga domingo contra Piritiba no estádio Mariano Santana.
Recuperado de uma virose, o atacante Juninho Mendes treinou normalmente e jogará ao lado de Fabinho.
Dezenove jogadores foram relacionados para a partida contra Piritiba:Adriano, Andrei, Berimbau, Ely, Fabinho, Galego, Gilmar, Gival, Gum, Jú, Juninho Mendes, Lú, Moreno, Ninho, Pemba, Roni, Samuel, Vanderson e William. Um será cortado antes do jogo.
Por Cival Anjos

Temporal de gols marca primeiro coletivo da seleção coiteense

O treinador José João ministrou na tarde desta quinta-feira (16) o primeiro coletivo da semana no estádio ACM.

Neste treino com bola aconteceu um verdadeiro temporal de gols, foram dez (10) assinalados pelos atletas, o placar terminou em 5x5, titulares e reservas.

Os gols deste coletivo, para os titulares Dedeco se destacou marcou três (foto), Pêu e Tom, os tentos para o time resreva, Dadai assinalou duas vezes, Sandro Bel, Luan, Nego. O treinador Zé Gambirra deixou o campo de jogo satisfeito com o rendimentos dos seus jogadores. Para esta sexta-feira(17), às 3 da tarde, ele deverá repetir o mesmo time que treinou na titularidade, confira: 1 – Marcio 2 – Amaral 3 – João Carijé 4 – Diego 6 – Boné Bala 5 – Roberto 7 – Pêu 8 – Inho 10- Malhadinha 11- Dedeco 9 – Pim

Está estudando e orando para ninguém se machucar, pois o desejo é utilizar esta mesma formação contra a simples e humilde Mairí.
Da Redação / esportesisal.com

Campeonato José Nery começa domingo com rodada dupla

Após uma reunião bastante proveitosa ficou decidido que o Campeonato José Nery 2010, na sua quinta edição terá início dia 18-09, domingo, a tarde, com rodada dupla: Às 14 horas, o atual campeão Vila Rica enfrentar São Paulo de Boa Vista, logo em seguida, 16 horas aproximadamente, a equipe caçulinha da competição Independente do Maxixe vai enfrentar o time do ACVC do Povoado de Goiabeira. Após as partidas terá shows com Us Sandálias e Rafael Barreto. Zequinha, João Sidnei e Antonio Nery convidam a todos. Essa competição vai Bombar!!!!!!!!!

Arbitragem: Vila Rica X Boa Vista AC:Genival Goes dos Santos Ass 1:João Rodrigues da S. Fiho Ass 2: Aguinaldo Pereira de Matos AR:Ademir Carneiro Souza

ACVC X Independente do Maxixe AC:Washington Oliveira de Jesus Ass 1:Arivaldo Laudelino de Oliveira Ass 2:Waldemi Souza Lima AR: Cássio Lenon de O. Freitas

Da Redação / esportesisal.com

Ministro do Desenvolvimento Agrário entrega máquinas desfibradoras de sisal em Valente

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, participou hoje (16) junto com
o Secretario de Ciência Tecnologia e Inovação, Feliciano Tavares Monteiro do ato de entrega de 140 Máquinas Desfibradoras de Sisal.
A solenidade foi realizada na Casa da Cultura de Valente. O ministro chegou a cidade por volta das 9h, seu primeiro compromisso foi uma visita a Batedeira Comunitária de Sisal e a Indústria de Tapetes e Carpetes da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb).
Vindo para a Casa Brasil assistiu a uma demonstração do funcionamento da nova máquina desfibradora, em seguida participou de uma coletiva de imprensa.

Na abertura da solenidade no auditório da Casa Brasil foi apresentado um vídeo contextualizando a história da cadeia produtiva do sisal, em seguida foi assinado o contrato com o Coselho de Desenvolvimento Sustentável-CODES Sisal para a entrega das máquinas e o protocolo de intenção do plano de desenvolvimento da cadeia produtiva do sisal, o evento finalizou com os pronunciamentos das autoridades.

O Brasil é o maior exportador de sisal do mundo, com uma produção anual de 119 mil toneladas, o que corresponde a 56% da safra mundial. A Bahia é a principal produtora de sisal do território brasileiro, contribuindo com 94% da produção nacional.
São mais de 40 municípios do Semiárido baiano, englobando os territórios de identidade do Sisal, Chapada da Diamantina,
Semiárido Nordeste II, Sertão do São Francisco, Piemonte do Paraguaçu, Bacia do Jacuípe, Irecê, Vale do Jiquiriçá e Piemonte Norte do Itapicuru.
Mas as aproximadas 700 mil pessoas pertencentes a esses territórios que sobrevivem da cultura do sisal, muito já sofreram com as condições de trabalho.
Entre as maiores complicações estão as mutilações que as máquinas a qual era utilizada para o desfribramento do sisal causavam nos trabalhadores.

Com o objetivo de solucionar esse problema e facilitar o cultivo do sisal foi criado por José Faustino Santos, um homem simples autodidata uma nova máquina, a qual trará
melhores condições de trabalho para o agricultor.
O novo modelo se torno 51 kg mais leve, o resfriamento da água foi trocado pelo mecanismo de ar facilitando sua utilização em região com escassez hídrica, ela evita totalmente o risco de mutilação, além de evitar esforços físicos por parte dos produtores. Serão mais de dez municípios beneficiados com as novas máquinas.

Por: Raiane Lopes/texto e fotos (Calila Notícias)